Вы находитесь на странице: 1из 6

1

Introduo A tatuagem que considerada como ato de rebeldia ou como marca de identificao de um grupo, nos dias de hoje vista e entendida de uma forma diferente, agora se caracteriza com arte e at uma expresso viva de um sentimento e viso de mundo do individuo que a faz. Este artigo vai trazer esse tema sobre uma viso cientfica e ocidental, a histria da tatuagem os primeiros relatos comprovados de indcios de marcao corporal, depois disso a marginalizao da tatuagem e os seus efeitos na sociedade, a evoluo do tema, a desmarginalizao da tatuagem e as sequelas da sociedade.

Histria A tatuagem vem sendo encontrada nos caminhos da histria a mais de 3.500 anos, comeando como marcas tribais. A prtica da tatuagem no Ocidente tem passado por distintos contextos sociais Inicialmente, como arte extica, foi introduzida pelos viajantes e pelos marinheiros do sculo XVIII que, seduzidos por esta arte corporal praticada por distintos povos aborgenes (especialmente os das ilhas do Pacfico), comearam a tatuar seus prprios corpos. Posteriormente, no sculo XIX e no incio do sculo XX, setores marginais da sociedade, como presidirios, meretrizes e soldados, apropriaram-se da tatuagem, que alcanou especial importncia nos ambientes dos crceres, a tatuagem comeasse a ser identificada como marca de marginalidade, atuando em um duplo sentido: como meio e como estigma social. No ano de 1967, tribos urbanas roqueiros, motoqueiros, hippies e, de maneira mais radical, os punks e os skins foram apropriando-se desse imaginrio, adotando a tatuagem como uma marca corporal atravs da qual ostentavam publicamente sua vontade de romperem com as regras sociais e de situarem-se deliberadamente margem da prpria sociedade. (Andrea Lissett Prez - 2006)

A marginalizao H um tempo no muito distante existia uma grande associao de quem faz tatuagem com quem comente crimes e ou so os carmas da sociedade. Quando no seu processo

histrico a tatuagem comeou a ser difundida em locais frequentados por prostitutas, marinheiros, soldados e outros; estes locais foram e ainda so julgados pela sociedade como lugares sujos e que as pessoas que l frequentam tambm o so. No processo de nascimento das tribos urbanas onde as mesmas tinham por objetivo formar grupos dentro da sociedade que reunia pessoas com os mesmo gostos e at viso de mundo, a partir do momento que esses grupos se separam e se organizao de forma diferente dentro da sociedade, eles so marginalizados por terem alguns dos seus membros envolvidos em crimes, a sociedade atribui essas pessoas que cometiam delitos a imagem representativa desses grupos, fazendo at esse tipo de promoo de imagem nas mdias, filmes, musicas e etc. Era comum que pessoas com tatuagem mesmo que no pertencessem a nenhum desses grupos fossem excludos de algumas atividades profissionais, como no exerccio militar, cargos pblicos, e cargos altos.

Evoluo do pensamento A partir de estudos, como os antropolgicos aspectos puderam ser observados e ajudaram a entender as pessoas e essa cultura de se marcar com imagens que na maioria das vezes s tem sentido para o prprio individuo.

O processo de ser tatuado O primeiro passo para ser tatuado a escolha da loja. Nesse momento, entra em ao um elemento-chave: a poltica de encantamento de cada lugar. Apesar das variaes existentes, essa poltica consiste basicamente na promoo de trs aspectos considerados fundamentais na tatuagem contempornea: as medidas higinicas, o trabalho profissional do tatuador e a qualidade artstica da tatuagem. Sendo assim, a eleio depende, em grande medida, da impresso que a pessoa venha a ter do lugar. Tambm so levadas em considerao as recomendaes feitas por amigos, familiares ou conhecidos sobre a qualidade do estdio ao qual se recorre. (Andrea Lissett Prez 2006) Aps se escolhido o local onde o sujeito far a sua tatuagem dado o prximo e mais importante passo que o de escolha da imagem a ser tatuada, nesse processo de escolha muitas coisas podem acontecer e o tatuador tem um papel fundamental, por que ele que na maioria das vezes quem vai orientar o seu cliente em sua escolha, observa-se quem em muito dos casos as pessoas seguem para o estdio de tatuagem com algo em mente, mais ao sentar na cadeira para dar inicio ao processo, muitas

incertezas rodeiam o cliente que comea a se questionar sobre a sua escolha e comea a fazer uma reflexo sobre a sua escolha, sendo ai onde o tatuador ajudar, procurando clarear o pensamento do cliente, procura saber do que a pessoa gosta, sobre a vida e qual a ideia que tem da tatuagem, qual seria o seu significado, at que os dois possam chegar ao um nvel de segurana, e certeza para dar inicio a tatuagem. O ato de ser tatuado provoca intensas emoes fsicas e psicolgicas, como o aumento de adrenalina, de endorfina ou de outras substncias corporais, assim como a manifestao de sensaes de felicidade, de relaxamento, que atuam terapeuticamente. (Andrea Lissett Prez 2006)

O Flow O Flow um estado em que a pessoa que esta sendo tatuada fica de forma cientifica explica Cskszentmihalyi e MacAloon Flow [fluxo] denota a sensao holstica que est presente quando agimos com um envolvimento total [...] um estado no qual uma ao se segue a outra ao de acordo com a lgica interna que parece no necessitar conscincia nenhuma de nossa parte [...] experimentamo-la como um fluxo unificado de um momento ao outro, no qual sentimo-nos no controle de nossas aes, e no qual existe pouca distino entre a pessoa e o ambiente; entre o estmulo e a resposta; ou entre passado, presente e futuro. O Flow nada mais em outras palavras o sentimento o ecstasy sentido pela pessoa que faz a tatuagem, a dor causada pelas agulhadas se transforma em prazer, um estado que as pessoas que fazem uma tatuagem dizem ter sentido algo mais no sabem explicar. Esse mesmo estado-sentimento o que causa o vcio, o vcio em ser tatuado mais frequente e dependente do que se imagina; esse volume de sensaes e substncias liberadas pelo corpo causa um grande bem estar e o tatuado procuram inconscientemente essa sensao que resulta em vrias tatuagens, muitos dizem que quem faz uma tatuagem sempre acaba fazendo mais, ainda tem aqueles que afirmam que para driblar essa dependncia aconselhvel que se tenha pelo menos um espao de tempo de dois anos para cada tatuagem.

Desmarginalizao O processo de desmarginalizao tem incio com a mudana do perfil de quem faz tatuagem, e a publicao dos estudos que desvendaram e desmitificaram. Dados de pesquisas mostra uma mudana expressiva na faixa etria das pessoas que fazem a

tatuagem, descobre-se que aumentou muito a quantidade de pessoas da faixa de 25 a 35 anos que fazem, e que tambm hoje em dia em, comparao h dez anos atrs, houve um grande crescimento da quantidade de mulheres que fazem tatuagem, chegando hoje a ser 50% ou mais das pessoas que solicitam o servio. As mulheres demonstram por meio desses desenhos a sua feminilidade, tornam-se mais sensuais, escolhem cuidadosamente os locais e imagens a serem tatuados. Esses e outros dados reforam a nova ideia de que quem faz, faz para expressar um sentimento, a sua viso de mundo que a tatuagem hoje se tornou uma arte, a arte viva e em sua maioria nica. Os tatuados: uma nova construo subjetiva Se inicialmente o prazer dos sentidos em especial a viso o que est determinando a escolha, preciso levar em conta que no se lida somente com uma sensao agradvel, mas tambm com a fixao em algo, em uma certa ideia. E a focalizao nessa ideia traz a possibilidade de se estabelecer um nexo, uma identificao com o mundo externo, um referente de sentido ligado emoo, experincia sensvel, aspectos que no so vazios de significado e que permitem elaborar um reconhecimento de si mesmo e do entorno social em que se vive. Como registra (Apud Berger 1972), as imagens esto carregadas de sentido, tanto pessoal como socialmente, s que expressas em outra linguagem a visual a qual coloca em jogo o modo de ver que est incorporado em toda a representao, assim como a apreciao individual, implcita na prpria forma de ver o mundo. (Andrea Lissett Prez 2006). Essa construo subjetiva o resultado das mudanas sociais, e a vontade do individuo de ser modificar, de ser uma pea nica dentre milhes de pessoas, o tatuado cria a sua obra onde a tela o seu corpo, onde ele pode comear com tatuagens sem sentido mais brevemente encontrar um sentido, uma histria para aquela tatuagem, que muitas vezes est diretamente ligada sua vida, forma de sentir o mundo, onde vive, com quem se relaciona, o que estuda, no que trabalha, o que gosta. O fechamento corporal o mais alto nvel de quem faz tatuagem, o produto final do projeto de vida, o projeto de montagem que dura anos, existem organizaes que cultuam esse tipo de pratica, e outras culturas que desde os primrdios em sua histria tribal fechamento do corpo tinha um valor maior do que apenas as marca habituais.

Concluso A tatuagem uma das artes mais antigas do mundo, que foi se modernizando e passou por vrias mudanas na sua forma e nos seus significados por causa da sociedade. Ainda hoje por mais que sejamos globalizados e modernos, ainda temos uma sociedade que em parte est com sequelas de um tempo onde a falta de informao causou e continua causando descriminao, preconceito; sabendo-se que imagens gravadas na pele no muda a intelectualidade e nem as capacidades fsicas de uma pessoa. Mas a afirmao iconogrfica pelo qual o individuo passa, com o objetivo de se destacar e reafirmar a sua identidade.

Bibliografia LISSETT, Andrea Prez. A identidade flor da pele. So Paulo - 2006

Вам также может понравиться