Вы находитесь на странице: 1из 2

Prometeu Acorrentado squilo

Cenrio: um rochedo na Ctia. Local inacessvel aos seres humanos. Personagens: so todas divindades Prometeu: filho de um tit. Sobrinho de Oceano. Rouba o fogo divino para d-lo aos seres humanos Poder e Fora: carregam Prometeu em direo a seu castigo (representao de Zeus) Hefesto: prende Prometeu no Rochedo, contrariado Oceano: tit; prope interceder por Prometeu junto a Zeus Io: descendente de Oceano e amante de Zeus; passa pelo rochedo enquanto foge de uma maldio Hermes: mensageiro de Zeus; vem comunicar o destino final de Prometeu CORO: Ocenides (filhas de Oceano)

Resumo: 1) Prometeu fincado na rocha por Hefesto, que lamenta seu trabalho. Prometheus: ver antes, ele revela que j conhecia seu destino e sabe que Zeus precisar dele no final adivinho 2) Chega o Coro numa carruagem voadora; lamenta a sorte de Prometeu 3) As falas de Prom comeam a lhe dar carter de heri entre os humanos: revela que Zeus foi impedido por ele de destruir a humanidade 4) Chega Oceano num animal alado; pede pela humildade de Prom e diz que interceder por ele junto a Zeus Prom recusa (carter inflexvel) 5) Coro lamenta. Aumenta a simpatia do pblico por Prom: todas as artes humanas teriam vindo do fogo, roubado do mundo por deuses p/ os humanos. luz associada sabedoria e criao. Zeus cantado como um pai dspota entre os deuses; lembra o quo perigoso contrari-lo 6) Chega Io: fugindo de uma abelha, maldio de Hera. Prom, mais uma vez se mostrando profeta, indica a ela um longo caminho por seguir; seu destino trgico, mas de seu descendente viria a libertao de Prometeu 7) Coro lamenta a sorte de Io, mas a repreende por ser amante de Zeus 8) Prom faz uma revelao: o filho que Zeus gerar ser responsvel por destron-lo

9) Chega Hermes e exige que Prom conte como Zeus se livraria do destino anunciado, mas o condenado se recusa novamente inflexvel 10) Hermes anuncia novo castigo de Zeus: Prom seria lanado ao fundo da terra e, quando sasse, uma guia viria bicar-lhe o fgado todos os dias. Elementos da Potica de Aristteles Destoa da receita de Aristteles por apresentar apenas personagens divinos e possuir elementos fantsticos reduo da verossimilhana O foco foge ao estabelecido por Aristteles; o que se destaca no a fbula. pouca ao; predominncia das falas, explora os personagens e suas emoes O carter dos personagens constante Amartia (erro do heri): o que condena Prometeu o roubo do fogo. No entanto, esse erro que conquista o pblico; Prom no se arrepende do que fez Questo da phobos e eleos: altamente presente; grande sofrimento de Prometeu e lamentaes por parte do Coro Peripcias e reconhecimentos: no possui uma tragdia simples, predomnio da Pathos.

Вам также может понравиться