Вы находитесь на странице: 1из 2

Por Tatiana Diniz O curador britnico Guy Brett um nome de peso na crtica internacional de arte.

. Um dos responsveis pela projeo da produo contempornea brasileira na Europa, introduziu por l trabalhos como os de Hlio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape. Foi tambm um dos organizadores da exposio de Cildo Meireles, em 2008, na Tate Modern, Londres. Brett coleciona memrias de suas visitas ao Brasil, a mais antiga de meados da dcada de 1960, quando, aos 22 anos, veio ao pas pela primeira vez entusiasmado com a audaciosa arquitetura de Braslia. Ao chegar, deparou-se com uma produo artstica original e enrgica, que explorava e dilua as fronteiras entre arte e vida. Conta que seu olhar sobre a arte brasileira sempre foi o de um outsider, pois sua percepo se estruturou a partir de estadas curtas no Rio de Janeiro e em So Paulo; e que conhece o Brasil mais por meio de trabalhos artsticos do que viajando por aqui. Ao falar de nossa arte, prefere no se estender sobre Hlio Oiticica, alegando j ter escrito "vrias vezes" sobre ele - a exemplo dos livros Oiticica in London (coautoria de Luciano Figueiredo, Tate Publishing, 2007) e Brasil Experimental (Contracapa, 2005). Nesta entrevista, contudo, Brett explica como o esprito de uma "potica da vida" despertado pelo artista abriu possibilidades de manifestaes infinitas.

H uma interseo entre arte e vida? O senhor consegue distinguir as fronteiras? Esse um assunto cheio de dilemas. No h nada neste mundo que no seja parte da vida para ns que a vivemos. Toda arte participativa. Quando olhamos uma pintura, trazemos para ela nossa carga subjetiva. Arte vida mediada pelo artista, e impossvel escapar de alguma forma da mediao. Porm tem havido periodicamente, e especialmente nos tempos recentes, um desejo forte de "quebrar a barreira entre a arte e a vida". Lygia Clark disse isso muito cedo em sua carreira. E disse tambm: "Acredito firmemente na busca de uma fuso entre arte e vida" (1956). Tanto ela quanto Oiticica se inspiraram em Mondrian no comeo de suas carreiras e entenderam suas pinturas no tanto nos termos formais, mas como uma busca pela fuso entre arte e vida. Numa anotao antiga, Oiticica o colocou desta forma: "A soluo no seria arte mural nem aplicada, mas algo expressivo, algo como a 'beleza da vida'"; algo que ele no conseguia definir porque ainda no existia. Um desejo assim s pode nascer da percepo, ou do sonho, de que h algum destino mais eficaz para o trabalho do artista do que o oferecido pelas instituies de arte hoje - o museu, o mercado de arte, a mdia sobre arte. O "no toque" do museu, a especulao do mercado e a reproduo das imagens, entre outros fatores, dispararam contraestratgias, sendo uma das mais notveis o conceito Vivo Dito, do argentino Alberto Greco. Numa empreitada quase quixotesca, ele desenhava bem rpido com giz um crculo ao redor de um transeunte na rua e assinava esse crculo. Era um procedimento arriscado, absurdo e at engraado. O mesmo Greco disse: "O artista no mostrar mais com o quadro, mas com o dedo". E aqui o dilema comea. Como em nossa cultura at mesmo gestos anti-institucionais terminam como objetos em museus (poderiam ser fotografias de aes efmeras, por exemplo), quando removidos de seu contexto tendem a parecer isolados, "fora de ao", ainda que funcionem de modo compreensvel condio dos museus (e s vezes at mesmo

comentem essa condio com ironia). Pode ser que o espectador veja apenas atravs de um relato da vitalidade rebelde original. Se arte e vida se fundissem na "beleza da vida", ns nem saberamos que so categorias contraditrias, ento esse questionamento no seria feito. Mas, da maneira que , invocar "vida real" apontar para aquilo que no predefinido, pois como disse Paul Klee: "Curiosidades se tornam realidades, realidades artsticas que ajudam a elevar a vida de sua mediocridade". Artistas como Oiticica e Clark exploraram amplamente as fronteiras entre arte e vida. Tambm questionaram a natureza dos espaos "propcios" para exposies, sugerindo a influncia do e no mundo "l fora". Embora esses aspectos sigam inspirando a produo contempornea hoje, uma distncia entre arte e pblico tambm segue existindo. O que afasta a arte do pblico? Lygia disse uma vez que o trabalho dela devia ser mostrado em grandes quantidades s pessoas nas ruas. E Oiticica falou de sua "imensa relao" com as ruas do Rio: "Praticamente vivi minha vida na rua, tenho uma facilidade imensa em fazer amizade com pessoas que no conheo". Frases sincrticas misturando arte e vida e conceitos em formao desabrochavam com muita facilidade do crebro de Oiticica: "Delirium ambulatorium", "situaes para ser vividas", "o dia a dia experimentalizado". Esses aspectos continuam sendo uma fonte de inspirao muito forte. A noo de espaos "propcios" para exposies foi claramente subvertida por Lygia Pape quando ela pediu ao [artista visual] Maurcio Cirne que fotografasse as pginas abstratas e geomtricas do seu famoso Livro da Criao, em cenas cotidianas no Rio. Por exemplo, A Descoberta do Fogo num boteco entre duas garrafas da [cachaa] Fogo Paulista. Esse o esprito de uma "potica da vida", e as possibilidades de manifest-la so infinitas. Incidentalmente, tendo feito esse comentrio sobre mostrar seu trabalho nas ruas, Lygia Clark mais tarde gravitou em uma concepo de pblico aparentemente oposta, privada, numa relao um a um com o outro em seu extraordinrio processo de terapia, mediado por seus objetos relacionais. Assim ela escapou de qualquer prescrio dogmtica ou noo prformulada de fuso entre arte e vida.

Вам также может понравиться