Вы находитесь на странице: 1из 2

Aula 3 Equipamentos mdico-hospitalares a) Quais as principais funes destes? b) Quais os principais parmetros fisiolgicos a serem observados/medidos?

Antes de iniciar a discusso a respeito dos temas acima descritos de extrema importncia entender os passos, processos e mtodos na conduo de um caso clnico. Como se inicia um caso clnico? Qual a primeira preocupao de um profissional de sade frente a um caso novo? O que uma hiptese diagnstica? Que tipo de exames devemos solicitar? O que vem a ser um diagnstico? O que vem a ser um tratamento? Qual a durao de um tratamento? O que vem a ser uma alta mdica? Nessa aula tentaremos responder a essas questes para entendermos o esqueleto da histria clnica conduzida por um mdico ou qualquer outro profissional da sade. Essa histria sempre se inicia com alguma queixa de um indivduo. A partir desse momento esse indivduo se torna um paciente. Podemos afirmar que todos os pacientes que esto em um hospital, sem exceo, possuem cada um uma histria com o mesmo esqueleto clnico, mudando apenas o contedo clnico. O que um Hospital? Hospital um local de muitas histrias, histrias clnicas. No devemos esquecer que histrias clnicas so histrias de vida, em outras palavras. Caso clnico: Inicia-se com um indivduo apresentando uma queixa, um sintoma: dores, desconfortos, sensaes anormais etc..., e procura um auxlio nos hospitais. Primeira consulta de um mdico: Histria e exame fsico: Histria : O que est sentindo, qual a sua profisso, idade?, histria pregressa? Doenas no passado e atuais? etc... Exame fsico: PA, Peso, auscultas, palpaes etc... Hiptese diagnstica: Frente sintomatologia, histria e exame fsico quais so as possibilidades diagnsticas? Por exemplo: se estiver com tosse, pode ser asma, pneumonia, tuberculose etc... Diagnstico: Consiste no trabalho de investigao do mdico em determinar a real causa dos sintomas ou desconforto do paciente. Um dos objetivos mais importantes de uma consulta clnica a realizao de um diagnstico correto. Exames complementares: Para a conduo da investigao diagnstica o mdico lana mo de exames complementares. Esses exames fornecero informaes que podero reforar uma hiptese diagnstica ou no. Exemplo: paciente apresenta tosse, e febre vespertino, h 30 dias, Foi realizado um tratamento como pneumonia mas no obteve melhora. Hiptese: TB. Nesse caso podemos solicitar um exame de escarro. Exemplos de exames complementares: qualquer exame de imagem, exames laboratoriais, etc...

Tratamento: Aps a correto diagnstico da doena, devemos tratar o paciente. O tratamento poder ser clnico: farmacolgico, no farmacolgico, ou cirrgico. H um tratamento paliativo em que no se pretende a cura mas procura-se a melhoria da qualidade de vida. A durao depender do tipo da patologia apresentada pelo caso clnico. Se o tratamento for clnico o paciente dever ter consultas de retorno mdico com uma certa freqncia e realizaes de exames complementares de acompanhamento clnico. Nesses casos no ocorrem as internaes. J em tratamentos cirrgicos sempre h um perodo de internao, no pr e ps cirrgico. O local de internao dentro de um hospital a enfermaria. Em alguns casos, devido a gravidade do estado de sade, o paciente deve ser internado na UTI. Esse setor o local onde se realiza os procedimentos e monitorizaes para a manuteno da vida. Alta hospitalar: Esse evento ocorre aps um tratamento temporrio e pela constatao da viabilidade de uma vida residencial. Para obter alta necessrio que os parmetros clnicos bsicos estejam dentro da normalidade: afebril, sem sintomas, exames laboratoriais normais etc... As diferenas entre as vrias histrias clnicas so os diferentes atores: pacientes, profissionais da sade, e os diferentes mtodos diagnsticos e teraputicos que foram solicitados para cada caso. Ao estudarmos um equipamento mdico-hospitalar ou qualquer mtodo diagnstico ou teraputico, a sua compreeno facilitada se imaginarmos os possveis usos atrelados a um caso clnico. Hospital e seus setores: O hospital apresenta vrios setores cujas funes esto voltadas para a contextualizao de uma ou mais etapas da histria clnica. Do ponto de vista didtico e simples podemos citar os seguintes setores. Pronto socorro Enfermaria Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Radiologia Laboratrio de anlises clnicas Centro cirrgico Hotelaria e Infraestrutura Monografia individual e seminrios: Para cada setor, descrever as funes, listar as especialidades, os profissionais atuantes, equipamentos disponveis em cada setor e tamanho relativo dentro do hospital.

Вам также может понравиться