Вы находитесь на странице: 1из 3

3.1. A dimenso tico-poltica 3.1.3.

A necessidade de fundamentao da moral anlise comparativa de duas perspectivas filosficas

tica Formal
Immanuel Kant
Escreve a Fundamentao da Metafsica dos Costumes Conclui que a moralidade tem de ser fundamentada na boa vontade. vontade que age por dever

Distino:
Aco conforme ao dever Aco por dever

Legalidade

Moralidade

Aco que cumpre a lei, mas porque persegue um interesse particular, uma inclinao, um sentimento ou desejo.

Aco que no persegue nenhum interesse particular. Aco motivada pelo puro respeito lei moral, independentemente das consequncias e resultados da aco.

Heteronomia

Autonomia

S estas so aces morais O valor moral da aco no reside na finalidade ou propsito a atingir, mas na representao da lei em si mesma, no querer que a origina.

Filosofia 10 Ano
Prof. Carla Oliveira

3.1. A dimenso tico-poltica 3.1.3. A necessidade de fundamentao da moral anlise comparativa de duas perspectivas filosficas

A vontade humana no uma vontade santa. autodetermina-se (porque a vontade livre e autnoma) a agir por imperativos que ordenam. so princpios, frmulas ou leis que expressam a noo de dever ser nesta, o querer coincide sempre com o dever.

vontade faculdade do esprito humano capaz de contrariar a fora dos desejos e inclinaes sensveis e de determinar a aco de acordo com o imperativo moral.

Distino:
Imperativo Hipottico Imperativo Categrico

aco como meio para conseguir um fim condicional - depende de circunstncias da experincia particular contingente regem as aces conformes ao dever legalidade Tpico das ticas materiais Moral Heternoma

respeito pela representao da lei em si mesma incondicional lei a priori universal necessria regem as aces por dever moralidade ticas formal lei da moralidade princpio apodctico (vale por si mesmo) Moral Autnoma

S estes princpios so, para Kant, leis da moralidade, porque tm um carcter exclusivamente formal, no contm nenhum contedo emprico, so universais e incondicionais, vlidos para todos os homens em todas as circunstncias.

O imperativo categrico a lei suprema da moralidade


Filosofia 10 Ano
Prof. Carla Oliveira

3.1. A dimenso tico-poltica 3.1.3. A necessidade de fundamentao da moral anlise comparativa de duas perspectivas filosficas

Formulaes do imperativo categrico

Actua de tal modo que trates a humanidade, na tua pessoa e na dos outros, sempre como um fim em si, e nunca como um meio. Princpio do Respeito pelo homem Nunca tratar os outros como meio, mas unicamente como um fim. A pessoa humana respeitada como um valor absoluto.

Actua sempre de tal modo que tu possas considerar-te simultaneamente como legislador e sbdito na repblica dos homens livres. Princpio da Autonomia da vontade: sou livre e, portanto, devo determinar a minha aco por uma conscincia responsvel e no por presso externa minha conscincia. A pessoa humana apenas submetida a uma lei que ela prpria enuncia e decreta.

Age segundo uma mxima tal que possas querer ao mesmo tempo que a tua vontade se torne numa lei universal. Princpio da Universalidade Um acto ser um acto moral quando a sua inteno puder ser generalizada a todos os homens.

Filosofia 10 Ano
Prof. Carla Oliveira

Вам также может понравиться