Вы находитесь на странице: 1из 35

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS INSTITUTO POLITCNICO

CURSO: ENGENHARIA ELETRNICA E DE TELECOMUNICAO

LABORATRIO DE ANLISE DE CIRCUITOS


Apostila para orientao das aulas de Laboratrio de Anlise de Circuitos

Professores Organizadores Euler Ncio Cerqueira Lima Flvio Macedo Cunha Maria Luisa Grossi Vieira Santos

Agosto de 2010

CONTEDO

APRESENTAO NORMAS DE UTILIZAO DO LABORATRIO UNIDADE 1: INTRODUO AO LABORATRIO DE CIRCUITOS ELTRICOS UNIDADE 2: ASSOCIAO DE CARGAS RESISTIVAS SRIE E PARALELO UNIDADE 3: VERIFICAO EXPERIMENTAL DAS LEIS DE KIRCHHOFF UNIDADE 4: ANLISE NODAL E ANLISE DE MALHAS UNIDADE 5: SUPERPOSIO UNIDADE 6: TEOREMA DE THEVENIN E DE NORTON UNIDADE 7: TRANSITRIO EM CIRCUITOS RL E RC SRIE UNIDADE 8: CIRCUITO EXCITADO COM FONTE ALTERNADA SENOIDAL ANLISE DA FORMA DE ONDA SENOIDAL UNIDADE 9: VERIFICAO EXPERIMENTAL DAS LEIS DE KIRCHHOFF EM C.A. UNIDADE 10: CIRCUITO RL, COM EXCITAO SENOIDAL UNIDADE 11: CIRCUITO RC, COM EXCITAO SENOIDAL UNIDADE 12: CIRCUITO RLC SRIE RESSONNCIA UNIDADE 13: CIRCUITOS TRIFSICOS EQUILIBRADOS EM CONEXO ESTRELA E TRINGULO

NORMAS DE UTILIZAO DO LABORATRIO


1. No permitida a transferncia de equipamentos, instrumentos e materiais entre laboratrios. Em caso de inviabilidade de realizao de uma atividade prtica por falta de material, poder ser feito uso de material pertencente a outro laboratrio desde que o mesmo esteja disponvel e seja devolvido ao laboratrio de origem to logo seja liberado. O professor dever registrar o fato no Livro de Ocorrncias do laboratrio de origem. Qualquer equipamento com problema deve ser deixado em cima da mesa do professor, o qual deve anotar no Livro de Ocorrncias o problema apresentado, para que o tcnico possa solucion-lo. As montagens devero ser feitas de forma clara e cuidadosa de modo a evitar acidentes pessoais e danos aos equipamentos. Confira as ligaes eltricas e a adequao dos equipamentos, instrumentos e dispositivos usados na montagem. As montagens somente devero ser energizadas aps a conferncia e autorizao do professor, no horrio de aula. Aps a realizao das prticas todos os materiais e equipamentos devero ser guardados em seus respectivos locais de origem, inclusive os cabos que devem ser separados por cor e tamanho. Pastas, mochilas, ou quaisquer outros materiais, no devero ser colocados sobre as bancadas. Condicione os seus objetos em um local apropriado indicado pelo professor. Cuide para que o laboratrio e seu acervo no sejam danificados ou destrudos. Tem sido comum prticas como escrever/rabiscar em bancadas, cadeiras e paredes; uso inadequado de cadeiras, reclinando-as e forando seus ps e mesmo usando-as como meio de locomoo de forma sistemtica, no caso daquelas que possuem rodzios. No coma, beba ou fume no laboratrio. terminantemente proibida a instalao ou remoo de programas bem como alterar as configuraes dos computadores. Apenas o corpo tcnico do suporte de informtica poder faz-lo. Venha para o laboratrio preparado para a atividade a realizar. Isto ajuda a reduzir erros e procedimentos desnecessrios.

2.

3.

4. 5.

6.

7.

8. 9.

10.

11.

Use roupa adequada evitando o uso de camiseta cavada, bermuda e short. Relgios, cordes e anis devem ser removidos para evitar conexes metlicas. Eles tambm podem desfazer uma ligao quando voc menos espera. Se existir qualquer dvida, pergunte ao professor ou responsvel pelo laboratrio. No tente adivinhar! Lembre que a eletricidade um bom empregado, mas um pssimo patro!

12.

13.

Unidade 1: Introduo ao Laboratrio de Circuitos Eltricos


I. INTRODUO A disciplina Laboratrio de Circuitos Eltricos I tem por objetivo estudar os conceitos de circuitos eltricos aplicados em situaes prticas. Utilizam-se montagens em bancadas e recursos computacionais. Os circuitos eltricos usados neste laboratrio utilizam componentes bsicos de circuitos e prottipos tendo em vista aplic-los em problemas tpicos da engenharia eltrica. Esta apostila deve ser utilizada como um roteiro para as aulas no laboratrio, porm no apresenta a teoria relativa a cada tema em estudo, uma vez que os assuntos so plenamente abordados no livro texto usado na disciplina terica. O texto da aula deixa em aberto diversos pontos para que o estudante desenvolva sua atividade com mais autonomia e criatividade, visando abord-las como um problema de engenharia. II. PRTICA 2.1 Normas de segurana No laboratrio de circuitos eltricos o estudante trabalha com circuitos energizados com tenso que pode atingir at 220V eficaz. Para tanto devero ser observadas as seguintes normas de segurana: - antes de iniciar a montagem do circuito verifique que a bancada dever estar desligada; - montar o circuito usando cabos de cores diferentes para circuito de corrente e circuito de tenso; - nunca ligar o circuito sem que o professor tenha conferido e autorizado sua energizao; - no tocar nas partes vivas do circuito; - ao concluir a experimentao, desligue o circuito, desfaa as ligaes e coloque os instrumentos e dispositivos nos locais especficos; - analisar sempre a ordem de grandeza dos parmetros a serem medidos de modo a aplicar adequadamente os equipamentos. 2.2 Instrumentos de medidas Para cada instrumento indicado descrever: funo, escalas, forma de ligao no circuito: - ampermetro - voltmetro

- wattmetro

- cossifmetro

- multmetro

2.3 Bancadas Realizar as medies de tenses nas bancadas seguindo orientaes do professor: Tenses FF AB BC CA Tenses FN AN BN CN

2.4 Variador de tenso ca Ligar o variador de tenso e medir a tenso de sada. Fazer um desenho esquemtico do aparelho e comentar seu princpio de funcionamento.

2.5 Fonte cc Analisar a operao da fonte cc e realizar medies de tenso e de corrente, considerando as fontes em paralelo, em srie e independentes.

2.6 Gerador de sinal Analisar a operao do gerador de sinal: formas de onda, faixa de freqncia, amplitude de tenso.

2.7 Osciloscpio Analisar os principais parmetros de controle do osciloscpio.

Unidade 2: Associao de Cargas Resistivas Srie e Paralelo


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade ser analisado o comportamento de um circuito eltrico resistivo quando so associadas a ele cargas em srie e em paralelo, fazendo uma anlise do valor da tenso e da corrente antes e depois da introduo das cargas. Paralelamente sero observadas a Lei das Tenses de Kirchhoff (LTK) e a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK). Este tema ser abordado em circuitos de corrente contnua. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Dado o circuito da figura 1, calcular a tenso e a corrente no resistor de 100 .

V=15V

R1=100

Figura 1: Circuito resistivo 2. 3. 4. Simular o circuito, medindo as grandezas calculadas e anotar os resultados. Montar o circuito na bancada e anotar os resultados. Conectar um resistor de 50 em srie com o resistor de 100 . Comparando com o circuito anterior o que voc espera que ocorra com o valor da corrente? E com a tenso a que o resistor de 100 fica submetido? Porqu?

5.

Desenhar o diagrama esquemtico do novo circuito, com os instrumentos de medio e fazer os clculos das tenses e correntes nos elementos.

6. 7. 8.

Simular o circuito, medir as grandezas calculadas e anotar os resultados. Montar o circuito na bancada e anotar os resultados. Agora conectar o resistor de 50 em paralelo com o resistor de 100. Comparando com o primeiro circuito, o que voc espera que ocorra com o valor da corrente total? E com a corrente no resistor de 100 ? E com a tenso a que o resistor de 100 fica submetido? Porqu?

9.

Desenhar o diagrama esquemtico do novo circuito, com os instrumentos de medio e fazer os clculos das tenses e correntes nos elementos.

10. Simular o circuito no EWB, medindo as grandezas calculadas e anotar os resultados. 11. Montar o circuito na bancada e anotar os resultados.

Unidade 3: Verificao Experimental das Leis de Kirchhoff


III. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisadas a Lei das Tenses de Kirchhoff (LTK) e a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK). Este tema ser abordado em circuitos de corrente contnua, e ser utilizado, juntamente com a lei de ohm, para se obter o valor da resistncia interna de um indutor. Adicionalmente pode-se observar como o indutor se comporta frente a uma fonte contnua, em regime permanente. IV. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando resistores de 100 e 50, uma bobina, a fonte de tenso contnua e um voltmetro, montar o circuito abaixo e medir a tenso na bobina (ordem de grandeza de 5 V).

Figura 2: Circuito Divisor de Tenso 2. Utilizando o osciloscpio, obter e desenhar as formas de onda da tenso da fonte e da tenso na bobina.

3.

Utilizando o valor de tenso medido anteriormente, calcular o valor da resistncia interna da bobina.

4.

No novo circuito proposto a seguir, calcular a corrente que circula na bobina, utilizando para represent-la o valor da resistncia Rbobina calculada.

Figura 3: Circuito Divisor de Corrente

5.

Montar o circuito da figura 3 e medir a corrente que circula na bobina, comparando com o valor calculado.

6.

Utilizando a lei das tenses de Kirchhoff, determinar o valor da tenso aplicada na bobina.

Figura 4: Circuito com duas fontes

7.

Montar o circuito da figura 4 e medir a tenso Vx, comparando com o valor calculado.

8.

Utilizando o osciloscpio, obter e desenhar a forma de onda da tenso na bobina.

V. ANLISE DE RESULTADOS 1. Verificar a Lei das Tenses de Kirchhoff no circuito da figura 2, utilizando o valor de Rbobina calculado.

2.

Verificar a Lei das Correntes de Kirchhoff no circuito da figura 3.

3.

Como a bobina se comporta quando o circuito excitado por uma fonte contnua? Se a bobina no tivesse resistncia interna, fosse um indutor puro, como ela se comportaria?

10

Unidade 4: Anlise Nodal e Anlise de Malhas


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisadas duas tcnicas poderosas de anlise de circuitos que facilitam a soluo de circuitos mais complexos, quando comparadas com a utilizao apenas das leis de Kirchhoff e lei de Ohm, quais sejam: o mtodo das tenses de n e o mtodo das correntes de malha. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando anlise de ns, obtenha as equaes necessrias para encontrar Va e Vb no circuito da figura 5. Coloque as equaes na forma matricial. R1=270 Va R2=100 Vb R3=270

V1=20V

R4=47

R5=100

V2=15V

Figura 5: Circuito para anlise de ns e malhas

2.

Resolver as equaes acima.

3.

Agora, utilizando anlise de malhas, obter as equaes necessrias para calcular i1, i2 e i3 do mesmo circuito, na forma matricial.

4.

Obter os valores de i1, i2 e i3.

5.

Utilizando o mdulo 3, montar o circuito e medir Va , Vb, i1, i2 e i3.

11

6.

Preencher a tabela abaixo e comparar os resultados. Va Vb i1 i2 i3

Dados Calculados Medidos

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Com os valores de Va e Vb possvel obter as tenses e correntes em todos os elementos do circuito? Se sim, obtenha.

2.

E com os valores de i1, i2 e i3 possvel? Como?

3.

O mtodo das tenses nodais utiliza a lei das ________________ (correntes ou tenses) de Kirchhoff para escrever as equaes e obter as tenses em ns. J o mtodo das correntes de malha utiliza a lei das _________________ (correntes ou tenses) de Kirchhoff para obter as equaes necessrias para determinar as correntes de malha.

12

Unidade 5: Superposio
I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade ser analisado o princpio da superposio, o qual facilita a anlise de circuitos lineares com mais de uma fonte, uma vez que se pode analisar a influncia de cada fonte separadamente, e posteriormente obter a sada desejada somando os resultados individuais. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Considere o circuito da figura 6: R1=270 R2=100 R3=270 ex=20V ey=20V Figura 6: Circuito resistivo com duas fontes de tenso 1. Calcular a corrente i3x e a tenso e3x no resistor R3 considerando apenas a fonte ex conectada ao circuito e eliminando a fonte ey, ou seja, substituindo-a por um curto circuito. Desenhar o circuito equivalente.

2.

Montar o circuito acima proposto, medir a corrente e a tenso no resistor R3, comparando com os valores calculados. Anotar os resultados na tabela.

13

3.

Calcular a corrente i3y e a tenso e3y no resistor R3 considerando apenas a fonte ey conectada ao circuito e eliminando a fonte ex, ou seja, substituindo-a por um curto circuito. Desenhar o circuito equivalente.

4. 5.

Montar o circuito acima proposto, medir a corrente e a tenso no resistor R3, comparando com os valores calculados. Anotar os resultados na tabela. Calcular a corrente i3 e a tenso e3 no resistor R3 considerando ambas as fontes conectadas ao circuito.

6.

Verificar os resultados obtidos anteriormente atravs das expresses abaixo: i3 = i3x +i3y e3 = e3x +e3y Montar o circuito completo, considerando as duas fontes conectadas, medir a corrente e a tenso no resistor R3, e comparar com os valores calculados. Preencher a tabela abaixo. i3x i3y e3x e3y e3 i3

7. 8.

Dados Calculados Medidos

14

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Em que circuitos o princpio da superposio se aplica? Porqu?

2.

Explicar porque o princpio da superposio no se aplica ao circuito abaixo:

15

Unidade 6: Theorema de Thvenin e de Norton


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Obter o equivalente de Thvenin ou de Norton de um circuito extremamente til quando estamos preocupados apenas com o que acontece em um determinado par de terminais. Esses circuitos so bem mais simples que o circuito original, e apresentam o mesmo comportamento que o original do ponto de vista de um par especfico de terminais. Nesta unidade o aluno ir obter o circuito equivalente de Thvenin de um circuito desconhecido, variando a carga conectada em seus terminais. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando o mdulo 4, o qual deve ter sido previamente ligado pelo professor e deve estar devidamente tampado, alimentar o mdulo com 25 V c.c., conectar uma carga R1=100 , como mostrado na figura 7, e medir a tenso a que ela fica submetida. VR1 = ___________V

v=25V

Mdulo 4

Carga 1 R1=100

Figura 7: Circuito para determinao do equivalente de Thvenin 2. 3. Retirar o resistor de 100 e conectar a 2 carga ao circuito (R2 = 250 ), mantendo a mesma tenso da fonte. Medir a tenso na carga. VR2 = ___________V Com as medies obtidas anteriormente, obter o equivalente de Thvenin.

16

4.

Utilizando o mdulo 4, medir o valor da tenso de circuito aberto, ou seja, o valor da tenso de Thvenin e comparar com o dado obtido no item 3. VTH = ________V Substituir a fonte de tenso por um curto circuito e medir com o ohmmetro a resistncia de Thvenin. Comparar com o dado obtido no item 3. RTH = _______ Utilizando o Thvenin obtido anteriormente, qual o valor esperado de tenso se um resistor de carga igual a 47 for conectado ao mdulo 4?

5. 6.

7.

Montar o circuito equivalente de Thvenin, conectar o resistor de 47 e medir a tenso a que ele fica submetido, comparando com o resultado obtido anteriormente. VR47 = ___________V

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Com as medies realizadas nos itens 1 e 2 seria possvel descobrir qual o circuito eltrico exato representado pelo mdulo 4?

2.

Determinar o circuito equivalente de Norton a partir do circuito equivalente de Thvenin e desenh-lo.

3.

Qual a vantagem de se utilizar os equivalentes de Thvenin e Norton na anlise de circuitos eltricos?

17

Unidade 7: Transitrio em Circuitos RL e RC Srie


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisados o comportamento de circuitos denominados de 1 ordem, RL e RC srie, excitados por uma fonte de tenso contnua, no estado transitrio. Define-se estado transitrio como o intervalo de tempo a partir do instante em que o circuito energizado at entrar em regime permanente. O objetivo analisar o comportamento da corrente, que ir variar at se estabilizar, relacionando o seu comportamento com o comportamento do indutor e capacitor presentes no circuito. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Circuito RC srie excitado com funo degrau unitrio.

Figura 8: Circuito RC srie Aplicando a lei das tenses de Kirchhoff, tem-se: t 1 v = Ri(t ) + i(t )dt C0 onde v = u(t), uma funo degrau unitrio. A soluo da equao anterior dada por: t v i(t ) = e RC R onde RC a constante de tempo do circuito (). a) Simular um circuito de 1 ordem RC srie, utilizando um resistor de 1000 , um capacitor de 1F, o gerador de sinal e o osciloscpio, medindo as formas de onda da tenso da fonte e da corrente. Para simular a funo degrau utilizar uma onda quadrada. Calcular para o circuito proposto. A freqncia da onda quadrada deve ser ajustada de forma que se possa observar o transitrio na tela do osciloscpio. Dessa forma, utilizar um valor de freqncia tal que o transitrio seja superado em cada perodo da onda, ou seja, T =10 , uma vez que o regime permanente atingido aps 5 constantes de tempo.

18

b) Efetuar as medies do valor mximo da corrente e tempo de durao do transitrio.

c) Como a corrente se comporta para t = 0 e para t ? Traar a curva genrica de i(t) x t.

d) Utilizando o osciloscpio, obter e desenhar as formas de onda da tenso da fonte e da tenso no resistor. Comparar com a simulao.

2.

Circuito RL srie excitado com funo degrau unitrio.

Figura 9: Circuito RL srie Aplicando a lei das tenses de Kirchhoff, tem-se: di(t ) v = Ri(t ) + L dt onde v = u(t), uma funo degrau unitrio. A soluo da equao acima dada por: R v v Lt i (t ) = e R R onde L/R a constante de tempo do circuito (). a) Simular um circuito de 1 ordem RL srie, utilizando um resistor de 1000 , um indutor de 32 mH, o gerador de sinal e o osciloscpio. Para simular a funo degrau, assim como no circuito RC, utilizar uma onda quadrada com freqncia adequada. Calcular para o circuito proposto.

19

b) Efetuar as medies do valor mximo da corrente e tempo de durao do transitrio. c) Como a corrente se comporta para t = 0 e para t ? Traar a curva genrica de i(t) x t.

d) Utilizando o osciloscpio, obter e desenhar as formas de onda da tenso da fonte e da tenso no resistor. Comparar com a simulao

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Porque utilizar T = 10? Interpretar o significado da constante de tempo.

2.

Porque utilizar onda quadrada para esta anlise?

3.

Qual a razo pela qual podemos obter a forma de onda da corrente do circuito mediante anlise da forma de onda da tenso no resistor?

4.

Para os circuitos RL e RC, qual o tempo de durao do transitrio e quais so os fatores que interferem neste tempo?

5.

O que acontece se aumentarmos a freqncia do sinal da onda quadrada?

6.

Como o capacitor e o indutor se comportam em regime permanente?

20

Unidade 8: Circuito Excitado com Fonte Alternada Senoidal Anlise da Forma de Onda Senoidal
I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade ser estudado a forma de onda senoidal de tenso e de corrente em circuitos resistivos puros, RL e RC, no estado estacionrio, considerando os seguintes parmetros: valor mximo, valor eficaz, freqncia, perodo e defasagem entre tenso e corrente. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando os elementos disponveis no laboratrio, propor os seguintes circuitos para serem analisados: 1.1 Circuito resistivo puro 1.2 Circuito RL srie 1.3 Circuito RC srie 2. Simular no EWB cada um dos circuitos indicados no item anterior, utilizando uma fonte de tenso alternada senoidal dada por v(t) = 141,42cos(377t) e o osciloscpio para medir a forma de onda da tenso aplicada (canal A), analisando: a) Forma de onda da tenso aplicada ao circuito no canal A: medir a sua amplitude e o seu perodo: V =__________ e T =___________. - A qual valor se refere a amplitude medida, mximo ou eficaz? ____________. - Qual a freqncia da onda de tenso aplicada? ______________. - Como o prprio nome diz uma fonte alternada chamada assim pois seus valores alternam, ou seja, variam com o passar do tempo. Sendo assim, se ligarmos um voltmetro em paralelo com a fonte de tenso que leitura ele indicar? __________. b) Forma de onda da corrente total do circuito no canal B (explicar como podemos obter a forma de onda da corrente): ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Circuito resistivo: Com o osciloscpio, medir a amplitude da corrente e o seu perodo: I =__________ e T =___________. - Qual a freqncia da onda de corrente? Comparar com a freqncia da onda de tenso aplicada.

- A tenso da fonte e a corrente esto em fase ou defasadas? Caso elas estejam defasadas, a tenso est adiantada ou atrasada da corrente? Calcular o defasamento entre elas utilizando o osciloscpio.

21

c) Usar ampermetros e voltmetros para medir a tenso da fonte e a corrente total do circuito. d) Fazer uma tabela contendo os valores mximos e eficazes da tenso da fonte e da corrente total. Valor mximo Tenso de Fonte (V) Corrente Total (A) e) Alterar a freqncia da fonte, o que ocorre com o valor da corrente, porqu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Circuito RL srie: I =__________ e T =___________. - Qual a freqncia da onda de corrente? Comparar com a freqncia da onda de tenso aplicada. Valor eficaz

- A tenso da fonte e a corrente esto em fase ou defasadas? Caso elas estejam defasadas, a tenso est adiantada ou atrasada da corrente? Calcular o defasamento entre elas utilizando o osciloscpio.

f) Usar ampermetros e voltmetros para medir a tenso da fonte e a corrente total do circuito. g) Fazer uma tabela contendo os valores mximos e eficazes da tenso da fonte e da corrente total. Valor mximo Tenso de Fonte (V) Corrente Total (A) h) Alterar a freqncia da fonte, o que ocorre com o mdulo da corrente, porqu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Valor eficaz

22

Circuito RC srie: I =__________ e T =___________. - Qual a freqncia da onda de corrente? Comparar com a freqncia da onda de tenso aplicada.

- A tenso da fonte e a corrente esto em fase ou defasadas? Caso elas estejam defasadas, a tenso est adiantada ou atrasada da corrente? Calcular o defasamento entre elas utilizando o osciloscpio.

i) Usar ampermetros e voltmetros para medir a tenso da fonte e a corrente total do circuito. j) Fazer uma tabela contendo os valores mximos e eficazes da tenso da fonte e da corrente total. Valor mximo Tenso de Fonte (V) Corrente Total (A) k) Alterar a freqncia da fonte, o que ocorre com o valor da corrente, porqu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3. Escolher um dos circuitos do item 1 para verificao prtica na bancada, utilizando o varivolt, ampermetros e voltmetros. Valor eficaz

III. ANLISE DE RESULTADOS 1. Os ampermetros e voltmetros nos fornecem qual valor da grandeza medida (eficaz, mximo, mdio ou instantneo)? 2. 3. Qual o valor mdio de uma forma de onda senoidal? Defina o que o valor eficaz. Em uma forma de onda senoidal, qual a relao entre o valor mximo e o eficaz?

23

4.

Em alguns circuitos simulados, a tenso e a corrente estavam defasadas. O que significa este termo?

5.

Quando aumentamos a freqncia da fonte houve um comportamento distinto entre os 3 circuitos analisados: a) Resistivo puro: A corrente __________________________ (no alterou, aumentou ou diminuiu?) b) RL srie: A corrente ________________________________. c) RC srie: A corrente ________________________________. Este fato est associado ao que chamamos impedncia do circuito. Desta forma podemos concluir que a impedncia de um resistor ______________________ freqncia, a impedncia de um indutor ______________________ freqncia e a impedncia de um capacitor ______________________ freqncia (independente, inversamente proporcionas,diretamente proporcional). 6. Calcule a impedncia de cada circuito proposto e desenhe o diagrama (tringulo) de impedncias respectivo. O que representa o ngulo da impedncia?

24

Unidade 9: Verificao Experimental das Leis de Kirchhoff em C.A.


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade sero analisadas a Lei das Tenses de Kirchhoff (LTK) e a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK). Este tema ser abordado em circuitos de corrente alternada, envolvendo simulao no EWB, representao e montagem de diagrama eltrico de circuito para medio de corrente e tenso, clculo e anlise de resultados. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Desenhar o diagrama de um circuito eltrico com os respectivos instrumentos de medio (ampermetros e voltmetros), composto por um resistor de 50 em srie com uma bobina (L = 0,2 H e Rint = 11,5 ) a qual est em paralelo com um capacitor de 20 F. A fonte de tenso alternada de 100 V (rms).

2. 3.

Simular o circuito no EWB, analisando a ordem de grandeza da tenso da fonte, tenso em cada elemento, corrente total e corrente em cada elemento. Verificar as leis da tenso e corrente de Kirchhoff.

4.

Calcular as tenses e correntes em todos os elementos do circuito.

5. 6.

Montar na bancada o circuito proposto, utilizando o varivolt, ampermetros e voltmetros. Realizar as medies fazendo uma tabela de dados com os valores simulados, medidos e calculados.

III. ANLISE DE RESULTADOS Avalie a aplicao das leis de Kirchhoff em corrente alternada.

25

Unidade 10: Circuito RL com Excitao Senoidal


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO A associao de elementos em CA deve ser observada com ateno com relao aplicao da Lei das Tenses de Kirchhoff e da Lei das Correntes de Kirchhoff. Nesta unidade sero observadas as caractersticas de um circuito CA srie com carga RL, alm de estudar potncia ativa, reativa e fator de potncia. Montar o circuito apresentado. Realizar as medies e anotar na tabela de dados apresentada. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Considere o circuito da figura 10, onde R = 100 e B: r = 11,5 e L = 0,2 H.

Figura 10: Circuito RL srie Calcular: a) A corrente I; b) As queda de tenses nos elementos; c) As potncias ativa, P, reativa, Q e aparente, S e o fator de potncia.

26

Fazer medies para cada situao apresentada: a) Bobina com ncleo de ar; b) Bobina com ncleo de FeSi. Valores calculados Valores ar medidos Valores FeSi medidos L. Ncleo ar I(A) Vr(V) Vb(V) P(W) Q(Var) S(VA) FP

Aps realizar as medies usando o ncleo de FeSi na bobina, calcular o novo valor de

c) Utilizando o osciloscpio, obter e desenhar as formas de onda da tenso da fonte e da corrente. Interpretar os resultados.

III. ANLISE DOS RESULTADOS 1. Traar o diagrama fasorial de V X I e o tringulo de potncia.

2.

Representar fasorialmente cerificando a LTK: V= Vr + Vb.

3.

Analisar a variao de L mediante uso do ncleo de FeSi na bobina.

27

Unidade 11: Circuito RC com excitao senoidal


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO A associao de elementos em CA deve ser observada com ateno com reao aplicao da Lei das Tenses de Kirchhoff e da Lei das Correntes de Kirchhoff. Ser realizado ainda o clculo da capacitncia (C) a partir de medies no circuito. Determinar as caractersticas de um circuito CA srie com cargas RC. Estudar potncia, fator de potncia e as leis de Kirchhoff em CA. Montar o circuito apresentado. Realizar as medies e anotar na tabela de dados apresentada. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Considere o circuito da figura 11, onde R = 100 e C = 10F.

Figura 11: Circuito RC srie Calcular d) A corrente I; e) As queda de tenses nos elementos; f) As potncias ativa, P, reativa, Q e aparente, S e o fator de potncia.

28

Fazer as medies e completar a tabela abaixo: I(A) Valores calculados Valores medidos Utilizando o osciloscpio, obter e desenhar as formas de onda da tenso da fonte e da corrente. Interpretar os resultados. Vr(V) Vc(V) P(W) Q(Var) S(VA) FP

III. ANLISE DOS RESULTADOS 1. Traar o diagrama fasorial de V X I e o tringulo de potncia.

2.

Representar fasorialmente certificando a LTK: V= Vr + Vc

29

Unidade 12: Circuito RLC Srie - Ressonncia


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Na configurao RLC srie em regime permanente, vamos analisar o comportamento do circuito considerando os seguintes aspectos: 1 aplicao da LTK e da LCK; 2 clculo de potncia e fator de potncia do circuito; 3 comportamento do circuito com variao da freqncia; 4 ressonncia. A ressonncia pode ser obtida mediante alterao dos seguintes parmetros (em conjunto ou isoladamente): freqncia da fonte, capacitncia, indutncia. A indutncia ser alterada mediante variao do ncleo magntico (materiais usados FeSi e ferro) da bobina. Vamos avaliar o efeito destes ncleos no comportamento do circuito, comparando valores previstos em clculo com valores obtidos nas medidas realizadas. II. DESENVOLVIMENTO PRTICO Considere o circuito da figura 12, onde as bobinas tm 11,5 e 0,2H. R = 100 Varivolt 100 V rms 60Hz Figura 12: Circuito RLC srie 1 Parte 1. Desenhar o circuito indicando os seguintes instrumentos: voltmetro para medir tenso total e em cada componente, ampermetro, wattmetro para medir potncia ativa total, e varmetro para medir potncia reativa total. Bobina Bobina

10F

30

2.

Calcular os seguintes parmetros para o circuito apresentado: Z, I, P, Q, S e FP.

3.

Simular o circuito para medir corrente e tenso em cada elemento. Utilizando o osciloscpio, obter a forma de onda da tenso da fonte e da corrente do circuito e calcular o seu FP.

4. 5.

Montar o circuito com os instrumentos de medidas indicados no item 1. Preencher a tabela abaixo: V I P Q FP

Dados Calculados Simulados Medidos 2 Parte:

No circuito srie a impedncia : Z = R + j XL j Xc Na condio de ressonncia, temos: - a corrente est em fase com a tenso; - o circuito puramente resistivo; - a corrente e a potncia ativa tm valor mximo; - o fator de potncia 1; - XL = Xc.

31

6.

Alterar o valor da indutncia (experimentalmente) usando ncleo de FeSi para obter a condio de ressonncia mantendo a tenso original. Quais parmetros sero considerados como referncia para obter ressonncia? Medir os valores de I, P e Q.

7.

Calcular os parmetros do circuito acima na condio de ressonncia: novo valor de: XL, L, Z, I, P, Q e FP.

III. ANLISE DOS RESULTADOS 1. Fazer uma tabela comparando os valores dos parmetros obtidos nos itens 6 e 7.

2.

Representar o circuito equivalente para a condio de ressonncia.

3.

Por que a corrente e a potncia so mximos na ressonncia?

32

Unidade 13: Circuitos Trifsicos Equilibrados em Conexo Estrela e Tringulo


I. DISCUSSO DO TEMA PROPOSTO Nesta unidade ser estudado o comportamento, montagem e medio de um circuito trifsico equilibrado em conexo estrela e tringulo. DESENVOLVIMENTO PRTICO 1. Utilizando os componentes disponveis no laboratrio, propor um sistema trifsico equilibrado com a carga conectada em Y e em , observando a limitao de corrente de linha (mximo de 4A).

II.

2. 3.

Simular o circuito (com e sem o neutro) no computador avaliando a ordem de grandeza. Devem ser avaliadas as correntes de linha, de fase, a corrente de neutro e as tenses de linha e de fase. Efetuar os clculos para as correntes de linha e de fase (nas 3 fases), corrente de neutro, potncia ativa monofsica, potncia ativa trifsica e fator de potncia. Considere que a tenso de fase da fonte VAN = 1270 V (rms), sequncia positiva (sequncia abc).

33

4. 5.

Montar o circuito na bancada, realizando medies das correntes de linha e de fase, da corrente de neutro, das tenses de linha e de fase, do FP e da potncia monofsica. Fazer uma tabela de dados com os dados calculados, simulados e medidos.

Tabela de Dados carga Y


Grandeza Valor calculado Valor simulado Valor medido Vlinha (V) Vfase (V) Ia (A) Ib (A) Ic (A) In (A) P (W) P3 (W) FP

Tabela de Dados carga


Grandeza Valor calculado Valor simulado Valor medido Vcarga (V) Ia (A) Ib (A) Ic (A) Iab (A) Ibc (A) Ica (A) Pfase (W) PTOTAL (W) FP

III.

ANLISE DE RESULTADOS 1. O que significa o termo equilibrado?

2.

Na carga em Y, o que acontece se desconectarmos o neutro? Porqu?

3.

Considerando a carga em Y, comparar a tenso de linha com a tenso de fase; qual a relao entre elas? Qual a tenso aplicada em cada fase da carga Y e ? Defina tenso de linha e tenso de fase, considerando a carga 3.

4.

Relacionar a potncia ativa monofsica e trifsica, analisando o resultado.

34

5.

Qual o FP da carga 3?

6.

Se conectarmos primeiramente uma carga em Y e depois uma em mesma fonte trifsica, qual ficar submetida a maior tenso? Supondo que a tenso da fonte VAN = 2200 V (rms), qual ser a tenso a que cada carga (Y e ) ficar submetida?

7.

Quando a carga conectada em tringulo h a presena do neutro?

8.

Considerando a carga em tringulo, comparar a corrente de linha com a corrente de fase; qual a relao entre elas? Defina corrente de linha e corrente de fase.

9.

Comparar as potncias nas cargas equilibrada em Y e em .

35

Вам также может понравиться