Вы находитесь на странице: 1из 3

Se pdessemos listar as classes de compostos existentes na natureza de acordo com o fascnio que provocam, as ENZIMAS estariam, com certeza,

dentre os principais da lista. Mas o que faz dessas biomolculas espcies to incrveis e indispensveis? A manuteno de nossa vida depende da ocorrncia ininterrupta de uma srie de reaes qumicas. Porm, a temperatura de aproximadamente 36oC e o pH prximo da neutralidade (7,0), condies apresentadas pelo nosso organismo, no so favorveis ao desenvolimento de todas essas reaes. Um exemplo: a digesto das protenas em aminocidos um processo que ocorre diariamente em nosso trato digestrio. Essa "quebra" de protenas tambm ocorre normalmente em laboratrios que desejam obter os aminocidos em sua forma livre. A diferena est no fato de que para conseguir romper as ligaes peptdicas fora do organismo humano, os cientistas precisam submeter as protenas a processos de fervura em meio cido ou bsico.

Poderamos facilmente concluir: uma reao que, para acontecer, precisa de fervura e condies extremas de pH no ocorrer facilmente no interior do organismo humano, onde a temperatura muito mais baixa e o pH nem sempre o ideal para a ocorrncia dessa reao... Mas ela acontece!!! Ser que existe algum mediador, algum mecanismo que acelere essas reaes dentro do nosso organismo?

A resposta SIM... As enzimas que fazem esse papel, atuando como CATALISADORES BIOLGICOS!!!

Catalisadores so substncias com a capacidade de acelerar reaes qumicas, sem participar delas como
reagentes. Ou seja: eles participam da reao, aumentam sua velocidade, mas so recuperados inalterados ao final dela. Na maioria das vezes, as velocidades das reaes catalisadas por ezimas tm um aumento da ordem de 106 a 1012 vezes em relao s velocidades das reaes no catalisadas. As enzimas so classificadas de acordo com o tipo de reaa que catalisam. Assim, temos: CLASSIFICAO Oxirredutases Transferases Hidrolases Liases Isomerases Ligases Veja o exemplo: TIPO DE REAO QUE CATALISA reaes de xido-reduo transferncias de grupos funcionais reaes de hidrlise quebra de ligaes duplas isomerizaes formao de ligaes EXEMPLOS desidrogenase oxidase metiltransferase lipases proteases descarboxilase cis-trans isomerase sintetase MODO DE ATUAO remove tomos de hidrognio adiciona tomos de oxignio transfere grupos metil (-CH3) quebra lipdios quebra protenas remoce CO2 converte formas cis e trans combina dois grupos

No exemplo acima temos uma substncia inicial (sacarose), que transformada em produtos (glicose + frutose). substncia inicial, que transformada na reao catalisada pela enzima, d-se o nome de SUBSTRATO. O mecanismo de ao praticamente o mesmo para todas as enzimas: a enzima forma um complexo com o substrato, a reao desenvolve-se e obtm-se o (s) produto (s). A equao geral do processo descrito pode ser representada assim:

E nesse ponto que devemos destacar mais uma caracterstica que faz das enzimas molculas to interessantes: elas apresentam especificidade notvel diante dos substratos e produtos. Esta especificidade muito maior que a da maioria dos catalisadores qumicos. Isso quer dizer que uma dada enzima catalisa uma nica reao das vrias que um nico substrato pode sofrer. Essa especificidade determinada estreita relao que existe entre a estrutura da molcula enzimtica e suas propriedades biolgicas: provavelmente, apenas uma frao (denominada stio ativo) da molcula responsvel pela ligao da enzima ao (s) substrato (s). Diante disso, Emil Fischer props, em 1894, a hiptese da chave e fechadura, que diz que a especificidade de uma enzima (fechadura) e do seu substrato (chave) provm da complementaridade das respectivas formas.

Fonte: solea.quim.ucm.es/divul/enzima.html

Fatores que influenciam a velocidade das reaes enzimticas


Praticamente todas as enzimas so protenas (hoje sabemos que certas molculas de RNA tambm atuam como enzimas). Sendo assim, fatores como temperatura e pH so capazes de alterar a atividade das enzimas e, conseqentemente, a velocidade das reaes por elas catalisadas. Nesse sentido, cada enzima possui um pH timo de atividade (onde sua atividade mxima); para a maioria das enzimas ele est entre 4,5 e 8,0. Quanto temperatura, a velocidade das reaes enzimticas aumenta com a temperatura at que seja atingida a velocidade mxima. A partir desse momento, a velocidade da reao comea a decrescer, o que pode ser explicado pelo incio da inativao das enzimas pela temperatura.

Voc j ouviu falar da utilizao do suco de abacaxi para o amaciamento de carne? E j reparou como frutas como ma e banana escurecem rpido se expostas ao ar?

As reaes enzimticas so muito importantes em alimentos e ocorrem no s no alimento in natura, mas tambm durante o seu processamento e armazenamento. O aroma da cebola, por exemplo, deve-se ao da alinase, enzima que age sobre os compostos que contm enxofre presentes nesse alimento. Enzimas proteolticas (que "quebram" protenas) como a bromelina presente no abacaxi so empregadas no amaciamento da carne. As amilases so enzimas importantes principalmente na produo de xaropes de milho pela sua capacidade de romper as ligaes glicosdicas do amido. Uma reao enzimtica muito importante, com resultados no desejveis a reao de escurecimento enzimtico. Frutas e vegetais que contm compostos fenlicos na sua composio, quando cortadas e expostas ao ar, sofrem escurecimento causado pela enzima polifenoloxidase (PPO). O que essa enzima faz oxidar os fenis a ortoquinonas (vide reao abaixo). Estes ltimos compostos polimerizam facilmente formando compostos escuros, as melaninas. Essas reaes de escurecimento enzimtico podem ser mais facilmente observadas em vegetais de cores clartas, como banana, batata e ma.

Вам также может понравиться