Вы находитесь на странице: 1из 2

LEI N 9.628, DE 14 DE ABRIL DE 1998 Dispe sobre a criao da Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio e d outras providncias.

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Fica criada a Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio, com sede em Braslia, Distrito Federal, diretamente vinculada ao Procurador-Geral da Repblica. Art. 2 A Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio tem natureza jurdica de rgo autnomo, como prescreve o art. 172 do Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, com a redao dada pelo Decreto-Lei n 900, de 29 de setembro de 1969. Art. 3 So objetivos da Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio: I - iniciar novos integrantes do Ministrio Pblico da Unio no desempenho de suas funes institucionais; II - aperfeioar e atualizar a capacitao tcnico-profissional dos membros e servidores do Ministrio Pblico da Unio; III - desenvolver projetos e programas de pesquisa na rea jurdica; IV - zelar pelo reconhecimento e a valorizao do Ministrio Pblico como instituio essencial funo jurisdicional do Estado. Pargrafo nico. Para a consecuo de seus objetivos, poder a Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio promover, direta ou indiretamente, cursos, seminrios e outras modalidades de estudo e troca de informaes, alm de celebrar convnios com os Ministrios Pblicos dos Estados. Art. 4 A implantao e o funcionamento da Escola incumbiro ao Procurador-Geral da Repblica, mediante dotao oramentria especfica. Art. 5 A Escola ser administrada por: I - um Diretor-Geral, escolhido pelo Procurador-Geral da Repblica; Il - um Conselho Administrativo, presidido pelo Diretor-Geral, composto de quatro Membros e respectivos suplentes, oriundos de cada ramo do Ministrio Pblico da Unio, nomeados pelo Procurador-Geral da Repblica, aps indicao dos respectivos Procuradores-Gerais. Art. 6 Para cada ramo do Ministrio Pblico da Unio haver uma Coordenao de Ensino, cujo Coordenador e seu suplente sero nomeados pelo Procurador-Geral da Repblica, aps indicao do respectivo Procurador-Geral, dentre os Membros dos respectivos ramos. Art. 7 Os servios administrativos da Escola ficaro a cargo de funcionrios dos ramos do Ministrio Pblico da Unio. Art. 8 Na composio do corpo docente, dar-se- preferncia aos Membros do Ministrio Pblico da Unio, que faro jus ao pro labore previsto no inciso VI do art. 227 da Lei Complementar n 75, de 20 de maio de 1993, que ser fixado anualmente pelo Procurador-Geral da Repblica. Art. 9 Para atender s exigncias de trabalho tcnico na Escola, o Conselho Administrativo poder autorizar contrataes de servios de profissionais especializados.

Art. 10. A Escola poder realizar convnios com rgos congneres da Administrao Pblica e instituies de ensino, mediante prvia autorizao do Procurador-Geral da Repblica, ouvido o Conselho Administrativo. Art. 11. O Procurador-Geral da Repblica baixar o Estatuto da Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio em sessenta dias aps a publicao desta Lei. Art. 12. Ficam criados os cargos em comisso e as funes gratificadas constantes do Anexo, destinados estrutura administrativa da Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio. Art. 13. As despesas decorrentes da aplicao desta Lei correro conta das dotaes oramentrias do Ministrio Pblico da Unio. Art. 14. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 15. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 14 de abril de 1998; 177 da Independncia e 110 da Repblica.

Вам также может понравиться