Вы находитесь на странице: 1из 3

Organizao e tratamento de dados

Conceitos Base:
A estatstica a rea da Matemtica que trata da recolha, organizao, representao e interpretao de dados. Esta cincia permite-nos estudar, compreender e prever muitas situaes do nosso dia-adia, como por exemplo fenmenos meteorolgicos, mercados bolsistas e mesmo no desporto. So vrios os conceitos associados ao estudo da Estatstica e deves conhec-los antes de comear o seu estudo.

Populao: Conjunto de pessoas, objectos ou acontecimentos sobre os quais incide o estudo estatstico. Por exemplo, se quisermos saber qual a banda de msica preferida numa escola, a populao deste estudo so os alunos dessa escola. Amostra: Parte representativa da populao, sobre o qual incide o estudo. No exemplo considerado em cima, como seria fastidioso interrogar todos os alunos da escola, a amostra serio um conjunto de alunos escolhidos aleatoriamente. Censo ou Recenseamento: Estudo estatstico realizado sobre a totalidade da populao. Durante os censos (que acontecem em Portugal desde 1864, media de 1 por dcada) recolhe informao sobre os mais diversos indicadores (como por exemplo, sobre indivduos, famlias, alojamento e edifcios). Os censos disponibilizam a informao que til para a definio de polticas e para planificao de infra-estruturas e servios nas reas da educao, sade ou os transportes. Sondagem: Estudo estatstico realizado a partir da amostra. Por exemplo, em pocas de eleies muito frequente aparecer nos jornais sondagens sobre o qual vencedor das mesmas. No entanto, a importncia das sondagens no se resume a eleies, podendo-se aplica-las a muito mais situaes do dia-a-dia.

Varivel estatstica: Caracterstica que os elementos da populao podem ou no ter e que alvo de investigao num estudo estatstico. No estudo da banda portuguesa preferida dos alunos duma escola, a varivel estatstica em estudo a banda portuguesa preferida pelos alunos. Varivel qualitativa: Representa informao que identifica alguma qualidade, categoria ou caracterstica no sustentvel da medida. A banda portuguesa preferida dos alunos duma escola um exemplo de uma varivel qualitativa. Varivel quantitativa: Representa a informao que suscetvel de medida. Um exemplo de uma varivel quantitativa a altura dos alunos duma turma. Varivel quantitativa discreta: Representa informao que apenas pode tomar um nmero finito (ou infinito varivel) de valores distintos. Numa competio de basquetebol, o nmero de cestos convertidos por cada jogador um numero finito e que pode tomar apenas valores inteiros (1 cesto, 2 cestos, etc.). Varivel quantitativa continua: Representa informao que pode tomar todos os valores no seu intervalo de variao. A altura dos alunos duma escola toma quaisquer valores dentro do intervalo compreendido entre o valor da altura do aluno mais baixo e o valor da altura do aluno mais alto.

As tabelas de frequncia (ou distribuies de frequncias) permitem apresentar a informao de um modo organizado.

Вам также может понравиться