Вы находитесь на странице: 1из 11

Solo, Perfil e seus Horizontes

Pedologia consiste no estudo do solo (Pedo = solo) e considerada uma cincia, no sendo portanto um ramo da Geologia. HISTRICO: -1877 Vasilli V. Dokouchaiev observou paisagens (plancies da Ucrnia e florestas da regio de Gorki, leste Moscou) da Rssia que os solos apresentavam muitas variaes nas suas caractersticas morfolgicas no sentido vertical.

Concluiu que os solos eram

diferentes e, que essa

diversidade era ocasionada pelas diferenas de clima. Os solos eram compostos de uma sucesso de camadas horizontais iniciadas na superfcie e, que terminavam na rocha subjacente. Solo como um corpo dinmico e naturalmente organizado que pode ser estudado por si s, tal como as rochas, as plantas e os animais.

Solo, Perfil e seus Horizontes


- Geolgos como parte de uma sequncia de eventos geolgicos no chamado ciclo geolgico; Engenheiro de Minas um material solto que cobre os minrios e que necessita ser removido; Engenheiro de obras como parte de matria-prima para construes de aterros, estradas, barragens e de audes; Qumicos (Liebig) como uma poro de material slido que pode ser analisado em todos os seus constituintes elementares; Fsicos vm como uma massa de material cujas caractersticas mudam em funo de variaes de temperatura e contedo de gua Pedolgos coleo de corpos naturais e dinmicos, que contm matria viva, e resultante da ao do clima e da biosfera sobre a rocha, cuja transformao em solo se realiza durante certo tempo e influenciada pelo tipo de relevo.

Solo, Perfil e seus Horizontes


Solo um corpo tridimensional da paisagem, resultante da ao combinada de vrios processos pedogenticos e dependente da intensidade de manifestao dos fatores de formao sobre o material de origem (Rochas) durante certo perodo de tempo (Hlio Prado, 2008)

Solo a coletividade de indviduos naturais na superfcie da Terra, eventualmente modificado ou mesmo construido pelo homem, contendo matria orgnica viva e servindo ou sendo capaz de servir a sustentao de plantas ao ar livre [Soil Taxonomy (1975) / Soil Survey manual (1984)].

Solo material mineral e/ou orgnico incosolidado na superfcie da Terra que serve como meio natural para o crescimento e desenvolvimento de plantas terrestres (Curi, 1993).

Solo, Perfil e seus Horizontes


Solum parte superior e pressupostamente mais intemperizada do perfil do solo, compreendendo somente os horizontes A e B (excluindo o BC).

Solo autctone solo desenvolvido a partir do material de origem proveniente das rochas imediatamente subjacentes. Solo alctone solo desenvolvido de material de origem no proveniente das rochas subjacentes. Podem ter natureza distinta ou compatvel com as rochas subjacentes. Paleossolo solo formado em uma paisagem numa poca passada e que foi posteriormente recoberto por sedimento. Solo Azonal solo que no apresenta influncia marcante da zona climtica e/ou da vegetao do ambiente em que est inserido. Solo Zonal solo desenvolvido sob influncia dos condicionantes climticos e da vegetao do local.

Solo, Perfil e seus Horizontes

Solo Halomrfico solo cuja gnese foi muito influenciada pelo excesso de sais. Solo de mangue solo halomrfico de reas alagadas, formado sob influncia de mars e com vegetao caracterstica, denominada mangue. Solo transportado solo formado a partir de depsitos superficiais no consolidados do tipo colvio, talus, cones de dejeo, etc. Solo constituido pelas fases slidas, lquida e gasosa, onde as plantas crescem, extraem gua e nutrientes, para completar o seu ciclo vegetativo. Material de origem geralemente um material slido, compacto de origem mineral, que vai se trnasformando at resultar no solo, que solto e incoerente.

Solo, Perfil e seus Horizontes


- Perfil do solo seco vertical que, partindo da superfcie aprofunda-se at onde chega a ao do intemperismo, mostrando, uma srie de camadas dispostas horizontalmente denominadas Horizontes. - As letras A, B e C representam os principais horizontes do solo.

Solo, Perfil e seus Horizontes

Horizontes ou camadas so faixas mais ou menos paralelas a superfcie do terreno, desde a superfcie at o material de origem. A sucesso dos horizontes ou camadas definem o perfil de solo.

Solo, Perfil e seus Horizontes


Pedon refere-se aos horizontes estudados em trs dimenses. A identificao dos horizontes ou camadas no campo importante na classificao do solo. Horizontes seo de constituio mineral ou orgnica, superfcie do terreno ou aproximadamente paralela a esta, parcialmente exposta no perfil e dotada de propriedades geradas por processos formadores do solo que lhe confere caractarsticas de interrelacionamento com outros horizontes componentes do perfil, dos quais se diferencia em virtude de diversidade de propriedades resultantes da ao da pedognese. Camadas seo de constituio mineral ou orgnica, superfcie do terreno ou aproximadamente paralela a esta, parcialmente, exposta no perfil do solo e possuindo conjunto de propriedades no resultantes ou pouco influenciadas pela atuao dos processos pedogenticos. Horizonte gentico (pedognico) entende-se diferenciaes qualitativas em determinadas sees dos perfis de solos, condicionadas pelos diferentes graus de alterao porque passou o material de origem. Horizonte diagnstico Constitui matria pertinente ao estabelecimento de requisito referente a um conjunto de propriedades selecionadas, em grau arbitrado como expressivo,por razo de convenincia para construo taxonmica, adotado para criar, identificar e distinguir classes de solos.

Solo, Perfil e seus Horizontes


Horizontes ou camadas O A E B Explicaes pedolgicas Horizonte ou camada superficial orgnica pouco decomposta Horizonte mineral superficial com acmulo de hmus Horizonte mineral mais claro que o horizonte A devido a remoo vertical de argila e/ou matria orgnica Horizonte mineral de mxima expresso de cor, consistncia, e estrutura (B latosslico, ou B ntico se a cerosidade for muito evidente); ou de concentrao de argila removida dos horizontes A, ou A+E (B textural), ou de concentrao de mat. orgnica e/ou ferro removidos dos horizontes A ou A + E (B espdico) Horizonte ou camada mineral de material inconsolidado de rocha alterada pouco influenciada pelos processos pedogenticos. Horizonte ou camada de material mineral consolidado rico em xidos de ferro e/ou alumnio e pobre em matria orgnica que ocorre abaixo dos horizontes A, ou E, e B. Rocha inalterada.

R
Fonte: Prado (2008)

Solo, Perfil e seus Horizontes

Solo, Perfil e seus Horizontes

Вам также может понравиться