Вы находитесь на странице: 1из 24

Universidade Paulista UNIP Campus Brasilia

Laboratrio de Engenharia de Software.

Tutorial TortoiseSVN

Alunos: Luiz Alberto Viana Lopes 649771-1 Sarah Reis de Melo 652181-1

Tutorial TortoiseSVN
Como usar O TortoiseSVN Para criao de repositorios e manuteno do mesmo no windows. (Enquanto essse tutorial est sendo feito ele est sendo replicado em um repositorio local). 1 Baixar o Tortoise SVN no link http://tortoisesvn.sourceforge.net/, nesse link tambm tem o pack para portugs do Brasil. 2 Depois de baixado e instalado ter de reiniciar o windows para podermos comear o trabalho. 3 Aps reiniciado, vamos criar a nossa pasta local que servir de repositrio.

3.1-Abra o windows explorer, boto direito do mouse, nova pasta:

3.2-De a pasta o nome de RepositorioSVN por exmplo:

4 Vamos agora configurar a nossa pasta como repositorio, mais antes, j que instalamos o pack para lingu portuguesa vamos alter a configurao para portugus: 4.1-Clique com o boto direito do mause em cima da pasta, escolha a opo TortoiseSVN depois a opo setings:

4.2-Aparecer a tela abaixo:

4.3-Na guia Language: (em destaque vermelho) selecione Portugus:

Clique em Apply e depois em OK. Agora o seo TortoiseSVN est em portugs, vamos continuar.

5 Configurando nossa pasta como repositorio local:

5.1-Clique com o boto direito do mouse na pasta que criamos anteriormente, depois em TortoiseSVN, depois em Criar repositrio aqui...

5.2-Aparecer uma tela perguntando o tipo de repositrio, vamos deixar a que j est marcada Sistema de Arquivos Nativo (FSFS)

Aps confirmar o tipo de repositrio, aparecer a tela abaixo confirmando a criao do repositrio:

Pronto, nosso repositrio est criado, so que no iremos trabalhar nessa pasta pois os repositrios SVN guardam os seus arquivos em um formato proprietrio que no podemos usar, para trabalharmos ns precisamos fazer uma outra pasta para obter os arquivos do repositrio, para isso fazemos o seguinte:

5.3-Criamos outra pasta (procedimento 3.1), de a ela um nome como PastaDeTrabalho

5.4-Vamos linkar essa pasta com o nosso repositrio para obter os arquivos: - Clique com o boto direito na pasta de trabalho e escolha SVN Obter:

- Aparecer a tela abaixo:

- Nessa tela que vamos linkar o nosso repositrio, no campo URL do repositrio colocamos o endereo do repositrio criado anteriormente. (esse endereo pode ser copiado do windows explorer, no caso acima a pasta est em : C:\TrabalhoTutorial\RepositorioSVN). Para adicionar no campo URL necessrio colocar antes do endereo o formato file:///. No caso acima ficar assim: file:///C:/TrabalhoTutorial/RepositorioSVN

-Pronto, est criado o link para o repositrio.

A partir de agora, os arquivos dessa pasta podero ser submetidos clicando com o boto direito sobre ela e selecionando TortoiseSVN e depois Submeter, uma janela se abrir e voc poder selecionar os arquivos que deseja submeter. (Ser mostrado abaixo esse processo), lembre-se, nunca apague ou renomeie um arquivo obtido de um repositrio subversion pelo Windows, sempre use o TortoiseSVN, caso isso ocorra, o banco de dados internos do subversion fica perdido e voc poder ter alguns problemas.

Repare que a pasta ficou com um circulo verde, quer dizer que ela existe no servidor, quando ele tem um + em azul ela ser adicionada ao servidor no prximo submeter, quando ela tem um ! vermelho, ela foi modificado e a verso ser atualizada no prximo Submeter, as mesmas caracteristicas servem para os arquivos tambm. 6- Agora que j temos a nossa pasta de trabalho e o repositrio criado, vamos criar um documento na pasta de trabalho para ver o funcionamento do repositrio com a utilizao do TortoiseSVN. 6.1-Primeiro, vamos criar um documento qualquer, como exemplo vou criar um documento html pelo word mesmo e colocar na pasta de trabalho que criamos, depois de criarmos o documento inicial, vamos adiciona-lo ao nosso repositrio, para isso, clique com o boto direito no documento criado, escolha TortoiseSVN depois adicionar:

6.2-Aparecer a tela abaixo para voc confirmar a operao:

6.3-Aps confirmar a operao ele mostrar a tela abaixo confirmando que o arquivo foi adicionado com sucesso.

6.4-Aps confirmao e uma atualizada na pasta (tecla F5) o arquivo ficar com um ponto de interregoo como na figura abaixo, como dito anteriormente no item 05 isso quer dizer que o arquivo sofreu alterao e sua verso ser atualizada no prximo submeter do Tortoise.

6.5-Submetendo o arquivo ao repositrio: Clique com o boto direito do mouse no arquivo que desejamos submeter, depois em SVN Submeter:

6.6-Na prxima tela escolhemos os arquivos que queremos submeter para o repsitorio, no nossa caso apenas o arquivo tutorial.html:

6.7-Aps confirmar, ele ser enviado para o repositrio, ser mostrado a tela abaixo dizendo que o arquivo foi submetido com suceso e informando o numero da reviso:

6.8-O Arquivo ficar com a bolinha verde, isso quer dizer que ele existe no servidor e est na verso atual.

6.9-Toda a vez que alterarmos o arquivo em questo ele ficar com o ponto de exclamao (como na fig. Item 6.4), avisando que o arquivo foi alterado e sua verso atual ainda no est no repositrio, para atualizar o arquivo no repositrio devemos repetir os procedimentos de 6.5 a 6.8, ai teremos uma nova verso do arquivo no repositrio. 7 Para deletarmos um arquivo da pasta de trabalho e tambm do repsitorio, basta apenas selecionarmos a opo TortoiseSVN, depois excluir. Esse o funcionamento bsico do TortoiseSVN, como criar um repositrio (local ou uma pasta na internet), como criar a pasta de trabalho, fazer a ligao entre as duas pastas e como criar e enviar os arquivos para o repositrio e atualizar o mesmo. Existem vrias opes no TortoiseSVN para a manipulao de pastas/arquivos, podemos voltar uma verso anterior do documento, comparar duas verses, alterar o nome

do arquivo/pasta (lembre-se, altere o nome apenas pelo Tortoise, caso seja feito diretamente pelo Windows pode prejudicar o envio do docmento). O TortoiseSVN apresenta vrias outras opes como ilustrado abaixo:

.Exibir Histrico .Repo-Browser => .Verificar Altera .Grfico de Revis .Atualizar para Re .Renomear => Pe .Excluir => Exclu .Obter Trava => T .Ramo/Rtulo=>C de revises vrios .Altera um Ramo .Combinar => Co .Responsabilidade .Criar correo => .Propriedades =>A .Ajuda => Inicia a .Preferncias => A .Sobre => Mostra

Bom, esse foi um tutorial sobre o funcionamento bsico do TortoiseSVN, a ajuda do mesmo muito bem feita e organizada devendo sempre ser consultada quando do surgimento de qualquer dvida.

Вам также может понравиться