Вы находитесь на странице: 1из 46

SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO

DO RIO DE JANEIRO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CFC 2011 UNIDADE II

Decreto 3.767 - RDCBMERJ Legislao Penal

1. DECRETO N 3.767, DE 4 DE DEZEMBRO DE 1980 Dispe sobre o Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, e tendo em vista o que consta do Processo n E-09/671/601/81, D E C R E T A: Art. 1 - Fica aprovado o Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que a este acompanha. Art. 2 - Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 1980

Art. 1 - O Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (RDCBERJ) tem por finalidade especificar e classificar as transgresses disciplinares, estabelecer normas relativas amplitude e aplicao das punies disciplinares, classificao do comportamento de bombeiro-militar das praas BM e interposio de recursos contra a aplicao das punies. Pargrafo nico - So tambm tratadas, em partes, neste Regulamento, as recompensas especificadas no Estatuto dos bombeiros-militares. Art. 2 - A camaradagem torna-se indispensvel formao e ao convvio da famlia de bombeiro-militar, cumprido existir as melhores relaes sociais entre os bombeiros-militares. Pargrafo nico -Incumbe aos superiores incentivar e manter a harmonia e a amizade entre seus subordinados. Art. 3 - A civilidade parte da educao de bombeiro-militar e, como tal, de interesse vital para a disciplina consciente. Importa ao superior tratar os subordinados, em geral, e os recrutas, em particular, com urbanidade e justia, interessando-se por seus problemas. Em contrapartida, o subordinado obrigado a todas as provas de respeito e deferncia para com seus superiores, de conformidade com os regulamentos de bombeiros-militares. Pargrafo nico - As demonstraes de camaradagem, cortesia e considerao, obrigatrias entre os bombeiros-militares, devem ser dispensadas aos militares das Foras Armadas e aos bombeiros-militares e policiais-militares de outras Corporaes.

Art. 4 - Para efeito deste Regulamento, todas as Organizaes de Bombeiros-Militares, tais como: Quartel do Comando-Geral, Comando de Bombeiros de rea, Diretorias, Estabelecimento, Reparties, Escolas, Campos de Instruo, Centro de Formao e Aperfeioamento, Unidades Operacionais e outras, sero denominadas "OBM". Pargrafo nico - Para efeito deste Regulamento, os Comandantes, Diretores ou Chefes de OBM sero denominados "Comandantes". CAPTULO II PRINCPIOS GERAIS DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA Art. 5 - A hierarquia de bombeiro-militar a ordenao da autoridade em nveis diferentes, dentro da estrutura das Foras Armadas e das Foras Auxiliares, por postos e graduaes. Pargrafo nico - A ordenao dos postos e graduaes no Corpo de Bombeiros se faz conforme preceitua o Estatuto do BombeirosMilitares. Art. 6 - A disciplina de bombeiro-militar a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo bombeiro-militar.

1 - So manifestaes essenciais de disciplina: 1 - a correo de atitudes; 2 - a obedincia pronta s ordens dos superiores hierrquicos; 3 - a dedicao integral ao servio; 4 - a colaborao espontnea disciplina coletiva e eficincia da instituio; 5 - a conscincia das responsabilidades; 6 - a rigorosa observncia das prescries regulamentares. 2 - A disciplina e o respeito hierarquia devem ser mantidos permanentemente pelos bombeiros-militares na ativa e na inatividade. Art. 7 - As ordens devem ser prontamente obedecidas. 1 - Cabe ao bombeiro-militar a inteira responsabilidade pelas ordens que der e pelas conseqncias que delas advirem. 2 - Cabe ao subordinado, ao receber uma ordem, solicitar os esclarecimentos necessrios ao seu total entendimento e compreenso. 3 - Quando a ordem importar em responsabilidade criminal para o executante, poder o mesmo solicitar sua confirmao por escrito, cumprindo a autoridade que a emitiu, atender a solicitao. 4 - Cabe ao executante, que exorbitar no cumprimento de ordem recebida, a responsabilidade pelos excessos e abusos que cometer.

Art. 8 - Esto sujeitos a este Regulamento, os bombeiros-militares na ativa e os na inatividade. 1 - Os alunos de rgos especficos de formao de bombeirosmilitares tambm esto sujeitos aos regulamentos, normas e prescries das OBM em que estejam matriculados. 2 - Os Coronis BM nomeados Juizes dos Tribunais de Justia Militar Estadual so regidos por legislao especfica, de acordo com o art. 124 da Constituio Federal. (*) 3 - Compete ao Secretrio de Estado da Defesa Civil as atribuies constantes no art. 4 da Lei n 427/81, que dispe sobre Conselho de Justificao. * Acrescentado pelo Decreto n 17.406, de 16 de abril de 1992. Art. 9 - As disposies deste Regulamento aplicam-se aos bombeiros-militares na inatividade quando, ainda no meio civil, se conduzam, inclusive por manifestaes atravs da imprensas, de modo a prejudicar os princpios de hierarquia, da disciplina, do respeito e do decoro militar. Art. 10 - A competncia para aplicar as prescries contidas neste Regulamento conferida ao cargo e no ao grau hierrquico. So competentes para aplic-los:

1 - o Governador do Estado, a todos os integrantes do Corpo de Bombeiros; (*) 2 - o Secretrio de Estado da Defesa Civil, a todos os integrantes do Corpo de bombeiros; * Redao dada pelo Decreto n 17.406, de 16 de abril de 1992. 3 - o Comandante-Geral, aos que estiverem sob o seu comando; 4 - o Chefe do Estado-Maior-Geral, aos Comandantes de Bombeiro de rea e os Diretores de rgos de Direo Setorial, aos que servirem sob suas ordens; 5 - o Subchefe do Estado-Maior -Geral, Ajudante-Geral, os Comandantes de Grupamento de Incndio, de Busca e Salvamento e do Grupamento Martimo e os Comandantes de OBM, aos que estiverem sob suas ordens. 6 - os Subcomandantes de OBM, Chefes de Seo, de Servios e Assessorias, cujos cargos sejam privativos de oficiais superiores, aos que servirem sob suas ordens. 7 - os Comandantes de Destacamentos, quando isolados , aos que estiverem sob suas ordens. Pargrafo nico - A competncia conferida aos Chefes de Seo, de Servios e de Assessorias limitar-se- s ocorrncias relacionadas s atividades inerentes ao servio de suas reparties.

Art. 11 - Todo bombeiro-militar que tiver conhecimento de fato contrrio disciplina dever participar ao seu chefe imediato por escrito ou verbalmente. Neste ltimo caso, deve confirmar a participao por escrito no prazo mximo de 48 horas. 1 - A parte deve ser clara, concisa e precisa; deve conter os dados capazes de identificar as pessoas ou coisas envolvidas, o local, a data e a hora da ocorrncia e caracterizar as circunstncias que a envolverem, sem tecer comentrios ou opinies pessoais. 2 - Quando, para preservao da disciplina e do decoro da Corporao, a ocorrncia exigir uma pronta interveno, mesmo sem possuir ascendncia funcional sobre o transgressor, a autoridade de bombeiro-militar de maior antigidade que presenciar ou tomar conhecimento do fato dever tomar imediata e enrgicas providncias, inclusive prend-lo "em nome da autoridade competente" dando cincia a esta, pelo meio mais rpido, da ocorrncia e das providncias em seu nome tomadas. 3 - Nos casos de participao de ocorrncia com bombeiros-militares de OBM diversa daquela a que pertence a autoridade a que pertence o signatrio da parte, deve este, direta ou indiretamente, ser notificado da soluo dada, no prazo mximo de seis (6) dias teis. Expirando este prazo, deve o signatrio da parte informar a ocorrncia autoridade a que estiver subordinado. 4 - A autoridade, a quem a parte dirigida, deve dar a soluo no prazo mximo de quatro (4) dias teis, podendo, se necessrio, ouvir as pessoas envolvidas, obedecidas as demais prescries regulamentares. Na impossibilidade de solucion-la neste prazo, o seu motivo dever ser necessariamente publicado em boletim e, neste caso, o prazo poder ser prorrogado at vinte (20) dias.

5 - A autoridade que receber a parte, no sendo competente para solucion-la deve encaminh-la a seu superior imediato. Art. 12 - No caso de ocorrncia disciplinar envolvendo bombeiros-militares de mais de uma OBM, caber ao Comandante imediatamente superior da linha de subordinao, apurar ou determinar a apurao dos fatos, procedendo, a seguir, de conformidade com o prescrito no art.11 e seus pargrafos do presente regulamento, com os que no sirvam sob a sua linha de subordinao funcional. Pargrafo nico - No caso de ocorrncia disciplinar envolvendo militares das Foras Armadas e bombeiros-militares, a autoridade bombeiro-militar competente dever tomar as medidas disciplinares referentes aos elementos a ela subordinados, informando o escalo superior sobre a ocorrncia, as medidas tomadas e o que foi por ela apurado, dando tambm, cincia tambm do fato ao Comando Militar interessado. Art. 13 - Transgresso disciplinar qualquer violao dos princpios da tica, dos deveres e das obrigaes de bombeiro-militar, na sua manifestao elementar simples e qualquer omisso ou ao contrria aos preceitos estatudos em leis, regulamentos, normas ou disposies, desde que no constituam crime. Art. 14 - So transgresses disciplinares: 1 - todas as aes ou omisses contrrias disciplina de bombeiro-militar especificadas no Anexo I do presente Regulamento; 2 - todas as aes, omisses ou atos, no especificados na relao de transgresses do Anexo citado, que afetem a honra pessoal, o pundonor do bombeiro-militar, o decoro da classe ou o sentimento do dever e outras prescries contidas no Estatuto dos BombeirosMilitares, leis e regulamentos, bem como aquelas praticadas contra regras e ordens de servio estabelecidas por autoridade competente.

JULGAMENTO DAS TRANSGRESSES Art. 15 - O julgamento das transgresses deve ser precedido de um exame e de uma anlise que considerem: 1 - os antecedentes do transgressor; 2 - as causas que a determinaram; 3 - a natureza dos fatos que a envolveram; e 4 - as conseqncias que dela possam advir. Art. 16 - No julgamento das transgresses podem ser levantadas causas que justifiquem a falta ou circunstncias que atenuem e/ou a agravem. Art. 17 - So causas de justificao: 1 - ter sido cometida a transgresso na pratica de ao meritria, no interesse do servio ou da ordem pblica; 2 - ter cometido a transgresso em legtima defesa, prpria ou de outrem; 3 - ter sido cometida a transgresso em obedincia ordem superior; 4 - ter sido cometida a transgresso pelo uso imperativo de meios violentos, a fim de compelir o subordinado a cumprir rigorosamente o seu dever, no caso de perigo, necessidade urgente, calamidade pblica, manuteno da ordem e da disciplina; 5 - ter havido motivo de fora maior, plenamente comprovado e justificado; e 6 - nos casos de ignorncia, plenamente comprovada, desde que no atente contra os sentimentos normais de patriotismo, humanidade e probidade. Pargrafo nico - No haver punio quando for reconhecida qualquer causa de justificao.

Art. 18 - So circunstncias atenuantes: 1 - bom comportamento; 2 - relevncia de servios prestados; 3 - ter sido cometida a transgresso para evitar mal maior; 4 - ter sido cometida a transgresso em defesa prpria, de seus direitos ou de outrem, desde que no constitua causa de justificao; e 5 - falta de prtica do servio. Art. 19 - So circunstncias agravantes: 1 - mau comportamento; 2 - prtica simultnea ou conexo de duas ou mais transgresses; 3 - reincidncia de transgresso mesmo punida verbalmente; 4 - conluio de duas ou mais pessoas; 5 - ser praticada a transgresso durante a execuo de servio, 6- ser cometida a falta em presena de subordinado; 7 - ter abusado o transgressor de sua autoridade hierrquica; 8 - ser praticada a transgresso com premeditao; 9 - ter sido praticada a transgresso em presena de tropa; e 10 - ter sido praticada a transgresso em presena de pblico.

CLASSIFICAO DAS TRANSGRESSES Art. 20 - A transgresso da disciplina deve ser classificada, desde que no haja causas de justificao, em: 1 - leve; 2 - mdia; e 3 - grave. Pargrafo nico - A classificao da transgresso compete a quem couber aplicar a punio, respeitadas as consideraes estabelecidas no art. 15 deste Regulamento. Art. 21 - A transgresso da disciplina deve ser classificada como "grave" quando, no chegando a constituir crime, constitua a mesma ato que afete o sentimento de dever, a honra pessoal, o pundonor de bombeiro-militar ou o decoro da classe GRADAO E EXECUO DAS PUNIES Art. 22 - A punio disciplinar objetiva o fortalecimento da disciplina. Pargrafo nico - A punio deve ter em vista o benefcio educativo ao punido e coletividade a que ele pertence. Art. 23 - As punies disciplinares a que esto sujeitos os bombeiros-militares, segundo a classificao resultante do julgamento da transgresso, so as seguintes, em ordem de gravidade crescente: 1 - advertncia; 2 - repreenso; 3 - deteno; 4 - priso e priso em separado; e 5 - licenciamento e excluso a bem da disciplina. Pargrafo nico - As punies disciplinares de deteno e priso no podem ultrapassar de 30 (trinta) dias.

Art. 24 - Advertncia - a forma mais branda de punir. consiste numa admoestao feita verbalmente ao transgressor, podendo ser de carter particular ou ostensivamente. 1 - Quando ostensivamente, poder ser na presenas de superior, no crculo de seus pares ou na presena de toda ou parte da OBM. 2 - Advertncia, por ser verbal, no deve constar das alteraes do punido, devendo, entretanto, ser registrada em sua ficha disciplinar. Art. 25 - Repreenso - a punio que publicada em Boletim, no priva o punido da liberdade. Art. 26 - Deteno - consiste no cerceamento da liberdade do punido, o qual deve permanecer no local que lhe for determinado, normalmente o quartel, sem que fique, no entanto, confinado. 1 - O detido comparece a todos os atos de instruo e servios. 2 - Em casos especiais, a critrio da autoridade que aplicou a punio, o Oficial BM ou o Aspirante-a-Oficial BM pode ficar detido em sua residncia. Art. 27 - Priso - consiste no confinamento do punido em local prprio e designado para tal. 1 - Os bombeiros-militares dos diferentes crculos de Oficiais BM e Praas BM estabelecidos no Estatuto dos Bombeiros-Militares no podero ficar presos no mesmo compartimento. 2 - So lugares de priso: - Para Oficial BM e Aspirante-a-Oficial BM - determinado pelo Comandante do aquartelamento; - Para Subtenente BM e Sargento BM - compartimento denominado "priso de Subtenente e Sargento"; - Para as demais praas BM - compartimento fechado denominado "xadrez".

3 - Em casos especiais, a critrio da autoridade que aplicou a punio, o Oficial BM ou o Aspirante-a-Oficial BM pode ter sua residncia como local de cumprimento da priso, quando esta no for superior a quarenta e oito (48) horas. 4 - Quando a OBM no dispuser de instalaes apropriadas, cabe autoridade que aplicou a punio, solicitar ao escalo superior local para servir de priso em outra OBM. 5 - Os presos disciplinares devem ficar separados dos presos disposio da Justia. 6 - Compete autoridade que aplicar a primeira punio praa BM ajuizar da convenincia e necessidade de confinar o punido, tendo em vista os altos interesses da ao educativa da coletividade e a elevao do moral da tropa. Neste caso, esta circunstncia ser fundamentadamente publicada em Boletim da OBM e o punido ter o quartel por menagem. Art. 28 - A priso deve ser cumprida sem prejuzo da instruo e dos servios internos. Quando o for com prejuzo, esta condio deve ser declarada em Boletim. Art. 29 - Em casos especiais, a priso pode ser agravada para "priso em separado", devendo o punido permanecer confinado e isolado, fazendo suas refeies no local da priso. Este agravamento no pode exceder metade da punio aplicada. Pargrafo nico - A "priso em separado" deve constituir, em princpio, a parte inicial do cumprimento da punio e no deve exceder metade da punio aplicada.

Art. 30 - O recolhimento de qualquer transgressor priso, sem nota de punio publicada em Boletim Interno da OBM, s poder ocorrer por ordem das autoridades referidas nos itens 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do art. 10 deste Regulamento. Pargrafo nico - O disposto neste artigo no se aplica no caso configurado no 2 do art. 11 deste Regulamento, ou quando houver; 1 - presuno ou indcio de crime; 2 - embriaguez; 3 - ao de psicotrpicos; 4 - necessidade de averiguao; e 5 - necessidade de incomunicabilidade. Art. 31 - Licenciamento e excluso a bem da disciplina consistem no afastamento "exofficio", do bombeiro-militar das fileiras da Corporao, conforme prescrito no Estatuto dos Bombeiros-Militares. 1 - O licenciamento a bem da disciplina deve ser aplicado praa sem estabilidade assegurada, mediante a anlise de suas alteraes, por iniciativa do Comandante, ou por ordem das autoridades relacionadas nos itens 1, 2, 3, e 4 do art. 10 deste Regulamento, quando: 1 - a transgresso afeta o sentimento do dever, a honra pessoal, o pundonor de bombeiromilitar e o decoro, e como repreenso imediata, assim se torna necessria disciplina; 2 - no comportamento "MAU", se verifica a impossibilidade e melhora de comportamento, como est previsto neste Regulamento; 3 - houver condenao por crime militar, excludos os culposos; e 4 - houver prtica de crime comum, apurado em inqurito, excludo os culposos.

2 - A excluso a bem da disciplina deve ser aplicada, "ex-officio", ao aspirante a -oficial BM e a praa com estabilidade assegurada, de acordo com o prescrito no Estatuto dos Bombeiros-Militares. 3 - O licenciamento a bem da disciplina poder ser aplicado s praas sem estabilidade assegurada em virtude de condenao por crime militar ou prtica de crime comum, de natureza culposa, a critrio das autoridades relacionadas nos itens 1, 2, 3 e 4 do art. 10. CAPTULO VIII NORMAS PARA APLICAO E CUMPRIMENTO DAS PUNIES Art. 32 - As aplicao da punio compreende uma discrio sumria, clara e precisa dos fatos e circunstncias que determinaram a transgresso, o enquadramento da punio e a decorrente publicao em Boletim da OBM. 1 - Enquadramento - a caracterizao da transgresso acrescida de outros detalhes relacionado com o comportamento do transgressor, cumprimento da punio ou justificao. No enquadramento so necessariamente mencionados: 1 - a transgresso cometida, em termos precisos e sintticos e a especificao em que a mesma incida pelos nmeros constantes do ANEXO I ou pelo item 2 do art. 14 deste Regulamento. No devem ser emitidos comentrios deprimentes e /ou ofensivos, sendo porm permitidos os ensinamentos decorrentes, desde que no contenham aluses pessoais; 2 - os itens, artigos e pargrafos das circunstncias atenuantes e/ou agravantes, ou causas de justificao;

3 - a classificao da transgresso; 4 - a punio imposta; 5 - o local do cumprimento da punio, se for o caso; 6 - a classificao do comportamento do bombeiro-militar em que a praa BM punida permanea ou ingresse; 7 - a data do incio do cumprimento da punio, se o punido tiver sido recolhido de acordo com o 2 do art. 11 deste Regulamento; e 8 - a determinao para posterior cumprimento, se o punido estiver baixado, afastado do servio ou disposio de outra autoridade. 2 - Publicao em Boletim - o ato administrativo que formaliza a aplicao da punio ou a sua justificao. 3 - Quando ocorrer causa de justificao, no enquadramento e na publicao em Boletim menciona-se a justificao da falta, em lugar da punio imposta. 4 - Quando a autoridade que aplica a punio no dispuser de Boletim para a sua aplicao, esta deve ser feita, mediante solicitao escrita, no da autoridade imediatamente superior. Art. 33- A aplicao da punio deve ser feita com justia, serenidade e imparcialidade, para que o punido fique consciente e convicto de que a mesma se inspira no cumprimento exclusivo de um dever. Art. 34 - A publicao da punio imposta a Oficial BM ou a aspirante-a-oficial BM, em princpio, deve ser feita em Boletim Reservado, podendo ser em Boletim Ostensivo se as circunstncias ou a natureza da transgresso assim o recomendarem.

Art. 35 -A aplicao da punio deve obedecer s seguintes normas: 1 - a punio deve ser proporcional gravidade da transgresso, dentro dos seguintes limites: a - de advertncia at dez (10) dias de deteno, para transgresso "leve"; b - de deteno at dez (10) dias de priso, para transgresso "mdia"; e c - de priso at licenciamento ou excluso a bem da disciplina, previstos no art. 31 deste Regulamento, para transgresso "grave". 2 - a punio no pode atingir at o mximo previsto no item anterior, quando ocorrerem apenas circunstncias atenuantes; 3 - a punio deve ser dosada quando ocorrerem apenas circunstncias atenuantes; 4 - por uma nica transgresso no deve ser aplicada mais de uma punio; 5 - a punio disciplinar, no entanto, no exime o punido da responsabilidade civil que lhe couber; e 6 - na decorrncia de mais de uma transgresso, sem conexo entre si, a cada uma deve ser imposta a punio correspondente. Em caso contrrio, as de menor gravidade sero consideradas como circunstncias agravantes da transgresso principal. 1 - No concurso de crime e transgresso disciplinar, quando forem da mesma natureza, deve prevalecer a aplicao da penas relativa ao crime, se como tal houver capitulao. 2 - A transgresso disciplinar ser apreciada para efeito de punio, quando da absolvio ou da rejeio da denncia. Art. 36 - A aplicao da primeira punio classificada como "priso" da competncia do Comandante. Art. 37 - Nenhum bombeiro-militar ser punido sem que tenha sido ouvido e apuradas as razes da transgresso. Pargrafo nico - Nenhum bombeiro-militar deve ser interrogado ou punido em estado de embriaguez ou sob ao de psicotrpicos.

Art. 38 - O incio do cumprimento da punio disciplinar deve ocorrer com a distribuio do Boletim da OBM que publica a aplicao da punio. 1 - O tempo de deteno ou priso, antes da respectiva publicao em boletim, no deve ultrapassar de setenta e duas (72) horas. 2 - A contagem do tempo de cumprimento da punio vai do momento em que o punido for recolhido at aquele em que for posto em liberdade. Art. 39 - A autoridade que necessitar punir seu subordinado, disposio ou a servio de outra autoridade, deve a ela requisitar a apresentao do punido para aplicao da punio. Pargrafo nico - Quando o local determinado para o cumprimento da punio for a sua OBM, pode solicitar quela autoridade que determine o recolhimento do punido diretamente ao local designado. Art. 40 - O cumprimento da punio disciplinar por bombeiro-militar afastado do servio, deve ocorrer aps a sua apresentao, pronto na OBM, salvo nos casos de preservao da disciplina e do decoro da Corporao. Pargrafo nico -A interrupo de licena especial, licena para tratar de interesse particular ou de licena para tratamento de sade de pessoa da famlia, para cumprimento de punio disciplinar, somente ocorrer quando autorizada pelas autoridades referidas nos itens 1, 2, e 3 do art. 10 deste Regulamento. Art. 41 - As punies disciplinares, de que trata este Regulamento, devem ser aplicadas de acordo com as prescries no mesmo estabelecidas. A punio mxima que cada autoridade referida no art. 10 deste Regulamento pode aplicar, acha-se especificada no quadro de punio mxima (ANEXO II) . 1 - Quando duas autoridades de nveis hierrquicos diferentes, ambas com ao disciplinar sobre o transgressor, conhecerem da transgresso, de nvel mais elevado competir punir, salvo se entender que a punio est dentro dos limites de competncia da do menor nvel, caso em que esta comunicar ao superior a sano disciplinar que aplicou. 2 - Quando uma autoridade, ao julgar uma transgresso, concluir que a punio est alm do limite mximo que lhe autorizado, cabe mesma solicitar autoridade superior, com ao disciplinar sobre o transgressor, a aplicao devida.

Art. 42 - A interrupo da contagem de tempo da punio, nos casos de baixa a hospital ou enfermaria outros, vai do momento em que o punido for retirado do local de cumprimento da punio at o seu retorno. Pargrafo nico - O afastamento e o retorno do punido do local do cumprimento da punio devem ser publicados em Boletim. MODIFICAO NA APLICAO DAS PUNIES Art. 43 - A modificao da aplicao da punio pode ser realizada pela autoridade que a aplicou ou por outra, superior e competente, quando tiver conhecimento de fatos que recomendem tal procedimento. Pargrafo nico - as modificaes da aplicao de punies so: 1 - anulao; 2 - relevao; 3 - atenuao; e 4 - agravao. Art. 44 - A anulao da punio consiste em tornar sem efeito a aplicao da mesma. 1 - Deve ser concedida quando for comprovado ter ocorrido injustia ou ilegalidade na sua aplicao. 2 - Far-se- em obedincia aos prazos seguintes: 1 - em qualquer tempo e em qualquer circunstncia, pelas autoridades especificadas nos itens 1, 2 e 3 do art. 10 deste Regulamento; 2 - no prazo de sessenta (60) dias, pelas demais autoridades. 3 - A anulao sendo concedida ainda durante o cumprimento da punio, importa em ser o punido posto em liberdade imediatamente. Art. 45 - A anulao da punio deve eliminar toda e qualquer anotao e/ou registro nas alteraes do bombeiro-militar relativos sua aplicao. Art. 46 - A autoridade que tome conhecimento de comprovada ilegalidade ou injustia na aplicao de punio e no tendo competncia para anul-la ou no disponha dos prazos referidos no 2 do art. 44 deste Regulamento, deve propor a sua anulao autoridade competente, fundamentadamente.

Art. 47 - a relevao de punio consiste na suspenso do cumprimento da punio imposta. Pargrafo nico - A relevao da punio pode ser concedida: 1 - quando ficar comprovado que foram atingidos os objetivos visados com a aplicao da mesma, independente do tempo de punio a cumprir; e 2 - por motivo de passagem de comando, data do aniversrio do CBERJ ou data nacional, quando j tiver cumprido pelo menos metade da punio. Art. 48 - A atenuao de punio consiste na transformao das punio proposta ou aplicada em uma menos rigorosa, se assim o exigir o interesse da disciplina e da ao educativa do punido. Art. 49 - A agravao da punio consiste na transformao da punio proposta ou aplicada em uma mais rigorosa, se assim o exigir o interesse da disciplina e da ao educativa do punido. Pargrafo nico - a "priso em separado" considerada como uma das formas de agravao de punio de priso para Soldado BM. Art. 50 - So competentes para anular, relevar, atenuar e agravar as punies impostas por si ou por seus subordinados, as autoridades discriminadas no art. 10 deste Regulamento, devendo esta deciso ser justificada em Boletim. CLASSIFICAO, RECLASSIFICAO E MELHORIA DE COMPORTAMENTO Art. 51- O comportamento de bombeiro-militar das praas BM espelha o seu procedimento civil e de bombeiro-militar sob o ponto de vista disciplinar. 1- A classificao, a reclassificao e a melhoria de comportamento, so da competncia do Comando-Geral e do Comandante de OBM, obedecido o disposto neste captulo e necessariamente publicadas em Boletim. 2 - Ao ser includa no Corpo de Bombeiros a praa ser classificada no comportamento "bom". Art. 52 - O comportamento de bombeiro-militar das praas BM deve ser classificado em: 1 - excepcional- quando no perodo de oito (8) anos de efetivo servio no tenha sofrido qualquer punio disciplinar; 2 - timo - quando no perodo de quatro (4) anos de efetivo servio tenha sido punida com at uma (1) deteno; 3 - bom - quando no perodo de dois (2) anos de efetivo servio tenha sido punida com at duas (2) prises; 4 - insuficiente - quando no perodo de um (1) ano de efetivo servio tenha sido punida com at duas (2) prises; e 5 - mau - quando no perodo de um (1) ano de efetivo servio tenha sido punida com mais de duas (2) prises.

RECLASSIFICAO E MELHORIA DE COMPORTAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR INSTRUES COMPLEMENTARES NOTA GAB-CMDOGERAL-020/97 O Comandante Geral no uso de suas atribuies legais, com base no que escreve o Art. 71 do Decreto N 3.767, de 01 de dezembro de 1980RDCBMERJ, e em observncia aos seguintes aspectos: a) A ocorrncia de dbias interpretaes dos artigos que afetam diretamente os bombeiros-militares na esfera disciplinar; b) As interpretaes variadas do citado Diploma Legal causaram problemas em ateno s promoes afetando o Plano de carreira: e c) A presente necessidade da Corporao estabelecer uma interpretao uniforme dos artigos 52 e 54 do Decreto n 3.767, de 04 Dez 1980 RDCBMERJ . RESOLVE: I A reclassificao de comportamento dos Praas BM deve ser feita automaticamente como se estabelece a seguir: 1) Do EXCEPCIONAL PARA O; 1.1 TIMO , quando a praa BM for punido com repreenso ou deteno; 1.2 BOM, quando a praa BM for punido com priso. 2) DO TIMO PARA O BOM, quando o praa BM for punido num perodo que compreenda quatro (4) anos de efetivo servio com mais de 01 (uma) deteno;

3) DO BOM PARA O INSUFICIENTE, quando o praa BM for punido, num perodo que compreenda 02 (dois) anos de efetivo servio com mais 02 (duas) prises; 4) DO INSUFICIENTE PARA O MAU, quando o praa BM for punido, num perodo que compreenda 01 (um) ano de efetivo servio com mais de 02 (duas) prises; II A melhoria de comportamento dos Praas BM deve ser feita automaticamente como se estabelece a seguir: 1) DO MAU PARA O INSUFICIENTE, quando no prazo de um (1) ano no tenha o praa BM sofrido qualquer punio a contar da data em que se encerra o cumprimento da punio sofrida no comportamento mau; 2) DO INSUFICIENTE PARA O BOM, quando no prazo de dois (2) anos no tenha o praa BM sofrido qualquer punio a contar da data em que se encerra o cumprimento da punio pela qual ingressou no comportamento insuficiente, ou da data em que se encerra o cumprimento da ltima punio sofrida neste comportamento ou da data em que adquiriu o direito a melhoria de comportamento mau para o comportamento insuficiente; 3) DO BOM PARA O TIMO, quando no prazo de quatro (4) anos no houver o praa BM sofrido qualquer punio a contar da data em que se encerra o cumprimento da punio pela qual ingressou no comportamento bom, ou da data em que se encerra o cumprimento da ltima punio sofrida neste comportamento, ou da data em que adquiriu o direito melhoria de comportamento insuficiente para o comportamento bom, ou ainda, da data que ingressou neste comportamento ; 4) DO TIMO PARA O EXCEPCIONAL, quando no prazo de oito (8) anos no houver o praa BM sofrido qualquer punio a contar da data em que se encerra o cumprimento da punio pela qual ingressou no comportamento timo, ou da data em que se encerra o cumprimento da ltima punio sofrida neste comportamento, ou da data em que adquiriu o direito a melhoria do comportamento bom para o comportamento timo;

III O cancelamento da punio no interfere na contagem dos prazos previstos para melhoria de comportamento, de acordo com o Art. 54 do Decreto 3.767/80 IV os comandantes de OB M, na medida em que as praas sob seu comando obtiverem melhoria de comportamento, devero fazer publicar na 4 parte Justia e Disciplina do boletim da Unidade, uma NOTA com o titulo Melhoria de Comportamento , uma vez decorridos os prazos citados no item anterior, conforme o exemplo abaixo: MELHORIA DE COMPORTAMENTO RECLASSIFICAO NOTA ------ Seja reclassificado para o comportamento Excepcional, ou timo, ou bom, ou insuficiente, a contar de _____/____/_______o _______BM_________________por ter passado ____anos de servio sem sofrer qualquer punio disciplinar, nos termos do Srt. 54 do decreto n 3.767/80 RDCBMERJ. A presente instruo entrara em vigor na data de sua publicao, revogando o constante da NOTA DGP/11-849/91, de 28 Jul 91, publicada no boletim do Comando Geral n 019. de 28 de julho de 1991. ( transcrito do boletim do Comando Geral n 046, de 12 de maro de 1997) Art. 53 - A reclassificao de comportamento de soldado BM, com punio de priso de mais de vinte (20) dias agravada para "priso em separado", feita automaticamente para o comportamento "mau", qualquer que seja o seu comportamento anterior. Art. 54 - A contagem de tempo para melhoria de comportamento automtica, decorridos os prazos estabelecidos no art. 52 deste Regulamento, comea a partir da data em que se encerra o cumprimento da punio

Art. 55 - Para efeito de classificao, reclassificao e melhoria de comportamento, to somente de que se trata este Captulo: 1 - duas (2) repreenses eqivalem a uma (1) deteno; 2 - quatro (4) repreenses eqivalem a uma (1) priso; e 3 - duas (2) detenes eqivalem a uma (1) priso. CAPTULO XI APRESENTAO DE RECURSOS Art. 56 - Interpor recurso disciplinar o direito concedido ao bombeiro-militar que se julgue ou julgue subordinado seu, prejudicado, ofendido ou injustiado por superior hierrquico, na esfera disciplinar. Pargrafo nico - So recursos disciplinares: 1 - o pedido de reconsiderao de ato; 2 - a queixa; e 3 - a representao. Art. 57 - Reconsiderao de ato - o recurso interposto mediante requerimento, por meio do qual o bombeiro-militar, que se julgue ou julgue subordinado seu prejudicado, ofendido ou injustiado, solicita a autoridade que praticou o ato, que reexamine sua deciso e reconsidere seu ato. 1 - O pedido de reconsiderao de ato deve ser encaminhado atravs da autoridade a quem o requerente estiver diretamente subordinado. 2 - O pedido de reconsiderao de ato deve ser apresentado no prazo mximo de dois (2) dias teis, a contar da data em que o bombeiro-militar tomar, oficialmente, conhecimento dos fatos que o motivaram. 3 - A autoridade, a quem dirigido o pedido de reconsiderao de ato, deve dar despacho ao mesmo no prazo mximo de quatro (4) dias teis.

Art. 58 - Queixa - o recurso disciplinar, normalmente redigido sob a forma de ofcio ou parte, interposto por bombeiro-militar que se julgue injustiado, dirigido diretamente ao superior imediato da autoridade contra quem apresentada a queixa. 1 - A apresentao de queixa s cabvel aps o pedido de reconsiderao de ato ter sido solucionado e publicado em Boletim da OBM, onde serve o queixoso. 2 - A apresentao de queixa deve ser feita dentro de um prazo de cinco (5) dias teis, a contar da publicao em Boletim da soluo de que trata o pargrafo anterior. 3 - O queixoso deve informar, por escrito, autoridade de quem vai se queixar, do objeto do recurso disciplinar que ir apresentar. 4 - O queixoso deve ser afastado da subordinao direta da autoridade contra quem formulou o recurso, at que o mesmo seja julgado. Deve, no entanto, permanecer na localidade onde serve, salvo a existncia de fatos que contra-indiquem a sua permanncia na mesma. Art. 59 - Representao - o recurso disciplinar, normalmente redigido sob a forma de ofcio ou parte, interposto por autoridade que julgue subordinado seu estar sendo vtima de injustia ou prejudicado em seus direitos, por ato de autoridade superior. Pargrafo nico - A apresentao deste recurso disciplinar deve seguir os mesmos procedimentos prescritos, no art. 58 e seus pargrafo deste Regulamento. Art. 60 - A apresentao do recurso disciplinar mencionado no pargrafo nico do art. 56 deste Regulamento deve ser feita individualmente; tratar de caso especfico; cingir-se aos fatos que o motivaram; fundamentar-se em novos argumentos, provas ou documentos comprobatrios e elucidativos e no apresentar comentrios. 1 - O prazo para a apresentao de recurso disciplinar, pelo bombeiro-militar que se encontra cumprindo punio disciplinar, executando servio ou ordem que motive a apresentao do mesmo, comea a ser contado cessadas as situaes citadas. 2 - O recurso disciplinar que contrarie o prescrito neste Captulo considerado prejudicado pela autoridade a quem foi destinado, cabendo a esta mandar arquiv-lo e publicar sua deciso em Boletim, fundamentalmente. 3 - A tramitao de recurso deve ter tratamento de urgncia em todos os escales.

CANCELAMENTO DE PUNIES Art. 61 - Cancelamento de punio o direito concedido ao bombeiro-militar de ter cancelado a averbao de punies e outras notas a elas relacionadas, em suas alteraes. Art. 62 - O cancelamento da punio pode ser conferido ao bombeiro-militar que o requerer dentro das seguintes condies: 1 - no ser a transgresso, objeto da punio, atentria ao sentimento do dever, honra pessoal, ao pundonor de bombeiro-militar ou ao decoro da classe; 2 - ter bons servios prestados, comprovado pela anlise de suas alteraes; 3 - ter conceito favorvel de seu Comandante; e 4 - ter completado, sem qualquer punio: a - nove (9) anos de efetivo servio, quando a punio a cancelar for de priso; e b - cinco (5) anos de efetivo servio, quando a punio a cancelar for de repreenso ou deteno. Art. 63 - A entrada de requerimento solicitando cancelamento de punio, bem como a soluo dada ao mesmo, devem constar em Boletim. Pargrafo nico - A soluo do requerimento de cancelamento de punio de competncia do Comandante-Geral. Art. 64 - O Comandante-Geral pode cancelar uma ou todas as punies de bombeiro-militar que tenha prestado comprovadamente relevantes servios independentemente das condies enunciadas no art. 62 do presente Regulamento e do requerimento do interessado. Art. 65 - Todas as anotaes relacionadas com as punies canceladas devem ser tingidas de maneira que no seja possvel sua leitura. Na margem onde foi feito o cancelamento, devem ser anotados o nmero e a data do Boletim da autoridade que concedeu o cancelamento, sendo esta anotao rubricada pela autoridade competente para assinar as folhas de alteraes. Art. 66 - Recompensas constituem reconhecimento dos bons servios prestado por bombeirosmilitares. Art. 67 - Alm de outras previstas em leis e regulamentos especiais, so recompensas de bombeirosmiliitares: 1 - o elogio; 2 - as dispensas de servio; e 3 - a dispensa da revista do recolher e do pernoite, nos centros de formao para alunos dos cursos de formao.

Art. 68 - O elogio pode ser individual ou coletivo. 1 - O elogio individual, que coloca em relevo as qualidades morais e profissionais, somente poder ser formulado a bombeiros-militares que se hajam destacado do resto da coletividade no desempenho do ato de servio ou ao meritria. Os aspectos principais que devem ser abordados so os referentes ao carter, coragem e desprendimento, inteligncia, s condutas civil e de bombeiro-militar, s culturas profissional e geral, capacidade como instrutor, capacidade como comandante e como administrador e capacidade fsica. 2 - S sero registrados nos assentamentos dos bombeiros-militares os elogios individuais obtidos no desempenho de funes prprias ao Corpo de Bombeiros e concedidos por autoridade com atribuio para faz-lo. 3 - O elogio coletivo visa a reconhecer e a ressaltar um grupo de bombeiros-militares ou frao da tropa ao cumprir destacadamente uma determinada misso. 4 - Quando a autoridade que elogiar no dispuser de Boletim para a publicao, esta deve ser feita, mediante solicitao escrita, no da autoridade imediatamente superior. Art. 69 - As dispensas do servio, como recompensa, podem ser: 1 - dispensa total do servio, que isenta de todos os trabalhos da OBM, inclusive os de instruo; 2 - dispensa parcial do servio, quando isenta de alguns trabalhos, que devem ser especificados na concesso. 1 - A dispensa total do servio concedida pelo prazo mximo de oito (8) dias e no deve ultrapassar o total de dezesseis (16) dias, no decorrer de um (1) ano civil. Esta dispensa no invalida o direito de frias. 2 - A dispensa total do servio para ser gozada fora da sede, fica subordinada s mesmas regras de concesso de frias. 3 - A dispensa total de servio regulada por perodos de vinte e quatro (24) horas, contados de Boletim. A sua publicao deve ser feita, no mnimo, vinte e quatro (24) horas antes do seu incio, salvo motivo de fora maior.

Art. 70 - As dispensas da revista do recolher e pernoitar no quartel, podem ser includas em uma mesma concesso. No justificam a ausncia do servio para o qual o aluno bombeiro-militar est ou for escalado e nem da instruo a que deva comparecer. Art. 71 - So competentes para conceder as recompensas de que trata este Captulo, as autoridade especificadas no art. 10 deste Regulamento. Art. 72 - So competentes para anular, restringir ou ampliar as recompensas concedidas por si ou por seus subordinados, as autoridades especificadas no art. 10 deste Regulamento, devendo essa deciso ser justificada em boletim. TTULO VI DISPOSIES FINAIS Art. 73 - Os julgamentos a que forem submetidos os bombeiros-militares, perante Conselho de Justificao ou Conselho de Disciplina, sero conduzidos segundo normas prprias ao funcionamento dos referidos Conselhos. Pargrafo nico - As causas determinantes que levam o bombeiro-militar a ser submetido a um destes Conselhos, "ex-officio" ou a pedido, e as condies para sua instaurao, funcionamento e providncias decorrentes, esto estabelecidas na legislao que dispe sobre os citados conselhos e d outras providncias. Art. 74 - O Comandante-Geral baixar instrues complementares necessrias interpretao, orientao aplicao deste Regulamento, s circunstncias e caso no previstos no mesmo.

ANEXOI RELAO DAS TRANSGRESSES I - INTRODUO 1 - As transgresses disciplinares, a que se refere o item 1 do art. 14 deste Regulamento, so neste Anexo enumeradas e especificadas. A numerao deve servir de referncia para o enquadramento e publicao em Boletim da punio ou da justificao da transgresso. 2 - No caso das transgresses a que se refere o item 2 do art. 14 deste Regulamento, quando do enquadramento e publicao em boletim da punio ou justificao da transgresso, tanto quanto possvel, deve ser feita aluso aos artigos, pargrafos, alneas e nmeros das leis, regulamentos, normas ou ordens que contrariem ou contra os quais tenha havido omisso. 3 - A classificao da transgresso "leve", "mdia" ou "grave" competncia de quem a julga, levando em considerao o que estabelecem os Captulos V e VI deste Regulamento. II - RELAO DAS TRANSGRESSES 1 - Faltar verdade. 2 - Utilizar-se do anonimato. 3 - Concorrer para a discrdia ou desarmonia ou cultivar inimizade entre camaradas. 4 - Freqentar ou fazer parte de sindicatos, associaes profissionais com carter de sindicatos ou similares. 5 - Deixar de punir transgressor da disciplina. 6 - No levar falta ou irregularidade que presenciar, ou de que tiver cincia e no lhe couber reprimir, ao conhecimento da autoridade competente, no mais curto prazo. 7 - Deixar de cumprir ou fazer cumprir normas regulamentares na esfera de suas atribuies. 8 - Deixar de comunicar a tempo, ao superior imediato, ocorrncia no mbito de suas atribuies quando se julgar suspeito ou impedido de providenciar a respeito.

9 - Deixar de comunicar ao superior imediato ou na ausncia deste, a qualquer autoridade superior, toda informao que tiver sobre iminente perturbao da ordem pblica ou grave alterao do servio, logo que disto tenha conhecimento. 10 - Deixar de informar processo que lhe for encaminhado, exceto nos casos de suspeio ou impedimento ou absoluta falta de elementos, hipteses em que estas circunstncias sero fundamentadas. 11 - Deixar de encaminhar autoridade competente, na linha de subordinao e no mais curto prazo, recurso ou documento que receber, desde que elaborado de acordo com os preceitos regulamentares, se no estiver na sua alada dar soluo. 12 - Retardar ou prejudicar medidas ou aes de ordem judicial ou policial de que esteja investido ou que deva promover. 13 - Apresentar parte ou recurso sem seguir as normas e preceitos regulamentares ou em termos desrespeitosos ou com argumentos falsos ou de ma f, ou mesmo sem justa causa ou razo. 14 - Dificultar ao subordinado a apresentao de recursos. 15 - Deixar de comunicar ao superior a execuo de ordem recebida, to logo seja possvel. 16 - Retardar a execuo de qualquer ordem. 17 - Aconselhar ou concorrer para no ser cumprida qualquer ordem de autoridade competente, ou para retardar a sua execuo. 18 - No cumprir ordem recebida. 19 - Simular doena para esquivar-se ao cumprimento de qualquer dever de bombeiro-militar. 20 - Trabalhar mal, intencionalmente ou por falta de ateno em qualquer servio ou instruo. 21 - Deixar de participar a tempo, autoridade imediatamente superior, impossibilidade de comparecer OBM ou a qualquer ato de servio.

22 - Faltar ou chegar atrasado a qualquer ato de servio em que deva tomar parte ou assistir. 23 - Permutar servio sem permisso de autoridade competente. 24 - Comparecer o bombeiro-militar a qualquer solenidade, festividade ou reunio social, com uniforme diferente do previsto. 25 - Abandonar servio para o qual tenha sido designado. 26 - Afastar-se de qualquer lugar em que deva estar por fora de disposio legal ou ordem. 27 - Deixar de apresentar-se, nos prazos regulamentares, OBM para que tenha sido transferido ou classificado e s autoridades competentes, nos casos de comisso ou servio extraordinrio para os quais tenha sido designado. 28 - No se apresentar ao fim de qualquer afastamento do servio ou, ainda, logo que souber que o mesmo foi interrompido. 29 - Representar a OBM e mesmo a Corporao, em qualquer ato, sem estar devidamente autorizado. 30 - Tomar compromisso pela OBM que comanda ou em que serve sem estar autorizado. 31 - Contrair dvida ou assumir compromisso superior s suas possibilidades, comprometendo o bom nome da classe. 32 - Esquivar-se a satisfazer compromisso de ordem moral ou pecuniria que houver assumido. 33 - No atender a observao de autoridade competente, para satisfazer dbito j reclamado. 34 -No atender obrigao de dar assistncia a sua famlia ou dependente legalmente constitudo. 35 - Fazer, diretamente ou por intermdio de outrem, transaes pecuniria envolvendo assunto de servio, bens da Administrao Pblica ou material proibido, quando isso no configure crime. 36 - Realizar ou propor transaes pecunirias envolvendo superior, igual ou subordinado. No so considerados transaes pecunirias os emprstimos em dinheiro sem auferir lucro.

37 -Deixar de providenciar, a tempo, na esfera de suas atribuies, por negligncia ou incria, Medidas contra qualquer irregularidade de que venha a tomar conhecimento. 38 - Recorrer ao Judicirio sem antes esgotar todos os recursos administrativos. 39 -Retirar ou tentar retirar de qualquer lugar sob a jurisdio de bombeiro-militar, material, viatura ou objeto ou mesmo deles servir-se, sem ordem do responsvel ou proprietrio. 40 - No zelar devidamente, danificar ou extraviar, por negligncia ou desobedincia a normas de servio, material da Fazenda Nacional, Estadual ou Municipal que esteja ou no sob sua responsabilidade direta. 41 - Ter pouco cuidado com o asseio prprio ou coletivo, em qualquer circunstncia. 42 - Portar-se sem compostura em lugar pblico. 43 - Freqentar lugares incompatveis com o seu nvel social e o decoro da classe. 44 - Permanecer a praa em dependncia da OBM, desde que seja estranho ao servio, ou sem consentimento ou ordem de autoridade competente. 45 - Portar a praa arma regulamentar sem estar de servio ou sem ordem para tal. 46 - Portar a praa arma no regulamentar sem permisso por escrito de autoridade competente. 47 - Disparar arma com imprudncia ou negligncia. 48 - Iar ou arriar bandeira ou insgnia, sem ordem para tal. 49 - Dar toques ou fazer sinais, sem ordem para tal. 50 - Conversar ou fazer rudos em ocasies, lugares ou horas imprprias. 51 - Espalhar boatos ou notcias tendenciosas. 52 - Provocar ou fazer-se causa, voluntariamente , de origem de alarme injustificvel 53 - Usar violncia desnecessria no ato de efetuar priso. 54 - Maltratar preso sob sua guarda. 55 - Deixar algum conversar ou entender-se com preso incomunicvel, sem autorizao de autoridade competente.

56 - Conversar com sentinela ou preso incomunicvel. 57 - Deixar que preso conservem em seu poder instrumentos ou objetos no permitidos. 58 - Conversar, sentar-se ou fumar a sentinela ou o planto da hora, ou ainda, consentir na formao ou permanncia de grupo ou de pessoa junto ao seu posto de servio. 59 - Fumar em local de incndio e em lugares ou ocasies onde isso seja vedado, ou quando se dirigir a superior. 60 - Tomar parte em jogos proibidos ou jogar a dinheiro os permitidos, em rea de bombeiro-militar ou sob jurisdio de bombeiro-militar. 61 - Tomar parte, em rea de bombeiro-militar ou sob jurisdio de bombeiro-militar, em discusses a respeito de poltica ou religio, ou mesmo provoc-la. 62 - Manifestar-se, publicamente, a respeito de assuntos polticos ou tomar parte, fardado, em manifestaes da mesma natureza. 63 - Deixar o superior de determinar a sada imediata, de solenidade de bombeiromilitar ou civil, de subordinado que a ela comparea em uniforme diferente do previsto. 64 - Apresentar-se desuniformizado, mal uniformizado ou com o uniforme alterado. 65 - Sobrepor ao uniforme insgnia ou medalha no regulamentar, bem como, indevidamente distintivo e condecorao. 66 - Andar o bombeiro-militar a p ou em coletivos pblicos com o uniforme inadequado contrariando o RUCBERJ ou normas a respeito. 67 - Usar trajes civil, o cabo ou soldado, quando isso contrariar ordem de autoridade competente. 68 - Ser indiscreto em relao a assuntos de carter oficial cuja divulgao possa ser prejudicial disciplina ou boa ordem do servio. 69 - Dar conhecimento de fatos, documentos ou assuntos de bombeiros-militares a quem deles no deva ter conhecimento e no tenha atribuies para nele intervir.

70 - Publicar ou contribuir para que sejam publicados fatos, documentos ou assuntos de bombeiros-militares que possam concorrer para o desprestgio da Corporao ou firam a disciplina ou a segurana. 71 - Entrar ou sair de qualquer OBM, o cabo ou soldado, com objetos ou embrulhos, sem autorizao do comandante da guarda ou autorizao similar. 72 - Deixar o oficial BM ou aspirante-a-oficial BM ao entrar em OBM onde no sirva, de dar cincia de sua presena ao oficial de dia e, em seguida, de procurar o comandante ou o mais graduado dos oficiais BM presentes, para cumpriment-lo. 73 - Deixar o subtenente, sargento, cabo ou soldado BM, ao entrar em OBM onde no sirva, de apresentar-se ao oficial de dia ou seu substituto legal. 74 - Deixar o comandante da guarda ou agente de segurana correspondente de cumprir as prescries regulamentares com respeito entrada ou permanncia na OBM de civis, militares ou bombeiros-militares estranhos mesma. 75 - Penetrar o bombeiro-militar, sem permisso ou ordem,, em aposentos destinados a superior ou onde esse se ache, bem como, em qualquer lugar onde a entrada lhe seja vedada. 76 - Penetrar ou tentar penetrar o bombeiro-militar em alojamento de outra OBM, depois da revista do recolher, salvo os oficiais ou sargentos, que, pelas suas funes, sejam a isto obrigado. 77 - Entrar ou sair de OBM com fora armada, sem prvio conhecimento ou ordem da autoridade competente. 78 - Abrir ou tentar abrir qualquer dependncia da OBM fora das horas de expediente, desde que no seja respectivo chefe ou sem a sua ordem escrita com a expressa declarao de motivo, salvo situaes de emergncia. 79 - Desrespeitar regras de trnsito, medidas gerais de ordem policial, judicial ou administrativa. 80 - Deixar de portar, o bombeiro-militar, o seu documento de identidade, estando ou no fardado ou de exibi-la quando solicitado. 81 - Maltratar ou no ter o devido cuidado no trato com os animais

82 - Desrespeitar em pblico as convenes sociais. 83 - Desconsiderar ou desrespeitar a autoridade civil. 84 - Desrespeitar corporao judiciria, ou qualquer de seus membros, bem como criticar, em pblico ou pela imprensa, seus atos e decises. 85 - No se apresentar a superior hierrquico ou de sua presena retirar-se, sem obedincia s normas regulamentares. 86 - Deixar, quando estiver sentado, de oferecer seu lugar a superior, ressalvadas as excees previstas no Regulamento de Continncias, Honras e Sinais de Respeito das Foras Armadas. 87 - Sentar-se a praa, em pblico, mesa em que estiver oficial ou vice-versa, salvo em solenidade, festividade ou reunies sociais. 88 - Deixar, deliberadamente, de corresponder a cumprimento de subordinado. 89 - Deixar o subordinado, quer uniformizado, quer em traje civil, de cumprimentar superior, uniformizado ou no, neste caso desde que o conhea, ou prestar-lhe as homenagens e sinais regulamentares de considerao e respeito. 90 - Deixar ou negar-se a receber vencimento, alimentao, fardamento, equipamento ou material que lhe seja destinado ou deva ficar em seu poder ou sob sua responsabilidade. 91 - Deixar o bombeiro-militar, presente a solenidades internas ou externas onde se encontrem superiores hierrquicos, de saud-los de acordo com as normas regulamentares. 92 - Deixar o oficial BM ou aspirante-a-oficial BM, to logo seus afazeres o permitam, de apresentar-se ao de maior posto e ao substituto legal imediato, da OBM onde serve, para cumpriment-lo, salvo ordem ou instruo a respeito. 93 - Deixar o subtenente BM ou o sargento BM, to logo seus afazeres o permitam, de apresentar-se ao seu comandante ou chefe imediato. 94 - Dirigir-se, referir-se ou responder de maneira desatenciosa a superior.

95 - Censurar ato de superior ou procurar desconsider-lo. 96 - Procurar desacreditar seu igual ou subordinado. 97 - Ofender, provocar ou desafiar superior. 98 -.Ofender, provocar ou desfiar seu igual ou subordinado. 99 - Ofender a moral por atos, gestos ou palavras. 100 - Travar discusso, rixa ou luta corporal com seu igual ou subordinado. 101 - Discutir ou provocar discusses, por qualquer veculo de comunicao, sobre assuntos polticos, militares ou de bombeiro-militar, excetuando-se os de natureza exclusivamente tcnica, quando devidamente autorizado. 102 - Autorizar, promover ou tomar parte em qualquer manifestao coletiva, seja de carter reivindicatrio, seja de crtica ou de apoio a ato superior, com exceo das demonstraes ntimas de boa e s camaradagem e com conhecimento do homenageado. 103 - Aceitar o bombeiro-militar qualquer manifestao coletiva de seus subordinados, salvo a exceo do nmero anterior. 104 - Autorizar , promover ou assinar peties coletivas dirigidas a qualquer autoridade civil ou bombeiro-militar. 105 - Dirigir memoriais ou peties, a qualquer autoridade, sobre assuntos de alada do Comando-Geral do CBERJ, salvo em grau de recurso, na forma prevista neste Regulamento. 106 - Ter em seu poder, introduzir ou distribuir, em rea de bombeiro-militar ou sob a jurisdio de bombeiro-militar publicaes, estampas ou jornais que atentem contra disciplina ou a moral. 107 - Ter em seu poder ou introduzir, em rea de bombeiro-militar ou sob a jurisdio de bombeiro-militar, inflamvel ou explosivo, sem permisso da autoridade competente. 108 - Ter em seu poder, introduzir ou distribuir, em rea de bombeiro-militar ou sob a jurisdio de bombeiro-militar, txicos, ou entorpecentes , a no ser mediante prescrio de autoridade competente.

109 - Ter em seu poder ou introduzir, em rea de bombeiro-militar ou sob jurisdio de bombeiro-militar, bebidas alcolicas, salvo quando devidamente autorizado. 110 - Fazer uso, estar sob ao ou introduzir outrem a uso de txicos, entorpecentes ou produtos alucingenos. 111 - Embriagar-se ou induzir outro embriaguez, embora tal estado no tenha sido constatado por mdico. 112 - Usar o uniforme, quando de folga, se isso contrariar ordem de autoridade competente. 113 - Usar , quando uniformizado, barba, cabelos, bigode ou costeletas excessivamente comprido ou exagerados, contrariando disposies a respeito. 114 - Utilizar ou autorizar a utilizao dos subordinados para servios no previstos em regulamento. 115 - Dar por escrito ou verbalmente, ordem ilegal ou claramente inexeqvel, que possa acarretar ao subordinado responsabilidade, ainda que no chegue a ser comprida. 116 - Prestar informao a superior induzindo-o a erro deliberada ou intencionalmente. 117 - Omitir, em nota de ocorrncia, relatrio ou qualquer documento, dados indispensveis ao esclarecimento dos fatos. 118 - Violar ou Deixar de preservar local de crime. 119 - Soltar preso ou detido ou dispensar parte de ocorrncia sem ordem de autoridade competente 120 - Participar o bombeiro-militar da ativa, de firma comercial, de emprego industrial de qualquer natureza, ou nelas exercer funo ou emprego remunerado, salvo como acionista ou quotista em sociedade annima ou por cotas de responsabilidade limitada. 121 -Transportar em viatura ou viaturas de que responsvel pessoas estranhas sem permisso da autoridade competente, salvo quando a comprovada natureza do servio assim o exigir.

122 - No observar as ordens em vigor relativas ao trfego nas sadas e regressos de socorros, bem como nos deslocamentos de viaturas nas imediaes e interior dos quartis, quando no estiverem em servio de socorros. 123 - Executar exerccios profissionais que envolvam acentuados perigos, sem autorizao superior, salvos nos casos de competies, demonstraes, etc., em que haver um responsvel. 124 - Afastar-se do local de incndio, desabamento, inundao ou outro qualquer servio de socorro, sem estar autorizado. 125 - Afastar-se o motorista da viatura sob sua responsabilidade, nos servios de incndio e outros misteres da profisso. 126 - No dar cincia Administrao dos avisos de incndio de regular ou grande propores que tenha recebido e nos quais haja socorro empenhado. 127 - Faltar corrida para incndio ou outros socorros. 128 - Receber ou permitir que seu subordinado receba, em local de socorro, quaisquer objetos ou valores, mesmo quando doados pelo proprietrio ou responsvel pelo local dos sinistro. 129 - Afastar-se o oficial BM de sua residncia quando nela deva permanecer por motivo de servio ou punio.

MODELOS DE NOTAS DE PUNIO


O Sd BM (QBMP/RG) - FULANO DE TAL, do GBS, por ter chegado atrasado ao primeiro tempo de instruo realizado no dia 20 do corrente ms, no justificando as alegaes apresentada em sua resposta ao memorando Div. Administrativa/CFAP n 000, de __ de ____ de 200__, quando exerceu o seu direito constitucional do contraditrio e da ampla defesa (n 22 do Anexo I, com a agravante de n 3 do art. 19, tudo do RDCBERJ, transgresso leve), fica repreendido; ingressa no comportamento "mau". O Cb BM ( QBMP/RG) - FULANO DE TAL, do 1 SGI/2 GI, por ter maltratado, no dia 24 do corrente ms, o preso que se encontrava sob sua guarda, no justificando as alegaes apresentada em sua resposta ao memorando Div. Administrativa/CFAP n 000, de __ de ____ de 200__, quando exerceu o seu direito constitucional do contraditrio e da ampla defesa (n 54 do Anexo I, com as atenuantes de n 1 e 2 do art. 18, tudo do RDCBERJ, transgresso mdia), fica detido por oito (8) dias; permanece no comportamento "bom". O graduado em tela dever ser posto em liberdade no dia 02 Mar 80. O SD BM ( QBMP/RG) - FULANO DE TAL, do 1 GI, por ter-se afastado do local de incndio ocorrido na Rua Humait n 126, no dia 21 do corrente ms, sem autorizao de quem de direito, no justificando as alegaes apresentada em sua resposta ao memorando Div. Administrativa/CFAP n 000, de __ de ____ de 200__, quando exerceu o seu direito constitucional do contraditrio e da ampla defesa (n 124 do Anexo I, com a agravante de n 5 do art. 19 e a atenuante de n 1 do art. 18, tudo do RDCBERJ , transgresso grave), fica preso por quinze (15) dias; ingressa no comportamento "bom". O bombeiro-militar acima referido dever ser posto em liberdade no dia 5 do ms p. vindouro.

O SD BM ( QBMP/RG), FULANO DE TAL, do 5 GI, por ter sido encontrado no interior do quartel em estado de embriaguez, no dia 14 do ms em curso, no justificando as alegaes apresentada em sua resposta ao memorando Div. Administrativa/CFAP n 000, de __ de ____ de 200__, quando exerceu o seu direito constitucional do contraditrio e da ampla defesa (n 111 do Anexo I, com a agravante de n 5 do art. 19 e a atenuante de n 1 do art. 18, tudo do RDCBERJ, transgresso grave) fica preso por 10 (dez) dias, sendo os dois (2) primeiros dias em "priso em separado"; ingressa no comportamento "mau". Esta punio a contar do dia 14 acima referido, data em que o soldado em tela foi recolhido a priso, o qual dever ser posto em liberdade no dia 14 do corrente ms.

Dos Crimes Militares - Transcrio do Cdigo Penal Militar (CPM). O Princpio da Legalidade (CPM) Art. 1 No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. Crimes Contra o Servio Militar e o Dever Militar (CPM) Desero Art. 187 Ausentar-se o militar, sem licena, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena - deteno, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena agravada. Art. 188 Na mesma pena incorre o militar que: I - No se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, findo o prazo de trnsito ou frias; II - Deixa de se apresentar autoridade competente, dentro do prazo de oito dias, contados daquele em que termina ou cessada a licena ou agregao ou em que declarado o estado de stio ou de guerra; III - Tendo cumprido a pena, deixa de apresentar, dentro do prazo de oito dias; IV - Consegue excluso do servio ativo ou situao de inatividade, criando incapacidade. Desero por Evaso ou Fuga Art. 192. Evadir-se o militar do poder da escolta, ou de recinto de deteno ou de priso, ou fugir em seguida prtica de crime para evitar priso, permanecendo ausente por mais de oito dias: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

Favorecimento a Desertor Art. 193. Dar asilo a desertor, ou tom-lo a seu servio, ou proporcionar-lhe ou facilitarlhe transporte ou meio de ocupao, sabendo ou tendo razo para saber que cometeu qualquer dos crimes previstos neste captulo (Desero): Pena - deteno, de quatro meses a um ano. Abandono de Posto Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou servio que lhe cumpria, antes de termin-lo: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Descumprimento de Misso Art. 196. Deixar o militar de desempenhar a misso que foi confiada: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, se o fato no constitui crime mais grave. Embriaguez em Servio Art. 202. Embriagar-se o militar, quando em servio, ou apresentar-se embriagado para prest-lo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Dormir em Servio Art. 203. Dormir o militar, quando em servio, como oficial de quarto ou de ronda, ou em situao equivalente, ou, no sendo oficial, em servio de sentinela, vigia, planto s mquinas, ou leme, de ronda ou em qualquer servio de natureza semelhante: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Dos Crimes Contra a Administrao Militar Peculato Art. 303 Apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse ou deteno, em razo do cargo ou comisso, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio:

Pena - recluso de trs a quinze anos. 1 A pena aumenta-se de um tero, se o objeto da apropriao ou desvio de valor superior a vinte vezes o salrio mnimo. 2 Aplica-se a mesma pena a quem, embora no tendo a posse ou deteno do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou contribui para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de militar ou de funcionrio. 3 Se o funcionrio ou militar contribui culposamente para que outrem subtraia ou desvie o dinheiro, valor ou bem, ou dele se aproprie: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 4 No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se proceder a sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Dos Crimes Contra o Dever Funcional Prevaricao Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou praticlo contra expressa disposio de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

Вам также может понравиться