Вы находитесь на странице: 1из 20

Teste Interme dio de Geografia -2011/2012 Preparaao

A Terra: Estudos e Representaes


Para descrever as paisagens terrestres, a geografia divide-se em duas cincias auxiliares: -Geografia fsica: estudar os elementos fsicos ou naturais da paisagem: rios, mares, vegetao, formas de relevo, -Geografia humana: estudar os aspectos da paisagem que se encontram modificados pelo Homem : casa, estradas, sistemas de iluminao, organizao dos campos,
*Paisagem: uma rea de superfcie terrestre observvel de um determinado lugar. * paisagem natural : uma paisagem onde predominam os elementos naturais * paisagem humanizada: uma paisagem que apresenta elementos construdos pelo homem. - Quando observamos uma paisagem podemos distinguir diferentes planos, que nos ajudam a interpret-la.: 1 plano: o que est mais prximos do observador, tem mais pormenores; 2 plano: onde se situam os elementos que ficam mais afastados do observador( plano intermdio); 3 plano (ou plano do fundo): a rea que est muito afastado do observador, tem menos pormenores.

Formas de representao da superfcie terrestre


-Elementos fundamentais dos mapas: ttulo, orientao, legenda, escala e fonte. -Tipos de mapas: -planisfrios: representam a totalidade da superfcie esfrica - plantas: representam pequenas reas com muito pormenor -corogrficos: representam geralmente pases atravs de cores -topogrficos: apresentam reas menores, com elementos tanto naturais como humanos atravs de curvas de nvel*. - polticos - temticos : representam numa base cartogrfica fenmenos localizveis (populao, espcies agrcolas, .) *curvas de nvel so linhas que unem pontos de igual altitude.

Localizao dos diferentes elementos da superfcie terreste


A terra denominada de Planeta Azul devido grande quantidade de gua que a cobre. -Os oceanos responsveis por toda essa gua so cinco, do maior para o menor: Pacfico, Atlntico, ndico, Glacial Antrtico(sul) e Glacial rtico(norte). - Os continentes so seis, do maior para o mais pequeno: sia, Amrica, frica, Antrtica, Europa e a Ocenia. 1

* latitude vertical, longitude horizontal

Meio Natural
Clima e formaes vegetais
-Atmosfera a camada gasosa que envolve a terra. -A atmosfera composta por vrias camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. *gradiente trmico a descida da temperatura de 0,6%/100m, medida que se sobe em altitude na atmosfera. Estado de tempo so as condies meteorolgicas que se verificam num determinado tempo e lugar. Clima a sucesso habitual dos diferentes estados de tempo ao longo de muitos anos, mais ou menos 30 anos. *a meteorologia e a climatologia estudam os fenmenos que ocorrem na atmosfera. Elementos do clima: so os elementos que nos permitem caracterizar o estado de tempo: - temperatura -precipitao -vento -humidade -nebulosidade -presso atmosfrica Fatores do clima: so os factores que fazem variar os elementos do clima, de regio para regio. -latitude -altitude -correntes martimas -continentalidade (proximidade ou afastamentos do oceano) -exposio geogrfica das vertentes.

Climas quentes
Equatorial - temperaturas elevadas e constantes todo o ano; -amplitudes trmicas anuais muito baixas; -chuvas abundantes durante todo o ano; -apresenta uma nica estao hmida; -floresta equatorial: mais altas de folhagem sempre verge, troncos esguios (por baixo das rvores), arbustos, outras pequenas rvores, variado manto herbceo, nos troncos das rvores trepadeiras ,fauna extremamente abundante e deversificada; -dois tipos de agricultura: tradicional (tcnicas rudimentares), plantao (para produo, essencialmente de cacau, bana e anans).

Tropical: - temperaturas elevadas ao longo do ano; -amplitudes trmicas anuais baixas, mas maiores do que no clima equatorial; -precipitaes abundantes: hmida e seca; -floresta tropical e savana: -variado n de espcies -rvores perdem a folha na estao seca, destacando-se a teca e o sndalo -6 a 9 meses de seca -secura elevada d origem ao desaparecimento de algumas espcies que do lugar a plantas espinhosas e sem folhas -ao longo do rio, a floresta torna-se densa -a savana uma formao vegetal de ervas altas -habitam as grandes herbvoros e grandes predadores carnvoros - explorao de madeiras das florestas tropicais - agricultura de subsistncia de cereais - agricultura intensiva - criao de gado de pequeno porte e bovino Clima desrtico quente - temperaturas mdias mensais elevadas - amplitudes trmicas diurnas extremamente elevadas - todos os meses so secos - ventos fortes e chuvas raras e irregulares - estepe e vegetao xerfila - muitas espcies carnudas, como catos - regies frteis devido existncia de gua nos desertos, os osis - fauna muito pouco abundante devido s condies - a vida e as actividades humanas esto aqui condicionadas pela quase inexistncia de gua - agricultura diversificada -exploraes mais rentveis.

Climas temperados
Clima subtropical hmido - invernos suaves e veres quentes -elevadas precipitaes na poca mais quente - amplitudes trmicas anuais moderais - frequentes tempestades ciclnicas - florestas mistas -variedade de espcies - rvores de grande porte e com folhas mais pequenas do que nas florestas tropicais -grau de cobertura mais ou menos denso -existncia de ianas e musgos -fauna diversificada e rica - grande parte da vegetao espontnea deu lugar a campos de cultivo -plantaes de ch e de soja, outros cereais e muitos produtos hortcolas Clima subtropical seco ou mediterrneo - invernos suaves e veres quentes e secas - amplitudes trmicas anuais moderadas -precipitao irregular e mais concentrada no inverno - floresta mediterrnea -rvores baixas , cheias de ndulos e de folha persistente -vegetao herbcea escassa adequando-se secura - quando a floresta desaparece, d origem a formaes vegetais secundrias -garrigue uma formao vegetal menos densa - nas reas mais secas predominam as culturas cerealferas e rvores de fruto - regies com mais gua onde se cultiva o milho e muitas rvores de fruto e produtos hortcolas - criao de gado em rebanho de pastorcia ou em estbulo. Clima temperado martimo -invernos de temperaturas amenas - veres poucos quentes e com precipitao - amplitudes trmicas anuais baixas - floresta caduciflia -folha caduca, mas com vegetao de folha persistente -fauna diminutiva devido destruio da vegetao - formao de vegetais herbceos - criao de gado - culturas hortcolas, floriculturas e uma grande diversidade de rvores de fruto

Clima temperado continental - invernos muito frios com alguma precipitao principalmente sob a formao de neve - veres quentes e com precipitao abundante - amplitudes trmicas anuais altas, que so tanto maiores quanto mais afastadas do mar estiverem as terras - padaria -formao herbcea, alta e contnua -fauna abundante e inmeros ruidores - cultura de cereais - agricultura moderna muito mecanizada.

Climas frios
- invernos muito frios e na regio polar so muito glaciares -veres frescos ou at frios - amplitudes trmicas anuais e tambm diurnas muito altas - floresta de conferas -rvores e pinhas em forma cnica -fauna muito adaptada aos invernos frios - tundra -formao vegetal de pequeno porte e de folhagem persistente -formaes vegetais contnuas -fauna adaptada ao frio e muito semelhante das regies da floresta de conferas - produes agrcolas diminutivas - explorao florestal a actividade mais importantes das regies da floresta de conferas - pesca e criao de renas e caribus, tambm so importantes.

Climas de altitude
- no se distinguem as estaes - nas regies temperadas h precipitaes abundantes em forma de neve - nas regies quentes h pouca precipitao e raramente sob a forma de neve(s nas altitudes superiores a 5000 metros) - vegetao de altitude -vegetao muito variada - criao de gado bovino, ovino e caprino, muitas vezes em regime de transumncia - muitas estncias tursticas dedicadas aos desportos de inverno.

Relevo
*O mais alto pico do mundo, situa-se na sia e o Monte Evereste (8852 m). A maior profundidade encontra-se no oceano Pacfico, na fossa da Marianas (-11034 m). *Relevo o conjunto de irregularidades da superfcie terrestre.

Formas de relevo
- Plancie constituda por terrenos planos ou pouco ondulados. As plancies mais extensas localizam-se prximo do nvel do mar. - Planalto uma extenso de terreno plano, nas altitudes elevadas. Apresentam, quase sempre, vertentes abruptas. - Interflvio uma rea compreendida entre dois vales que serve como linha de diviso de guas. -Vertente uma superfcie inclinada que liga o cume ao ponto mais baixo. -Cume o ponto mais elevado de uma rea montanhosa. -Montanha uma elevao do terreno, com cumes pontiagudos ou arredondados. -Depresso uma superfcie de altitude inferior s regies envolventes. -Vale uma depresso alongada e compreendida entre duas reas de maior altitude, geralmente ocupada por um curso de gua. - Colina uma elevao arredondada de baixa altitude. -Bacia uma depresso de forma mais ou menos circular, muitas vezes ocupada por gua. *altitude de um lugar a distncia, medida na vertical, em metros, que vai desde o nvel mdio das guas do mar at esse lugar. *profundidade de um lugar a distncia, medida na vertical, em metros, que vais desde o nvel mdio das guas do mar at ao local submerso. *A representao do relevo atravs dos mapas topogrficos, que representam o relevo por curvas de nvel. A diferena de altitude entre duas curvas de nvel consecutivas sempre igual no mesmo mapa e denomina-se por equidistncia.

Dinmica das formas de relevo


As formas de relevo com o passar do tempo vo sofrendo alteraes. Essas alteraes devemse ao processo de eroso, que se divide em trs fases: o desgaste, o transporte e a sedimentao ou acumulao. *desgaste a fragmentao das rochas, *o transporte o movimentos do s materiais erodidos, *sedimentao o depsito dos materiais erodidos e transportados. *Eroso o fenmeno de desgaste da superfcie terrestre. Os mais responsveis pela modelao do relevo so os agentes erosivos: -temperatura; -vento; -seres vivos; -guas subterrneas; -glaciares; -mar. -rios;

Dinmica das bacias hidrogrficas cursos de gua


*torrente uma corrente de gua de grande turbulncia e velocidade existente em reas de relevo acentuado. (formada pela bacia de receo, canal de escoamento e cone de dejeo) *rio um curso de gua doce *regime hidrolgico a variao do caudal de um curso de gua ao longo do ano * caudal o volume de gua que passa de um rio durante uma unidade de tempo * rede hidrogrfica um conjunto formado pelo rio, seus afluentes e subafluentes. *bacia hidrogrfica a rea que drenada (esquadra por uma determinada rede hidrogrfica)

Elementos topogrficos de uma bacia hidrogrfica


Ao longo do percurso do rio, existem trs tipos de cursos: -(juventude)curso superior do rio junto nascente, e apresenta vales em garganta, ou canyons. O curso de gua atravessa grandes declives e ganha velocidade. - (maturidade)curso mdio do rio apresenta vales em V aberto. - (velhice)curso superior do rio apresenta vales em caleira fluvial. *rpido- queda grande de gua *canyon- vale profundo de paredes abruptas. Tem um forte poder de desgaste, um vale em garganta ou V fechado. *catarata queda de gua devida a um desnvel brusco de terreno *afluente- rio que desagua noutro *vale em V aberto vale menos profundo onde o desgaste incide sobre as margens *meandros- curvas do rio *praia fluvial- acumulao de aluvies *vale em caleira fluvial vale pouco profundo, em regies planas, onde o rio diminui a velocidade e acumula aluvies *plancie fluvial- acumulao de aluvies com a aproximao da foz * delta- terreno triangular formado na desembocadura do rio pela acumulao de aluvies. *rios portugus: Minho, Lima, Cvado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Lis , Tejo, Sado, Mira, Arade e Guadiana.

Dinmica do Litoral
O litoral a rea, de extenso varivel, de conato entre a terra e o mar; est sujeito Abraso marinha , provocada pelas ondas, mars e correntes martimas. Abraso marinha (desgaste da costa)d origem s Formas de litoral que podem ser de: costa alta como arriba e costa baixa como praia. Formas de litoral: - Dunas: formam-se quando a areia das praias transportada pelos ventos para o interior. - Laguna: cordes de areia e seixos deslocados pela aco do mar formas uma laguna. Prximo do mar, a gua salgada; para o interior, torna-se menos salobra.

- Restinga: a deriva litoral transporta areia e seixos ao longo da costa, depositando-os numa barra que prolonga a linha de costa adjacente, -Tmbolo: um cordo de areia ou de seixos que longa uma ilhas rochosa ao continente. -Cabo: as rochas conseguem suportar o constante bater das ondas projectando-se como cabos, ou promontrios, protegendo o resto da costa. - Baa: quando o mar entra numa zona de fraqueza de uma costa rochosa pode escavar uma enseada em forma de concha, nos afloramentos de rochas mais macias. -Leixo: quando a ponte de um arco cai, deixa no mar uma rocha isolada.

Riscos e catstrofes Naturais


Risco natural o perigo que ameaa um grupo humano, devido a um fenmeno natural. Catstrofe natural um fenmeno natural que causa vtimas e estragos avultados, em reas habitadas. Riscos naturais: - fenmenos atmosfricos: tempestades, secas, vagas de calor e frio; - gua: cheias e inundaes - movimentos internos d terra : vulces e sismos - oceanos: tsunamis -declives

Populao e povoamento Populao


A populao pode ser: -absoluta: total de habitantes de uma determinada regio -relativa: o n mdio de habitantes por , Ou densidade populacional ou densidade demogrfica. A densidade populacional que, quando muito elevada, d origem a Concentraes populacionais que so constitudas pelas reas atractivas. As concentraes populacionais que correspondem Ecmena. A populao absoluta no se concentra muito nas reas repulsivas (rea que no apresenta condies favorveis sobrevivncia do ser humano), que corresponde Anecmena (rea mais escassamente povoada da superfcie terrestre). A populao absoluta concentra-se mais nas reas atractivas (rea de superfcie terrestre que rene um conjunto de condies favorveis sobrevivncia do ser humano), que correspondem Ecmena (parte da superfcie terrestre mais densamente povoada pelo ser humano). Estas duas reas dependem dos factores de distribuio, que podem ser: -fatores naturais: - clima, relevo, solos, subsolo, rios, vegetao e litoral. - fatores humanos: -cidades, vias de comunicao, dinamismo econmico, passado histrico, reas de agricultura intensiva, reas de indstrias e turismo. 8

A populao mundial tem ritmos de crescimentos diferentes nos: - Pases desenvolvidos, que tm uma esperana de vida elevada, natalidade e mortalidade baixa. A natalidade e mortalidade baixa contribuem para um crescimento natural baixo. O crescimento natural baixo e a esperana de vida elevada originam uma populao envelhecida , que leva adoo de polticas natalistas. -Pases em desenvolvimento , que tm esperana de vida baixa, natalidade elevada e mortalidade baixa. A natalidade elevada e a mortalidade baixa contribuem para um crescimento natural elevado. O crescimento natural elevado e a esperana de vida baixa, do origem a uma populao jovem o que conduz adoo de Polticas anti natalistas. *natalidade o n de nados-vivos, em valor absoluto, ocorridos durante um ano, numa regio. Taxa de natalidade : *Taxa de fecundidade: *esperana de vida o n de anos que vive, em mdia, a populao de um pas ou de uma regio. *Mortalidade : n de bitos que se registam numa regio, durante um ano. Taxa de mortalidade: *crescimento natural a diferena entre os valores absolutos da natalidade e da mortalidade: CN=N-M. Taxa de crescimento natural a diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade: TCN=TN-TM. *crescimento zero quando a natalidade igual mortalidade. * politica natalista uma poltica demogrfica que visa aumentar os nascimentos. *poltica anti natalista uma poltica demogrfica que pretende travar o elevado nmero de nascimentos A estrutura etria a composio da populao por grupos de idade. Pirmide etria a representao grfica da populao por classes de idades e sexo. Classe oca a classe etria que possui um valor inferior classe etria seguinte.

Mobilidade
Migrao um movimento de pessoas, grupos ou povos de um lugar para outro. *xodo rural: deslocao do campo para a cidade. *xodo urbano: deslocao da cidade para o campo *imigrao : entrada de pessoas estrangeiras num pas de chegada, por um perodo de tempo prolongado. *emigrao: sada de pessoas do seu pas de origem para outros pases, por um perodo de tempo prolongado.

As migraes podem distinguir-se quanto ao: -espao: - internas (as deslocaes se realizam de uma regio para a outras, dentro do mesmo
pais) : xodo rural, urbano e movimentos pendulares ; - externas (se a emigrao efectuada para outro pas) : intercontinental (continentes distintos) e intracontinental (no mesmo continente).

- durao: - definitivas (os indivduos decidem ir para um determinado local para a se


estabelecerem definitivamente) ; - temporrias (a deslocao ocorre apenas durante um determinado perodo de tempo); -sazonais (quando ocorrem num determinado perodo do ano); -semanais (quando ocorrem no inico e no trmico da semana); -dirias (quando se efectuam entre o local de trabalho e residncia).

- forma:
- voluntrias (a deciso de se deslocar da iniciativa do individuo); - foradas (quando o individuo, apesar de no quere fazer a deslocao, se v obrigado afaz-la); -legais (se a migrao feita com autorizao do pas de acolhimento); -clandestinas ou ilegais (se o individuo entre ou fica num determinado pas sem nenhuma autorizao) As migraes apresentam fluxos migratrios, que tm:

- causas:
-naturais; -religiosas; -econmicas; -polticas; -socioculturais; -tnicas; -tursticas ou recreativas; -blicas 10

- consequncias:
- reas de chegada -reas de partida

reas de fixaa o Humana


A cidade uma rea de atrao com fenmenos de: -Rururbanizao (ou seja espao rural: um espao predominantemente s actividades agrcolas e pecurias); - urbanizao (ou seja espao urbano: predomnio das actividades do sector secundrio e tercirio, comrcio e servios), com diferentes formais, tais como: -Metrpole: grande cidade onde se desenvolvem importantes actividades a nvel econmico, financeiro e cultural, tem uma periferia densamente povoada; -rea metropolitana: quando as metrpoles aumentam para l dos limites estabelecidos, criando novos ncleos urbanos mais pequenos, sua volta; -Conurbao: o crescimento das cidades tao elevado que duas ou mais cidades acabam por se juntar aos seus subrbios, formando uma rea urbanizada contnua; -Megalpolis: so reas urbanas onde a extenso territorial ainda maior. So constitudas por mltiplas reas metropolitanas e conurbaes. A cidade definida por critrios: - Quantitativos: concentrao mnima de habitantes; -Qualitativos: elevada densidade populacional; presena de mobilirio urbano; existncias de praas, espaos pblicos, ruas e quarteires e alguns espaos verdes; -Socioeconmicos: sede de uma administrao local; actividades econmicas do sector secundrio e do sector tercirio; funes diversificadas, como a comercial, industrial, politica, religiosa, turstica e outras. A cidade apresenta :

- estrutura funcional urbana, que constituda por reas funcionais (reas do espao urbano
onde predomina uma ou mais funoes) que so: -Centro: rea de maior concentrao de actividades administrativas e comerciais e tambm e maior acessibilidade; -Bairros residenciais: so os espaos perifricos(universidades, hospitais, residncias,..) -Parques empresariais: onde se localizam as industrias nas periferias das cidades; -Subrbios: reas da periferia da cidade.

- morfologia urbana, que pode ser observada no Traado da cidade , que pode ser :
- irregular : irregularidade no trabalho das ruas, que so estreitas e sinuosas, acabando, muitas vezes, em escadas. -radioconcntrico: as ruas organizam-se a partir de um centro e criam-se eixos circulares que permitem a mobilidade. -ortogonal: as ruas cruzam-se em ngulos retos formando um enorme tabuleiro de xadrez. 11

- funes, que podem ser :


-administrativa: algumas cidades so centros de decises financeiras e polticas; -religiosa: actividade religiosa -residencial: zonas habitacionais; -comercial: as cidades so grandes centros de negcios; -industrial: principal actividade a indstria; -cultural: existe um predomnio de actividades ligadas a universidades, bibliotecas,; -turstica: as cidades proporcionam diverses,. -poltica: algumas cidades so centros de decises financeiras e polticas; -defesa: algumas cidades tiveram origem em castelos ou muralhas.

tividades econo micas


Os sectores de actividade so trs: -setor primrio: o que a natureza nos d; -setor secundrio: transformao de matrias-primas em produtos acabados; -setor tercirio: prestao de servios. *populao inactiva- conjunto de indivduos no disponveis para o trabalho. Nos quais trabalha a populao ativa (o conjunto de indivduos que constituem mode-obra disponvel para a produo de bens e servios), que utiliza recursos naturais:. -renovveis: so recursos que no se esgotam. -hdricos: quantidade de gua superficial e subterrnea que est disposio do homem; -biolgicos: englobam um conjunto de materiais e energia que o homem pode obter a partir de outros seres vivos; -sol: utilizando a energia do sol; -vento: utilizando a energia do vento. -no renovveis: so recursos que se esgotam, cuja explorao pode causar impactos ambientais. -fontes de energia fssil: formada a milhes de anos a partir do acmulo de materiais orgnicos no subsolo. -minrios: diferentes materiais que constituem a crosta terrestre. Impactos ambientais: - Explorao mineira; -explorao e combusto de combustveis fsseis; -barragens; -adubos e pesticidas; -explorao de gado em grandes reas.

12

O sector primrio tem populao entregue na :

-agricultura, que est condicionada pelos:


-fatores fsicos: o cilma, o relevo e o solo. -fatores humanos: presso demogrfica, o grau de desenvolvimento econmico e os objectivos de produo. Estes factores influenciam as paisagens agrrias(*paisagem agrria a forma de cultivo e a diviso dos campos), que diferem quanto ao : -povoamento rural: povoamento agrupado (as pessoas concentram-se num aldeia ou ncleo populacional compacto) e povoamento disperso (h um explorao individual das terras, com casa em cada explorao agrcola) -morfologia agrria: Minifndios

Pequenas exploraes Grandes exploraes Pequenos quintais Blocos de forma geomtrica Situadas em regies acidentadas Visveis os limites dos campos (redes) No so visveis os limites (sem redes) Cultura disposta em patamares, so determinados pelo relevo

O tamanho das exploraes A forma das exploraes O limite das exploraes

Latifndios Microfndios Regulares irregulares Campos fechados Campos abertos socalcos

-sistema de cultura: Monocultura Variedade de culturas Policultura Necessidade de gua

Um s cultura Vrias culturas Carncia: em regies de seca; Abundncia: aumentar a produo Asperso: distribuda de uniformemente; Gravidade: distribuda por canais de um ponto alto para um ponto baixo; Pivot: canho; Gota-a-gota: por canos junto das plantas As plantas desenvolvem-se com a gua da chuva Ocupao contnua do solo Ocupao descontnua e rotao de culturas

Regadio

Sequeiro

Aproveitamento da terra

Intensivo Extensivo

-tcnicas utilizadas : diferem de regio para regio, conforme o grau de desenvolvimento da populao rural e o grau de desenvolvimento tcnico de cada pas.

13

A agricultura pode ser :


Quanto ao tamanho das exploraes Forma das exploraes Limite das exploraes Variedade das culturas Necessidade de gua Agricultura tradicional Minifndios, microfndios Campos irregulares Campos fechados, socalcos(vedaes) Policultura Sequeiro ou regadio com tcnicas rudimentares Sistema extensivo Abastecer o agregado familiar Baixo Muito baixo Agricultura moderna Latifndios Campos regulares Campos abertos(inexistncia de vedaes) Monocultura Regadio com tcnicas modernas e computorizadas, rega por asperso, canho, pivot, gota-a-gota. Sistema intensivo Abastecer os mercados nacionais e internacionais Elevado Elevado

Aproveitamento da terra Objectivos de produo Produtividade/rendimento Nvel de instruo das agriculturas

-pecuria: uma actividade agrria que consiste na criao de gado para a obteno de
carne, leite, l, peles e ainda, de fora de trabalho nas actividades agrcolas.

Pode ser :
-Pecuria tradicional: -transumncia: praticada sazonalmente, com a deslocao de pastores e rebanhos entre o vale a montanha, em busca de bons pastos. -Nomadismo pastoril: basea-se na deslocao contnua das populaoes copm haveres e rebanhos de ovelhas e cabras em busca de gua e de pasto. Caratersticas: - produo reduzida e irregular -alimentao por pastagens -reduzida mo-de-obra -autoconsumo -predomina um sistema de explorao extensivo -uso do gado na atividade agrcola -reduzida e artesanal transformao dos produtos -reduzidos conhecimentos tcnicos dos produtos - muito dependente das condioes naturias. -Pecuria moderna: -Extensiva, caratersticas: - criao de gado em espaos abertos cercados; -alimentao nas pastagens; -produao para o mercado; -seeo de raas mais produtivas; 14

-elevados cuidados veterinrios; -uso de maquinaria; -utilizao de pouca mo-de-obra(maioria especializada); -baixo investimento. -Intensiva, caratersticas: - criaa em grandes espaos fechados; -alimentao base de raes; -produo para o mercado; -inseminao artificial e seleo de raas mais produtivas; -elevados cuidados veterinrios e sanitrios; -Uso de maquinaria e informatizaa; -produo massiva, padronizada e em curto espao de tempo.

Pesca: retiro de recursos do mar para a alimentao do Homem


*O fundo mar constitudo por trs partes: -plataforma continental: a continuao dos continentes, e vai at a uma profundidade de 200 metros; -talude continental: zona intermdia entre a plataforma continental e a zona abissal; -zona abissal: zona profunda do oceano. A pesca pode ser : Caratersticas Pesca artesanal Tipos de pases onde predomina Tipos de embarcaes Pases em desenvolvimento e nas zona costeiras dos pases desenvolvidos Pequena dimenso , por vezes despromovidas de motor

Pesca insdustrial Pases desenvolvidos Grande dimenso, equipadas com radares , sonares e redes muito potentes. Os navios so autnticas fbricas Longos periodos no alto mar. Mercado nacional e mercado internacional Tcnicas sofisticadas

Durao/local Destino Tcnicas

Algumas horas junto costa Autoconsumo e mercado local Tcnicas rudimentares

Concluso: a agricultura, a pecuria e a pesca podem ser desenvolvidas ou no, conforme o


garu de desenvolvimento do pas.

15

Setores de atividade: -setor secundrio, engloba a Indstria (conjunto de actividades que transformam matrias
prima em bem materiais para outras industrias ou para a produo de bens de consumo), que apresentam diferentes factores de localizao (antes da revoluo dos transportes as indstrias localizavam-se perto das fontes de energia e de matrias de consumo, pois estas no eram transportveis. Com o tempo, esses factores deixaram de ter importncia, e passouse a dar mais importncia, s vias de comunicaes, mercados abastecedores, As industrias ao se desenvolverem, criaram ncleos populacionais sua volta, mais tarde cidades, as industrias tiveram de sair dessas cidades em virtude dos nveis de poluio eu criaram, e passaram a instalarem-se em parques empresariais que renem todas as condies), que condicionam criao de parques industriais que apresentam vrios tipos de industrias.

- sector tercirio: -servios:


-mercantis: tm fins lucrativos; -no mercantis: so financiados pelos impostos. -comrcio: -bem raros: so os mais especializados e raros -bens vulgares: so os que esto em contacto direto com o consumidor. Que permitem ter acesso s exportaes (so as vendas e transportes de produtos de uns pases para outros) e s importaes(so os processos comerciais e fiscais que consistem em trazer uma carga ou produto do exterior para o pais da referencia).

- turismo: conduz-nos aos fluxos tursticos para diferentes destinos e tipos de turismo.
Tipos de turismo: -Balnear- explorao de reas litorais -Cinegtico- pratica da caa -Cultural cultura do sitio visitado -Desportivos- pratica de desporto -Espao rural- modalidades de agro-turismo, turismo de habitao, rural e hotel rural -Montanha- explorao de reas de montanha -Religioso- reas de interesse religioso ou de peregrinao -Termal- utilizao de teraputica das guas termais -Urbano- visita e explorao dos centros urbanos. O turismo e os tipos de industrias provocam impactos: -Ambientais: eroso dos solos, desertificao, escassez de gua,.. -Econmicos: desemprego, falta de alimentos,. -Sociais: utilizao de mo de obra infantil, pobreza, excluso social,.. , que fazem surgir medidas que permitem a sustentabilidade.

16

Rede de transportes e telecomunicaes


Transportes organizam-se em redes de transportes ( o conjunto de vias de comunicao que se interligam a partir de um conjunto de ns, formando uma malha mais ou menos densa), que podem ser : -linear: tem eixo de penetrao isolados ou ligao de cidades em linhas, deixando o resto do territrio isolado; -radial: forte influencia de trfego a um supercentro, tendo o aspeto de teia de aranha; -grelha: formada por eixos paralelos e perpendiculares, promove o desenvolvimento harmonioso do territrio. As redes de transportes permitem maior acessibilidade diminuindo a distncia-custo (o custo ou preo de uma deslocao utilizando um determinado meio de transporte) e a distncia-tempo(tempo necessrio para percorrer uma certa distncia, desde a sua origem at ao local de destino utilizando uma determinado meio de transporte). Os transportes podem distinguir-se segundo o Meio de transporte (o suporte para a deslocao de pessoas e bens, como as estradas, os rios, o mar, as ferrovias, e pode ser areo, terrestre, aqutico e por conditas e cabos), que podem ser : -terrestre: rodovirio ou ferrovirio; -aqutico: martimo ou fluvial; -areo; -condutas e cabos. Os meios de transportes apresentam diferentes modos de transporte (o tipo de veiculo utilizado nas deslocaes terrestres, martimas, fluviais e areas, podendo ser individual ou coletivo), que necessitam de infra-estruturas, que causam impactos ambientais e sociais. Impatos sociais e ambientais: A excessiva ocupao do solo A alterao dos sistemas aquticos durante as dragagens A construo de infra-estruturas e equipamentos Os derramamentos de substncias perigosas para as guas As alteraes visveis na paisagem O ruido para as reas residncias prximas das redes de transportes. Os modos de transportes apoiam as telecomunicaes (so todas aas transmisses de sinais, imagens, sons ou mensagens por fio, por via elctrica, radioelctrica ou electrnica), que so importantes, porque: -o trabalho, a sade, ensino, comrcio, produo e informao so suportadas pelas telecomunicaes; -A transmisso assegurada pelos meios de comunicao social graas aos satlites e telemtica -O mundo tornou-se uma autntica aldeia global, porque tudo est interligado entre si, transferindo, a baixo preo e quase instantaneamente, de um lugar para o outro do planeta, uma enorme quantidade de informao. 17

Pases desenvolvidos vs. Pa ses em desenvolvimento


As regies mundiais dividem-se em Pases desenvolvidos e em Pases em desenvolvimento. Os pases desenvolvidos so designados por Norte( constitudo pelos denominados pases mais ricos, e o mundo em desenvolvimento), e os pases em desenvolvimento so designados por Sul(constitudos pelos denominados pases pobres); estes apresentam diferentes: Crescimento econmico sobressaindo os pases emergentes. Os desenvolvimentos podem ser medidas por: -Indicadores simples: -Indicadores econmicos: PIB per capita; rendimento per capita; PNB; variao de ndices de preos no consumidor; importaes de bens e servios: exportaes de bens e servios. -Indicadores demogrficos: Esperana de vida; populao absoluta; taxa de crescimento anual da populao; taxa de natalidade; taxa de mortalidade; taxa de mortalidade infantil; % de populao urbana; taxa de fertilidade. -Indicadores socioculturais: Taxa de alfabetismo; taxa de escolaridade; mdicos por 100 000 pessoas; % de partos assistidos por pessoal qualificado; % de populao com saneamento bsico. -Indicadores polticos: reconhecimento dos direitos humanos reconhecimentos dos direitos da criana; grau de participao dos cidados na vida poltica; grau de participao das mulheres no governo; ndice de corrupo. - Indicadores compostos: - IDH (ndice de Desenvolvimento Humano): que mede o grau em mdia, de trs dimenses bsicas de desenvolvimento humano. Vida longa e saudvel; nvel do conhecimento; padro de vida digno. (mais importante) -IDG (ndice de Desenvolvimento relativo ao Gnero): baseia-se na Vida longa e saudvel; nvel do conhecimento; padro de vida digno, evidenciando as desigualdades entre homens e mulheres. -IPH (ndice de Pobreza Humana): mede as privaes de Vida longa e saudvel; nvel do conhecimento; padro de vida digno, para os pases em desenvolvimento (IPH-1) e para os pases desenvolvidos (IPH-2 . O crescimento econmico e o Desenvolvimento permitem determinar o bem-estar (na situao na qual o ser humano v asseguradas as suas necessidades fsicas, intelectuais e espirituais) e a qualidade de vida (manifesta-se atravs da maior ou menos autonomia e capacidade de o ser humano adquirir os bens e servios que lhe so indispensveis).

18

*crescimento econmico uma noo quantitativa que se traduz num aumento da quantidade de bens e servios de uma determinada sociedade. Para medir o crescimento usam-se referenciais como o rendimento, o nvel de emprego, o PNB(produto nacional bruto) ou o PIB(produto interno bruto). *PIB o conjunto de bens e servios produzidos pelas economias de um pas durante um ano. *PNB o valo do PIB, acrescido aos rendimentos recebidos de investimentos realizados no estrangeiro. *desenvolvimento a noo qualitativa que se exprime no nvel de bem-estar de uma populao e na consequente qualidade de vida. Isa referncia sociais, culturais, polticos e tambm econmicos. *Norte tambm designado por centro do mundo, constitudo pelos pases desenvolvidos, que se localizam quase todos no hemisfrio Norte. *Sul tambm denominado por periferia constitudos pelos pases emergentes, pelos pases em desenvolvimento e pelos pases menos desenvolvidos. *pases emergentes so os pases que emergiram o plano industrial.

Mundos de diferena
Os pases do Norte podem distinguir-se em trs tipos de pases: -os pases mais desenvolvidos, com elevado valor de IDH; -os pases ex-socialistas em transio, alguns deles j pertencentes Unio Europeia; -O novo pases industrializados (NPI) Coreia do sul, Taiwan, Singapura e Hong-Kong. Os pases do Sul podem identificar-se em quatro grandes grupos: -os pases em desenvolvimento; -os pases produtores de petrleo e de gs natural - os pases emergentes; -os pases menos desenvolvidos.

19

Os pases emergentes crescem para o desenvolvimento


H pases quem tm vindo a romper o ciclo vicioso da pobreza atravs de um significativo crescimento econmico, incrementado o seu processo de industrializao baseado na diversificao e no aumento das exportaes. Para este rpido crescimento econmico contribuem vrios factores, tais como: - polticas antinatalistas; -aumentos salariais; -balanas comerciais positivas; - baixa inflamao; -investimento estrangeiro e diminuio da dvida externa.

20

Вам также может понравиться