Вы находитесь на странице: 1из 4

Introduo ao Estudo dos Materiais de Construo

Tecnologia e evoluo dos materiais de construo; Classificao dos materiais de construo; Normas e Sistemas de Normalizao. Tecnologia e evoluo dos materiais de construo A histria dos materiais de construo acompanha a prpria histria do homem. A importncia dos materiais na histria do homem tal que, ela foi dividida conforme a predominncia do uso de um ou de outro: Idade Idade Idade Idade Idade da do da da do Pedra; Bronze; Pedra Lascada; Pedra Polida; Ferro.

No princpio, o homem empregava os materiais da forma como os encontrava na natureza, passando a model-los e adapt-los s suas necessidades. Hoje, a tecnologia avana com rapidez. Os materiais so simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou elaborados industrialmente. Construes ao longo do tempo

Classificao dos materiais de construo Materiais naturais; Materiais beneficiados; Materiais da indstria da construo civil.

Materiais Naturais Podem ser considerados materiais naturais, todos materiais encontrados prontos na natureza. So classificados como naturais: Fibras; Madeiras; Pedras. Os materiais naturais tm sido muito pesquisados ultimamente como materiais alternativos para diversas aplicaes; isto, por serem reciclveis, biodegradveis e por apresentarem baixa toxidade. FIBRA MADEIRA PEDRA

Materiais Beneficiados Os materiais so clasificados como: Naturais; Metlicos; Vitro-cermicos; Polimricos; Compsitos. Todos estes materiais so beneficiados, sintetizados ou compostos para somente a serem utilizados pela indstria. Metlicos Estes possuem normalmente elevada condutividade eltrica e trmica, geralmente apresentam boa ductilidade (ou formabilidade) e resistncia ao choque, como: Ao; Alumnio; Magnsio; Zinco; Titnio; Cobre; Nquel; Ferro. Apesar dos metais puros serem ocasionalmente utilizados, combinaes de ligas de metais normalmente so designadas para prover propriedades particulares ou permitir melhores combinaes de propriedades. Vitro-cermicos Tem normalmente baixa condutividade trmica e eltrica, consequentemente so muito utilizados como isolantes, como: Tijolos; Vidros; Refratrios.

Os materiais cermicos so geralmente duros mas tambm so frgeis; Os materiais cermicos tem excelente resistncia a altas temperaturas. Polimricos So produzidos da criao de grandes estruturas moleculares provenientes de molculas orgnicas em um processo conhecido como polimerizao. Os materiais polimricos so utilizados em inmeras aplicaes: embalagens, componentes de eletrodomsticos, assessrios de mveis, brinquedos, peas tcnicas e etc. Os materiais polimricos mais utilizados na indstria moveleira so: Neoprene; Nylon; PVC; Policarbonato.

Compsitos So formados por dois ou mais materiais, produzindo propriedades muitas vezes mais interessantes do que um nico material, como: Concreto; Fibra de vidro com resina de polister. Com os materiais compsitos possvel obter produtos com diferentes propriedades, como: leveza, ductilidade, materiais resistentes altas temperaturas, materiais duros e resistentes ao choque, cortes e a propagao de trincas. Materiais da indstria da construo civil As indstrias transformam matrias-primas em materiais de construo, de modo a torn-los teis sociedade, tais como: Cimento; Cal; Gesso; Argamassa; Concreto; Madeiras; Bloco de concreto; Ferro e Ao; Aglomerados de madeira; Tintas; Bloco cermico; Como especificar materiais Usar sempre da maior exatido possvel. Definir todos os elementos que possam variar de procedncia; Citar dados tcnicos do material desejado, mesmo que paream bvios para ns, podem no ser para o construtor; Nomear o material e tambm: a classificao, o tipo, a dimenso desejada, cor, textura, padro e, eventualmente, a procedncia; No esquecer nenhum material; Utilizar catlogos dos materiais especificados; Organizar um guia para especificaes, a fim de no esquecer detalhes.

Critrios para escolha dos materiais de construo Critrios Tcnicos: Deve haver compatibilizao entre: as exigncias do local em que o material ser aplicado e as propriedades dos disponveis do mesmo. Critrios Econmicos: Levar em considerao o tipo de obra, os recursos disponveis, a relao custobenefcio, economia em longo prazo, custos de manuteno, etc. Critrios Estticos: O material ser escolhido, esteticamente, de acordo com o que se prope no projeto. Materiais mal empregados Geram gastos maiores; Prejudicando a durabilidade e funcionalidade dos espaos; Causar patologias incurveis, seno pela remoo deste material; Gerar o descrdito do usurio no material; Prejudicar a imagem do profissional, muitas vezes visto como desconhecedor dos materiais; A falta de embasamento, inibe o uso de novos materiais. Normatizao Normas e Sistemas de Normalizao Existem normas para regulamentar a qualidade, a classificao, a produo e o emprego dos diversos materiais, unidades de medida e comercializao. As normas padronizam desde o processo de fabricao, acabamento, forma at dimenses, composio qumica, propriedades fsicas, ensaios etc. O rgo responsvel por essa normatizao se chama Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Outras entidades (especficao de materiais) ABCP Associao Brasileira de Cimento Portland; CBCA Centro Brasileiro da Construo em Ao; IBC Instituto Brasileiro do Concreto; IBP Instituto Brasileiro do Pinho; ABRAGESSO Associao Brasileira dos Fabricantes de Chapas de Gesso;

Вам также может понравиться