Вы находитесь на странице: 1из 5

MILE DURKHEIM (1858 1917)1 (a) Vida e obras

Nasceu no interior da Frana e formou-se em 1882, com 24 anos. 1987 1902: lecionou pedagogia e cincias sociais em Bordeaux. Publicou vrias obras clssicas nesse perodo: Elementos de Sociologia (1889), A Diviso do Trabalho Social (1893), As Regras do Mtodo Sociolgico (1895), A Proibio do Incesto e Suas Origens (1896), O Suicdio (1897), A Sociologia na Frana no Sculo XIX (1900) e Algumas Formas Primitivas de Classificao, com Marcel Mauss (1902). 1910: Durkheim transforma sua ctedra na Sorbonne (Universidade de Paris) em cadeira de sociologia, institucionalizando a sociologia como disciplina acadmica. 1912: publica sua obra mais significativa, As Formas Elementares da Vida Religiosa [8 na lista dos 10 livros mais importantes do Sculo XX feita pela Folha de So Paulo em 1999 ou incio de 2000]. Depois de sua morte, em 1917, foram publicadas inmeras obras inditas.

(b) O papel da obra de Durkheim


Foi uma espcie de criador da sociologia acadmica e de um mtodo particular de estudar sociologia que influenciou a sociologia americana e europia durante todo o Sculo XX o chamado funcionalismo e seus desdobramentos (ver frente). Sua obra versa sobre a transio rural/urbano e os dilemas criados no Sculo XIX (conseqncias das revolues Francesa e Industrial, bem como das revoltas operrias, etc.). Trata ainda dos problemas especficos da Frana (derrota na Guerra Franco-Prussiana de 1870, Comuna de Paris de 1871, Caso Dreyfuss dos anos 1890 e, mais no fim da vida, a Frana na 1 GG). Autores que o influenciaram: Saint-Simon (socialista utpico), Comte (positivista), Kant (racionalismo/idealismo/liberalismo), Herbert Spencer (modelos biolgicos nas cincias sociais), Alfred Spinas (problema da conscincia coletiva), Wilhelm Wundt (antropologia, estudo das religies e culturas antigas) e socialismo de elite (no revolucionrio). Autores que combatia radicalmente: utilitarismo ingls (Bentham, Stuart Mill). De forma marginal, o socialismo revolucionrio (Marx, etc.). Influenciou toda a elite francesa e parte da elite europia da poca. Questes principais: O que se passava na Frana e na Europa? Por que os sintomas de desagregao social num momento de progresso evidente? Como reconstruir no novo tempo a coeso social perdida? Como manter a ordem e o progresso (idia fundamental do positivismo comteano)? Como fazer nascer uma moral coletiva na sociedade industrial de mudanas velozes? Responder a isso o papel da sociologia. [No pouca coisa, como se pode perceber].

(c) O objeto da sociologia


1

Todos os textos entre colchetes [...] so opinies ou comentrios do professor e no do autor.

Sociologia cincia das instituies, ou seja, do que foi criado e institudo pela sociedade/coletividade. Ou seja, tudo o que fazemos que no meramente individual, exterior aos indivduos, social trabalho, religio, educao, suicdio, casamento, lngua, cultura, etc. So os fatos sociais, como ele os denominou. Os fatos sociais s podem ser explicados pelos efeitos coletivos, pois sociedade no mera soma de indivduos, sntese maior do que a soma, um todo ( o mais poderoso feixe de foras fsicas e morais cujo resultado a natureza nos oferece). Os fatos sociais so as representaes coletivas (como a sociedade se v e v o mundo ao redor). As representaes coletivas so associaes no espao (geografia) e no tempo (histria). Os fatos sociais so de dois tipos: a) Maneiras de agir (mutveis, como a dinmica social de Comte): correntes de opinio ou ideologias, movimentos sociais, casamentos, suicdios, crimes, etc. b) Maneiras de ser (cristalizadas/pouco mutveis, como a esttica social de Comte): regras morais, dogmas religiosos, linguagem/escrita, regras jurdicas, sistemas financeiros/moedas, habitao, vesturio, etc. O importante que tudo imperativo moral (idia do pensador alemo I. Kant) da sociedade sobre os indivduos, coao externa que arrasta a todos. So apreendidas num processo educativo e coercitivo (exemplos: horrios, costumes, profisses, etc.). Esses valores existem independente de nossa vontade e remar contra a mar trs punies (humilhao pblica, perseguio moral e at priso). S d para combater esses valores coletivamente e, mesmo assim, poucas mudanas ocorrem.

(d) A dualidade dos fatos morais


Regras coercitivas aparecem como coisas agradveis, pois vemos a sociedade e o coletivo como coisa protetora. So deveres que nos levam para fora de ns mesmos. uma dualidade: sagrada (inviolvel) e agradvel (amada, respeitada). Sem grandes contradies. Todos aderem, pois sociedade um ente superior e mais perfeito do que os indivduos isolados. Frase de Durkheim: No poderamos pretender sair da sociedade sem querermos deixar de ser homens. Os ideais/valores, porm, devem ser regularmente revificados (ou seja, cultuados, estimulados, festejados, etc.). Exemplos: datas histricas, festas religiosas, festas populares, etc. [Por exemplo, os mitos e valores brasileiros, como semana santa, carnaval, futebol, etc.].

(e) O mtodo da sociologia


Para estudar tudo isso preciso um mtodo especfico. Estritamente sociolgico, mas semelhante ao das cincias naturais [Como no positivismo comteano, mas menos radical?] e que entenda a funo das partes no todo social. Visa leis cientficas e regras de ao para o futuro.

Estuda aspectos exteriores dos fatos sociais (geografia, poltica, demografia, povos vizinhos, etc.) em primeiro lugar. Trata os fatos sociais como coisas (objetos), que vo sendo analisadas de fora para dentro com base em observaes, dados sistematizados, etc. explicando o funcionamento social. Os perigos so as prenoes ou preconceitos as paixes ideolgicas que nos cegam. Por isso, duvidar de tudo sempre dvida metdica, como Descartes. O problema atualmente (poca dele e hoje tambm) que no sabemos quase nada sobre a maioria dos fatos sociais mais relevantes. [Ento tudo opinio. Opinio organizada/cientfica, mas opinio, no mesmo?].

(f) Coeso, solidariedade e conscincia


Por que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregao social? Resposta geral: solidariedade (social), diviso do trabalho (social) e conscincia (social). Quer dizer, fora do social/coletivo no somos nada. Existem dois tipos de conscincia: a) Individual/pessoal (fcil de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: a dos grupos que fazemos parte (religio, famlia, escolas/universidades, tradies nacionais/regionais/locais, profisses, partidos, organizaes sociais diversas, etc.). Educao para construir conscincia social, superar a si mesmo (Durkheim). algo moralizador e no apenas para ensinar coisas tcnicas para o trabalho. [Viram? Numa viso durkheimiana, vocs no precisam se preocupar tanto com trabalho, coisas especficas da sua rea de estudo, etc., mas refletir sobre que tipo de cidado vocs esto se tornando]. Quanto maior a conscincia social maior a coeso da sociedade. E isso a coisa mais importante para uma sociedade, seja ela qual for. Quanto menos individualismo, maior o igualitarismo social, ainda que haja diferenas materiais. De forma plena isso impossvel, pois sempre haver divergncias, crimes, etc. A entra a solidariedade. A diviso do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profisso/tarefa social) crescente no mundo contemporneo. Isso faz com que conscincia individual prevalea sobre a conscincia social. Da a impresso de desagregao e confuso social. Mas, por outro lado, cria uma grande interdependncia entre os homens as partes individuais. Ningum vive sem o outro, so dessemelhantes que se completam formando o todo social ou coletivo. Homem e mulher, por exemplo, so desiguais que se complementam. Se acabarmos com as diferenas, inclusive no trabalho, acabar tambm a famlia e as relaes (sentimentais, sexuais) se tornaro eventuais. [Acertou em cheio, no?] A diviso do trabalho social ocorre em todas as reas, criando esta interdependncia e solidariedade, que pode ser de dois tipos: a) Mecnica: indivduo segue o coletivo por no ter outra sada. Coisa das sociedades mais antigas. Exemplo: obedincia a um rei ou dspota. Muito antigamente, hordas. Depois, cls. Progressivamente, isso vai mudando ao longo da histria com a diviso do trabalho social, urbanizao, economia industrial, etc. Surge, ento, o segundo tipo de solidariedade. b) Orgnica: indivduos com mais liberdade, mas tambm mais coesos socialmente pela diviso do trabalho social. Maior densidade moral e no apenas seguir regras impostas. O futuro ser de uma sociedade baseada nas profisses, mas solidria e coesa. E a poltica, igualmente, deve ser baseada no

corporativismo. [As propostas corporativas que tivemos no Sculo XX foram horrveis: nazismo, fascismo e, num certo aspecto, o socialismo do Leste Europeu. Durkheim no acertou muito nisso].

(g) Sociedade e indivduo: o caso do suicdio


Por que os seres humanos suicidam? [este estudo virou um clssico da sociologia] Respostas tradicionais: patologias diversas, etc. Resposta de Durkheim: no doena, mas um fato social como outro qualquer (casar, roubar, trabalhar, etc.) e, portanto, a sociologia pode e deve tentar explic-lo. Mtodo para estudar: definio do que , criar tipologia dos suicdios e fazer observaes/controles estatsticos. [Durkheim fez isso usando dados disponveis de pases europeus]. Concluiu que so basicamente de trs tipos: a) Egosta: desamparo moral, melancolia e depresso, mas sempre tendo na origem causas sociais; b) Altrusta: velhos e vivas querendo evitar trabalho a outros, militares por motivos de honra (japoneses na 2 GG, por exemplo), etc., mas igualmente tendo causas sociais; c) Anmico: fruto da desagregao social e perda de referncias morais nas sociedades contemporneas pessoas que se sentem fora do coletivo. O primeiro sempre existiu, mas mais comum em pocas de baixa socializao e ego descomedido mundo atual ainda tem muitos casos desse tipo. O segundo ainda existe atualmente, como o caso dos que morrem em nome de uma religio ou causa poltica a turma do Bin Laden e o atentado do WTC, por exemplo. O terceiro, porm, a marca registrada do mundo contemporneo: normas ausentes, valores morais em declnio, etc. lanam o indivduo num vcuo moral e a acontece o suicdio. Quer dizer, sociedade em estado de anomia (valores morais, regras/normas e costumes em declnio) faz aumentar o nmero de suicdios e a criminalidade em geral. Quanto mais velozes as mudanas tecnolgicas, maior a anomia. [A globalizao, ento, uma mquina de produzir anomia? Vamos estudar isso depois].

(h) Moralidade e anomia


Mas o que anomia uma das principais idias de Durkheim exatamente? A Frana estava mergulhada na crise durante o Sculo XIX: Napoleo, volta da monarquia, Revoluo de 1848, golpe/ditadura nos anos 1850, derrota na guerra com Alemanha em 1870, Comuna de Paris (revoluo anarquista/socialista) de 1871, etc. Nesse contexto, valores antigos foram sumindo e novos valores no apareceram. Anomia isso: falta de valores morais como referncia, solidariedade social em baixa, desagregao social, etc. Ningum segue as leis e as regras sociais. Ningum respeita valores morais e tradies. Ganncia das elites econmicas. Poltica baseada na lei do mais forte. Sociedade entra em estado de guerra crnico movimentos polticos radicais, criminalidade em alta, corrupo geral, famlias se despedaando, etc. Enfim, uma certa anarquia. [No lembra um pouco o mundo atual e, principalmente, o Brasil contemporneo?].

Como resolver isso? Solidariedade e coeso a partir das profisses: corporativismo. Isso pode substituir religies em declnio e outros valores do passado. O problema que cada categoria tem sua moral/tica, mas falta uma moral que unifique todas as profisses. No pode ser uma moral do sucesso, pois isso gera disputas e mais anomia. Socialismo no lugar do capitalismo tambm no resolve, pois o problema no somente distribuir melhor os bens materiais. principalmente uma nova moral coletiva que s o corporativismo poltico pode produzir, pois mostra ao povo o seu papel na sociedade e faz com que todos aceitem as desigualdades sociais como coisa natural que sempre foram desigualdades naturais de inteligncia, dons de nascena, sensibilidade artstica, variedade fsica (ser mais belo, mais fraco, baixo, etc.). S essa nova moral corporativa e coletiva pode evitar a anomia e garantir ordem e progresso. [Hum! Pfiu! o lado conservador do autor no plano da poltica].

(i) Sociologia do conhecimento e religio


Empiricismo (modo ingls de estudar as coisas): pobre cientificamente, pois parte s da percepo dos indivduos sobre os objetos. Apriorismo (de Kant, pensador alemo): pobre tambm, pois acha que os seres humanos tm idias inatas (de nascena). Conhecimento histrico e social. Origem de tudo: religies (primeiras representaes coletivas). As crenas e ritos esto na origem das sociedades primitivas. O passo seguinte filosofia, conceitos, categorias e cincias mais antigas teve as religies como base. Depois uma evoluo histrica at chegarmos no predomnio da razo e nas cincias modernas ou seja, tudo parte da evoluo social da humanidade. E com isso a civilizao que podemos contar para resolver os problemas cada vez mais complexos que vo surgindo nas sociedades contemporneas. Citao fundamental: A humanidade foi abandonada sobre a Terra s suas nicas foras e no pode seno contar consigo mesma para dirigir seus destinos. [Lembra muito a idia de religio da humanidade de Comte].

Вам также может понравиться