Вы находитесь на странице: 1из 10

DISCIPLINA: INSTALAES PREDIAIS E URBANAS I TE01038 PROFESSORA: MNICA VALE GUIA RESUMIDO DE ESTUDOS

UNIDADE I SUBSISTEMAS URBANIOS 1.2 SISTEMAS DE ESGOTOS SANITRIOS 1.2.1 INTRODUO Sistema de esgotos sanitrios o conjunto de obras e instalaes destinadas a propiciar: coleta dos esgotos individual ou coletiva; transporte e afastamento; tratamento; disposio final das guas residurias da comunidade, de uma forma adequada do ponto de vista sanitrio. Entre seus maiores benefcios esto: melhoria das condies sanitrias locais; conservao dos recursos naturais; eliminao de focos de poluio e contaminao; reduo das doenas causadas pelas guas contaminadas por dejetos; diminuio de custo no tratamento de gua para abastecimento (que seriam ocasionadas pela poluio dos mananciais). 1.2.2 - CONCEITOS BSICOS So introduzidos, neste item, alguns conceitos de terminologias tcnicas empregadas no estudo de esgotos sanitrios: guas residurias: esgoto gerado por uma comunidade ou por indstrias; Esgotos domsticos: despejos lquidos das habitaes, estabelecimentos comerciais, instituies e edifcios pblicos; Efluentes industriais: esgotos gerados pelas indstrias;

Esgoto bruto: esgoto no tratado; Esgoto tratado: esgoto aps a etapa de tratamento; Corpo receptor: corpo dgua que recebe o lanamento de esgotos brutos ou tratados. O esgoto domstico constitudo de uma elevada percentagem de gua (99,9 %) e uma parcela mnima de impurezas que lhes confere caractersticas bastante acentuadas, decorrentes de alteraes que ocorrem com o passar do tempo (decomposio), e por isto, se no receberem um tratamento sanitrio adequado causaro a poluio das guas. A utilizao da gua para fins de abastecimento pblico origina os esgotos que devero ter um recolhimento e uma adequada destinao, para no causar a poluio do solo, a contaminao das guas superficiais e subterrneas e para no escoarem a cu aberto proporcionando a propagao de doenas. O esgoto industrial normalmente intermitente e a sua composio depende principalmente do tipo e do porte da indstria, bem como da existncia de pr-tratamento. A vazo dos esgotos industriais funo de uma srie de fatores entre os quais podemos citar: existncia de condies particulares de abastecimento de gua, regime de trabalho da indstria e existncia de pr-tratamento e regularizao. Os esgotos industriais podem ser recebidos na rede coletora de esgotos domsticos, entretanto alguns cuidados devem ser tomados no que se refere principalmente a sua qualidade e a sua quantidade. Com relao a sua qualidade dever ser analisada principalmente a necessidade de um prtratamento, para que o esgoto industrial no seja lanado in natura na rede coletora. O prtratamento em princpio dever ser exigido quando o esgoto industrial apresentar as seguintes caractersticas: - serem nocivos a sade ou prejudiquem a segurana dos trabalhos na rede; - prejudicarem os processos de tratamento; - causarem obstrues nas tubulaes e equipamentos; - atacarem as tubulaes ou prejudicarem a durabilidade das estruturas; - temperaturas elevadas, acima de 40 C; Com relao a sua quantidade dois tipos de indstrias devem ser consideradas: - as indstrias que lanam na rede pblica quantidades pequenas de despejos e que sob o ponto de vista de contribuio de esgotos no so consideradas; - as indstrias que lanam na rede pblica quantidades considerveis de despejos e que sob o ponto de vista de contribuio de esgotos devem ser consideradas e analisadas (normalmente a vazo mxima de lanamento de despejos da indstria na rede limitada o que leva a indstria a utilizar tanques de regularizao)

O esgoto pluvial intermitente e sazonal e depende principalmente da intensidade e da ocorrncia das precipitaes atmosfricas. 1.2.3 - SISTEMAS DE ESGOTAMENTO. Os esgotos so conduzidos por gravidade, isto , o escoamento feito em princpio naturalmente dos pontos mais altos para os pontos mais baixos seguindo a declividade do terreno, logo, o traado das redes de esgotos deve levar em conta a topografia.

Na concepo do traado da rede de esgotamento sanitrio, devido principalmente as condies topogrficas locais, so definidas bacias de esgotamento sanitrio, isto , so definidas reas onde possvel recolher e conduzir os esgotos por gravidade.

1.2.4 - SISTEMAS DE COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTOS. Os sistemas de coleta e transporte de esgotos podem ser individuais ou coletivos. 1.2.4.1 SISTEMAS INDIVIDUAIS Os sistemas individuais so adotados normalmente para o atendimento unifamiliar e constitudo por uma fossa sptica e um dispositivo de infiltrao no solo.

Para que estes sistemas funcionem satisfatoriamente as habitaes tem que ser esparsas (lotes grandes com elevada percentagem de rea livre), o solo dever apresentar boas condies de infiltrao, e o lenol fretico deve estar em uma profundidade adequada para no haver risco de contaminao por microorganismos transmissores de doenas (microorganismos patognicos).

1.2.4.2 SISTEMAS COLETIVOS Os sistemas coletivos so adotados para o atendimento de uma comunidade e so constitudos de canalizaes que recebem os esgotos para transportar adequadamente ao destino final. O atendimento de uma comunidade, como por exemplo: uma vila ou um loteamento, poder ser feita com uma fossa sptica coletiva que ter tambm a funo de tratamento dos esgotos, desde que exista rea disponvel e que as caractersticas do solo e de nvel de lenol subterrneo permitam a infiltrao dos esgotos sem riscos de contaminao.

Soluo coletiva com tanques spticos

Em reas urbanas, a soluo coletiva mais indicada para a coleta dos esgotos pode ter as seguintes variantes: Sistema unitrio ou combinado e Sistema separador. a) SISTEMA UNITRIO. Este sistema coleta os esgotos juntamente com as guas pluviais e normalmente no utilizado por exigir investimentos iniciais maiores, devidos principalmente ao grande dimetro das canalizaes, bem como tambm por apresentarem alguns inconvenientes: - problemas em regies onde as precipitaes so muito intensas (regies tropicais); - poluio dos corpos receptores porque os sistemas de tratamento no podem ser dimensionados para tratar toda a vazo (vazo dos esgotos e vazo da chuva), logo, uma parcela destes esgotos, em perodos crticos, extravasa para o corpo receptor sem tratamento; - problemas de mau cheiro em certas partes do sistema (bocas de lobo).

b) SISTEMA SEPARADOR O sistema separador tem o objetivo de coletar exclusivamente os esgotos sanitrios e apresentam como grande vantagem o reduzido custo (canalizaes de menor dimetro), o que j justifica o seu emprego, mas alm do custo este sistema apresenta outras vantagens: - o afastamento das guas pluviais em separado pode ser feito atravs da vrios lanamentos ao longo dos cursos de gua, evitando-se o transporte das guas pluviais a longa distncia; - possibilidade de planejamento das obras para a execuo em etapas, de acordo com a sua importncia e as disponibilidades econmicas da comunidade; - reduo da possibilidade de poluio dos cursos de gua (no ocorrer extravaso dos esgotos nos perodos de precipitao intensa); - permite o emprego de vrios materiais para as tubulaes de esgotos (tubos de cermica, tubos de concreto, tubos de PVC, tubos de ferro fundido). Os sistemas normalmente no so totalmente separadores, pois no prprio conceito de esgoto sanitrio j esto includas parcelas de esgoto industrial (admissvel a tratamento juntamente com o esgoto domstico), guas de infiltrao e a contribuio pluvial parasitria (proveniente do encaminhamento acidental ou clandestino das guas pluviais). Em princpio as guas pluviais no deveriam chegar aos coletores de sistemas separadores, mas na prtica isto ocorre devido a defeitos nas instalaes e ligaes clandestinas (lanamento de guas de chuva nos sistemas de esgotos), mas estas ligaes clandestinas devero ser fiscalizadas e controladas porque podero dificultam as operaes dos sistemas.

b.1) SISTEMA SEPARADOR DO TIPO CONVENCIONAL. o sistema normalmente adotado para o esgotamento do esgoto sanitrio de um municpio e pode ser composto das seguintes unidades: - rede coletora (tubulaes, conexes, peas especiais e rgos acessrios / PV-TIL- TL -CP); - estaes elevatrias;

- estaes de tratamento; - disposio final;

Na anlise de alternativas de esgotamento sanitrio normalmente delimitam-se bacias de esgotamento sanitrio que podem ser esgotados por gravidade contribuindo num mesmo ponto do interceptor. As seguintes definies e conceitos so importantes, nos sistemas convencionais: - Ramal predial, coletor predial ou ramais domiciliares: o trecho que leva os esgotos da unidade residencial para a rede pblica de coleta. - Rede coletora: o conjunto de tubulaes destinadas a receber e conduzir os esgotos provenientes dos ramais prediais. A rede coletora constituda de coletores secundrios e coletores troncos ou principais. Os coletores secundrios so os coletores que recebem os despejos diretos dos prdios, ao passo que os coletores principais so os que recebem a contribuio dos coletores secundrios e encaminham estas contribuies para um emissrio ou interceptor. - Interceptores: os interceptores so responsveis pelo transporte dos esgotos gerados nas subbacias, evitando que os mesmos sejam lanados nos corpos de gua.

- Emissrios: os emissrios so interceptores que no recebem contribuies ao longo do percurso e tem a funo de transportar os esgotos at a estao de tratamento de esgotos ou ao seu ponto de lanamento final. - Estao elevatria: so as instalaes (tubulaes, equipamentos e acessrios) destinadas a transportar os esgotos de uma cota mais baixa para uma cota mais alta. - Poos de Visita (PV): so dispositivos destinados a inspeo e limpeza das redes e tradicionalmente so colocados nos trechos iniciais da rede, nas mudanas de direo / material / declividade / dimetro, nas junes de tubulaes e em trechos muito longos. Apresentam um custo muito elevado e por isto sempre que possvel devem ser substitudos por equipamentos adequados para a limpeza das redes coletoras de esgotos (TIL - tubos de inspeo e limpeza, TL - terminais de limpeza, CP - caixas de passagem). Estao de Tratamento de Esgotos (ETE): so as instalaes que tem por objetivo a remoo dos poluentes dos esgotos (reduo de cargas poluidoras) antes do seu lanamento final.

TIL Tubulao de inspeo e limpeza

Corte esquemtico de um TL terminal de limpeza

b.2) SISTEMA SEPARADOR ALTERNATIVO. Como os sistemas convencionais apresentam um alto custo, dificultando ou mesmo impedindo um maior atendimento as populaes, principalmente de baixa renda, outros sistemas coletivos de esgotamento sanitrio foram concebidos nos ltimos anos (Sistema Condominial de Esgotos, Sistema de Pequenos Dimetros por Gravidade, Sistema Pressurizado e Sistema a Vcuo). Os sistemas alternativos devero ter tratamento e a disposio final como etapas indispensveis na sua concepo, e portanto, o tratamento e a disposio final devem ser projetados e implantados juntamente com as demais unidades do sistema. No Brasil, o Sistema Condominial de Esgotos o sistema que tem uma melhor aceitao. O Sistema Condominial de Esgotos tem uma concepo de traado de rede em condomnios, que na realidade so grupos de usurios onde normalmente a unidade de esgotamento a quadra urbana. O ramal condominial (DN = 100 mm) passa pelo interior dos lotes e recebe os esgotos de uma caixa de inspeo individual (0,40 m x 0,40 m) qual esto conectadas as instalaes prediais. Neste caso dever haver um pacto entre os vizinhos possibilitando a passagem dos esgotos pelos lotes, bem como futuras operaes de manuteno do sistema, mas em princpio cada condmino deve assumir a parcela do sistema situado em seu lote. Os ramais condominiais descarregam o esgoto na rede coletora pblica que conduz o esgoto para tratamento, sendo a operao e a manuteno do ramal condominial de responsabilidade do condomnio.

1.2.5 - LOCALIZAO DAS TUBULAES As redes coletoras de esgotos podero ter tubulao simples (tubulao na rua) ou tubulao dupla (tubulao na calada). A tubulao simples localizada no leito carrovel, no seu eixo ou a 1/3 de distncia entre o eixo e o meio fio, quando o eixo estiver ocupado por galeria de guas pluviais. A tubulao dupla pode ser utilizada nas seguintes situaes: - em ruas com largura superior a 15 metros. - em ruas com trfego muito intenso. - em ruas com pavimento de difcil recomposio. - quando existirem galerias pluviais, adutoras ou outras tubulaes que dificultem ou impeam as ligaes domiciliares.

Вам также может понравиться