Вы находитесь на странице: 1из 2

A ligao da OS com o Poder Pblico se d atravs da celebrao de contrato de gesto entre eles, com vistas formao de parceria entre

e as partes para fomento e execuo das atividades relativas s reas enumeradas no art. 1 da Lei n 9.637/98 (art. 5).

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Sociais Aplicadas Departamento de Administrao Disciplina: Direito Administrativo Dupla: Camila Rodrigues - 10723069 Renan Felinto 10723060

1.4 Desqualificao
Uma Organizao Social pode perder sua qualificao, de acordo com o art. 16, 1 e 2 da Lei n 9.637/98, quando descumprirem as disposies constantes no contrato de gesto.

OSCIP E ORGANIZAES SOCIAIS: A PRESENA DO PBLICO NOESTATAL 1. Organizaes Sociais


As Organizaes Sociais foram criadas pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, que as define como sendo: entidades de direito privado que, por iniciativa do Poder Executivo, obtm autorizao legislativa para celebrar contrato de gesto com esse poder, e assim ter direito adoo oramentria. Os servios estatais que no forem exclusivos, podero se transformar em Organizaes Sociais, a partir do Programa Nacional de Publicizao, havendo prioridade para hospitais, universidades, escolas tcnicas, centros de pesquisas, bibliotecas e museus.

2. Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP


As OSCIPs so um tipo de qualificao jurdica conferida a pessoas sem fins lucrativos voltadas a fins sociais, estando regulamentadas pela Lei n 9.790 de 23 de maro de 1999, que foi regulamentada pelo Decreto n 3100 de 30 de junho de 1999. As OSCIPs, conforme o art. 3 da Lei n 9.790/99 podem atuar nas seguintes reas: assistencial, religiosa, beneficente, educacional, hospitalar, recreativa, cultural, creches, bairrista, esportista, ambiental, pesquisas, tratamento, toxicmano, musical, reabilitao, imprensa, ecolgico, prestador microfilmagem, usurio microfilmagem, creditcia, jurdica, sade, abrigo, nutrio, voluntariado, tica, cidadania, comunicao, tecnologias alternativas, cientifica, sociedades comerciais, partidrias, circulo restrito, planos de sade hospitalar no gratuito, escolar no gratuito, cooperativas, fundaes pblicas e orfanato.

1.1 Qualificao
A qualificao como Organizao Social concedida pelo Poder Executivo Federal, por meio de Ato Discricionrio, onde a lei quem autoriza o agente a proceder uma avaliao de conduta, tomando em considerao a finalidade do ato. Segundo o art. 3 da Lei n 9.637/98 o Poder Pblico deve obrigatoriamente participar da administrao das Organizaes Sociais.

2.1 Qualificao
A qualificao como OSCIP ser concedida pelo Ministrio da Justia, atravs de ato vinculado. O art. 1 da Lei exige trs requisitos para que uma entidade se qualifique como OSCIP: a) ser pessoa jurdica de direito privado, o que exclui entes estatais; b) no ter fins lucrativos, o que exclui as organizaes regidas pelo mercado; c) atenderem seus objetivos sociais e normas estatutrias aos requisitos institudos pela Lei. Essas entidades no necessitam de vnculo de gesto com o Poder Pblico, no sendo obrigatria a participao do mesmo na administrao das OSCIPs. No art. 18, a Lei n 9.790/99 prev que a qualificao de uma entidade como OSCIP pode conviver com as qualificaes previstas em outros diplomas legais, por um prazo de at dois

1.2 Repasse
As Organizaes Sociais podem receber recursos oramentrios, bens pblicos e inclusive servidores pblicos, se necessrio. Os bens pblicos so repassados as OS na forma de permisso de uso, no havendo necessidade de licitao. Os servidores podem ser cedidos s Organizaes Sociais, devendo o governo arcar com a manuteno dos mesmos, segundo o art.14 da Lei n 9.637/98.

1.3 Contrato

anos contados a partir de 23 de maro de 1999, ou seja, da data de vigncia da Lei.

2.2 Termo de Parceria


O termo de parceria o instrumento passvel de ser firmado entre o Poder Pblico e as entidades qualificadas como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico destinado formao de vnculo de cooperao entre as partes, para o fomento e a execuo das atividades de interesse pblico (art. 9 - Lei n 9.790/99).

possibilitaram uma nova qualificao para as pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, as OS ou OSCIPs. Essas entidades do terceiro setor deram origem a um distinto instrumento jurdico de cooperao entre o Estado e as entidades, assim qualificadas, para o fomento e a realizao de projetos em forma de termo de parceria ou contratos.

Referncias
DIAS, Francelli Pedott; SILVA, Amanda de Lima e; CAMPODONICO, Thas Recoba. Organizaes sociais de interesse pblico no contexto da reforma gerencial brasileira. In: III CONGRESSO CONSAD DE GESTO PBLICA, 2010, BRASILIA.

2.3 Desqualificao
As Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico podem perder sua qualificao a pedido ou mediante deciso proferida em processo administrativo ou judicial, de iniciativa popular ou Ministrio Pblico, assegurando-se direito a ampla defesa e contraditrio.

Anotaes ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________

3. Organizaes Sociais x Organizaes Sociais Civis de Interesse Pblico


As Organizaes Sociais e as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico tm em comum o fato de serem pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, entre outras caractersticas. Embora as OS e as OSCIPs possuam muitas semelhanas elas possuem alguns aspectos distintos: As Organizaes Sociais devem, obrigatoriamente, ter a participao do Poder Pblico em sua administrao. J as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico no demandam desta obrigatoriedade. - Enquanto o ato de qualificao das Organizaes Sociais se d por processo discricionrio, o das Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico atravs de processo vinculado. - O rgo que qualifica as Organizaes Sociais o Ministrio da rea Correspondente, o das Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico o Ministrio da Justia. - As OS possuem Contrato de Gesto com o Poder Pblico, afim de regular suas condies de existncia, j as OSCIPs, firmam um Termo de Parceria para tanto. - Embora ambas entidades recebam recursos pblicos, s OSCIPs no podem ser cedidos servidores pblicos, diferente do que ocorre com as OS.

4. Concluso
H pouco mais de uma dcada, surgiu no Brasil, dentro do terceiro setor, a Lei no 9.637/98 e logo em seguida a Lei no 9.790/99, que

Вам также может понравиться