Вы находитесь на странице: 1из 12

Aula 4 - Bacias Hidrogrcas e as Caractersticas Fsicas

Objetivos:
O objetivo desta aula fazer com que o aluno compreenda o conceito de bacia hidrogrca e entenda como suas caractersticas fsicas inuenciam na quantidade e qualidade dos recursos hdricos.

Assuntos
Bacia hidrogrca; Caractersticas fsicas das bacias hidrogrcas.

Saiba Mais
O conceito de bacia hidrogrca foi difundido e consolidado no mundo todo perante as necessidades de enfrentar a poluio, a escassez, os conitos gerados pelo uso da gua, entre outros. No Brasil, esse conceito passou a ser desenvolvido em meados dos anos 70. No estado de So Paulo, as primeiras experincias surgiram em 1976, na regio metropolitana, com a criao do Comit do Acordo rmado entre o estado de So Paulo e o Ministrio das Minas e Energia.

Introduo
Diante da necessidade de recuperao dos recursos naturais afetados pela degradao ambiental e com a inteno de promover a gesto integrada do meio ambiente, surge, a partir da dcada de 70, uma nova viso para a gesto dos recursos hdricos no Brasil, que tem a bacia hidrogrca como unidade de planejamento. A importncia em se adotar a bacia como unidade bsica de planejamento est no fato de suas caractersticas estarem, intimamente, relacionadas com a qualidade e quantidade de gua produzida pela mesma. Aspectos, como a rea da bacia, o relevo, o padro da drenagem, o uso e ocupao do solo, entre outros, exercem forte inuncia sobre o regime de escoamento e a qualidade da gua.

O conceito de bacia hidrogrca ou bacia de drenagem simples de entender. Podemos conceitu-la como sendo a rea drenada por um ou mais cursos dgua, delimitada pelo divisor de gua, de modo que toda precipitao se dirija para uma nica sada, em seu ponto mais baixo, denominada foz ou exutrio da bacia. (TUCCI, 2001; PORTO, ZAHED FILHO & SILVA, 1999)

Hidrogeograa

57

UAB

preciso salientar que, mais que uma simples regio geogrca, a bacia um sistema ecolgico onde os processos fsicos, qumicos e biolgicos acontecem de forma interligada e dependente, no respeitando os limites geogrcos impostos pelo homem. Trabalhar com a bacia hidrogrca requer no s o entendimento do conceito, mas, principalmente, das interaes que ali ocorrem. Para um melhor entendimento da denio de bacia hidrogrca, importante conceituar o termo divisor de gua e apresentar os tipos de divisores que uma bacia hidrogrca pode apresentar. O divisor de gua a regio no terreno que une os pontos de mximas cotas e que separa as guas pluviais que correm para certa bacia. Na Figura 1, podemos observar os divisores de gua e a bacia hidrogrca por eles formada.

Saiba Mais
Muitas vezes, a diculdade de se planejar a interveno em bacias hidrogrcas, com toda a sua complexidade e innitas variveis scioeconmicas e ambientais, fez com que surgisse, entre gestores pblicos, o termo microbacia hidrogrca.

Glossrio
A microbacia no se diferencia da denio de bacia hidrogrca, podendo at ser classicada como uma pequena bacia. O fato que a microbacia est associada realizao de programas de desenvolvimento sustentvel, tendo como benecirios diretos as comunidades rurais. Para saber mais acesse o seguinte endereo: http:// www.microbacias.rj.gov.br/

Figura 1- Representao esquemtica de uma bacia hidrogrca Fonte: http://www.sema.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu=54

Na bacia hidrogrca, existem dois tipos de divisores de gua: Topogrco ou supercial: condicionado pela topograa e xa a rea de onde provm a contribuio supercial da chuva; Fretico ou subterrneo: , em geral, determinado pela estrutura geolgica, sendo, muitas vezes, inuenciado pela topograa e estabelece os limites dos reservatrios de gua subterrnea. Este divisor muda de posio de acordo com as utuaes do lenol.

UAB

58

Hidrogeograa

Os tipos de divisores de gua podem ser visualizados na Figura 2. Note que o divisor fretico delimitado pela formao geolgica, enquanto que o relevo determina o divisor topogrco.

Glossrio
Curvas de nvel so linhas que ligam pontos, na superfcie do terreno, que tm a mesma cota (mesma altitude).

Figura 2- Representao esquemtica dos divisores de gua numa bacia hidrogrca

Os divisores topogrcos tambm so conhecidos como intervios. So nessas regies que predominam os processos de eroso areolar (em crculos), realizadas pelo intemperismo fsico e qumico, que tendem a rebaixar o relevo. Os sedimentos resultantes desses processos tendem a se deslocar em direo ao leito uvial (canal do rio), caracterizando assim uma regio fornecedora de material. Por outro lado, importante mostrar que a bacia hidrogrca composta por vertentes, que podem ser denidas como qualquer superfcie que possua uma inclinao superior a 2 graus, ngulo suciente para haver escoamento da gua. Entretanto, as vertentes so consideradas as partes mais importantes de uma bacia, principalmente por estabelecerem uma conexo dinmica entre os topos dos intervios e o fundo do vale, ou leito uvial, e por comportarem geralmente, a maior parte da vegetao.

Figura 3- Esquema mostrando as partes mais altas e baixas da bacia hidrogrca

Hidrogeograa

59

UAB

Vale ressaltar que, para efeito de conceituao de bacia hidrogrca, adotamos o divisor de gua topogrco ou supercial. As bacias podem ser classicadas de acordo com a sua localizao em interiores e litorneas e em principais (que abrigam rios de grande porte), secundrias e tercirias, de acordo com a sua importncia.

O conhecimento das caractersticas fsicas de uma bacia torna-se imprescindvel em estudos hidrolgicos (COLLISCHONN & TASSI, 2008; PORTO, ZAHED FILHO & SILVA, 1999; TUCCI, 2001). Seguem, abaixo, algumas das caractersticas que mais exercem inuncia sobre o regime hidrolgico e a qualidade da gua numa bacia. A rea de drenagem compreende a rea plana (projeo horizontal) denida pelos divisores de gua superciais da bacia. elemento bsico para determinao de outras caractersticas fsicas. A potencialidade hdrica de uma bacia denida pela sua rea, uma vez que a bacia a regio de captao da gua da chuva, pois a rea da bacia multiplicada pela lmina precipitada ao longo de um intervalo de tempo determina o volume de gua recebido ao longo deste perodo de tempo. Atualmente, com o uso do geoprocessamento e de posse de mapas topogrcos com as curvas de nvel em meio digital, a rea de drenagem de bacias hidrogrcas pode ser facilmente determinada. Antigamente, o clculo da rea de drenagem era feito com planmetro em mapas impressos, numa escala razoavelmente grande (1: 500.000). A rea de drenagem pode ser expressa em Km2 ou hectares, conforme for mais conveniente, de acordo com o tamanho da bacia estudada. importante salientar que, como a rea da bacia recolhe as guas e as encaminha para um curso dgua, verica-se que a vazo cresce de montante (ponto anterior) para jusante (ponto posterior), medida que cresce a rea da bacia hidrogrca, conforme podemos observar na Figura 4.

UAB

60

Hidrogeograa

Figura 4- Variaes de vazes ao longo do curso dgua

No grco apresentado logo abaixo da gura anterior possvel observar que, medida que sua rea de drenagem aumenta, as caractersticas fsicas do corpo hdrico tambm variam e, como consequencia, poder inuenciar na vazo da gua no canal uvial. Outro aspecto a salientar que, em uma dada seo, as variaes das vazes instantneas so tanto maiores quanto menor a rea da bacia hidrogrca. Observe o que foi dito anteriormente atravs da Figura 5. Imagine uma bacia hidrogrca como a representada esquematicamente abaixo. Nela podemos vericar que, no ponto 1 (montante), a rea de drenagem menor que a rea de drenagem no ponto 2 (jusante). Com isso, a vazo anual (Qa) em 1 menor que em 2. Por outro lado, a vazo instantnea (Qi) em 1 maior que no ponto 2.

Saiba Mais
importante salientar que devemos atentar para a escala do mapa digital que est sendo utilizado para determinao das caractersticas fsicas da bacia hidrogrca. Estudos revelam que h um acrscimo em torno de 75% do valor da densidade de drenagem, quando obtida em mapas numa escala grande (1: 100.000), daquela obtida a partir de mapas numa escala pequena (1: 1.000.000). J para a rea de drenagem, no se verica uma diferena signicativa nos valores, quando determinados em mapas em escalas diferentes (Barbosa, 2002).

Figura 5- Representao de dois pontos numa bacia hidrogrca

Hidrogeograa

61

UAB

Sabemos que o sistema uvial ou sistema de drenagem composto por um conjunto de canais de escoamento interrelacionados que formam a bacia hidrogrca ou bacia de drenagem. Este sistema constitudo pelo rio principal e seus tributrios. considerado como rio principal aquele curso dgua que drena a maior rea no interior da bacia. Os outros so considerados tributrios do rio principal. Analisando as variaes de vazes pelo comprimento do rio principal vericamos que este um fator que exerce forte inuncia na quantidade de gua escoada por unidade de tempo, numa seo de um rio. Esta caracterstica est relacionada ao tempo de viagem da gua ao longo de todo o sistema. Esse tempo de viagem que uma gota de gua da chuva que atinge a regio mais remota da bacia at o momento em que atinge o exutrio chamado de tempo de concentrao da bacia. Para uma mesma precipitao, o tempo de concentrao ser maior em bacias que apresente maior comprimento de seu rio principal. A drenagem de uma rea fortemente inuenciada por dois fatores: climtico e geolgico, originando padres de drenagem distintos na forma e na densidade. O padro de drenagem de uma bacia que o arranjo espacial de seus cursos dgua podem ser do tipo: dentrtica, assemelha-se aos ramos de uma rvore; drenagem em trelia, quando o rio principal recebe os auentes que desguam em ngulos retos. Esta forma espacial deve-se ao controle estrutural da geologia da rea; drenagem retangular, trata-se de uma derivao da drenagem em trelia. Essa congurao resulta do controle exercido por falhas e fraturas do terreno; drenagem paralela, onde os cursos dgua escoam paralelamente ao rio principal. O controle estrutural inuenciado pela presena de declividades acentuadas; drenagem radial, quando os canais uviais encontram-se dispostos como os raios de uma roda, em relao a uma rea central. A densidade de drenagem expressa pela relao entre o comprimento total dos cursos dgua de uma bacia e a sua rea de drenagem. Varia de 0,5 Km/Km para as bacias de drenagem pobre, a 3,5 ou mais, para aquelas excepcionalmente bem drenadas. importante conhecer a densidade de drenagem, pois ela indica a maior ou menor velocidade com que a gua escoa. Bacias bem drenadas oferecem mais facilidade para escoamento das guas. Como a rea da bacia, a densidade de drenagem tambm pode ser determinada por geoprocessamento, a partir de arquivo digital da rede hidrogrca e sua rea de drenagem.

Saiba Mais
No Brasil, que possui uma grande extenso territorial e carncia de informaes adequadas de seus recursos naturais e seu territrio, o uso de tcnicas de geoprocessamento apresenta enorme potencial quando aplicado em aes de tomada de deciso sobre problemas urbanos, rurais e ambientais. Como visto, muitas das caractersticas fsicas da bacia hidrogrca so determinadas em ambiente de Sistema de Informaes Geogrcas- SIG ou obtidas do tratamento de imagens de satlite. Da a importncia do geoprocessamento para subsidiar a tomada de deciso no gerenciamento dos recursos hdricos.

UAB

62

Hidrogeograa

Na Figura 6, so representados os tributrios e o rio principal de duas bacias de mesma rea. Como a densidade de drenagem funo da extenso total dos cursos dgua, esta se apresenta maior para a bacia 2.

Glossrio
Aquferos so formaes geolgicas que contm gua que pode mover-se em quantidades sucientes para permitir um aproveitamento.

Figura 6- Representao do rio principal e seus tributrios e comparao entre duas bacias com densidade de drenagem distinta

O relevo exerce forte inuncia sobre os fatores meteorolgicos e hidrolgicos numa bacia, pois a velocidade com que a gua escoa sobre o terreno funo da sua declividade, enquanto que a precipitao, evaporao, temperatura, entre outros fatores, so devido altitude da bacia. A declividade da bacia controla grande parte da gua que forma o escoamento supercial, afetando, diretamente, o tempo que esta leva para chegar ao leito dos rios, que constituem a rede de drenagem da bacia. Bacias planas, ou seja, com relevo pouco acidentado, apresentam menor susceptibilidade a picos de enchentes que bacias com declividade acentuada. A maior ou menor declividade de uma bacia tambm pode determinar a maior ou menor oportunidade de inltrao da gua e a vulnerabilidade eroso dos solos. A declividade pode ser determinada por geoprocessamento. Basta que se obtenham os arquivos digitais de curvas de nvel da bacia ou o modelo numrico do terreno (MNT). Outra forma de analisar o relevo da bacia hidrogrca vericar o perl longitudinal de seus rios. O perl longitudinal de um rio corresponde diferena de altitude entre a nascente e a conuncia com um outro rio.

Hidrogeograa

63

UAB

Por isso, ao analisar o perl longitudinal, possvel constatar sua declividade ou gradiente altimtrico, pois se trata de uma relao visual entre a altitude e o comprimento de um determinado curso dgua. Veja exemplo de um perl longitudinal na Fig. 7.

Figura 7- Perl longitudinal de um curso dgua

Tambm atravs do perl longitudinal possvel classicar cada trecho do rio ao longo do seu canal de escoamento em alto, mdio e baixo curso, conforme mostra a g. 8.

Figura 8- Classicao de um curso dgua ao longo do canal uvial

Outra caracterstica que desempenha importante papel para os uxos de gua na bacia o tipo de solo. O escoamento supercial inuenciado pelo solo predominante, ou melhor, pela sua capacidade de inltrao. Esta funo do tamanho dos gros, agregao, forma e arranjo das partculas. A porosidade tambm varia bastante de um solo para outro e afeta tanto a inltrao como a capacidade de armazenamento dos solos. Existem rochas que possuem porosidade de 1%, enquanto solos orgnicos apresentam de 80 a 90% deste ndice. A porosidade no depende do tamanho das partculas, e, sim, do arranjo, variedade, forma e grau de compactao do solo. Por outro lado, o solo tambm exerce forte inuncia na qualidade da gua. Solos ricos em clcio, magnsio, sdio, bicarbonatos, entre outros, terminam por transferir estas substncias para as guas subterrneas e, consequentemente, para as superciais. A informao de uso e ocupao do solo se constitui em outra caracterstica fsica muito importante numa bacia hidrogrca.

UAB

64

Hidrogeograa

As aes antrpicas, como o desmatamento, o reorestamento, a urbanizao, entre outras, possuem a capacidade de modicar, consideravelmente, o regime das vazes nos rios, assim como da quantidade de gua acumulada no subsolo. reas sem cobertura vegetal favorecem um maior escoamento supercial e menor inltrao da gua no solo, acarretando menor recarga dos aquferos. Alm disso, as alteraes na cobertura natural dos solos fragilizam estas reas, deixando-as mais vulnerveis aos processos de eroso, que, por sua vez, repercutem na qualidade das guas. Em sntese, podemos dizer que a quantidade e qualidade dos recursos hdricos de uma bacia hidrogrca so o reexo do uso e ocupao do seu solo. Do ponto de vista da gesto da bacia hidrogrca, toda ao de planejamento e interveno, visando o ordenamento territorial, deve ser precedida de um diagnstico do uso e ocupao do solo da regio. Diante disto e da extenso territorial que, muitas vezes, a bacia hidrogrca ocupa, o uso de mtodos tradicionais de mapeamento (topograa e aerofotogrametria) se torna caro e, nem sempre, dentro de um prazo razovel de execuo. Sendo assim, as imagens de satlite podem ser excelentes fontes para o mapeamento do uso e ocupao do solo numa bacia, assim como para a atualizao de mapas existentes. Atravs de tcnicas de processamento digital de imagens, possvel identicar as atividades desenvolvidas na bacia (agricultura, criao de animais, minerao, etc), como tambm a cobertura do solo (solo exposto, aoramento rochoso, oresta, rea impermeabilizada, entre outros), to importantes para a denio do comportamento hidrolgico.

Nesta aula tratamos do conceito de bacia hidrogrca e algumas das caractersticas que exercem inuncia no comportamento hidrolgico da bacia. Aprendemos que: a bacia hidrogrca adotada como unidade bsica de planejamento dos recursos hdricos e que o divisor topogrco um elemento muito importante na sua delimitao;

Hidrogeograa

65

UAB

as bacias podem ser classicadas de acordo com a sua localizao em interiores e litorneas e de acordo com sua importncia em principais (que abrigam rios de grande porte), secundrias e tercirias; o conhecimento das caractersticas fsicas de uma bacia hidrogrca torna-se imprescindvel em estudos hidrolgicos. Caractersticas como rea de drenagem, comprimento do rio principal, densidade de drenagem, declividade, tipo de solo, uso e ocupao do solo inuenciam consideravelmente a quantidade e qualidade dos recursos hdricos numa bacia hidrogrca.

1- Por que a bacia hidrogrca deve ser considerada como unidade de planejamento em recursos hdricos? Por que na bacia hidrogrca que os processos fsicos, qumicos e biolgicos acontecem de forma interligada e dependente. Muitos desses processos esto intimamente relacionados com as caractersticas fsicas da bacia hidrogrca, os quais denem a quantidade e qualidade dos seus recursos hdricos. Aspectos como a rea da bacia, relevo, drenagem, o uso e ocupao do solo, entre outros, exercem forte inuncia sobre a quantidade e qualidade da gua produzida na bacia, os quais so de suma importncia para aes de planejamento em recursos hdricos. 2- Escolha uma atividade antrpica que modique o uso e ocupao do solo e descreva como esta atividade pode alterar a quantidade e/ou qualidade da gua na bacia hidrogrca. Desmatamento- essa ao retira a cobertura natural do solo, deixando-o desprovido e desta forma, mais exposto eroso no perodo de chuvas intensas. Esta ao tanto trs alterao no volume de gua escoado, pois sem a vegetao a gua que alcana o solo encontra facilidade em escoar, como na sua qualidade, pois na enxurrada so carreados diversos resduos para os cursos dgua.

UAB

66

Hidrogeograa

BARBOSA, I. M. B. R. Contribuio aos estudos de regionalizao de vazes a partir do conhecimento do meio fsico estudo de caso: bacia do rio So Francisco. Recife, PE. Originalmente apresentada como dissertao de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. 2002. 118p. COLLISCHONN, W.; TASSI, R. Introduzindo Hidrologia. Apostila Instituto de Pesquisas Hidrulica/UFRGS. 2008. 149p. Disponvel em: < http://galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/ IPH_111/apostila%20Completa%202008.pdf > Acesso em: Maio/2011. PORTO, R. L. L.; ZAHED FILHO Z.; SILVA, R. M. Bacias hidrogrcas. Texto da disciplina Hidrologia Aplicada. Escola Politcnica de So Paulo. Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria. 1999. 35p. SETTI, A. A.; LIMA, J. E. F. W; CHAVES, A. G. M.; PEREIRA, I. C. Introduo ao gerenciamento dos recursos hdricos. 2. Ed. Braslia: Agncia Nacional de Energia Eltrica, Superintendncia de Estudos e Informaes Hidrolgicas, 2001. 207p. TUCCI, C. E. M. Hidrologia: cincia e aplicao. 2 Ed. Porto Alegre: Edit. Universidade/ UFRGS: ABRH, 2001. 943p.

Hidrogeograa

67

UAB

Вам также может понравиться