Вы находитесь на странице: 1из 6

MDICO

ONCOLOGIA
Domingo - Manh Durao da Prova: 4 horas
Leia atentamente as instrues abaixo. 01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 50 (cinqenta) questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, assim distribudas: Portugus 01 a 10 SUS 11 a 20 Conhecimentos Especficos 21 a 50

b) Um carto de respostas destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no carto de respostas. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do carto de respostas, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. 04 - No carto de respostas, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. Exemplo: A B C D E

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A, B, C, D e E),s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar uma resposta. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 06 - Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o carto de respostas. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu carto de respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova no sero levados em conta.

www.fesp.rj.gov.br concurso@fesp.rj.gov.br

Mdico - Oncologia

Dia 27.04.2008 - Manh

LNGUA PORTUGUESA
BEBIDA EM ALTA
Ao contrrio do que acontece nos pases desenvolvidos, o consumo do lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento. o caso do Brasil, onde no h praticamente controle sobre a indstria de bebidas alcolicas. Segundo os especialistas, preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Um litro de pinga aqui custa menos do que 1 dlar, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Nos pases desenvolvidos, uma garrafa de destilado no sai por menos de 10 dlares. Alm dos preos baixssimos, no Brasil o marketing da indstria do lcool muito agressivo e mira sobretudo os jovens. O levantamento do Ministrio da Sade confirma essa tendncia. Os brasileiros que bebem exageradamente tm, em sua maioria, entre 18 e 24 anos. Uma das principais preocupaes a tendncia de aumento do abuso do lcool pelas mulheres jovens. Um estudo conduzido recentemente pela Unifesp revela que o consumo exagerado de lcool aumenta principalmente entre as meninas adolescentes. Elas j se equiparam aos meninos e trs em cada dez bebem com freqncia. Quanto mais se bebe na juventude, maior ser a propenso ao alcoolismo na idade adulta. Quantidades moderadas de lcool, algo como dois copos de vinho por semana, trazem benefcios ao corao e ao sistema circulatrio. Mais do que isso pode resultar em danos irreversveis ao fgado. H indcios de que o abuso de lcool pode lesionar o crebro. Em excesso, a bebida est associada a danos nas regies cerebrais ligadas memria e ao aprendizado.
Veja, 05-03-2008

05. Uma pesquisa indica que 27,2% dos homens consomem lcool de maneira abusiva, enquanto, entre as mulheres, a quantidade de 9,3%. Essa estatstica mostra que: A) a quantidade de mulheres consumidoras de lcool vem aumentando; B) a quantidade de homens alcolatras vem diminuindo; C) o consumo de lcool ainda marca predominantemente masculina; D) os jovens so as maiores vtimas do marketing das bebidas alcolicas; E) o consumo de lcool vem crescendo nas grandes cidades. 06. Ao dizer que o consumo abusivo de lcool pode resultar em danos irreversveis ao fgado e de que pode lesionar o crebro, o artigo apela para uma estratgia argumentativa que se apia na: A) B) C) D) E) seduo; intimidao; competio; elitizao; constrangimento.

07. Uma das principais preocupaes a tendncia de aumento no abuso do lcool pelas mulheres jovens; essa maior preocupao se deve ao fato de as adolescentes: A) B) C) D) poderem transferir o alcoolismo a seus futuros filhos; serem naturalmente mais vulnerveis a vcios; terem maior poder de atrao sobre os rapazes; pertencerem a uma parte da populao ainda de pouco consumo; E) levarem o consumo abusivo de lcool para o interior dos lares. 08. Em excesso, a bebida est associada a danos nas regies cerebrais ligadas memria e ao aprendizado; o segmento em excesso traz a idia de: A) B) C) D) E) condio; tempo; comparao; conformidade; finalidade.

01. O artigo declara que o consumo de lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento e atribui o fato a um conjunto de fatores. Entre os fatores de aumento desse consumo NO est includo(a): A) B) C) D) a falta de controle sobre a indstria de bebidas alcolicas; o baixo preo dos destilados no Brasil; a agressividade do marketing da indstria do lcool; a falta de uma poltica pblica to ofensiva quanto a do cigarro; E) a chegada de mulheres jovens ao mercado de trabalho e ao consumo. 02. O ttulo dado ao artigo Bebida em alta; a melhor justificativa para o ttulo dado, em funo do que se l no texto, : A) o alto preo das bebidas alcolicas; B) o aumento de doenas causadas pelo lcool; C) o crescimento do consumo de lcool no Brasil; D) o aumento de consumo de lcool entre meninas; E) o desenvolvimento do marketing do lcool no Brasil. 03. Os especialistas dizem que preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Isso significa dizer que: A) a poltica para o cigarro menos ofensiva do que a empregada para o lcool; B) a poltica pblica empregada para o cigarro vem dando certo; C) a campanha publicitria do cigarro traz ofensas aos consumidores; D) no h poltica pblica de oposio ao consumo de lcool; E) o consumo de lcool traz mais renda ao Estado do que o cigarro. 04. Poltica pblica significa uma poltica: A) patrocinada pelo Estado; B) de grande divulgao; C) de amplo conhecimento pblico; D) de responsabilidade das empresas; E) organizada pela prpria populao.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

09. Esse texto composto de muitas vozes; entre as vozes presentes no texto s NO est a voz: A) B) C) D) E) do de da do da autor do artigo; especialistas; indstria do lcool; Ministrio da Sade; Unifesp.

10. No artigo, predomina a linguagem formal; o segmento que emprega uma variao popular : A) Ao contrrio do que acontece nos pases desenvolvidos, o consumo do lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento; B) o caso do Brasil, onde no h praticamente controle sobre a indstria de bebidas alcolicas; C) Segundo os especialistas, preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Um litro de pinga aqui custa menos do que 1 dlar, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Nos pases desenvolvidos, uma garrafa de destilado no sai por menos de 10 dlares.; D) Alm dos preos baixssimos, no Brasil o marketing da indstria do lcool muito agressivo e mira sobretudo os jovens; E) O levantamento do Ministrio da Sade confirma essa tendncia. Os brasileiros que bebem exageradamente tm, em sua maioria, entre 18 e 24 anos.

REIS

Dia 27.04.2008 - Manh

Mdico - Oncologia
16. Ao implementar aes e servios de sade, o Estado deve atender aos direitos individuais e s demandas da coletividade. Os recursos e as polticas pblicas devem visar esse duplo objetivo. Essas aes devem respeitar o seguinte princpio da administrao pblica: A) B) C) D) E) da da do da da lucratividade; autonomia da vontade; sigilo; impessoalidade; reduo de custos.

SUS
11. Sobre os segmentos que integram obrigatoriamente o Conselho de Sade, avalie os itens a seguir: I - Prestadores de Servios. II Governo. III Profissionais. IV - Organizaes comunitrias, religiosas e no religiosas. V Usurios. VI - Movimentos e entidades de consumidores. Assinale apenas os corretos: A) III, IV e VI; B) I, II, III, IV, V e VI; C) I, II, III e V; D) II, IV e VI; E) V . 12. Um dos objetivos das comisses intersetoriais, criadas pela Lei n 8.080 de 19 de setembro de 1990, : A) articular polticas e programas de interesse para a sade; B) integrar recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade; C) coordenar os sistemas de redes integradas de assistncia de alta complexidade; D) qualificar a ateno integral devida ao indivduo e coletividade; E) elaborar parmetros de custos da assistncia sade. 13. O repasse de recursos do Fundo Nacional de Sade para o Fundo Municipal de Sade, para pagamento de procedimentos e aes de Ateno Bsica Sade, para os municpios habilitados em qualquer modalidade de gesto estabelecida pela NOB SUS 01/96, feito com a seguinte base: A) anlise das necessidades de expanso do PSF do municpio; B) quantidade de procedimentos realizados por unidade de Ateno Bsica Municipal; C) parmetros de cobertura assistencial populao em geral do municpio; D) multiplicao de um valor per capta nacional pela populao do municpio; E) estudo de programao assistencial desenvolvido anualmente pelos municpios. 14. A regulamentao da Lei Orgnica da Sade tem sido efetuada atravs das chamadas normas operacionais do SUS, sendo que, desde 1991, j foram editadas cinco normas operacionais (NOB 91, NOB 92, NOB 93, NOB 96 e NOAS 01/02). Sobre a Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS-SUS 01/02 - pode-se fazer a seguinte afirmao: A) estabelece o processo de regionalizao como estratgia de hierarquizao dos servios de sade; B) reduz as responsabilidades dos municpios na Ateno Bsica; C) instituiu o PAB - Piso da Ateno Bsica; D) cria os nveis de gesto Incipiente, Parcial e Semi-Plena; E) institui a PPI - Programao Pactuada e Integrada. 15. A legislao brasileira estabelece que a sade um direito fundamental do ser humano, cabendo ao poder pblico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) garantir este direito, atravs de polticas sociais e econmicas que visem reduo dos riscos de se adoecer e morrer. A legislao obedece seguinte diretriz: A) aumentar a capacidade econmica dos municpios e muncipes; B) ofertar um conjunto articulado e contnuo de aes e servios de sade; C) organizar aes e servios de sade de forma centralizada; D) possuir direo descentralizada em cada esfera de governo; E) ser capaz de resolver 80% das necessidades de sade.

17. So vrios os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formao, contrato de trabalho, condies de trabalho, salrio, compromisso social e humanizao do atendimento. Em relao poltica de recursos humanos na rea da sade podemos afirmar que: A) formalizada e executada apenas pela direo nacional do SUS; B) organiza um sistema de formao de recursos humanos em nvel universitrio; C) tem como objetivo valorizar a dedicao exclusiva aos servios do SUS; D) possui normas especficas que independem do sistema educacional; E) tem nos servios privados de sade campos de prtica para pesquisa. 18. Os estabelecimentos de sade que integram o Sistema nico de Sade e fazem parcerias com planos de sade tm o direito de: A) atender prioritariamente pacientes que possuam planos de sade privados; B) receber remunerao direta do usurio do SUS pelo servio de sade prestado; C) organizar o acesso em filas diferenciadas de pacientes SUS e particulares; D) internar os usurios dos planos em melhores acomodaes; E) oferecer os recursos de sade de acordo com as necessidades de cada um. 19. As aes de sade pblica no Brasil devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivduo e para a comunidade, para a preveno e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana. Essas aes esto baseadas no princpio da: A) B) C) D) E) universalidade; integralidade; eqidade; racionalidade; descentralizao.

20. Uma das trs dimenses do Pacto pela Sade 2006, divulgado pela Portaria N 399/GM de 22 de fevereiro de 2006, o Pacto em Defesa do SUS que possui entre as suas prioridades: A) modificar a emenda constitucional n 29 pelo Congresso Nacional; B) reforar o SUS como poltica de Estado; C) trabalhar por um oramento adequado para a gesto do SUS; D) elaborar e divulgar a carta dos deveres dos usurios do SUS; E) estabelecer as responsabilidades de cada ente federado, diminuindo competncias concorrentes.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

Mdico - Oncologia

Dia 27.04.2008 - Manh

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21. A causa mais comum de tumor localizado no mediastino anterior : A) carcinoma bronquolo-alveolar; B) carcinoma tmico; C) linfoma; D) timoma; E) tumor germinativo. 22. Paciente de 21 anos submetida a anexectomia esquerda devido massa plvica. O restante da cavidade no demonstrava sinais de acometimento durante a laparotomia. O laudo histopatolgico apontou teratoma Imaturo Grau 3, estgio IA. Marcadores sricos (alfa-feprotena e B-HCG) e demais exames de imagem estavam normais. Sobre esse caso clnico correto afirmar que: A) a paciente deve ser mantida exclusivamente em controle com exames de imagem, sricos e ginecolgico peridicos, j que o risco de recorrncia menor que 10%; B) deve receber radioterapia plvica para controle local de doena; C) deve ser submetida avaliao videolaparoscpica por cirurgio oncolgico para reestadiamento, incluindo anexectomia contra-lateral; D) deve iniciar quimioterapia adjuvante com BEP por 3 ciclos; E) a leso de etiologia benigna, no necessitando de seguimento especfico. 23. considerado fator prognstico desfavorvel no cncer de prstata localizado: A) Gleason score 7; B) PSA srico at 7 mg/dL; C) acometimento focal microscpico de cpsula de prstata; D) idade acima de 50 anos; E) estdio T1c. 24. Sobre a sndrome de lise tumoral no correto afirmar que: A) rasburicase uma oxidato redutase; B) rasburicase induz ao acmulo de xantina e hipoxantina; C) alopurinol um inibidor da xantina oxidase; D) a alcalinizao urinria pode levar a deposio de clcio a nvel renal; E) o cido rico convertido em alantona pela rasburicase. 25. Para um paciente com diagnstico de carcinoma urotelial de bexiga T1 submetido resseco transuretral a conduta apropriada : A) caso o material histopatolgico demonstre reas de carcinoma in situ, deve-se manter controle clnico exclusivo (follow-up); B) o uso de mitomicina intra-vesical ser superior ao BCG intra-vesical em termos de taxa de resposta; C) radioterapia local indicada se os exames de imagem comprovarem o acometimento linfonodal plvico; D) cistectomia parcial deve ser o tratamento de escolha caso apresente grau histopatolgico G3; E) nova bipsia local deve ser realizada no caso de ausncia de musculatura lisa no material da bipsia. 26. Mulher de 48 anos com diagnstico de linfoma difuso de grandes clulas B, CD20 positivo, estgio IA, Index Prognstico Internacional (IPI) zero apresenta-se com linfonodomegalia inguinal de 3 cm. A opo teraputica mais adequada : A) CHOP; B) CHOEP; C) radioterapia isolada; D) CHOP-Rituximab; E) rituximab isolado.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

27. Com relao associao do HPV com o cncer de cabea e pescoo podemos afirmar que: A) o HPV um fator de risco para neoplasias de cabea e pescoo, principalmente em orofaringe; B) acometimento pelo HPV aumenta a incidncia do cncer de cabea e pescoo e considerado um fator prognstico negativo; C) o subtipo mais comumente envolvido o HPV 55; D) acometimento pelo HPV 16 o nico subtipo no associado aumento da incidncia de cncer de cabea e pescoo; E) o HPV no apresenta nenhuma associao com a incidncia do cncer de cabea e pescoo. 28. Considerando o quadro de neutropenia febril associado quimioterapia, o uso inicial emprico de vancomicina no apresentar embasamento na seguinte situao: A) B) C) D) E) paciente em uso profiltico de Quinolona; paciente com celulite extensa; paciente com sepse e catter totalmente implantado; paciente em uso profiltico de sulfas; pacientes com sepse e hipotenso.

29. Uma causa de contra-indicao relativa para o uso de radioterapia adjuvante no cncer de mama : A) axila densamente positiva; B) colagenoses; C) gravidez; D) extravasamento capsular em linfonodo axilar; E) cirurgia conservadora. 30. Sobre cncer de colo de tero no correto afirmar que: A) tumores em estgio IB1 e IB2 devem receber tratamento combinado com quimioterapia e radioterapia seguido de braquiterapia; B) o acometimento nodal para-artco no contemplado pelo estadiamento da FIGO; C) pacientes com estgio IA1 podem ser submetidas a conizao sem necessidade de linfadenectomia plvica; D) em pacientes com recidiva plvica ps-radioterapia a presena de hidronefrose, dor e edema unilateral de membro inferior contra-indica o resgate cirrgico com exenterao plvica; E) topotecan associado cisplatina aumenta a sobrevida global na doena avanada. 31. O carcinoma bronquolo-alveolar uma variante histolgica do seguinte tipo de cncer pulmonar: A) B) C) D) E) carcinoma do tipo pequenas clulas; carcinoma epidermide; carcinoma de pulmo, do tipo grandes clulas; tumor de Pancoast; adenocarcinoma.

32. Dentre os fatores a seguir, o que est associado com o aumento do risco de cncer de mama : A) amamentao; B) nenhuma gravidez a termo antes dos 30 anos; C) idade tardia da menarca e precoce da menopausa; D) multiparidade; E) uso crnico de cido flico.

REIS

Dia 27.04.2008 - Manh

Mdico - Oncologia
C) doxorubicina e ifosfamida so drogas ativas em sarcomas de baixo grau; D) leiomiosarcoma e carcinosarcoma so os tipos mais comumente encontrados no tero; E) metstases cerebrais ocorrem em 25% dos casos avanados. 39. Paciente de 62 anos apresenta-se com quadro de sangramento vaginal e massa plvica de provvel origem uterina. ento submetida a histerectomia total, anexectomia bilateral, omentectomia e linfadenectomia. O laudo antomopatolgico aponta adenocarcinoma seroso-papilfero de endomtrio acometendo at serosa, com trs linfonodos plvicos positivos. O lavado peritoneal tambm foi positivo. Nesse caso, correto afirmar que a paciente: A) deve receber quimioterapia sistmica como parte do tratamento adjuvante; B) apresenta estgio IVA e deve iniciar Megestrol; C) apresenta estgio IIIB e deve receber radioterapia em campos plvico e para-artico; D) deve iniciar Topotecan j que apresenta doena avanada; E) deve ser mantida sob controle clnico exclusivo. 40. O tratamento aceito como padro para o mesotelioma pleural localmente avanado/ metasttico : A) B) C) D) E) monoterapia com Vinorelbina; Pemetrexate e Cisplatina; Paclitaxel e Carboplatina; Gemcitabina e Paclitaxel; Carboplatina e Doxorubicina.

33. Paciente do sexo feminino com 42 anos, pr-menopausa, foi submetida a uma mastectomia radical e esvaziamento axilar para tratamento de um carcinoma ductal infiltrante da mama, que apresentava as seguintes caractersticas: tumor de 1,8cm, dois linfonodos com doena metasttica dos 11 ressecados, receptor de estrgeno e progesterona positivos, HER 2+++. O tratamento adjuvante mais adequado para esse caso : A) tamoxifeno por cinco anos; B) quimioterapia adjuvante seguido de tamoxifeno por cinco anos; C) uso de trastuzumab e tamoxifeno; D) quimioterapia adjuvante e trastuzumab seguidos de tamoxifeno por cinco anos; E) quimioterapia adjuvante e trastuzumab seguido de Inibidor da aromatase por cinco anos. 34. Com relao s alteraes relacionadas ao BRCA 2, correto afirmar que: A) a prevalncia em mulheres com cncer de mama menor que 0,1%; B) a alterao cromossomial est localizada no cromossoma 17; C) est tambm associada ao cncer de prstata e estmago; D) no aumenta o risco de cncer de mama masculino; E) no aumenta o risco de cncer de ovrio. 35. Sobre as alteraes genticas associadas carcinognese no correto concluir que: A) a instabilidade do gene APC est associada a risco de cncer de clon; B) alteraes no gene BLM (sndrome de Bloom) aumentam o risco de leucemias; C) alteraes nos genes MSH2, MLH1, MSH6 esto associados ao cncer de clon no-polipomatoso hereditrio familiar; D) alteraes do gene XPA esto associados com Xeroderma Pigmentosum e cncer de pele; E) alteraes do BRCA1 aumentam o risco de cncer de mama e linfoma. 36. Sobre a doena de Hodgkin correto afirmar que: A) PET-scan mais sensvel e especfico que a tomografia computadorizada tanto para o estadiamento quanto para a reavaliao de resposta; B) cerca de 10% dos pacientes recidivados aps quimioterapia podem obter resposta completa aps o transplante de medula ssea; C) bipsia de medula ssea s necessria para pacientes com estgios clnicos IA e IIA; D) ABVD por 4 ciclos seguido de radioterapia o tratamento padro para pacientes com estdio IIB bulky; E) esclerose nodular e celularidade mista constituem subgrupos de melhor prognstico. 37. No constitui fator de risco para o cncer gstrico: A) B) C) D) E) anemia perniciosa; plipo hiperplsico gstrico; doena de Mntrier; gastrite atrfica; gastrite alcalina ps gastrectomia parcial.

41. Paciente masculino de 70 anos queixa-se de dor ssea difusa nas ltimas semanas. Exames complementares revelam cintilografia com diversos pontos de captao esqueltica sugestivas de implantes, anemia moderada (Hto 31%) e hipercalcemia leve (11,3 mg/dl). Frente a essa situao clnica, o diagnstico menos provvel, entre os listados a seguir, : A) mieloma mltiplo; B) adenocarcinoma de prstata avanado; C) adenocarcinoma gstrico; D) adenocarcinoma de pulmo; E) todos as doenas acima citadas so igualmente possveis. 42. O extravasamento de determinadas drogas est associado com leses no local da infuso que vo desde dor e eritema at necrose tecidual. A nica droga a seguir que no apresenta efeito vesicante : A) etoposdeo; B) doxorubicina; C) vimblastina; D) vinorelbina; E) metotrexate. 43. Em relao ao hepatocarcinoma correto afirmar que: A) pacientes com hepatocarcinoma associado infeco pelo vrus C raramente apresentam sinais de cirrose; B) nveis sricos da alfa-feto protena acima de 500ng/ml e tomografia computadorizada com imagem sugestiva so suficientes para se fazer o diagnstico de hepatocarcinoma; C) a alfa-feto protena no se apresenta aumentada em metstases hepticas de outros tumores slidos; D) pacientes com hepatocarcinoma com padro histolgico do tipo fibrolamelar comumente tm sobrevida menor; E) a principal causa de hepatocarcinoma est associada com o vrus da hepatite B.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

38. Sobre os sarcomas de partes moles correto afirmar que: A) a disseminao linfonodal uma forma freqente de progresso da doena; B) metstases pulmonares e hepticas so pouco freqentes na doena avanada;

Mdico - Oncologia
44. A caracterstica relacionada com um melhor prognstico no melanoma maligno : A) B) C) D) E) ulcerao presente na leso primria; padro de crescimento nodular; maior profundidade da invaso tumoral; linfonodo sentinela positivo; Intenso infiltrado rico em linfcitos no stio primrio.

Dia 27.04.2008 - Manh

50. Paciente feminina de 72 anos apresenta linfonodomegalia axilar e dor local. Demais exames complementares negativos. Bipsia revela neoplasia pouco diferenciada. Anlise imunohistoqumica do material demostra negatividade para keratina e vimentina e positividade para LCA. O provvel diagnstico : A) B) C) D) E) carcinoma de mama; linfoma; sarcoma; tumor germinativo; melanoma.

45. Durante a avaliao de um ndulo em tireide a caracterstica a seguir que est associada a uma maior chance de benignidade (so): A) homem com idade menor que 25 anos ou maior que 65 anos; B) pacientes que, durante a infncia, fizeram uso de irradiao ionizante; C) pacientes com mltiplos ndulos em tireide; D) crianas com ndulo em tireide; E) pacientes com ndulo frio visualizado na avaliao da cintilografia da tireide. 46. Com relao ao cncer coloretal correto afirmar que: A) FOLFOX se demonstrou superior ao 5-FU com leucovorin em termos de taxa de resposta em pacientes com doena avanada; B) o esquema teraputico quimioterpico adjuvante baseado exclusivamente no uso de fluoropirimidinas; C) no h a papel definido para o uso de drogas antiangiognicas em casos avanados; D) o nmero mnimo de linfonodos ressecados numa cirurgia curativa para uma avaliao histopatolgica adequada de oito; E) presena de sangramento ativo no contra-indica o uso de bevacizumab. 47. Das alteraes cromossomiais abaixo citadas, a que se correlaciona com prognstico desfavorvel no mieloma mltiplo : A) alterao do cromossomo 13q; B) t(11,14); C) t(14,18); D) deleo 5p-; E) deleo do 7q-. 48. Das patologias a seguir, a que no se associa com linfoma MALT : A) tireoidite de Hashimoto; B) infeco pelo H.pylori; C) esfago de Barret; D) sndrome de Sjogren; E) infeco pelo vrus da hepatite C. 49. Considerando os tumores germinativos no-seminomatosos recidivados aps quimioterapia de 1. linha, uma das condies relacionadas ao prognstico desfavorvel : A) localizao primria no testculo; B) resposta completa ao tratamento inicial com BEP; C) marcadores tumorais baixos; D) primrio mediastinal; E) intervalo livre de progresso longo.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

DOS

REIS

Вам также может понравиться