Вы находитесь на странице: 1из 3

Luz e cor (2)

Como se faz a interao da luz com a matria?


Jlio C. de Carvalho* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Agora que lembramos o que luz e como funciona a viso, vamos interao da luz com a matria. J vimos que ftons podem ser emitidos e absorvidos, mas pelo qu exatamente? Por vrias partculas subatmicas, como ons, prtons ou eltrons em movimento. Portanto, h vrias interaes possveis entre a luz e a matria. A tabela a seguir mostra alguns tipos de transformaes em molculas, dependendo do comprimento de onda da luz:
Fenmenos Nucleares Eltrons internos Ionizao Eltrons de valncia Vibraes moleculares Spin eletrnico Spin nuclear Regio do espectro Raios gama Raios X Ultravioleta Ultravioleta prximo e visvel Infravermelho Microondas Ondas de rdio Comprimento de onda 0.1 nm 0.1-1 nm 10-200 nm 200-800 nm 800-2500 nm 4000 nm300000000 nm 1000000000 nm e acima

Apesar de toda essa rica interao entre luz e matria, a absoro e emisso de luz visvel est relacionada principalmente a transies entre nveis de energiados eltrons de valncia, em orbitais atmicos e moleculares - os orbitais que participam de uma ligao. A energia (e conseqentemente a freqncia, e portanto a cor) da luz est associada diferena de energia envolvida entre os estados dos eltrons nessas transies. A cor percebida depende da cor absorvida, de acordo com a complementaridade das cores: cores primrias subtrativas absorvem comprimentos de onda determinados. Na figura a

seguir, cada crculo representa um filtro absorvendo cor, por isso a combinao das cores a ausncia de cor, o negro.

As cores primrias subtrativas so o amarelo, o ciano e a magenta. Assim, se da luz branca for absorvido o componente amarelo, percebe-se a cor azul; de forma anloga, quando a cor de um composto amarela, esse composto deve absorver luz no comprimento de onda correspondente ao azul, e assim por diante. Vamos ver mais detalhadamente esse fenmeno de absoro (e emisso). H muito tempo j se sabia que substncias so capazes de absorver e emitir luz de cores caractersticas, quando aquecidas. Mas s quando essa luz foi decomposta por prismas que se viu que havia linhas bem definidas, correspondentes a luz de energias tambm definidas; aquecer o material mais fortemente no muda as linhas, apenas a intensidade da luz. Um exemplo bem conhecido o do sdio, que quando aquecido emite uma luz brilhante e amarela, correspondente a duas linhas na vizinhana dos 589 nm. No entanto, a decomposio da luz do sdio por um prisma mostra vrias outras linhas:

Explicar esse fenmeno foi um dos objetivos de cientistas como Niels Bohr, ao imaginar a eletrosfera do tomo com um nmero limitado de "camadas" com eltrons, cada uma com energia definida. Um eltron pode absorver um fton (um quantum de luz) e passar a uma camada mais externa; ao retornar sua camada fundamental, preciso emitir a energia excedente, tambm na forma de um fton.

A absoro de ftons de luz com energias especficas um fenmeno bem conhecido e explorado em tcnicas de anlise como a espectrofotometria. Na prtica, quando se trata de substncias corantes, h bandas de absoro - faixas de comprimentos de onda, ao invs de linhas espectrais como em ons inorgnicos simples. Isso ocorre porque as interaes de um tomo com outros alteram a energia dos seus orbitais, principalmente os de ligao; essa distoro d margem a mais comprimentos de onda, a ponto de o espectro parecer contnuo. Muitos compostos no apresentam cor porque no interagem com a luz visvel, embora seus eltrons interajam ftons de outros comprimentos de onda. Uma forma de visualizar esse efeito pensar na distncia entre orbitais para a transio eletrnica, e ainda que, quanto maior a distncia, maior o comprimento de onda com o qual o on pode interagir, e viceversa. Logo, se os orbitais de ligao tiverem um tamanho prximo ao comprimento de onda da luz, interagiro com essa luz. Agora um bom momento para saber qual o tamanho de alguns ons mais comuns:
Elemento Hidrognio Sdio Ferro Cobre Mangans Csio Raio atmico (nm) 0,025 0,180 0,140 0,135 0,140 0,260 Cor da soluo com ons Incolor Incolor Verde a amarelo Verde a azul Violeta Incolor

Se essa tabela for estendida a outros ctions, voc notar que os elementos de transio (que usam subnveis tipo d para formar ons complexos com a gua) apresentam, em geral cor. Isso funo do seu tamanho e tipo de orbital.
*Jlio C. de Carvalho engenheiro qumico e professor do curso de engenharia de bioprocessos e biotecnologia da Universidade Federal do Paran (UFPR).

Вам также может понравиться