Вы находитесь на странице: 1из 9

A Estratgia do Sutra de Ltus

Os escritos de Nitiren Daishonin e a relao de mestre e discpulo (7)


Presidente Ikeda encontra-se com o Dr.

15 DE MAIO DE 2010 EDIO N 2035


Empregue a estratgia do Sutra de Ltus antes de qualquer outra. Todos aqueles que nutrem inimizade ou rancor pelo senhor... sero derrotados. Cf. LS23, pg. 288.) Estas palavras douradas [do Sutra de Ltus] nunca sero falsas. (The Writings of Nichiren Daishonin, vol. 1 [WND-1], pg. 1.001.)

Lokesh Chandra, importante estudioso indiano especialista em budismo, em 1998

Lder da SGI cita palavras do Dr. Vincent Harding, primeiro diretor do King Center em Atlanta, com quem dialogou em 1994

Jossei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, disse com toda rigorosidade: Em prol do Kossen-rufu, vocs devem vencer em todas as batalhas. Devem vencer, sejam quais forem as circunstncias! No podemos nos tornar herdeiros da estratgia do Sutra de Ltus se no lutarmos ao mximo

O Budismo de Nitiren Daishonin a filosofia da vitria que nos permite vencer nossas fraquezas, vencer na vida pessoal e triunfar sobre as iniquidades e as injustias, e assim seguir pelo nobre caminho da verdade e da felicidade. Quando damos incio a uma batalha, devemos estar firmemente decididos a venc-la. Soka significa jamais ser derrotado. No dia 30 de maro de 1954, fui nomeado como coordenador da Secretaria da Diviso dos Jovens da Soka Gakkai. Estava com 26 anos, a idade de muitos de nossos integrantes da Diviso Masculina de Jovens de hoje. Devotando minhas energias a fortalecer o auspicioso desenvolvimento da Soka Gakkai, apresentei todos os tipos de planos para promover o Kossen-rufu, e os realizei corajosamente. Liderei os esforos para ajudar o maior nmero de pessoas possvel a se tornarem felizes apresentando-lhes o Budismo de Daishonin. Com postura sincera e ntegra, dediquei-me para conquistar a confiana e a compreenso para refutar as notcias falsas sobre nosso movimento e esclarecer nossos objetivos e intenes. Sentia um profundo orgulho por ser integrante da Diviso dos Jovens, que o Sr. Toda havia declarado como sendo a fora mais confivel. Passaram-se 55 anos desde ento. Mantendo a mesma paixo e entusiasmo da juventude, continuo a me empenhar sinceramente pelo desenvolvimento da Soka Gakkai e pela felicidade de meus companheiros, criando um brilhante registro de sucessivos triunfos. A estratgia do Sutra de Ltus a estratgia para a vitria total com base na f na Lei Mstica. Fazer com que todos, sem exceo, vivam uma existncia vitoriosa e feliz o propsito supremo do Sutra de Ltus e o ardente desejo de Nitiren Daishonin. Enviada a Shijo Kingo, a carta de Daishonin intitulada A Estratgia do Sutra de Ltus breve, porm trata-se de um importante escrito em que est contida uma profunda orientao sobre a essncia da f para conquistar a suprema vitria. Ao explanar sobre a suprema estratgia para o sucesso e a vitria na vida, Daishonin cita exemplos que conduziro seus argumentos at Shijo Kingo, que era samurai. Assim, ele observa que o famoso general

japons Taira no Masakado, embora fosse habilidoso na arte da guerra, havia sido derrotado numa batalha, e que as estratgias dos renomados guerreiros chineses Fan Kuai e Chang Liang demonstraram algumas vezes no terem nenhum proveito. O que importa o corao (WND-1, pg. 1.001), enfatiza Daishonin. E, concluindo, ele solicita a Shijo Kingo: Empregue a estratgia do Sutra de Ltus antes de qualquer outra. (WND-1, pg. 1.001.) Nenhuma estratgia supera a do Sutra de Ltus. O poder da recitao de mesmo um Daimoku (Nammyoho-rengue-kyo) extraordinrio. A prpria f a estratgia incomparvel para conquistar a vitria total em todas as nossas batalhas em prol do Kossen-rufu. O primeiro passo estarmos firmemente convictos disso.

Derrotando as funes malignas


Daishonin nos garante que quando empregamos a estratgia do Sutra de Ltus em nossas batalhas, a declarao de Sakyamuni de que aquelas foras que guardam inimizade ou rancor contra ns sero derrotados ser comprovada. Essa declarao aparece no 23o captulo do Sutra de Ltus, Os Feitos Anteriores do Bodhisattva Rei dos Remdios. Ela descreve um dos benefcios recebidos por abraar o Sutra de Ltus como a derrota de todas as foras hostis ou malignas isto , todas as funes malignas ou negativas que nos atacam. Em termos de nossa vida pessoal, essas foras podem ser compreendidas como as funes internas que causam a infelicidade e o sofrimento e incluem as funes malignas da doena e da morte. Mas, em termos de sociedade, referem-se aos trs poderosos inimigos as foras que se ressentem e ficam atormentando os praticantes do Sutra de Ltus. A estratgia do Sutra de Ltus em outras palavras, a f na Lei Mstica , nos possibilita eliminar totalmente as causas que criam o sofrimento e manifestar um estado de sublime felicidade e vitria das profundezas de nossa vida.

Os testemunhos do poder da f
Nossos membros em todas as partes do mundo tm experimentado e comprovado o grandioso poder que h no emprego da estratgia do Sutra de Ltus. Seja ao lidar com uma doena grave, com acidentes ou desastres naturais, ou ainda com problemas financeiros, de carreira ou de relacionamento, eles tm conseguido ser vitoriosos. E conseguiram ao enfrentar esses difceis desafios com a determinao de que Agora o momento de orar e abrir o caminho!, ao passo que continuam a realizar esforos firmes e positivos. As vitrias deles so brilhantes testemunhos do poder da f no Budismo de Daishonin. O Sr. Toda disse certa vez, com uma dose de humor: Podemos parecer o Bodhisattva da Pobreza ou o Bodhisattva da Doena, mas esse simplesmente um papel que estamos representando no drama da vida. Somos na verdade os genunos Bodhisattvas da Terra! J que a vida um drama grandioso, devemos desfrutar plenamente o papel que assumimos e comprovar a grandiosidade da Lei Mstica. A Soka Gakkai foi fundada graas s batalhas de vida e morte empreendidas por seu primeiro e segundo presidentes, Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda. Se seguirmos junto com a Soka Gakkai enquanto vivermos, conseguiremos manifestar a fora da Lei Mstica para transcender quaisquer sofrimentos de nascimento, envelhecimento, doena e morte e transformar nosso carma em misso. Nossa vida ser uma magnfica jornada, imbuda das quatro virtudes da eternidade, felicidade, verdadeira identidade e pureza.

O Sr. Toda tambm disse: Aqueles que se empenham pelo Kossen--rufu so genunos defensores da humanidade. Por favor, tenham sempre essa disposio e orgulho. O valor da pessoa no se mede por sua posio na organizao nem na sociedade. Os indivduos verdadeiramente admirveis so aqueles que se empenharam totalmente pelo Kossen-rufu. Em meus vinte e poucos anos, assumi total responsabilidade pela Soka Gakkai, lutei ao mximo e correspondi ao meu mestre conquistando retumbantes vitrias.

Os prximos cinquenta anos

A Soka Gakkai uma reunio de Budas de suprema nobreza. O Sr. Toda sempre dizia para a Diviso dos Jovens: A Soka Gakkai foi convocada por Daishonin. uma organizao que est cumprindo o decreto e o desejo do Buda e muito mais grandiosa do que vocs imaginam. A importncia de nossa harmoniosa comunidade de praticantes dedicada concretizao do Kossen--rufu no deve ser subestimada. Menosprezar a Soka Gakkai o mesmo que menosprezar o Gohonzon e Daishonin. Estimar e proteger a Soka Gakkai o mesmo que proteger o Budismo de Daishonin. E aqueles que agem assim recebero tambm a proteo das divindades celestiais as foras positivas do Universo. Meu foco agora treinar os jovens com toda seriedade em prol dos prximos cinquenta anos. A Soka Gakkai somente continuar a prosperar no futuro se conseguirmos cultivar uma interminvel correnteza de jovens discpulos que transmitiro o esprito de mestre e discpulo e que tero fora para defender ativamente a causa do bem. Daishonin conclui A Estratgia do Sutra de Ltus com estas palavras: A essncia da estratgia e da arte no manejo da espada provm da Lei Mstica. Tenha uma profunda f. Nenhuma das oraes do covarde respondida. (WND-1, pg. 1.001.) Ele est dizendo para o valoroso Shijo Kingo que a Lei Mistica a base para a vitria em tudo. O budismo se manifesta na sociedade e a f, em nossa vida diria. Todos os aspectos da vida humana se desvelam de acordo com as funes da Lei Mstica, a Lei fundamental do Universo. Todos os princpios para manter a f, ser bem-sucedido no trabalho, ter uma vida feliz e criar a paz, a harmonia e a prosperidade para todas as pessoas so, basicamente, governados pela Lei Mstica. Quando manifestamos a vigorosa energia vital do estado de Buda proveniente de nosso interior por meio da recitao do Nammyoho-rengue-kyo, conseguimos manifestar a coragem para avanar, a sabedoria para triunfar e a benevolncia para incentivar e apoiar os outros. O Sr. Toda tambm disse estas palavras: Recitar Daimoku e viver com forte f dia aps dia faz com que o brilho e a fora do diamante sejam injetados em nossa vida a cada dia.

Budismo vitria

A vida cheia de batalhas. Os indivduos, as famlias e at mesmo as empresas enfrentam vrias dessas

batalhas. A tarefa de criar e cuidar dos filhos tambm uma luta enorme. E nossos esforos para manter a boa sade e desfrutar longevidade implica por sua vez uma batalha incessante. O Sol brilha, as nuvens se formam, sopra o vento e os rios correm. Todas essas atividades fazem parte das dinmicas operaes do mundo natural, que est ligado ao Universo inteiro. Em outras palavras, todos os fenmenos surgem de uma dinmica batalha. Foi por isso que Daishonin declarou que o budismo uma batalha para ser vitorioso.1 Devemos vencer para conquistarmos a felicidade, revelarmos nosso estado de Buda, obtermos a iluminao nesta existncia e concretizarmos o Kossen-rufu. Quando Shijo Kingo recebeu essa carta de Daishonin, estava prestes a conseguir um grande avano aps um longo perodo de amargas batalhas. Ele havia inicialmente perdido os favores de seu lorde Ema por causa de sua f nos ensinamentos de Daishonin. Os outros empregados que trabalhavam com ele tambm o caluniaram para o lorde, e ele consequentemente chegou a ponto de ter sua propriedade confiscada. Por trs desses acontecimentos, estava a intriga maldosa de Ryokan, do templo Gokuraku [sacerdote da escola Preceitos-Verdadeira Palavra] e outros que sentiam hostilidade por Daishonin. Apesar de todas essas dificuldades, Shijo Kingo no desistiu. Continuou a buscar orientao com Daishonin e a manter firmemente a f. Ele posteriormente reconquistou a confiana do lorde e chegou at mesmo a receber uma propriedade maior. Por que Shijo Kingo conseguiu conquistar o triunfo? No incio desta carta, Daishonin observa que seu discpulo havia sido atacado pelos poderosos inimigos, mas que ele havia conseguido sobreviver devido a sua prudncia e coragem costumeiras e tambm firme f no Sutra de Ltus (WND-1, pg. 1.000). Em outras palavras, os ingredientes essenciais para a vitria so a vigilncia constante, a coragem e a forte f naturalmente a forte f o mais importante de todos. Com a prtica da recitao do Daimoku, conseguimos remover a covardia, a negligncia e a arrogncia de nosso corao. Conseguimos avanar com uma coragem invencvel o tipo de coragem que se recusa a ser derrotada por algum obstculo ou que arde com fervor ainda mais forte quanto maiores forem as dificuldades que enfrentarmos.

Vencendo por meio do comprometimento de mestre e discpulo

Uma personagem que aparece em um dos romances do escritor francs Romain Rolland cita as seguintes palavras: Levante-se e lute com firme coragem. (...) Lute com todas as foras.2 A vida uma batalha e a vitria suprema somente se decide no ltimo captulo. Por isso to importante no ficarmos envaidecidos com a vitria nem desanimados com a derrota. As pessoas que continuam a avanar rumo a um supremo objetivo com incansvel pacincia e persistncia vencero no final. Nunca me esquecerei destas palavras proferidas por meu mestre: Vencer to estimulante e prazeroso. O sorriso dos vencedores belo. Perder doloroso e deprimente. Por isso to importante vencer na vida. O verdadeiro objetivo de nossa f e do budismo que praticamos vencer. Vamos nos empenhar juntos com meu mestre em prol do Kossen--rufu! Permitam-me presente-lo com grandes vitrias! orando assim que tenho avanado na vida. E foi com esse esprito de comprometimento com meu mestre que eu venci.

Hoje em dia, continuo a orar de todo corao para que meus estimados companheiros do mundo todo desfrutem boa sade e longevidade e para que tenham uma maravilhosa vida de vitrias, seguindo pelo mesmo caminho de mestre e discpulo. Empregue a estratgia do Sutra de Ltus antes de qualquer outra. Todos aqueles que nutrem inimizade ou rancor pelo senhor... sero derrotados.3 Cf. LS23, pg. 288.) Essas palavras douradas [do Sutra de Ltus] nunca sero falsas. (The Writings of Nichiren Daishonin, vol. 1 [WND-1], pg. 1.001.) Sob a instruo de meu mestre Jossei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, gravei em minha jovem vida a importncia de empregar a estratgia do Sutra de Ltus. E foi com essa insupervel estratgia que assumi cada difcil desafio que enfrentei na vida. Por exemplo, quando lanamos a Campanha de Osaka3 em 1956, em Kansai, ningum imaginou que poderamos vencer. Mas eu estava totalmente determinado que venceramos, pois o Sr. Toda havia me confiado aquela misso. No incio daquele ano, enquanto eu orava com toda sinceridade pensando na estrada que tinha a percorrer diante de mim, ocorreume repentinamente, com grande clareza, que o Sutra de Ltus incorpora a mais elevada filosofia da liderana. Pensei comigo: Tudo se resume no Gohonzon e a f baseia-se na unicidade de mestre e discpulo. Em todas as pocas e situaes, o que caracteriza os lderes no mundo da Lei Mstica o fato de se eles fazem ou no da estratgia do Sutra de Ltus sua filosofia de liderana. Disse a meus companheiros de Kansai que a chave para vitria era acima de tudo a sincera recitao de Daimoku ao Gohonzon, seguida de um excelente planejamento e de uma ao eficaz. Citando a passagem Empregue a estratgia do Sutra de Ltus antes de qualquer outra (WND-1, pg. 1.001), disse: Essas palavras significam simplesmente empregar os planos e as aes de implementao embasadas na f e em nossa prtica budista. Nenhum outro tipo de planos ou de aes consegue superar essas estratgias. Portanto, no h nenhuma necessidade de nos afligirmos nem de nos preocuparmos. Liderei sozinho a campanha que realizamos em Kansai ao passo que o Sr. Toda permaneceu em Tquio. Buscando por uma inspirao que fortalecesse nosso movimento sob as difceis circunstncias que enfrentvamos na poca, decidi iniciar as explanaes de Gosho todas as manhs na antiga Sede de Kansai, as quais eram voltadas aos altos dirigentes da localidade. Essas explanaes foram a fonte de renovada energia que revigorou a organizao local, e assim poderosas ondas de alegria comearam a se propagar por toda a Kansai, levando enfim grandiosa vitria que deixou todo o Japo estupefato. O mais elevado ensinamento do Buda

O Sutra de Ltus o mais elevado ensinamento do Buda, o ensinamento da iluminao universal. Ele revela que todos ns, independentemente de qual seja nosso atual estado de vida, possumos inerentemente a mesma condio de vida nobre do Buda e explica como podemos manifestar essa natureza de Buda. Dentre os participantes da assembleia no Pico da guia, ocasio em que o Sutra de Ltus foi pregado, havia tambm muitas mulheres, a quem nos sutras anteriores haviam sido negadas todas as possibilidades de atingir a iluminao. De fato, seres vivos de todos os estados de vida imaginveis ou seja, seres vivos dos Dez Mundos, desde o Inferno at o estado de Buda reuniram-se alegremente para ouvirem Sakyamuni falar. E quando ele explicou que todos os seres vivos possuem o potencial para o estado de Buda um ensinamento que ningum havia ouvido anteriormente , suas palavras foram recebidas com um jbilo incontido. A noo preponderante da iluminao foi totalmente mudada nessa assembleia.

O Sutra de Ltus um inspirador pico da revoluo humana, no qual pessoas de todos os estilos de vida entram em contato com o carter exemplar do Buda, ouvem seu profundo ensinamento e manifestam a fora e o potencial ilimitados que existem nas profundezas de sua vida. Adotar a estratgia do Sutra de Ltus como nossa filosofia de liderana significa simplesmente realizar esforos em meio s realidades dirias para despertarmos fortemente o esprito das pessoas que esto a nossa volta e manifestarmos a natureza de Buda a suprema e infinita fonte de energia para a vitria e a felicidade tanto em nossa vida como tambm na dos outros. Fazer tudo o que podemos para encorajar e dar fora s pessoas que esto sofrendo, sendo discriminadas e oprimidas, agindo com honestidade e trabalhando arduamente, e para ajud-las a atingir a suprema condio do estado de Buda constitui o esprito do Sutra de Ltus e do Budismo de Nitiren Daishonin. O Dr. Lokesh Chandra, importante estudioso indiano especialista em budismo, observou que Sakyamuni foi um pioneiro espiritual que deu a mxima importncia aos seres humanos. A filosofia da liderana do budismo trata de capacitar todas as pessoas a brilhar ao mximo e a obter fora interior e sabedoria. Empregar a estratgia do Sutra de Ltus significa aproximar-se das pessoas e incentiv-las sinceramente, conduzindo-as ao caminho da felicidade e da vitria na vida. Significa derrubar os muros das tradies preconceituosas e discriminatrias e preparar o caminho para o triunfo das pessoas. Um mestre raro e extraordinrio

Conheci o Sr. Toda h 62 anos (em agosto de 1947). Meu irmo mais velho foi morto durante a Segunda Guerra Mundial, nossa casa foi destruda num bombardeio areo e eu tinha uma sade muito fraca. Aps a derrota do Japo, os valores em que as pessoas haviam acreditado at ento ruram completamente e todo o pas caiu num estado de profundo mal-estar espiritual. Naquele primeiro encontro, o Sr. Toda olhou para mim, um jovem de 19 anos de idade, e instantaneamente dissipou as nuvens que cobriam meu corao, dizendo: Quando penso em nossa famlia, em nosso pas e em nosso mundo tumultuado, quero eliminar toda penria e sofrimento da face da Terra. disso que se trata o movimento em prol do Kossenrufu. Voc se unir a mim? Suas palavras me deixaram entusiasmado. Foi a primeira vez que ouvi algum falar de forma to clara e aberta a respeito do caminho correto a seguir na vida e na sociedade. Senti intuitivamente que podia confiar naquele homem de fato, senti-me profundamente inspirado por ele. O Sr. Toda foi um mestre raro e extraordinrio. Foi tambm uma grande autoridade em natureza humana, sendo possuidor de uma aguada intuio. Independentemente de quem fosse seu interlocutor, o Sr. Toda conseguia enxergar rapidamente a verdadeira essncia de sua vida. Quase como se fosse um sensor de alta preciso, ele identificava exatamente sua tendncia bsica de vida. Ele me contou certa vez que conseguia identificar que tipo de pessoa era pela maneira como ela caminhava, pela postura de seus ombros ou pelo seu tom de voz. Conseguia perceber at mesmo o que estava incomodando a pessoa pela forma como ela abria a porta ao entrar na sala. Ele era especialmente rigoroso com as pessoas que mentiam e enganavam os outros. E conseguia sentir quando a pessoa estava sendo desonesta ou faltando com a sinceridade, ou quando contava uma histria que era muito boa para ser verdadeira. Foi com esse grandioso mestre que aprendi a filosofia da liderana de refutar o erro e a

falsidade e bradar pela verdade e pela justia. Ele me ensinou toda sua diretriz de empregar sempre a estratgia do Sutra de Ltus. Organizando o bem

Numa entrevista concedida no ano passado, o Dr. Vincent Harding amigo do lder do movimento americano pelos direitos civis, Martin Luther King Jr. (19291968) e primeiro diretor do King Center em Atlanta, no Estado da Gergia , fez o seguinte comentrio: A esperana, na realidade, expressa uma profunda convico nas possibilidades que o ser humano tem de criar um mundo melhor. Mas no podemos alcanar esse objetivo se nos mantivermos isolados. Temos de unir nossa criatividade. King dizia que temos de organizar o bem.5 Organizar o bem ou as foras para o bem esse um ponto muito importante. Nosso movimento em prol do Kossen-rufu procura extrair a maior fora em prol do bem que existe a ilimitada energia vital do estado de Buda inerente na vida de cada pessoa e unir e organizar essa fora. Essa a estratgia do Sutra de Ltus. Ns da Soka Gakkai, que fazemos o mximo para apoiar calorosamente as pessoas e incentiv-las, somos os grandes praticantes dessa estratgia. Durante a Campanha de Osaka, coloquei fielmente em ao a filosofia da liderana do Sutra de Ltus para expandir as foras em prol do bem que estavam atuando em sintonia com a Lei Mstica. Dedicamos toda nossa vida a orar e a agir como se concentrssemos milhes de kalpa de esforos a cada momento. O resultado foi que conseguimos tocar profundamente o corao das pessoas e mud-lo. Conseguimos at mesmo transformar muitas pessoas, que inicialmente eram hostis e negativas com relao ao nosso movimento, em aliadas. A coragem e a esperana enchiam o corao dos homens e das mulheres por toda a Kansai enquanto aumentava cada vez mais a convico de que todos poderiam transformar a sociedade para melhor e abrir o caminho para a felicidade. Isso levou a nossa brilhante vitria que deixou todo o Japo surpreso. Muitos dos que participaram na Campanha de Osaka eram membros relativamente novos. Esses sinceros membros uniram firmemente suas foras a mim, um jovem lder com quem o Sr. Toda contava para o xito nessa batalha. Basearmo-nos nos escritos de Daishonin fez naturalmente com que fizssemos brotar uma incomparvel coragem e unio, e assim criamos o impulso de que necessitvamos para tornar possvel o impossvel. Referindo-se aos antigos generais chineses como Chang Liang, Daishonin faz eco s palavras de Registros do Historiador, dizendo: Dentro das tendas de comando eles planejavam as estratgias que garantiriam a vitria a milhares de quilmetros de distncia. (WND-2, pg. 391.) Essa capacidade era considerada como a chave para o sucesso na batalha desde incontveis eras passadas. Para ns, nossa estratgia no mundo do Kossen-rufu a f em outras palavras, a orao, o planejamento, a unio e a coragem embasados na recitao do Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon. A estratgia do Sutra de Ltus, empregando tudo de forma positiva, a fora motriz que nos impulsiona dinamicamente para a vitria. Durante os ltimos anos de vida do Sr. Toda, trabalhei muito prximo dele para formular os planos das muitas batalhas que estvamos enfrentando e conquistamos retumbantes vitrias. Dentre elas, o Debate de Otaru, a Campanha de Yamaguti e o Incidente do Sindicato de Mineradores de Carvo de Yubari. Grandes avanos conduzindo vitria a milhares de quilmetros de distncia sempre comearam a partir das conversaes entre ns dois. Do ponto de vista de nossas atividades budistas, planejar estratgias dentro das tendas de

comando (Cf. WND-2, pg. 391) pode ser considerado como os membros comunicando-se e coordenando juntos e unindo solidamente seus esforos, embasados na sincera orao. Durante a Campanha de Osaka, todos os dias, bem depois da meia- -noite, eu realizava sozinho o Ushitora Gongyo6 diante do Gohonzon na Sede de Kansai, o qual trazia a inscrio Pela Prosperidade da Grande Lei e pela Concretizao de todas as Oraes e havia sido concedido a pedido do Sr. Toda. Mesmo que ningum esteja ciente de nossos esforos, o importante orarmos sinceramente para apoiar nosso mestre e pela concretizao do Kossen-rufu. Mesmo que ningum veja nossas batalhas, ns com certeza seremos elogiados por Daishonin. Nossa prpria vida, nossa natureza de Buda, tambm conhece o profundo significado do que estamos fazendo. As divindades celestiais as foras positivas do Universo entraro em ao sem falta para nos dar assistncia e proteo. Ser uma pessoa que consegue garantir a vitria a milhares de quilmetros de distncia (Cf. WND-2, pg. 391) requer esforos corajosos e unidos. No h nenhum outro curso de ao mais poderoso e certo que esse. Os escritos de Daishonin compreendem um manual de instruo que nos foi deixado por ele no qual esto os direcionamentos sobre como empregar a estratgia do Sutra de Ltus para concretizar a felicidade para toda a humanidade. So ensinamentos para a vitria que nos permitem derrubar todos os obstculos que enfrentamos na jornada da vida e em nossos esforos em prol do Kossen-rufu. Se gravarmos as palavras de Daishonin bem no fundo do corao e as colocarmos em prtica infalivelmente, teremos a garantia de uma vida vitoriosa e livre do mnimo arrependimento, representando nossos dramas triunfantes de tornar possvel o impossvel. Shijo Kingo, que recebeu a carta intitulada A Estratgia do Sutra de Ltus, conseguiu vencer suas dificuldades e demonstrou a prova real do poder da f ao seguir a orientao de Daishonin: Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue recitando o Nam-myoho-rengue-kyo, no importando o que acontea (WND-1, pg. 681). Ele tambm aceitou o conselho de Daishonin de exercitar a prudncia e o autodomnio e avanou sem temer a adversidade. Quando fazemos da profunda determinao do mestre a nossa prpria determinao e nos dedicamos ao mximo, no h batalha que no possamos vencer. O Sr. Toda nos garantiu com toda convico: Dedique a vida ao caminho Soka de mestre e discpulo. Voc nunca vai se arrepender disso e sua vida ser adornada com a alegria da vitria. A herana do Kossen-rufu

Em todas as batalhas, tenho empregado a estratgia do Sutra de Ltus conforme o Sr. Toda ensinou. Ela infinitamente superior a qualquer outra estratgia. No podemos nos tornar herdeiros da estratgia do Sutra de Ltus se no lutarmos ao mximo. Essa a herana do Kossen-rufu que somente pode ser conseguida empreendendo um esforo com o mesmo comprometimento que nossos mestres na f. Desde que eu era jovem, venci todas as batalhas liderando com a disposio de que tomar a iniciativa garante a vitria e que a rapidez essencial. Se tomar a iniciativa, ter vantagem, como diz um famoso ditado japons. Parece simples, mas trata-se de um ponto de extrema importncia e que pode significar a diferena entre a vitria e a derrota. Muito contente com nossa vitria no Debate de Otaru, realizado no ano de 1957, o Sr. Toda disse: Os oponentes se lanaram contra ns, mas ns vencemos porque em vez de adotarmos uma postura defensiva, samos na ofensiva e lanamos um contra-ataque aps outro. essencial tomar a ofensiva com toda coragem.

Ser lento para entrar em ao significa ter de trabalhar duas vezes mais arduamente e ser menos eficaz. Mas entrar em ao rapidamente pode ter um efeito positivo sobre todas as pessoas e ser duas vezes mais eficaz. Essa mnima diferena pode levar a resultados drasticamente diferentes. A rapidez pode ser decisiva. O Sutra de Ltus um ensinamento para vencer corajosamente em todos os empreendimentos e desafios. Quando ardemos com um esprito de luta embasado na unicidade de mestre e discpulo e avanamos unidos com nossos companheiros, ento no importando que tipos de obstculos ou funes negativas nos ataquem, conseguiremos venc-los. Essa a garantia transmitida na passagem que diz: Todos aqueles que nutrem inimizade ou rancor contra ns (...) sero derrotados. ([Cf. LS23, pg. 288], WND-1, pg. 1.001.) Somos revolucionrios da Lei Mstica. A Soka Gakkai deve permanecer sempre fiel ao seu esprito original e continuar a avanar com uma forte e resistente vitalidade. Vamos vencer com o corao do rei leo! Peo com ilimitada esperana e aspirao aos integrantes da Diviso dos Jovens, que determinaro o sucesso deste segundo ato do Kossen-rufu: Meus jovens amigos, agora o momento de se levantarem e empregarem a estratgia do Sutra de Ltus! Empenhem-se com a disposio de no poupar a vida! Que todos vocs sigam meus passos como jovens lderes de toda a Soka Gakkai e que conquistem de forma brilhante uma vitria aps outra! Certos de que no h Estratgia mais grandiosa Que a do Sutra de Ltus, Triunfem Em cada desafio.
1. Daishonin escreveu: O budismo preocupa-se fundamentalmente com a vitria ou a derrota. (WND-1, pg. 835). 2. Romain Rolland, Jean-Christophe in Paris. Gilbert Cannan, trad. Nova York, Henry Holt and Company, 1928, pg. 458. 3. No Sutra, a sentena est no pretrito do passado. O tempo do verbo foi mudado nesta carta para adequar-se ao contexto. 4. Campanha de Osaka: em maio de 1956, os membros de Kansai, reunidos com Daisaku Ikeda, que havia sido enviado pelo segundo presidente, Jossei Toda, para apoiarem-nos, apresentaram 11.111 famlias prtica do Budismo de Nitiren Daishonin. Nas eleies realizadas dois meses depois, o candidato apoiado pela Soka Gakkai em Kansai conquistou uma cadeira na Casa dos Conselheiros (Cmara Alta), uma realizao considerada por todos como impossvel na poca. 5. Entrevista com Masao Yokota, consultor do Centro Ikeda para a Paz, o Estudo e o Dilogo (antigo Centro de Pesquisa de Boston para o Sculo XXI), concedida no dia 28 de abril de 2008. 6. Cerimnia de Gongyo realizado de madrugada, tradicionalmente entre as horas do boi (ushi) e do tigre (tora) isto , entre 2h e 4h da manh para orar pela concretizao do Kossen-rufu ou da paz mundial.

Вам также может понравиться