Вы находитесь на странице: 1из 5

Evoluo

Oquenosesperaembreve? Extinototal,ou Novamutao?

Evoluo humana contnua: Este tema um belo sonho, alis, um sonho antigo de todos os ensinamentos espirituais e de seus mestres. Mas, ... (todo sonho tem um mas) o que chamamos evoluo no se processa de forma contnua e linear (como didaticamente gostamos de apresent-la). Porm, atravs de mutaes, o que nos fornece um perfil de bifurcaes e linhas quebradas, assim como uma rvore onde a maioria dos ramos deu em nada. um processo de tentativas e erros, sem um plano diretor definido. As mutaes ocorrem diria e aleatoriamente em todas as espcies vivas. Costumamos dizer que so erros da natureza, defeitos ou ativao indevida de algum segmento gentico. Na verdade somos muito conservadores. A maior parte delas no traz vantagem significativa imediata ao portador, portanto regride ou torna-se recessiva, ou seja, invisvel, at que seja exigida. Outras, pelo contrrio, trazem desvantagens visveis e so prontamente eliminadas pela natureza (ou por ns mesmos), no sendo geneticamente repassadas a uma prole. Mas sempre que o planeta sofre uma convulso, alterando as condies de sua biosfera, algumas mutaes de algumas espcies se tornam grandes vantagens e possibilitam a supremacia da espcie, em detrimento de outras; Atravs destas mutaes que so geneticamente transmitidas aos descendentes, faz-se a evoluo, criando uma descontinuidade na linha evolutiva da espcie. Esta afirmativa faz sentido quando olhando para trs, descobrimos que 99,9 % de todas as espcies que existiram no planeta est extinta e que em torno de 15.000 anos atrs, o homo sapiens beirou a extino, chegando a apenas alguns milhares de exemplares. Que mutao o salvou? S Deus sabe. Outros homdeos, de espcies paralelas nossa, como o zinjantropo, o pitecantropo, o homo hbilis, e o homo herectus, simplesmente sumiram. Espcies bem mais recentes e adaptadas, como a dos Neandertais, que j dominavam o fogo, lascavam e poliam pedras, criavam ferramentas e rituais funerrios, chegaram a

conviver e a competir com o homo sapiens, mas, tambm foram extintas. E, diga-se de passagem, o crebro do Neandertal era em mdia 30% maior que o do homo sapiens moderno e seu kit de ferramentas era to bom que foi pirateado por nossa prpria espcie (O kit de ferramentas Musteriano). Com certeza o atual homo sapiens no o mesmo de 200 anos atrs, nem o ser o de daqui a 200 anos. Existem sutis mutaes genticas que ativam e desativam setores do chamado lixo gentico, permitindo uma diferente percepo e utilizao da realidade, mesmo mantendo a aparncia externa. A fora que move o homem atual a mesma que sempre moveu todas as espcies vivas, a busca da imortalidade, ou seja: que o fluxo de seus gens se perpetue de gerao a gerao, com o par (sexo oposto) mais bem sucedido possvel (O que conforme o senso comum da poca apresentar as melhores qualidades). Para conseguir seu intento, este grande predador, que somos, tem que deter a dominncia (o poder). E observando nossa espcie, podemos ver que o caminho do poder, entre ns, passa pelo seguinte fluxo: Famlia; Grupo; Tribo; Etnia Nao; Corporao; Dinheiro.

Portanto, diferente do que dizemos o homem no busca a felicidade, busca o poder (ou seja, atualmente, busca o dinheiro). Porm o homem herdou dos deuses a capacidade de ser um animal filosfico e a partir desta herana, tenta marcar o novo alvo de sua evoluo, sonhando com liberdade, igualdade e fraternidade (discurso incoerente, por que o praticado difere fundamentalmente da teoria). Mas sonhos no bastam!, Para dirigir as mutaes no rumo desejado, ser necessrio, no apenas desvalorizar, mas conseguir a completa incapacidade do dinheiro se tornar agente do poder.

Misso difcil! E para seu sucesso s vejo duas opes que sero suficientemente fortes para sensibilizar o grande predador Uma catstrofe de propores planetria; A interferncia externa de uma espcie inteligente. Por responsabilidade nossa e em nome do dinheiro (poder), estamos levando nossa espcie ao limite da suportabilidade de vida inteligente como a presumimos (Ser que realmente somos inteligentes?), e com a atual populao humana crescendo exponencialmente e consumo desenfreado e mal distribudo, visando apenas lucros e poder, o desastre iminente. Com certeza muitos de nossos atuais valores precisam urgentemente ser modificados. Por outro lado, o pavor de nossos poderosos de contatar espcies com filosofia mais avanada que a nossa, que pode ser pnico por ver diminudo seu prprio poder, ou lembrana atvica dos embates contra os neandertais que quase levaram nossa extino, ou ainda a conscincia do que nossa civilizao fez com as do novo mundo, impede que a sociedade, como um todo, enxergue que contatos externos j foram feitos e intervenes s no aconteceram porque ainda temos uma pequena chance evolutiva, mas iro acontecer em breve. A mutao s funciona quando ativada por um sistema do tipo causa e efeito - imediato, portanto, a vital necessidade de nos tornarmos uma gestalt (animal realmente social coletivo), o que essencial para a sobrevivncia e evoluo da espcie, do meu ponto de vista, obrigatriamente passa por uma destas duas hipteses aventadas.

PFCP

Вам также может понравиться