Вы находитесь на странице: 1из 51

Teoria do fogo H milhares de anos, ao bater uma pedra contra outra, gerava uma fasca que, junto a gravetos,

iniciava uma fogueira. O homem controlava a ignio e o domnio do fogo permitiu um grande avano no conhecimento: cozimento dos alimentos, fabricao de vasos e potes de cermica ou objetos de vidro, forja do ao, fogos de artifcio, gerao de energia, etc.. Por outro lado, sempre houve perdas de vidas e de propriedades devido a incndios. Conhecemos a origem do fogo, pois trata se de fenmeno qumico onde o fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor e acompanhado por fumaa, chama ou ambos. O fogo um tipo de queima, de oxidao rpida essa oxidao significa uma transformao de um composto ou material da qual participa o oxignio. Ela pode ser:

LENTA, como no caso da ferrugem, que uma queima sem chamas. RPIDA, como na queima de uma folha de papel, onde h chamas e calor. INSTANTNEA, como na exploso de uma dinamite.

Esta reao qumica que libera luz e calor chamada de COMBUSTO. Portanto, a combusto a reao qumica auto sustentada entre o oxignio do ar e um combustvel, processada em alta velocidade, que resulta na produo de energia na forma de luz e calor. A combusto pode ser representada pelo tetraedro do fogo, exposto a seguir:

COMBUSTVEL o elemento que alimenta o fogo e facilita a sua propagao e, compreende todos os materiais slidos, lquidos e gasosos.

LQUIDOS: gasolina, lcool, ter, acetona, etc..

SLIDOS: madeira, papel, papelo, plsticos, tecidos, etc.. GASOSOS: butano, metano, propano, etc..

A maioria dos materiais de origem orgnica devem sofrer transformaes para a forma de vapores ou gases antes de ocorrer a combusto. O combustvel tambm chamado de agente redutor. COMBURENTE Trata-se do oxignio (O2) presente na atmosfera, na proporo de 21% ao nvel do mar, sendo o restante constitudo por 78% de nitrognio e 1% de outros gases, ele possibilita vida s chamas e intensifica a combusto. Existem substancias que possui na sua estrutura molecular o oxignio, denominadas de agentes oxidantes. (ex.alcool). Existem outras substancias que por possuir oxignio em quantidades suficiente nas estruturas molecular, no precisar do oxignio para queimar, pode manter combusto em ambiente onde no existe oxignio em propores adequadas, pois a partir da oxidao da celulose (madeira) existe na molcula de celulose suficiente para oxidar a madeira tornando-a carvo, pois j sofreu prqueima ou um combustvel pr-oxidado. CALOR o elemento que d incio ao fogo, que o mantm e amplia a sua propagao tornando-se um incndio. Ele eleva a temperatura de um combustvel at um ponto no qual uma quantidade suficiente de vapores seja obtida para ocorrer combusto ou a ignio a fim de iniciar o fogo. O calor pode ter varias fontes de ignio, tais como: Eltrica: o calor gerado atravs da resistncia, arco voltaico, eletricidade esttica e descarga atmosfrica; Qumica: a energia se produz atravs de uma reao qumica do tipo exotrmica dada por diluio, decomposio, etc; Mecnica: quando a energia obtida de um fenmeno fsico de carter mecnico, tais compresso, frico, impacto, atrito.: Nuclear: quando a energia se produz como consequncia de um processo de ciso dos ncleos de tomos; Reao Qumica: o fogo uma reao qumica em cadeia, quando o combustvel e o oxignio atingem condies favorveis , misturando-se em propores ideais, na presena de uma fonte de ignio, acontece uma reao qumica em cadeia e ento, surge o fogo.
2

Podemos ento concluir que para que possamos ter fogo, necessrio que tenhamos os trs elementos - COMBUSTVEL, CALOR E COMBURENTE na proporo exata para a queima e se retirarmos qualquer um deles no haver a combusto. PONTO DE FULGOR a temperatura mnima necessria para que um combustvel comece a desprender vapores ou gases inflamveis que, combinados com o oxignio do ar e em contato com uma chama comecem a queimar. O principal aspecto deste ponto que se retiramos a chama, o fogo se apagar devido a pouca quantidade de calor para produzir gases suficientes para manter a transformao em cadeia, ou seja, o fogo. PONTO DE COMBUSTO a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis que combinados com o oxignio do ar e ao entrarem em contato com uma chama se inflamem e, mesmo que se retire a chama, o fogo no se apagar, pois a temperatura faz gerar do combustvel, vapores e gases suficientes para manuteno da combusto ou transformao em cadeia. PONTO DE IGNIO a temperatura mnima em que os materiais, desprendendo gases ou vapores, entram em combusto apenas ao contato com o oxignio do ar, independente de qualquer fonte de calor.

PROPAGAO DO FOGO De importncia indiscutvel, quer nos trabalhos de extino, quer nos trabalhos de preveno, conhecer como o fogo pode se propagar. Onde h fogo, h calor, e este calor que faz com que o fogo aparea em pontos onde menos se espera. O calor gerado em incndio pode se propagar-se por trs mtodo: Conduo, Conveno e Radiao. CONDUO a transmisso de calor de molcula para molcula, de matria para matria, isto , sem intervalo entre os corpos. No vcuo absoluto no h condutibilidade de calor. Como exemplo, podemos citar uma experincia bastante simples: colocamos a ponta de uma barra de ferro em uma chama. Depois de algum tempo a outra ponta estar to quente que no poderemos mais toc-la. O calor foi transmitido de molcula para molcula da barra de ferro tomando conta da mesma como um todo. Se, em um incndio temos trelias, vigas ou outros materiais que se comuniquem com reas adjacentes, mesmo isoladas por paredes, estes se aquecero e materiais que tenham seu ponto de

ignio mais baixo e estejam em contato com o material aquecido, podero entrar em combusto do outro lado da parede, gerando um novo foco de incndio. CONVECO A transferncia de calor pela conveco caracterstica dos lquidos e gases. Nestas substncias as partes quentes tendem a subir e as mais frias a descer. Normalmente a conveco se faz no sentido vertical, mas, correntes de ar podem conduzir o calor por conveco para todas as direes. Como exemplo, podemos citar o incndio em um edifcio. Temos por exemplo, o segundo andar pegando fogo e de repente verificamos que no quarto ou quinto andar tambm comea um novo foco de incndio. Como Isto possvel? O incndio que comeou no segundo andar super aquece o ar neste andar. O ar e os gases de incndio super aquecidos sobem pelo poo do elevador e aquecem materiais dois ou trs andares acima. Estes materiais so aquecidos at atingirem seu ponto ignio, entrando em combusto e gerando novos focos de incndio.

RADIAO a transmisso de calor por meio de ondas calorficas que se propagam atravs do espao, sem utilizar qualquer tipo de material. A energia transmitida na velocidade da luz e ao encontrar um corpo as ondas so absorvidas ou refletidas. Como exemplo pode citar as ondas de calor emanadas do sol, de uma fogueira, de um forno, etc..

CLASSES DE INCNDIO Os incndios so classificados de acordo com as caractersticas do material, levando-se em conta ainda, as condies em que queimam, sendo divididos em quatro classes principais (A, B, C, D), conhecendo o material que est queimando, poder descobrir o melhor mtodo ser utilizado para uma extino rpida e segura.
INCNDIOS CLASSE A Nesta classe enquadram-se os incndios produzidos por materiais slidos como o papel, a madeira, tecidos, algodo, e outros, estes materiais queimam em superfcie e profundidade, formando brasas em pontos profundos.

Outra caracterstica que deixam como resduos da queima, brasas e cinzas, necessitando para sua extino um agente extintor que absorva calor e tenha poder de penetrao gua.

INCNDIOS CLASSE B Ocorrem em lquidos inflamveis, graxas, leos e em outros lquidos volteis e gases inflamveis e so incndios de superfcie, no deixam resduos. Os incndios de classe B ocorrem frequentemente em tanques abertos, derramamentos ou vazamentos, produtos qumicos, gases inflamveis, naftalina e outros. Os processos de extino para esse tipo de abafamento com posterior resfriamento, INCNDIOS CLASSE C Ocorrem em equipamentos eltricos energizados como motores eltricos, transformadores, painis eltricos, fusveis, circuito eltrico etc., aps a interrupo do fornecimento de energia eltrica, podem ser combatidos (Co; PQS) devendo agir por abafamento ou resfriamento. INCNDIOS CLASSE D Este tipo de incndio ocorre em metais pirofricos tais como o alumnio, titnio, ltio, magnsio, etc., exigindo para sua extino agentes extintores especiais que isolem o material em combusto do oxignio presente no ar interrompendo a combusto, ex.p qumico seco, areia, terra, granalha de ferro e outros.

PREVENO DE INCNDIOS Para que possamos realizar uma boa preveno de incndio, torna-se imperativo que conheamos perfeitamente as causas bsicas que levam a dar incio ao incndio. So cinco estas causas bsicas: CHAMA EXPOSTA Quando em contato com qualquer material d aquecimento capaz de gaseific-lo, dando incio combusto. So exemplos de trabalhos que geram chama exposta: Corte e solda a oxiacetileno Solda eltrica Esmerilhamento Quaisquer outras operaes que produzam chamas ou centelhas

ELETRICIDADE As principais causas que provocam a transformao da energia eltrica em energia calrica so: Super aquecimento devido a sobrecarga nos circuitos calculados. Arcos e centelhas devido principalmente curtos circuitos Fascas provenientes de chaves e circuitos eltricos Falta de proteo no circuito

ATRITO Atrito ou frico a transformao da energia mecnica em energia calrica, desde que no estejam devidamente lubrificadas, que tm como principais agentes : Mancais Polias Esteiras

REAES QUMICAS Inmeras substncias qumicas podem ocasionar incndios devido sus reaes, e dentre elas podemos destacar o cido sulfrico e a cal virgem, que em contato com a gua reagem despendendo uma grande quantidade de calor. COMBUSTO EXPONTNEA o processo pelo qual os corpos se inflamam sem a necessidade de uma chama ou fasca de ignio. Podemos tomar como exemplo materiais de origem orgnica que durante sua estocagem ou decomposio podem dar incio uma combusto espontnea gerando um incndio. Existem ainda outras causas que podem provocar incndios como raios, calor solar, vulces, meteoros, etc.. CLASSIFICAO DAS CAUSAS DE INCNDIO 1. Causas naturais So as causas que no dependem da vontade do homem, como os raios, vulco, terremoto, combusto espontneas, etc... 2. Causas acidentais Chamas expostas, eletricidade, bales, etc... 3. Causas criminais

Fraudes para recebimento de seguros, para ocultao de crimes, piromania, etc... MEDIDAS DE PREVENO Aps a exposio das causas mais comuns de incndios podemos adotar algumas medidas que podem minimizar o risco de incndios:

Quando do trabalho com chama exposta certificar-se de que o local da realizao dos trabalhos no possui materiais inflamveis ou combustveis prximos; Cobertura de tubulaes de passagem de produtos Manter sempre um extintor de incndio prximo aos trabalhos com chama exposta; No permitir gatos ou gambiarras em circuitos eltricos; No aumentar as sadas das tomadas utilizando-se benjamins; Verificar se mquinas e equipamentos est desligado e seus plugs retirados das tomadas ao trmino do expediente; Manter equipamentos de combate a incndios desobstrudos; No deixar materiais combustveis ou inflamveis prximos a tomadas ou painis eltricos; Identificar os processos de produo que possam gerar energia calrica e adotar as medidas preventivas necessrias;

Estes so alguns pontos ora relacionados, mas o brigadista deve utilizar de seu conhecimento dos processos produtivos e de perspiccia para localizar outros pontos e adotar as medidas preventivas necessrias.

MTODOS DE EXTINO Para que o combate ao fogo seja realizado de maneira eficiente, o brigadista deve conhecer tambm os mtodos de extino a fim de deles se utilizar corretamente. So trs os mtodos de extino:

RESFRIAMENTO que quando se retira o calor ABAFAMENTO que quando se retira o comburente (oxignio) ISOLAMENTO que quando se retira o combustvel

RESFRIAMENTO o mtodo mais comum de extino de incndios, ou seja, quando baixamos a temperatura do combustvel at um ponto onde no exista mais a possibilidade de desprendimento de gases ou vapores. Em grandes quantidades a gua tem a capacidade de absorver uma grande quantidade de calor e pode ser aplicada na forma de jato pleno, neblina ou incorporada espuma. ABAFAMENTO A grande maioria dos combustveis s queima na presena do oxignio (comburente), presente na atmosfera a uma quantidade de 21%, portanto se conseguirmos retir-lo o fogo ser extinto. Quando a porcentagem de oxignio limitada ou reduzida a 15% o fogo deixa de existir, o que conseguido atravs da diluio com gs carbnico ou espuma mecnica. Convm lembrar que certos materiais queimam em concentraes muito baixa de oxignio, como ocorre com a madeira (slido) ou o acetileno (gs) que necessitam de menos de 4% de oxignio para manterem a combusto.

ISOLAMENTO A retirada do combustvel diminui muito o vulto que tomaria o incndio, pois estaria diminuindo as possibilidades de propagao do fogo por contato ou conduo. Muitas vezes a retirada do combustvel perigosa e difcil, mas h excees. O combustvel poder ser retirado isolando-o, bloqueando seu suprimento, transferindo-o, etc., sempre que houver condies de segurana para a equipe que est realizando o trabalho. Um quarto mtodo a interrupo da reao em cadeia entre o combustvel e o agente oxidante. Estudos realizados nos ltimos anos tm demostrado que o conceito de remover o calor, o combustvel e comburente para extino do fogo no se aplica quando so utilizados o p qumico seco ou compostos halogenados. Estes agentes inibem o produto da queima, resultando na diminuio da velocidade da combusto a velocidade da evoluo do calor com consequente extino do fogo.

AGENTES EXTINTORES Todo material que por ventura possa ser utilizado no combate ao fogo podemos considerar como agente extintor. So certas substncias qumicas, lquidas ou gasosas, que so utilizadas para extino de um incndio, dispostas em aparelhos portteis de utilizao imediata (extintores), conjuntos hidrulicos (hidrantes) e dispositivos especiais (sprinklers ou baterias fixas de CO2). GUA o mais comum e mais utilizado agente extintor utilizado no combate ao fogo, sua principal capacidade de diminuir a temperatura dos materiais em combusto, agindo por resfriamento. Para aumento da capacidade de penetrao da gua nestes materiais comum que se misture mesmas detergentes ou agentes umectantes, que quebram a tenso superficial da gua, soluo esta que recebe o nome de gua molhada. Com o esguicho regulvel, a gua pode ser aplicada em jatos de 30o aumentando o seu rendimento no que se refere rea a ser resfriada, tambm podemos utiliz-la em forma de neblina, aumentando ainda mais o campo de aplicao, sendo muito utilizada nesta forma para combater incndios da classe B, h ainda, o vapor dgua agindo, neste caso, por abafamento. Nos lquidos inflamveis ou combustveis, a espuma forma uma pelcula em sua superfcie isolando-o do ar ambiente extinguindo o fogo por abafamento. O efeito na emulsificao pode ser obtido por meio de jatos de neblina de alta velocidade com partculas pesadas, jatos plenos devem ser evitados nos lquidos inflamveis viscosos, pois podem ocasionar violenta efervescncia com grande super ebulio. Por ser a agua condutora de eletricidade no deve ser aplica em equipamentos eltricos energizados a no ser em casos especiais sob a forma de neblina. Sua utilizao em incndio se faz principalmente com os equipamentos hidrulicos (bombas, hidrante, sprinks e outros). GS CARBNICO Trata-se de um gs mais pesado que o ar e age por abafamento. Possui tambm a ao de resfriamento e pode ser utilizado em qualquer tipo de incndio, sendo, porm mais eficiente em incndios em equipamentos eltricos energizados, embora no seja txico, pode ocasionar asfixia, pois quando liberado provoca o deslocamento do ar respirvel. So armazenados em cilindros de ao e quando liberado da compresso, se vaporiza e sua rpida expanso abaixa violentamente a temperatura que pode chegar a menos 78o C, sendo que parte do gs se solidifica em pequenas partculas formando uma neve carbnica conhecida como gelo seco. Podem ser utilizados para o servio de extino de incndio por meio de extintores portteis, carretas, instalaes fixas e carros especiais. Como agente extintor tem inmeras qualidades: no corrosivo, no produz estragos, no deixam resduos, fornece sua prpria presso para funcionamento dos extintores, penetra e se espalha por todos os lados, no conduz eletricidade, etc..
9

P QUMICO SECO PQS Atua por abafamento provocando um reao qumica eliminando o oxignio da combusto, os principais produtos qumicos utilizados na produo industrial normal dos ps qumicos para agentes extintores so: bicarbonato de sdio, bicarbonato de potssio, cloreto de potssio e outros, esse agente extintor polivalente podendo ser empregado em qualquer classe de incndio. Os ingredientes utilizados atualmente nos ps qumicos no so txicos, mas uma descarga de grande volume pode causar dificuldades respiratrias temporrias durante e imediatamente aps, alm de dificultar seriamente a viso. Os ps qumicos especiais utilizados na classe D se fundem quando em contato com o metal pirofrico formando uma camada protetora que isola o oxignio e interrompendo a combusto. O sucesso na aplicao de qualquer agente extintor depende quase sempre da forma que este utilizado pelo operador, no caso do p qumico segue abaixo algumas regras bsicas: O efeito extintor aumenta na proporo que a rea de queima seja envolvida por nuvem de p, pois abrangendo toda a superfcie de queima, esta interrompe a reao em cadeia a um s tempo; A nuvem de p deve pairar sobre a superfcie em chamas a uma altura entre 30 e 40 centmetros; A nuvem de p somente ser obtida sobre a superfcie em combusto, se for respeitada uma determinada distncia entre a pistola do aparelho extintor e a superfcie em chamas, variando de trs a cinco metros para extintores e de cinco a dez metros para unidades mveis providas de pistolas. No havendo distncia, ou sendo ela muito pequena, entre a pistola do aparelho extintor e a superfcie em chamas, o p atingir as chamas em forma de jato e ter seu efeito muito reduzido, aumentando o consumo; Sendo muito grande a distncia a nuvem de p se formar antes da rea de queima e o efeito ser praticamente nulo; Em qualquer circunstncia o fogo dever ser atacado na direo do vento, no s para que este no desfaa a nuvem de p, como tambm para que o brigadista esteja protegido pela prpria nuvem; Para uma rpida e melhor formao da nuvem de p recomenda-se logo aps o acionamento da pistola, realizar movimentos laterais com a mo, como um pndulo, realizando um trajeto em zig-zag; Outra forma de produzir a nuvem de p, dirigir o jato slido para o solo, nas proximidades do incndio. A nuvem se forma prximo a parede de chamas e empurrada para dentro do incndio medida que o brigadista avana, saturando o ambiente e extinguindo o fogo rapidamente;

10

Na extino com PQS, como com qualquer outro agente extintor, importante notar que a vazo do agente influi decisivamente no sucesso. Quando a vazo pequena nenhuma quantidade de agente extintor capaz de controlar o incndio; Se um aparelho extintor for insuficiente para garantir boa vazo de PQS, em razo do volume do fogo, recomenda-se a utilizao conjunta de dois ou mais aparelhos; H casos onde existem obstculos na rea do fogo, os quais seriam uma barragem para o p, atrs do qual o fogo no se extingue. Deve-se ento utilizar um segundo extintor para extino dos focos secundrios.

EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIOS EXTINTORES Todos os estabelecimentos devero ser dotados de extintores de incndio portteis, inclusive os dotados de chuveiros automticos, a fim de combater as chamas em seu incio, devendo ser apropriados classe do fogo a extinguir, conforme descrito abaixo:

Espuma Mecnica dever ser utilizado em incndios das classes A e B. Dixido de Carbono (CO2) dever ser utilizado em incndios das classes B E C, embora possa ser utilizado nos de classe A . P Qumico Seco dever ser utilizado para os incndios das classes B e C. gua Pressurizada ou gua Gs dever ser utilizado em incndios da classe A .

Os extintores devero ser inspecionados pelo menos uma vez por ms, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres e os manmetros quando o extintor for do tipo pressurizado. Os cilindros dos extintores de presso injetada devem ser pesados semestralmente, e se a perda de peso for alm dos 10%, dever ser providenciada a sua recarga. Devem, os extintores, possuir uma etiqueta de identificao presa em seu bojo, constando data da carga, data para recarga, e nmero de identificao, devendo esta ser convenientemente protegida a fim de que estes dados no sejam danificados. Chamamos de extintores portteis as unidades extintoras que possuem as seguintes caractersticas referentes sua capacidade: gua Pressurizada P Qumico Seco CO2 10 litros 1, 4, 6, 8 e 12 kg 4 e 6 Kg

11

Espuma Mecnica 9 litros Acima destas capacidades os extintores obrigatoriamente devem ser sobre rodas, j sendo caracterizados como carretas. Ainda podem ser pressurizados, ou seja, j possui presso interna de trabalho ou de presso injetada, quando o extintor possui em sua lateral uma ampola de nitrognio que deve ser aberta antes do uso, a fim de pressurizar o cilindro tornando-o apto para o uso. Os extintores de gua pressurizada, p qumico seco e espuma mecnica possuem manmetros que indicam as condies de presso de trabalho, sendo normalmente compostos de trs cores:

VERMELHO: o extintor est sem pressurizao ou descarregado VERDE: o extintor est em condies normais de operacionalidade BRANCO OU AMARELO: o extintor est com presso acima do normal.

Os extintores devero estar localizados em locais onde haja menos probabilidades do fogo bloquear o seu acesso, e bem sinalizados alm de terem que ter fcil acesso. Devem possuir sinalizao area e de solo, imediatamente abaixo do extintor, a qual no poder ser obstruda de forma alguma, devendo esta rea ter no mnimo 1m x 1m, no podendo os mesmos ter a sua parte superior a mais de 1,60 m acima do piso. SELEO DE EXTINTORES CLASSES DE INCNDIO CLASSE A GS CARBNICO (CO2) P QUMICO SECO (PQS) ESPUMA GUA

NO NO RECOMENDAD EXCELENTE RECOMENDAD RECOMENDAD O Fogo em materiais O O Resfria, encharca combustveis comuns, tais Apaga por e apaga como papel, papelo, Apaga o fogo Apaga o fogo resfriamento e totalmente tecidos, madeira, onde o somente na somente na abafamento efeito de resfriamento pela superfcie superfcie gua ou solues contendo gua de primordial

12

importncia CLASSE B Fogo em lquidos inflamveis, graxas, leos e outros semelhantes onde o efeito abafante primordial RECOMENDAD O No deixa resduos e inofensivo. Age por diluio do oxignio EXCELENTE No deixa resduos, no danifica e no conduz eletricidade EXCELENTE Abafa rapidamente NO RECOMENDAD Produz um lenol O de espuma que abafa o fogo EXCELENTE

CLASSE C Fogo em equipamentos eltricos energizados, onde a extino deve ser feita com material no condutor de eletricidade CLASSE D

BOM No conduz energia eltrica

NO NO RECOMENDAD RECOMENDAD O O condutora e danifica o equipamento NUNCA condutora

NO RECOMENDAD RECOMENDAD O Fogo em metais como o O magnsio, titnio, alumnio Compostos em p e outros onde a qumicos extino dever ser feita especiais, sal por meios especiais. gema, grafite, areia, monofosfato de amnia HIDRANTES

NUNCA

O sistema de proteo por hidrantes composto pelo conjunto de canalizaes, abastecimento de gua, vlvulas ou registros, colunas ou tomadas dgua, mangueiras de incndio, esguichos, chaves de mangueiras e meios de aviso e alarme. O conjunto compreende: ABRIGO ESGUICHO REQUINTE MANGUEIRAS Compartimento destinado a proteger as mangueiras e demais pertences do hidrante. Dispositivo destinado a formar e orientar o jato de gua. Bocal rosqueado ao esguicho, destinado a dar forma ao jato. Tubo flexvel, constitudo internamente de borracha e protegido

13

externamente com lona. CHAVES DE UNIO ENGATES RPIDOS Peas destinadas a facilitar a conexo das unies ou engates. Peas localizadas nas tomadas de gua e mangueiras, destinadas a interligar e conectar as mesmas ao sistema de hidrantes.

Os pontos de captao de gua e os encanamentos de alimentao devem ser acionados e testados freqentemente, a fim de evitar o acmulo de resduos. Existe ainda, uma infinidade de acessrios que utilizamos em conjunto com o sistema hidrulico de combate a incndios, tais como derivantes, redutoras, proporcionadores entre outros, que trataremos com o decorrer do treinamento. Alm destes materiais anteriormente citados, temos ainda os equipamentos de arrombamento e corte, que servem para a abertura de portas e paredes, para retirarmos materiais combustveis do trajeto do fogo, etc., que compreendem os machados, marretas, alicates de corte, corta vergalhes, etc.. Outro equipamento de suma importncia para os brigadistas e o EPI, pois estes protegem os brigadistas permitindo que os trabalhos de extino, rescaldo, salvamento ou qualquer outro seja possvel.

Os principais so: Capacete com viseiras refratrias Luvas em Nomex ou Neoprene Capas em Nomex ou Neoprene Mscaras autnomas Luvas de procedimento em caso de socorro Botas isolantes e resistentes cortes. Balaclavas em Nomex

EQUIPAMENTOS DE DETECO, ALARME E COMUNICAO SISTEMAS DE DETECO E ALARME Enderevel composto de equipamentos apropriados e de alta tecnologia que realizam o gerenciamento, superviso e sinalizao precisa ponto a ponto do sistema, proporcionando fcil interpretao das informaes registradas pela central de alarme no exato momento da ocorrncia do sinistro, e

14

garante segurana e confiabilidade alm de permitir maior preciso na deteco de um eventual foco de incndio. Este sistema possui uma rede de detectores de calor e fumaa e botoeiras de alarme, interligados uma central de deteco. No caso da ocorrncia de um princpio de incndio, o sensor que o detectou, envia uma mensagem para a central que imediatamente aciona o alarme e mostra no painel o ponto exato da ocorrncia. Esta central possui a vantagem de que, se por qualquer motivo, um ponto apresentar defeito ou ocorrer uma perda em determinada seco, no compromete nenhum outro trecho do sistema. Convencional Da mesma maneira que o sistema enderevel, este sistema possui sensores e botoeira ligados a uma central, s que em vez de mostrar o ponto exato de uma ocorrncia, mostra apenas a rea que est ligado. Se, por qualquer motivo houver o seccionamento de uma parte da rede, toda a rede aps a parte seccionada no funcionar. Existe ainda sistemas de deteco interligados sistemas de combate a incndios automticos, que quando detectam a presena de fumaa ou calor, acionam sistemas de supresso de gs carbnico ou heptafluoropropano, que um gs ecologicamente limpo. Estes gases inundam o ambiente ser protegido extinguindo o incndio, mas so recomendados para ambientes onde no existe a permanncia de pessoas pois so asfixiantes simples. Quando utilizados em reas onde existem pessoas devem possuir um sistema de retardamento, a fim de que do acionamento do alarme at seu disparo, as pessoas tenham tempo de se evadirem. Sistemas de Comunicao Um bom sistema de comunicao interno fundamental para que o combate sinistros seja realizado eficientemente, Este sistema deve prever desde o acionamento de brigadistas e Coordenador de Emergncias fora da empresa at pessoal de diretoria e gerentes de rea. Deve haver tambm um sistema capaz de avisar as pessoas o mais rapidamente possvel, para que as aes apropriadas possam ser desenvolvidas, como a evacuao de uma rea ou do prdio como um todo. TCNICAS DE COMBATE INCNDIOS E ABANDONO DE REA Neste captulo iremos discutir normais gerais que se aplicam ao combate direto um sinistro, pois no existem livros nem instrues que possam ensinar as regras ou maneiras exatas para que haja
15

o domnio de um determinado incndio., contudo, existem certas prticas que quando seguidas aumentam as possibilidades de xito no combate ao fogo. O combate ao fogo pode ser comparado a uma batalha na qual se enfrenta um inimigo: O FOGO. Em toda operao de combate existem trs fases que devem ser consideradas: a) A preparao b) A Ttica c) A tcnica A preparao levada a efeito antes do fogo se manifestar e compreende os meios e disposies preventivas contra os incndios. E, enfim, a preveno contra incndios. A ttica compreende o estudo do emprego adequado, no momento do fogo, de todos os meios providenciados na preparao, conjugando-os de modo a se obter o mximo de eficincia no mais curto espao de tempo possvel. A tcnica compreende a maneira como so utilizados acertadamente todos os meios disponveis. 1. PREPARAO Da preparao Preveno compreende, segundo o seu prprio nome, a preparao do campo onde se dar o combate ao inimigo fogo. Para isso, deve-se criar as maiores dificuldades possveis para que, em caso de um princpio de incndio surgir, os meios de combate devero estar disponveis para ataque imediato. A preparao deve ser sempre melhorada, e por este motivo, quando do surgimento de um princpio de incndio, este deve ser minuciosamente analisado para que tiremos o mximo de proveito dos ensinamentos que possa oferecer, providenciando imediatamente as correes e adotar as medidas preventivas que se fizerem necessrias. 2. TTICA DE INCNDIO Comea com o preparo dos membros das equipes no que se refere sua instruo individual e coletiva, na distribuio do material de combate previamente estudado segundo a preveno contra incndios. Em qualquer luta que tenhamos que enfrentar, devemos nos estabelecer em terreno seguro e com os meios suficientes para atacarmos o inimigo em seus pontos fracos. Esta uma idia bsica para combatermos qualquer inimigo, inclusive o fogo. Para que tenhamos xito em um combate, devemos conhecer as armas inimigas, que no nosso caso so as que contribuem para o desenvolvimento do fogo, e contra elas, que as nossas aes devem se direcionar: a) O tempo decorrido entre o incio do fogo e o comeo do combate Exige dos brigadistas e bombeiros, rapidez, bons conhecimentos e treinamento, que desta maneira reduziro ao mnimo o tempo necessrio para o estabelecimento dos dispositivos
16

de ataque ao fogo. Na preparao, os meios de combate devem ser oferecidos equipe que atua diretamente no combate, o mais perto possvel da rea de atuao.

b) Propagao do fogo durante aquele perodo Os componentes da brigada de incndio, devem estar psicologicamente preparados para enfrentarem o fogo, pois durante os exerccios, dificilmente sero criadas condies e situaes idnticas s de um incndio real, o que poder ocasionar dificuldades em relao ao pessoal se esta providncia no for tomada. Um exerccio de extino ao ar livre, onde por exemplo, coloca-se um tanque regular de leo para queimar, teremos condies de calor e fumaa bastante sensveis, entretanto, estas condies sero muito mais sensveis se colocarmos este mesmo tanque dentro de um edifcio. Quando o incndio, nesta situao for verdadeiro, existem mais dois fatores que devem ser considerados: a propagao e a surpresa. c) Velocidade de combusto e poder calorfico do material da queima Estes fatores muito contribuem para um rpido desenvolvimento do incndio e determinar as dificuldades em combat-lo. Este fator tem seu potencial reduzido pela preveno atravs do armazenamento dos materiais inflamveis, explosivos e perigosos, em locais apropriados e em quantidades limitadas dentro dos requisitos de segurana recomendveis e adoo dos meios adequados de extino segundo o combustvel. Aps a anlise de todos os fatores que favorecem o incndio, podemos concluir que o sucesso do combate ao fogo depender principalmente do equipamento adequado disponvel, da eficincia do treinamento das equipes da brigada, das reservas de gua para incndio e das condies atmosfricas. No momento de um sinistro, o Coordenador de Emergncias dever realizar um reconhecimento prvio do local, embora o mesmo j deva ser por ele conhecido. Este reconhecimento dever ser feito em conjunto a equipe de explorao, que se necessrio far os arrombamentos necessrios, enquanto as equipes de combate e retaguarda preparam e armam o material para ataque. No reconhecimento deve ser verificado se h pessoas no interior da rea sinistrada serem retiradas, certificar-se sobre o que est queimando e sua exata localizao, as possibilidades de propagao do fogo, o foco do incndio e a sua extenso, o acesso e os pontos onde deve iniciar o combate. Imediatamente aps estas verificaes, dar as ordens considerando as observaes feitas. Deve tambm concluir sobre os perigos a que ficaro expostos os membros das equipes da brigada, como perigos de exploso, desmoronamentos, intoxicaes, etc..
17

O combate deve ser conduzido diretamente ao fogo, atacando-o de frente, lateralmente, e sempre procurando envolv-lo para cortar o seu alastramento. Entretanto as circunstncias que o fogo se manifesta e as do terreno, so fatores que ditaro qual o meio de ataque mais apropriado. 3. TCNICA DE INCNDIO A ttica de incndio s ser empregada com xito no combate ao fogo, quando os membros das equipes da brigada que a empregarem conhecerem suficientemente a tcnica de extino de incndios, o emprego do agente extintor adequado e o conhecimento do emprego tcnico de todo material de bombeiro, usando-o sempre corretamente. Devido a inmeros fatores que cercam o desenvolvimento de um incndio, so diversos os problemas que se apresentam ao se atacar um sinistro. Para solucion-los em tempo oportuno no interior de um estabelecimento, necessitamos conjugar todos os fatores acima estudados, ou melhor: Dentro de uma organizao perfeita devemos ter uma preparao adequada do terreno onde segundo a tcnica certa, ser desenvolvida uma ttica de combate que proporcionar um rpido domnio do incndio. Nos estabelecimentos com boa organizao de proteo contra o fogo, inicia-se o combate contra incndios, pela defesa individual, que compreende o conhecimento do uso do aparelhamento primrio de combate por todos os empregados que no fazem parte da brigada de incndio, aos quais, devem ser ministrados, alm do conhecimento sobre os extintores, como dar um alarme, como proceder em caso de um incndio em seu setor de trabalho como desligar mquinas, desimpedir caminhos, afastar determinados materiais, etc.. Entretanto, toda vez que o fogo for dominado por estes empregados, caber a brigada verificar se o fogo no se espalhou no interior de mquinas, dutos e outros espaos fechados e quando necessrio far salvamento de mquinas, produtos e estoques ANLISE DE VTIMAS Para socorrer uma vtima de acidente, alm dos procedimentos corretos os seguintes fatores devem ser considerados: a) Para facilitar o socorro importante que voc tenha mo, armazenados convenientemente, alguns materiais como por exemplo faixas de crepe com aproximadamente 10 cm de largura, gaze, esparadrapo, luvas de procedimentos, etc. Outros materiais podem ser acrescentados, porm no o faa sem antes consultar um especialista. b) A vtima deve ser tranqilizada e para isto voc deve estar calmo e confiante. Evite que ela conhea a extenso exata dos ferimentos.

18

c) O risco de contrair doenas infecto-contagiosas pode ser minimizado se alguns cuidados forem observados tais como evitar o contato direto com sangue e fluidos orgnicos da vtima, evitar ferir-se durante o atendimento, no levar as mos boca, utilizar luvas de procedimento antes de comear a atender a vtima. d) Somente remova a vtima se houver perigo iminente de agravamento da situao, como por exemplo fogo, afogamento, atropelamento, queda em precipcio, inalao de gases perigosos, etc., ou ainda quando a espera por socorro no for possvel. e) A remoo da vtima em estado grave no tarefa fcil, principalmente quando no houver ajuda. Assim, sempre que possvel, deixe a remoo da vtima para uma segunda etapa. f) Alm de atender a vtima, importantssimo que voc providencie ajuda especializada, chamando ou mandando chamar socorro mdico. No esquea de comunicar o local exato do acidente, nmero de vtimas e a gravidade dos ferimentos. Antes de iniciar o atendimento voc deve realizar uma pr avaliao do estado da vtima, procurando localizar deformidades, sangramentos e outros sintomas que possam identificar uma possvel leso. Verifique antes de tudo o estado de conscincia do acidentado chamando-o para ver se ele esta consciente. Se consciente procure fazer perguntas que esclaream o que aconteceu e o que ele est sentindo, se inconsciente verifique se a vtima respira e se tem batimentos cardacos. Verifique se h grandes sangramentos aparentes, e deformidades principalmente nos membros superiores e inferiores. Verifique se h sangramentos nos ouvidos ou nariz pois podem ser indicadores de um traumatismo craniano. Verifique cuidadosamente se h deformidades aparentes na coluna vertebral. Priorize o atendimento para as leses mais graves como parada cardiorespiratria, grandes hemorragias externas ou internas, estado de choque, fraturas expostas. No Anexo I apresentaremos um esquema de como realizar uma avaliao da situao da vtima bem como os procedimentos elementares serem adotados, lembrando que o apresentado no esgota o assunto, devendo o socorrista fazer uso do bom senso e conhecimento para um atendimento eficiente.

VIAS AREAS No caso da vtima no estar respirando proceda da seguinte maneira: Verifique se no h objetos estranhos obstruindo a passagem do ar.

19

Retire dentadura, pontes ou outros objetos com o dedo, tomando cuidado para que a vtima no contrai a musculatura bucal. No caso de no conseguir retirar o corpo estranho execute a manobra de Heinmlish. Se ainda no conseguir retirar o corpo estranho inicie a respirao artificial.

RESSUCITAO CRDIO PULMONAR - RCP Parada cardaca ou respiratria a paralisao de uma funo vital do organismo que neutraliza a oxigenao e a circulao do sangue, podendo provocar a morte entre 3 e 5 minutos. Pode ocorrer nos casos de acidentes com gases venenosos ou falta de oxignio, choques eltricos, corpos estranhos, afogamentos, etc. As paradas cardacas e respiratrias sero abordadas em conjunto, pois apesar dos procedimentos de reanimao serem diferentes, geralmente as causas so comuns para as duas situaes. Alm disso, a paralisao de qualquer uma das duas funes, paralisar fatalmente a outra se a reanimao no for feita imediatamente. Nos casos de acidentes eltricos ou envenenamento, alguns cuidados preliminares devem ser adotados durante a abordagem da vtima: Gases venenosos no ar, monxido de carbono ou falta de oxignio Somente chegue perto se tiver certeza de que conseguir remover a vtima do local com segurana. Dever ser utilizada proteo respiratria, a menos que a remoo possa ser feita prendendo-se a respirao enquanto estiver no local contaminado ou sem oxignio. Elimine, se possvel a causa da contaminao. Transporte a vtima para longe do local contaminado. No caso da parada respiratria ocorrer por gases venenosos, a respirao artificial s poder ser feita atravs de equipamentos.

Choque Eltrico Esta situao exige cautela redobrada devido ao alto risco para a pessoa que socorre, pois deve ser sempre considerado o perigo nos casos que envolvem eletricidade. Estes salvamentos devem ser feito por pessoas treinadas especificamente para o caso, mas em caso de emergncia podemos faz-lo, tomando-se as devidas precaues antes de iniciar a reanimao. Sempre que possvel deve ser desligada a fonte da corrente eltrica. Certifique-se que esteja pisando em cho seco se no estiver utilizando calados isolantes.

20

No se aproxime dos fios nem toque na vtima antes de separ-la da corrente eltrica. Para retirar os cabos eltricos, utilize somente material no condutor de eletricidade e que esteja seco como por exemplo uma vara, uma tbua, uma corda, etc. Ao se aproximar, procure chegar pelo lado que puder ficar fora do alcance dos cabos eltricos pois estes podem movimentar-se quando esto energizados. Ao iniciar a reanimao da vtima, certifique-se de que ambos estejam fora do alcance dos cabos eltricos.

Identificao dos sinais vitais Parada Respiratria Sintomas Apresentados Inconscincia Lbios, lngua e unhas azuladas Ausncia de movimentos no peito Parada Cardaca Sintomas Apresentados Inconscincia Palidez excessiva Ausncia de pulsao

Para verificar a respirao observe se o peito da vtima est se movimentando. Para sentir a pulsao pressione a regio do pulso da vtima. Se a pulsao estiver muito fraca ela pode ser sentida na regio do pescoo (cartidas). Reanimao Devido a grande gravidade da situao, tanto na parada cardaca quanto na respiratria, a reanimao deve ser iniciada imediatamente. O processo de reanimao deve ser mantido at o reinicio da respirao / batimentos cardacos voluntrios, ou at que receba socorro mdico, no devendo ser interrompido nem mesmo na fase de transporte.

Respirao Artificial Deite a vtima de costas e afrouxe as suas roupas, principalmente em volta da cintura, peito e pescoo. Retire qualquer corpo estranho da garganta ou boca. Se a lngua estiver retrada obstruindo a passagem de ar, puxe-a, utilizando-se de uma gaze, para no escorregar da mo.

21

Limpe a boca e a garganta da vtima. Se estiver sangrando ou vomitando vire a cabea de lado. Apoie uma das mos sob a nuca e com a outra incline a cabea para trs mantendo-a nesta posio. Puxe o queixo para facilitar a passagem do ar. Feche as narinas da vtima utilizando o polegar e o indicador. Coloque sua boca sobre a boca da vtima com firmeza e sopre at notar que o peito est levantando. Retire a boca e deixe o ar sair naturalmente. Repita o procedimento mantendo o ritmo de 4 em 4 segundos quantas vezes forem necessrias.

ATENO Para crianas a boca deve cobrir tambm o nariz e o procedimento deve ser feito mais suavemente. Em bebes utilize somente o ar da boca. Nas crianas pressione o estmago de vez em quando para evitar que se encha de ar

Massagem Cardaca Deite a vtima de costas em uma superfcie firme e plana e ajoelhe-se ao seu lado Apoie a mo sobre a parte inferior do trax, na regio do externo, de forma a propiciar a fazer a maior fora possvel. Coloque a outra mo sobre a primeira a faa forte compresso, utilizando o peso do seu corpo para que o corao seja comprimido contra os ossos da coluna vertebral.

ATENO Para adolescentes utilize apenas uma das mos e para crianas pequenas e bebs utilize o polegar. Retire a presso para que o trax volte ao normal (descompresso). Repita o procedimento (compresso), mantendo o rtimo de uma tentativa a cada dois segundos, quantas vezes forem necessrias. Aumente a compresso se os resultados no estiverem sendo satisfatrios.

22

Massagem cardaca e respirao artificial Ocorrendo simultaneamente parada cardaca e respiratria, h necessidade de se fazer a respirao e massagem cardaca ao mesmo tempo. Se for realizado por um socorrista, deve ser efetuada 30 (trinta) massagens para 2 (duas) ventilaes, repetindo-se o movimento quantas vezes forem necessrias. Se realizado por dois socorristas, deve ser efetuada 5 (cinco) massagens para 1 (uma) ventilao, repetindo-se o movimento quantas vezes forem necessrias. Cuidados aps a reanimao Fique atento pois a qualquer momento pode ser necessrio realizar a reanimao. Mantenha a vtima aquecida e no a deixe sentar-se ou levantar-se.

ATENO: Mesmo aps normalizado o quadro a vtima deve ser encaminhada para atendimento mdico.

ESTADO DE CHOQUE Sintomas apresentados Pele fria e mida Suor na testa e nas palmas das mos Face plida com expresso de ansiedade Nuseas e vmitos Respirao rpida e irregular Pulso fraco e rpido Viso nublada Lbios e extremidades arroxeadas Sensao de frio com aparecimento de tremores Inconscincia

Procedimento

Realize um exame visual da vtima Elimine a causa do choque (Ex. estanque a hemorragia) Mantenha a vtima deitada, a cabea deve estar mais baixa que o tronco, exceto nos casos de fraturas de crnio ou costelas. Afrouxe a roupa no pescoo, peito e cintura
23

Mantenha as vias respiratrias desobstrudas. Em caso de salivao abundante ou vmito vire a cabea da vtima de lado. Mantenha a vtima agasalhada Cuidados adicionais.

Levante as pernas da vtima, exceto se existir fraturas Se a vtima estiver consciente e puder engolir, d-lhe lquidos quentes. No d lquidos se a vtima estiver inconsciente ou se houver suspeita de leses ou ferimentos abdominais. No d bebida alcolica em hiptese alguma. HEMORRAGIAS

a perda de sangue resultante do rompimento de uma veia ou artria. Antes de iniciar o atendimento, identifique a extenso dos ferimentos, se houver corpos estranhos encravados, estes no devem ser removidos para no agravar ainda mais a situao, neste caso deve ser aplicada uma compressa, sem aplicao de presso. Importante 1) Todo sangramento deve ser contido rapidamente. 2) A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte entre 3 e 5 minutos. 3) Ao prestar socorro utilize luvas para sua proteo. Em funo dos diferentes cuidados, dependendo do tipo ou da extenso da leso, h a necessidade de abordagens diferentes, com procedimentos especficos. Neste captulo foram selecionados alguns exemplos. Hemorragias dos membros superiores ou inferiores. Controle a hemorragia com a utilizao de compressa. Faa presso sobre o ferimento utilizando uma gaze, pano ou leno limpo. Na impossibilidade de se utilizar uma compressa, comprima a regio atingida com o dedo ou com a mo. Amarre a compressa com uma faixa, gravata ou tira de pano, sem apertar muito forte para no interromper a circulao normal do sangue.

24

Se o ferimento estiver localizado abaixo do joelho ou do cotovelo, coloque um chumao de gaze ou papel no lado interno da articulao, dobre o membro e coloque uma atadura.

Cuidados adicionais: 1. No remova a compressa ou atadura at que a vtima receba os cuidados mdicos 2. Se a hemorragia ainda persistir, pressione fortemente contra o plano sseo, com o dedo ou com a mo, nos pontos onde as veias e artrias so mais fceis de serem localizadas.

Controle da hemorragia com torniquete Deve ser utilizado quando a hemorragia for conseqncia de grandes leses como membros dilacerados, esmagados ou decepados e os meios convencionais no forem suficientes para controlar o sangramento. Procedimento para aplicao de torniquete Envolva a parte superior do membro ferido, sem apertar, utilizando panos resistentes e largos.

ATENO No devem ser utilizadas faixas com menos de cinco centmetros de largura, fios, arames, etc.. D um n e coloque um pedao de madeira sobre o n. D um duplo n sobre a madeira e gire-a at estancar a hemorragia. Imobilize a madeira para manter o torniquete pressionado. Desaperte-o ligeiramente a cada 10 (dez) ou 15 (quinze) minutos para que o sangue circule at a extremidade do membro. Este movimento deve ser repetido at estancar o sangramento ou a vtima receber atendimento mdico.

Cuidados adicionais 1) Faa uma anotao identificada com o torniquete, constando a hora exata em que foi feito o torniquete mantendo-a junto vtima e em local visvel. 2) Solicite socorro mdico imediatamente ou remova a vtima para um hospital. 3) Mantenha o torniquete descoberto.

25

4) Mesmo aps estancar o sangramento, mantenha o torniquete solto sem retir-lo, para que possa ser apertado novamente no caso da hemorragia recomear. 5) Se a vtima ficar com as extremidades arroxeadas, solte um pouco o torniquete, apertando-o novamente se a hemorragia aumentar. 6) Mantenha a vtima aquecida. 7) No d lquidos quando a vtima estiver inconsciente. Hemorragia Interna Sintomas apresentados Pulso fraco Pele fria Suores abundantes Palidez intensa Mucosas descoradas Sede Tonturas Inconscincia

ATENO Vtima inconsciente pode significar estado de choque Na hemorragia de estmago a vtima apresenta antes do sangue aparecer, enjo e nuseas e ao vomitar o sangue sai com aparncia de borra de caf. Na hemorragia dos pulmes, a vtima expele sangue pela boca em golfadas e vermelho vivo, logo aps acesso de tosse.

A hemorragia interna conseqncia de um ferimento profundo com leso de rgos internos ou rompimento de veias e artrias. Alm da dificuldade para identificao, pois o sangue geralmente no aparece, pouca coisa pode ser feita para este tipo de sangramento e a vtima deve ser encaminhada imediatamente para atendimento mdico. No entanto algumas providncias podem ser tomadas enquanto a vtima no recebe atendimento mdico: Mantenha a vtima deitada com a cabea mais baixa que o corpo Aplique saco de gelo ou compressas frias na regio atingida. Procure mant-la calma e no lhe d nada pela boca.

ATENO: Nos casos onde houver suspeita de fratura de crnio a cabea deve ser mantida um pouco levantada, aproximadamente uns 30 graus.

Hemorragia nasal

26

Procedimento Faa a vtima sentar-se, com a cabea inclinada para trs. Solicite mesma para respirar pela boca e no assoar o nariz. Aperte a(s) narina(s) que esto sangrando com os dedos. Coloque compressa fria ou bolsa de gelo sobre o nariz. Se o sangramento no parar, coloque tampo de gaze ou algodo, umedecidos em gua limpa ou soro fisiolgico dentro da narina e procure atendimento mdico.

FRATURAS Fratura a ruptura de um osso ou cartilagem. Os primeiros socorros visam apenas impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando maiores danos e diminuindo a dor da vtima. Sintomas Apresentados: Dor Edema (inchao) Mobilidade deficiente (dificuldade de movimentar o membro ou regio) Hematoma e sensao de atrito Deformidade (no caso de fratura exposta aparece partes dos osso) ATENO

Mantenha a vtima quieta, mexendo o mnimo a parte lesada, at que seja feita uma anlise mais completa da extenso da fratura; No remova a vtima antes de imobilizar o local da fratura, exceto se houver perigo maior; Ao improvisar a tala, utilize pano ou outro material macio, a fim de proteger a regio lesada; Posicione o membro lesado na posio mais confortvel possvel para amenizar a dor, exceto nas fraturas expostas, pois neste caso poderia agravar ainda mais a leso.

27

Imobilizao da regio fraturada Providencie uma tala, pode-se usar uma tbua, estaca, papelo, vareta de metal, revistas ou jornais grossos dobrados, para sustentar o membro ferido. Esta tala deve ter o comprimento suficiente para ultrapassar as articulaes (juntas). Acima e abaixo da fratura. Use panos ou outros materiais macios para acolchoar as talas. ATENO: A tala deve ser amarrada com faixas ou tiras de pano no muito apertadas e, no mnimo, em quatro lugares. Na impossibilidade de se fazer a tala, o brao fraturado pode ser amarrado dobrado, junto ao corpo e a perna fraturada pode ser amarrada outra, tendo o cuidado de se utilizar uma manta ou toalha entre elas. Fmur Providencie uma tala de forma que a tbua colocada na parte externa da perna, ultrapasse a regio da bacia. Costelas Imobilize o trax, enfaixando o peito juntamente com os braos cruzados na regio do externo. Movimente a vtima o mnimo possvel, pois a costela quebrada pode perfurar os pulmes. No aperte demais as faixas para no dificultar os movimentos respiratrios.

Fratura Exposta caracterizada pelo rompimento da pele e outros tecidos, deixando partes do osso exposta.. Na imobilizao, devemos obedecer os mesmos procedimentos j citados anteriormente, antes porm, o ferimento deve ser cuidado e a hemorragia estancada (se necessrio). Fraturas que requerem maiores cuidados Fratura na coluna vertebral ou pescoo Aps qualquer tipo de acidente, toda pessoa que sentir dor forte no pescoo ou nas costas, deve ser socorrida como se houvesse fratura de vrtebras, mesmo no ocorrendo os demais sintomas caractersticos. Este tipo de fratura pode provocar a morte ou a paralisia permanente. Sintomas apresentados: Dor muito intensa Paralisia das pernas

28

Estado de choque Paralisia dos dedos das mos e dos ps

Formigamento em membros Perda de sensibilidade

Procedimento: Identifique se existe hemorragia com sangramento abundante e que deva ser tratada primeiro. Verifique a respirao. Se for necessrio fazer respirao artificial, procure mover a cabea da vtima o mnimo possvel. Aquea a vtima e chame imediatamente um mdico. Evite mexer na vtima. Se for necessrio transport-la, faa-o seguindo todos os cuidados indicados no captulo XX desta apostila.

No caso de suspeita de fratura no pescoo, envolva-o com uma toalha, de modo que fique imobilizado, sem apert-lo em demasia. ATENO A vtima deve ser transportada em maca ou padiola, e somente de costas. Se possvel solicite ajuda de veculos que possibilitem tal condio. No devem ser feitos movimentos que venham flexionar a coluna ou o pescoo. Coloque uma toalha dobrada em baixo do pescoo e da cintura Durante o transporte da vtima o motorista deve evitar manobras ou freadas bruscas, mantendo uma velocidade compatvel com o tipo de estrada.

Fratura de Crnio Este um dos casos mais graves de fratura, muitas vezes com conseqncias fatais. Muito pouco pode ser feito em termos de primeiros socorros, porm, alguns cuidados devem ser tomados para se evitar que a situao se agrave ainda mais. Sintomas Apresentados: Dor de cabea Vmitos Hemorragia do nariz, boca ou ouvidos. Convulso Desorientao Inconscincia Paralisia dos braos, pernas, etc.

Procedimento Deite a vtima com a cabea ligeiramente mais alta que o corpo (aproximadamente 30 graus

29

Controle a hemorragia, se necessrio Cuide do ferimento e enfaixe a cabea, sem apertar muito. Envolva o pescoo com uma toalha para que fique imobilizado. Se for necessrio transport-la, movimente-a com cuidado e de preferncia de maca. No d coisa alguma via oral e atente para que a vtima no se afogue em seu prprio vmito.

FERIMENTOS A ferida ocorre em conseqncia de acidentes e caracteriza-se pelo rompimento da pele. Nos casos mais graves acaba afetando tambm, tecidos mais profundos e rgos internos. Dependendo do tipo de acidente, os ferimentos podem apresentar maior ou menor gravidade. Quando o ferimento for intenso ou se enquadrar em uma das situaes abaixo, a vtima dever ser encaminhada para socorro mdico imediatamente aps os primeiros socorros: Pele, msculos e nervos dilacerados ou bordas feridas que no se juntam corretamente. Suspeita de corpos estranhos nos ferimentos. Suspeita de ferimento profundo. Qualquer tipo de ferimento nos olhos ou na cabea (crnio e face).

ATENO Ao cuidar de qualquer tipo de ferimento coloque luvas antes de iniciar o atendimento. No tente retirar corpos estranhos dos ferimentos e nem aperte demasiadamente compressas e ataduras. Remova somente os que sarem facilmente durante a limpeza. Para estancar hemorragias, veja captulo XV desta apostila.

Ferimento superficial Lave a ferida utilizando gua e sabo neutro ou soro fisiolgico. Proteja o ferimento utilizando gaze ou pano limpo.

ATENO Nunca utilize algodo ou leno de papel para proteger o ferimento. Mantenha o curativo sempre limpo e seco, substituindo a gaze quantas vezes forem necessrias.

30

Ferimento com o abdmen aberto Mantenha a vtima deitada. Proteja os rgos expostos com uma compressa ou pano limpo, ambos umedecidos em gua limpa ou soro fisiolgico. Prenda a compressa firmemente no lugar, porm sem comprimir o abdmen.

Ferimentos no trax Observe se existe rudo de ar passando pelo ferimento. Se afirmativo h perfurao dos pulmes. Pressione imediatamente o ferimento com gaze, pano limpo ou com as prprias mos para evitar a entrada de ar nos pulmes. Prenda o curativo utilizando uma faixa ou um cinto, passando em volta do trax, sem apertar muito para no prejudicar a respirao.

Ferimentos na cabea Deite a vtima de costas, e afrouxe as roupas, principalmente no pescoo. Coloque uma compressa ou pano limpo sobre o ferimento sem pressionar. Prenda a compressa com esparadrapo ou tira de pano. Dispondo de uma faixa, envolva a cabea da vtima da forma indicada na ilustrao.

Enquanto aguarda atendimento mdico, mantenha a vtima aquecida e no lhe d nada por via oral Ferimento nos olhos Devido a grande sensibilidade dos olhos, este tipo de ferimento deve ser tratado somente por pessoas especializadas. Os eventuais corpos estranhos devem ser retirados, quando no encravados nos olhos, antes do olho ser protegido. Procedimento: No deixe que a pessoa esfregue os olhos, ela deve somente piscar seguidamente para formar lgrimas que servem para lavar os olhos e, s vezes, eliminar o corpo estranho. Proteja o olho envolvendo-o com gaze e prendendo com esparadrapo. Procure imediatamente um especialista.

31

QUEIMADURAS So decorrentes do calor excessivo ou da ao de produtos qumicos na pele. Em funo da dificuldade de se identificar a gravidade, que pode ser classificada pela profundidade ou pela extenso, toda queimadura deve ser encaminhada para socorro mdico, com exceo dos casos onde somente pequenas reas de pele aparecem apenas avermelhadas. Dependendo da profundidade podem ser consideradas de 1o, 2o e 3o graus e as trs situaes podem ocorrer na pessoa. Sintomas apresentados:

Queimaduras de 1o grau Leso das camadas superficiais da pele, com ardor local suportvel e pele avermelhada. Queimaduras de 2o grau Leso das camadas mais profundas da pele, com aparecimento de bolhas, dor local e desprendimento de partes de pele. Queimaduras de 3o grau Leso de todas as camadas da pele, inclusive dos tecidos mais profundos.

Cuidados gerais Deite a vtima com a cabea e o trax posicionados abaixo do restante do corpo. No perfure as bolhas e nem coloque os dedos diretamente sobre o local. Corte toda roupa prxima regio queimada. NO REMOVA A ROUPA QUE EVENTUALMENTE TENHA COLADO NA QUEIMADURA Coloque uma compressa ou pano limpo umedecido sobre o local. Se a vtima estiver consciente, mantenha-a calma e d-lhe lquidos (nunca bebidas alcolicas). Encaminhe a vtima para atendimento mdico.

ATENO Queimaduras qumicas Lave a parte atingida com bastante gua. A rapidez nessa aplicao de gua importantssima para diminuir a extenso do ferimento. Deixe a gua correr sobre o ferimento enquanto a roupa removida. Coloque sobre a rea queimada um tecido limpo. Se a queimadura for extensa, faa a vtima deitar-se e tome as providncias para prevenir o estado de choque. NO aplique ungentos, pomadas, bicarbonato de sdio ou outras substncias.
32

NO fure as bolhas. Evite tocar na rea ferida.

Queimadura nos olhos Lavar os olhos com gua em abundncia ou, se possvel, com soro fisiolgico, durante vrios minutos. Vendar os olhos com panos limpos ou gaze. Levar a vtima imediatamente um mdico.

EMERGNCIAS CLNICAS CONVULSES So contraturas involuntrias da musculatura e em geral apresentam a perda da conscincia. A epilepsia um exemplo de convulso. Sintomas apresentados Cabea inclinada para trs e espasmos incontrolveis. Lbios azulados. Olhos virados para cima. Inconscincia. Salivao abundante.

Procedimento Coloque a vtima deitada de costas em lugar confortvel Retire do corpo da vtima objetos que possam machuc-la tais como pulseiras, culos, relgios, colares, etc. Remova os objetos prximos que possam machuc-la. Coloque, se possvel, um pano entre seus dentes, a fim de evitar mordidas na lngua e levante o queixo para passagem de ar.

Durante as crises convulsivas, no molhe nem tente segurar a vtima. Afaste os curiosos e somente cuide para que ela no se machuque ao se debater.

33

Cessada as convulses, mantenha a vtima deitada ainda por alguns minutos at que ela tenha total controle de s, deixando-a dormir, se necessrio, enquanto aguarda atendimento mdico adequado. ENVENENAMENTO Os casos de envenenamento devem ser tratados de maneira especial. Seja qual for o tipo de veneno, o socorro deve ser imediato a fim de impedir que o veneno seja absorvido pelo organismo. Se possvel a vtima deve ser imediatamente encaminhada um hospital, porm, se isto no for possvel, necessrio identificar o tipo de veneno. Normalmente as embalagens dos produtos txicos ou nocivos sade trazem as providncias de primeiros socorros necessrias e adequadas ao produto. Podemos observar diversos tipos de envenenamento: Venenos atravs da pele; Venenos aspirados; Venenos ingeridos; Venenos de picadas de animais peonhentos.

Envenenamento atravs da pele Jogue a maior quantidade de gua possvel sobre a vtima. Continue jogando gua enquanto retira as roupas contaminadas e em seguida lave muito bem a pele da vtima. importante que voc se proteja colocando luvas e evitando inalar o produto. Venenos Aspirados Antes de atender a vtima de aspirao de veneno, proteja-se evitando inalar o produto. Areje completamente o ambiente, retire a vtima e a faa respirar ar puro. Impea a vtima de andar. Mantenha-a quieta e agasalhada. No d bebidas alcolicas. No provoque vmito. Afrouxe as roupas e deite a vtima com a cabea mais baixa que o corpo, para facilitar a respirao. Leve a vtima imediatamente um mdico ou hospital, cuidando para que ela permanea em local ventilado.

ATENO Se a vtima precisar de respirao artificial no faa diretamente, utilize equipamentos apropriados.
34

Venenos Ingeridos (tomados) Antes de tomar qualquer medida necessrio identificar qual o tipo de veneno ingerido. Em alguns casos provocar vmito a soluo, em outros no. No provoque vmito se a vtima: Estiver inconsciente Tiver tomado: soda custica, produtos derivados de petrleo como gasolina, querosene, removedor, etc., cidos, amonacos, alvejantes ou desinfetantes.

Se o envenenamento for causado por: cido D leite, gua com bicarbonato, azeite de oliva ou clara de ovos. Isto ajuda a aliviar a irritao do aparelho digestivo. Soda Custica D uma mistura de vinagre e suco de limo diluda em gua. Em seguida d leite, gua, azeite de oliva ou clara de ovos. Nos demais casos d leite ou clara de ovos ou o antdoto universal: uma parte de leite de magnsia duas partes de carvo uma parte de ch forte

Provoque vmito Nas vtimas que no tiverem ingerido produtos derivados de petrleo. Para provocar o vmito, somente nas vtimas conscientes, d bastante: gua salgada, ou gua com sabo, ou gua morna. Continue provocando o vmito at que todo aparelho digestivo esteja limpo. Em seguida d leite ou clara de ovos. Leve a vtima imediatamente s um mdico ou hospital. Se possvel leve um pouco do veneno ou a embalagem para o mdico. Isto facilita o tratamento.

35

Venenos de animais peonhentos As picadas destes animais so muito mais fceis de serem prevenidas do que propriamente serem tratadas. Quase 80% dos casos so provenientes de picadas nas partes inferiores das pernas. Nos demais, a maioria so nas regies das mos e antebraos. Assim para se proteger, sempre use botas de canos altos e luvas ao adentrar lugares que possam abrigar estes animais. Como socorrer a vtima As providncias so as mesmas para picadas de cobras, aranhas e escorpies. A vtima deve ser encaminhada imediatamente para um hospital pblico ou posto de sade, tomando-se os seguintes cuidados:

No deixe que a vtima caminhe. Mantenha-a calma e agasalhada. Se o atendimento for prestado por duas pessoas, enquanto uma encaminha a vtima para atendimento mdico, a outra procura recolher o animal agressor, ou pelo menos identific-lo corretamente. Existem soros especficos para cada espcie. Aplique compressas frias ou gelo sobre a picada. Passados 30 minutos da picada, as providncias acima se tornam desnecessrias e a vtima deve ser encaminhada imediatamente para um hospital.

No aplique torniquete pois a ao do veneno das cobras brasileiras necrosante. Insolao e intermao e desmaios Insolao causada pela ao direta e prolongada dos raios solares sobre a vtima, na rua, no campo, paria, etc. Os sinais que a vtima apresenta so: Dificuldade respiratria (falta de ar) Dor de cabea, nuseas e tontura. Temperatura do corpo elevada Pele quente, avermelhada e seca (no h suor) Inconscincia.

Intermao causada devido a ao do calor sobre a vtima em lugares fechados e no arejados como fundies, padarias, caldeiras, etc. Os sinais que a vtima apresenta so:

36

Palidez Dor de cabea e nuseas Suor excessivo Tontura e inconscincia

O que fazer: Remova a vtima para local fresco e arejado Mantenha a vtima deitada e com a cabea elevada. Refresque-lhe o corpo com gua Envolva a cabea em toalhas ou panos embebidos em gua fria renovando-os com freqncia. Se possvel ponha bolsas de gelo nas laterais do pescoo, axilas e virilha.

Desmaios O desmaio a perda momentnea dos sentidos e pode ser considerado uma forma leve de estado de choque. Geralmente ocorre em conseqncia de emoes fortes sbitas, fadiga. Fome ou nervosismo. Sintomas apresentados antes do desmaio Palidez Tontura Frio Corpo amolecido e sem foras

Na maioria dos casos a vtima percebe que vai desmaiar e a situao pode ser evitada com a antecipao dos cuidados a seguir: Sente a vtima em um lugar qualquer e curve-a para a frente, colocando sua cabea entre as pernas. Mantenha-a nesta posio e faa-a respirar profundamente. Mesmo aps passados os sintomas, mantenha a vtima sentada por mais alguns minutos.

Sintomas apresentados no desmaio Inconscincia Suor abundante Pulso e respirao fracos

Procedimentos

37

Deite a vtima com a cabea mais baixa que o corpo ou no mesmo nvel. Se possvel mantenha as pernas ligeiramente levantadas Desaperte as roupas e aplique compressas frias no rosto e na testa. Verifique a respirao e a pulsao.

ATENO Se a vtima apresentar o rosto demasiadamente avermelhado, a cabea deve ser mantida mais alta que o corpo, enquanto persistir este sintoma. Se a situao prolongar-se por mais de dois minutos, agasalhe a vtima e procure socorro mdico imediatamente pois ela pode estar entrando em estado de choque. Mesmo aps recobrar a conscincia, a vtima pode ser mantida em repouso por vrios minutos.

TRANSPORTE DE VTIMAS Propositadamente deixamos por ltimo a abordagem que trata do transporte da vtima de acidente. No pela importncia, que indiscutvel, mas sim pela ordem de prestao dos primeiros socorros. Sempre salientamos que o transporte das vtimas deveria ser deixado para uma segunda ou terceira etapa do atendimento, salvo em rarssimos casos. Tudo isso para que o transporte pudesse ser realizado da forma mais segura e correta possvel. Assim, transporte a vtima para atendimento mdico se no for possvel aguardar o atendimento mdico no local e se foram tomados inicialmente, quando necessrio, os seguintes procedimentos: As hemorragias estancadas A massagem cardaca e respirao artificial efetuadas Coluna imobilizada Demais fraturas imobilizadas Ferimento tratados Importante A deciso de remover ou no a vtima do local do acidente, de transport-la ou no para atendimento mdico sua. Somente voc tem o domnio da situao e pode diagnostic-la, levando em considerao o local do acidente, a gravidade dos ferimentos, a dificuldade no atendimento da vtima, a impossibilidade de procurar ou aguardar ajuda. No se precipite, aja com prudncia. Sua deciso, com certeza, ser a melhor possvel. De acordo com o estado geral da vtima, deve ser utilizado o mtodo de transporte mais conveniente e confortvel. Entretanto vtimas com suspeita de fraturas no pescoo ou coluna,
38

principalmente, ou fraturas tambm graves, devem ser transportadas por maca ou pelo processo de 4 ou 3 pessoas. Transporte por maca: Impea que a vtima se movimente sobre a maca. Cuidados devem ser tomados no momento da colocao e da remoo da vtima. A maca a condio mais segura e confivel para o transporte de uma vtima.

Transporte por pessoas:

Nos braos: Passe um dos braos da vtima ao redor do seu pescoo.

Nas costas: De costas para a vtima, passe os braos dela ao redor do seu pescoo. Incline-se para a frente e levante a vtima.

39

Puxada pelas axilas: Proteja a cabea da vtima encostando-a em sua coxa. A seguir segure-a firmemente pelas axilas e puxe-a devagar.

De apoio:

Passe o seu brao em torno da cintura da vtima e o brao da vtima ao redor do seu Puxada por uma manta: pescoo. Procure manter o corpo da vtima o mais reto possvel.

Cadeirinha: Passe o brao da vtima ao redor dos pescoos. Levante a vtima segurando os braos uma da outra.

40

Segurando pelas extremidades: Uma segura a vtima pelas axilas, enquanto a outra pelas pernas abertas. Ambas devem erguer a vtima simultaneamente.

Por trs pessoas: Uma segura a cabea e as costas, a outra cintura e parte superior das coxas e a terceira segura a parte inferior das coxas e as pernas. O movimento, das trs pessoas, deve ser simultneo, para impedir deslocamentos da cabea, coluna, coxas e pernas.

Por quatro pessoas: Semelhante ao de trs pessoas. A quarta pessoa imobiliza a cabea da vtima, impedindo qualquer tipo de deslocamento.

41

Faa um exame visual (estado geral) da vtima A vtima apresenta sangramento intenso (hemorragia)? Sim Estanque a hemorragia No A vtima est acordada? No Sim

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
A vtima est

Converse com vtima. Tecnologia em Segurana Contra incndio derson Guimaresa Pereira e Raphael Rodriguez respirando? O peito Ela esta consciente? se mexe? Popovic No Sim A pulsao regular? No Sim

Fire Brigade Taining Manual - NFPA National Fire Protection Association Com auxlio da vtima procure

NBR 14.276 Brigada de Incndio 2006


No

Sim

localizar as leses. Inicie perguntando se sente dores no pescoo ou na coluna e se sente os braos e pernas. Existem sinais de leses no pescoo ou na coluna?

Afrouxe as roupas da vtima, ELABORAO TCNICA:

JOO CARLOS PINTO FILHO TCNICO DE SEGURANA Aps alguns minutos a DO TRABALHO pulsao www.segurancanotrabalho.eng.br apresenta sinais de
estar retornando ao normal.

principalmente nas regies do pescoo, peito e cintura. Continue verificando a pulsao. Evite mover a vtima.

No Existem sinais de outras fraturas? No Sim Imobilize o(s) membro(s) fraturado(s). Existem ferimentos com sangramento no graves? No

Sim A vtima deve ser imobilizada de forma a no permitir os movimentos da cabea ou da coluna.

ANEXO I AVALIAONo VTIMA DE


A pulsao parou?

Sim

Aguarde at a vtima recobrar os sentidos No

Sim Remova imediatamente a vtima e coloque-a sobre uma superfcie firme e plana e aplique a massagem cardaca em conjunto com a respirao artificial. Transporte imediatamente a vtima para um hospital mais prximo. Se necessrio continue aplicando a RCP.

Sim Lave a regio atingida com bastante gua e sabo. Utilize gaze ou pano limpo para proteger os ferimentos.

possivel aguardar a ajuda de socorro mdico sem a necessidade de remover a vtima. Sim

No

Na chegada do atendimento mdico, procure transmitir-lhes os sintomas observados e os cuidados que foram dispensados vtima.

Mantenha a vtima aquecida e o mais confortvel possvel, dando-lhe ateno e segurana

Transporte a vtima para um hospital ou mdico mais prximo.

42

ANEXO II GLOSSRIO ABAFAMENTO = Mtodo de extino empregado para impedir que os vapores de um combustvel entrem em contato com o oxignio do ar. ABATER ESCADA = Reduo do ngulo de inclinao de escada mecnica quando esta est estendida. ACOMPANHANTE = Elemento em fase de treinamento prtico que acompanha, nos trabalhos de extino, outro elemento experimentado. ADAPTADOR = Pea metlica utilizada para interligar equipamentos de combate a incndios com conexes de tipos e padres diferentes. ADUTORA = Mangueira ou tubulao principal para canalizao de um agente extintor. AGENTE ESPUMANTE = Produto misturado aos compostos geradores de espuma, a fim de tornar as bolhas mais resistentes. Conhecido tambm como agente estabilizador.

43

AGENTE EXTINTOR = Composto ou recurso utilizado para extinguir o fogo. GUA - MOLHADA = Composto qumico (detergente) usado para anular a tenso superficial da gua. ALARME DE INCNDIO = Dispositivo eltrico, eletrnico, tico ou mecnico que indica a existncia de um princpio de incndio. APLICADOR = Tubo metlico usado nos esguichos do tipo universal e destinado a produzir neblina de baixa velocidade. REA ADJACENTE = rea situada nas proximidades de uma rea envolvida por um incndio. REA COM RISCO = rea onde existe condies de dar origem a um incndio. REA ENVOLVIDA = Toda uma rea atingida por um incndio. ARETE = Equipamento usado para arrombar portas, janelas, paredes, etc.. ASPERSOR = Pea metlica usada nos esguichos e chuveiros automticos, ou sob comando, para a produo de neblina. ATAQUE AO FOGO = Ao de combate ao fogo com o emprego ordenado de homens e equipamentos. ATO INSEGURO = Ato no qual se pratica a violao de um procedimento comumente considerado como seguro e que pode dar origem a um acidente. AUTO-BOMBA = Viatura equipada com bomba para deslocamento de gua sob presso para os incndios. AUTO TANQUE = Veculo equipado com tanque destinado ao transporte de gua para combate a incndios. AUXLIO MTUO = Acordo que duas ou mais organizaes realizam com o fim de auxiliarem-se mutuamente para combater incndios e/ou realizar trabalhos correlatos. AVANAR = Ordem dada para o deslocamento de homens e equipamentos na direo de um determinado ponto. BAIXA PRESSO = Termo utilizado para se expressar a velocidade reduzida de um fluxo dgua. BANSO = Parte lateral das escada portteis, onde se fixam os degraus. BOMBEIRO = Membro de uma organizao oficial destinada a dar combate a incndios ou executar servios de salvamento. BOMBEIRO AUXILIAR = Membro de uma organizao particular destinada a combater incndios.

44

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL = Pessoa que presta servio de atendimento de emergncia para uma empresa. BRAADEIRA DE MANGUEIRA = Pea de couro destinada a vedar vazamentos em mangueiras. BRIGADA DE INCNDIO = Grupo organizado de pessoas voluntrias ou no, treinadas e capacitadas para atuar na preveno, abandono e combate um princpio de incndio e prestar os primeiros socorros dentro de uma rea preestabelecida. CABO AREO = Corda estendida por meio da qual os bombeiros podem se deslocar de um ponto elevado para outro. CANHO = Equipamento especial montado sobre carretas especiais ou viaturas para lanar gua, espuma ou agentes qumicos secos (p) grandes distncias. CARGA DE INCNDIO = Quantidade de combustvel existente em um determinado local e expressa em quilos por metro quadrado. CHAVE DE HIDRANTE = Ferramenta utilizada para abrir e fechar as vlvulas dos hidrantes. CHAVE DE MANGUEIRA = Ferramenta utilizada para apertar e desapertar as conexes (unies) das mangueiras. CHEFE DE LINHA = Elemento que maneja o esguicho da mangueira, dirigindo e orientando os jatos contra o fogo. CIRCUNSCREVER = Circundar uma rea incendiada com equipamentos de modo impedir a propagao do fogo. COLETOR = Equipamento destinado a coletar diversos fluxos de gua, soluo ou espuma para um nico ramal, linha de mangueiras ou esguicho. COMBATE A INCNDIO = Conjunto de aes tticas destinadas a extinguir ou isolar o incndio com o uso de equipamentos manuais ou automticos. CONDIO INSEGURA = Situao perigosa existente em uma rea e que pode dar origem a um incndio ou provocar acidentes. CONEXO = Pea usada para permitir a ligao de mangueiras. CORDA ESPIA = Equipamento destinado a diversas aplicaes nos trabalhos de extino ou salvamento, como iamento de equipamentos, retirada de pessoas em situaes perigosas, etc.. CORTA A FRIO = Ferramenta de arrombamento usada para cortar barras, vergalhes metlicos, cadeados, correntes, etc..

45

CORTINA DGUA = Jato de gua finamente dividida, lanado entre uma rea incendiada e uma rea adjacente no atingida pelo fogo. DEMANDA = Solicitao de um determinado sistema ou equipamento de extino sua respectiva fonte de alimentao. DERIVANTE = Equipamento de combate destinado a dividir um fluxo de gua, soluo ou espuma para dois ou mais ramais ou linhas de mangueiras. DESCARGA = Vazo de um determinado equipamento de combate a incndio, expressa em litros por minuto ou quilos por segundo. DETETOR DE INCNDIO = Equipamento destinado a indicar a presena de fogo, calor, fumaa, gases, vapores, etc., em um determinado local. DIFUSOR = Pea de um extintor, carreta, sistema fixo de p ou CO2 por onde o agente extintor aplicado no fogo. DOBRAR MANGUEIRAS = Ato de preparar as mangueiras nas caixas de hidrante ou nas viaturas de combate a incndios de modo a ficarem em condies de uso imediato. DOSADOR = Equipamento de uma instalao fixa ou mvel para a gerao de espuma mecnica, que se destina a misturar, em quantidades pr fixadas, o lquido gerador com a gua. EMERGNCIA = Sinistro ou risco iminente que requeira aes imediatas. EMPATAR MANGUEIRAS = Ligar as conexes s extremidades das mangueiras por meio de braadeiras ou anis de cobre. ESGUICHO = Equipamento de combate destinado a formar e orientar o jato. ESPUMA MECNICA = Agente extintor formado por um aglomerado de bolhas produzido pelo turbilhonamento da gua com um concentrado protenico e o ar atmosfrico. ESPUMA QUMICA = Agente extintor resultante da reao de uma soluo aquosa de bicarbonato de sdio e agente estabilizante com uma soluo aquosa de sulfato de alumnio. ESTAO DE BOMBAS = Local onde esto montadas bombas estacionrias para combate incndios. ESTENDER MANGUEIRAS = Instalar as mangueiras nos locais para dar incio ao combate ao fogo. EXAUSTOR = Equipamento auxiliar de combate a incndios e salvamentos destinado remoo de fumaa, calor e/ou renovao de ar em determinados locais. EXERCCIO SIMULADO = Exerccio prtico realizado periodicamente para manter a brigada e os ocupantes das edificaes em condies de enfrentar uma situao real de emergncia.

46

EXERCCIO SIMULADO PARCIAL = Exerccio simulado abrangendo apenas uma parte da planta, respeitando-se os turnos de trabalho. EXPLORAO = Ato de inspecionar um local atingido pelo fogo antes de se iniciar as operaes de salvamento e/ou combate incndio. EXPLOSMETRO = Aparelho destinado a detectar e indicar as concentraes de misturas de vapores combustveis com o ar. EXTINO = Eliminao do fogo e das chamas. FAIXA IDEAL DE COMBUSTO = Faixa compreendida entre o limite superior e o limite inferior de combusto de uma mistura de vapores de um lquido ou gs inflamvel com o oxignio. GARATIA = Ferramenta com a forma de um anzol de trs pontas destinada a operao de pesquisa de afogados em rios e lagos e tambm para auxiliar na derrubada de paredes. GS INERTE = Gs que no d suporte combusto. Propriedade atribuda, em linguagem comum, ao nitrognio e ao dixido de carbono. G.L.P. = Sigla de Gs Liqefeito de Petrleo. GUARNIO = Equipe formada por um nmero determinado nmero de bombeiros profissionais ou das indstrias. HIDRANTE = Equipamento destinado a alimentar, com gua, mangueiras e bombas das viaturas de combate a incndios. HIDRULICA = Cincia que estuda o movimento dos lquidos. HIGRMETRO = Equipamento destinado a medir a vazo de gua. HOMEM DE HIDRANTE = Elemento de uma equipe de combate a incndio encarregado de operar hidrantes. IGNIO = Incio do fenmeno da combusto (incio do fogo). INCENDIRIO = Pessoa que propositadamente e com fins criminosos provoca um incndio. INCNDIO CONTROLADO = Fase das operaes de combate a incndios onde a situao dominada com os recursos aplicados. INCNDIO EXTINTO = Fase do combate em que o fogo totalmente extinto e as operaes de combate encerradas. INCOMBUSTVEL = Material ou estrutura no susceptvel de queimar.

47

INSPEO = Verificao de um local, rea, equipamento, com o fim de descobrir condies ou atos inseguros que possam dar origem a princpios de incndio. ISOLAR = Proteger totalmente uma rea dos perigos da propagao ou ao do fogo. JATO = Fluxo de um agente extintor formado e orientado por um esguicho. JATO PLENO = Fluxo contnuo e compacto de um agente extintor. LANCE DE MANGUEIRA = Mangueira de incndio com determinado comprimento. Normalmente os lances de mangueiras so apresentados com 15 a 30 metros. LIMITE INFERIOR DE COMBUSTO = Porcentagem mnima na qual os vapores de um combustvel podem queimar, quando combinados com o oxignio, nas condies normais de presso e temperatura. LIMITE SUPERIOR DE COMBUSTO = Porcentagem mxima na qual os vapores de um combustvel podem queimar, quando combinados com o oxignio, nas condies normais de presso e temperatura. LINHA ADUTORA = Linha de mangueiras ou canalizao principal de um sistema de combate a incndios. LINHA DE ATAQUE = Linha de mangueira ou mangueiras empregadas no ataque direto ao fogo. LINHA DIRETA = Linha de mangueiras que conduz diretamente o agente extintor do ponto de suprimento ao fogo, sem interligar-se com outros equipamentos. LINHA DE PROTEO = Linha de mangueiras destinadas a dar proteo aos homens que manejam as linhas de combate. LINHAS SIAMESAS = Ligao de duas ou mais mangueiras, armadas paralelamente a fim de facilitar (diminuir a perda de carga) o fluxo de um agente extintor. LQUIDO COMBUSTVEL = Qualquer lquido que possua o ponto de fulgor igual ou superior a 60oC e inferior a 93oC. LQUIDO INFLAMVEL = Qualquer lquido que tenha ponto de fulgor inferior a 60oC e tenso de vapor que no exceda 2,8Kg/cm2 absoluta, a 37,7oC. LQUIDO GERADOR DE ESPUMA = Lquido que quando misturado a gua e ao ar, produz espuma mecnica. Comumente chamado de L.G.E.. MANGOTE = Mangueira rgida de borracha armada com espirais de arame de ao, capaz de suportar vcuo. MANGOTINHO = Mangueira flexvel, de borracha, no sujeita a dobras, usada para recalque de pequenos volumes de gua a distncias curtas.

48

MANGUEIRA DE INCNDIO = Tubo flexvel, dobrvel, fabricado com fibras naturais (algodo, rami, cnhamo, linho) ou artificiais (poliester), revestidas internamente com uma parede de borracha, usado para canalizar gua, soluo espumgena ou espuma para o combate ao fogo. MSCARA AUTNOMA = Equipamento de proteo respiratria constitudo de cilindro ou cilindros contendo ar comprimido. MISTURA IDEAL = Mistura de vapores de um combustvel com determinadas quantidades de oxignio, susceptvel a entrar em combusto. MISTURA POBRE = Mistura de pequena quantidade de vapores de um combustvel com o oxignio, no susceptvel de entrar em combusto. MISTURA RICA = Mistura de grandes quantidades de vapores de um combustvel com o oxignio, no susceptvel de entrar em combusto. MONTANTE = O mesmo que Banso. ORGANIZAO DE COMBATE A INCNDIO = Conjunto de recursos humanos e materiais estruturados para dar combate a incndios e executar atividades correlatas. PAREDE CORTA-FOGO = Parede de concreto ou alvenaria construda de modo a impedir ou dificultar a propagao do fogo. PLANO DE SEGURANA CONTRA INCNDIO = Conjunto de aes e recursos internos e externos, no local, que permite controlar a situao de incndio. POPULAO FIXA = Aquela que permanece regularmente na edificao, considerando-se os turnos de trabalho e a natureza da ocupao, bem como os terceiros nesta condio. POPULAO FLUTUANTE = Aquela que no se enquadra no item de populao fixa. Ser sempre considerada pelo pico. PORTA CORTA-FOGO = Porta construda com tbuas de madeira tratadas e revestidas com chapas de folha de flndres, de modo a impedir ou dificultar a propagao do fogo de uma rea para outra. PREVENO DE INCNDIO = uma srie de medidas destinadas a evitar o aparecimento de um princpio de incndio ou, no caso dele ocorrer, permitir combat-lo prontamente para evitar sua propagao. PROFISSIONAL HABILITADO = profissional com formao em Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho, devidamente registrado nos Conselhos Regionais competentes ou no Ministrio do Trabalho, os Militares das Foras Armadas, das Polcias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, com o 2 O grau completo e que possuam especializao em Preveno e Combate Incndios (carga mnima de 60 hs) ou Tcnicas de Emergncias Medica (carga mnima de 40 hs), conforme a sua rea de especializao. PROPORCIONADOR DE LINHA = Equipamento instalado nas linhas de mangueiras destinado a misturar, em concentraes pr determinadas, um p ou lquido gerador de espuma com a gua.
49

PROTETOR DE MANGUEIRAS = Equipamento que instalado sobre as mangueiras para permitir que veculos passem sobre as mesmas quando so instaladas cruzando ruas e pistas. RECUAR = Retroceder no ataque ao fogo de modo a garantir uma posio mais vantajosa para a extino ou proteo do homem. REDUO = Equipamento que permite a interligao de mangueiras ou esguichos de dimetros diferentes. REQUINTE = Pea que se adapta extremidade dos esguichos do tipo jato pleno a fim de variar o dimetro dos mesmos. O requinte pode ser tambm fixo e de uma s medida. RESCALDO = Etapa final do combate aos incndios onde se procura extinguir os ltimos focos de fogo. RESERVATRIO ELEVADO = Caixa elevada destinada ao armazenamento de gua para o combate ao fogo. RISCCO = possibilidade de perda material ou humana. RISCO IMINENTE = risco com ameaa de ocorrer brevemente e que requer ao imediata. RISCO ISOLADO = Determinada rea, estrutura ou conjunto de edificaes que esto isolados de outros riscos por meio de paredes, portas ou espaos que dificultem a propagao do fogo. SADA DE EMERGNCIA = Abertura ou via de circulao que facilita a sada rpida de pessoas de uma rea ameaada por um incndio ou outra situao de emergncia. SINISTRO = Ocorrncia de prejuzo ou dano, causado por incndio ou acidente em algum bem. TTICA DE COMBATE = Mtodo por meio do qual so aplicados, racionalmente, os recursos humanos e materiais numa determinada rea, com o fim de se extinguir ou controlar o incndio. TCNICA DE COMBATE = Ao de dar combate ao fogo aplicando mtodos racionais e fim de obter o melhor rendimento dos recursos humanos e materiais. TUBO PITOT = Instrumento utilizado para se medir a presso do fluxo dgua na sada dos esguichos. VLVULA = Equipamento utilizado para controlar o fluxo de um agente extintor. VLVULA DE ALVIO = Dispositivo incorporado em um determinado equipamento e que se destina a proteg-lo contra danos causados por presso acima dos limites normais de trabalho. O mesmo que vlvula de segurana. VLVULA DE RETENO = Equipamento utilizado para dar vazo ao fluxo de um agente extintor em um nico sentido.

50

51

Вам также может понравиться