Вы находитесь на странице: 1из 14

Anexo 3

ANLISE GRFICA
Trama volumtrica da Capela de Ronchamp segundo Geoffrey Baker.

129 ALGUNS autores alegam que provavelmente o homem primitivo registrou imagens,
que de alguma forma imitavam as coisas do mundo sensvel, como uma forma ritual de congelar idias e acontecimentos. No entanto, o ato de reproduzir e criar um mundo de representao foi fundamental para o desenvolvimento do pensamento. O homem logrou separar o aqui-e-agora de acontecimentos passados e daquilo que podia ser imaginado, simulado, ou at mesmo desejado. Logrou formular idias e propsitos que poderiam ser compartilhados. Logrou enxergar alternativas de futuro. Ao exibirmos a forma do mundo sensvel atravs de imagens, grficos e diagramas, mesmo quando se tratam de recortes ou simplificaes sintticas do real, damos a estas representaes grficas vida prpria. So estes pensamentos exteriorizados que, lidando com uma grande quantidade de informao, recriam uma dada realidade e permitem sua manipulao. O autor Paul Laseau argumenta que, oferecendo-se de maneira clara e evidente avaliao crtica, estas representaes abrem caminho para o inesperado, para o inslito, para a descoberta. Como j visto anteriormente, antes de se iniciar um projeto ocorre uma fase preliminar em que se define um conjunto de demandas ou problemas. A partir da a operao projetual em arquitetura, quanto a sua representao grfica, se estabeleceria ento atravs de duas fases fundamentais: a formao da imagem da edificao e sua comunicao codificada visando uma correta execuo da obra. Para o autor Vitorio Gregotti estas fases no so temporalmente sucessivas nem logicamente causais. So funcionalmente independentes e se influenciam mutuamente ao longo do desenvolvimento do projeto.

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

Desenho abstrato.

Desenho concreto.

Tradicionalmente, a formao da imagem da edificao se d atravs de croquis e esboos e sua comunicao codificada se faz atravs de desenhos tcnicos de preciso. Os passos entre anotaes grficas e representaes elaboradas no so em nada mecnicos, e implicam em compromissos qualitativamente distintos. O valor de um desenho de arquitetura , evidentemente, independente do edifcio que, eventualmente, poder surgir dele. A qualidade grfica de um desenho no implica na qualidade arquitetnica do edifcio representado e vice-versa. Muitas vezes os esboos e croquis de grandes mestres,

A EXPRESSO GRFICA DA ARQUITETURA

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

130
independentemente das edificaes que deles derivam, podem se transformar em veculos de busca de uma expresso formal mais geral que, de certa maneira, podem influenciar toda uma produo arquitetnica. O esboo ou croquis pode ser definido como um tipo de registro grfico que, nascendo de um processo rpido e espontneo, acha-se pouco ligado a tcnicas rgidas ou convenes. De carter ideogramtico, desenvolve-se simultaneamente como desenho e como escrita. talvez uma das primeira das formas de expresso racional do pensamento. tambm o veculo mais importante para o estudo e para formao da imagem dos edifcios. Sendo o esboo uma forma de pensamento exteriorizado e um instrumento para obteno de conhecimento lida tanto com o geral como com o especfico.

Ledoux (sec. XVIII): Chteaux de Maupertuis.

Os principais sistemas de representao bidimensional rigorosa de objetos tridimensionais so: perspectiva com fuga, perspectiva paralela (cavaleira, militar, axonomtrica: isomtrica, dimtrica, trimtrica) e as projees ortogonais (planta, corte e elevao). Vitruvio registrou as primeiras definies que fazem o desenho de arquitetura universalmente inteligvel. Na Renascena, com Rafael, foi estabelecido o sistema ortogonal de representao organizado e codificado com seu significado atual. Fora da representao do desenho arquitetnico desenvolveu-se, a partir da Renascena, um tipo de desenho que pode-se dizer precursor do desenho tcnico de uma forma genrica. Antes de ser desenho tcnico s o desenho arquitetnico assumia, alm da sua natureza construtiva, algum compromisso com algum rigor dimensional e com alguma qualidade pictrica. s a partir de meados do sculo XVII que o desenho tcnico comea a escapar da prtica exclusiva da arquitetura. No entanto, at meados do sculo XVIII, toda a atividade dos projetistas levada a cabo atravs de desenhos que, algumas vezes mesmo para a arquitetura, eram quase inapresentveis. O desenho tinha uma natureza predominantemente utilitria sem nenhum rigor dimensional ou pictrico. Esta era a verdadeira natureza de um desenho quase tcnico desenvolvido fora das academias nos traados antiperspcticos dos mapas dos agrimensores, engenheiros, e dos funcionrios

Croquis de Frank Gehry.

131
das magistraturas. E se ao longo do sculo XVIII os desenhos dos exerccios da cole de Beaux Arts, apesar de cuidadosamente elaborados, no revelam, enquanto projetos, qualquer tipo de preocupao quanto a sua exeqibilidade; o desenho tcnico como instrumento para a comunicao de um projeto exeqvel adquirir sua feio definitiva a partir dos desenhos, produzidos principalmente pelos engenheiros sados da cole des Ponts-et-Chausses, que inauguram o sculo XIX. Com o avano da fotografia e com a informtica, entre outros recursos, a representao grfica da arquitetura vem sofrendo transformaes radicais. Os anos 90 assistem novos avanos que prometem simulaes grficas que poderiam ser apreendidas pelos sentidos com uma intensidade prxima real. Mesmo assim, o esboo a mo livre no est com seus dias contados, ainda no existem computadores to simples, portteis e manejveis como um bloco de notas e um lpis. Alm de sua reconhecida utilidade como ferramenta para a criao arquitetnica, o esboo a mo livre assume papel no menos significativo quando utilizado para a representao de edificaes existentes ou na anlise e observao de stios ou paisagens nas quais se pretende intervir. O prazer do risco natural, a simplicidade, rapidez e intimidade com que a mo trabalha a pena sobre o papel so, e devero continuar sendo, insubstituveis. O exerccio do desenho, como instrumento para estudar e representar o objeto, contitui-se cada vez mais na nica relao concreta e real que o arquiteto mantem com a matria fsica que deve criar: a sua ltima manualidade.

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

O desenho simulando a realidade.

O desenho de estudo: registro analtico, sensvel e sinttico de uma realidade.

Utilizados para o estudo e observao de uma edificao, stio ou paisagem, tanto o esboo a mo livre como o desenho de preciso, possibilitam um registro analtico, sensvel e sinttico, que, por resultar de um olhar seletivo, se mostram, para o arquiteto, muitas vezes mais valioso que uma fotografia ao representar uma dada realidade.

EXPRESSO GRFICA NO ESTUDO DA FORMA ARQUITETNICA

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

132

Esquema de anlise de uma cena urbana conforme sugesto do autor Dieter Prinz.

Amsterdam

133

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

Duas vises do conjunto arquitetnico de Pisa

Fotografia do conjunto arquitetnico.

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

134

Desenhos do caderno de viagens de Le Corbusier.

Roma. Praa Navona.

135

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

Desenhos do caderno de viagens de Le Corbusier.

Casa em Pompia.

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

136

ANLISE GRFICA NO ESTUDO DA FORMA ARQUITETNICA

Utilizados na forma de anlise grfica, estes desenhos visam decompor exemplos significativos de objetos arquitetnicos tendo como interesse principal a compreenso de suas qualidades formais. Usualmente uma anlise grfica ir revelar aqueles aspectos fundamentais de uma edificao. As ilustraes ao lado servem como um exemplo tpico, foram elaboradas pelo autor Francis D. K. Ching para o texto Arquitetura: Forma, Espao e Ordem bibliografia obrigatria da disciplina. Os desenhos apresentam, de forma concisa, uma anlise grfica da VILLA SAVOYE de Le Corbusier.

Anlise do contexto.

Anlise do sistema de circulao.

Anlise das interrelaes dos elementos e sistemas.

137

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

EXEMPLOS DE REPRESENTAES PARA ANLISE DE UMA EDIFICAO

Planta, corte e perspectiva.

Panteo Inicialmente apresentaremos uma srie de representaes grficas de um importante edifcio da antigidade clssica: o Panteo. Tendo sobrevivido intacto, nico entre os muito edifcios importantes da Roma imperial. Convertido em igreja no sculo VII foi bem conservado desde ento. Hoje conhecido como Santa Maria Rotonda. Seu prtico era originariamente parte de um templo inacabado cuja construo data do ano 25 AC., j a rotunda em si, foi construda por Adriano cerca de 150 anos depois. Na poca, a idia de um templo com essa forma circular no era uma novidade. No entanto, inditas eram as suas dimenses: tanto o dimetro da rotunda como a altura do topo do domo so de 147 ps romanos, o que equivale a cerca de 44 metros.

Situao do Panteo no Mapa de Nolli.

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

138

Panteo

Panteo: Geometria e qualidade espacial.

139

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

Diagramas analticos.

Panteo

Panteo: Relaes entre slidos.

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

140

Museu de Arte Contempornea de Niteri

Croquis de Niemeyer

Diagramas analticos..

MAC. Arquiteto Oscar Niemeyer: Anlise da gerao da forma.

141

ANEXO 3: ANLISE GRFICA

Casa Rothschild
Diagramas analticos.

Croquis de Oscar Niemeyer.

Habitao unifamiliar em rea desrtica (projeto no executado). Arquiteto Oscar Niemeyer: Da forma genrica forma especfica.

Вам также может понравиться