Вы находитесь на странице: 1из 2

PERINI, Mrio A. Princpios de Lingstica descritiva. Parbola, 2006. Por: Eliton P.

Rodrigues da Silva (Universidade do Estado da Bahia) O captulo onze do livro Princpios de lingstica descritiva, de Mrio Perini, aborda as principais unidades utilizadas na anlise gramatical e as formas como elas se articulam para formar unidades de nvel cada vez mais alto. Comeamos com a palavra escrita e sua diferenciao de um lexema, que uma classe de palavras que se relacionam, como por exemplo: flor e flores. A palavra escrita formada de um ou mais morfemas, como por exemplo: falao = fala + ao. Com esta noo bsica de morfologia, partimos para a sintaxe e o estudo dos sintagmas. O sintagma menor do que uma orao e pode ser composto de uma ou mais palavras, e so perceptveis atravs de seu agrupamento: alguns agrupamentos soam naturais, outros no. Exemplo 1: [Meus dois irmos] [vo mudar] [para o Rio de Janeiro]. Exemplo 2: [Meus dois] [irmos vo] [mudar para o] [Rio de] [Janeiro]. Podemos concluir, observando estes exemplos, que as segmentaes presentes no exemplo 1 soam mais naturais, e parecem ter um significado claro, ao passo que no exemplo 2, temos a impresso de pedaos desconexos. digno de nota que os sintagmas no so todos do mesmo tipo, e se encaixam uns dentro dos outros. Quanto aos tipos de sintagmas, temos os: Nominais: sintagmas que tm comportamento gramatical nominal. Exemplo: [Meu vizinho da frente] estuda medicina = [Fred] estuda medicina. Em resumo, um sintagma nominal tudo aquilo que pode ser sujeito, objeto direto ou complemento de uma preposio. Adjetivos: possuem propriedades tradicionalmente atribudas aos adjetivos, como no exemplo: Guarde aqui o livro [do Pedrinho]. Adverbial: o sintagma que se comporta como um advrbio. Exemplo: Meu carro [sempre] d problema. Verbal: corresponde ao predicado da gramtica tradicional, como a seguir: Carminha [viaja para a Espanha amanh]. A partir desta pequena anlise, conclumos que expresses lingsticas no so somente seqncias de palavras, e sim seqncias de constituintes, estruturados de acordo como que veremos a seguir.

Associao dos sintagmas:


Os sintagmas se associam para compor estruturas maiores, como uma orao. Exemplo: [Meu carro] + [enguia todo domingo] (sintagma nominal + sintagma verbal) = Meu carro enguia todo domingo (orao). Os sintagmas tambm ocorrem uns dentro dos outros. Assim, a seqncia a seguir representada pela ocorrncia de um sintagma nominal dentro de um sintagma adverbial:
Srgio est morando {com [a minha prima]}. Chaves = s. adverbial e colchetes = s. nominal.

A complexidade ainda aumenta, pois sempre poderemos inserir sintagmas dentro de outros sintagmas. Um exemplo simples a comparao desta situao com a

cidade de Braslia, em algo do tipo: Braslia > Distrito Federal > Brasil > Amrica do Sul > Planeta Terra... As possibilidades so, a principio, ilimitadas. Os sintagmas tm coeso semntica e formal. Um exemplo disso a anlise do seguinte exemplo: O carro d[a minha prima] aquele ali. A seqncia carro da minha no apresenta coeso, e no forma sintagma. J a seqncia a minha prima possui um perfil semntico bem definido. Quanto construo do significado, temos o seguinte exemplo: {[A casa (de Sandrinha)] { verde]}. A segmentao desta frase fundamental para a construo do significado, pois podemos substituir verde por pegou fogo, por exemplo. De Sandrinha pode ser substitudo por sintagmas adjetivos como nova, ou com muitas janelas. Alm disso, o significado Sandrinha verde no ser, em hiptese alguma, entendido pelo receptor.

Propriedades dos constituintes


Propriedades dos constituintes que os distinguem de seqncias que no formam constituintes: Uns dentro dos outros: constituintes podem ocorrer dentro de constituintes, como por exemplo, a casa de Sandrinha um SN, e contm outro SN, a saber, Sandrinha. Contexto sinttico: a seqncia pode ou no ser um constituinte, dependendo de onde esto inseridos. Exemplo: Camilo e Fabrcia tm um rancho de avestruzes, e Convidei Camilo e Fabrcia veio tambm. No primeiro exemplo, a seqncia Camilo e Fabrcio um constituinte, porque a conjuno e coordena os dois SNs para formar um SN maior, j no segundo exemplo, a conjuno e coordena as duas oraes, diferente do primeiro exemplo.

Вам также может понравиться