Вы находитесь на странице: 1из 23

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Arquitetura Orientada a Servio

SOA

...maneira inteligente de controlar, processos e reutilizar coisas


Alessandra Bomura Gerente da GTV tecnologia

fundamental ter profissionais que conheam bem os processos da empresa


Mrcio Butuem Gerente snior de venda Oracle.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Objetivo O objetivo aqui fazer uma apresentao sobre um novo paradigma em desenvolvimento de sistema em grande escala Arquitetura Orientada a Servio SOA. E abordar o uso da aplicao nas organizaes.

Sobre os Apndices O apndice anexado nesse trabalho tem como objetivo de reforar os conceitos de Arquitetura Orientada a Servio. No apndice tem como mostrar a voc leitor a compreenso e funcionamento bsico do WebServices. O material desse apndice foi desenvolvido por: Mauricio Reckziegel programador a quatro anos e desenvolve sistemas para web especificamente, trabalhando mais com a linguagem PHP. Estudante de Sistemas de Informaes na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijui - Campus Santa Rosa e, no momento, desenvolve a monografia em cima da arquitetura WebServices.

Mercado SOA Nessa parte foi anexado, s ltimas noticias sobre arquitetura analisando a data de entrega deste trabalho. Nessa categoria possvel visualizar a evoluo desse paradigma.

Fonte de pesquisa As fontes de pesquisas para desenvolvimento deste material, foi busca realizadas na Internet, revistas (info exame setembro de 2006 e a revista Mundo Java n 18 Ano III). No foi utilizando nenhum livro especifico para concluso desse trabalho, devido no momento que foi pesquisado no foi encontrado referencias sobre o paradigma.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ndice

Arquitetura SOA................................................................................................................4 SOA e OOP tem diferena?...............................................................................................6 Beneficio do SOA..............................................................................................................7 Perfil do profissional de TI................................................................................................7 Apndice WebService........................................................................................................9 Apndice Mercado SOA...................................................................................................15

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Arquitetura SOA Tecnicamente o SOA um paradigma para organizao e utilizao de competncia distribuda que esto sob controle de diferentes domnios proprietrios. De um modo geral as pessoas ou as organizaes criam competncias para resolver ou suportar uma soluo para problemas que encontram no decorrer de seus negcios. Em outros termos o mundo da computao um requisito compatvel. A arquitetura orientada a servio torna possvel transformar aplicaes monolticas rgidas em componente de softwares flexveis, permitindo a interoperabilidade entre diferentes tecnologias. O ponto crucial nas aplicaes de negcios enfoca: reutilizao, a reduo de custo de desenvolvimento e manuteno, torna solues de negcios mais geis e fceis de implementar, viabilizando as oportunidades de negocio, ai que o SOA adotado pelas entidades (pessoas e organizaes). As organizaes e as pessoas em nosso tempo visam os seguintes pontos para um negocio: reutilizao, custo x beneficio, segurana e flexibilidade, esses so os pontos cruciais por empreendedores de negcios. Abaixo citamos o que Arquitetura Orientada a Servio pode oferecer as entidades:

Reutilizao e eficincia de custos O SOA oferece a reutilizao de servios de negcios, onde funcionalidades j existentes na prpria organizao podem resultar na reduo significativa do esforo de desenvolvimento aplicacional e isso implica nos custos. O fato que reutilizao cresce dramaticamente medida que novos negcios so construdos e incorporados nas diferentes aplicaes. Um exemplo prtico, onde programadores dentro e fora da organizao pode alavancar o cdigo desenvolvido pelas aplicaes existentes e reutiliz-los para satisfazer novos requisitos do negocio.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Interoperabilidade SOA oferece interaes entre pedidos clientes e os servios onde o cliente e os servios passam se comunicar e compreender mutuamente, independente da plataforma que a suporta. Uma forma consistente definida e transparente, os WebServies que providenciam um conjunto robusto e consistente de protocolos, regras e tecnologias que so completamente independentes programao. Um exemplo clssico que podemos ver de um WebService, onde posso ter um servidor Linux onde roda uma aplicao, onde essa aplicao est disponvel para qualquer outra plataforma, por exemplo: Windows. A aplicao funciona normalmente em outra aplicao independente da plataforma diferente ou semelhante (distribuies Linux). das plataformas, sistemas ou linguagens de

Flexibilidade Utilizar os servios que possibilita as aplicaes grande flexibilidade e facilidade de evoluo e rpida adaptao s constantes mutaes do negocio, das regras e requisitos.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

SOA e OOP1 tem diferena? Para quebrar logo a inrcia, o foco da SOA funo de negocio e OOP o foco est no empacotamento de dados com operaes. possvel ouvir por ai que SOA x OOP so paradigmas com o mesmo foco, porem podemos perceber tecnicamente que isso no verdade. Veja algumas distines: OOP tem a inteno de unir mtodos a um dado objeto. Para SOA, podem-se pensar os servios como acesso aos mtodos. Para um objeto existir precisa ser instanciado enquanto ele interage com um servio onde ele existe. O SOA no enfatiza a necessidade de clarificar a semntica, j o objeto expe a estrutura, mas no a maneira de expressar semntica, a no ser que tenha um comentrio na classe. Porem os dois paradigmas tem formas de pensar sobre representaes de coisas e aes no mundo referindo-se especificamente sobre a construo de sistemas. O ponto crucial o entendimento e aplicao do paradigma. Qualquer coisa pode ser um servio e qualquer coisa pode ser um objeto ento o desafio aplicar o paradigma para melhorar a clareza e obter as coisas feitas. SOA oferece a base mais vivel para sistemas de grande escala, devido oferecer a melhor forma como as atividades humanas so gerenciadas por delegao.

OOP Programao Orientada a Objetos

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Benefcios da arquitetura

Um dos principais benefcios facilitar o gerenciamento do crescimento dos sistemas corporativos de larga escala e reduzir custos na organizao (como j citado) para cooperao das organizaes. Esse paradigma escalvel nico oferece organizao de grandes sistemas em rede que requerem interoperabilidade (interaes clientes e servios) para realizar o valor inerente aos componentes individuais. Um exemplo: uma grande companhia adquire uma pequena companhia precisa determinar como integrar a infra-estrutura de TI, adquirida no portifolio global de TI existente. No mundo real podemos citar a compra da Varig (linhas reas) pelo Gol linhas areas.

Perfil do profissional

importante mencionar que no h uma formao especifica para atuar com SOA, o que conta a combinao de experincia do profissional e a habilidade tcnicas e a viso do negcio. Temos aqui tecnologias que tendem a arquitetura: Computao JEE JAVA XML JAX PHP .NET PYTHON

Negcios BPM ESB BRE ITL

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Apndice WebServices

Devido aos avanos tecnolgicos, a popularizao da Internet e a evoluo das redes de computadores, resultando no surgimento de aplicaes distribudas, cada vez mais aumenta a necessidade de compartilhamento de informaes. Em outras palavras, aumenta a necessidade de interoperabilidade entre sistemas. Surgem ento os Web Services, como soluo para uma melhor comunicao entre sistemas distribudos. Em principio, as redes de computadores eram baseadas na comunicao entre cliente e servidor. Mais adiante, com o surgimento da programao orientada a objetos, surgiram novos middlewares, que possuem como funo possibilitar que as aplicaes possam ser escritas de modo mais independente possvel do hardware e do sistema operacional, permitindo assim que um mesmo cdigo de aplicao possa ser carregado e executado em diferentes equipamentos receptores. Em resumo, o middleware um software capaz de interpretar os aplicativos e traduzi-los na linguagem do sistema operacional em que ele reside. Exemplos como, CORBA, DCOM e RMI, onde o processamento passou a ser repassado para vrios servidores. Atravs de um conjunto de novos conceitos de interoperabilidade como o XML, o SOAP, o WSDL, e o UDDI, os Web Services vieram facilitar a comunicao entre as aplicaes que residem em mltiplas plataformas, usando diferentes modelos de objetos e baseados em linguagens diferentes. Este diferencial acaba com eventuais problemas que eram gerados antigamente em outras aplicaes distribudas citadas anteriormente. Resumindo, Web Services a tecnologia ideal para comunicao entre sistemas. A comunicao entre os servios padronizada, possibilitando a independncia de plataforma e de linguagem de programao. Por exemplo, um sistema de desenvolvido em Java e rodando em um servidor Linux pode acessar, com transparncia, um servio feito em .Net rodando em um servidor Microsoft.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Definio Segundo Menndez, h uma definio bastante simples para um Web Services: uma aplicao que aceita solicitaes de outros sistemas atravs da Internet. Segundo James Snell, Web Services so interfaces acessveis de rede, para as funcionalidades da aplicao, que utilizam em sua construo tecnologias padres da Internet. Atravs dessas afirmaes, observa-se que Web Services so servios que visam facilitar o processamento distribudo em sistemas heterogneos. Estes servios so baseados em um conjunto de padres da Internet definidos pelo W3C. O W3C um consrcio, destinado a desenvolver tecnologias interoperantes, de domnio pblico, para a World Wide Web. Simplificando, Web Service uma maneira de expor funcionalidades para usurios Web atravs de protocolos padro. Tambm podemos citar como uma aplicao identificada por uma URI (Uniform Resource Identifier), cujas interfaces podem ser descobertas e definidas atravs de artefatos XML, e que suporta interaes diretas com outros softwares utilizando mensagens XML atravs de protocolos padro da Internet (W3C). Visando reforar o conceito, um exemplo interessante de uma aplicao que utiliza alguma dessas caractersticas citadas acima, seria em um portal Internet de turismo descrito por Capelari. O portal receberia como entrada um destino turstico. Com essa informao, o sistema do portal procuraria servios oferecidos para aquela localidade destino, como passagens, hospedagens, aluguel de veculos, entre muitos outros, comparando preos, horrios, enfim, descrevendo os servios oferecidos. Porm, para tal implementao, seriam necessrios que as diversas empresas da rea criassem seus Web Services, que seriam acessados pelo portal. Essas consultas poderiam ser feitas de maneira concorrente. Esse tipo de implementao gera um controle descentralizado, pois uma companhia area, por exemplo, poderia alterar seus horrios de embarque, sem necessitar informar a um sistema de controle central sobre a alterao.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Figura 1 - Web Services Aplicao O principal objetivo dos Web Services proporcionar a interoperabilidade entre sistemas distribudos, independente da plataforma e da linguagem de programao utilizada por eles, disponibilizando uma melhor interligao destas aplicaes, como visto na figura 2. Esta interligao tem como princpio facilitar os processos de negcios, proporcionando a softwares isolados passarem a funcionar de forma conjunta com os demais. Um projeto bem elaborado busca a diminuir custos, aumentar a produtividade e uma maior oportunidade de rendimento. Mas, diversos quesitos devem ser levados em conta, para evitar que esta comunicao de plataformas possa trazer prejuzos em vez de benefcios.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Figura 2 - A basic web service [OREILLY], p.06. Benefcios Os Web Services trazem diversos benefcios quando utilizados de maneira correta e bem sucedida. Os servios so baseados em um conjunto de padres da internet definidos pelo W3C, no requerem configuraes especiais nos firewalls, pois o protocolo http, o qual o mais utilizado, atua como transporte na comunicao entre cliente e Web Service. Possuem independncia de plataforma, devido a ser baseado em XML, o qual pode gerar documentos complexos. Outra caracterstica que deve ser destacada o re-uso dos componentes pertencentes aos sistemas integrados, onde cada componente pode representar um servio distinto, podendo participar de mltiplos sistemas provendo maiores benefcios imediatos e aumento da agilidade do negcio. Arquitetura A arquitetura dos Web Services baseada na interao de trs personagens: Provedor de Servios, Consumidor de Servios e Registro dos Servios. A interao destes personagens envolve as operaes de publicao, pesquisa e ligao. Vejamos a definio de cada uma destas funes [KREGER2001]: Provedor de servios: o provedor de servios a entidade que cria o Web Service. Ele disponibiliza o servio para que algum possa utiliz-lo. Mas, para que isto ocorra, ele precisa descrever o Web Service em um formato padro, que seja compreensvel para

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

qualquer um, que precise usar esse servio, tambm publicar os detalhes sobre seu Web Service em um registro central que esteja disponvel. Consumidor de servios: qualquer um que utilize um Web Service criado por um provedor de servios chamado de consumidor de servios. Este conhece a funcionalidade do Web Service, a partir da descrio disponibilizada pelo provedor de servios, recuperando os seus detalhes atravs de uma pesquisa sobre o registro publicado. Atravs desta pesquisa, tambm o consumidor de servios pode obter o mecanismo para ligao com este Web Service. Registro dos servios: Um registro de servios a localizao central onde o provedor de servios pode relacionar seus Web Services, e no qual um consumidor de servios pode pesquis-los. O registro dos servios contm informaes como detalhes de uma empresa, quais os servios que ela fornece e a descrio tcnica de cada um deles. Portanto, o provedor de servios define a descrio do servio para o Web Service e publica esta para o consumidor de servios no registro de servios. O consumidor de servios utiliza a descrio do servio publicada para se ligar ao provedor de servios e invocar ou interagir com a implementao do Web Service.

Figura 3 - Web Service Roles [OREILLY], p.11.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Comunicao entre as camadas A comunicao entre aplicaes de Web Service fazem uso de quatro camadas que empacotam a requisio e a resposta entre um servidor e um cliente. As camadas utilizadas so: XML (Extensible Markup Language) SOAP (Simples Object Access Protocol) WSDL (Web Services Definition Language) UDDI (Universal Discovery Description Integration)

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Apndice Mercado SOA

SOA: Progress recruta integradores no Brasil

Data: 01/12/2006 Veculo: MundoJava Seo: Notcias UF: PR O objetivo do recrutamento atingir 30 parceiros ativos, estabelecendo uma base de SIs capaz de suportar a estratgia da Progress de se posicionar como o maior disseminador da arquitetura SOA no Brasil.

A subsidiria brasileira da Progress Software Corporation (NASDAQ: PRGS), lder no fornecimento de tecnologia para o desenvolvimento, implementao e gerenciamento de aplicaes de negcios, est iniciando uma campanha de recrutamento de novos parceiros SI (System Integrators) para a sua unidade de negcios Sonic Software, especializada em ambientes SOA.

Atualmente, a Progress conta com seis parceiros ativos no pas, operando com solues da Sonic em projetos de integrao. O objetivo do recrutamento atingir 30 parceiros ativos, estabelecendo uma base de SIs capaz de suportar a estratgia da Progress de se posicionar como o maior disseminador da arquitetura SOA no Brasil.

De acordo com Luiz Cludio Menezes, Country Manager da Progress Software Brasil, o primeiro requisito para que um integrador de sistema obtenha status de SI junto empresa deter conhecimento tcnico e experincia compatvel com a complexidade do mundo SOA. As vantagens oferecidas pela Progress vo desde comisses diferenciadas para a venda de solues Sonic Software, at o acesso facilitado base atual de 2 mil clientes Progress no Pas e planos de treinamento e certificao de tcnicos para a operao com a tecnologia SOA.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A Progress desenvolveu tambm um programa de apoio ao planejamento de marketing dos SIs que compreende tpicos como a analise de oportunidades de mercado para solues SOA e a preparao de planos de negcio compatveis com a estratgia de implementao da tecnologia. Tambm est previsto o desenvolvimento de marketing cooperado e apoio direto em projetos e aes de pr-venda. Estamos disponveis at mesmo para acompanhar o parceiro de forma personalizada em processos de negociao e fechamento de contratos, assinala o Country Manager.

Segundo Menezes, as grandes corporaes do Pas comearam a se interessar por SOA h cerca de um ano e esto agora em fase de aplicao efetiva do modelo, o que sinaliza um cenrio bastante promissor para 2007. O interesse pela orientao a servios no mercado local ficou evidente no nosso ltimo encontro internacional que realizamos h dois meses em So Paulo, e que atraiu diversos participantes de centenas de corporaes, assinala. Segundo ele, mundialmente, a Progress ampliou em 113% as vendas de solues Sonic no primeiro semestre deste ano, atingindo 300 grandes clientes no mundo. J pelos clculos do Gartner, a soluo Sonic ESB a de melhor desempenho relativo no segmento, com taxa de crescimento de 16,7% no ltimo ano.

A campanha de recrutamento da Progress prev a realizao de road-shows pelo pas e a realizao de eventos com apoio de entidades formadoras de opinio, a exemplo dos seminrios que a Progress Brasil vem participando ou promovendo como o Gartner e a IDC. Na expectativa de Menezes, at o final de 2007, a empresa ir conquistar 12 contratos envolvendo componentes Sonic no Brasil, avanando principalmente em verticais como telecomunicaes, setor financeiro, indstria farmacutica e manufatura.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A Sun tambm SOA

Data: 31/10/2006 Veculo: Computerworld Seo: Mercado UF: SP Companhia refora estratgia na Amrica Latina para apagar a imagem herdada que a posicionava como uma mera fornecedora de hardware Camila Fusco

Reforar a comunicao ao mercado sobre as estratgias de software e se livrar do estigma de empresa fornecedora de hardware. Esses so os objetivos principais da Sun Microsysterns para os prximos meses, especialmente na Amrica Latina, onde a companhia j trabalha em iniciativas em tal direo. "Voc no compra o que no conhece. Ampliar a mensagem de que tambm somos uma empresa fornecedora de solues de integrao essencial neste momento." As palavras so de Paulo Kalapis, gerente de software da Sun na regio e um dos embaixadores da estratgia que tero a misso nada fcil de mudar o perfil da companhia. "Ouvimos o mercado, os clientes, as empresas de consultaria e vimos que se no mudarmos a percepo sobre ns no teremos sucesso", diz. Em sua primeira viagem ao Brasil, no incio de outubro, o executivo coordenou junto com Jos Carlos Sampaio, diretor de software da Sun no Pas, os primeiros passos para efetivar aquela que considera a estratgia mais acertada nesse processo de transformao de imagem. Projetos de arquitetura orientada a servios (SOA) esto no centro das iniciativas. "Nosso foco agora SOA. Tudo o que buscamos neste momento nos posicionarmos com os clientes, o mercado e as consultorias como um fornecedor de solues destinadas arquitetura orientada a servios", explica o executivo. A modificao de perfil dos parceiros e a aproximao com clientes so alguns dos objetivos da Sun. Hoje so cerca de dez parceiros formais no Brasil e a companhia pretende segmentar em um nvel mais profundo a rea de atuao de cada um deles, seja em hardware ou software. Segundo Sampaio, a empresa far uma reviso nessa atuao dos parceiros, em software ou hardware, para reforar a presena de cada um deles no espao delimitado. Assim, trabalharo com mais fora em sua rea de destino, acredita o diretor. Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

BOCA NO TROMBONE Quando fala em ampliar a comunicao ao mercado, Kalapis se refere ainda a deixar a discrio de lado. Segundo o diretor de software para Amrica Latina, at ento a poltica da companhia era de no divulgar projetos estratgicos, o que dever mudar nos prximos tempos. "Mantivemos muitas de nossas histrias de sucesso em segredo, mas agora a meta ampliar a comunicao ao mercado justamente para mostrar o que temos de melhor", diz o executivo. No Pas, a companhia j conduz dois projetos de SOA, um no segmento financeiro, e outro, no setor de telecomunicaes. Para crescer em tal esfera, a Sun aposta em sua linha de produtos encorpada recentemente com as solues vindas das aquisies da Neogent, do ramo de gerenciamento de identidade, e da SeeBeyond, que atua na rea de integrao de negcios."A Sun vem bastante agressiva neste ano fiscal de 2007 - iniciado em julho - em relao a software. Vamos falar bastante de SOA, integrao de negcios, consolidao e BPM", avisa Kalapis. Na avaliao de Sampaio, os projetos de arquitetura orientada a servios j passaram da fase conceituaI em boa parte das empresas brasileiras. O papel dos fornecedores de soluo neste momento est em mostrar como podem auxiliar as companhias na fase de concretizao." algo que deve ser colocado em prtica. Os clientes no querem mais ouvir falar em SOA conceitualmente", complementa Sampaio. Ainda segundo a estratgia para o Brasil, a Sun quer se aproximar das grandes e mdias consultorias."Quero que elas nos enxerguem como um grande canal capaz de desenhar solues setoriais e com produtos para implementao", diz Sampaio. De acordo com o executivo, a Sun tem sido procurada por vrias empresas de mdio porte para compor solues de implantao nessa rea. Na avaliao dos executivos, o caminho est sendo bem pavimentado. Mas ainda no existem planos traados ou projees de onde a companhia pretende estar em longo prazo. Adaptao e flexibilidade so as palavras de ordem nesse processo." No posso dizer onde queremos estar daqui a dez anos. Isso porque o mercado quem vai me dizer", conclui Sampaio.

Software, sistemas e servios A mudana da imagem perseguida pela Sun reflexo direto de uma estratgia global j encampada h algum tempo por lderes da companhia, como o Chief Executive Officer (CEO), Jonathan Schwartz. No fim de julho, incio do ano fiscal de 2007, o executivo comentou que este Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ano ser de esforos concentrados em software, sistemas, armazenamento e servios. Segundo Schwartz, esta seria uma forma de aumentar a confiana na estabilidade do negcio da Sun e aproveitar as oportunidades de mercado, alm de ser uma ferramenta para aumentar o lucro operacional, como percentual da receita, em pelo menos 4% durante o quarto trimestre de 2007. Resta saber se os projetos de divulgao da Sun para SOA j no perderam o compasso, visto que muitas outras companhias - como IBM e BEA, s para citar alguns exemplos - vm h tempos comunicando efetivamente suas estratgias para a arquitetura. 3COM APOSTA NA OFERTA DE CONVERGNCIA Depois de anos conturbados, em que mudou o foco mais de uma vez, companhia diz que quer se tornar a "alternativa preferida" para o mercado 8MB com sute combinada O principal desafio da 3Com em todo o mundo para o ano fiscal de 2007, que comeou h dois meses, mostrar aos clientes, parceiros e ao mercado o valor real da soluo convergente de segurana de redes, na qual est apostando. A afirmao do vice-presidente snior de vendas e marketing da companhia, Robert Dechant, que veio ao Brasil para participar da primeira edio nacional do 3Com Latin America Partner Summit. O prprio evento faz parte da estratgia da empresa para explicar seu foco e reforar o programa de canais. Depois das diversas mudanas de prioridade, Dechant conta que a 3Com agora estabeleceu que pretende se transformar em uma alternativa consistente para quem no quer - ou no precisa - adotar sistemas de grande porte e que, desta forma, no vai competir com Avaya em telefonia e nem mesmo com a Cisco em solues para Internet."Queremos nos posicionar em um novo nicho, oferecendo uma soluo que rene dados, voz e segurana de redes com um preo reduzido", explica Dechant. J na Amrica Latina, o maior desafio garantir que o suporte e os servios possam ser bem feitos, para fazer toda a estratgia mundial funcionar. "Acredito muito na capacidade dos mercados emergentes e mais ainda no forte relacionamento que normalmente estabelecido por aqui", diz. As atividades para que se alcance as metas j esto andamento. A empresa lanou recentemente o 3Com Unified Gigabit Wireless PoE 5witch 24, cuja proposta, segundo a empresa, atende em cheio a necessidade dos clientes: soluo convergente de voz sobre IP e tecnologias mveis, com fcil implementao e gerenciamento. "Estamos trabalhando neste ano fiscal para fazer com que as pessoas entendam que as aplicaes vm juntas", explica o diretor de gerenciamento da linha de produtos para 5MB da 3Com, Nikos Koutsoukos. Segundo o executivo, motivos para acreditar no resultado desta estratgia no faltam. "Conversei com um parceiro aqui no evento chamado Net Sul que h trs anos se tornou revendedor Cisco. No entanto, a companhia decidiu Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

voltar a ser parceiro 3Com porque acredita mais na nossa estratgia", comemora. As principais verticais para a empresa, segundo Dechant, so governo, educao, sade e varejo. "Na Amrica Latina, entretanto, os maiores destaques so governo e educao, enquanto no Brasil, alm de governo, destacam-se o segmento financeiro e manufatura", detalha. O crescimento da 3Com no Brasil bastante acima do restante dos pases. Apesar de a Amrica Latina ainda significar pouco dentro do faturamento global, a que tem maior velocidade de aumento de receita. "No ano fiscal de 2006, crescemos 50% em relao a 2005", conta o country manager da 3Com, Marcos Corra. O destaque so as solues de voz e os primeiros contratos com as solues convergentes. "Os negcios de solues de voz representaram 8% do faturamento total da companhia, e registraram crescimento de 14%", revela. As quatro especialidades da empresa incluem sistemas de voz, dados, segurana e redes sem fio. Entretanto, o principal fator de crescimento, segundo Corra, foi a consolidao no mercado corporativo com o switch convergente. Em 2000, a companhia havia deixado o segmento corporativo e h dois anos retomou a atuao com switches de grande porte. Com essas aes e o oferecimento de solues que atendem a necessidades de ponta a ponta, a 3Com parece que finalmente encontrou seu lugar na praia e diz que no pretende mais mudar o rumo. Agora, a ateno est voltada somente ao crescimento.

Mais do mesmo. Em nova embalagem Tivit une-se a Altiris, Microsoft e Lenovo para renovar e tornar mais atraentes suas ofertas de servios de TI para gesto de estaes de trabalho Aliada a parceiras de peso- Altilitis, Microsoft e Lenovo - a Tivit, empresa de outsourcing de TI controlada pela Votorantim Novos Negcios, apresenta ao mercado uma nova embalagem para seus servios de gesto de estaes de trabalho. Anunciado na segunda quinzena de outubro, o Service Office oferece de forma integrada um pacote de hardware, software e servios. Pelo modelo, a Microsoft fornecer o sistema operacional Windows XP e Microsoft Office System, enquanto a Altiris ser responsvel pelas ferramentas de gesto e administrao de estaes. A Lenovo dever fornecer notebooks ou desktops, de acordo com a necessidade do cliente, e a Tivit ser responsvel pelo trabalho de integrao e operao da soluo, alm da gesto dos nveis de servio, manuteno e personalizao dos ambientes. Segundo Paulo Scridell, diretor de Desenvolvimento de Solues, Projetas e Marketing da Tivit, apesar de ter um modelo delineado, Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

a soluo e a gesto do servio so modulares. O cliente pode definir se quer adquirir o hardware da Lenovo ou se prefere que as mquinas sejam ativos da Tivit. Ainda h a possibilidade de migrao gradual, caso o cliente possua um parque computacional relativamente novo. A soluo de gesto promete ainda melhorar a aderncia das operaes em relao s melhores prticas de governana de TI e aumentar o nvel de conhecimento da administrao dos sistemas, alm de reduzir o custo total de propriedade (TCO) entre 20% e 30%."Conhecendo a previso de seus negcios, o cliente pode estimar inclusive quanto vai gastar com essa rea." Apesar de o anncio ser feito neste momento, o contedo oferta do no novo. O que a novidade a forma apresentada, segundo a Tivit, por meio da integrao com parceiros. "Esse formato amplia nossa competitividade e traz formas alternativas de abordagem", enfatiza.

PARCERIAS ESTRATEGICAS Para Vera Cook, gerente da rea de parceiros da Microsoft, a aproximao com a TIvit estratgica para a diversificao do modelo de negcios da gigante de software. "A rea de outsourcing tem crescido muito na Microsoft nos ltimos anos e uma das estratgias integrar nossas atividades com grandes empresas de servios, como a Tivit, justamente para crescer nessa esfera", ressalta a executiva. Na avaliao de Roberto Coutinho, responsvel pela rea de desenvolvimento de rotas da Lenovo, a companhia atingir maior visibilidade com a parceria com a Tivit. "Conseguimos um nvel de abordagem que talvez no poderamos atingir sozinhos. Muitos clientes pedem solues de software e gesto, alm do hardware", complementa. A meta da Tivit comercializar, inicialmente, o pacote para sua base de clientes de outsourcing, hoje composta por 200 companhias. (CF).

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Primeiro Frum SOA discute modelagem de negcios

Data: 25/09/2006 Seo: Capa

Veculo: TIinside UF: SP

medida que a empresa luta para tornar-se enxuta e mais competitiva, o custo e a efetividade das operaes de negcios devem ser cada vez mais controlados. A capacidade de modelar, gerenciar e monitorar os seus processos de negcios pode ser o caminho para resolver essas questes.

Esse enfoque entral da apresentao de Paschoal D'Auria, gerente da famlia WebSphere da IBM, no 1 Frum SOA Tecnologia e Solues, promovido pela revista TI INSIDE e Converge Eventos, na prxima quarta-feira, 27/9, em So Paulo.

Ele discutir tambm como gerenciar processos de negcios (da modelagem a monitorao), os conceitos chaves para a adoo do gerenciamento e o BPM. No 1 Frum sero abordados tambm assuntos como a componentizao, reuso dos cdigos, flexibilidade e adaptao da arquitetura podem trazer o time to market mais curto, diminuir riscos de desenvolvimento, facilitar a manuteno e diminuir custos como um todo.

A programao do evento inclui tambm as seguintes palestras:

*Fernando Lemos, diretor de Consultoria e Servios da BEA, que vai falar como construir um roadmap e uma Arquitetura de Referncia para SOA.

*Rogrio Viola que lidera o grupo de Arquitetos Seniores no Departamento de Software da IBM falar sobre Enterprise Service Bus - Tornando sua Infra-estrutura pronta para SOA.

*Srgio Alexandre diretor da prtica de prestaoo de servios de tecnologia e segurana da informao na PricewaterHouseCoopers no Brasil abordar uma viso prtica de como

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

desenvolver, distribuir e gerenciar aplicaes e servios mais rapidamente, com menor custo, risco e maior segurana.

*Paulo Arasaki, vice-presidente da Value Team em sua palestra vai conceituara a Governana de TI sob o modelo SOA.

*Paulo Guzzo, diretor de Pesquisas e Novas Tecnologias da Visanet vai mostrar como desenvolveu servios e produtos inovadores, utilizando a Tecnologia como um agente viabilizador do negcio, agregando valor aos acionistas e aos estabelecimentos comerciais afiliados rede.

*Henrique Sardelli Guarezemini, diretor de desenvolvimento da InterFactory, far a apresentao do case da seguradora austraca Uniqa, que utilizou a arquitetura SOA para uma estratgia abrangente de ECM Enterprise Content Management. A palestra, alm dos aspectos tecnolgicos, vai falar tambm sobre os relacionados ao negcio e organizao.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Bibliografia

Internet : http://www.sinfic.pt/SOA/arquitectura-soa.html http://javaboutique.internet.com/tutorials/serv_orient/index-4.html http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/Office/InformationBridgeFramework. mspx http://www.pcs.usp.br/~pcs5002/oasis/soarm-csbr.pdf http://www.imasters.com.br/artigo/4245/webservices/entendendo_os_webservices/

Revista/livro SOA: INFO ABRIL setembro/2006 [ERICA2004] Fabiano Marques Vieira:Trabalhando em Redes.So Paulo: rica, 2004. 204 p. REVISTA MUNDO JAVA - numero 18 Ano III Abril/2006

Bibliografia do Apndice Mercado SOA http://www.mundojava.com.br/NovoSite/noticia.jsp?id=44 http://www.mundojava.com.br/NovoSite/noticia.jsp?id=38 http://www.mundojava.com.br/NovoSite/noticia.jsp?id=36 Bibliografia do Apndice WebServices [CAPELARI] CAPELARI, Joo Cludio Junior; FORNARI, Miguel Rodrigues. WebClipping utilizando WebServices. ULBRA-Canoas 2004 [DEITEL2003] DEITEL, H. M. et al. XML: Como Programar. Porto Alegre: Bookman, 2003. 953 p. [MENENDEZ2002] MENNDEZ, Andrs Igncio Martnez. Uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de Web Services. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande, curso de Ps-Graduao em Informtica, 2002. 97 p.

Camilo Lopes Pr-projeto TCC

Вам также может понравиться