Вы находитесь на странице: 1из 2

Textos verbais e no verbais

Autora: Profa. Dra. Lilian Borba Objetivos desta aula: Diferenciar linguagem verbal e linguagem no verbal Caracterizar e analisar charge, propaganda e publicidade Refletir sobre leitura:construo de sentido; conhecimentos prvios Parte I Publicidade e propaganda No dia a dia temos contato com uma variedade enorme de textos. Voc certamente no passa um dia sem ter contato direto com textos relacionados Os emoticons so um tecnologia digital: e-mails, MSN, mensagens de celular, leitura de blogs, orkuts, twitter... E, alm desses tipos de texto, tambm nos exemplo de linguagem no verbal presente em acompanham diariamente os textos de jornais, revistas, nosso dia a dia. documentos, placas, outdoors, pichaes, crachs...enfim uma infinidade de gneros textuais escritos. Uma caracterstica interessante em boa parte desses textos cotidianos a combinao de modos de representao diversos: lngua escrita, imagens, msica, cores...Quando presentes, tais elementos devem ser levados em conta na construo de sentidos que fazemos para o texto, ou seja, esses elementos atuam na sua interpretao textual.Portanto no apenas a linguagem verbal isto , constituda por palavras a que contribui para a construo de sentidos no texto. A imagem uma forma de expresso e de comunicao muito poderosa. Vejamos um exemplo abaixo, respondendo s questes que o seguem:

1) Enumere algumas caractersticas desse gnero textual e explique sua funo social. 2) Identifique os elementos verbais e no verbais do texto. 3) No enunciado: se voc tambm quer a casa branca h mais de uma possibilidade de entendimento. Indique as duas possibilidades.

4) Explique o efeito de sentido causado com o emprego do termo em ingls no enunciado: use good bril.
Embora usados como sinnimo os termos publicidade e propaganda tm originalmente sentidos diversos. O termo latino propaganda (para ser propagado) foi utilizado pela primeira vez, em 1622, quando o Papa Gregrio XV fundou a Congregao para a propagao da f, um comit de cardeais que deveria supervisionar a propagao do cristianismo. Por isso, os textos criados para divulgar uma ideologia ou crena so considerados propaganda. J publicidade costuma fazer referncia aos textos que anunciam produtos ou realizam campanhas sociais. (Adaptado de ABAURRE, Luiza Maria e ABAURRE, Maria Bernadete. Produo de texto. Interlocuo e gneros. So Paulo: Ed. Moderna, 2007. p215)

Parte II - Charge Considerando a anlise do texto anterior, possvel perceber que a imagem faz parte do conjunto de recursos necessrios para a leitura e compreenso. A imagem, ou a linguagem no verbal, pode desempenhar um papel coadjuvante na interpretao do texto verbal, ajudando a construir os primeiros sentidos que depois sero tornados mais precisos pela leitura. Mas a imagem, aliada a nosso conhecimento de mundo, pode ser o principal elemento para a compreenso de um texto. Vejamos outro exemplo de texto que conjuga conhecimento de mundo e linguagem verbal e no verbal na sua elaborao. Trata-se de uma charge, elaborada por Dlcio, extrada do site chargeonline em 15/01/2010:

1) 2) 3) 4)

Enumere algumas caractersticas desse gnero textual e explique sua funo social. Qual o tema da charge? Identifique no texto elementos verbais e no verbais. Elabore um texto de 1 pargrafo, analisando a charge.

Вам также может понравиться