Вы находитесь на странице: 1из 5

MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTGIO I

EDUCAO AMBIENTAL Yasmine Silveira Pacheco Professora Orientadora: Deliane de Sousa Pereira Vieira Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Licenciatura em Cincias Biolgicas (BID3041) Estgio I 26/10/2011 1 INTRODUO

A instituio escolar o local onde o aluno dar continuidade ao seu processo de socializao. Atitudes ambientais devem ser aprendidas na pratica, na rotina da vida escolar, contribuindo para a formao de cidados responsveis.

Por isso, a importncia de se aplicar a educao ambiental no mbito escolar de forma sistemtica, e debater sobre que forma est sendo contextualizada como tema transversal em todas as disciplinas do currculo, para que possa dessa forma ajudar o aluno a perceber a relao que ele tem que ter dos fatos, e o integralizar no mundo em que vive.

Podemos dizer que a Educao Ambiental um processo coletivo, no qual o educador assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnstico dos problemas ambientais e busca de solues, sendo preparado como agente transformador, atravs do desenvolvimento de habilidades e formao de opinies e atitudes, atravs de uma conduta tica, condizentes ao exerccio da cidadania.

No contexto da prtica pedaggica e curricular, o principal objetivo mostrar que a educao ambiental pode ser englobada em qualquer disciplina, pois alm de ser um assunto de fcil desenvolvimento, uma problemtica atual, e deve ser apresentadocom o intuito de ajudar os alunos a construrem uma conscincia das questes relacionadas ao meio para que possam assumir posies afinadas com os valores referentes sua proteo e melhoria. Para isso importante que possam atribuir significado quilo que aprendem sobre a questo ambiental, para torna-los assim cidados mais conscientes e conservadores.

Levando em considerao a importncia deste tema, outro objetivo oferecer formas atrativas para que os alunos entendam os fenmenos da natureza, as aes humanas e suas consequncias para ns mesmos, para outras espcies, e o prprio ambiente.

O estgio foi realizado na Escola de Educao Bsica Engenheiro lvaro Cato, em Vila Nova Alvorada, Imbituba SC, unidade que atende alunos da 1 srie do ensino fundamental a 3 srie do ensino mdio. Foi feita uma visita para conhecimento do local, nas salas de aula, ptio, administrao, local onde os alunos fazem o lanche, e exercem atividades fsicas, enfim, em toda a unidade. Aps isso, a interveno foi feita de forma observadora, em uma sala de aula especfica, podendo conhecer a rotina dos alunos. Finalizada a observao, foram feitas pesquisas bibliogrficas para realizar um questionrio a quatro professores, dois dos anos finais do ensino fundamental, e dois dos anos finais do Ensino mdio. Esse questionrio voltado para a forma como a educao ambiental aprofundada no ambiente escolar ou at mesmo na sala de aula.

2 EDUCAO AMBIENTAL
A Educao Ambiental a adoo de procedimentos e atitudes fundamentadas no conhecimento de conceitos e fatos da natureza, objetivando uma melhor qualidade de vida, em harmonia com os componentes do meio ambiente. um processo de aprendizagem relacionado interao do ser humano com o ambiente natural. (GRISI, 2000, p.68).

Segundo Edna Sueli Pontalti (2005), a Educao Ambiental um processo coletivo, no qual o educador assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnstico dos problemas ambientais e busca de solues, sendo preparado como agente transformador, atravs do desenvolvimento de habilidades e formao de opinies e atitudes, atravs de uma conduta tica, condizentes ao exerccio da cidadania.

Wagner Francisco (Equipe Brasil Escola) define em seu artigo A Educao Ambiental em sala de aula: a Educao Ambiental um processo que objetiva a formao de uma populao mundialmente preocupada e consciente com o ambiente em que vive e com os problemas que dizem respeito a este ambiente, e que seja provido de

conhecimentos e competncias para lidar com os problemas j existentes e impedir que estes voltem a ocorrer. Desenvolver um esprito de solidariedade e coletividade na busca de solues.

Conforme Taciana Neto Lemos (2006) se for avaliar a qualidade da educao ambiental nas escolas, provavelmente iria se identificar que muitas das praticas desenvolvidas no esto condizentes com os princpios de uma educao Ambiental crtica.

Muitas unidades de ensino atualmente j tm em sua pratica curricular o tema educao ambiental, at mesmo projetos em que utiliza esse assunto como tema principal, mas o que se deve analisar no s a implementao dessa disciplina ou desse tema transversal nas disciplinas, mas o que abordam sobre isso, o enfoque do assunto e seus agregados. Analisar de que forma esto sendo tratados esses problemas ambientais. Porque no cotidiano escolar, a prtica de Educao Ambiental o espao que se pode ter para a produo de novos saberes, fazeres, imaginao, sentidos e significados.

A formao de valores sustentveis no depende s da escola, mas de um conjunto de aes sociais, polticas, econmicas e ambientais em direo a uma sociedade mais justa, econmica e ecologicamente sustentvel. A educao ambiental no questiona apenas a degradao ambiental, mas a degradao social, avaliando quais so suas verdadeiras causas.

Para superar a fragmentao do conhecimento que na cincia e na escola recebeu o nome de diviso disciplinar, surge a abordagem interdisciplinar defendida no s na educao ambiental, mas tambm por aqueles que se propem a uma integrao dos saberes na educao, de um modo geral.
A abordagem interdisciplinar da educao ambiental dificilmente se efetiva nas aes pedaggicas do espao escolar, haja vista que para a sua realizao, alm de suscitar uma descentralizao do poder, a escola tem que ter autonomia, o que extremamente complicado, pois essas unidades esto sempre submetidas s polticas pblicas das esferas a que pertencem, apesar da existncia de inmeros projetos e tentativas de aes pedaggicas interdisciplinares. (Martha Tristo, 2004)

Para obterem-se esses dados, foram selecionados quatro professores, dois do Ensino Fundamental e dois do Ensino Mdio para serem entrevistados. As entrevistas ocorreram num perodo de trs semanas, respeitando a disponibilidade dos mesmos.

A entrevista consistia de 09 perguntas que abrangem a Educao Ambiental como tema transversal, na pratica pedaggica, em sala de aula, na escola ou at mesmo na comunidade.

Aps a concluso da entrevista foi possvel compilar os dados e ter uma ideia de como esse assunto abordado nas escolas e na vida social das pessoas. Viu-se que a vontade e o interesse dos professores de poder incluir esse tema em suas aulas so mtuos quanto a isso. E tendo a Educao Ambiental como tema transversal, procuram desenvolve-lo sempre que pode, da maneira mais natural e concisa possvel. Principalmente os professores do ensino fundamental, pois sabem que como responsveis por ensinar crianas ainda em fase de formao de opinies, tem uma grande misso em tratar desse assunto, afinal, principalmente na fase inicial da vida que adquirimos hbitos e costumes. E j que a inteno da Educao Ambiental tornar pessoas mais conscientes, o mais correto faz-lo o mais cedo possvel. Porm, nunca tarde para aprender e mudar os hbitos para melhor, por isso os professores do ensino mdio tambm falam da Educao Ambiental sempre que possvel.

3 CONCLUSO Esse trabalho com os professores da instituio concedente, juntamente de pesquisas bibliogrficas, leva a concluir que esses educadores sabem da importncia de trabalhar a Educao Ambiental, embora ainda haja dificuldade de explorar esse assunto em sala de aula. Foi possvel verificar o interesse dos professores frente s necessidades de inserir em seus contedos programticos questes ligadas ao meio ambiente.

Seria interessante tambm, questionar e coletar informaes dos alunos sobre o que eles entendem sobre Educao Ambiental, quais os interesses nessa rea, ideias e opinies de como eles gostariam de trabalhar esse assunto. Saber se eles acham importante essa problemtica. Descobrir se os conhecimentos por eles adquiridos est

sendo suficiente, se est transformando algo em suas vidas, e com isso esto tendo atitudes mais conscientes e ecolgicas. Enfim, se lhes preocupa o ambiente onde vivem, j que esse tema ainda relativamente novo no mbito escolar. Deveria ser explicado de uma maneira mais interessante e realista, de forma prtica, expositora, para que fique visual a importncia desse assunto a eles. Conforme cita uma professora, as aulas ficam mais atrativas partindo do que o aluno vivencia, uso muito o que eles j sabem. [...] Textos e aulas com vdeo, filmes. importante destacar que o aprendizado ocorre de forma mais significativa quando vivenciado.

E para isso, todos os meios utilizados para ensinar valem a pena. O mais comum utilizarem de tecnologias para melhor explorar os contedos relacionados ao tema da Educao Ambiental, como internet, filmes, documentrios, entre outros, pois reconhecem que o aluno absorve com mais facilidade e sentem-se mais livre para construir seu conhecimento.

REFERNCIAS

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. A Educao Ambiental na sala de aula. Equipe Brasil escola. Disponvel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aeducacao-ambiental-na-sala-aula.htm>. Acesso em: 11/10/2011. GUIMARES, Mauro; LEME, Taciana Melo. Caminhos da Educao Ambiental. 4 ed. So Paulo: Coleo Papirus, 2006. LOUREIRO, C. F. B. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e prticas em educao ambiental na escola. Disponvel em: <http://formacao.iat.educacao.ba.gov.br/sites/defa ult/files/Educacao%20Ambiental%20Critica%20contribuicoes%20e%20desafios.pdf>. Braslia, 2007. Acesso em: 16/10/2011. MACEDO, Renato Luiz Grisi. Percepo e Conscientizao Ambiental. Lavras/MG: Editora UFLA/FAEPE, 2000. PONTALTI, Edna Sueli. Projeto de Educao Ambiental Parque Cinturo Verde de Cianorte. Disponvel em: <http://www.apromac.org.br/ea005.htm>. Cianorte, 2005. Acesso em: 21/10/2011. REIGOTA, Marcos. O que Educao Ambiental. 2 ed. So Paulo: Editora Brasiliense, 2009.

Вам также может понравиться