Вы находитесь на странице: 1из 4

CENTRO ACADMICO DE LETRAS/PORTUGUS POETA LEONARDO DE NOSSA SENHORA DAS DORES CASTELO BRANCO

CAMPUS POETA TORQUATO NETO 2012.1

APRESENTAO
Para qu uma Semana do Calouro? Dia 15.03.12
A Semana do Calouro de Letras/Portugus um espao pensado e construdo pelo Centro Acadmico de Letras/Portugus CALEP, para que os novos estudantes de Letras, possam ser recebidos, informados e agregados ao mbito estudantil

PROGRAMAO

universitrio: academicamente, politicamente e culturalmente. Este espao, vem sendo historicamente mantido pelo CALEP por acreditar na importncia de receber os/as novos/novas companheiros/companheiras de universidade e de vida. Diante dos problemas reais e visveis: pouca estrutura da universidade, luta pela redemocratizao do espao interno do Movimento Estudantil, as constantes lutas estudantis na cidade de Teresina, preciso cada vez mais estarmos unidos e buscando construir algo diferente do que est virando rotineiro. Para isto, essencial que possamos encarar a Semana do Calouro como uma matria de introduo a uma vida nova, e por isto, esta a maneira do CALEP, saudar todos/todas os/as novos/novas estudantes de Letras / Portugus da UESPI. Sejam bem vindos!

08h00 Abertura da Semana do Calouro 08h30 Palestra: Estrutura poltico-organizacional da UESPI Professora Dra. Ailma 09h10 Palestra: O curso de Letras/Portugus Professora Msc. Joselita Izabel Professora CONVIDAR UMA DA LINGUISTICA 09h40 Conhecendo o CALEP Dia 16.03.02 08h00 Abertura da Semana do Calouro 08h15 Roda de dilogo: Panorama do Movimento Estudantil na UESPI Confirmar nomes 08h40 Roda de dilogo: Construindo e reafirmando as entidades representativas estudantis Lanna Almeida(7 Bloco) Ina Paiva(5 Bloco) 09h20 Exibio de curtas/vdeos/documentrios

Exnel: quais so as nossas Letras?


Somos por natureza seres questionadores. Porque, quando, como e onde, mas primeiramente, o que. Vivemos em uma realidade convencionada e representada. Acordamos e tudo j est acordado. Somos aqueles que no dormem. Em desacordo, encontramo-nos, juntos, acordamos aos outros, despertar para onde? Cada um de ns um representante. Somos os indicados para defender e portar a voz daqueles nesse espao. Estamos aqui para acordar, e tambm, diagnosticar a identidade de uma massa. Certamente no somos os mesmos, somos os outros, e aquilo que interessa-lhes, dever nos interessar frente aos interesses nossos. Estamos em uma entidade amorfa e inerte. Somos o movimento, fazemos o movimento, e de ideais, s vezes desconexos, tornamo-nos fora. Como eltrons, conflitantes, definiremos a nossa rbita. Estamos aqui, em nome de, e aqui decidiremos o que e para onde. Sim, mesmo dentro de uma luta comum, por nossa Letra, no encontramos a mesma resoluo. Discutiremos, ideais, no pessoas, pois somos responsveis pela coliso de nossas idias, mas somos alm daquilo que acreditamos. Aqui definiremos que entidade somos, o que nos delineia e o que queremos. Temos a voz, esta a vez e esse o espao. O que nos torna comuns? Somos uma categoria, proveniente de academias, somos sujeitos que tem em comum a identidade elegida, no regalada pelo nascimento, mas por escolha: Letras. Pertencemos a um mundo invisvel, abstrato, somos inteis a uma sociedade cuja gide principal o lucro, e imateriais, ficamos com o prejuzo. Somos entidade em discurso de defesa, mas sejamos concretos. Devemos agir , e de nossos atos, inmeras reaes, despertadas por nossa ao, iniciaro um movimento como o toque de um domin que incita o prximo, tomando-nos em uma direo precisa: nossos ideais. Idealizamos? Sim, e sonhamos: com a valorizao da identidade Letrada. Lutamos pela qualidade da educao de nosso pas, ansiamos por igualdade, no filosfica, mas quotidiana, igualdade de condies, igualdade civil, igualdades sociais, raciais, sexuais... igualdade entre iguais... Estamos inconformados e no nos cabe parar. Por tudo, nesse durante, refletir, debater, discutir... saber por que lutamos, definir o que queremos, conhecer quem ns somos.
Eu luto, tu protestas, eles seguem... ns revolucionamos.

O mito DCE da UESPI


DCE?? O que diabos isso? O que isso tem a ver comigo? Na universidade tiramos nossas gerida por estudantes carteiras estudantis atravs de um para estudantes. Diretrio Central dos estudantes. Isso mesmo, o DCE uma organizao estudantil, gerida por estudantes para estudantes. Essa entidade deve: ser democrtica, lutar pelos anseios dos estudantes e no ter fins lucrativos. Ento porque pagamos pelas carteirinhas de estudantes? Porque esse dinheiro que pagamos deve retornar para os estudantes na forma de palestras, eventos culturais, intelectuais e de formao, no financiamento de viagens para encontros e congressos, no repasse para os C.As(Centros Acadmicos)... Os DCEs funcionam dentro das universidades, facilitando o contato entre membros da diretoria e acadmicos. A diretoria de um DCE eleita por meio de eleio. Ao fim de uma votao movimentada e de um processo tenso de apuraes, a chapa que vence, por ter conquistado a maioria dos votos, empossada. Ela tem autonomia para gerir a entidade por todo o mandato, cumprindo com as suas propostas de campanha, mobilizando os estudantes em prol de causas comuns e fomentando discusses em torno da nossa conjuntura nacional. Agora, imagine se a diretoria do DCE da sua universidade realizasse eleies s escondidas e elegesse uma nova diretoria com o voto de apenas 17 estudantes, escolhidos pela prpria diretoria. Pior ainda, se ela utilizasse o dinheiro das carteirinhas em benefcio prprio, no fizesse repasse para os C.As e nem prestasse conta aos estudantes das finanas. Catastroficamente pior, se ele no atendesse mais aos anseios dos estudantes, funcionasse fora da universidade e trabalhasse apenas em prol de um pequeno grupo de falsos estudantes corruptos. No um DCE assim que queremos. Por isso lutamos por um Diretrio que emita carteirinhas a preos acessveis, patrocine eventos acadmicos de carter ldico e intelectual; mobilize-se em favor das causas estudantis, sociais, polticas e econmicas; respeite as decises das assemblias gerais e represente os estudantes junto aos docentes e administradores da universidade. QUEREMOS UM DCE DCENTE!!
Leo Maia estudante de Comunicao Social

EXNEL, a Executiva Nacional dos Estudantes de Letras. Entidade mxima de representatividade dos estudantes de letras do Brasil.

Leonardo de N Senhora das Dores Castelo Branco


Revolucionrio, poeta e mecnico, nascido na fazenda Taboca, municpio de Barras, hoje Esperantina e falecido na mesma localidade (1789 1873). Autodidata, tendo adquirido uma boa cultura. Foi um dos vultos mais grandiosos da historio de nossa independncia. Teve uma participao ativssima como um dos precursores desse movimento de emancipao poltica. Aderiu e teve uma participao muito significativa no levante de Parnaba, em 19/10/1822, em prol de nossa liberdade poltica. Fracassado o movimento, fugiu para o Cear. Em Sobral contando com o apoio dos cearenses, organizou um Corpo Expedicionrio. Em 22/01/1823 chega a Piracuruca, aprisionando a guarnio da cidade. No dia 24 do mesmo ms lana uma carta de exortao aos piauienses e proclama a Independncia do Piau. De Piracuruca segue para Campo Maior, onde proclama a adeso da Vila. Surpreendentemente abandonou Campo Maior e estabeleceu o seu quartel no porto das Melancias, no Rio Parnaba, onde foi preso e enviado para Portugal. Em Lisboa fez a promessa de acrescentar ao seu nome a designao Nossa Senhora das Dores caso fosse solto e assim se verificou. Anistiado pelo Decreto de 06/06/1823 voltou para o Piau. Em 1824 aderiu ao movimento de Confederao do Equador. Abafado o movimento, foi novamente preso e remetido para So Luis, onde foi solto. Decepcionado com os rumos da poltica, volta ao convvio do lar. Reacende aquela idia que sentia fremir em si desde jovem: fabricar uma mquina de madeira, que ele chamou de moto-contnuo. Fez vrias experincias. Foi, todavia, uma seqncia de frustraes. Escreveu: A Criao Universal, com 4.247 versos soltos; O Santssimo Milagre, cano em que resumidamente descreve o milagre de Santarm; Leonardina, obra dividida em 2.422 versos e na qual abordou os mais graves problemas geogrficos e astronmicos, e Mecnica Astronmica. Lucdio Freitas assim descreve a figura do grande piauiense: Leonardo iluminou os longes de nossa vida, surgindo aos nossos olhos como um smbolo primitivo de nossa raa; desencontrado e furioso como uma onda bravia; sonhador e sugestivo como um Deus; firme nas suas convices, leal e forte nas suas investidas, amando a liberdade acima de todas as cousas e vendo nas revolues o meio mais prtico e mais eficiente para conquista rpida dos nossos ideais polticos. Fonte: Dicionrio Histrico Biogrfico Piauiense - Wilson Carvalho Gonalves (texto e foto)

PARA OS QUE VIRO Como sei pouco, e sou pouco, fao o pouco que me cabe me dando inteiro. Sabendo que no vou ver o homem que quero ser. J sofri o suficiente para no enganar a ningum: principalmente aos que sofrem na prpria vida, a garra da opresso, e nem sabem. No tenho o sol escondido no meu bolso de palavras. Sou simplesmente um homem para quem j a primeira e desolada pessoa do singular - foi deixando, devagar, sofridamente de ser, para transformar-se - muito mais sofridamente na primeira e profunda pessoa do plural. No importa que doa: tempo de avanar de mo dada com quem vai no mesmo rumo, mesmo que longe ainda esteja de aprender a conjugar o verbo amar. tempo sobretudo de deixar de ser apenas a solitria vanguarda de ns mesmos. Se trata de ir ao encontro. ( Dura no peito, arde a lmpida verdade dos nossos erros. ) Se trata de abrir o rumo. Os que viro, sero povo, e saber sero, lutando.

Thiago de Mello

Вам также может понравиться