Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Estadual do Piau-Uespi Professor: Sebastio Costa Disciplina: Introduo ao Direito Bloco - I Direito

Irretroatividade e Retroatividade da Lei

Jamile de Castro Cavalcanti

Floriano, 18 de novembro de 2011

Retroatividade e Irretroatividade da lei A retroatividade d-se pela substituio de uma lei por outra que gera um conflito de leis no tempo ou possibilidade de retroatividade da mesma. O conflito aparece quando numa situao jurdica a lei tem de surtir efeito sobre fatos pretritos que ocorreram sob a vigncia de outra norma revogada ou que perdeu seu efeito. Irretroatividade um fenmeno que se d quando uma lei nova no surte efeito sobre fatos pretritos, e sim atos que sucederam sua promulgao. A irretroatividade tem a funo de no deixar que os direitos, atos, contratos, etc., possam ser mudados a toda hora pelo legislador ocasionando insegurana jurdica. No Brasil, os casos gerais em que a lei no pode ter efeito retroativo, esto fixados na prpria Constituio, que, no captulo dos direitos e garantias individuais, dispe imperativamente:

A constituio federal estabelece que a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito, e a coisa julgada (inciso XXXVI, art. 5.)

O direito adquirido aquele que j foi incorporado ao patrimnio ou personalidade, distinguindo-se de expectativa de direito, que a simples possibilidade de adquirir um direito. Os conceitos de "ato jurdico perfeito" e "coisa julgada" foram definidos na primitiva redao do artigo III da lei de Introduo ao Cdigo Civil, nos termos seguintes:

"Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente no tempo que se efetuou" ( 2.)."Chama-se coisa julgada, ou caso julgado, a deciso judicial de que j no caiba recurso" ( 3.).

No ordenamento jurdico brasileiro, a irretroatividade nos casos citados acima preceito constitucional aplicado como norma imperativa em todos os ramos do direito privado ou publico e a todas as esferas do poder pblico, municipal, estadual e federal.

No direito penal quando um ato considerado socialmente condenvel ele tem condies de saber de antemo se a lei penal caracteriza aquela ao como crime ou no, se haveria algum agravante e qual a pena mxima prevista. Aplica-se o princpio da Legalidade que o cdigo penal colocou no artigo primeiro:
"Art.1. No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal".

Como exceo, a lei penal nova aplica-se retroativamente se for mais favorvel ao indiciado. A norma que deve ser aplicada a mais benfica ao ru. Se a norma mais benfica for a da poca do crime, essa ser aplicada se uma lei mais grave for editada. No caso de uma lei mais benfica ser editada aps a poca do crime, essa ser aplicada, pois mais benfica. No 1 caso temos a irretroatividade da lei mais gravosa e ultratividade da lei mais benfica. No segundo caso temos a retroatividade da lei mais benfica. Em favor do princpio da retroatividade existe uma razo de ordem social onde a lei nova deve representar a melhor maneira de regular determinada situao sendo aplicada em todos os casos inclusive retroativamente. Na esfera do Direito Tributrio vale-se pela a regra geral da irretroatividade que deve reger o futuro sem se estender s circunstancias ocorridas anteriormente ao incio de sua entrada em vigor, como exemplo, no faz sentido o sujeito levar a efeito um empreendimento, planificando todos os custos e despesas do mesmo, incluindo reflexos tributrios, se no futuro, a lei poder incidir sobre o mesmo, tributo no incidente quando de sua implementao, tornando desvantajoso para este empreendedor. Ocorrido o fato gerador, adquire o contribuinte o direito de se submeter ao regime fiscal vigente quando da ocorrncia deste. A Irretroatividade tem a funo de no deixar que os direitos, atos, contratos, etc., possam ser mudados a toda hora pelo legislador ocasionando insegurana jurdica. Na esfera jurdica brasileira a irretroatividade da lei no opera em termos absolutos, a norma fundamental do sistema jurdico brasileiro probe a retroatividade que atinge a coisa julgada, o ato jurdico perfeito e as situaes, jurdicas definitivamente constitudas, sem, contudo, impedir que a lei nova retroaja para beneficiar. E a retroatividade implcita sempre ser inadmissvel devendo ser expressa, sendo vedada, ao intrprete, sua mera presuno.

Вам также может понравиться