Вы находитесь на странице: 1из 26

Obras Civis Elevaes

1 1.04

01 . DEF INIO
Compreende a execuo de alvenarias de vedao com tijolos ou blocos. Para fins desta Especificao, sero considerados os seguintes tipos de alvenarias :

Figura 03. Alvenaria singela com blocos cermicos 08 furos

Figura 01. Alvenaria singela com blocos cermicos 06 furos Figura 04. Alvenaria dobrada com blocos cermicos 08 furos

Figura 02. Alvenaria dobrada com blocos cermicos 06 furos

Figura 05. Alvenaria com tijolos cermicos macios a faco

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Figura 06. Alvenaria singela com tijolos cermicos macios

Figura 09. Alvenaria singela de bloco de argamassa de cimento sem funo estrutural

Figura 10. Amarrao com Grampos 1 Fiada

Figura 07. Alvenaria dobrada com tijolos cermicos macios


2 FIADA

Figura 11. Amarrao com Grampos 2 Fiada

Figura 08. Alvenaria com tijolos cermicos macios em fogueira

Figura 12. Amarrao com Grampos

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Figura 13. Amarrao com Tela

Figura 17. Amarrao de Painis com Blocos 1 Fiada

Figura 14. Amarrao de Painis com Armadura 1 Fiada Figura 18. Amarrao de Painis com Blocos 2 Fiada

Figura 15. Amarrao de Painis com Armadura 2 Fiada Figura 19. Amarrao de Painis com Blocos Figura 01

Figura 16. Amarrao de Painis com Armadura Figura 20. Amarrao de Painis com Blocos Figura 02

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Figura 21. Fixao com Ancoragem Figura 24. Detalhe de Bloco de Vidro 02

Figura 25. Detalhe de Bloco de Vidro 03 Figura 22. Blocos de Vidro com lance de Vergalho

Figura 23. Detalhe de Bloco de Vidro 01

Figura 26. Alvenaria de bloco cermico 06 furos em sumidouros

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Terminologia Alvenaria a Faco ou Cutelo Sistema de assentamento dos blo cos ou tijolos de maneira que a espessura da parede coincida com sua menor dimenso. Em um tijolo de dimenses de 4,0 cm X 9,0 cm X 17,0 cm, a espessura da parede seria de 4,0cm ( Vide figura 05). Alvenaria Singela ou 1 / 2 vez Sistema de assentamento em que a espessura da parede coincide com a dimenso intermediria do bloco ou tijolo. No exemplo anterior, a espessura seria de 9,0 cm (Vide figura 04). No caso de alvenaria com blocos cermicos 06 e 08 furos, que no podem ser assentados com os furos voltados para fora, considera-se como assentamento singelo aquele que confere parede a espessura de 9,0 cm (Vide figura 01 e 03). Alvenaria Dobrada ou 1 vez Sistema de assentamento em que a espessura da parede coincide com a maior dimenso do tijolo ou bloco. No mesmo exemplo, a espessura seria de 17,0 cm ( ide figura 05). No caso de alvenaria com V blocos cermicos 06 e 08 furos, que no podem ser assentados com os furos voltados para fora, considera-se como assentamento dobrado aquele que confere parede a espessura de 13,0 e 19 cm respectivamente. (Vide figura 02 e 04). Alvenaria em Fogueira Sistema de assentamento em que os tijolos so dispostos em ternos, de forma que a espessura da parede seja a soma de um comprimento mais uma largura do tijolo utilizado. No mesmo exemplo, a espessura seria de 17,0 cm + 9,0 cm + 2,5 cm de junta = 28,5 cm (Vide figura 08). Alvenaria Aparente Alvenaria que, aps concluda, no recebe qualquer tipo de revestimento, apresentando como acabamento a superfcie dos tijolos ou blocos. Nestes casos, as juntas devem ser rebaixadas e apresentar uma espessura constante, para efeito esttico. Alvenaria de Tijolo Refratrio

Alvenaria executada com tijolos resistentes a altas temperaturas. utilizada, principalmente, na inds tria de transformao, em altos fornos siderrgicos, fornos da indstria de cimento, de vidros e de materiais cermicos, caldeiras, na indstria qumica, petroqumica e de papel etc.

Figura 27. Convertedor LD A nvel da mdia e pequena empresa, pode ser utilizada no revestimento interno de fornos de padarias, fornos de cermicas artesanais, em churrasqueiras de restaurantes etc. Os tijolos, por apresentarem composio qumica (combinaes de Alumnio, Cromo, Magnesita e Slica entre si e com outros elementos) e processo de fabricao complexos, alm de requererem mo de-obra especializada para o assentamento, tornamse muito caros para utilizao no industrial. Entretanto, podem ser adquiridos tijolos considerados como refugo de produo a preos acessvies. O assentamento em fornos feito com argamassas refratrias apropriadas para cada tipo de alvenaria.

Figura 28. Revestimento Bsico em Forno de Cimento

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Os materiais so fabricados, nas mais diversas formas, dimenses e composies qumicas, por empresas especializadas como Magnesita S/A e Cermica Safran.

Figura 30. Junta Amarrada Juntas a Prumo Sistema de execuo das alvenarias em que as juntas verticais entre blocos ou tijolos de fiadas consecutivas so dispostas de uma maneira coincidente e contnua.

Figura 29. Linha de Produtos Refratrios Escantilho Rgua de madeira com comprimento igual ao p direito (distncia do piso ao teto) do pavimento, graduada com distncias iguais altura nominal do bloco ou tijolo a ser empregado, acrescido da espessura da junta, que serve da gabarito para o assentamento. Verga Viga de concreto armado colocada sobre as aberturas nas alvenarias, tais como, vos de portas e janelas, com a funo de sustentar os elementos construtivos sobre elas e impedir a transmisso de esforos para as esquadrias, quando existirem. Contra-verga ou Verga Inferior Viga de concreto armado colocada sob as aberturas de janelas, com a funo de evitar o surgimento de trincas na alvenaria. Juntas Amarradas Sistema de execuo das alvenarias em que as juntas verticais entre blocos ou tijolos de fiadas consecutivas so dispostas de um maneira desencontrada.

Figura 31. Junta Prumo Amarrao das Alvenarias Entende-se como amarrao de alvenaria o engastamento entre panos de paredes ou entre as paredes e a estrutura da edificao. Cunhamento O cunhamento consta da interposio de materiais resistentes entre a alvenaria e o concreto, devidamente consolidados, de forma a evitar folgas e trincas nas juntas entre estes elementos. Por este processo, ao se executar a alvenaria, deixase um espao livre entre sua extremidade superior e a estrutura da edificao (viga ou laje). Este espao ser posteriormente preenchido por cunhas de cimento ou por tijolos cermicos macios, fortemente apertados e argamassados, ou por argamassa expansiva , prpria para este fim, travando-a em relao ao restante da estrutura.

Obras Civis Elevaes

1 1.04

elas, ao longo do tempo. Alm das pesquisas nesta rea serem incipientes, pouco freqente o acompanhamento das obras por seus projetistas, prtica que circunscreve os problemas decorrentes de prescries tcnicas incorretas aos canteiros ou, quando no solucionados, transfere-os aos futuros usurios sem contribuir para a melhoria de qualidade de novos projetos que voltam a apresentar as mesmas falhas e erros de concepo. Figura 32. Cunhamento 01 A proposta de elaborao de projetos construtivos para edificaes objetiva resgatar para a fase de concepo a responsabilidade pela correo tcnica e exeqibilidade das propostas enviadas aos canteiros de obra, dotando-os de instrumentos efetivamente reguladores dos processo de execuo de edifcios e definidores da qualidade final do produto. Pressupe maior estreitamento entre as atividades de projeto e execuo, alm de avaliaes sistemticas ps-ocupao dos edifcios num processo contnuo de reviso e de aperfeioamento das prticas de produo de edifcios convencionais. Para as paredes de alvenaria, a elaborao de projetos executivos visa conceber os detalhes construtivos capazes de assegurar-lhes melhor desempenho de suas funes com vedao, na proteo dos ambientes contra a ao de agentes externos indesejveis (correntes de ar, guas de chuva, raios visuais, som, calor ou frio, animais, ao do fogo, etc.) e como suporte de instalaes prediais e de equipamentos diversos, atendendo aos padres de habitabilidade e de segurana de seus usurios e normalizao pertinente. PROJETOS AUXILIARES So considerados como auxiliares todos os projetos que forneam dados para a elaborao do projeto de alvenaria e que devero estar de posse do profissional : projeto de arquitetura; projetos de instalaes ; eltrica; telefnicas; incndio; hidro-sanitrias; gs; projeto estrutural; projeto de impermeabilizao. PADRONIZAO ESTRUTURAL/ARQUITETNICA Quanto maior for a padronizao da estrutura de concreto (como largura da viga, espessuras de laje,

Figura 33. Cunhamento 02

PROJETO DE ALVENARIA INTRODUO Os mtodos empregados no processo construtivo convencional para a execuo de alvenarias de vedao, contrapisos e revestimentos de paredes assentam -se em bases bastante artesanais com deficiente fiscalizao dos servios, organizao e padronizao do processo de produo. Normalmente, os procedimentos adotados nos canteiros limitam-se reproduo de prticas correntes na construo civil que, no entanto, carecem de confirmao tcnica quanto sua pertinncia. Por outro lado, os projetos enviados a estas obras no favorecem a reverso deste quadro, apresentando um nvel de detalhamento construtivo insuficiente consecuo de um produto de qualidade assegurada alm de conterem incorrees que, no raro, somente so evidenciadas no momento da execuo. A insuficincia de detalhamento construtivo corretamente concebido (especificao de materiais e tcnicas a serem utilizados, inclusive) pode ser atribuda ao desconhecimento, por parte dos projetistas, das inmeras e variadas influncias fsicas a que esto expostas as edificaes e do comportamento dos materiais de construo frente a

Obras Civis Elevaes

1 1.04

etc.) e de alguns itens da arquitetura (como p direito; esquadrias) maior facilidade em : padronizar os detalhes executivos da alvenaria, como modulao horizontal e vertical, elementos pr-moldados, etc.; padronizar os procedimentos construtivos; padronizar ferramentas e equipamentos utilizados na elevao das paredes; compatibilizar a largura da viga com a largura do bloco de modo a diminuir as espessuras dos revestimentos. PR-MOLDADOS EM ARGAMASSA ARMADA VERGAS E CONTRA-VERGAS A presena de vos nas alvenarias exige a construo de vergas e contra-vergas de modo a se distribuir da melhor forma os esforos concentrados na regio dos vos. As vergas so pequenas vigas de concreto que sustentam as cargas sobre elas depositadas (cargas localizadas sobre o vo) e redistribuem estas cargas nas regies laterais aos vos. As contra-vergas so peas similares s vergas e simtricas a elas em relao aos vos. As cargas concentradas pelas vergas nas regies adjacentes Medidas em cm
Largura dos vos (L) Comprimento da Parede (C) (****) Apoio Lateral Mnimo Altura Pea Mnima

aos vos de caixilhos so novamente redistribudas pelas contra-vergas nas regies abaixo das mesmas.

CONCRETOS

Figura 34. Vergas e Contra-vergas As vergas e contra-vergas podem ser moldas in locu ou pr-moldadas, sendo que a segunda situao a mais comumente utilizada. Em situaes particulares as vergas e contra-vergas podero ser substitudas pelo assentamento de canaletas posteriormente preenchidas (no caso de alvenarias de blocos de concreto). O dimensionamento das vergas e contra-vergas dever ser tal que atenda aos valores indicados na tabela abaixo :

Todas Vergas
L < 90

Vergas sob Alvenaria


90 < L < 180 180 < L < 300

Vergas sob Laje


90 < L < 120 L > 120

Contra-vergas (***)
60 < L < 150 600 < 150 < L < 300 600 <

C< QQ QQ C < 800 C < 600 QQ 600


100 C C<

C<
C<

600
800

10 5

15 10

20 12(*)

15 10(*)

15(*) 12(*)

30

45 5

45

60

Tabela x.x - Dimensionamento de Vergas e Contra -Vergas OBS : * Situaes que necessitam de dimensionamento especfico (clculo como vigas)

** Sob alvenaria ou sob vigas. Vos superiores a 3 m exigem anlise especfica.

Obras Civis Elevaes

1 1.04

*** Dimenses do apoio vlidas para paredes sobre vigas. Vos menores de 60 cm no necessitam de contraverga. Contravergas em paredes e vos de dimenses superiores aos limites devem ter anlise especfica. **** Distncia entre os apoios da viga que suporta a parede.

Existindo padronizao nos projetos de estrutura e de arquitetura poder haver padronizao destes elementos, a exemplo de :

vergas para portas internas vergas para portas de varandas vergas para portas de elevadores vergas para portas corta fogo vergas para portas de janelas contra-vergas para janelas e aparelhos de arcondicionado. Figura 35. Reforo do emboo nas regies de colunas hidrulicas COMPATIBILIZAO INSTALAES ALVENARIA X Quanto s instalaes eltricas, uma soluo que tem apresentado bons resultados corresponde ao uso de mangueiras corrugadas flexveis e que so dispostas no interior da alvenaria durante sua elevao, associado ao uso de blocos (cermico ou de concreto), em que as caixas metlicas ou outros detalhes so previamente fixados, a exemplo do ilustrado na figura 36. Esta soluo diminui a produtividade da parede pronta, pois apresenta terminalidade dos servios e elimina re -servios. A figura 37 ilustra a cena normalmente observada em obras que no empregam processo semelhante ao apresentado. Para evitar o aumento do caminhamento do eletroduto, no caso de vergas prmoldadas, prever rasgos nestas peas que viabilizam a passagem direta do tubo, conforme indicado na figura 38.

Conforme j apresentado em mdulos anteriores, deve-se sempre empregar a tecnologia que permite posicionar praticamente 100% das instalaes hidrosanitrias, incndio, gs, etc., desvinculadas das paredes. Com a interdependncia entre as instalaes e as paredes conseguida deste modo, diminui-se drasticamente os re-servios e as perdas com material e mo-de-obra, durante a execuo, alm de facilitar de sobremaneira, a manunteno durante a utilizao do imvel. Na eventual necessidade de embutir alguma prumada na alvenaria (passvel de acontecer na prumada de gua pluvial das varandas), deve-se- prever o uso de tela, tipo pinteiro ou deploye, que garanta a distribuio das tenses sem o aparecimento de fissuras. Esta tela no dever envolver o tubo (fato usualmente observado em obras) e sim apresentar um traspasse mnimo de 20 cm em relao ao eixo do tubo, conforme indicado na figura 35 :

Obras Civis Elevaes

1 1.04

A perfeita compatibilizao entre alvenarias de blocos (cermicos ou de concreto) e as instalaes eltricas s ocorrer quando a exemplo da soluo hidrosanitria, houver completa independncia entre os servios (tubulao externa s paredes de blocos). CONTEDO DO PROJETO DE ALVENARIA O projeto de alvenaria, dentro da proposta apresentada neste mdulo, tem por objetivo garantir a perfeita compatibilizao entre os diversos projetos auxiliares e eliminar as improvisaes encontradas praticamente em todas as obras. O projeto de alvenaria prev a apresentao de trs documentos, cujo contedo e diretrizes de execuo so descritos na seqncia : A) Planta de Marcao -1 fiada B) Planta de Amarrao - 2 fiada C) Detalhes de Elevao A - PLANTA DE MARCAO A planta de marcao a que utilizamos para marcar a primeira fiada de blocos de paredes, portanto, nela dever constar apenas as informaes necessrias para que o operrio de marc ao execute este servio, quais sejam : Posicionamento de todas as paredes do pavimento Posicionamento das paredes de shafts quando estas forem em alvenaria istribuio e identificao de todos os blocos D da primeira fiada Locao e identificao dos blocos para instalaes contidos na primeira fiada Locao dos vos de portas e de janelas que atingirem a primeira fiada Figura 38. Utilizao de vergas vazadas e, no exemplo, com blocos cermicos com furos na vertical, para posicionamento de eletrodutos prximos a vos Posicionamento das juntas argamassa entre blocos verticais de

Figura 36. Uso de elementos de instalao eltrica pr-fixados no bloco de alvenaria de vedao

Figura 37. Cena usual de obra onde o eletroduto no posicionado durante a elevao e a verga no projetada de modo a permitir a passagem direta.

Legenda de componentes modulares Planta chave

10

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Para sua elaborao observar as seguintes diretrizes : A.1 - POSICIONAMENTO DAS PAREDES As paredes externas e internas sob vigas devero ser posicionadas dividindo a sobra da largura do bloco (em relao largura da viga) para os dois lados. Caso o bloco apresente largura igual ou inferior a da viga, nas paredes externas alinhar pela face externa da viga; Para a locao das paredes empregar cotas acumuladas a partir dos mesmos eixos que foram utilizados para executar a estrutura. Entende-se por cota acumulada a medida da distncia entre a linha de eixo e a face da parede do bloco (ver figura 39); Nas linhas de cotas devero constar setas indicando a que lado da parede se refere a cota acumulada. Esta dever ser de preferncia a lateral da parede que o operrio ir utilizar como alinhamento para esticar as linhas durante a execuo da marcao; Os nmeros das cotas devero estar prximo das paredes aos quais se referem, evitando assim que o operrio perca tempo localizando as medidas; Abaixo das linhas de cotas e de cada medida acumulada dever ter um pequeno crculo, que servir para a conferncia das medidas pelo mestre ou encarregado durante a execuo dos servios; As medidas devero ser indicadas em centmetros, usando apenas um nmero aps a vrgula. Como comum aparecer nos projetos de arquitetura medidas com dois nmeros aps a vrgula, este segundo nmero dever ser incorporado medida do cmodo ao lado para fechamento das cotas.

Figura 39. Sistema de cotas da planta de marcao

A.2 - DISTRIBUIO DOS BLOCOS Posicionar primeiramente os blocos dos encontros de paredes, e/ou outros tipos quando for necessrio (figura 40) . Em seguida distribui-se os blocos restantes da parede, sempre usando os blocos maiores (inteiros) a partir dos cantos e encontros de paredes, deixando os blocos menores (compensao) para as chegadas em pilares e vos de portas.

Figura 40. Incio da distribuio dos blocos Ao distribuir os blocos da primeira fiada deve -se imaginar como ficar a amarrao na segunda fiada. Desta forma o projetista poder observar que em algumas situaes a colocao de um bloco menor num determinado local permitir uma amarrao da parede usando somente blocos maiores (inteiros) na segunda fiada. A.3 - LOCAO DE VOS NA ALVENARIA Na planta de marcao devero ser locados apenas os vos de portas, utilizando cotas individuais sempre a partir da parede mais prxima (figura 41).

11

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Quando o bloco da boneca da porta for do tipo T basta cotar a largura do vo, pois o comprimento da boneca passa a ser constante j que no muda a dimenso do bloco (figura 41). Para vos de portas ao lado de pilares deve se deixar uma boneca mnima que permita que o bloco que compe a mesma seja encabeado com argamassa e que seja possvel apoiar as vergas padronizadas sobre estes vos (figura 41).

Para paredes onde no h pilares e/ou houver a necessidade de mais uma junta vertical de argamassa para absorver a sobra de espao, esta junta dever estar localizada pela ordem, ao lado de vos de portas e depois nos encontros de paredes.

Figura 41. Vos na alvenaria

A.4 - JUNTAS VERTICAIS Prever tanto na planta de marcao quanto na de amarrao, duas juntas verticais de argamassa com espessura de 1 cm a 3 cm no bloco de chegada nos pilares, ou seja, entre o pilara e o ltimo bloco e entre o ltimo e o penltimo bloco (figura 42). Caso o projeto seja modular, estas folgas devero resultar quando da execuo da parede, diminuindo-se a largura das juntas verticais dos demais blocos.

Figura 42. Juntas verticais

A.5 - LOCAO DE SHAFT Os shafts s aparecero locados na planta de marcao quando estes forem fechados com alvenaria, sendo marcados juntamente

12

Obras Civis Elevaes

1 1.04

com as outras paredes do pavimento (figura 43). Neste caso, as paredes do shaft devero ser locadas atravs de cotas acumuladas a partir dos eixos da estrutura, conforme locao das paredes.

A.6 - INSATALAES NA ALVENARIA Deve-se observar na planta de instalaes eltricas e de telefone as passagens de fiaes no rodap quando for projetado este tipo de soluo, de um lado para o outro da parede, e locar sempre em blocos maiores (inteiros) as passagens em PVC 50 mm (figura 44). Em todas as situaes onde a tubulao para instalaes (eletroduto) vier do rodap deve-se locar um bloco com curva PVC (bengala), sempre em bloco maior (inteiro).

Figura 43. Locao de shaft em alvenaria

Figura 44. Instalaes na alvenaria

Quando as colunas de gs estiverem locadas dentro de paredes, estes blocos devem aparecer em destaque e identificados como cheios com argamassa (grauteados) (figura M).

Figura 45. Coluna de Gs na Alvenaria

13

Obras Civis Elevaes

1 1.04

ALGUMAS PARTICULARIDADES CONSTRUTIVAS FIXAO DAS PAREDES AOS COMPONENTES ESTRUTURAIS O detalhamento das ligaes dos painis de alvenaria estrutura depende das caractersticas de deformabilidade da estrutura e do grau de vinculao entre paredes e estrutura, previsto no projeto estrutural. So registradas trs possibilidades : a) A alvenaria funciona como travamento da estrutura, devendo trabalhar rigidamente ligada a ela. Deve apresentar desempenho mecnico superior s alvenarias de vedao somente. O encunhamento ou aperto executado com o auxlio de cunhas prfabricadas de concreto ou tijolos cermicos inclinados, preenchendo um espaamento mnimo de 15 cm entre o topo da alvenaria e as vigas ou lajes. A solidarizao lateral dos painis pode ser efetuada atravs de esperas nos pilares (barras de ao deixadas durante a concretagem) com espaamento mnimo de 60 cm. A alvenaria no funciona como travamento e est envolta por estrutura altamente deformvel (prticos de grandes vos, lajes do tipo cogumelo, etc.). As juntas entre os componentes estruturais e da alvenaria sofrem intensas solicitaes, devendo ser executadas com materiais bastante deformveis, capazes de absorver as movimentaes da estrutura sem transmitilas s paredes. Para paredes revestidas, recomenda-se o uso de telas do tipo deploye em toda a extenso da junta, para impedir o surgimento de fissuras. A alvenaria no funciona como travamento e a estrutura pouco deformvel. Inclui a grande maioria dos edifcios convencionais. As ligaes devem ser executadas : as laterais confeccionadas durante a elevao das paredes, com a prpria argamassa de assentamento, deixando -se folga superior 30 a 40 mm - para fixao de topo. A principal recomendao evitar o encunhamento precoce e rgido das paredes, para que estas no sejam afetadas pelas movimentaes higrotrmicas dos componentes estruturais ou pelas

deformaes oriundas do carregamento da estrutura : deve-se iniciar a fixao superior das paredes com argamassa de mesmo trao da de emboo interno (contendo resina PVA), aps executadas 50% das alvenarias, quando grande parcela das deformaes (da alvenaria e da estrutura) tenham j ocorrido. Esta dever se dar em lotes de, no mnimo, trs pavimentos, a partir dos pavimentos superiores para baixo e tendo sido concludo outro grupo de, pelo menos, trs pavimentos acima deste. Estes procedimentos associados utilizao de argamassas devidamente dosadas (capazes de absorver movimentaes diferenciadas entre a alvenaria e a estrutura sem apresentar ruptura : argamassas resilientes ou elstica) so suficientes para assegurar o desempenho satisfatrio das paredes.

JUNTAS VERTICAIS NO PREENCHIDAS O no preenchimento das juntas verticais na alvenaria de vedao em blocos cermicos tem basicamente um objetivo : o de absorver as deformaes a que a alvenaria estar sujeita, principalmente aquelas com origem nas deformaes da estrutura reticulada de concreto armado, de modo a evitar fissuras na prpria alvenaria. No preenchendo as juntas verticais possibilita-se que haja uma dissipao, nestas juntas, das tenses induzidas pelas deformaes intrnsecas da alvenaria (retrao e expanso higrotrmicas, deformao lenta, etc.) e extrnsecas a ela (deformaes da estrutura reticulada). Deste modo, as juntas abertas (no preenchidas) funcionam com o efetivas juntas de trabalho, disseminadas por todo o pano da alvenaria de vedao, sendo que cada uma delas dissipa uma pequenssima parcela da deformao total. Esta parcela proporcional quantidade de juntas abertas no pano considerado e intensidade das tenses induzidas. Em outras palavras, com esta tcnica pretende-se que todas as deformaes da alvenaria e da estrutura sejam dissipadas em incontveis juntas de trabalho espalhadas pelos panos de alvenaria.

b)

c)

AMARRAO ENTRE FIADAS DE ALVENARIA Preferencialmente, deve -se adotar a amarrao denominada a meio-tijolo ou a meio-bloco, termo

14

Obras Civis Elevaes

1 1.04

indicativo de que as juntas verticais de assentamento esto posicionadas a meia dimenso dos blocos das fiadas adjacentes. Para obteno deste aparelho deve ser especificada a utilizao dos sub-mdulos que promovero a compensao nas dimenses dos componentes, permitindo a propagao das juntas a meio-bloco, a partir do ponto de conjugao de painis de alvenaria. Este aparelho apresenta melhor desempenho mecnico, se comparado com aparelhos de juntas a prumo ou de juntas posicionadas a dimenses inferiores metade do componente utilizado. Deve -se evitar a adoo destas solues, restringindo-as a pequenos trechos de paredes, inferiores a 40 cm, onde no seja possvel a amarrao a meio-bloco. Nestes casos, deve-se atentar para que no haja solicitaes que possam comprometer o desempenho do painel, tais como rasgos para embutimento de tubulaes.

JUNTAS DE CONTROLE Movimentos diferenciais na alvenaria devem ser esperados e seus efeitos controlados : tanto os decorrentes de aes externas - movimentaes da estrutura, principalmente - quando de esforos internos prpria parede - provocados pela variao dimensional dos blocos e/ou juntas de assentamento. Os efeitos danosos da deformao da alvenaria traduzem -se, normalmente, no aparecimento de fissuras especialmente em panos muito extensos ou paredes rigidamente fixadas estrutura. As solues apresentadas no projeto devem, portanto, adequar-se s caractersticas de deformabilidade da alvenaria, de modo a que ocorram os movimentos, sem prejuzos substanciais ao conjunto. O comprimento mximo recomendado para panos contnuos de alvenaria varia em funo das caractersticas de seus componentes, de suas condies de contorno e das influncias climticas, devendo ser limitado atravs da insero de juntas de controle, cuja funo ser permitir os movimentos relativos entre as partes por elas determinados, absorvendo seus efeitos. Quando no previstas ou indevidamente dispostas, elas sero autoconformadas sob a forma de fissuras ou trincas. Os limites recomendados para o comprimento de panos contnuos de alvenaria de blocos cermicos, sem encunhamento rgido, so : Espessura das Paredes (cm)
10

Paredes Cegas (m)


10,00

Paredes com Aberturas (m)


7,50

15

14,00

10,50

Para alvenarias que funcionem como travamento da estrutura ou envolvidas por estruturas muito deformveis, ou ainda, constitudas por componentes muito suscetveis s variaes ambientais, estes valores devem ser redimensionados. Figura 46. Tipos de Juntas entre Fiadas de Bloco Outras situaes que impem a existncia de juntas de controle so a presena de juntas de dilatao na estrutura - necessrio sua correspondncia nas paredes ou descontinuidade significativa na altura 15

Obras Civis Elevaes

1 1.04

ou espessura da parede - posicion-las na transio dos panos.

b) Qualidade dos blocos : velocidade de absoro (suco inicial) : condies da superfcie (partculas soltas, textura, etc.); c) Qualidade de mo-de-obra : tecnologia de assentamento e preenchimento completo da junta, intervalo de tempo entre o espalhamento de argamassa e a colocao do bloco, intervalo de tempo entre a mistura e o uso da argamassa, etc. d) Condies de cura.

A INTERAO BLOCO-ARGAMASSA As propriedades da alvenaria so, em essncia, dependentes das caractersticas dos componentes constituintes e da adequada interao blocoargamassa. Esta interao, ou seja, a ao mtua entre os blocos e as juntas de argamassa a responsvel pela obteno de um produto considerado homogneo, coeso e monoltico, a partir de produtos isolados. Simplificadamente esta ao designada por aderncia bloco-argamassa. A aderncia bloco-argamassa praticamente s mecnica, por ao de encunhamento da argamassa na superfcie porosa e irregular do bloco. O fenmeno da aderncia pode ser assim explicado : Quando se coloca a argamassa sobre uma superfcie absorvente, parte da gua de amassamento, que contm em dissoluo ou em estado coloidal os componentes do aglomerante, penetra nos poros e canais da base. No interior destes poros se produzem fenmenos de precipitao do hidrxido de clcio ou dos gis de cimento ou de ambos. Com a pega, estes precipitados intra-capilares exercem uma ao de encunhamento de argamassa base conseguindo -se assim a aderncia. fundamental ento que a argamassa ceda gua ao bloco ou tijolo e que a suco seja contnua. Se a quantidade de gua cedida for muito intensa em um tempo muito curto o fluxo interrompido pela impossibilidade da argamassa continuar fornecendo gua. Com a interrupo do fluxo a ao de encunhamento prejudicada pela descontinuidade entre os cristais endurecidos no interior dos poros e os que endurecem na argamassa. Os principais fatores que influem na aderncia blocoargamassa so : a) Qualidade das argamassas : capacidade de reteno de gua;

APERTO DA ALVENARIA Para a execuo do aperto obedecer s seguintes condies mnimas : parede executada h no mnimo 15 dias; 2 pavimentos executada. superiores com alvenaria

executar o aperto em grupo de pavimentos (por exemplo de 3 em 3) e de cima para baixo, com intervalo mnimo de 24 horas entre eles. Se possvel iniciar o aperto pelo ltimo pavimento; utilizar no aperto argamassa de mesmo trao da de emboo interno, com a diferena que esta argamassa no ser amolentada com gua pura, e sim com mistura (Rhodops 012 DC: gua) na proporo de 1:5. Tambm dever ser prevista uma proteo trmica provisria da laje de cobertura (lmina de gua; blocos cermicos) at a data da proteo trmica definitiva; preencher a folga do aperto por um lado da parede, aplicando a argamassa com colher de pedreiro e compactando-a em camadas com uma reginha de madeira, at que a argamassa comece a cair do outro lado. Aps 12 horas desta atividade, complementa-se o aperto pelo outro lado da parede, deixando-os acabados e sem rebarbas de argamassa. No caso das paredes externas, o aperto pelo lado de fora ser executado pela equipe de emboo no perodo de preparao da fachada; manter o local permanentemente limpo.

16

Obras Civis Elevaes

1 1.04

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS Para execuo da alvenaria, dentro das diretrizes apresentadas so necessrias as seguintes ferramentas e equipamentos : lpis de carpinteiro lpis de estaca colher de pedreiro paceta n 10/12 prumo de face com 700 gr linha de nylon 100 rguas de alumnio (2,40 - 2,00 - 1,50 m) trena de ao 30 m trena de ao 5 m ou metro de bambu broxa esptula metlica 3 vassoura com cabo p de bico com cabo marreta kg talhadeira balde plstico 12 litros esquadro metlico (0,60 x 0,80 x 1,00 m) palheta de madeira bancada (andaime) escantilho metlico caminho giratrio caixote metlico para massa suporte metlico para caixote de mass a argamassadeira de pavimento

Estas chapas so fixadas, normalmente, em estrutura metlica, composta de guias e montantes em ao galvanizado, utilizando-se parafusos especficos. Nas juntas verticais entre chapas utilizam-se fitas e gessos especiais para garantir o acabamento e o no surgimento de fissuras, conforme recomendaes dos fabricantes.

ESTABILIDADE DA ALVENARIA Condies para que a largura do bloco(lb) satisfaa a estabilidade da alvenaria.

Figura 47. Estabilidade da Alvenaria at 25, no h necessidade de cuidados especiais. entre 26 e 34, a alvenaria deve ser cuidadosamente estudada quanto deformao e estabilidade. > 35 a alvenaria deve ser obrigatoriamente estruturada.

OUTRAS ALTERNATIVAS PARA PAREDES DE VEDAO PAINIS DE GESSO O sistema de execuo de paredes de vedao internas com painis de gesso acartonado tem tradio de uso de um sculo, sendo emprego nos Estados Unidos, Europa, sia, frica, Amrica Latina e Japo. No Brasil, este sistema no tem tradio, porm, j comea a ser utilizado de maneira sistemtica por algumas construtoras, principalmente no eixo Rio - So Paulo. O sistema composto, basicamente, por chapas que tm o miolo de gesso estruturado com o carto de cada lado, funcionando este carto como ao do concreto, formado uma chapa de grande resistncia. Em funo de solicitaes especficas, os fabricantes possuem placas especiais, como placas resistentes umidade e placas com maior resistncia ao fogo. 17

COLUNAS NA ALVENARIA A cria o de colunas na alvenaria de sua importncia no que diz respeito sua estabilidade uma vez que as mesmas aumentam a espessura mdia da alvenaria, reduzindo assim o valor de .

Figura 48. Colunas na Alvenaria

Obras Civis Elevaes

1 1.04

02 . M TODO E XEC UTIVO


Argamassa de Assentamento e Espessuras das Juntas Para o assentamento, sero utilizados os traos de argamassas conforme a Especificao 1.11.01 Argamassas, com as seguintes caractersticas: Tipo de Alvenaria Alvenarias de blocos cermicos, blocos de argamassa de cimento sem funo estrutural Alvenarias de blocos de concreto com funo estrutural Alvenarias de tijolos cermicos Trao T5 (1:4:2 de cimento, areia e arenoso) Junta 2,0cm

Assentamento O assentamento ser iniciado pelos cantos principais ou pelas ligaes com quaisquer outros componentes e elementos da edificao. Como guia das juntas, ser utilizado o escantilho.

T4 (1:5 de cimento e 2,0cm areia) T4 (1:5 de cimento e 2,0cm areia) Alvenarias de blocos de T4 (1:5 de vidro cimento e 1,0cm areia) Alvenarias de tijolos Argamassa 1,0mm refratrios refratria Tabela 01. Traos de assentamento e espessuras das juntas

Figura 49. Escantilho Aps o levantamento dos cantos, ser utilizada como guia uma linha entre eles, fiada por fiada, para que o prumo e a horizontalidade fiquem garantidos.

Figura 50. Assentamento de Alvenaria 01

18

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Figura 51. Assentamento de Alvenaria 02 A partir de, aproximadamente, 1,50m de altura, dever ser providenciado um sistema de cavaletes com andaimes, para que o pedreiro possa trabalhar de forma adequada.

Figura 52. Assentamento de Alvenaria 03

Figura 53. Assentamento de Blocos

19

Obras Civis Elevaes

1 1.04

As fiadas devero ser individualmente niveladas e aprumadas com a utilizao de nvel de bolha e prumo. Todas as juntas entre os tijolos ou blocos devero ser rebaixadas com a ponta da colher para que o emboo adira fortemente;

Os tijolos cermicos devero ser previamente molhados, devendo estar midos quando do assentamento; Sobre os vos de portas e janelas devero ser executadas vergas de concreto armado convenientemente dimensionadas, com engastamento lateral mnimo de 30,0 cm ou de 1,5 vezes a espessura da parede, prevalecendo o maior;

Figura 54. Colocao de Vergas

Quando os vos forem relativamente prximos e na mesma altura, recomenda-se uma nica verga sobre todos; Sob os vo das janelas, sero colocadas contra vergas, com seo de 10,0 X 10,0 cm e engastamento lateral mnimo de 30,0 cm, para evitar o aparecimento de trincas do tipo abaixo:

No caso de paredes no estruturais, em vos acima de 5,0 m, sem contraventamento, para que as mesmas permaneam auto-portantes, dever ser executado um reforo longitudinal com barras de ferro engastadas na argamassa de assentamento e em pilaretes de concreto armado com espessura idntica da parede, nela embutidos; Em paredes com altura superior a 3,0 m devero ser embutidas cintas de amarrao, tambm de concreto armado, a cada mltiplo desta medida. Para obras que no exijam estrutura de concreto armado, sobre as alvenarias dever ser executada uma cinta de amarrao, em concreto armado, para que estas possam receber as lajes.

Figura 55. Trincas em Alvenaria

20

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Amarrao das Alvenarias A amarrao das paredes de alvenaria dever ser feita em todas as fiadas, de forma a se obter um perfeito engastamento.

Figura 56. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 01

Figura 57. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 02

Figura 61. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 06

Figura 58. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 03

Figura 62. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 07 Figura 59. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 04

Figura 60. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 05

Figura 63. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 08

21

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Figura 67. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 12 Figura 64. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 09

Figura 68. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 13 A amarrao entre paredes de alvenaria e a estrutura de concreto dever ser executada da seguinte forma: Nas juntas horizontais inferiores, o concreto dever ser apicoado e ter sua superfcie umedecida, quando do assentamento, para permitir a perfeita aderncia da argamassa. Nas juntas verticais, dever ser aplicado chapisco com trao T1 (1:3 de cimento e areia) na superfcie do concreto que ficar em contato com a alvenaria. Nas paredes externas de vedao, a alvenaria dever ser fixada aos pilares de concreto com barras de ao com dimetro de 6,3 mm engastadas em 1,0m na argamassa de assentamento, em, pelo menos, dois pontos em cada extremidade do pano de parede. Entre o tijolo ou bloco e a superfcie do concreto dever 22

Figura 65. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 10

Figura 66. Amarraes das Fiadas e Canto de Parede fig 11

Obras Civis Elevaes

1 1.04

ser deixado 1,5 cm de argamassa firmemente comprimida.

cunhamento somente poder ser iniciado O sete dias aps o assentamento da ltima fiada de alvenaria. Para obras com mais de um pavimento, o cunhamento das alvenarias ser executado depois que as alvenarias do pavimento imediatamente superior tenham sido levantadas at igual altura. Nas juntas verticais com estruturas metlicas, a amarrao entre a alvenaria e as colunas metlicas dever ser feita por meio de barras retas de dimetro 10 mm, com 1,0m de comprimento, soldadas nas colunas a cada 0,60m de altura e engastadas na argamassa de assentamento da alvenaria. caso de juntas com a superfcie superior No metlica, dever ser soldada uma tira de chapa na parte inferior da estrutura com, no mnimo, 3 mm de espessura e 25 mm de largura, no eixo da alvenaria, em todo seu comprimento. O respaldo da alvenaria dever ficar entre 25 mm e 60 mm da superfcie metlica, sendo esse espao preenchido com argamassa de assentamento. Instalaes eltricas e hidrulicas embutidas Os cortes na alvenaria para a colocao de tubos, eletrodutos, caixas e elementos de fixao em geral, devero ser executados com a utilizao de disco de corte, para evitar danos e impactos que possam danific-la; Aps a colocao da tubulao, realizao dos testes na rede hidrulica e passagem de sondas nos eletrodutos, sero preenchidos todos os buracos e aberturas com argamassa de assentamento, pressionada firmemente, de modo a ocupar todos o s vazios. Fixao de esquadrias e rodaps Para a fixao de esquadrias e rodaps podero ser utilizados tacos de madeira embutidos nas alvenarias, grapas metlicas ou parafusos com buchas plsticas. Nos vos de portas, os marcos devero ser fixados em seis pontos, sendo um par a cerca de 40,0cm do piso, um par a cerca de 40,0 cm da verga e o terceiro par a meia distncia entre os outros. 23

Figura 69. Ligao de Alvenaria com Pilar de Concreto Nas juntas horizontais superiores, a ltima fiada dever ter um espaamento constante da viga ou laje, compatvel com as dimenses do material de cunhamento. Para o cunhamento podero ser usados : a) tijolo cermico macio requeimado. Os tijolos sero colocados obliquamente, com altura de 15,0cm, com argamassa de assentamento e posteriormente batidos com marreta, at ficarem firmemente presos; tarugos de concreto com seo de tringulo retngulo, cuja altura seja da ordem de 70% do espao entre a alvenaria e a viga, e cuja hipotenusa tenha inclinao de aproximadamente 30 em relao horizontal. A extremidade dos tarugos no dever ser fina e o concreto dever resistir aos esforos de cunhamento. Recomendam se cunhas com altura de 8,0cm. Os tarugos de concreto, devidamente curados, sero colocados de forma que as superfcies inclinadas do inferior e do superior fiquem em contato. O tarugo superior dever ser energicamente batido at ficar firmemente preso; Argamassa com expansor, com altura de 3,0cm.

b)

c)

Outros materiais de resistncia semelhante podero ser utilizados, desde que previamente aprovados pela Fiscalizao;

Obras Civis Elevaes

1 1.04

Nos vos de janelas, os marcos sero fixados em seis pontos, sendo dois em cada ombreira, a cerca de 30,0 cm da verga e do peitoril, um no eixo do peitoril e um no eixo da verga. Alvenaria de Blocos de Vidro O assentamento dever seguir a seguinte sequncia :

Os demais blocos da fiada sero assentados, seguindo o alinhamento e os nveis definidos. Sero separados por espaadores plsticos, responsveis pela manuteno da espessura das juntas. Nas juntas entre blocos devero, ainda, ser deixadas barras de ao CA 25 4,8 mm (3/16), para fins de amarrao.

O primeiro bloco ser assentado sobre uma cinta de nivelamento executada com argamassa trao T4 (1:5 de cimento e areia) a uma distncia de 1,0 cm da alvenaria.

A segunda fiada ser assentada, mantendo-se juntas a prumo e tomando-se o cuidado de colocar barras de ao tambm nestas juntas e de mant-las separadas com a utilizao dos espaadores, garantindo os alinhamentos horizontal e vertical. Apesar do uso dos espaadores, todos os cuidados adotados para uma alvenaria convenc ional devero ser tomados, no sendo dispensada a utilizao do prumo, da rgua, do nvel de pedreiro e da linha.

Sero conferidos os nveis vertical e horizontal da pea assentada.

24

Obras Civis Elevaes

1 1.04

areia), somente nas juntas horizontais. Todos os cuidados adotados para uma alvenaria convencional devero ser tomados.

03 . CR IT RIOS D E CONT ROL E


As alvenarias de vedao, em tijolos ou blocos, sero executadas de maneira a se obter um paramento correto, de acordo com as seguintes diretrizes: Antes que a argamassa seque, os blocos devero ser limpos com uma esponja limpa, para no arranhar o vidro. O tipo de tijolo ou bloco, a sua espessura e a sua locao devero obedecer s dimenses e aos alinhamentos determinados no projeto; As paredes devero ser perfeitamente alinhadas e aprumadas, tanto nos paramentos verticais quanto nos cantos. A verificao dever ser peridica, durante o levantamento, com comprovao aps sua concluso. Para tal, dever ser utilizada uma rgua de metal ou de madeira, posicionando -a em diversos pontos da parede. No sero admitidas distores superiores a 0,5 cm. As juntas verticais do tipo mata-junta devero ser aprumadas; O controle geomtrico ser feito atravs da verificao in loco . Depois de seca a argam assa, as partes aparentes dos espaadores devero ser removidas.

04 . CR IT RIOS DE PAGAME NTO

MEDI O

Os servios ser o medidos pela rea de alvenaria executada, em metros quadrados, obtida em apenas uma das faces do plano da parede (inclusive para alvenaria aparente). Sero descontados todos os vos, quaisquer que sejam as suas dimenses. O rejuntamento ser executado com branco comum. cimento No caso de alvenarias de Bloco de Vidro, a limpeza dos blocos, assim como o rejuntamneto com cimento branco esto includos no custo, no sendo objeto de medio em separado. O pagamento ser efetuado por preo unitrio contratual e conforme medio aprovada pela Fiscalizao.

Alvenaria para Sumidouros Sero utilizados blocos cermicos 06 furos assentados com os furos voltados para fora. Dever ser utilizada argamassa trao T4 (1:5 de cimento e 25

Obras Civis Elevaes

1 1.04

05 . DO CUME NTOS DE REF ER NCIA


FONTE ABNT ABNT ABNT ABNT ABNT ABNT ABNT Electrovidro S/A AUTOR Engo. Milber Fernandes Guedes CDIGO NBR 5711/82 NBR 6460/80 NBR 7170/83 NBR 7173/82 NBR 8041/83 NBR 8042/83 NBR 8545/84 DESCRIO Tijolo modular de barro cozido Tijolo macio cermico para alvenaria - verificao na resistncia a compresso. Tijolo cermico macio para alvenaria Blocos vazados de concreto simples sem funo estrutural Tijolos macio cermico para alvenarias - formas e dimenses Bloco cermico para alvenaria - formas e dimenses Execuo de alvenaria sem funo estrutural de tijolos e blocos cermicos Catlogo de Produtos FONTE Caderno de Encargos EDITORA Editora PINI

26

Вам также может понравиться