Вы находитесь на странице: 1из 13

OFICINAS PEDAGGICAS DE BLOGS NA EDUCAO FSICA: um relato de experincia

RESUMO O presente artigo se configura no apenas como um relato de experincia, mas como uma reflexo possibilitada por meio da oficina Incorporao de blogs como ferramenta pedaggica para a Educao Fsica, ministrada para acadmicos de Educao Fsica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com esse relato buscamos colaborar com a sensibilizao para a importncia de se instituir um dilogo entre Educao Fsica e cultura digital, partindo de uma perspectiva social, crtica e colaborativa dos meios. Palavras chaves: Mdia-Educao. Cultura Digital. Blogs ABSTRACT This article configures itself not only as an account of the experience, but as a reflection made possible through workshop Embedding blogs as a pedagogical tool for Physical Education, taught physical education for scholars from the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the Federal University of Sergipe (UFS). With this report we collaborate with awareness of the importance of establishing a dialogue between the field of Physical Education and digital culture, starting from a social perspective, critical and collaborative media. Keywords: Media-Education. Digital Culture. Blogs

INTRODUO A presena ativa das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) no cotidiano trouxe tona novas questes sobre a relao das mdias com a Educao Fsica. Entre elas pode-se destacar a necessidade de formar uma audincia crtica e capaz de interagir com e como produtores das mensagens de forma coerente; de negociar significados, e, mais recentemente, atuar de forma proativa nos chamados meios colaborativos, veculos que permitem desde a efetiva criao de contedos at a pluralizao, e pulverizao, de ideias e pensamentos. Imersos nessa nova cultura miditica, para os nativos digitais (PRENSKY, 2001)
1

esses

meios so mais do que simples ferramentas, so espaos de socializao que fazem parte de suas vidas.
O Termo nativos digitais um termo de autoria do escritor Marc Presnky utilizado para designar as primeiras geraes que cresceram cercados pelas tecnologias digitais. Aos que no nasceram sob a gide das tecnologias digitais, o autor denomina Imigrantes Digitais, pessoas capazes de se adaptarem ao ambiente, mas, mantendo um certo sotaque, ou seja, desnaturalizado. Tal sotaque pode ser percebido de no uso das mdias digitais, uso que para os nativos flui naturalmente enquanto para os imigrantes a utilizao ser sempre mais difcil, artificial.
1

Ao afirmar que o meio (canal) pelo qual a comunicao se estabelece, seja ela oral, imagtica ou escrita, alm de difundir, determina o prprio contedo da comunicao, Marshall McLuhan (2006) demonstrou, tambm, a cultura digital caracterstica do sculo XXI e vivida atualmente por uma gerao que se intercomunica incessantemente, tecendo uma rede de conexes, virtuais e reais, que no apenas faz parte do dia-a-dia, mas que os integra, como extenses do homem. E nesse contexto, no qual a Educao Fsica no pode mais ser deixada (ou deixar-se) de fora, Pires (2007) alerta que,
[...] a cultura miditica est intrinsecamente ligada ao cotidiano das infncias e juventudes, portanto satanizar os meios soa anacrnico para os nossos alunos, alm de expressar certo rano saudosista e conservador. (PIRES, 2007, p. 86)

E sinaliza:
[...] para proporcionar a apropriao ativa, crtica e criativa, tanto dos instrumentos quanto dos conceitos ligados mdia, a melhor soluo pedaggica parece ser a produo de mdia na escola. (PIRES, 2007, p. 87)

Assim, os novos acessos, bem como as novas linguagens surgidas juntamente com as ferramentas colaborativas que pululam diariamente na web, apontam para uma nova postura do professor de Educao Fsica na chamada era digital. O foco, que antigamente se concentrava nos fundamentos tcnicos e da prtica do jogo, que h anos constituem a centralidade do nosso aprender (na formao acadmica) e do nosso ensinar (na escola) (PIRES, 2007, p. 86), hoje se deslocou para um conhecimento mais amplo que envolve conhecer a cultura digital para assim reconhecer como so tematizados os contedos que abarcam as prticas corporais e os esportes nesse novo espao de socializao, refletindo, assim, sobre o papel formador que a Educao Fsica abona em seus mtodos atuais. Nesse cenrio no qual a onipresena das mdias digitais, por um lado, facilita e incentiva a participao na elaborao, veiculao e no acesso s informaes, por outro dificulta a orientao, o discernimento e a credibilidade em meio a tantos pontos-de-vista, relatamos nossa experincia de produo miditica ocorrida por meio da oficina A incorporao de blogs como ferramenta pedaggica na Educao Fsica que se props como oportunidade de os futuros professores, ou seja, acadmicos do curso, conhecerem e se apropriarem de linguagens e formatos utilizados nos blogs, a fim de que esse meio digital passe a ser usado como ferramenta educativa, crtica e pedaggica aproximando as perspectivas entre cultura digital e Educao Fsica escolar.

No campo terico, buscamos referncias nos estudos em Mdia-educao de Rivoltella (2009; 2010) e Fantin (2010); nos estudos e experincias didtico-pedaggicas com mdias realizadas no campo da Educao Fsica, de Pires (2007) e nos Estudos Culturais com Martin-Barbero (1998; 2000). Assim, acredita-se que essa reflexo possibilitar traar questionamentos sobre como futuros professores de Educao Fsica refletem, discutem e tematizam as TICs em suas possveis atividades escolares, relacionado-as com a (provvel) carga educativa, formativa e social que essa prtica pode ocasionar.

MDIA-EDUCAO (FSICA) E CULTURA DIGITAL

Preocupado em estar cada vez mais presente no contexto no qual esto arraigados os alunos, o contexto miditico, um professor de Educao Fsica prope a anlise de notcias sobre a Copa do Mundo em jornais e revistas. Como esto posicionadas as matrias? Quais as palavras que compem ttulos e linha fina? Qual o tamanho das fotos? Em outra situao, o professor, com o intuito de usar as chamadas novas mdias, sugere que os alunos construam um blog com as brincadeiras de infncia apresentadas nas aulas, no qual deve constar, alm de posts regulares, comentrios, fotos e at vdeos do You Tube. Os exemplos acima demonstram um cenrio no qual os professores, atentos ao consumo das mdias por seus alunos, lanam mo de diversos recursos miditicos em suas prticas pedaggicas. E nesse contexto no qual a popularizao da internet e das chamadas novas mdias (j nem to novas assim) cada vez mais evidente, assim como a oportunidade de (re)produzir contedos cada vez mais acessvel, a necessidade de discutir as mdias e seus usos tornou-se imprescindvel de ser tematizado nas aulas. Com essa emergncia, algumas iniciativas j podem ser observadas nas escolas. Aparelhos de DVD, cmeras filmadoras, computadores com acesso a Internet e todo o tipo de parafernlias digitais podem ser encontradas nos espaos da educao formal, seja devido ao incentivo de programas governamentais como o Programa Nacional de Informtica na Educao (ProInfo)2, que prope a instalao de laboratrios de informtica incentivando o uso pedaggico das tecnologias da informao e comunicao em escolas pblicas do ensino

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=823

bsico em todo o pas; do projeto Um Computador por Aluno (UCA)3, que pretende disponibilizar um computador porttil (laptop) para cada estudante e professor de educao bsica em escolas pblicas, ou da tentativa do professor em encaixar o contedo das aulas e se encaixar no cotidiano dos alunos. Contudo, a dificuldade que outrora era de acesso s ferramentas, hoje parece ser de apropriao das mesmas pelos professores de Educao Fsica que, em sua maioria, centram suas atividades no uso instrumental das mdias (lanando mo de vdeos sobre prticas e regras esportivas) seja por falta de uma formao, inicial ou continuada, efetiva que lhes d subsdios para avanar ou por no estarem sensveis necessidade de adequao dos contedos a essas novas estruturas nas quais est organizado o mundo digital. Assim, a dificuldade parece ser dupla: alm de se adequar a essa nova cultura, o professor ter que adaptar contedos, em sua maioria corporais e esportivos, a esse novo espao de prticas e de socializao, e, muitas vezes sem saber como faz-lo. Com o intuito de auxiliar o professor no emprego das TICs no contexto escolar em sala de aula, a revista Nova Escola4 publicou, como matria de capa intitulada Tecnologia + Contedos = Oportunidade de ensino, um painel com dicas e sugestes de como utilizar as ferramentas miditicas nas disciplinas ministradas no ensino fundamental, considerando que as novas ferramentas so imprescindveis para a turma avanar. (NOVA ESCOLA, 2009, p. 51). Entre os usos, a matria sugere a criao de blogs, de vdeos, a publicao de textos em comunidades virtuais, entre outros recursos. Mas, para a Educao Fsica a dica a utilizao de ferramentas que transmitam mensagens nas quais o foco ser o plano de apreciao, aos moldes do paradigma da Teoria Hipodrmica que considera a comunicao dos meios como uma atividade unilateral, um estmulo de um emissor ativo a espera da resposta de um receptor passivo.

O grande recurso tecnolgico para as aulas da disciplina [Educao Fsica] mesmo o vdeo, na forma de DVDs ou na internet. Com eles possvel trabalhar as prticas corporais por meio da apreciao. [...] Preparar uma atividade em vdeo sobre o jud, por exemplo, pode servir para explicar as regras que no ficam claras nas transmisses dos jogos olmpicos na TV. (NOVA ESCOLA, 2009, p. 54)

3 4

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7609&catid=210 A revista Nova Escola uma publicao mensal da Editora Abril. Segmentada para o mercado educacional (professores, diretores e administradores de escolas), possui circulao, auditada pelo Instituto Verificador de Circulao (IVC), de cerca de 450 mil revistas mensais, a maior do gnero segundo o Mdia Dados 2010. http://midiadados.digitalpages.com.br/home.aspx

O uso instrumental das mdias na Educao Fsica, como proposto pela revista da editora Abril, uma das possibilidades de abordagem das mdias no contexto escolar, e no deve ser a nica. Ao centrar-se apenas na dimenso da mdia como um instrumento, lanando mo de vdeos e apresentaes em slides como opo didtica singular, o professor se fecha s lgicas culturais da sociedade atual. Para Martn-Barbero

Na relao entre Educao e Comunicao, a ltima quase sempre reduzida a sua dimenso puramente instrumental. deixado de fora o que justamente estratgico pensar: que a insero da educao nos complexos processos de comunicao da sociedade atual, ou falando de outro modo, pensar no ecossistema comunicativo que constitui o entorno educacional difuso e descentrado em que estamos imersos. Um entorno difuso, pois est composto de uma mescla de linguagens e saberes que circulam por diversos dispositivos mediticos, mas densa e intrinsecamente interconectados; e descentrados pela relao com os dois centros: escola e livro que a vrios sculos organizam o sistema educacional [...] (MARTN-BARBERO, 1998 apud SALVATIERRA, S/D, p. 3)

A provocao que o termo ecossistema comunicacional coloca para a educao est na emergncia de uma cultura situada em comportamentos sociais e na produo de sentidos, adotando como prticas os novos modos de ver, de interpretar e de apreender. Para MartnBarbero (2000, p. 55), a escola deixou de ser o nico lugar de legitimao do saber fazendo com que tal propagao descentralizada transformasse a criana em detentora de saberes diferentes dos saberes do professor. Diversificao e difuso do saber se transformaram em um dos desafios que o mundo da comunicao apresenta ao sistema educacional. (MARTN-BARBERO, 2000, p. 55). Opinio compartilhada por McLuhan que, j no fim da dcada de 60, previu:

[...] haver um dia talvez esse j seja uma realidade em que as crianas aprendero muito mais e muito mais rapidamente em contato com o mundo exterior do que no recinto escolar. (MCLUHAN, 1969 apud LIMA, 1971, p.7).

Alm de no ser mais a Meca do saber, o profeta da Galxia de Gutenberg observou ainda que as escolas dispensam, mas e mais, energias diversas preparando escolares para um mundo que j no existe (MCLUHAN, 1969 apud LIMA, 1971, p.12). Tal reflexo evidenciou que o comportamento da escola no acompanharia, como de fato no acompanhou, as modificaes culturais e comunicacionais pelas quais a sociedade tem passado, tornando-se, como de fato tem se tornado um obstculo intelectual progresso acelerada da histria (LIMA, 1971, p.12).

Essa seria a razo vital para que a escola absorva a ideia de um trabalho que contemple uma nova perspectiva da mdia, evitando o fosso entre as experincias miditicas e culturais dos alunos e de seus professores. O desafio est em como implantar nas aulas e nas prticas, no s do professor de Educao Fsica, bem como na prpria escola, uma atmosfera de informao e de conhecimentos mltiplos (MARTN-BARBERO, 2000) que observe ao mesmo tempo as experincias culturais heterogneas e a vertente da informao e comunicao digitais, que se disseminam e se dissipam na velocidade de um clique, por meio de usurios pluriplugados em diversas redes e ao mesmo tempo (Orkut, Facebook, Twitter, blogs, e etc.), multiplicando os espaos para a sociabilidade e a socializao de ideias. Esse educar, segundo autores da mdia-educao, deve abranger trs dimenses: educar com os meios, educar sobre os meios e educar atravs dos meios, dimenses que podem, e devem, complementar-se entre si. (FANTIN, 2006). Dessa forma, a mdia poder ser utilizada como instrumento, no auxlio em sala de aula, mas dividir a utilidade com o uso dos produtos por ela oferecidos que sero analisados de forma a instituir um pensamento crtico e da disseminao dos procedimentos tcnicos e produtivos do meio, capacitando o aluno a produzir, de forma tica e com uma esttica prpria, os produtos miditicos. Assim, ao atuarem como canal de circulao do conhecimento e de produo (e reproduo) do consumo cultural em tempo real e ao impelirem os professores que atuem ativamente com/nesses canais, as mdias digitais colocam em xeque um importante papel na construo crtica da cultura digital: a atuao do mediador, nesse caso, do professor. Quais seriam suas capacidades? Como utilizar as mdias na prtica pedaggica? O que compartilhar? Para tanto, Fantin e Rivoltella (2010) apontam, e propem, aos professores a necessidade em se adquirir novas potencialidades, capazes de conect-los s novas lgicas culturais e sociais, ou seja, a esse circuito difuso e descentrado na qual a escola est inserida. E vo buscar em Gardner (2007) as seguintes inteligncias como indicao para uma tarefa da educao para o futuro (GARDNER, 2007 apud FANTIN; RIVOLTELLA, 2010, p. 102): Inteligncia disciplinar conhecer sobre teorias e linguagens da comunicao Inteligncia sinttica avalizar o que realmente importa em meio a um

turbilho de mensagens, imagens e informaes Inteligncia criativa subverter as narrativas que esto postas propondo novas

formas de agir e pensar

Inteligncia respeitosa preservar e respeitar a multiculturalidade presente na

sociedade Inteligncia tica o professor deve agir pautando a verdade e o respeito como

pertencentes s prticas pedaggicas do professor

Ao desenvolver tais inteligncias, o professor estar compassivo necessidade do uso das mdias, neste caso digitais, como componente das prticas pedaggicas por ele adotadas, encaixando-as, e encaixando-se, nesse ecossistema comunicativo e interativo, uma via de mo dupla colaborao na construo da cultura digital escolar, incentivada no apenas pelo emissor, mas, sobretudo pelo professor-mediador.

MEIOS+ MENSAGENS+MENSAGEIROS = BLOG Amparados pelas atuais tecnologias de informao e comunicao (TICs), trocamos o mundo aptico, inerte e analgico dos tradicionais meios de comunicao de massa pelas diversas possibilidades de interao comunicacional permitidas pelas recentes ferramentas digitais. Nessa comunicao de muitos para muitos, no qual produo, bem com veiculao de informaes tornou-se algo (quase) coletivo e advindo das mos mais variadas, os weblogs5, ou simplesmente, blogs, se destacam como um agregador de meios, mensageiros e mensagens. Mais de uma dcada depois de sua criao, tal instrumento subverteu sua funo inicial de simples dirios pessoais, nos quais o contedo era apresentado em cunho ntimo e confessional, para adquirir novas funes, seja como filtro de opinies e notcias, sistema de alerta, controle e crtica dos meios de comunicao, canal de mobilizao e disseminao de informaes ou ainda como memria da web, entre outras. Assim, nesse lugar da rede com caractersticas particulares da web 2.0,6 nas quais os contedos (textos, fotos, arquivos de vdeo, de som, etc.), so postados frequentemente em

O termo blog uma contrao da expresso inglesa web e log, que significa, em traduo livre, registro na internet. Foi utilizado pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger criador do pioneiro blog, o Robot Wisdon (AMARAL; RECUERO; MONTARDO, 2009). 6 Considerada a segunda gerao de servios da web, por meio dela foram disponibilizadas ferramentas que possibilitam troca de informaes e colaborao dos internautas com sites e servios virtuais, na organizao do contedo (wikis, blogs, rss, tags, adsense, etc.), de forma fcil e barata. Contudo, para alguns analistas da internet o universo digital sempre apresentou possibilidades para a interatividade como realizada hoje, fazendo dessa caracterstica um movimento natural e, por isso, tal fato no justificaria o ttulo de a segunda gerao.

uma estrutura pr-determinada, regular e gratuita onde esto presentes links que o ligam a outros contedos de seu interesse (sites, blogs, scribd, wiki, repositrios, etc) e posicionados em ordem cronolgica inversa possibilitando aos leitores a opo de comentar em qualquer postagem individual, a participao, colaborao, o dilogo com mltiplas comunidades, a interatividade , a mobilidade fazem desse espao um importante meio para

[...] produo dos saberes e [...] para um ensino interdisciplinar e participativo, construdo por aes colaborativas entre todos os responsveis em promover a formao educacional das crianas e adolescentes (BIANCHI, 2009, p. 228).

Ao tecer redes e confeccionar grupos ligados por interesses em comum, os blogs se assumiram como espaos dedicados a observao de objetos determinados, direcionados a um pblico especfico e, consequentemente, atraindo a ateno desse pblico em uma via de mo dupla que permite ao receptor interagir com o emissor, bem como o receptor ser o emissor constituindo-se como um leitor-autor, em qualquer lugar e a qualquer hora. Desta forma, se constituem, cada vez mais, como veculos privilegiados na difuso de informao e conhecimento sobre um assunto, entre eles, contedos que tematizam os objetos da Educao Fsica. Esse novo movimento comunicacional promoveu novas formas, no apenas de socializao, mas de consumo das informaes, que se d em um movimento frentico, plural e, at mesmo, vertiginoso. Entendido como meio que possibilita a convergncia de formatos em uma mesma mensagem um post pode ser escrito com um texto e exemplificado com um vdeo, ou pode apresentar um arquivo de voz e uma fotografia, entre tantos outros usos , os blogs so hoje um exemplo de um sistema de comunicao caracterstica da sociedade multitela na qual

A lgica comunicativa do tipo um-a-muitos, que no tempo da televiso generalista configurava a condio do espectador como de um terminal mais ou menos passivo do sistema de comunicao, substituda por uma lgica de comunicao muitos-amuitos, com forte estrutura interativa em que o espectador se transforma em usurio de servios (FANTIN; RIVOLTELLA, 2010. p. 91)

Em uma sociedade multitela, a comunicao e os meios de massa cada vez mais ruem tal castelo de areia, fragmentando, descentralizando e pulverizando informaes ao vento, ou melhor, pelo espao insurgente e sem fim da internet. E nesse ambiente, cada gro tem a
Cabe ressaltar que, por se tratar de uma rea em constante mutao, tal definio no se pretende definitiva ou estanque admitindo, e incentivando, novas interpretaes e entendimentos.

possibilidade de se estabelecer e colocar o seu pensamento livremente, por meio de ferramentas gratuitas e intuitivas, como o blog.

NARRADO E VIVENDO UMA EXPERINCIA

Constituir afinidades entre diversos campos do conhecimento, estabelecendo uma relao dialgica entre eles, uma prtica tanto imperativa quanto recorrente nos dias de hoje em que a comunicao ocorre por canais que confluem, convergem e, muitas vezes, confundem o acesso informao. Assim como acontece com a mensagem informativa, tambm a educativa, posto que talvez elas no se separem, so instncias criadoras e transformadoras da realidade, na qual o professor deve estar inserido. A experincia e formao na rea da publicidade e jornalismo e o recente contato/ convvio com a Educao Fsica, possibilitou a observao das prticas que pautam a cultura e a insero das plataformas digitais na formao acadmica, e a dificuldade em se constituir novas relaes entre os contedos da Educao Fsica com a cultura digital. Tal observao, que ainda se situa mais fora do que dentro do sistema escolar assim como ocorreu com McLuhan7, tornou-se terreno frtil para a formulao da proposta de uma oficina de blogs para os acadmicos e para o cultivo de mais questes acerca do tema. Assim, foi pensada a realizao de oficinas cujo objetivo inicial foi demonstrar como os blogs funcionam, tematizando algumas ferramentas e comportamentos que os compem e que, de forma geral, constituem a cultura digital na qual estamos imersos, amparando na formao do futuro professor como um mediador capaz de auxiliar os alunos a se apropriarem de forma crtica e inventiva das mdias digitais, ou seja, a atuar como um mdia-educador. A escolha dos blogs se deu pela possibilidade que a ferramenta abona de proporcionar interatividade, a troca de informaes e a colaborao dos internautas e pelo agrupamento de mdias em um mesmo espao, caractersticas inerentes web 2.0, relaes dadas por meio de um simples acesso, gratuito, de manejo fcil e intuitivo. A ementa e a programao da oficina sugeriram: i) Ementa: introduo s caractersticas da mdia blog observando como ela se insere na cultura digital e seu potencial pedaggico como
7

Foi no Centre for Culture and Technology, na Universidade de Toronto, que o pesquisador Herbert Marshall McLuhan, conhecido como papa da comunicao, se constituiu como expoente nos estudos sobre comunicao e tecnologia. Assim, de fora do sistema escolar, McLuhan foi capaz de realizar todas as previses que os educadores mais ousados vinham fazendo com relao ao destino prospectivo da instituio escolar. (LIMA, 1971, p.5).

espao produo, permuta e armazenamento de informao especializada, ii) Programa: distribuio de informaes, interatividade e linguagem; no-linearidade; convergncia entre as mdias; estruturao e tipos de contedos; hipertexto e hipermdia; autoria na internet noes de copiryght e copileft (creative commons); instrumentos de busca, anlise e agregadores e disseminadores de contedos (analytics, delicius, flickr, youtube, myspace, twitter, etc); criao e edio de blog coletivo (blogspot). A primeira oficina ministrada foi oferecida aos acadmicos do curso de licenciatura em Educao no Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e serviu como piloto para a prtica das demais. Em apenas um encontro de duas horas, o foco fixou-se na construo coletiva de um blog que abarcasse toda a turma e que servisse como efetiva ferramenta de comunicao capaz de agregar a turma, servir como repositrio, frum de debates e vitrine para os demais cursos e interessados em educao no campo.8 Nesse primeiro contato foi possvel estabelecer algumas necessidades tais como, o aprofundamento em questes estruturais e de autoria, que foram melhor tematizadas nos demais encontros. As oficinas oferecidas para acadmicos do curso de Educao Fsica aconteceram em duas instituies e em momentos distintos: i) acadmicos (licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a XI Semana de Educao Fsica (XI SEF), realizada de 24 a 28/05 de 2010 e em um encontro com os participante da disciplina de Educao Fsica e Mdia9 oferecida no primeiro semestre de 2010, e ii) acadmicos (licenciatura e bacharelado), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por ocasio do II Encontro Nacional de Observatrios da Mdia Esportiva, ocorrido nos dias 14 e 14/10 do mesmo ano. Porm, todos as oficinas foram ministradas em um nico encontro. Para os acadmicos da UFSC que participaram da oficina oferecida na XI SEF, optou-se pelo oferecimento de apenas oito vagas devido ao espao fsico que limitou a oferta, todas preenchidas por alunas do curso. O perodo pr-estabelecido foi de 4 horas, tempo suficiente para a explanao de todos os pontos propostos. No encontro durante a disciplina de Educao Fsica e Mdia, o tempo foi reduzido para apenas duas horas.
8

Cabe ressaltar que a formao de educadores conscientes para os usos das mdias uma das preocupaes da licenciatura em Educao no Campo da UFSC, sendo a temtica tratada de forma transversal, ou seja, atravessando todos os contedos do curso. O blog construdo durante a oficina periodicamente atualizado pelos acadmicos do curso, que o utilizam das mais diversas formas. O blog pode ser acessado pelo seguinte endereo: http://www.educampoufsc.blogspot.com/ 9 Educao Fsica e Mdia uma disciplina optativa oferecida aos acadmicos de Educao Fsica da UFSC. ministrada por seu idealizador, o prof. Dr. Giovani De Lorenzi Pires. O professor ainda oferece, regularmente, no Programa de Ps Graduao em Educao Fsica (PPGEF) disciplina equivalente acima citada.

Os alunos sergipanos tambm contaram com apenas duas horas de oficina, da qual participaram cerca de 20 alunos. Para eles, optou-se por uma explanao realizada juntamente com a construo propriamente dita de um blog, uma vez que o tempo escasso no possibilitaria a imerso terica que foi satisfatoriamente inserida na prtica, ou seja, na criao conjunta do blog. Na oficina realizada na UFSC optou-se, na primeira parte, por uma apresentao de slides. Contudo, em ambas foi priorizada a conversa sobre as experincias no uso das ferramentas e a insero na cultura digital, possibilitando uma maior interao e observao acerca da (possvel) complexidade que o assunto abordado poderia suscitar nos alunos. As reaes observadas em ambos os grupos foram praticamente as mesmas: a de que os alunos no parecem estar envolvidos ou talvez, no consigam fazer relao entre os contedos da Educao Fsica com a cultura digital, ou, ainda, no conhecem as ferramentas que constituem tal ambiente. Ciente dessa (possvel) dificuldade, uma vez que ela se reflete em diversos mbitos dentro do curso, priorizou-se tanto a demonstrao de exemplos prticos da presena da Educao Fsica nesses espaos com dicas de atuao, como a criao em conjunto, negociando com os participantes decises como ttulo, tema, endereo e layout do blog, entre outros, construindo juntos, assim como pode ser feito em sala de aula. As questes sobre o acesso e a reproduo das informaes e dos conhecimentos e provocaes sobre o conceito de espao pblico e privado dentro das mdias digitais, foram presena constante e permearam todos os pontos tematizados e trabalhados pelas oficinas. Entre tantos conceitos e contedos, aparentemente novos, os futuros professores puderam observar que as mdias digitais so mais que ferramentas e fazem parte no s da vida dos alunos, mas da vida de todos, nossas prprias vidas.

CONCLUSES Oferecer uma oficina aplicada aos docentes, neste caso futuros professores, forneceu novos pontos para a observao da relao Educao Fsica e cultura digital. Foi possvel observar, por exemplo, como os acadmicos percebem a insero dos meios digitais atrelados aos contedos propostos; se os blogs so reconhecidos como potenciais espaos para a construo e disseminao do conhecimento e, como se d a relao deles com tais ferramentas,

instrumentos que, mesmo presentes no cotidiano, no parecem subverter o plano do entretenimento e da baixa participao. O curioso foi constatar que, mesmo cercados pela presena e pela apropriao de todo o tipo de engenhocas digitais presentes em nosso dia-a-dia, de computadores a mp3, passando por mquinas de lavar e caixas eletrnicos, contato que muitos dos participantes possuem desde o nascimento, resultado que, segundo Prensky (2001) encaixaria tais acadmicos no grupo de nativos digitais, habituados em receber informaes muito rapidamente; processar mais de uma coisa por vez, realizar mltiplas tarefas [e] trabalhar melhor quando ligados a uma rede de contatos (2001, p. 2), h uma clara dificuldade dos acadmicos em perceberem como as ferramentas da web 2.0, bem como as prprias TICs, podem ser inseridas nos contexto escolares, de forma a ultrapassar a barreira da contemplao. Essa concepo pode ser advinda do prprio entendimento que os acadmicos possuem da escola: um lugar no qual os usos das TICs devem ser formatados em um pedagogismo maante e retrgrado, que desestimula e, ao que parece, bloqueia qualquer iniciativa de incluso. Contudo, ao oferecer uma oficina como a de blogs, o objetivo no seria, de fato, a adeso instantnea ferramenta, mas uma sensibilizao para a importncia de se inserir, ou pelo menos perceber, o que ocorre dentro desse ecossistema comunicativo do qual os professores, ainda, no fazem parte. Porm, a oficina se dedica a acadmicos, que, de certa forma, esto inseridos nessa cultura digital. Nesse caso, a sensibilizao no deveria ocorrer com mais facilidade? Desta forma, pode-se ponderar que a inovao no contexto escolar independe do grau de uso privado das tecnologias digitais ou da disponibilidade de acesso s ferramentas. O que leva a observao a outra questo: a forma como a escola est disposta a receber e a promover tais usos dentro do seu territrio.

A educao escolar tradicional dispe de impressionante acervo de meios prprios para suscitar em ns o desgosto por seja qual for a atividade humana, por mais atraente que seja na partida (MCLUHAN, 1969 apud LIMA, 1971, p.33).

O papa da comunicao, mais uma vez, parece ter previsto uma situao na qual a escola e os professores esto, h muito, inseridos. Voltamos ao ponto de partida?

REFERNCIAS

BIANCHI, Paula. RELATO DE EXPERINCIA EM MDIA-EDUCAO (FSICA) COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANPOLIS/SC. In Pires, Giovani; Dorenski, Srgio (orgs). Pesquisa em educao fsica e mdia: contribuio do Labomdia/ UFSC. Florianpolis: Tribo da Ilha, 2009 FANTIN, Mnica. Mdia-educao: conceitos, experincias, dilogos Brasil-Itlia. Cidade Futura: Florianpolis, 2006. FANTIN, Mnica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Crianas na era digital: desafios da comunicao e da educao. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n.1, p. 89-104, jun. 2010 ILHARCO, Fernando. Sobre McLuhan. Figuras da Modernidade: McLuhan. Conhecer a FCH - Conferncias Multidisciplinares. Universidade Catlica Portuguesa (UCP). Lisboa, 2005. Acesso em 20. out. 2010 Disponvel em <http://www.ucp.pt/site/resources/documents/FCH/F%20Ilharco/FIGURA%20mcluhan%20F INAL.pdf > LIMA, Lauro de Oliveira. Mutaes em educao segundo McLuhan. 2 ed. Vozes: Petrpolis, 1971. MARTN-BARBERO, Jess. Desafios culturais da comunicao educao. Revista Comunicao e Educao. So Paulo, n. 18, maio./ago, 2000. p. 51 61 MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia. Traduo Ronald Polito; Srgio Alcides. 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicao como extenso do homem. 18 ed. Cultrix: So Paulo, 2006. PIRES, Giovani De Lorenzi. O esporte e os meios de comunicao de massa: relaes de parceria e tenso possibilidades de superao. In, GRUNENNVALDT, Jos Tarcsio et. AL. (orgs). Educao Fsica, esporte e sociedade: temas emergentes. So Cristvo: DEF/UFS, 2007. PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001. Acesso em 7. out. 2010 Disponvel em: <http://api.ning.com/files/EbPsZU1BsEN0i*42tYnd650YRCrrtIi8XBkX3j8*2s_/Texto_1_Nativos_Digitais_Imigrantes_Digitais.pdf> REVISTA NOVA ESCOLA, So Paulo: Editora Abril. N, 223, jun. jul/2009. SALVATIERRA, Eliany. Ecossistema Cognitivo e Comunicativo. Acesso em 7. out. 2010 Disponvel em <http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/>

Вам также может понравиться