Вы находитесь на странице: 1из 12

REGULAMENTO PARA A REALIZAO DO ESTGIO SUPERVISIONADO CURSOS: ADMINISTRAO ADMINISTRAO E SUAS HABILITAES REDES DE COMPUTADORES TURISMO

OURINHOS SP 2007/2

1 INTRODUO

O mercado atual seleciona cada vez mais os novos profissionais que atuaro dentro de empresas e que faro parte do quadro funcional das instituies pblicas e privadas, ou mesmo sendo empreendedores de seus prprios conhecimentos. O Manual de Estgio Supervisionado da Faculdade Estcio de S de Ourinhos tem como objetivo esclarecer e auxiliar toda e qualquer dvida quanto s premissas que envolvem as atividades inerentes ao Estgio Supervisionado.

2 ESTGIO SUPERVISIONADO

O Estgio Supervisionado a exteriorizao do aprendizado acadmico fora dos limites da faculdade. o espao onde o discente ir desenvolver seus conhecimentos junto s empresas pblicas e privadas, correlacionando a teoria e a prtica, contribuindo para uma anlise de pontos fortes e fracos das organizaes e propondo melhorias para as instituies pblicas e privadas. O espao destinado para o estgio faculta ao acadmico a disponibilidade de assimilar o seu conhecimento terico com os entraves que somente a prtica por meio do dia-a-dia pode oferecer. Nesta configurao, a troca de experincia far com que o novo profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes reas relacionadas a sua formao acadmica. Especificamente: I O Estgio Supervisionado uma disciplina prtica do processo de ensinoaprendizagem obrigatria para todos os alunos dos cursos que exijam em sua grade curricular tal requisito, observadas as disposies curriculares. II O Estgio Supervisionado possui carga horria de acordo com o Projeto Pedaggico de cada curso. III O Estgio Supervisionado possui os seguintes objetivos: Oferecer aos alunos situaes de assumirem-se como sujeitos ativos do Preparar os alunos para o trabalho, utilizando mtodos modernos de avaliao Constituir-se em chance para aplicao dos conhecimentos e habilidades processo de ensino-aprendizagem; de modelos de gesto; relacionados ao processo decisrio.

2.1 FUNDAMENTAO LEGAL DO ESTGIO SUPERVISIONADO As atividades do Estgio Supervisionado da Faculdade Estcio de S de Ourinhos, esto regulamentadas de acordo com a seguinte legislao:

5 Lei 6.494, de 7/12/1977 dispe sobre estgio do estudante de nvel superior, profissionalizante e supletivo; decreto 87.497 de 18/08/1982 regulamentada a lei 6.494; decreto 2.080, de 26/11/1996 modifica o Art. 8 do decreto 87.497; lei 9.394/1996, de 20/12/1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional.

2.2 REGULAMENTAO - ORGANIZAO DO ESTGIO SUPERVISIONADO DA FAESO 1. O Estgio deve realizar-se em empresa legalmente constitudas; 2. A escolha da empresa compete ao aluno estagirio. A faculdade j possui convnio com algumas empresas onde o aluno poder buscar estgios, entretanto, novos convnios podem se realizar para atender as necessidades do estagirio; 3. A durao do estgio atender o estabelecido no projeto pedaggico de cada curso e no poder exceder ao prazo mximo de dois anos, numa mesma empresa. Este prazo serve tanto para os estgios extracurriculares como para o estgio supervisionado obrigatrio; 4. O estgio deve ser devidamente comprovado e sua aprovao condio indispensvel para que o aluno seja diplomado. 5. A vinculao do aluno como estagirio poder ser feita mediante: a) Se empregado da empresa, carteira Profissional que comprove o vnculo empregatcio; se no empregado da empresa, ou modelo de contrato fornecido pela Faculdade; b) Apresentao de Termo de Estgio, sem vnculo empregatcio.

2.3 COMPETNCIAS DO ESTGIO SUPERVISIONADO Podero realizar Estgio Supervisionado os alunos da FAESO regularmente matriculados e que os cursos exijam em sua grade curricular tal requisito, e que se matricularem na disciplina correspondente. Os estgios extracurriculares podem ser realizados a qualquer tempo e seguem procedimentos especficos.

6 2.3.1 Competncias

a) Coordenao de estgio Coordenar, acompanhar e orientar o desenvolvimento do Estgio Supervisionado, auxiliando o Estagirio, o Orientador e o Supervisor da Empresa durante todo o perodo de durao dos trabalhos.

b) Professor Orientador Orientar o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos durante o I e II Estgio Manter contato com o supervisor do estgio na empresa; Indicar bibliografias e outras fontes de consultas; Avaliar os relatrios entregues pelos alunos e empresas, apresentando parecer Controlar a freqncia atravs da Ficha de Acompanhamento de Orientaes; Acompanhar o cumprimento das etapas previstas no Cronograma de Avaliaes Estar atento postura tica que o trabalho requer. Supervisionado;

Coordenao de Estgio;

de Trabalhos Acadmicos;

c) Supervisor na Empresa Introduzir, orientar, acompanhar e organizar as atividades prticas do estagirio Oferecer os meios necessrios realizao de seus trabalhos; Auxiliar o estagirio nas suas dificuldades, medos e ansiedades; Manter contato com a Instituio, quando necessrio; Encaminhar Relatrio de Acompanhamento de Atividades; Encaminhar a Avaliao de Estgio Supervisionado. na empresa;

7 d) Estagirio Escolher o local de estgio, sendo firmado convnio com a organizao Providenciar documentaes legais exigidas pela Faculdade; Manter sigilo profissional nas situaes que envolvam a realizao do estgio; Comunicar ao orientador todo acontecimento relacionado ao andamento do Comparecer as orientaes previstas com o professor orientador para anlise Observar e cumprir as normas; Elaborar o relatrio conforme determinao da Faculdade; Realizar com zelo, dedicao e esprito profissional, todas as atividades escolhida;

estgio; dos trabalhos e/ou discusso de possveis problemas;

programadas.

2.4 AS ATIVIDADES DO ESTGIO SUPERVISIONADO

No estgio, o estudante se submete a atividades que lhe trazem, alm da experincia necessria para o seu preparo profissional, uma viso concreta do meio e das condies de trabalho, enriquecendo o seu currculo e sua formao como profissional. Portanto, o Estgio Supervisionado tem como abrangncia: 1. Proporcionar ao aluno condies de desenvolver suas habilidades, analisar criticamente situaes e propor mudanas no ambiente organizacional; 2. Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando surgimento de profissionais empreendedores, capazes de implantar novas tcnicas de gesto, mtodos e processos inovadores; 3. Consolidar o processo ensino-aprendizagem, atravs da conscientizao das deficincias individuais, e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;

8 4. Possibilitar o processo de atualizao dos contedos disciplinares, permitindo adequar aquelas de carter profissionalizantes s constantes inovaes tecnolgicas, polticas, sociais e econmicas a que esto sujeitos; 5. Promover a integrao Faculdade e Comunidade. Como estagirio, o estudante ter sempre o acompanhamento de um profissional experiente para orientar em suas pesquisas, tarefas e desenvolvimento do trabalho. Todos esses dados se transformaro, no Relatrio Final de Estgio Supervisionado.

2.5 OS PASSOS PARA O ESTGIO SUPERVISIONADO

1 Efetivar a matricula na disciplina de Estgio Supervisionado; 2 Seleo da empresa; 3 Entrega da autorizao para estgio, emitido pela empresa conforme o modelo definido pela faculdade; 4 Realizao do estgio in loco; 5 Comparecer as orientaes conforme definido no Cronograma de Trabalhos Acadmicos divulgados pela faculdade; 6 Depsito do Relatrio Final de Estgio, conforme modelo padro definido pela faculdade, para anlise e avaliao; 7 Entrega dos documentos comprobatrios da realizao do Estgio Supervisionado na Central de Estgio.

2.6 DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA A COMPROVAO DO ESTGIO SUPERVISIONADO Os documentos necessrios para a comprovao da realizao de estgio esto disponveis no site da Faculdade Estcio de S de Ourinhos, o estagirio dever realizar o download, preencher seus dados e colher as assinaturas.

9 So necessrios os seguintes documentos: Incio do Estgio Supervisionado: o Contrato de Convnio o Ficha de Indicao Aluno/Empresa o Termo de Compromisso de Estgio Final do Estgio Supervisionado: o Ficha de Avaliao Supervisor Empresa o Atestado de Concluso de Estgio o Ficha de Estgio

2.7 DURAO DO ESTGIO

CARGA HORRIA PARA REALIZAO DO ESTGIO CURSOS Administrao


(grade a partir de 2006/1)

Estgio Supervisionado I In loco Em sala1 180 72 150 72 160 160

Estgio Supervisionado II 120 72 170 144 160 160

Turismo Redes de Computadores Administrao Administrao Habilitaes


1

as horas de estgio realizadas em sala seguem os critrios estabelecidos no Regimento da FAESO, Ttulo V, Captulo V, artigos 43 a 50.

Para realizao do Estgio Supervisionado: o aluno dever cursar o Estgio Supervisionado I num semestre e Estgio Supervisionado II em semestre subseqente, entendemos que um conseqncia e decorrncia do outro; fica proibida a realizao de toda a carga horria num nico semestre.

10 em caso de dependncia no Estgio Supervisionado I ou aluno poder executaa concluso da disciplina pendente seja condio para concluso do curso seja respeitado o tempo mnimo de integralizao do curso; haja regular pagamento do valor da disciplina, sem qualquer vantagem de

lo concomitantemente com o Estgio Supervisionado II, desde que: naquele semestre;

bolsa e/ou assemelhado, exceto para os alunos detentores de bolsas integrais, cujos critrios devero ser obedecidos em cada caso; haja regular requerimento do aluno a respeito e deferimento do A Secretaria Geral de alunos instruir o requerimento com o histrico do coordenador do curso. aluno, para verificao dos requisitos. Para cumprimento das horas de estgio o aluno dever: Programar-se junto empresa prevendo horrio de incio e fim de estgio bem Distribuir o total de horas ao longo do semestre de tal forma que a jornada de como os dias da semana; estgio seja inferior a 40 horas e superior da 10 horas semanais.

11

3. CRITRIOS DE AVALIAO

Os itens observados para correo dos Relatrios de Estgio Supervisionado I e II seguem a tabela Critrios de Avaliao para Trabalhos Acadmicos. Em relao as FREQUNCIAS do primeiro bimestre, o aluno dever ter no mnimo trs (03) orientaes at a semana que antecede ao incio da PR1, sendo que durante a semana de provas dever depositar na Central de Estgio a Ficha de Acompanhamento de Orientaes. O aluno que no realizar o mnimo de orientaes exigidas e no depositar a ficha autorizada por um dos orientadores ser, reprovado por falta e no poder prosseguir nas orientaes. Para o segundo bimestre, permanece a obrigatoriedade de realizar, no mnimo, trs (03) orientaes at a data definida no cronograma para o depsito final do Relatrio, momento em que o aluno comprovar as freqncias e entregar na Central de Estgio o Relatrio de Estgio Supervisionado, devidamente autorizado por um dos orientadores. Para a atribuio de NOTAS, os estagirios sero avaliados uma nica vez no semestre. No existe a figura da PR1 e PR2. O Relatrio deve ser entregue de acordo com o Cronograma de Atividades. Ser Aprovado o Estagirio que:

Entregar os documentos de encerramento de Estgio Cumprir o mnimo de trs orientaes exigidas, comprovadas atravs da Ficha Cumprir o mnimo de trs orientaes exigidas, comprovadas atravs da Ficha Ter o seu Relatrio de Estgio Supervisionado autorizado para depsito por um Obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos Depositar o trabalho, conforme Cronograma de Atividades, com os

de Acompanhamento de Orientaes referente a PR1;

de Acompanhamento de Orientaes referente a PR2;

dos orientadores;

acertos/correes solicitados pelo orientador aps a Prova Regimental PR, para lanamento final da nota.

12 Dever realizar a Prova Final o estagirio que:

Obtiver nota inferior a 7,0 (sete) pontos e maior que 4,0 (quatro) pontos na Prova

Regimental PR. Ser Reprovado o Estagirio que:

No cumprir o mnimo de orientaes exigidas, tanto para a PR1 como para a

PR2, ou seja, o aluno que no realizar, no mnimo, trs orientaes referentes a cada um dos perodos de avaliao;

No depositar os documentos comprobatrios da realizao do estgio; No cumprir os prazos estabelecidos no Cronograma de Atividades; No realizar os acertos/correes solicitados pelos orientadores aps a Prova Obtiver mdia final (PR + PF) inferior a 5,0 (cinco) pontos Obtiver nota inferior a 4,0 (quatro) na Prova Regimental - PR.

Regimental PR.

Prova Regimental em 2 Chamada

Poder solicitar PR em 2 Chamada o estagirio que por algum motivo no tenha

depositado seu Relatrio de Estgio Supervisionado na data estabelecida no Cronograma de Atividades. Tenha cumprido o mnimo de trs orientaes exigidas, para cada perodo de avaliao PR1 e PR2, devidamente comprovadas pela Ficha de Acompanhamento de Orientaes.
CRITRIOS DE AVALIAO DOS TRABALHOS ACADMICOS Utilizao dos modelos padronizados pela Faculdade Estcio de S de Ourinhos Introduo: Apresentao do tema, problema e objetivos. Reviso bibliogrfica: Fundamentao terica do tema. Procedimentos metodolgicos: Procedimentos utilizados para desenvolver o trabalho. Concluses e recomendaes: Contribuies pessoais luz dos conhecimentos tericos, avaliando a capacidade crtica do acadmico e sua sntese dos fatos apresentados. Apresentao impressa: Normas tcnicas. Apresentao oral: Introduo: Apresentao do tema, problema e objetivos. Desenvolvimento: Correta fundamentao terica do tema Concluso: Sinttica e objetiva Apresentao: Correta utilizao de tcnicas de apresentao em pblico

Вам также может понравиться