Вы находитесь на странице: 1из 4

O conhecimento e o ensino sobre as doenas sexualmente transmissveis...

http://www.encuestafacil.com/ResPublicos/Resultados/DetCuest.aspx?...

Inicio: 08/11/2011 17:08:50 Fin: 08/11/2011 17:25:55 EMail: Parmetro de usuario 1: Parmetro de usuario 2: Idioma: Portugus Fecha/Hora de impresin:

O conhecimento e o ensino sobre as doenas sexualmente transmissveis entre os alunos da graduao da Unicamp Pgina 1. O conhecimento e o ensino sobre as doenas sexualmente transmissveis entre os alunos da graduao da Unicamp

Pgina 2. Caractersticas dos alunos 1. Sexo:


Masculino

2. Faixa etria:
Mais de 30 anos

3. rea:
CINCIAS EXATAS, TECNOLGICAS E DA TERRA

ARTES, assinale seu curso CINCIAS BIOLGICAS E PROFISSIONAIS DA SADE, assinale seu curso CINCIAS EXATAS, TECNOLGICAS E DA TERRA, assinale seu curso
41 - Engenharia Eltrica - Noturno

CINCIAS HUMANAS, assinale seu curso 4. Semestre:


nono ao dcimo segundo

5. Quando voc comeou a ter atividade sexual?


antes de ser universitrio

6. Incio da atividade sexual:


13-15 anos

7. Voc j teve relaes com pessoas do sexo:


feminino

8. Voc j teve relaes com animais?


no

9. Voc tem ou teve em mdia at quantas parcerias sexuais em um ano?


de 5 a 8 parcerias por ano

10. Voc atualmente tem relacionamento sexual com uma s parceria?


sim

11. H quanto tempo tem parceria fixa?


mais de dois anos

Pgina 3. Informaes sobre doenas sexualmente transmissveis e sua preveno 1. Voc conhece ou j usou preservativo masculino em suas relaes?
conheo e j usei

2. Voc conhece ou j usou o preservativo feminino em suas relaes?


no

3. Quando voc teve relao sexual voc ou sua parceria sexual usou preservativo?
usei preservativos na maioria das relaes

1 de 4

08/11/2011 12:27

O conhecimento e o ensino sobre as doenas sexualmente transmissveis...

http://www.encuestafacil.com/ResPublicos/Resultados/DetCuest.aspx?...

4. Voc sabe o que uma doena sexualmente transmissvel (DST)?


sim

5. Escreva o nome das DST sobre as quais voc j ouviu falar.


AIDS

6. Voc j teve uma DST?


no

7. Voc conhece algum que j teve uma DST?


sim

8. Voc j teve relao sexual com algum que teve uma DST?
no

9. A campanha do Ministrio da Sade h alguns anos foi: Faa o que quiser, mas faa com camisinha. O que voc entende sobre esta afirmao? (Voc pode responder mais que uma alternativa)
O preservativo importante na preveno das DST, mas no garante proteo contra todas as infeces sexualmente transmissveis.

10. Sobre o uso do preservativo, assinale a(s) alternativa(s) que voc considera adequada(s)? (Voc pode responder mais que uma alternativa)
o preservativo masculino deve ser colocado antes da penetrao, assim que o pnis ficar ereto usar dois preservativos aumenta a proteo contra as DST aps ter gozado o homem deve retirar o pnis ainda ereto, segurando o preservativo pela base usar o preservativo masculino e o feminino na mesma relao sexual aumenta a proteo contra as DST

11. Com qual(is) afirmao(es) voc concorda? (Voc pode responder mais que uma alternativa)
h vacinas que podem ajudar a previnir contra as DST ter relacionamento com uma parceria sexual sem infeco em que os dois tenham atividade s com o outro, por tempo prolongado, uma forma efetiva de evitar estas doenas toda populao deve ter acesso a preservativos de qualidade e a preo acessvel os servios de sade devem estar preparados para atender prontamente pessoas com DST sempre necessrio investigar as parcerias sexuais de pacientes com infeces sexualmente transmissveis o tratamento das DST importante na preveno da infeco pelo HIV

Pgina 4. Sobre as doenas sexualmente transmissveis 1. Em relao imagem abaixo, voc consegue observar verrugas na base do pnis?
sim

2. Voc acha que o preservativo masculino previne a transmisso destas leses?


sim

3. Voc identifica alguma DST nesta imagem?


sim

4. Se voc respondeu sim questo anterior, escreva as caractersticas das leses que voc suspeita ser uma DST.
tumor no annus

5. Voc acha que o preservativo masculino previne a transmisso destas leses?


sim

6. Voc sabe qual a DST observada nesta imagem?


sim

7. Se voc respondeu sim, escreva a doena que voc suspeita que o paciente tenha.
herpes

8. Voc concorda com a afirmao "quem tem uma DST qualquer tem um risco 10 vezes maior de ter infeco pelo HIV"?
sim

9. Voc concorda com a afirmao "o vrus da hepatite B pode ser transmitido pela atividade sexual"?
sim

10. Voc concorda com a afirmao "o cncer de colo uterino pode ser considerado uma DST"?
no sei

Pgina 5. Sobre as imagens, o questionrio e suas opinies 1. Em relao a esta imagem o paciente apresentava leses de condiloma. Voc sabe qual o vrus que causa esta DST?
HPV, vrus do papiloma humano

2. Em relao a esta imagem, as leses so de papulose bowenide. Voc acha que esta DST pode ser confundida com uma pinta ou um sinal?
sim

3. Em relao a esta imagem, a DST apresentada causada por um tipo de vrus. Voc acha que este agente pode ser eliminado do organismo:
ele no pode ser erradicado do organismo

4. Voc tem dvidas sobre DST e infeces de transmisso sexual?


sim

5. Considerando que os universitrios so um dos grupos de maior exposio s DST, voc julga que uma disciplina sobre este assunto deveria ser obrigatria aos alunos do primeiro semestre da Faculdade?

2 de 4

08/11/2011 12:27

O conhecimento e o ensino sobre as doenas sexualmente transmissveis...

http://www.encuestafacil.com/ResPublicos/Resultados/DetCuest.aspx?...

sim

6. Comente sua resposta pergunta anterior.


eles tm muita ativdade sexual

7. Voc faria uma disciplina presencial optativa sobre o assunto?


sim

8. Voc faria uma disciplina distncia sobre o assunto?


no

9. Voc aprendeu alguma coisa sobre as DST ao responder este questionrio?


sim

10. Se voc respondeu "sim" questo anterior, por favor, cite quais.
aquelas pintas na vagina

11. Faa os comentrios que julgar importantes. 12. O questionrio encerra-se aqui. Na pgina seguinte voc encontrar comentrios e justificativas sobre a relevncia das perguntas aqui feitas. Voc poder concluir sua participao mesmo sem ler os comentrios no final da prxima pgina. Voc pretende l-los?
sim

Pgina 6. Comentrios 1. A primeira parte do questionrio composta de perguntas que caracterizam o participante. Existem vrias razes para faz-lo. Algumas delas so: as mulheres mais frequentemente tm DST e no sentem ou notam nada, os jovens entre 14 e 29 anos so os principais transmissores das DST, os dados do curso permitiro identificar onde esforos em programas de preveno devero ser priorizados, as perguntas sobre incio de atividade sexual e parcerias esto relacionadas avaliao de risco, determinadas DST esto mais relacionadas a certos hbitos sexuais. Alm disto, h estudos que mostram que num contexto de parcerias mltiplas o uso de forma inconstante ou incorreta do preservativo pode estar relacionado ao aumento do numero de pacientes com DST. Tambm documentado que um agente de DST, o Hemophilus ducreyi, s se mantm em populaes em que existam indivduos que tenham mltiplas parcerias por ano (cerca de 20, pelo menos) e isto pode ser observado no contexto universitrio. Voc aprendeu algo ao ler este trecho dos comentrios?
sim

2. Na segunda parte do questionrio pretendeu-se avaliar o conhecimento sobre DST e formas de preveni-las. A melhor ferramenta na preveno das DST a informao adequada sobre estas doenas. As informaes sobre DST so importantes no apenas para um indivduo, mas para todos os contatos dele e, assim, para toda a populao. O preservativo masculino , possivelmente, a forma mais conhecida de preveno das DST. Porm, existe estudo brasileiro que mostra que a maioria dos jovens que participaram da pesquisa conheciam os benefcios do uso do preservativo, porm poucos o usavam de forma adequada. E ele mesmo importante na preveno das DST: o uso adequado, ou seja, em todas as relaes e de forma correta, diminuiu 80 vezes o risco de transmisso do HIV em um ano em casais em que apenas um dos parceiros era portador do vrus. O conceito de uso adequado ou tpico dos preservativos, masculino ou feminino, contudo, no to conhecido. Voc aprendeu algo ao ler este trecho dos comentrios?
sim

3. Sobre o preservativo masculino: no se deve usar lubrificantes oleosos com preservativo masculino; necessrio armazen-lo afastado do calor; durante a colocao do preservativo masculino a extremidade que receber o smen deve ser mantida apertada, sem ar; o preservativo masculino deve ser colocado antes da penetrao, assim que o pnis ficar ereto; usar dois preservativos aumenta o risco de romp-los e de haver transmisso de uma DST; carteiras e porta-luvas so exemplos de locais INADEQUADOS para transportar preservativos; quem for usar preservativo deve conferir o seu prazo de validade; o preservativo masculino NO pode ser reaproveitado, mas o feminino sim; aps ter gozado o homem deve retirar o pnis ainda ereto, segurando o preservativo pela base; o uso do preservativo masculino e feminino na mesma relao sexual aumenta o risco de ruturas dos mesmos. Foram feitas outras perguntas sobre ter/ter tido ou conhecer quem tenha/tenha tido uma DST. Ter uma DST qualquer aumenta 10 vezes o risco de ter HIV. Diante do diagnstico de qualquer destas doenas importante pesquisar outras. Por vezes, infeces sexualmente transmissveis podem no causar sintomas ou leses. Se algum no procurou ateno mdica quando teve uma DST ou teve uma parceria sexual que teve uma destas doenas importante investigar se no tem uma infeco que precise de tratamento mesmo que no tenha mais a leso ou os sintomas. Voc aprendeu algo ao ler este trecho?
sim

4. Outra questo estava relacionada compreenso que se tenha de slogans de campanhas de preveno. Existe o risco de um entendimento equivocado da mensagem que se pretende transmitir levar a uma maior exposio de risco de contrair uma infeco. As orientaes abaixo foram extradas do site da Organizao Mundial da Sade: o tratamento das DST importante na preveno da infeco pelo HIV; no ter atividade sexual uma forma efetiva de evitar infeces transmitidas sexualmente; ter relacionamento por tempo prolongado com parceria sexual no infectada em que ambos tenham atividade sexual s o outro uma forma efetiva de evitar infeces de transmisso sexual; toda populao deve ter acesso a preservativos de qualidade e a preo acessvel os servios de sade devem estar preparados para atender prontamente pessoas com DST; sempre necessrio investigar as parcerias sexuais de pacientes com infeces sexualmente transmissveis. h vacinas que podem ajudar a prevenir algumas DST. Voc aprendeu algo ao ler este trecho?.
sim

5. As setas indicam algumas leses de condiloma que causado pelo HPV, vrus do papiloma humano. O preservativo um mtodo de barreira e no protege a rea onde se encontram algumas destas leses. Voc aprendeu algo com esta imagem?
sim

6. As setas indicam as leses de papulose bowenide, tambem causadas pelo HPV. Elas so assintomticas, podem ser muito discretas e podem ser confundidas com leses comuns. Voc aprendeu algo com esta imagem?
sim

7. Leses semelhantes a estas so observadas frequentemente nos lbios e geralmente no so uma DST. A infeco pelo vrus herpes simples I comum na infncia. Mas o vrus tipo II mais comumente causa leses genitais ou prximas aos genitais de transmisso sexual. Tanto o HPV como o herpes simples so vrus para os quais no se pode garantir cura, pois a pessoa pode port-los, mesmo sem ter sintomas. Voc aprendeu algo com esta imagem?
sim

8. A hepatite B, como a aids, pode ser de transmisso sexual, embora existam outras formas de contgio. O cncer de colo uterino associado infeco por alguns tipos de HPV que tambm podem causar condiloma. Voc aprendeu algo com este comentrio?
sim

9. O questionrio foi preparado de forma a gerar curiosidade sobre o tema e, despertando dvidas, estimular interesse em estudar o assunto. Voc pretende ler mais sobre este assunto?

3 de 4

08/11/2011 12:27

O conhecimento e o ensino sobre as doenas sexualmente transmissveis...

http://www.encuestafacil.com/ResPublicos/Resultados/DetCuest.aspx?...

10. Mais uma vez, muito obrigado por sua participao. Se quiser, faa comentrios que julgar pertinentes. Professor Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho Dermatologia / FCM / Unicamp Eneida Lazzarini Pedagoga / Mestranda em Ensino Mdico

4 de 4

08/11/2011 12:27

Вам также может понравиться