Вы находитесь на странице: 1из 19

1780

A BIBLIOTECA UNIVERSITRIA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: desafios perspectivas Margarida Maria de Sousa* Asa Fujino** RESUMO O ensino universitrio tem sido desafiado a formar profissionais com esprito crtico e reflexivo. A biblioteca universitria, por sua vez, tem sido vista como unidade de apoio s atividades de ensino, pesquisa e extenso na academia, mas parte-se do pressuposto que tambm sua funo contribuir para a insero do estudante no universo da pesquisa acadmica, desenvolvendo atividades de mediao junto ao usurio nos processos de busca da informao para que ele tenha condies de transform-la em conhecimento. Considera-se a importncia de a Biblioteconomia e a Cincia da Informao dialogarem com outras reas do conhecimento tais como a Educao, a Metodologia Cientfica e a Psicologia, no processo de formao do profissional que atuar na biblioteca universitria. Objetiva-se discutir o papel do bibliotecrio na educao de usurios, entendendo a biblioteca como espao de aquisio do conhecimento. A pesquisa de carter exploratrio e abordagem qualitativa. Inclui entrevistas com alunos de graduao e ps-graduao da Universidade de So Paulo, tomando como base o modelo construtivista de busca de informao (ISP) de Carol Kuhlthau. Resultados indicam que h necessidade e espao para que a biblioteca universitria possa colaborar na formao do estudante universitrio como pesquisador, mas importante refletir tambm sobre a formao do profissional bibliotecrio. Palavras-chave: Biblioteca universitria. Aprendizagem Profissional. Processo de Busca da Informao. informacional. Formao

1 INTRODUO A sociedade contempornea vive uma exploso informacional com milhares de publicaes impressas e eletrnicas surgindo a cada dia e informaes brotando de todos os lados nos mais variados suportes e veculos, principalmente na internet. A ansiedade do saber e manter-se atualizado so fontes de angstia. Cada vez mais preciso partir da generalidade para uma maior especificidade. Cada qual deve aprender a desenvolver seus prprios filtros. Hoje em dia, o indivduo bem informado aquele que tem a competncia para agregar valor informao recebida, transformando-a em conhecimento. Da comunicao oral, passando pelos registros nas paredes das cavernas, nas placas de barro, nos papiros, nos pergaminhos, no papel, at chegar ao registro eletrnico, a informao
*

**

Mestranda do Programa de Ps-graduao em Cincia da Informao ECA USP: smargot@usp.br Profa. Dra. do Programa de Ps-graduao em Cincia da Informao ECA USP: asfujino@usp.br

1781

tem se apresentado nas mais diversas formas e acompanhado a evoluo da tecnologia conforme esta tenha permitido sua gerao e disponibilizao. J nos tempos antigos, estes primeiros registros ou documentos passaram a ser reunidos em grandes colees: as bibliotecas. Um famoso exemplo o da biblioteca de Alexandria. Atualmente encontramos bibliotecas voltadas para diferentes pblicos e com acervos que diferem no s em termos de contedo, mas tambm em suportes digitais ou virtuais. O enfoque deste trabalho concentra-se no mbito da biblioteca acadmica ou universitria. A biblioteca universitria, inserida no contexto da academia, vista como um elemento de apoio s atividades de ensino, pesquisa e extenso. Entretanto, neste trabalho pretendemos refletir sobre a contribuio da biblioteca acadmica e dos profissionais bibliotecrios nos processos de ensino-aprendizagem e na formao do aluno pesquisador. Partimos do pressuposto que no basta disponibilizar livros e peridicos, bases de dados e equipamentos de ltima gerao, preciso que tais recursos sejam mobilizados a favor de seus usurios. A mobilizao requer estudos em Cincia da Informao junto a outras reas das Cincias Sociais, pois o dilogo permite incentivar as conexes entre os sistemas de informaes e os indivduos na busca pela informao (NEVES, 2006, p. 39). No caso da biblioteca universitria, o dilogo dever ocorrer entre a Cincia da Informao, a Educao e a Metodologia Cientfica. Quanto s perspectivas sobre a Educao, o educador Moacir Gadotti (2000) prope tratar o assunto com cautela. De certa maneira ele concorda que vivemos na Era do Conhecimento, muito embora muitos sejam excludos. As novas tecnologias permitem grande difuso e acesso s informaes, principalmente quelas trazidas pela Internet; novos espaos educativos esto em formao e a aprendizagem no precisa mais de tempo e espao definidos. Um dos pilares para pensar a educao do futuro seria a descoberta do outro, o aprender a participar em projetos comuns. No contexto da Sociedade da Informao essas novas tecnologias contribuem para facilitar a disponibilizao e acesso aos estoques de informao, mas a Cincia da Informao, com seus procedimentos de organizao e tratamento da informao, essencial para qualificar o acesso do usurio a estes estoques (BARRETO, 1994, p. 4), propiciando a mediao enquanto espao de aprendizagem, que garante a apropriao da informao e conseqente transformao em conhecimento pelo indivduo (FUJINO, 2000, p. 165). neste contexto que refletimos sobre a contribuio da biblioteca e a participao do profissional bibliotecrio na formao do aluno crtico e reflexivo.

1782

A experincia nos mostra que o aluno chega biblioteca com competncia para operar instrumentos de busca como os conhecidos buscadores da internet, mas sem compreenso das atividades de pesquisa. Sem foco definido, a investigao resulta em baixa relevncia e pertinncia na recuperao de informaes. Durante mais de uma dcada trabalhando frente ao servio de referncia de bibliotecas universitrias, tivemos a oportunidade de observar e participar de diversos eventos que nos fizeram refletir sobre nosso papel dentro do ambiente da universidade, na disseminao de informaes e na gerao de novos conhecimentos. A literatura aborda as dificuldades do usurio em definir suas necessidades de informao e a complexidade do processo de transformao desta necessidade em uma demanda explcita para o sistema (FUJINO, 2000), mas restrita no que concerne formao do profissional bibliotecrio para exerccio da atividade pedaggica que o possibilitar atuar em complementaridade com o docente na formao do aluno pesquisador. A biblioteca universitria tem investido na educao do usurio na perspectiva do treinamento no uso de recursos, mas o novo usurio precisa aprender a problematizar e elaborar planos de pesquisa; e a definio da pesquisa gera naturalmente muita angstia e ansiedade. Assim, parte-se do pressuposto que a biblioteca universitria dever atuar no apenas como apoio, mas como modelo de mediao institucional na formao do pesquisador, exercendo um papel ativo nesta funo. Deste modo, o objetivo principal do trabalho refletir sobre o potencial de participao do profissional bibliotecrio na educao de usurios e os desafios enfrentados pela biblioteca universitria para sua insero atuante/ativa no processo de ensino e aprendizagem em Instituies de Ensino Superior. Mas, para tanto, h que se refletir tambm sobre os desafios que se abrem para a formao dos profissionais que exercero tais funes.

2 QUADRO TERICO DE REFERNCIA O ensino universitrio no Brasil, em pleno Sculo XXI, ainda encontra grandes desafios, tais como a falta de acesso para a maioria da populao, estrutura pedaggica aqum da ideal e infra-estrutura econmica insuficiente. Este quadro agravado pela subutilizao dos recursos, o que dificulta o processo de transformao do estudante em sujeito ativo na construo de conhecimentos e posterior interveno no mbito profissional que resultar em maiores benefcios sociais. Para mudar este quadro positivamente necessrio incentivar a pesquisa acadmica, estimulando desde cedo nos estudantes o gosto pela pesquisa e pela reflexo, inserindo-o no ambiente propcio busca pelo conhecimento.

1783

Acreditamos que a biblioteca universitria pode ser o elemento mediador e transformador deste processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, o quadro terico desta pesquisa visa contextualizar este cenrio e constitudo por recortes da literatura que tratam do ensino universitrio e suas relaes com a pesquisa, das questes de mediao e do papel da biblioteca universitria e, conseqentemente, do profissional bibliotecrio no apoio ao estudante em seu processo de apropriao da informao e sua transformao em conhecimento.

2.1 Ensino universitrio e pesquisa A misso da universidade, antes de formar bacharis, a de formar mentes direcionadas para a pesquisa, estimulando o esprito cientfico e reflexivo. Segundo Perrotti e Pieruccini (2007, p. 52):
[...] na atualidade, informar e informar-se envolvem saberes e fazeres especiais e especializados que diferentemente de atitudes, competncias e habilidades exigidas em passado culturalmente distinto e cada vez mais distante, dificilmente se constituem no simples fluxo do existir cotidiano.

Novas pesquisas levam a novos conhecimentos, mas para que esses novos conhecimentos sejam gerados preciso trabalhar um elemento fundamental na sua construo e transmisso: a informao. Le Coadic (2004) afirma que, sem a informao, a Cincia no poderia sobreviver, a informao s pode ser interessante se circular, essa circulao ou comunicao o que permite que a pesquisa cientfica se perpetue, permitindo tambm a gerao de conhecimento e inovaes. Assim, segundo Fujino (2004, p. 23) a Cincia da Informao deve ver a pesquisa no apenas como um meio de soluo de problemas, mas tambm como um mtodo de construo de conhecimento.

2.2 Ensino e aprendizagem Antes de falarmos sobre ensino aprendizagem, vamos esclarecer um pouco sobre um conceito mais abrangente: a Educao. Jos Carlos Libneo (1992, p.67-90) conceitua o termo Educao como um processo imanente ao desenvolvimento humano no qual ele se adapta ao meio social, provocado por suas necessidades e interesses. A Educao teria como finalidade expor o que o indivduo traz dentro de si por natureza.

1784

A cincia que estuda os diversos aspectos e fenmenos educacionais a Pedagogia, muito embora investigaes de natureza educacional possam ser vistas sob vrios enfoques como o psicolgico, sociolgico, histrico e biolgico por exemplo. Para que ocorra a aprendizagem consenso que os alunos precisam estar envolvidos e motivados durante todo o processo. Vivemos num constante estado de construo de saberes e significados em nossa vida cotidiana. Atravs da aprendizagem, o indivduo recebe a informao e interioriza o conhecimento; por outro lado, ao transmitir esse conhecimento, novas decodificadas por outros. informaes sero

Assim funciona o sistema educacional, so conhecimentos

sistematizados transmitidos atravs dos mtodos pedaggicos. A aprendizagem tem sido muito discutida tanto no cotidiano quanto na universidade, principalmente porque, ao aprender, o indivduo apropria-se do conhecimento e tem a oportunidade de aperfeio-lo (GASQUE; TESCAROLO, 2004). Aprender pode ter diversos significados:
Pode significar o domnio de grande conhecimento ou juzo crtico em

determinado campo ou disciplina. Pode ser um termo altamente genrico para a mudana mental relativamente duradoura que ocorre em resposta a uma exigncia de ao. Pode significar uma alterao numa estrutura cognitiva ou mapa mental existente. Pode significar um salto da imaginao criadora de uma forma at ento inexplicada ou inexplicvel de forma convincente (McGARRY, 1999, p. 42).

Complementando, Antonio Carlos Gil (1997, p. 63-66) resume a aplicao de alguns princpios psicolgicos que podem ser aplicados aprendizagem, entre eles: o reconhecimento das diferenas dos indivduos, a motivao e a criao de condies que possibilitem a transferncia da aprendizagem. Dentro destas condies destacamos o emprego da aplicao dos conhecimentos tericos obtidos a casos especficos; as discusses e os estudos de caso entre outros. Perrenoud alerta que a transferncia de conhecimento no se d de forma automtica, mas preciso exerccio e reflexo em situaes que mobilizem os saberes, ou seja, o indivduo precisa ser competente para saber utilizar suas habilidades e/ou saberes em situaes concretas. Por sua vez, o autor define competncia como: a faculdade de mobilizar

1785

um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaes, etc) para solucionar com pertinncia e eficcia uma srie de situaes (PERRENOUD, 2000). Lev Vygotsky, psiclogo de origem russa, entendia que cada indivduo aprende de maneira nica e particular. As pessoas vo aprendendo no decorrer da vida, conforme as informaes recebidas passem a fazer sentido para elas. Em uma das suas teorias, o autor afirma que o desenvolvimento dos indivduos ocorre de maneira muito mais avanada quando h interveno de outros indivduos, ou seja: [...] A interveno pedaggica provoca avanos que no ocorreriam espontaneamente [...] (OLIVEIRA, 1992, p. 33). A interveno pedaggica proposta por Vygotsky, porm, pode ocorrer em diferentes cenrios, no precisa, portanto, estar atrelada ao espao da sala de aula. A construo da realidade o produto da produo de significado moldada pelas tradies e pelo conjunto de ferramentas de formas de pensamento de uma cultura. Neste sentido, a Educao deve ser concebida como algo que auxilie o ser humano a aprender a utilizar as ferramentas de produo de significado e de construo da realidade, a adaptar-se melhor ao mundo em que ele se encontra, ajudando no processo de modific-lo quando necessrio. Neste sentido, ela pode at mesmo ser concebida como ajudando as pessoas a se tornarem melhores arquitetos e melhores construtores (BRUNER, 2001, p. 28-29). O espao de aprendizagem, objeto principal de nosso estudo, a biblioteca universitria, cuja misso , segundo nosso entendimento, mediar o processo de transformao da informao em conhecimento, atravs de aes cujo foco a possibilidade de apropriao do indivduo.

2.3 Informao e conhecimento Informao e conhecimento so conceitos extremamente ligados e normalmente de difcil distino. Desta forma, podemos identificar um conjunto de dados formando

informaes e informaes transformadas em conhecimento atravs de processos intelectuais internos de cada indivduo. Em seus estudos sobre as bases biolgicas da compreenso humana, Maturana e Varela (2001, p.35) resumem o ato de conhecer como a ao efetiva do ser vivo no seu meio ambiente que implica em sua interao comportamental, sua auto-organizao frente aos fenmenos, sociais, lingusticos e autoconscientes. Cintra et al (2002, p. 19-20), por outro lado, entendem a informao como um conhecimento que pode ser transmitido, um sinal que pode ser interpretado como uma mensagem; informao subentende emisso, comunicao e recepo. As autoras fazem uma

1786

comparao entre conhecimento e informao; sendo que o primeiro estruturado, coerente e duradouro, enquanto que a segunda fragmentada e efmera. Barreto (1994, 2008) por sua vez, entende que a informao nos conceitua no mundo, nos permite conhecer o passado, um instrumento de nossa conscincia, reduz a incerteza, um agente mediador na produo do conhecimento. Quando transmitida, transforma-se em mensagem codificada transformando a realidade e o estado de conhecimento de seu receptor. Neste sentido, Smit e Barreto (2002, p. 13) consideram que a informao um fenmeno organizado a partir das funes de construo de estoques, que garantem a sua permanncia e transferncia de informao. Seus fluxos partem da idia do autor sendo registrada atravs da informao, seguem dentro de um sistema interno desde sua captao e armazenamento at sua recuperao e, o fluxo do estoque at os seus receptores, onde ocorre a apropriao do conhecimento. Para esses autores, a Cincia da Informao , por sua vez, o campo que se ocupa e preocupa com os princpios e prticas da criao, organizao e distribuio da informao, bem como com o estudo dos fluxos de informao desde sua utilizao, e sua transmisso ao receptor, por uma variedade de canais (SMIT; BARRETO, 2002, p.17). Complementando, Saracevic (1996) chama a ateno para a responsabilidade social da Cincia da Informao, entendendo que a dimenso social da informao encontra-se na essncia da sua associao com o conhecimento, entendendo tambm, ser esta cincia um campo dedicado pesquisa cientfica e prtica profissional, que se preocupa com os problemas de comunicao e de registro do conhecimento considerando as possibilidades de uso pelos potenciais sujeitos no contexto social, institucional ou individual de usos e necessidades de informao.

2.4 A biblioteca universitria e o bibliotecrio de referncia A biblioteca universitria no Brasil, de acordo com pesquisa sobre os padres de qualidade exigidos pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC): [...] apenas uma exigncia legal nas IES, posto que a mesma avaliada enquanto infra-estrutura para os cursos, sem a vinculao com a proposta pedaggica dos mesmos [...] (OLIVEIRA, 2002, p. 219). Vinculada a uma Instituio de Ensino Superior, a biblioteca universitria deve seguir suas diretrizes administrativas e polticas tendo sua autonomia limitada. Sua misso proporcionar apoio s atividades de ensino, pesquisa e extenso, sendo que sua estrutura e servios prestados tm caractersticas prprias.

1787

No entanto, consideramos que novas realidades se apresentam a cada dia, novas tecnologias, ambientes virtuais, educao distncia, repositrios informacionais, arquivos abertos, direitos autorais entre outros; o resultado o surgimento de ofertas gerando demandas de produtos e servios a elas relacionadas e importante repensar a biblioteca neste novo contexto. As novas tecnologias tm alterado as configuraes tradicionais das bibliotecas universitrias e o meio eletrnico e a comunicao em rede apresentam novas formas de relaes entre usurios e sistemas e entre usurios e bibliotecrios. Em um artigo que faz uma projeo sobre a biblioteca universitria em 2010, verificamos:
A biblioteca universitria, antes de 2010, poder ocupar um importante papel como um dos suportes bsicos na proviso de informao dentro dos programas de ensino distncia. O sucesso das atividades de uma universidade virtual muito depender de um acervo digital, porque haver ligao mais estreita entre os programas de ensino formal e aqueles prprios do ensino distncia. Esse novo acervo permitir que sejam eliminadas as paredes da sala de aula, e o aprendizado para os alunos virtuais pode realizar-se independentemente de sua distncia ou localizao (CUNHA, 2000, p. 84).

Ao espao da biblioteca onde se d o contato entre seus profissionais e os usurios, dentro do servio de atendimento, chamamos Servio de referncia. Em artigo de 1990, Neusa Dias de Macedo j apontava a preocupao com o estudo dos servios de referncia e informao como contraponto dado nfase aos estudos referentes estocagem e anlise da informao. Segundo ela, o ponto nevrlgico da questo que o objetivo do servio de referncia dar assistncia adequada ao usurio, por um profissional seguro do seu espao profissional, nunca o deixando sair sem uma resposta e direo. De acordo com Figueiredo (1999, p. 101), a observao do fator humano fundamental; no adianta disponibilizar uma coleo perfeita se o bibliotecrio no souber adaptar os seus recursos ao comportamento humano, lembrando que os usurios tambm so imperfeitos ao buscarem informaes. O bibliotecrio de referncia um mediador de pesquisas, assim como os docentes, e sua formao como profissional da informao deve objetivar a mudana de condio de um profissional organizador e armazenador de informao para a condio de um profissional criativo, capaz de gerir e compreender as necessidades informacionais de seu pblico, agregando valor e funcionalidade s informaes. Ele assume a posio de um simples orientador na localizao de documentos at a de um conselheiro na formulao do foco da pesquisa. Nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Biblioteconomia no Brasil, dentre as competncias e habilidades do profissional bibliotecrio consta que ele deve estar

1788

apto a: responder a demandas sociais de informao produzidas pelas transformaes tecnolgicas que caracterizam o mundo contemporneo (BRASIL, 2001, p. 32). As novas geraes de estudantes esto familiarizadas com os buscadores da internet, mas isto no significa que tenham noes de pesquisa no sentido cognitivo; eles apenas navegam na rede atravs de palavras em linguagem natural. O bibliotecrio mediador pode tambm orientar esse pblico quanto a estratgias para recuperao de contedos mais pertinentes e relevantes ao seu interesse.

2.5 Estudos e educao de usurios No final da dcada de 90, Nice Figueiredo, ao refletir sobre as inmeras variveis a serem consideradas em um estudo de usurios, afirmava que no havia ainda um diagnstico claro de quem eram os usurios dos sistemas brasileiros de informao, pois entendia usurios como [...] indivduos com necessidades informacionais nicas e com caractersticas educacionais, psicolgicas, sociais tambm nicas (FIGUEIREDO, 1999, p. 16-19). Da a complexidade de estud-los coletivamente, uma vez que individualmente podem demandar conhecimentos prticos, profissionais ou intelectuais, precisando receber informaes corretas e teis no tempo certo. Para Ferreira (1996), no basta apenas oferecer servios dentro de um sistema de informao, necessrio um acompanhamento constante tambm das necessidades informacionais de seus usurios e de como as informaes so recebidas e assimiladas por este pblico. Diz a autora:
[...] Assumiu-se, durante dcadas, que as atividades tcnicas dos sistemas eram o seu ponto nevrlgico. Considerava-se que os usurios utilizavam o sistema exatamente da maneira como este tinha sido projetado. No se imaginava indagar aos sistemas, questes imprescindveis sobre a identidade e propsitos principais de seus usurios. Como a informao era considerada como algo existente fora das pessoas e passvel de ser transmitida de uma para outra, parecia ser possvel que eficincia e sucesso das operaes de um sistema pudessem ser medidos em funo do nmero de fontes de informaes recuperadas pelo sistema versus o que realmente foi de interesse do usurio. Isso, na realidade, coloca novamente o usurio como um processador imperfeito da informao, pois j sabido que nem todas as pessoas se interessam pelas mesmas fontes indicadas (FERREIRA, 1996, p. 220).

Dentre os estudos de usurios torna-se interessante destacar a importncia que a educao de usurios assume dentro dessa rea. A educao de usurios despertou interesse e preocupao nas dcadas de 80 e 90 quando a rea j constatava a necessidade de mudana nas diretrizes dos programas voltados anteriormente ao treinamento de usurios no uso de

1789

ferramentas de busca. Em seu mestrado, Regina Belluzzo apresenta conceito-sntese de educao de usurios, baseado na condensao de textos lidos, depoimentos e discusso com especialistas sob a tica de diversas disciplinas e este conceito que norteia o presente trabalho: Processo pelo qual o usurio interioriza comportamentos adequados com relao ao uso da biblioteca e desenvolve habilidades de interao permanente com os sistemas de informao (BELLUZZO, 1989, p.37).

2.6 O processo construtivista no contexto da biblioteca e da Cincia da Informao A linha terica que mais se aproxima do foco de nosso interesse nessa pesquisa a do sense making, ou seja, um processo no qual o indivduo recebe a informao no apenas como uma simples resposta, mas como algo que faz sentido, isto , tem um significado dentro do seu processo de aprendizagem. Tal teoria centraliza suas preocupaes na compreenso dos estados subjetivos que interferem na construo do conhecimento, chamando ateno para os desafios do bibliotecrio no apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Dentre os vrios autores da chamada linha construtivista, selecionamos Carol Kuhlthau, por acreditarmos ser importante uma abordagem voltada a processos estudados na rea educacional. Em sua abordagem construtivista, a autora a partir de pesquisa emprica (1994a), apresenta seis estgios no processo de pesquisa de informao (Information Search Process ISP), so eles: Estgio 1 - Iniciao reconhecer necessidades de informao. Nesse estgio essencial o reconhecimento de uma necessidade de informao. Os estudantes internalizaram a tarefa atribuda e criaram uma necessidade pessoal que fazia sentido para eles e os motivou para a busca de informao. Estgio 2 - Seleo identificar tpicos mais gerais. No modelo original havia quatro critrios para a seleo do tpico: interesse pessoal, requisitos da tarefa, informao disponvel e tempo previsto. Para todos os pesquisados o interesse pessoal foi o que mais os motivou. Estgio 3 - Explorao investigar informaes dentro desses tpicos mais gerais; passagem do geral para o mais especfico. Os estudantes atriburam uma conotao negativa a este estgio pela confuso de pensamentos que tiveram, observou-se a tendncia em usar as informaes que estavam mais mo, passando do uso das fontes informacionais mais conhecidas e recomendadas, para as fontes menos conhecidas.

1790

Estgio 4 - Formulao identificar o foco. o desenvolvimento de um foco que surge a partir do pensamento ou da leitura sobre um tpico. Tal estgio direciona para a coleta de informaes e a relevncia pode variar de acordo com o conhecimento pessoal de cada um. Estgio 5 - Coleta conseguir informaes mais pertinentes ao foco. Nessa fase, os estudantes revelaram mtodos particulares para a coleta de informaes alm daqueles aprendidos em programas de treinamento tradicionais das bibliotecas. Os estudantes tinham padres pessoais que determinavam o encerramento da pesquisa, assim que sentiam que j tinham explorado as fontes com exaustividade ou conseguido informaes suficientes. Estgio 6 - Preparao escrever. Uma tcnica importante para organizar a informao foi a apresentao de esquemas. Nesta etapa os estudantes puderam notar um domnio pessoal sobre o tema pesquisado e uma certa necessidade de saber mais sobre o tpico alm daquilo que havia sido solicitado no incio da tarefa. Kuhlthau alerta para a importncia de saber o que se pretende pesquisar, de manter o foco da pesquisa e de que um dos estgios mais difceis o de explorao dos tpicos da pesquisa, pois a comeam a surgir as maiores dvidas e frustraes. Durante esse processo cognitivo de busca de informao, o servio de referncia pode assumir diversos papis, desde organizador, passando por instrutor e at mesmo conselheiro, entre outros. No presente estudo, as novas tecnologias, o constante crescimento do uso da internet e a forma como esses aspectos atingem as novas geraes de estudantes universitrios devem ser considerados, pois so de real importncia os aspectos afetivos e cognitivos que podem influenciar o sucesso na busca da informao. Segundo a autora, tradicionalmente os servios de informao tem centrado sua ateno nos recursos informacionais e tecnolgicos. Processos sofisticados tm sido usados no tratamento da informao, porm ainda existe grande dificuldade no processo de uso individual destes grandes estoques de informao. O processo construtivista traz uma abordagem encontrada em diversos autores como Paulo Freire, Vygotsky e Piaget, que entendem que o indivduo ativo no seu processo de construo de conhecimento. O foco deixa de ser o tradicional, voltado para o ensino, e se volta para a aprendizagem.
Na viso construtivista, o estudante constri representaes por meio de sua interao com a realidade, as quais iro constituir seu conhecimento, processo insubstituvel e incompatvel com a idia de que o conhecimento possa ser adquirido ou transmitido. (REZENDE, 2002, p.3)

De acordo com o construtivismo, o conhecimento uma construo do ser humano, podendo essa construo ser comparada a um trabalho mecnico (CARRETEIRO, 1997).

1791

Estudos construtivistas comprovam que o aluno aprende de maneira mais eficaz quando interage com outras pessoas. Por outro lado, a dificuldade de fazer o uso adequado da informao aumenta de acordo com o crescimento de sua oferta, sendo que nos estudos sobre informao, a perspectiva do usurio passa a ser um componente crtico. Durante o processo de busca da informao ocorrem diversos estgios; para resolver um novo problema ou necessidade de informao o usurio recorre ao conhecimento existente dentro dele. Ao perceber que sua bagagem de conhecimento no suficiente, cria-se um gap uma necessidade de informao, que dever ser transformada em um problema a ser explicitado para o sistema. A habilidade do usurio em fazer solicitaes ao sistema pode mudar de acordo com o seu nvel de entendimento do problema. Nos estgios iniciais, especificar a informao necessria pode parecer uma tarefa quase impossvel. Os processos construtivistas possuem uma trade clssica que no tem sido levada em considerao quando se discute o processo de busca de informao: pensamento, ao e sentimento. A questo afetiva tem sido negligenciada, mas deve ser to considerada quanto a questo cognitiva.

2. 7 Novos desafios da biblioteca universitria Um dos maiores desafios das bibliotecas nos ltimos anos acompanhar o advento das novas tecnologias e conquistar um pblico que tem como principal instrumento de pesquisa a grande rede mundial de computadores, a internet, acompanhada de sua capacidade de apresentar-se quase infinita, sem fronteiras espaciais, veloz e acessvel. Ao mesmo tempo em que grande aliada da biblioteca tradicional ao somar aos seus servios tradicionais muitas opes de servios e produtos eletrnicos e virtuais, tais como textos em formato digital, catlogos e comunicao em rede, atravs dos e-mails, blogs, comunidades virtuais entre outros; tambm enfrenta o desafio da sobrevivncia frente a novas possibilidades trazidas, por exemplo, pelo popular motor de busca disponvel na rede que o Google. A princpio marca criada com objetivos comerciais, o Google hoje tambm possibilita o acesso a textos acadmicos e a pesquisa atravs da busca por palavras, embora por semelhana entre os termos digitados, sem preocupao com a indexao pr-coordenada, uso de vocabulrios controlados ou ndices pr-estruturados. Uma mudana percebida na forma de apropriao das informaes obtidas atravs dessas fontes a leitura de seus contedos: rpida, superficial e horizontal, unicamente pela consulta de ttulos e resumos. Perde-se muito mais tempo navegando e clicando do que propriamente lendo ou analisando o que se encontrou. Essas novas formas de pesquisas so muito mais visuais e

1792

volteis, mas o usurio jovem no tem conscincia da diferena entre a pesquisa acadmica enquanto estratgia para busca do conhecimento e a operao de busca por motores, que possibilita quantidade de recuperao, mas baixa relevncia em relao s possibilidades de aprendizado.

3 METODOLOGIA DA PESQUISA O estudo teve carter exploratrio, com o objetivo de trazer consideraes, proposies e questionamentos para contribuies aos estudos sobre a biblioteca universitria como ambiente de aprendizagem e educao de usurios. A abordagem qualitativa propiciou a observao de fenmenos impregnados de significados conferidos pelo ambiente informacional analisado e produtos de viso subjetiva dos entrevistados, que foram agrupados pelo pesquisador na inteno de explicar suas relaes e conseqncias para o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados junto a usurios de bibliotecas universitrias pertencentes ao Sistema de Bibliotecas da Universidade de So Paulo (SIBI/USP) a partir de um roteiro de entrevista semi-estruturada, conforme orientao das pesquisas com enfoque fenomenolgico. Durante o perodo de 15 de maio a 15 de junho de 2009 foram entrevistados nove usurios. A amostra foi constituda, de forma aleatria, por um aluno de graduao e um aluno de ps-graduao de mestrado e outro de doutorado de cada rea do conhecimento. Esses alunos foram selecionados a partir da biblioteca sorteada, uma da rea de Cincias Humanas, outra de Biolgicas e outra da rea de Exatas da Universidade de So Paulo. Para coleta de dados foi utilizado roteiro de entrevista semi-estruturada, baseada no Modelo ISP Information Search Process de Kuhlthau.

4 ANLISE E DISCUSSO Alm de avaliar as dificuldades ou facilidades encontradas pelos alunos em suas pesquisas acadmicas, de acordo com os estgios do ISP de Kuhlthau (1994 a), achamos interessante citar, tambm, as opinies dos entrevistados sobre a percepo que eles tm sobre o papel da biblioteca e do profissional bibliotecrio em suas pesquisas. Com o advento do acesso a revistas eletrnicas, bases de dados bibliogrficas e at mesmo buscadores da internet como o Google e a conseqente comodidade de fazer o acesso de qualquer local, alguns dos entrevistados responderam no terem o hbito de procurar a biblioteca. A maioria relatou que v o bibliotecrio apenas como aquela pessoa que faz a organizao e orienta o usurio no uso do acervo. Quando questionados se o bibliotecrio

1793

poderia contribuir nos estgios iniciais da pesquisa para definio e formulao do foco, dois ps-graduandos disseram que isso seria difcil, pois os assuntos eram muito especficos ao conhecimento dos pesquisadores especialistas. Praticamente todos os entrevistados citaram a questo da organizao e nenhum deles citou o bibliotecrio como o mediador que tenha contribudo nos estgios iniciais de formulao do foco da pesquisa, o que confirma o estudo de Kuhlthau (1988). Por outro lado, percebeu-se que a orientao para definio do foco da pesquisa, por parte do docente ou de um colega mais experiente, possibilitou ao aluno a passagem de uma fase para outra, sem a vivncia de situaes angustiantes do ponto de vista intelectual ou afetivo. Independente do entrevistado constatou-se que o bibliotecrio somente atuou nos estgios da coleta de informaes e em nenhuma situao foi percebida a atuao de carter pedaggico para avano da pesquisa. Houve comentrios de que a automao deveria ser melhorada e que os profissionais da biblioteca deveriam ter um papel mais pr-ativo na divulgao dos recursos oferecidos. A ajuda que foi solicitada aos profissionais da biblioteca, em geral, foi relativa apenas localizao de material. Deste modo, conclumos que os estudantes sequer tm a expectativa de uma atuao mais pedaggica por parte do bibliotecrio, nem mesmo quando se sentem angustiados pelas dificuldades de definir os caminhos da pesquisa bibliogrfica.

5 CONCLUSES A Sociedade da Informao, caracterizada pelas amplas possibilidades de produo, circulao e recuperao de informaes, cria novo paradigma tcnico-cientfico que exige reviso dos processos de ensino para que o aprendiz se torne autnomo e competente na pesquisa e na apropriao de informao de relevncia. A educao passa a ser desafio tambm de outros profissionais, tais como os bibliotecrios, ao mesmo tempo em que o ensino de Biblioteconomia tambm enfrenta o desafio de rever seus caminhos. Nossa pesquisa aponta para a necessidade de atuao da biblioteca universitria como espao de mediao para a aprendizagem e dos bibliotecrios como mediadores que viabilizem a apropriao significativa das informaes pelo usurio. O papel dos mediadores nunca teve tanta importncia como nesses novos tempos em que vivemos, no mais com a carncia, mas sim com o excesso de informao disponibilizada na forma impressa, virtual e atravs dos canais de mdia de massa, cada vez mais modernos. A tecnologia avana em propores geomtricas e a nossa capacidade de adaptao cognitiva nem sempre consegue

1794

acompanhar tal progresso. Alm disso, o processo de identificao ou seleo do que relevante torna-se cada vez mais complexo, gerando insegurana sobre nossa capacidade de filtrar aquilo que , de fato, mais pertinente s necessidades do usurio. Por outro lado, o usurio tem disponveis mais recursos informacionais de fcil acessibilidade, via Tecnologias de Informao e Comunicao, o que lhe permite autonomia em relao aos acervos tradicionais disponveis nas bibliotecas e, nesse sentido, a biblioteca aos olhos destes novos usurios pode parecer dispensvel quando vista apenas como uma instituio fsica e no como espao de aprendizagem informacional. Os limites da biblioteca universitria devem necessariamente expandir-se para alm dos seus aspectos fsicos, da a necessidade dos profissionais bibliotecrios investirem esforos na disponibilizao de novos servios que atendam o seu usurio naquilo que , de fato, importante para sua vida acadmica. Assim, alm do acervo, h que oferecer orientao para suas atividades de pesquisa estimulando-o a explor-lo e no apenas a emprestar itens que muitas vezes nem correspondem s expectativas e com isso contribuem ainda mais para a subutilizao do prprio acervo. Falhas na formao do profissional bibliotecrio, o baixo reconhecimento da sociedade e da prpria comunidade acadmica, a velocidade com que as mudanas ocorrem, a falta de infra-estrutura tecnolgica para uso e tambm para pesquisa so barreiras para atuao adequada do profissional bibliotecrio como mediador educacional atuante. Segundo a percepo dos usurios, o bibliotecrio ainda se encontra nos nveis de organizador e localizador de documentos; ainda no visto como um profissional com competncias pedaggicas que possa orientar ou mesmo aconselhar o pesquisador nas fases de desenvolvimento de suas pesquisas, visto que sua formao na graduao no lhe possibilita espaos de aprendizagem para acompanhar pesquisas mais especficas nas diversas reas do conhecimento em que possa atuar. O seu conhecimento em tais reas acontece quase que de forma intuitiva e atravs da experincia profissional vivenciada em seu cotidiano. Os pesquisadores tm optado cada vez mais pelo uso da internet em suas buscas; evidencia-se o uso do Google, que traz resultados baseados em semelhanas de palavras, sem estruturao em vocabulrios controlados como aqueles conhecidos dentro do ambiente da Biblioteconomia. Deste modo, o ndice de relevncia em relao ao recuperado certamente deixa muito a desejar, mas mesmo assim, tem se tornado uma das primeiras fontes dos novos pesquisadores na busca de artigos e outros documentos. Esta constatao permite inferir que a biblioteca tende a perder espaos no cotidiano do usurio caso ela se mantenha no paradigma tradicional, preocupada com o sistema e no com o acompanhamento das mudanas que

1795

levam o usurio para longe da biblioteca e a uma falsa sensao de autonomia, confundindo o uso de buscadores com estratgias de pesquisa e a quantidade com a qualidade. Com base no referencial terico e anlise dos resultados obtidos nas entrevistas, sugerimos novas pesquisas que propiciem a convergncia da Cincia da Informao e da Educao. Entendemos ser essencial investir em estratgias pedaggicas que permitam a formao de bibliotecrios atentos questo da educao de usurios no ambiente das bibliotecas universitrias, possibilitando alm do desenvolvimento de habilidades instrumentais, competncias pedaggicas que permitam compreender o usurio como um sujeito cognitivo, com barreiras de diferentes naturezas que muitas vezes o impedem de formular estratgias adequadas de pesquisa, levando-o a perda de focos e dificultando a soluo de seus problemas de pesquisas. Atravs de programas de disseminao, o bibliotecrio precisar conquistar os usurios e tambm no-usurios com propostas atrativas que chamem a ateno desse pblico para o seu espao fsico ou virtual atravs da criao de links, blogs, chats e portais, ou seja, instrumentos que chamem a ateno do pblico cada vez mais informatizado que no quer programas de treinamento, que por vezes consideram cansativos e aborrecidos. Esse profissional tambm dever adotar uma postura mais agressiva e pr-ativa junto aos programas de graduao e ps-graduao da instituio na qual presta servios, buscando conquistar a confiana e a parceria de docentes para que os alunos sejam incentivados a freqentar a biblioteca e utilizar outros documentos. Por outro lado, as escolas de Biblioteconomia se vem perante o desafio de formar profissionais que possam estar preparados no somente para um mercado sempre mais dinmico e competitivo, mas tambm com potencial para abrir caminhos no mundo do trabalho, principalmente nos ambientes educacionais. Nesses ambientes, o papel do profissional como mediador inquestionvel, mas a constatao de que a apropriao da informao s se d quando a informao adequada e relevante situao especfica do usurio para que ele tenha condies de absorv-la e transform-la em conhecimento, alerta para o importante papel dos bibliotecrios para alm das atividades de auxlio recuperao de itens em bases de dados ou em acervos. Entendemos que somente com essa competncia que o profissional bibliotecrio poder conquistar maior respeito dentro do meio acadmico e livrar-se da imagem do profissional burocrtico, guardio de acervos, para tornar-se um profissional que aprende e se atualiza constantemente e contribui para o aprendizado de outros.

1796

THE LIBRARY UNIVERSITY AS LEARNING ENVIRONMENT IN HIGHER EDUCATION: Challenges prospects ABSTRACT The learning process at the university has been challenged to develop students with critical and reflexive thinking. The academic library has been seen as an unit to support teaching, research and additional studies activities at the academia, but starts from the assumption that its role is also contributing to integrating the student into the world of academic research, developing mediation activities for the user, in the process of information search, so it has conditions to transform it into knowledge. The importance of Librarianship and Information Science it considered to dialogue with other knowledge areas as Education, Scientific Methodology and Psychology in the process of professional training to act in the university library. This paper discusses the role of the librarian in the user education, understanding the library as a place of knowledge acquisition. The research has an exploratory character with a qualitative approach through interviews with students from graduation and post graduation from University of Sao Paulo, using as base the constructivist Information Search Process (ISP) by Carol Kuhlthau. The results show that there is need and space for the academic library to collaborate in forming the student as a researcher, but it is also important to reflect on the training of professional librarians. Keywords: Academic Llibrary. Informational Learning. Training. Information Search Process. REFERNCIAS BARRETO, Aldo de A. A questo da informao. So Paulo em Perspectiva, v. 8, n. 4, p. 3-8, out./dez., 1994. So Paulo,

BRUNER, Jerome. Cultura e educao. In: ____. A cultura da educao. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-52. CARRETEIRO, Mrio. Construtivismo e educao. Porto Alegre: Artmed, 1996. CINTRA, Anna Maria Marques et al. Conhecimento, informao e linguagem. In: ____. Para entender as linguagens documentrias. 2.ed. So Paulo: Polis, 2002. p. 19-32. CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitria brasileira em 2010. Cincia da Informao, Braslia, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. FIGUEIREDO, Nice M. Paradigmas modernos da Cincia da Informao em Usurios / Colees / Referncia & Informao. So Paulo: Polis/APB, 1999. FUJINO, Asa. Ensino com pesquisa: nova abordagem pedaggica em informao cientfica e tecnolgica (ICT). In: RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca (Org.); CAMPELLO, Bernadete Santos (Org.). A (re)significao no processo de ensino/aprendizagem em Biblioteconomia e Cincia da Informao. Niteri: Intertexto; Rio de Janeiro: Intercincia, 2004. p. 21-38.

1797

FUJINO, Asa. Servios de informao no processo de cooperao universidade-empresa: proposta de um modelo de mediao institucional para micro e pequenas empresas. 2000. 189 p. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2000. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educao. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 14, n. 2, p.3-11, 2000. GASQUE, Kelley Cristine Gonalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Sociedade da aprendizagem: informao, reflexo e tica. Cincia da Informao, Braslia, v. 33, n. 3, p. 35-40, set./dez., 2004. GIL, Antonio Carlos. Estratgias de ensino-aprendizagem. In: ____. Metodologia do ensino superior. So Paulo: Atlas, 1997. p. 58-67. KUHLTHAU, Carol Collier. Longitudinal case studies of the information search process of users of libraries. Library and Information Science Research, v.10, n.3, p. 257-304, 1988. _____. Seeking meaning: a process approach to library and information services. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1994a. LE COADIC, Ives-Franois. A Cincia da Informao. 2. ed. Braslia: Briquet de Lemos, 2004. LIBNEO, Jos Carlos. Os significados da educao, modalidades de prtica educativa e a organizao do sistema social. Inter-ao. Goinia, v. 16, n. 1/2. p. 67-90, dez. 1992. McGARRY, Kevin. Aspectos psicolgicos da informao. In: ____. O contexto dinmico da informao. Braslia: Briquet de Lemos, 1999. p. 35-61. NEVES, Dulce Amlia. Cincia da informao e cognio humana: uma abordagem do processamento da informao. Cincia da Informao, Braslia, v. 35, n. 1, p. 39-44, jan./abr. 2006. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formao de conceitos. In: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992. p. 23-33. OLIVEIRA, Nirlei Maria. A biblioteca das instituies de ensino superior e os padres de qualidade do MEC: uma anlise preliminar. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 p. 207-221, jul./dez. 2002. Disponvel em: <http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/view/409/221>. Acesso em: 11 abr. 2008. PERRENOUD, Philippe. Construir competncias virar as costas aos saberes. Ptio: Revista pedaggica. Porto Alegre. n. 11, p. 15-19, nov. 1999. Disponvel em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html>. Acesso em: 18 abr. 2008. REZENDE, Flvia. As novas tecnologias na prtica pedaggica sob a perspectiva construtivista. Ensaio: pesquisa em educao em cincias. v.2, n.1, mar. 2002. Disponvel

1798

em: <http://www.grobo.com.br/rogeriobarreto/mesuneb/Novas_tec._na_pr_tica_ped_gogica.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2009. SARACEVIC, Tefko. Cincia da Informao: origem, evoluo e relaes. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v.1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponvel em: <http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/235/22>. Acesso em: 10 jul. 2009. SMIT, Johanna W.; BARRETO, Aldo de Albuquerque. Cincia da Informao: base conceitual para a formao do profissional da informao. In: VALENTIM, Marta Ligia P. (Org.) Formao do profissional da informao. So Paulo: Polis, 2002. p. 9-23.

Вам также может понравиться