Вы находитесь на странице: 1из 3

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA DE FAMLIA DA COMARCA DE RIO BRANCO, ESTADO DO ACRE.

JOO DA CRUZ, brasileiro, casado, funcionrio pblico municipal, portador do RG n. 210.658 e do CPF n. 390654225-56, residente e domiciliado na Rua Oliveira, n. 432, Bairro Tucum, Cidade Rio Branco-Acre, por intermdio de seu advogado e bastante procurador (procurao em anexo - doc. 01), com escritrio profissional sito Rua Alvorada, n 335, Bairro Cohab, Cidade Rio Branco-Acre, onde recebe notificaes e intimaes, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor . CONTESTAO ao de alimentos proposta por JLIA DA CRUZ, brasileira, menor, representada por sua me MARIA DA GLRIA, brasileira, divorciada, profissional autnoma, portadora do RG n. 689225 e do CPF n. 456368789-54, residente e domiciliada na Rua Jos Galdino, n. 1457, Bairro Calafate, Cidade Rio Branco - Acre, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Alega a requerente que foi casada com o Requerido por aproximadamente dezessete anos. Desta unio nasceru uma filha, a qual representada pela requerente. Alega, ainda que, esto separados de fato h aproximadamente um ano e meio e que o Requerido no tem contribudo para a mantena e criao da filha. Diz ainda a requerente que no est empregada e que o Requerido possui uma condio financeira "relativamente" estvel, enquanto que a requerente tem encontrado severas dificuldades no sustento e educao da filha.

DO DIREITO No obstante s dificuldades que o Requerido tambm tem passado, tendo em vista que vem sendo descontado j h aproximadamente 11 meses R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) para colaborar com a manuteno e criao da filha, (contra cheque em anexo), evidente, que referido valor dever ser revisto e se limitar ao quantum percebido e s demais despesas obrigatrias do Requerido, que sempre so valores insuficientes para cobrir todas as necessidades, e, evidentemente, nunca, para quem

recebe, o suficiente, devido s dificuldades normais que as famlias brasileiras tem passado.

bvio que a filha do Requerido necessita de auxlio para que possam ter um futuro com menos dificuldades e ter sucesso na vida. Entretanto, a me da menor tem boa sade e tem rendimento prprio, devendo colaborar na criao e educao, sendo tambm sua obrigao manter e sustentar as filhas, conforme dispes o artigo 229, da CF/88: " Art. 229 . Os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores,..." Assim tambm tem sido o entendimento jurisprudencial:

" 2 CC do TJSP: A me do alimentando, por trabalhar, tambm suporta o dever alimentrio concorrente (9.4.1985, RT 599/52)" " 1 CC do TJSP: Estando os filhos na companhia da me, que trabalha fora e altere proventos prprios, razovel contribua financeiramente para a criao e educao dos menores, com conseqente diminuio da verba a ser cobrada do varo, pois a responsabilidade pela manuteno dos filhos de ambos os cnjuges (29.11.1988, RT 641/122)" Ademais, a filha, hoje com quinze anos de idade, est morando temporariamente com a av em Cruzeiro do Sul Acre, residindo em um imvel da famlia, isenta de qualquer nus e despesas.

Alm disso, o Requerido funcionrio municipal, e como tal, recebe benefcios que se estendem aos seus dependentes tais como assistncia mdica, odontolgica e hospitalar. Todos estes benefcios podem ser utilizado pela filha do Requerido, o que diminui consideravelmente os gastos.

Por isso, diante do exposto, faz-se necessrio fixar a penso alimentcia em 20% (vinte por cento) demonstrando-se assim ser um valor suficiente para cobrir as necessidades bsicas da requerente e da filha e ainda hoje, o valor que o Requerido pode suportar, tendo em vista que o seu salrio no sofreu nenhum reajuste, provavelmente no sofrer, posto que no existe mais ascenso prevista para a funo do Requerido. Mantendo as coisas assim, como aduz a teoria da impreviso rebus sic stantibus.

Relevante ressaltar ainda que no dever ser tributada como base para clculo da penso o 13 salrio, frias e etapas eventuais, tais como verbas recebida para curso, pois estas se destinam a cobrir as despesas de viagem, hospedagem e alimentao do Requerido.

Necessrio esclarecer ainda, que da mesma forma no dever ser descontada como base para clculo de penso, a verba recebida como auxlio para despesas de alimentao e transporte, tendo em vista que tais valores destinam-se para que o requerido possa se deslocar para o seu trabalho, o que dista de sua residncia 35 quilmetros. DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer pela improcedncia da ao, condenando-se a Requerente a custas processuais, bem como no nus de sucumbncia.

Se no for este o entendimento de Vossa Excelncia, requer seja fixada a penso alimentcia em favor da filha no importe de 30% do salrio lquidos do requerido, observando-se os descontos obrigatrios, complementando a requerente com seus rendimentos no sustento e criao da mesma.

Requer, finalmente, a produo de provas em direito admitidas, tais como: documental, depoimento pessoal da requerente, testemunhal, e demais que se fizerem necessrias.

Nesses Termos, Pede Deferimento.

Rio Branco, 07 de maro de 2012.

Advogado: Ilmar Cavalcante Beiruth. Nmero de Inscrio na OAB: 0845 OAB-AC

Вам также может понравиться