Вы находитесь на странице: 1из 4

SIMULADO PLANEJAMENTO ESTRATGICO-TTICOORGANIZACIONAL

Rafael Silvestri Serpa Heinze rafael.heinze@gmail.com

1) (CESPE FUB/ ADMINISTRADOR 2009) Acerca do planejamento organizacional, julgue verdadeiro ou falso o item que segue.

O planejamento ttico focalizado no curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operaes individualmente; o planejamento operacional se estende pelo mdio prazo e abrange determinada unidade organizacional.
2) (TJ-MG/JUIZ operacional: SUBSTITUTO/2000)Constitui caracterstica do planejamento

a) Ser realizado no longo prazo.

b) Abordar a organizao como um todo. c) Ser genrico e sinttico. d) Abordar cada unidade. e) Ser detalhado e analtico. 3) (FCC - 2006 - BACEN - Analista Administrativo) No processo de planejamento estratgico, o diagnstico estratgico corresponde primeira fase e procura diagnosticar acerca da real situao da empresa quanto ao seu macroambiente e microambiente. Apresenta variveis de anlise classificadas como: I.variveis controlveis, que propiciam uma condio favorvel para a empresa em relao ao seu ambiente. II.variveis no controlveis pela empresa, que podem criar condies desfavorveis para a instituio. III.variveis controlveis, que provocam uma situao desfavorvel para a empresa em relao ao seu ambiente. IV.variveis no controlveis pela empresa, que podem criar condies favorveis para a empresa, desde que esta tenha condies e ou interesse de usufru-las. pertinente concluir que, na anlise do binmio varivel u ambiente, a) I e II tm, respectivamente, relao com o macroambiente e com o microambiente. b) I e IV tm relao com o macroambiente. c) I e III tm relao com o microambiente. d) II e III tm, respectivamente, relao com o microambiente e com o macroambiente. e) III e IV tm relao com o microambiente. 4) (FGV - 2010 - BADESC - Analista Administrativo) Com relao ao planejamento estratgico, analise as afirmativas a seguir. I. A viso organizacional diz respeito natureza da organizao, sua razo de existir. II. Misso organizacional um ponto futuro para o qual a organizao deseja que as pessoas envolvidas dirijam seus esforos. III. Os valores constituem um conjunto de crenas bsicas detidas pelos indivduos em uma organizao.

Assinale: a) b) c) d) e) se se se se se somente a afirmativa I estiver correta. somente a afirmativa II estiver correta. somente a afirmativa III estiver correta. somente as afirmativas I e II estiverem corretas. todas as afirmativas estiverem corretas.

5) (FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica)O planejamento estratgico empresarial, dentre os diferentes nveis, o que abarca tanto a formulao de objetivos quanto a seleo dos cursos de ao a serem seguidos para sua consecuo, levando em conta as condies externas e internas empresa e a sua evoluo esperada. Sobre este correto afirmar que: a) realizado pelos executivos, traduz e interpreta as decises da direo e transforma-as em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. b) projetado para o mdio prazo, geralmente para o exerccio anual. c) voltado para a eficincia, na execuo das atividades e preocupa-se com alcance de metas. d) equivale ao planejamento ttico. e) envolve toda a organizao como um sistema nico e aberto, envolve a empresa como uma totalidade. 6) (FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica)A empresa Lojas Rick Ltda, a terceira maior rede de lojas de departamentos de vesturio no Brasil, com uma trajetria de pioneirismo e qualidade. Sediada na regio Nordeste do Pas, est presente tambm, com forte atuao nas regies Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa slida e uma gesto voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preos acessveis. Em sua ltima reunio no ms de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ao para, a partir do ano de 2010, penetrar tambm nos mercados da regio Sudeste. Esto previstas a forte utilizao da mdia televisiva e escrita, assim como a realizao de vrios eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange abrangncia do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick est desenvolvendo que tipo de planejamento? a) Planejamento ttico. b) Planejamento adaptativo. c) Planejamento estratgico. d) Planejamento operacional. e) Planejamento plurianual de investimento 7) (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Administrador) Associe os nveis do planejamento, citados na coluna da esquerda, s suas principais caractersticas, listadas na coluna da direita.

A associao correta : a) I - P, II - S, III -Q b) I - Q, II - P, III -R c) I - P, II - R, III -S d) I - R, II - Q, III -P e) I - S, II - R, III -P 8) (FGV CODESP 2010) Na Administrao, se reconhece o PLANEJAMENTO como a primeira funo administrativa, em funo da importncia que essa funo tem para o bom desempenho organizacional. Segundo Maximiano (2005) o planejamento pode ser classificado em trs tipos de acordo com a sua abrangncia em relao organizao. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. Planejamento estratgico aquele elaborado no mbito institucional envolvendo toda a organizao, definindo os rumos que a organizao deve tomar nos anos seguintes. II. Planejamento ttico traduz os planos estratgicos em aes rotineiras, focado na eficincia, melhor alocao dos recursos disponveis e eficcia dos resultados. III. Planejamento operacional: um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operaes de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organizao. Assinale.
(A) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) Se apenas a afirmativa I estiver correta. (E) Se todas as afirmativas II estiverem corretas.

9) O Planejamento Operacional um dos tipos de planejamento existentes. Seu contedo e sua amplitude compreendem, respectivamente: A) Contedo genrico e analtico e amplitude microorientada, isto , aborda a empresa como uma totalidade. B) Contedo genrico e sinttico e amplitude macroorientada, isto , aborda a empresa como uma totalidade. C) Contedo menos genrico e mais detalhado e amplitude microorientada, isto , aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente. D) Contedo detalhado e analtico e amplitude macroorientada, isto , aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

E) Contedo detalhado e analtico e amplitude microorientada, isto , aborda cada tarefa ou operao separadamente. 10) ( FCC - 2004 - TRT 9 - Analista Judicirio - Administrativa Superior)Parte superior do formulrio Jonas, gerente do departamento de materiais e patrimnio de determinado rgo pblico, aps o devido planejamento, decidiu implantar um novo sistema informatizado de controle de materiais e de bens patrimoniais. Nessa situao e acerca de processos administrativos, correto afirmar que Jonas realizou planejamento caracteristicamente: a) estratgico, de curto prazo, e envolve a organizao como um todo. b) ttico, de longo prazo, e envolve uma tarefa ou operao. c) o planejamento desenvolvido por Jonas caracteristicamente operacional, de mdio prazo, e envolve o seu departamento. d) estratgico, de longo prazo, e envolve uma tarefa ou operao. e) ttico, de mdio prazo, e envolve o seu departamento. GABARITO 1) ERRADO 2) E 3) C 4) C 5) E 6) A 7) B 8) B 9) E 10) E

Вам также может понравиться