Вы находитесь на странице: 1из 8

Repensando a Cultura Organizacional

Maria Alice F. Rainho COPPE/UFRJ

Sumrio:
1. A Dicotomia: Teoria X versus Teoria Y 2. Os Sistemas de Administrao de Pessoas 3. A Tese da Reciprocidade 4. A Funo dos Objetivos Organizacionais 5. A Cultura e o Clima Organizacional Bibliografia Exerccio

Perfil das Organizaes Brasileiras

Apenas um pequeno e restrito crculo de empresas tem dado a suficiente ateno para a obteno de melhores resultados atravs das pessoas. A maioria : conservadora e tradicional, resistente s mudanas, burocrtica, muito hierarquiza, centralizadora, possui esquemas restritivos, autoritria etc..

A Dicotomia: Teoria X versus Teoria Y


Teoria X
As pessoas so preguiosas e indolentes. As pessoas evitam o trabalho e procuram o menor esforo possvel. As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras. As pessoas preferem ser controladas e dirigidas. As pessoas so ingnuas e sem iniciativa. As pessoas tm pouca imaginao e pouca ambio.

Teoria Y
As pessoas so esforadas e gostam de ter o que fazer. O trabalho uma atividade to natural como brincar ou descansar. As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios. As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas. As pessoas so criativas e competentes. A imaginao, a criatividade e a engenhosidade so comuns.

Ao e Reao
Quanto maior o controle, maior as conseqncias imprevistas e indesejveis do comportamento humano. A cada ao coercitiva corresponde uma reao comportamental contrria e equivalente. Qual a origem deste problema? Falta de conscientizao dos empresrios e gerentes? Falta de currculo escolar adequado?

A Cultura Empresarial
A cultura o conjunto de pressupostos bsicos, valores, crenas, ritos, rituais, cerimnias, estrias, mitos, heris, tabus, normas, preconceitos, comunicao (...), que influenciam o desempenho global da organizao.

Nveis da Cultura Organizacional


Nvel dos artefatos visveis Nvel dos valores que governam o comportamento Nvel de pressupostos inconscientes

Funo da Cultura Organizacional


Adaptao Externa: metas, misso
e estratgia, recursos, controle e correo.

Integrao Interna: linguagem


comum, critrios de incluso e excluso, poder e status, intimidade, amizade e amor, recompensas e punies, ideologia e religio.

A Tese da Reciprocidade
Incentivos ou Alicientes

Organizao
Contribuies As relaes de reciprocidade

Participantes

Pessoas Organizao

Para servir s necessidades da organizao Para servir s necessidades das pessoas

As relaes de Intercmbio entre Pessoas e Organizaes

Os Objetivos Organizacionais e Individuais das Pessoas


Organizacionais
lucro, produtividade, qualidade, reduo de custos, participao no mercado, satisfao do cliente etc. O que a organizao pretende alcanar

Objetivos

Individuais
salrio, benefcios sociais, segurana e estabilidade no emprego, boas condies de trabalho, crescimento pessoal. O que as pessoas pretendem alcanar

A Hierarquia dos objetivos Organizacionais


Objetivos Estratgicos ou Institucionais Objetivos Tticos ou Departamentais Objetivos Operacionais

Objetivos Organizacionais Mais Comuns


Servir ao cliente Produo ou distribuio de produtos/servios Retorno sobre o investimento Sobrevivncia Crescimento Inovao

Funo dos Objetivos Organizacionais


Sinalizam uma situao futura para orientar e balizar a atividade e o comportamento das pessoas para assegurar ao coletiva integrada. Servem para legitimar e justificar as atividades da empresa e a sua prpria existncia. Servem como unidade de medida para verificar e comparar as atividades da empresa, ou ainda dos seus rgos e pessoas. Servem como padres para avaliar e controlar a atividade e os resultados da empresa.

Os Determinantes do Clima Organizacional


Varivel de Entrada Condies Econmicas Estrutura Organizacional Cultura Organizacional Participao Significado do Trabalho Escolha da Equipe Estilo de Liderana Avaliao e Remunerao Varivel Dependente Resultado

Motivao das Pessoas Estimulao Nvel de Satisfao Produtividade

Eficincia Eficcia

Caractersticas do Clima Organizacional


Desfavorvel * Negativo * Rejeio * Frieza * Frustrao * Distanciamento Social * Alienao Neutro * Zero * Letargia * Apatia * Indefinio * Indiferena * Desinteresse Favorvel * Positivo * Aceitao * Calor Humano * Satisfao * Receptividade * Comprometimento

Bibliografia
Chiavenato, I. Gerenciando Pessoas: O Passo Decisivo para a Administrao Participativa. 3a. ed. - So Paulo : Makron Books, 1997, captulo 2). Motta, Paulo Roberto. Transformao Organizacional: A teoria e a Prtica de Inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997, (captulo 1). Drucker, P.F..Administrando para o Futuro: Os anos 90 e a virada do sculo. So Paulo : Pioneira, 1996, (Parte II e III).

Вам также может понравиться