Вы находитесь на странице: 1из 14

Dacia

Um automvel por esse preo?!


acreDite QUe mesmo VerDaDe! na Dacia, fomos os primeiros a pensar que um automvel barato tambm podia ser atraente, seguro e de qualidade. e alguma coisa nos diz que tnhamos razo a fiabilidade e a robustez dos nossos modelos so hoje reconhecidas. os mais recentes lanamentos da gama Dacia causaram admirao pelo seu design valorizante e inovador. alm disso, aos nossos modelos nunca falta espao e podem transportar, confortavelmente e sem dificuldade, passageiros e bagagem. o segredo deste sucesso est numa constatao muito simples: pode gostar-se de um automvel e precisar-se dele, sem que, para isso, seja necessrio dedicar-lhe todo o seu oramento. marca Do GrUpo renaUlt, a Dacia aplica solues tcnicas, comprovadamente eficazes e fiveis, que lhe permitem oferecer uma garantia de 3 anos ou 100 000 km e custos de utilizao imbatveis. testemunho inegvel do nosso compromisso ambiental, desenvolvemos a assinatura Dacia eco2. os veculos da gama Dacia so produzidos em fbricas com certificao iso 14 001 e dispem de motores dci que emitem menos de 140 g de co2 / km (e menos de 150 g de co2 / km, nas verses 4 x 4). porque esta outra das nossas convices: o respeito pelo ambiente no deve ser uma questo de preo!
crDit photos : D. DUmas, J.B. lemal, p. cUrtet printeD in ec JanVier 2010

Dacia Duster

tudo fizemos para que o contedo da presente publicao seja exacto data da sua impresso. este documento foi realizado a partir de veculos de pr-srie ou de prottipos. no mbito da estratgia de melhoria contnua dos produtos, a Dacia reserva-se o direito de, a qualquer momento, introduzir modificaes s especificaes e aos veculos e acessrios aqui descritos e representados. estas modificaes sero transmitidas aos representantes da marca Dacia, nos melhores prazos. as verses podero diferir e determinados equipamentos podero no estar disponveis (em srie, em opo, ou em acessrio), consoante o pas de comercializao. para conhecer as ltimas informaes, por favor, dirija-se ao seu representante da marca Dacia. Devido a limitaes tcnicas na impresso, as cores reproduzidas neste documento podero ser ligeiramente diferentes das cores reais da pintura das viaturas ou dos materiais dos revestimentos interiores. reservamos todos os direitos. a reproduo sob qualquer forma ou por qualquer meio, seja da globalidade ou de um extracto da presente publicao est interdita sem uma autorizao prvia, por escrito, da Dacia.

www.dacia.pt

Incrivelmente acessvel

espaos a um preo incrivelmente acessvel


Com o Dacia Duster, os grandes espaos pertencem-lhe. Um SUV dotado de um amplo habitculo, o Dacia Duster coloca a sua robustez e as suas capacidades todo-o-terreno ao servio dos seus desejos de evaso. Espaoso, o interior modulvel oferece o mximo conforto e permite transportar todos os seus equipamentos de lazer. A posio de conduo elevada permite-lhe encarar as viagens com toda a serenidade. Disponvel a um preo incrivelmente acessvel, o Dacia Duster respeita o ambiente, graas a motores econmicos e emisses de CO2 limitadas. Dacia Duster, e se conseguisse mais por menos?

os grandes

o design na forma

mais pura

o estilo

todo-o-terreno
Os guarda-lamas largos e a alta estatura revelam a sua personalidade: o Dacia Duster um verdadeiro todo-o-terreno! O design musculado o de um verdadeiro aventureiro, robusto e protector. O Dacia Duster tambm perfeito para a cidade, graas ao seu estilo elegante, grelha dianteira cromada e aos faris dianteiros com ptica dupla. Este visual nico ainda reforado pelo Pack Look (jantes de alumnio 16, barras de tejadilho, retrovisores, resguardos dianteiro/traseiro, embaladeira cromada acetinada, vidros traseiros sobrescurecidos), ou por uma vasta seleco de acessrios sua disposio (como frisos largos para as portas, proteces das cavas das rodas ou styling bars). Com o Dacia Duster, o prazer tambm passa pelo estilo.

de um verdadeiro

caminhos a descobrir

h tantos

Fazer face a todos os terrenos


O Dacia Duster no teme nenhum tipo de terreno. Com uma elevada distncia ao solo e bons ngulos de ataque (entrada e sada), revela verdadeiras capacidades 4x4. A sua estrutura permite-lhe enfrentar naturalmente todas as condies de estradas e caminhos. O Dacia Duster um veculo compacto e leve para as suas dimenses, o que lhe assegura notvel agilidade e contribui para as suas performances todo-o-terreno. Performances a que no alheia a nova caixa manual de 6 velocidades*, dotada de uma 1. relao curta (5,79 km/h s 1000 rpm), para evoluir em piso acidentado, arrancar em subida ou em carga e segurar o veculo em descida. Com o comando 4x4 intuitivo**, o Dacia Duster adapta-se a todas as situaes, tornando a sua conduo admiravelmente fcil. E com toda a segurana!
* Disponvel no motor dCi 110cv ** Disponvel na verso 4x4

Modo 2WD:
- Funcionamento: repartio do binrio do motor pelas duas rodas dianteiras. - Condies de utilizao: pisos com boas condies de aderncia e auto-estradas. - Vantagem: optimizao do consumo de combustvel.

Modo Auto:
- Funcionamento: repartio automtica do binrio do motor pelas quatro rodas, em funo das condies de aderncia. - Condies de utilizao: todos os tipos de estrada, sob quaisquer condies de aderncia e, particularmente, pisos escorregadios (chuva, neve, gelo). - Vantagem: melhor compromisso entre estabilidade e motricidade, independentemente das condies de aderncia, para um nvel de segurana optimizado.

Modo Lock:
- Funcionamento: repartio imposta do binrio do motor s quatro rodas. Controlo do motor e potncia de travagem adaptados a uma utilizao 4x4. - Condies de utilizao: percursos difceis e caminhos acidentados (superfcies irregulares, lama, terra, areia) a baixa velocidade (< 80 km/h). - Vantagem: optimizao das capacidades todo-o-terreno.

essencial

o sentido do

Um conforto
O Dacia Duster possui um interior amplo e confortvel.

por medida
Prtico e funcional, o habitculo acolhe 5 passageiros e disponibiliza at 475 litros de volume de bagageira (consoante as verses), para transportar facilmente todas as suas bagagens e equipamentos de lazer. Com o banco traseiro rebatido, o espao disponvel atinge os 1636 litros e, se rebater o banco do passageiro dianteiro, pode transportar no habitculo objectos com 2,65 m de comprimento. E porque os condutores e as suas famlias tm expectativas diferentes, o Dacia Duster oferece nveis de equipamento que correspondem s necessidades de cada cliente: verso Pack, concentrada no essencial, sem suprfluos e verso Confort e Confort Cuir que entre outros equipamentos oferece Ar condicionado, jantes em liga leve 16, elevadores elctricos dos vidros traseiros e banco traseiro rebatvel 1/3-2/3. E para a utilizao diferenciada em estrada ou fora de estrada, esto tambm disponveis dois tipos de traco: 4X2 e 4X4. simples: o Dacia Duster adapta-se a todos os desejos.

novo territrio
Os tempos mudaram. H algum tempo que conduzir um SUV era um privilgio; o Dacia Duster torna este prazer acessvel a todos. Disponvel a um preo excepcional, o Dacia Duster tem custos de utilizao moderados, graas a um programa de manuteno optimizado, motores econmicos em termos de consumo, ecolgicos e comprovadamente fiveis. As motorizaes dCi permitem rolar durante mais tempo com um s depsito, distinguindo-se pelas fracas emisses de CO2, inferiores a 140 g/km nas verses 4x2 e a 150 g/km nas verses 4x4. Um verdadeiro sentido de economia! Marca do Grupo Renault, a Dacia beneficia de uma experincia reconhecida no domnio da segurana. O Dacia Duster est equipado, de srie, com ABS e assistncia travagem de urgncia, airbags frontais condutor e passageiro e airbags laterais cabea e trax. A robustez a toda a prova do Dacia Duster est ao servio da segurana e da resistncia. Com o Dacia Duster, ficar em segurana por muito tempo.

eco-prazer, um

Verso

Pack

Verso

4X2 1.6 16V 110cv 4X2 dCi 85cv


PrinciPais equiPamentos
Direco assistida ABS+Assistncia travagem de urgncia Airbag frontal do condutor Airbag frontal do passageiro com inibio manual Airbags laterais dianteiros Cintos de segurana dianteiros, regulveis em altura Comando centralizado das portas Elevadores elctricos dos vidros dianteiros Jantes de ferro 16 Retrovisores exteriores cor da carroaria Pra-choques em carbono escuro Banco traseiro rebatvel Decorao interior com apontamentos em cinzento estrela Barras de tejadilho longitudinais em carbono escuro

Confort
4X2 dCi 85cv
PrinciPais equiPamentos confort = Pack +
Ar condicionado manual Elevadores elctricos dos vidros traseiros Banco do condutor com regulao em altura Volante com regulao em altura Banco traseiro com funcionalidade 1/3 - 2/3 Faris de nevoeiro Retrovisores exteriores regulveis electricamente Elevadores elctricos dos vidros traseiros Pra-choques cor da carroaria e carbono escuro Jantes em liga leve 16 Retrovisores exteriores em cromado acetinado Barras de tejadilho longitudinais em cromado acetinado Ski (proteces) dianteiro e traseiro em cromado acetinado

Version

cores
Cores opacas (OE) Cores metalizadas (TE)

Confort Cuir
4X2 dCi 110cv 4X4 dCi 110cv
PrinciPais equiPamentos confort cuir = confort +
Faris com mscaras negras (no 4X4 dCi 110cv) Pack Couro (Estofos em couro/tecido tep, volante e punho da alavanca de velocidades em couro)

BRANCO GLACIAR (OE 369)

AZUL NAVY (OE D42)

CASTANHO CAJOU (TE CNA)

CINZENTO BASALTO (TE KNM)

CINZENTO PLATINA (TE D69)

AZUL MINERAL (TE RNF)

PRETO NACARADO (NE 676)

Dimenses

Volume da bagageira (dm3) (VDA) min./mx. Carga mxima com bancos rebatidos Plano lateral (mm) A Distncia entre eixos B Comprimento C Extremidade dianteira D Extremidade traseira E Largura da via dianteira F Largura da via traseira G Largura sem/com retrovisores H Altura sem/com barras tejadilho K Altura mnima ao solo 4X2 / 4X4 L Espao entre joelhos nos lugares traseiros M Largura ao nvel dos cotovelos frente M1 Largura ao nvel dos cotovelos atrs N Largura entre os apoios de braos frente N1 Largura entre os apoios de braos atrs P1 Altura disponvel frente com banco a 14 P2 Altura disponvel atrs com banco a 14 Y2 Largura da bagageira entre as cavas das rodas Z1 Comprimento de carga com os bancos em posio normal Z2 Comprimento de carga com os bancos rebatidos ngulos de Passagem 1 ngulo de aproximao 2 ngulo ventral 3 ngulo de entrada

4x2 475 1 636

4x4 408 1 570 2 673 4 315 822 820 1 560 1 567 1 822/2 000 1 625/1 695 205/210 183 1 411 1 438 1 387 1 400 907 895 1 002 992 1 760 30 23 36

Acessrios

1. Barra cromaDa Dianteira Esta barra horizontal inferior em ao inoxidvel, com 60 mm de dimetro, refora o carcter potente e agressivo do seu Dacia Duster. o prolongamento natural das barras laterais. 2. Barras cromaDas Laterais Estas barras laterais em ao inoxidvel, com 60 mm de dimetro, protegem as embaladeiras, acompanhando as suas linhas, e conferem ao perfil imponente do Dacia Duster uma inegvel elegncia. So compatveis com as palas de rodas dianteiras. 3. saDa De escaPe cromaDa Sublinha o carcter dinmico e desportivo do seu Dacia Duster. 4. friso De BaGaGeira Protector, reveste a parte traseira do seu Dacia Duster, num toque de elegncia to apreciado na cidade como no campo.. 5. aPoio De Brao centraL Dianteiro Preto
4 6 7

O apoio de brao central dianteiro assegura o conforto do condutor durante a viagem e oferece a todos mais um discreto espao de arrumao (tambm disponvel em cinzento claro). 6. taPetes termo-moLDaDos Concebidos para uma utilizao severa, a forma proeminente do seu permetro assegura a reteno de gua e gravilha, preservando a limpeza e o bom estado do habitculo. 7. taPete De BorracHa noVestra Previsto para uma utilizao severa, o tapete de borracha (4 peas) proporciona uma proteco eficaz contra neve e lama. 8. taPete tXtiL monitor Tapete por medida (4 peas). Em polipropileno, com alcatifa e reforo termossoldado, protege o piso do seu veculo contra o desgaste e a humidade. 100% compatvel com as predisposies de origem. 9. taPete tXtiL maDriGaL Tapete por medida (4 peas) com acabamento valorizante em veludo. Elegante, protege o piso contra o desgaste e a humidade. 100% compatvel com as predisposies de origem. Cor preta. 10. caiXa De BaGaGeira Perfeitamente adaptada forma da bagageira do Dacia Duster (verses 4x2). Impermevel e resistente, protege a bagageira e permite transportar todos os tipos de produtos e objectos, ainda que estejam muito sujos. Retira-se facilmente, para ser lavada com jacto de gua. 11. auto-raDio sonY Dispondo das mais recentes tecnologias de reproduo udio, os autordios Sony per,ite,-lhe usufruir de toda a sua discografia atravs das ligaes AUX e USB.

10

11

PGina Da esquerDa Pack off-roaD Conjunto que compreende protecoes das portas e dos guarda-lamas. Acentua a expresso de robustez do veculo, o seu estilo e a sua vocao polivalente. Adapta-se perfeitamente ao design voluntarioso e expansivo do Dacia Duster. 12. Barras De teJaDiLHo transVersais soBre LonGituDinais As barras de tejadilho transversais sobre barras longitudinais permitem transportar mais 80 kg de bagagem ou instalar em segurana outros acessrios de lazer (porta-bicicletas, porta-esquis, bagageira de tejadilho, etc.). 13. reDe De reteno Para BaGaGeira Esta rede proporciona um espao de arrumao suplementar na bagageira e assegura que os pequenos objectos se mantenham fixos, graas aos trs compartimentos.
12 13

14. BaGaGeira De teJaDiLHo Uma gama completa de bagageiras de tejadilho permite aumentar a j generosa capacidade de carga do Dacia Duster com toda a segurana e a mxima elegncia. 15. reDe De funDo De BaGaGeira Permite fixar os objectos ao piso da bagageira, impedindo que se desloquem durante o transporte. Prende-se s fixaes de origem do veculo. 16. GancHo De reBoque cLssico Concebido para uma utilizao permanente. 17. caPas De Proteco Dos Bancos Dianteiros LGance Protegem e personalizam com estilo os bancos do seu Dacia Duster.

14

15

16

17

equiPamentos e oPes
Pack confort confort cuir Pack confort
l

motorizaes
confort cuir
l

aPresentao eXterior
Pra-choques dianteiros e traseiros em carbono escuro Pra-choques dianteiros e traseiros cor da carroaria/carbono escuro Puxadores exteriores de abertura das portas: carbono escuro Puxadores exteriores de abertura das portas: cor da carroaria Retrovisores exteriores carbono escuro Retrovisores exteriores em cromado acetinado/carbono escuro Barras de tecto longitudinais em carbono escuro Barras de tecto longitudinais em cromado acetinado Proteces (Ski) dianteiras e traseiras em cromado acetinado Jantes de ferro 16 Jantes em liga leve 16 Proteco da embaladeira em cromado acetinado Vidros escurecidos Vidros das portas traseiras, de custdia e culo traseiro sobre-escurecidos
l

Proteco Do VecuLo
l

Sistema anti-arranque

conDuo e instrumentao
Conta-rotaes Direco Assistida Computador de bordo com 6 funes: contador geral, contador parcial, combustvel utilizado, consumo mdio, autonomia prevista, velocidade mdia Testemunho de indicao de portas no fechadas Alerta visual e sonoro de esquecimento de colocao do cinto de segurana pelo condutor e passageiro
l l l l l l l l l l l l

Motorizaes Duster traCo Norma de despoluio Nmero de lugares

1.6 16V 110 4x2 Euro 4

dCi 85 4x2 Euro 4 5

dCi 110 4x2 Euro 5

dCi 110 4x4 Euro 5

Motor

1.6 16V 110 4x2

dCi 85 4x2 X Srie Srie Srie S - 10"

dCi 110 4x2

dCi 110 4x4

sistema De traVaGem
Tipo de circuito de travagem ABS Bosch 8.0 Assistncia travagem de urgncia Repartidor elctronico de travagem Assistncia travagem: simples (S) dupla (D) - () Traves de disco dianteiros: discos ventilados (DV) (mm) / espessura (mm) Traves traseiros de tambor: (mm)

caracteristicas Do motor
Tipo de motor Cilindrada (cm3) Dimetro x curso (mm) Nmero de cilindros / n vlvulas Taxa de compresso Potncia mxima kW CEE (cv) Regime potncia mxima - r.p.m. Binrio mximo Nm CEE Regime de binrio mximo - r.p.m. Tipo de injeco Combustivel Filtro de Particulas K4M 1 598 79,5 x 80,5 4 / 16 9,8 77 (105) 5 750 148 3 750 Multiponto sequencial Gasolina _ JR5*187 BVM 5 6,82 12,42 19,25 26,18 30,99 _ K9K HP K9K HP 1 461 76 x 80,5 4/8 15,7 79 (107) 4 000 240 1 750 80 (109) K9K THP

l l

l l

l l

l l

VisiBiLiDaDe
Faris de nevoeiro Limpa-vidros dianteiro com 3 velocidades culo traseiro com desembaciador / limpa vidros traseiro Retrovisores exteriores regulveis manualmente pelo interior Retrovisores exteriores elctricos com desembaciador l l l l l l l l l

17,6 63 (85) 3 750 200 1 900

DV 280 / 24

DV 280 / 24 T - 9 polegadas

Performances
Velocidade mxima (km/h) Acelerao dos 0 aos 100 km/h (s) Acelerao dos 0 aos 1 000 m (s) 165 11,5 33,9 177 9,7 6,4 7,5 155 13,9 35,9 135 5,7 4,9 5,1 50 1 160 687 473 1 710 2 910 615 1 180 712 468 1 730 2 930 1 200 625 550 1 205 737 468 1 755 2 955 640 1 294 766 528 1 844 3 344 1 500 680 171 11,8 33,9 139 6,4 4,9 5,3 168 12,5 34,3 145 6,5 5,3 5,6

Directa Commom Rail + Multi-injeco Diesel FAP JR5*189 BVM 5 7,98 14,53 22,51 30,62 39,34 _ TL4*043 BVM 6 7,58 14,50 21,36 28,97 37,01 44,25 5,79 9,97 15,80 23,16 31,83 41,82 FAP TL8*000

amBiente interior
Consola central em cinzento estrela Consola central em castanho brilhante Consola do travo de mo cinzento estrela Consola do travo de mo castanho brilhante Frisos das saidas de ar e decorao do volante em cinzento estrela Frisos das saidas de ar e decorao do volante em castanho brilhante Friso decorativo no painel de porta em castanho brilhante Punho do painel de porta em cinzento estrela Punho do painel de porta em castanho brilhante Revestimento em tecido dos painis das portas Banco do condutor regulvel em altura e com apoio lombar Banco traseiro rebatvel (monobloco) Banco traseiro rebatvel 1/3 - 2/3 Espaos de arrumao nas portas dianteiras Bolsas de arrumao nas costas dos bancos dianteiros Estofos em tecido TRACK Estofos em tecido KREST Estofos em couro/tecido Tep Volante e punho da alavanca de velocidades em couro l

l l l

consumos e emisses
Emisses de CO ( g/km ) Ciclo urbano (l/100 km) Ciclo extra-urbano (l/100 km) Ciclo misto (l/100 km)

conforto
Fecho centralizado das portas Comando distncia Elevadores dos vidros elctricos dianteiros Elevadores dos vidros elctricos traseiros Vidros de cor com elevado poder filtrante Iluminao central dianteira Iluminao central dianteira com Spot de leitura Kit fumador: cinzeiro nmada+ isqueiro elctrico Iluminao no porta-luvas Iluminao na bagageira Volante regulvel em altura
l l l l l l l l l l

caiXa De VeLociDaDes
Tipo Nmero de mudanas Velocidade (km/h) a 1 000 r.p.m. em 1 em 2 em 3 em 4 em 5 em 6

l l

l l

l l l l

caPaciDaDes
Reservatrio do combustvel (l)

l l l

l l l

l l l l l

l l l l l

Pesos (podem variar com a incluso de opes)


Peso em vazio e em ordem de marcha Peso em vazio e em ordem de marcha sobre o eixo dianteiro Peso em vazio e em ordem de marcha sobre o eixo traseiro Peso mximo autorizado Peso mximo rolante Peso rebocvel mximo - reboque com traves Peso rebocvel mximo - reboque sem traves Carga til

l l l

l l l

Direco
Direco manual assistida Dimetro de brecagem Nmero de voltas do volante Com assistncia electro-hidrulica 10,44 3,3 Pseudo Mc-Pherson com braos tringulares e barra estabilizadora Eixo traseiro com perfil em H, de deformao Multi-brao tipo programada e molas helicoidais Mac-Pherson 6,5 J 16 215/65 R 16 M+S

conforto trmico
Sistema de climatizao com 4 velocidades e reciclagem de ar Ar condicionado manual
l l l l

l l l l

l l

o
l

susPenses
Trem dianteiro Trem traseiro

l l l l l l l

auDio
Pr-equipamento de rdio Rdio CD 60 W Rdio CD MP3 60 W com comando satlite
l l l

seGurana actiVa e PassiVa


ABS com sistema de assistncia travagem de urgncia Airbag dianteiro condutor Airbag dianteiro passageiro com inibio manual Airbags laterais dianteiros de cabea e torax Cintos de segurana com 3 pontos de fixao e regulveis em altura Cintos de segurana dianteiros com pr-tensores pirotcnicos Cinto de segurana central traseiro com 3 pontos de fixao Apoios de cabea dianteiros regulveis em altura Apoios de cabea dianteiros Nova Gerao regulveis em altura 3 apoios de cabea traseiros (apoio de cabea central em vrgula) Sistema de fixao ISOFIX nos 2 lugares laterais traseiros Controlo Electrnico de Estabilidade (ESP) com funo de controlo de traco (ASR) - apenas disponvel no motor dCi 110cv
l l l l l l l

o o

o o

o o

roDas e Pneus
Jantes de referncia Pneus de referncia

Srie

o Opo

- No disponvel

l l

l l l

l l l

l l

Duster responde aos 3 critrios seguintes: emisses CO2 inferiores a 140g/km; veculo construdo em fbrica com certificao ISO 14001 e concebido com mais de 5% de materiais reciclados (do volume total de plsticos). Com , a Dacia compromete-se a tratar de todo o ciclo de vida do veculo.

Вам также может понравиться