Вы находитесь на странице: 1из 19

Contedos Programticos do Sistema Seriado de Avaliao.

U.P.E

IAUPE

CONUPE

A Universidade de Pernambuco preocupada em ofertar o que h de mais moderno no tocante ao ingresso no ensino superior vem, atravs do CONUPE, apresentar os contedos programticos do Sistema Seriado de Avaliao. Pioneira, no Estado de Pernambuco, em promover mudanas no concurso vestibular, a UPE instaura, em Pernambuco, uma nova forma de ingresso destinado classificao de candidatos, atravs da avaliao de seu desempenho, em exames correspondentes a cada uma das sries do ensino mdio. Os candidatos podem realizar esses exames ao longo de trs anos consecutivos ou, se preferirem, de uma nica vez, em um s ano. Dessa forma, a UPE passa a no mais integrar o conjunto das Universidades que possuem como nica forma de entrada para a graduao o Vestibular Tradicional, tido como sendo um sistema, s vezes, ingrato com os candidatos, j que uma avaliao, na qual o candidato tem apenas um nico momento para ser avaliado sobre todo o contedo do Ensino Mdio. perfeitamente sabido que o ano do Vestibular gera muito nervosismo no s para o candidato como tambm para toda a famlia. o ano de se colher a plantao que em conjunto, pais e filhos regaram por longos anos da educao bsica. A UPE, procurando sempre aperfeioar o seu Vestibular, criou mais uma alternativa, ou seja, o Sistema Seriado de Avaliao, j utilizado em grande parte das Universidades Brasileiras. O SSA, como doravante ser chamado, diferentemente do Vestibular Tradicional, um sistema de avaliao continuada. O candidato inscrito no SSA ter uma reserva de 20% das vagas oferecidas pela UPE, sendo-lhe garantido o direito de nela ingressar , sem vivenciar o estresse do Vestibular Tradicional. Vale salientar que aqueles candidatos que no obtiverem classificao no SSA podero concorrer normalmente ao Vestibular Tradicional. Assim sendo, o vestibulando inscrito no SSA concorrer a todas as vagas ofertadas, e aquele que se inscrever no Vestibular Tradicional, apenas a 80% dessas vagas. Isso demonstra uma srie de vantagens para os candidatos inscritos no SSA bem como para a Universidade que ter em seu corpo discente alunos que se prepararam durante todo o Ensino Mdio e que no vivenciaram um ano no corre-corre de cursinhos e colgio, buscando cumprir a carga horria exigida.

Prof. Carlos Calado Reitor da UPE

Prof. Reginaldo Inojosa Vice-Reitor

Disciplinas da rea de Exatas

PROGRAMA DE MATEMTICA 1 ANO ARITMTICA. Nmeros naturais e inteiros: adio, multiplicao e ordem. Nmeros primos e compostos. Divisibilidade, o maior divisor comum e o menor mltiplo comum. Decomposio em fatores primos e o Teorema Fundamental da Aritmtica. Nmeros racionais e irracionais: adio, multiplicao, diviso e ordem. Potncia de expoente racional e real. Fraes e dzimas peridicas. Correspondncia entre os nmeros reais e os pontos de uma reta. Razes entre nmeros e entre quantidades. Porcentagens. Proporcionalidade entre nmeros e entre grandezas, propores e escalas. Regra de trs, simples e composta. Juros simples. Mdia aritmtica simples e ponderada, mdia geomtrica e harmnica. Conjuntos. Definio e representao. Relao de pertinncia. Conjuntos iguais. Subconjuntos e relao de incluso. Conjuntos das partes. Conjuntos numricos. Conjunto dos nmeros naturais, inteiros, racionais. O conjunto dos nmeros reais. Intervalos. Propriedades das desigualdades. e mdulo de um nmero real. Funes. Pares ordenados.. Representao no plano. Produto cartesiano. Relaes binrias. Domnio, contra-domnio e imagem de uma relao.Grfico de uma relao binria. Conceito de funo. Representao grfica de uma funo. Estudo da funo polinomial do 1 grau. Estudo grfico. Inequaes do 1 grau. Estudo da funo quadrtica. Inequaes do 2 grau. Funes racionais e irracionais. Funo recproca. Funo modular. Operaes com funes. Composio de funes. Funes injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Funo inversa. Funo exponencial. Conceito. Grficos. Propriedades. Nmero e. Equaes e inequaes exponenciais. Funo logartmica. Conceito. Grficos. Propriedades. Funo logartmica como inversa da exponencial. Geometria Plana. ngulos. Polgonos. Tringulos. Circunferncia. Relaes mtricas nos tringulos retngulos. Polgonos inscritos e circunscritos. Relaes trigonomtricas nos tringulos retngulos. Lei dos senos e dos cossenos rea das figuras planas.

2 Ano Seqncias numricas.

Definio. Tipos de seqncia. Termo geral. Seqncias especiais: Progresso Aritmtica e Geomtrica. Propriedades. Estudo das matrizes. Matrizes retangulares e quadradas. Tipos de matrizes. Operaes com matrizes. Matriz inversa. Matrizes escalonadas. Algoritmo de escalonamento de matriz. Determinantes. Determinao do determinante de uma matriz quadrada.. Regra de Sarrus. Propriedades dos determinantes. Teorema de Laplace. Regra de Chi. Determinante de Vandermonde. Clculo da inversa de uma matriz Sistema de equaes lineares. Equao linear Sistema de equaes lineares. Sistemas equivalentes. Teorema de Cramer. Discusso de um sistema de m equaes a n variveis. Geometria Espacial. Geometria de posio. Poliedros. Teorema de Euler. Prismas e Cilindros. Conceito. Tipos de Prismas e cilindros. Propriedades. reas lateral e total. Volumes. Pirmides e Cones. Conceitos. Tipos de Pirmides e Cones. Troncos de pirmide e cone. Propriedades. reas laterais, totais e Volumes da pirmide e cone. Esfera e suas partes. rea da esfera e suas partes. Volumes da esfera e suas partes. Trigonometria. Arcos e ngulos. Crculo trigonomtrico. Arcos cngruos. Funes trigonomtricas. Domnio imagem e grficos. Reduo ao primeiro quadrante. Identidades trigonomtricas. Transformaes trigonomtricas. Equaes e inequaes trigonomtricas.

3 Ano lgebra. Binmio de Newton Teorema Fundamental da contagem. Arranjos simples e com repetio. Permutaes simples e com repetio. Combinaes simples. Probabilidades. Nmeros complexos. Polinmios. Equaes polinomiais Geometria Analtica. Pontos no plano. Estudo da reta. Estudo da circunferncia.

PROGRAMA DE FSICA 1 Ano Grandezas Fsicas- Definio de grandezas fsicas; grandezas fundamentais e derivadas; padres e sistemas de unidades; anlise dimensional Medidas e Representaes- Notao cientfica e ordem de grandeza; preciso das medidas e algarismos significativos; construo e interpretao de tabelas, grficos e diagramas. Vetores- Grandezas escalares e vetoriais; notao vetorial e representao geomtrica de vetores; adio e subtrao em uma e duas dimenses; multiplicao de um vetor por um escalar; representao de vetores em termos de suas componentes cartesianas Cinemtica escalar e Vetorial- Conceitos de partcula, referencial, trajetria, posio, velocidade mdia e instantnea, acelerao mdia e instantnea. Descrio dos Movimentos em uma e duas dimenses- Movimentos retilneos e circulares, uniforme e uniformemente variado; queda livre; lanamentos de projteis; composio de movimentos. Dinmica da Partcula - Conceito de fora, leis de Newton, fora peso, fora normal, fora elstica, fora de atrito e fora resultante numa trajetria curvilnea. Energia e sua Conservao - Trabalho realizado por uma fora; potncia mdia e instantnea, energia cintica e o teorema do trabalho e energia; foras conservativas e no-conservativas; energia potencial gravitacional e potencial elstica; conservao da energia mecnica Impulso e Quantidade de Movimento- Impulso de um fora; quantidade de movimento; teorema do impulso; colises elstica, parcialmente elstica e inelstica. Gravitao Universal- Confronto entre os sistema geocntrico e heliocntrico; leis de Kepler; lei de Newton da gravitao e energia potencial gravitacional. Esttica Esttica do ponto material. Torque de uma fora. Centro de gravidade e equilbrio de corpo extenso. 2 Ano Conceitos Bsicos de Termologia - Conceitos de temperatura e calor; escalas termomtricas. Dilatao Trmica- Dilatao dos slidos e lquidos e o comportamento trmico da gua Calorimetria- Calor sensvel, calor latente, capacidade trmica, calor especfico; mudanas de estados fsicos, diagrama de fases.

Propagao do Calor- Conduo; conveco e irradiao. Gases- Variveis de estado, equao de Clapeyron e a lei geral dos gases perfeitos; transformaes gasosas particulares: isotrmica, isobrica, isocrica e adiabtica; teoria cintica dos gases. Termodinmica - Trabalho realizado por um gs; energia interna; leis da termodinmica; transformaes cclicas e o ciclo de Carnot. Conceitos Bsicos de ptica Geomtrica- Princpios da ptica Geomtrica, raio de luz, formao de sombra e penumbra. Reflexo da Luz - Reflexo regular e difusa, leis da reflexo; espelhos planos e esfricos; formao das imagens; equao dos pontos conjugados. Refrao da Luz- Leis da refrao; reflexo total; posio aparente; lminas de faces paralelas e prismas. Lentes Esfricas - Classificao geomtrica das lentes; elementos geomtricos; comportamento ptico; formao das imagens; equao dos pontos conjugados; vergncia de uma lente e ptica da viso; arranjos pticos simples. Ondulatria - Oscilaes; movimento harmnico simples; consideraes sobre fora e energia no MHS; cinemtica no MHS; conceito de onda; classificao das ondas; comprimento de onda, freqncia, perodo e amplitude de uma onda; equao de onda; princpio de superposio, reflexo, refrao, interferncia, difrao; ondas sonoras e efeito Doppler 3 Ano Hidrosttica. Hidrdinmica. Carga Eltrica - Carga eltrica e sua conservao; condutores e isolantes; processos de eletrizao; lei de Coulomb. Campo Eltrico - Conceito de campo eltrico; vetor campo eltrico; campo eltrico gerado por cargas eltricas puntiformes; linhas de fora; campo eltrico uniforme e campo eltrico gerado por um condutor em equilbrio eletrosttico. Potencial Eltrico - Energia potencial e potencial eltrico; potencial eltrico num campo eltrico gerado por cargas puntiformes; potencial de um condutor em equilbrio eletrosttico; superfcies eqipotenciais; trabalho realizado pela fora eltrica e diferena de potencial num campo eltrico uniforme. Grandezas Fsicas no Estudo dos Circuitos Eltricos - Diferena de potencial; corrente eltrica e sua intensidade; efeitos da corrente eltrica; potncia eltrica e energia eltrica; resistncia eltrica e leis de Ohm.

Equipamentos Eltricos de um Circuito: Gerador Eltrico. Receptor Eltrico. Circuitos Eltricos. Circuitos com gerador, Receptor e Resistores. Circuitos Especiais - Leis de Kirchhoff; instrumentos eltricos de medio; dispositivos de segurana; circuitos com capacitores planos. Eletromagnetismo - ms e interaes entre ms; experimento de Oersted; Campo magntico e linhas de induo; fontes de campo magntico; condutor retilneo, espiras e solenide; fora magntica numa carga eltrica, fora magntica num condutor retilneo e fora magntica entre dois condutores retilneos e paralelos; Induo magntica e a lei da Faraday; lei de Lenz. ptica Fsica - Luz e radiao eletromagntica, espectro eletromagntico, experimento de Young; polarizao da luz. Teoria da Relatividade - Postulados da relatividade restrita; dilatao do tempo; contrao do comprimento e relao entre massa e energia. Fsica Moderna - Radiao de corpo negro; efeito fotoeltrico; modelo de Bohr; dualidade onda-partcula; princpio da incerteza. PROGRAMA BIOLOGIA 1 ANO DO ENSINO MDIO Introduo Biologia e Origem da vida Caractersticas dos seres vivos. Abiognese e biognese. Teorias sobre a Origem da Vida. Hiptese autotrfica e heterotrfica. Qumica Base molecular da vida. gua e os seres vivos estrutura e importncia da gua para a vida. Glicdios Classificao e importncia dos glicdios. lipdios Classificao e importncia dos lipdios. Protenas composio molecular, arquitetura e funo das protenas. Vitaminas principais vitaminas e suas fontes naturais e avitaminoses. cidos nuclicos tipos de cidos nuclicos: DNA e RNA, componentes e estruturas dos cidos nuclicos. Citologia Clula procariota e eucariota. Membranas e envoltrios externos membrana plasmtica. Permeabilidade celular. Endocitose e exocitose. Organelas: organizao estrutural e funcional. Metabolismo energtico. Ncleo celular e a Sntese Protica. Processo mittico e meitico. 4. Reproduo e Desenvolvimento Embrionrio Tipos de reproduo. Reproduo humana; mtodos contraceptivos e doenas sexualmente transmissveis. Gametognese e fases do desenvolvimento embrionrio. 5. Histologia Animal 5.1 Tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos propriamente ditos e de sustentao e transporte, tecidos musculares e nervoso. 2 ANO 6

Introduo ao Estudo dos seres Vivos Biodiversidade e Classificao biolgica. Taxonomia. Sistemas de classificao biolgica. Regras de nomenclatura. Os reinos dos seres vivos. Os Vrus Caractersticas estruturais e composio qumica. Tipos de vrus. Reinos Monera, Protista e Fungi. Caractersticas gerais, classificao, reproduo e importncia. Reino Animalia. Principais filos animais e suas caractersticas gerais. Funes vitais nos animais. Nutrio e digesto. Circulao e transporte. Respirao. Excreo. Sistemas de proteo, sustentao e locomoo. Sistemas integradores e regulao funcional. Os sentidos. 6.8 Imunidade. Reino Plantae. Reino das plantas e suas divises: caractersticas gerais dos grandes grupos atuais. Evoluo da reproduo nos grupos vegetais. Tecidos vegetais meristemas primrios e secundrios; fundamental, parnquima, esclernquima e colnquima; vascular, xilema e floema; drmico, epiderme e periderme. Morfologia vegetal. Fisiologia vegetal. 3 ANO Gentica. Mendelismo e Neo-mendelismo. Ligaes gnicas e mapas genticos. Herana e determinao do sexo e cromossomos sexuais. Interao gnica. Mutaes gnicas e aberraes cromossmicas. Genes letais e subletais. Funo gnica. Biotecnologia. DNA recombinante. Clonagem gnica. Organismos Transgnicos. Projeto Genoma Humano Engenharia gentica.

Evoluo. Teorias da evoluo. Evidncias da evoluo. Formao e evoluo das espcies. Mecanismos da evoluo. Noes de probabilidade e gentica de populaes. Ecologia. Ecossistemas e seus componentes. Dinmica de populaes. Ciclos biogeoqumicos. Biociclos: terrestre, de gua doce e marinho. Relaes entre os seres vivos. O homem e o meio ambiente. Poluio. Higiene e Sade. Epidemia, endemia e pandemia. Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de protozorios e vermes causadores de parasitoses. Agente causal, modo de transmisso, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. Viroses: reproduo dos vrus e principais viroses humanas. Bacterioses: principais doenas humanas causadas por bactrias. Agente causal, modo de transmisso, sintomatologia e profilaxia das parasitoses.

Programa de Qumica.
1 Ano.

Introduo qumica - Conceito e diviso. tomo Estrutura e modelos atmicos. Elementos qumicos Nomenclatura. Nmero atmico. Isotopia, Isobaria e Isotomia. Massa atmica, Molecular e Nmero de Avogrado. Substncias e Misturas- Substncias simples e compostas, Frmulas. Alotropia. Transformao de matria. Processo de separao das misturas. Classificao peridica dos elementos. Distribuio eletrnica Grupos e perodos Nmero de oxidao. Ligaes qumicas. Componentes inicos Compostos moleculares Clculos estequiomtricos. Equaes qumicas Concentrao molar. 2 Ano. Reaes qumicas Representao - Classificao e balanciamento. Leis das combinaes qumicas Leis ponderais e volumtricas. Disperses Solues verdadeiras e coloidais. Suspenso. Solubilidade. EquivalenteGrama - Concentraes. Sistema Gasoso- Medida de volume, presso, temperatura. Densidade. Volume Molar. Equaes de: Clapeyron, Lei de Boyle Mariotte, Lei de Gay-Lussac, Lei de Charles Lei de Dalton das presses parciais Lei de Amagat.dos volumes parciais. Termoqumica Processos Exo e Endotrmico- Entalpia Equaes termoqumicas Espontaneidade das transformaes Entropia e Variao de Energia livre de Gibbs. Cintica qumica Velocidade de uma reao Fatores que influem na velocidade das reaes Temperatura Presso Concentrao dos reagentes Superfcie de contato Luz Eletricidade Tipos de reagentes. Lei de ao das massas Catalisadores Equilbrio qumico Reaes reversveis e equilbrio Deslocamento de equilbrio Constante de equilbrio Fatores que influem no equilbrio Concentrao Presso e Temperatura.- Fatores inicos pH e pOH Hidrlise de sais Constante de Produto de Soludubilidade Efeito on Comum: Equilbrio de base e soludibilidade. 3 Ano. Eletroqumica Oxidao e reduo Nmero de oxidao Oxidante e redutor Balanceamento de reaes de oxidao Semi-reaes de oxidao ou reduo - Proteo contra a corroso Eletrlise em soluo aquosa Reatividade e reaes nucleares. Emisses radiativas Reaes nucleares Tempo de desintegrao e meia vida Aplicaes da radiatividade Fuso e Fisso Nuclear. Qumica Orgnica Conceito e funo tomo de carbono Classificao das cadeias Carbnicas Regras de nomenclatura Hidrocarbonetos lcoois fenis aldedos cetonas lcoois carboxlicos teres steres compostos nitrogenados compostos organometlicos sais orgnicos - isometria lipdios glicdios protenas vitaminas. Anlise qumica anlise elementar orgnica anlise gravimtrica anlise titulomtrica anlise de micro-molculas. Acar e lcool

Disciplinas da rea de Humanas


PROGRAMA DE HISTRIA 1. ANO O CONHECIMENTO HISTRICO - Conceito de Histria - O relacionamento com as demais cincias - As fontes histricas A HISTRIA ANTES DA ESCRITA - A Pr-histria: problemas conceituais. O papel do trabalho na evoluo humana.Os grandes perodos da pr-histria A PR-HISTRIA BRASILEIRA - As vrias hipteses sobre a chegada do homem a Amrica. - Os stios arqueolgicos no Nordeste. A antiguidade da presena humana em territrios do atual Brasil. AS COMUNIDADES INDGENAS ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS. As principais culturas pr-coloniais da Amrica (astecas, maias e incas). A diversidade cultural dos povos que habitavam o atual Brasil. A influncia das culturas indgenas nas tradies brasileiras. HISTRIA ANTIGA - Culturas e Estados no Antigo Oriente contribuies das culturas grega e romana para o mundo ocidental. Prximo. As

HISTRIA MEDIEVAL - A formao da Europa Ocidental. A feudalidade Europia. O cristianismo e a Igreja Catlica. As culturas bizantina e Islmica (surgimento e expanso).

2. ANO

HISTRIA MODERNA -As crises do feudalismo. O Renascimento e as reformas religiosas. O Estado moderno e o Absolutismo monrquico. A expanso do comrcio e a chegada dos europeus a Amrica. A CONSTRUO DA AMRICA PORTUGUESA- A colonizao da Amrica portuguesa. A organizao administrativa colonial.As riquezas coloniais e o trabalho escravo. As disputas entre as metrpoles europias e as ameaas aos domnios portugueses na Amrica. A presena holandesa em Pernambuco. A expanso e as novas fronteiras da colnia portuguesa na Amrica. As manifestaes culturais no perodo colonial. A Igreja Catlica e a colonizao A FORMAO DO MUNDO COTEMPORNEO - A Revoluo Industrial. O Iluminismo e a construo da modernidade. As Revolues burguesas na Inglaterra e na Frana. A independncia das colnias europias da Amrica. A CRISE DO SISTEMA COLONIAL E O PROCESSO DE INDEPENDNCIA

As resistncias dominao colonial e os levantes contra a Metrpole. A transferncia do governo portugus para o Brasil. Pernambuco insurgente. A Insurreio Pernambucana de 1817. O rompimento com Portugal. O IMPRIO DO BRASIL A montagem do Estado Imperial. A Confederao do Equador em Pernambuco. O Perodo Regencial e as ameaas unidade imperial. O Segundo Reinado e a consolidao do Estado Imperial. A Revoluo Praieira. O advento da lavoura cafeeira e a reafirmao do escravismo.

3. ANO

A CONSTRUO DA REPBLICA. A poltica externa e os conflitos na regio platina durante o Imprio. A abolio, o Republicanismo e a Crise Final do Imprio.A Proclamao da Repblica.A cultura brasileira na poca do Imprio e a construo da idia de nao. O MUNDO CONTEMPORNEO. Revolues liberais, nacionalismo e unificaes. A expanso do capitalismo europeu na frica e na sia. A concorrncia imperialista e a Primeira Guerra Mundial. O perodo entre guerras: A Revoluo Russa, a crise de 1929 e ascenso dos totalitarismos. A Segunda Guerra Mundial O mundo ps-guerra: A descolonizao afro-asitica: conflitos e contradies na 2 metade do sculo XX. Militarismo e democracia na Amrica Latina no sculo XX. As principais questes polticas e econmicas da atualidade. As manifestaes culturais nos sculos XIX e XXA era da globalizao e as reformulaes polticas. O BRASIL REPUBLICANO. As bases polticas e as contestaes Repblica Oligrquica. Autoritarismo e nacionalismo na Era Vargas (1930-1945) Democracia e desenvolvimento na Repblica Populista (1945-1965): construo e crise do Populismo no Brasil. O movimento dos trabalhadores rurais em Pernambuco e o golpe de 1964. A modernizao autoritria: O Regime Militar (1964-1985) A crise da Ditadura Militar e a redemocratizao: a Repblica brasileira atual A cultura no Brasil Repblica.

PROGRAMA GEOGRAFIA GERAL E BRASIL 1 ANO Introduo a Geografia: Conceitos gerais A CINCIA GEOGRAFICA - Importncia e definie - Correntes e princpios - O espao geogrfico - Categorias geogrficas O ESPAO E SUAS REPRESENTAES- Orientao: Rosa dos ventos. Coordenadas geogrficas: Paralelos Latitude, Circulo do Equador, trpicos, crculos polares - Meridianos Longitude fusos horrios.

10

Geografia Humana DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENT0- Nveis de desenvolvimento. - Classificaes: Pases em desenvolvimento ou emergentes, pases industrializados, pases do norte e do sul, pases menos desenvolvidos, primeiro, segundo e terceiro mundo, pases centrais e pases perifricos.- ndice de desenvolvimento humano IDH - Brasil: Nvel de desenvolvimento e IDH. POPULAO MUNDIAL E BRASIl - Conceitos fundamentais: Populao absoluta, densidade demogrfica, natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo.Crescimento demogrfico mundial e brasileiro. - Distribuio populacional. - Teorias demogrficas. - Movimentos populacionais: Tipos de migraes, Migraes hoje: Causas e conseqncias, Migraes no Brasil.- Setores da economia e as populaes. O desemprego e o subemprego, o menor trabalhador - A participao da mulher e do negro no mercado de trabalho URBANIZAAO MUNDIAL E BRASIL - Conceitos fundamentais- A urbanizao e o nvel de desenvolvimento.- Aglomeraes urbanas e hierarquia Problemas urbanos: a. Ambientais Trnsito, poluio sonora e visual, a questo do lixo urbano, a escassez da gua potvel. b. Sociais Drogas, criminalidade, moradia, menor abandonado, violncia, mendicncia, excluso social (Espacial, econmica, cor.). GEOGRAFIA FISCA A ATMOSFERA E O CLIMA - Atmosfera importncia, composio e camadas. Clima e tempo - Aquecimento terrestre- Fatores do clima: Latitude, relevo e altitude. Continentalidade e maritimidade. Correntes martimas-Massas de ar - Ciclo hidrolgico - Tipos de nuvens e chuvas- Classificaes climticas - Principais tipos climticos do mundo- Tipos climticos no Brasil. - Problemas ambientais na atmosfera. - Efeito estufa - Chuva cida - Camada de oznio - Inverso trmica 2 ANO GEOGRAFIA ECONMICA CAPITALISMO E SOCIALISMO - Caractersticas gerais - Lideranas capitalistas e ex-socialistas - O socialismo hoje: Cuba, Vietn e Coria do norte. - A China, um caso particular: O socialismo chins e o crescimento econmico. GLOBALIZAO A NOVA ORDEM MUNDIAL.- Aspectos gerais da Guerra fria. - Conceitos da globalizao - Desenvolvimento tecno-cientifico e globalizao- As empresas transnacionais - O comrcio mundial - Diviso internacional do trabalho histrico e hoje.- Organismos globais: ONU, Banco Mundial, FMI, OMS, entidades ambientais globais (Greenpeace, WWF...).- Blocos econmicos UE, NAFTA, MERCOSUL, APEC. - Problemas da globalizao: Aumento do desemprego - O fim do Estado naciona- Aumento da desigualdade Entre pases, nos pases e entre pessoas.Migraes SUL-NORTE - Globalizao das: Doenas e drogas - Sociedade de consumo e meio-ambiente O Brasil na era global GEOPOLITICA

11

GEOLOGIA- Conceitos e importncia- Formas de investigao: fsseis, rochas, radioatividade. CAMADAS INTERNAS DERIVA CONTINENTAL E TECTNICA DAS PLACAS -Evidncias e comprovaes. -Tipos de movimentos das placas causas e conseqncias. - Brasil e placas tectnicas ROCHAS E MINERAIS- Conceitos. - Tipos de rochas e o ciclo das rochas.- Minerais no mundo.- Minerais do Brasil: Principais minerais.reas produtoras - Importncia econmica - Recursos minerais; Problemas ambientais e sociais. SOLOS - Conceitos- Horizontes do solo. - Tipos de solos - Classificao dos solos Composio e fertilidade.- Danos ambientais aos solos- Principais solos no mundoSolos no Brasil O RELEVO TERRESTRE- Principais formas do relevo. - Agentes do relevo: Internos e externos - Formas do relevo brasileiro - Classificao do relevo brasileiro Jurandir Ross HIDROSFERA- Ciclo da gua- Rios conceitos- Importncia e utilizaoHidrografia brasileira Importncia e utilizao.- Bacias brasileiras - Oceanos e mares. A gua no nosso sculo: Poluio, desperdcio e escassez. GEOGRAFIA ECONMICA. FONTES DE ENERGIA.- Classificao das fontes energtica- Produo e consumo mundial.- Principais fontes: Carvo, Petrleo, Nuclear, Gs Natural, Hidroeltricas (Produtores, consumidores, vantagens e desvantagens).- Fontes alternativas de energia Fontes de energia no BrasilEnergias alternativas no Brasil.

3 ANO GEOGRAFIA ECONMICA MUNDO E BRASIL AGRICULTURA MUNDIAL E BRASIL -Tipos de agricultura- Sistemas e modos de produo - A tecnologia e as cincias na agricultura- A agricultura no mundo: pases desenvolvidos e subdesenvolvidos. -Agricultura nos EUA, Europa e China - Os problemas ambientais e sociais da agricultura - A fome no mundo - Atividade agrcola no Brasil: Principais produtos - xodo rural - A questo da terra - Relaes de trabalho e trabalho infantil - Tecnologia no campo - Descaso ambiental. A INDSTRIA - Evoluo da indstria- Classificao da indstria - Fatores de localizao Diviso Internacional do Trabalho DIT.- A indstria e a globalizao Distribuio espacial- Cincia e indstria Plos tecnolgicos - Principais regies industriais.- Indstria e meio-ambiente - A atividade industrial no Brasil Histrico, e importncia econmica. - Localizao industrial- Globalizao e indstria brasileira. Meio-ambiente e indstria no Brasil

12

O COMRCIO - Conceito, origem e evoluo.- Comrcio internacional no mundo global. - Papel dos EUA e China.- Organizaes internacionais do comrcio FMI, Banco Mundial,Participao do Brasil no comrcio mundial GEOGRAFIA FISCA CARTOGRAFIA - Mapas Elementos do mapa - Coordenadas geogrficas Projees cartogrficas- Tecnologia a servio da cartografia MOVIMENTOS DA TERRA - Sistema solar - Translao e rotao- Estaes do ano FORMAES VEGETAIS - Conceitos- Tipos de vegetao - Formaes vegetais: Florestas Equatorial, Tropical e Temperada. - Vegetao Litornea - Desertos e semiridos Campos Mediterrnea -Tundra- Danos ambientais as formaes vegetais. - A cobertura vegetal brasileira - Danos ambientais a vegetao no Brasil. PROGRAMA DE FILOSOFIA

1 Ano A Condio Humana: O mundo Natural; A Cultura. O mundo Globalizado: O Paradigma da Modernidade; Conhecimento: Como Saber?; Modos de Conhecer o Mundo; O Pensamento Mtico: O que Mito; Funes do Mito; O Mito de Hoje; 2 Ano Conhecimento Filosfico: Tarefa da Filosofia; O Ceticismo. Poltica: Ano Concepo da Poltica. A Democracia: Democracia e Cidadania; Quem Educa o Cidado?. Temas Afins: A Violncia. A Violncia no Dia-a-dia: O que violncia? A Violncia pode ser Justa?

13

3 Ano. A Discriminao: Preconceito; O Racismo; O Machismo; Esttica: O que Arte? A Funo da Arte; Feio ou Bonito?Depende do Gosto? Os Meios de Comunicao em Massa: A Televiso;

PROGRAMA DE SOCIOLOGIA 1 Ano. Conceito de Sociologia Principais escolas sociolgicas Pensadores e Tendncias do Ensino da Sociologia Objetivo das Cincias Scias. . Sociabilidade e Socializao Processos sociais - Cooperao e Competio Convvio social, isolamento e atitudes. Comunicao Interao e Relao social. Comunidade Comunidade Sociedade 2 Ano Cidadania - Aspectos jurdicos e ticos.A democracia representativa e participativa das minorias. Argumentos sociais Grupo e agregados sociais Estrutura e Organizao social. Fundamentos Econmicos da Sociedade Processo de Produo VidaEconmica da Sociedade. Marsc e Dukheim Instrumentos e Relaes de Produo Fora Produtiva. 3 Ano Estratificao e Mobilidade social Principais tipos de estratificao Social Dinmica da estratificao econmica Mobilidade social Diviso de sociedades. Cultura Cultura e Educao Identidade cultural Elementos da cultura Aculturao Contra cultura Socializao e controle. Instituies sociais- Definio - Independncia das Instituies. Principais Instituies Famlia Igreja Estado Mudana social Mudana e relaes sociais Inveno e difuso social Obstculos e resistncias sociais Conseqncias e mudanas sociais. O subdesenvolvimento Conceito Indicadores: Vitais, Econmicos, Sociais e Polticos. Educao e Escola Objetivos da Educao Formas de Transmisso Escola como Grupo social. Estado e Movimento Social.

14

rea de Lnguas

PROGRAMA DE LNGUA PORTUGUESA 1 Ano Lngua Portuguesa Texto e discurso Textualidade, coerncia e coeso. A coerncia e o contexto discursivo. Paralelismo sinttico e semntico. A intertextualidade: a parfrase e a pardia. Semntica : aspectos gerais .Sinonmia e antonmia. Campo semntico, hiponmia e hiperonmia. Polissemia A ambigidade na construo do texto. Gneros discursivos/ textuais A acentuao grfica e a ortografia na construo do texto. Aspectos morfossintticos da lngua portuguesa na leitura e produo textual (as palavras ganham "valor gramatical" quando usadas numa estrutura lingisticamente possvel no Portugus, e no isoladamente, em estado de dicionrio). Morfossintaxe :o determinante e seus determinados. Adequao entre determinantes e seus determinados ( substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais ... ). O elemento modificador: o advrbio e suas circunstncias aspectos semnticosintticos. Literatura Funes da linguagem: a funo potica. Conotao / denotao O texto literrio: especificidades ( estranhamento; ambigidade; alta voltagem conotativa; "obra aberta ") Estilo individual, estilo de poca: texto x contexto. O processo literrio brasileiro

15

O quinhentismo: a informao e a misso - a literatura de viagens e a de catequese. O seicentismo: a palavra-arte sob o signo do Barroco. A poesia "desigual"de Gregrio de Matos. O tom retrico e persuasivo dos Sermes do Pe. Antnio Vieira. O setecentismo: a Ilustrao, a euforia do progresso civilizatrio, razo e cincia. O estilo neoclssico. O arcadismo mineiro - o pico, o lrico e o satrico. Cladio Gonzaga - Baslio.

2 Ano Lngua Portuguesa. O verbo no Portugus: conjugaes, vozes, modos e tempos aspectos semnticos e usos. Princpios gerais da concordncia verbal: a relao entre o verbo e seu sujeito. Usos mais freqentes. Princpios gerais da regncia verbal : transitividade e intransitividade - aspectos semntico-sintticos. O verbo de ligao. Alguns verbos e regimes e seus usos mais freqentes O sinal indicador da crase : princpios norteadores e usos mais freqentes. Os elementos conectores: a preposio e a conjuno. Aspectos morfossintticos e semnticos. Seus usos mais freqentes. Gneros discursivos/ textuais

Literatura A dominao poltica da burguesia e a plena vitria do individualismo: o Romantismo. Linguagem e temas da poesia romntica'. A produo potica das "geraes romnticas.Gonalves Dias - lvares de Azevedo - Castro Alves A prosa romntica no Brasil: o pas do ontem e do hoje, do interior e da cidade. Jos de Alencar. A literatura realista: viso crtica da sociedade, linguagem A poesia parnasiana: o artesanato do verso. Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso. A poesia parnasiana: o artesanato do verso. Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso.

3 Ano Lngua Portuguesa As variedades lingsticas e a construo do texto. ( Texto x contexto )

16

A montagem do perodo: do simples ao composto. A coordenao e a subordinao especificidades e usos. A coordenao : sua sintaxe e sua semntica. A subordinao: sua sintaxe e sua semntica. Aplicaes e usos da coordenao e da subordinao na produo textual. Gneros discursivos/ textuais

Literatura A literatura entre "o sorriso da sociedade"e a denncia social: o Pr-modernismo. Euclides, Lima Barreto e Lobato. A poesia "lodo e lama " de Augusto dos Anjos. As vanguardas europias: do Futurismo ao Surrealismo O Modernismo de 22: A Semana de Arte Moderna. Mrio, Oswald e Bandeira. O Modernismo de '30: a poesia nas sua mltiplas faces -Ceclia e Drummond. O regionalismo nordestino: narrativa vigorosa , denncia social e forte oralidade na fico. Rachel, Z Lins, Graciliano Ramos e Jorge Amado. A gerao de 45: Joo Cabral. O romance introspectivo - Clarice Lispector; O regional e o seu redimensionamento - Joo Guimares Rosa. O concretismo: nossa primeira vanguarda. Literatura Brasileira hoje. PROGRAMA DE ESPANHOL 1 Ano. Leitura e compreenso de texto. Artigos Definidos e Indefinidos. Substantivos Gnero, Nmro e Grau. Adjetivos. Demonstrativos e Possessivos

2 Ano Pronomes. Pessoais (sujeitos), relativos, indefinidos, exclamativos, interrogativos. Verbos. Modo indicativo. Separao e Acentuao das palavras. Numerais. Leitura e compreenso de textos. Artigo Neutro. Pronomes. 3 Ano Pronomes: Pessoais(Complemento). Possessivos e Demonstrativos. Verbos Modo Subjuntivo e Imperativo/Perfrases Verbais: Infinitivo. Gerndio, Particpio. Advrbio. Vozes do Verbo Preposies. 17

Conjunes.

PROGRAMA DE INGLS 1 Ano - The Article; - Plural of Nouns; - The Possessive Case(s); - The Verb To Be; - Pronouns; - There is/ Was, There are/ were; - The Verb Have; - Simple Present; - Present Continuous; - Simple Past; - Past Continuous; - Degree of Adjectives; - Future With Going to; - Future With Will; - Modal Verbs. 2 Ano - Simple Present; - Present Continuons; - Simple Past; - Past Continuons; - Future With Will; - Future With Going to; - Present Perfect; - Past Perfect; - Personal Pronouns; - Modal Verbs; - The Passive Voice; - Reported Speech; - Conditionals.

3 Ano - The Article; - Plural of Nouns; - The Possessive Case(s) - The Verb To Be; - Personal Pronouns; - Reflexive Pronouns; - Relative Pronauns; 18

- There is/ was, There are/ were - The Verb Have; - Simples Present; - Present Continuons; - Simle Past - Past Continuous; - Degree of Adjectives; - Future With Going to; - Future With Will; - Present Perfect; - Past Perfect; - Modal Verbs; - The Passive Voice; - Reported Speech; - Conditionals.

19

Вам также может понравиться