Вы находитесь на странице: 1из 11

material didtico prof.

ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | o que cor?


Issac Newton (1642-1727), fsico ingls, fez experincias com a luz e tornou-se responsvel pela primeira descrio cientfica neste do fenmeno cromtico a Teoria das Cores. Essas experincias demonstraram que as cores so parte da luz branca (do sol). Atravs do prisma possvel decompor a luz branca nas cores do arco-ris e com uma lente e um outro prisma possvel recomplas em luz branca. Na imagem ao lado as gotculas de gua presentes no ar funcionam como pequenos prismas enquanto a circunferncia da terra determina a forma de arco.

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | como vmos as cores


Fisicamente as cores so radiao eletromagntica de comprimentos de onda que varia entre 350 a 750 nanometros. O olho humano normal possui 3 tipos de clulas chamadas de cones que tm seu pico de ativao nos seguintes espectos: Cones S violeta*, Cones M verde, Cones L amarelo-limo*.

aproximadamente 10 milhes de cores visveis ultra-violeta 350 420 534 564


infra-vermelho

750 nanometros

* os cones S e L foram erroneamente associados aos espectros de azul e vermelho

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | caractersticas das cores


Os estudos formais sobre cor datam de Aristteles (384 322 a.C.). As primeiras teorias conhecidas so elaboradas por Leonardo da Vinci (1462 - 1519). Leonardo percebe que algumas cores intensificam outras, ou seja, se complementam.

olhe fixamente por alguns segundos para este quadrado

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | caractersticas das cores

agora veja sua cor complementar

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | caractersticas das cores | disco cromtico


O disco cromtico desenvolvido por Newton (1665) pode ser uma ferramenta prtica para pessoas que trabalham com cores. Aqui representamos um disco desenvolvido pelo artista americano Donald A. Jusko que se propem uma representao precisa das relaes cromticas reais. Atravs do disco fcil perceber a relao entre as cores. Cores complementares ficam em oposio umas s outras, cores anlogas ficam em sequncia. H tambm a variao de satuao e luminosidade nos raios do crculo. complementares anlogas

19

23

25

26

10

28

35

36

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | caractersticas das cores | sistemas de anlise


O artista americano Albert Munsell (1858-1918) foi um dos responsveis por desenvolver um sistema hoje adaptado pela CIE (Commission International de lEclairge) que uma referncia para descrio de cores no computador. Este sistema pode ser encontrado com diferentes siglas: HSV (Hue, Saturation, Value Matiz, Saturao, Valor); HSB (Hue, Saturation, Brightness Matiz, Saturao, Brilho); HSL (Hue, Saturation, Lightness Matiz, Saturao, Luminosidade).

Cone representando a variao de HSV. O crculo H mostra a variao de matiz, o eixo S mostra a variao de saturao e o eixo V a variao de valor.

Janela do Photoshop onde possvel ver, entre outros, o sistema HSB. No quadrado esquerda vemos a variao de saturao e brilho e na faixa vertical direita a variao de matiz.

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | caractersticas das cores | sistemas de anlise


Matiz posio da cor no espectro visvel. Um matiz de vermelho pode parecer marrom dependendo da luminosidade e saturao Saturao intensidade/vivacidade da cor Uma cor dessaturada por adio de preto ou branco ou de outras cores complementares ficando mais neutra e cinza. Valor/Brilho/Luminosidade claro ou escuro da cor O valor no depende da matiz ou saturao quando uma cor transformada em cinza seu valor permanece o mesmo.

Problemas de contraste de valor Quando duas cores de matizes diferentes mas de mesmo valor so sobrepostas temos o efeito de vibrao e a dificuldade de distino de figura e fundo. Neste exemplo o conjunto esquerda convertido para tons de cinza revelando que o verde tem o mesmo valor do rosa.

material didtico prof. ana sofia mariz

caractersticas das cores | aspectos psicolgicos temperatura


O poeta alemo Wolfgang von Goethe (1749-1832) estudou os efeitos psicolgicos da cor e as separou segundo a sua temperatura.

QUENTES

FRIAS

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | modelos para reproduo | artstico


A Bauhaus (1919-1933) onde os professores e tericos da cor como Johannes Itten e Vassily Kandinsky lecionavam adotou como referncia o modelo de cores primrias, secundrias e tercirias aqui ilustrado. Este modelo baseado em cores de pigmentos opacos largamente adotado desde do ensino fundamental at escolas de artes plsticas.

Primria + Primaria = Secundria Primria + Secundria = Terciria

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | modelos para reproduo | aditivo

RGB (Red, Green, Blue Vermelho, Verde, Azul) so as cores primrias do sistema aditivo (por adio de luz) usado para projeo em tela (monitores, projetores, televisores). A luz separada em trs canais de cores cuja soma resultar em branco. O preto obtido pela a ausncia de emisso (como no monitor apagado). As demais cores so obtidas pela mistura dessas trs cores em diversas intensidades. Abaixo vemos em ampliao progressiva as trs lmpadas RGB e os pixels de um monitor LCD de TV.

material didtico prof. ana sofia mariz

Cor fundamentos para o design | modelos para reproduo | subtrativo

Y
CMY (Cyan, Magenta, Yellow Cian, Magenta, Amarelo) so as cores primrias do sistema subtrativo (por subtrao de luz) usado para impresso (jato de tinta, laser, off-set, serigrafia etc) em suportes que refletem luz (como o papel branco). As tintas so transparentes e funcionam como filtros bloqueando a luz refletida pelo suporte. A soma de todas as tintas o preto e a ausncia de tinta revela o suporte branco. Abaixo vemos ampliadas as retculas que somadas do a iluso de uma cor contnua (rosa). Como nem as tintas nem o suporte so ideais na realidade, alm das 3 cores (CMY) adicionado o preto (K) para maior definio das sombras.

Вам также может понравиться