Вы находитесь на странице: 1из 3

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

P R O C E S S O TC07.315/06
Administrao Direta Municipal. Prefeitura Municipal de Joo Pessoa. Edital de Concorrncia n 011/06. Aplicao de multa ao Ex-Secretrio e assinao de prazo ao atual Secretrio de Infraestrutura.

ACRDO AC2 - TC - 00284/2012

RELATRIO
Tratam os presentes autos de exame da Concorrncia n 11/2006, do tipo menor preo, realizada pela Prefeitura Municipal de Joo Pessoa, objetivando a contratao de empresa para execuo de servio de construo da Estao Cincia, Cultura e Artes. Em 1 de maro de 2011, a 2 Cmara deste TCE baixou a Resoluo RC2 TC 032/2011 para assinar prazo ao Secretrio de Infraestrutura do Municpio, poca, para apresentao do Termo de Recebimento Definitivo da Obra, sob pena de responsabilidade pecuniria. Em 16.05.2011 foi encaminhado a este Tribunal pedido de prorrogao de prazo por mais 60 (sessenta) dias, tendo em vista as pendncias encontradas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Foram enviadas notificaes Construtora Via Engenharia S/A, para proceder reparao das falhas, de acordo com as determinaes do projeto inicial. Em 31.05.2011, a 2 Cmara baixou a Resoluo RC2 TC 00091/2011, dilatando o lapso temporal inicialmente estabelecido. Ao final do prazo a autoridade responsvel no apresentou o mencionado termo de recebimento definitivo da obra, bem como no apresentou nenhuma justificativa para a letargia verificada (certido s fls. 7505). O Relator encaminhou os autos ao MPjTCE para exame e parecer.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PARECER DO MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TRIBUNAL-MPjTCE


A Representante do MPjTCE, Procuradora Isabella Marinho Falco, nos autos, pugnou pela imposio de multa ao Sr. Hermes Felinto de Brito, ex-Secretrio de Infraestrutura do Municpio, porquanto no observou o comando cogente estampado nas citadas Resolues emanadas pela 2 Cmara deste Tribunal, malgrado os dilargados prazos impostos, o responsvel no trouxe aos autos o Termo de Recebimento Definitivo da obra denominada Estao Cincia, Cultura e Artes, como tambm no externou qualquer justificativa para a sua omisso, demonstrando incria em relao s determinaes deste Tribunal de Contas. Ao final, opinou, pela assinao de prazo ao Sr. Marcelo Cavalcanti, atual Secretrio de Infraestrutura do Municpio de Joo Pessoa, para trazer ao Processo o Termo de Recebimento Definitivo da Estao Cincia, Cultura e Artes, mediante imposio de penalidade pecuniria, observando que caso a omisso persista, nada impede que esta Corte de Controle aplique, in casu, o instituto processual das astreintes (multa diria para o caso de descumprimento de deciso).

VOTO DO RELATOR
O Relator, acompanhando o entendimento do MPjTCE, vota pelo no cumprimento das determinaes contidas nas Resolues da 2 Cmara, com aplicao de multa ao Sr. Hermes Felinto de Brito, ex-Secretrio de Infraestrutura do Municpio, no valor de R$ 3.000,00 (trs mil reais), nos termos do art. 56, inciso IV, da LOTCE/PB e pela assinao do prazo de 30 (trinta) dias ao Sr. Marcelo Cavalcanti, atual Secretrio de Infraestrutura do Municpio de Joo Pessoa, para apresentao do TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO DA OBRA (Estao Cincia), mediante imposio de penalidade pecuniria diria e outras cominaes legais.

DECISO DA 2 CMARA

Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC07.315/06, os MEMBROS da 2a CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, unanimidade, na sesso realizada nesta data, ACORDAM em:

TC07.315/06

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

I. Aplicar multa ao Sr. Hermes Felinto de Brito ex-Secretrio de Infraestrutura do Municpio de Joo Pessoa, no valor de R$ 3.000,00 (trs mil reais), nos termos do art. 56, inciso IV, da LOTCE/PB, assinando-lhe o prazo de 60 (sessenta) dias par a recolhimento voluntrio, sob pena de execuo, desde logo recomendada. II. Assinar o prazo de 30 (trinta) dias ao Sr. Marcelo Cavalcanti, atual Secretrio de Infraestrutura do Municpio de Joo Pessoa, para trazer a este Processo o Termo de Recebimento Definitivo da Estao Cincia, Cultura e Artes, sob pena de imposio de penalidade pecuniria diria e outras cominaes legais.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses da 2a. Cmara do TCE-PB - Plenrio Cons. Adalton Colho Costa. Joo Pessoa, 28 de fevereiro de 2012.

__________________________________________________ Conselheiro Arnbio Alves Viana - Presidente da 2a. Cmara

__________________________________________________ Conselheiro Nominando Diniz Relator

___________________________________________________ Representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal

TC07.315/06

Вам также может понравиться