Вы находитесь на странице: 1из 5

Perguntas & Respostas

Janeiro de 2009

Carga tributria

Uma queixa recorrente entre quase todos os brasileiros o peso que a carga tributria exerce sob a vida das pessoas e empresa. Entra ano, sai ano e o governo federal sempre anuncia medidas que mexem diretamente no bolso dos consumidores e das empresas. Em momentos de crise financeira, quando a ameaa aos cofres do governo passa a ser uma realidade, anncios sobre reajustes para cima ou para baixo de determinados tributos passam a tomar conta do noticirio. Alguns tributaristas, como o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral, so ferrenhos crticos do atual sistema tributrio, que dever fechar 2008 com uma arrecadao total de cerca de 1,05 trilho de reais. Em 2007, o valor foi de 903,64 bilhes de reais. Para Amaral, o pas induz o pobre a pensar que no paga imposto por causa das inmeras isenes que existem quando, na verdade, ele o que mais paga. Na opinio do professor Francisco Barone, da Fundao Getlio Vargas e da Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas (Ebape), o Brasil perde competitividade no cenrio internacional quando aumenta a carga tributria. A seguir, as explicaes dos dois especialistas sobre o tema. 1. O que carga tributria? 2. Quantos impostos, taxas e contribuies compem a carga tributria? 3. Em outros pases a situao a mesma? 4. E qual o porcentual da carga tributria em relao ao PIB brasileiro? 5. Como essa proporo se compara com a dos outros pases? 6. Essa participao da carga tributria no PIB tem diminudo ou crescido? 7. O aumento indica que o pas cresceu economicamente? 8. E quem paga mais imposto so as empresas? 9. Por que quem paga mais o consumidor brasileiro? 10. Qual seria o modelo ideal de sistema tributrio? 11. E por que isso no acontece no Brasil? 12. E qual seria a soluo para esse problema? 13. Apenas essas medidas j seriam o bastante? 14. Privatizar alguns setores seria uma soluo? 15. O pas conseguir lidar com a crise financeira mantendo a atual carga tributria? 16. Por que to complicado reduzir os tributos? 17. Diminuir a carga tributria geraria menos dinheiro para o governo? 18. Quantas verses de reforma tributria tramitam no Congresso? 19. Qual das duas propostas pode ser considerada a melhor?

1. O que carga tributria?


a quantidade de tributos (impostos, taxas e contribuies) das trs esferas de governo (federal, estadual e municipal) que incidem sobre a economia, que formada pelos indivduos, empresas e os governos nos seus trs nveis.
topo

2. Quantos impostos, taxas e contribuies compem a carga tributria?


O sistema tributrio brasileiro composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais. Especialistas da rea consideram essa quantidade um exagero, o que contribui para a complexidade das normas que regulamentam os tributos. Isso faz com que empresas, principalmente as de grande porte, tenham departamentos especficos para cuidar exclusivamente da administrao tributria.
topo

3. Em outros pases a situao a mesma?


Pases desenvolvidos tm uma estrutura tributria mais eficiente, com uma menor quantidade de tributos. Isso, no entanto, no necessariamente implica em dizer que eles cobram menos impostos em termos porcentuais do Produto Interno Bruto (PIB, todo valor adicionado aos produtos e servios produzidos pelo pas em um determinado perodo de tempo).
topo

4. E qual o porcentual da carga tributria em relao ao PIB brasileiro?


Em 2007, a carga tributria correspondeu a 35,3% do PIB, conforme o ltimo estudo tributrio divulgado pela Receita Federal.
topo

5. Como essa proporo se compara com a dos outros pases?


De acordo com um ranking organizado pelo Banco Mundial, o Brasil est na 145 posio entre os pases com maior carga tributria em relao ao PIB. No total, 181 pases foram pesquisados. Em termos de competitividade, o pas fica em 125 lugar.
topo

6. Essa participao da carga tributria no PIB tem diminudo ou crescido?


Em 1997, a carga tributria correspondia a 27,81% do PIB. Em dez anos, esse valor cresceu em 7,49 pontos porcentuais. Os especialistas consultados por VEJA.com afirmam que esse crescimento bastante significativo.

topo

7. O aumento indica que o pas cresceu economicamente?


Em termos reais do PIB houve, de fato, crescimento econmico do pas. Esse crescimento foi proporcional ao aumento real da carga tributria cobrada das empresas e dos cidados em geral.
topo

8. E quem paga mais imposto so as empresas?


Na verdade, quem paga sempre o consumidor. As empresas apenas repassam ao governo os tributos vindos do consumidor que adquiriu o produto ou servio, com exceo das tributaes sobre os lucros das empresas.
topo

9. Por que quem paga mais o consumidor brasileiro?


Porque a tributao no Brasil incide majoritariamente sobre o consumo, enquanto os pases mais ricos concentram a maior parte de sua cobrana sobre o patrimnio e a renda.
topo

10. Qual seria o modelo ideal de sistema tributrio?


Especialistas afirmam que a participao da carga tributria no deveria ultrapassar os 25% do PIB. Dessa forma, atenderia melhor as necessidades de crescimento vegetativo da economia e da infra-estrutura do pas. Tributaristas defendem que o pas tem de criar uma meta de carga tributria de 15% do PIB dentro de 15 a 20 anos.
topo

11. E por que isso no acontece no Brasil?


O pas tem uma srie de compromissos estabelecidos pela Constituio Federal, como aplicao de limites mnimos de recursos em sade, educao, segurana, pagamento de seguro desemprego e salrio mnimo. Alguns crticos do sistema tributrio afirmam que o Brasil optou por ser um estado assistencialista, com direitos muito evidentes para toda a populao, criando a partir da uma poltica capaz de dar conta desses gastos pblicos atravs do aumento da tributao.
topo

12. E qual seria a soluo para esse problema?


Para que o estado consiga reduzir a carga tributria, ele precisa de uma melhor gesto dos recursos e de uma reduo da corrupo e do empreguismo, que so, para muitos tributaristas, o ralo por onde escoa um grande volume de dinheiro pblico.
topo

13. Apenas essas medidas j seriam o bastante?


Alguns especialistas defendem tambm o fim de programas assistencialistas e um maior investimento na infraestrutura do pas como forma de promover o desenvolvimento e crescimento econmico. Isso, por conseqncia, implicaria numa maior redistribuio da riqueza e diminuio da distncia entre as classes sociais.
topo

14. Privatizar alguns setores seria uma soluo?


Nesse momento de crise internacional, alguns conceitos que nortearam o liberalismo econmico esto sendo revistos depois que o estado foi chamado para suprir a ineficincia do setor privado de vrios pases. Diante desse fato, o mais recomendvel o investimento na construo de estradas, portos e aeroportos para dar condies ao pas crescer assim que os sinais da crise financeira internacional cessarem.
topo

15. O pas conseguir lidar com a crise financeira mantendo a atual carga tributria?
pouco provvel. por isso que o governo federal decidiu abrir mo de cerca de 8,4 bilhes de reais em impostos no fim de 2008. O pacote tributrio incluiu o corte de algumas taxas, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) das montadoras de veculos e o Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF) para o consumo, alm da criao de duas novas alquotas do Imposto de Renda Pessoa Fsica.
topo

16. Por que to complicado reduzir os tributos?


Os especialistas da rea concordam que se trata de uma questo de vontade poltica. Uma das verses da reforma tributria est no Congresso Nacional desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-98). Esses mesmos especialistas lembram que estados e municpios no querem perder parte de sua arrecadao.
topo

17. Diminuir a carga tributria geraria menos dinheiro para o governo?


Conforme alguns consultores, o alto valor dos tributos incentiva a sonegao por parte das empresas. Uma reduo nesse valor diminuiria o porcentual da carga, mas poderia aumentar a arrecadao porque as empresas seriam mais colaborativas. Assim, o governo garantiria seus recursos.
topo

18. Quantas verses de reforma tributria tramitam no Congresso?


O Congresso aprovou treze emendas sobre o assunto nos vinte anos passados desde a promulgao da

Constituio Federal de 1988. Atualmente, duas das propostas de emendas que esto em tramitao merecem destaque: a do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), que dever ser votada at maro de 2009, e a do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), apresentada em maro de 2008.
topo

19. Qual das duas propostas pode ser considerada a melhor?


A do deputado Mabel diminui a quantidade de nomes dos impostos e as legislaes especficas, diminuindo o custo das empresas com a administrao tributria, mas no implicaria em uma reduo da carga tributria total, dizem alguns especialistas. A proposta de Dornelles vista de forma mais positiva, j que apresenta propostas que mudariam toda a estrutura do sistema tributrio, contribuindo para uma real reduo de sua carga.

Вам также может понравиться