Вы находитесь на странице: 1из 23

Lio n 47 19/01/2012 Sumrio: Entrega e correo das fichas de

avaliao.

Lio n 49 23/01/2012 Sumrio: Consolidao de contedos:


Combustveis fsseis e a crise da energia. Os combustveis fsseis: o carvo, o petrleo e o gs natural.. Do crude a vrios produtos: destilao fraccionada e cracking do petrleo.

Principal fonte de energiaSol


Uma parte importante fica acumulada nos chamados combustveis fsseis: carvo, petrleo e gs natural.

Principal fonte de energiaSol


Uma parte da energia recebida recebida pelas plantas. As plantas passam parte dessa energia aos animais que delas se alimentam. Uma parte fica acumulada nos combustveis fsseis numa outra escala temporal.

Combustveis Fsseis
Por resultarem da decomposio, ao longo de dezenas ou centenas de milhes de anos, de restos orgnicos vegetais ou animais.

Carvo: o que ?
O processo de formao do carvo mineral uma
transformao muito lenta, a partir de restos de florestas

soterrados, presos em sedimentos e sujeitos a enormes


presses e elevadas temperaturas.

Em zonas geralmente pantanosas ou de difcil drenagem,


d-se uma transformao das partes inferiores dos

musgos e/ou outras plantas herbceas por ao de


microrganismos anaerbios, originando-se a turfa.

CARVO
Como a turfa pode ter um teor muito elevado de matria

orgnica, pode ser aplicada, depois de seca, na


agricultura, como corretivo orgnico do solo ou na

fabricao de adubos.
A turfa que no extrada passa gradualmente a outras

formas de carvo cada vez mais ricas em carbono,


medida que se vai afundando e sofrendo o aumento da

presso e temperatura.

Dependendo do grau de evoluo formam-se diferentes tipos de carvo Lenhite a estrutura fibrosa ainda visvel; Hulha Antracite

Carvo
O carvo constitui cerca de 90% das reservas de combustveis fsseis mundiais. A sua constituio variada. Trata-se de uma mistura complexa de carbono amorfo, com compostos de composio varivel e de elevada massa molar em que predomina o elemento carbono.

O petrleo bruto, ou crude, um lquido viscoso de cor castanha escura, que pode ocorrer a profundidades que variam de dezenas a milhares de metros, e que resultou da decomposio anaerbia de matria animal e vegetal por batrias Trata-se de uma mistura complexa em lagos e mares. constituda por alcanos, cicloalcanos e
compostos aromticos.

Os processos de extrao comeam por ter em conta os dados fornecidos pelos gelogos sobre as reas onde se julga haver forte probabilidade de encontrar quantidades comercialmente apreciveis.

Extrao do carvo: Minas Petrleo: Perfurao

Poos de petleo on shore em terra Plataformas martimas no mar off-shore

Muitos dos locais de extrao distanciam-se dos locais de refinao, o que obriga existncia de condutas de grande extenso. O transporte do petrleo pode tambm ser efetuado em navios de carga de grande dimenso.

Gs Natural
O gs natural um combustvel fssil gasoso. Normalmente encontrado em conjunto com o petrleo. formado pelo gs metano, ou por uma mistura em que este hidrocarboneto tenha preponderncia.

Destilao fracionada do petrleo bruto


So as diferenas nas temperturas de ebulio dos hidrocarnetos presentes na mistura complexa que permitem a sua separao por destilao fracionada.

Destilao Fracionada
O crude comea por ser aquecido na base da coluna de destilao para que os vrios hidrocarbonetos passem fase gasosa e subam na coluna dividida por vrias placas.
Os hidrocarbonetos menos volteis condensam logo nas placas inferiores da coluna a temperatura ainda relativamente alta.

Nas placas superiores vo condensar os outros hidrocarbonetos e os mais volteis saem no topo da coluna como gases.

No fundo da coluna acumula-se um resduo. Este pode ser novamente destilado destilao sob vcuo assim se evitam as altas temperaturas s quais se verificaria ruptura de ligaes qumicas nos hidrocarbonetos

Cerca de 30 a 40% do crude acaba em gasolinas

Mistura complexa de pelo menos 100 compostos, sobretudo hidrocarbonetos lquidos alcanos com 5 a 10 tomos C por molcula.

Nas refinarias preparam-se as gasolinas com a composio adequada de alcanos, cicloalcanos, alcenos e hidrocarbonetos aromticos.

Como as gasolinas se destinam a motores, h que garantir a sua evaporao temperatura de funcionamento: Inverno acrescentam mais componentes volteis molculas pequenas como butano e pentano. Vero menos rica em hidrocarbonetos de massa molecular pequena. (caso contrrio, mau funcionamento do motor devido presena de uma mistura de combustvel lquido e vapor)

Combustvel em avies

Fel Aquecimento e centrais termoeltricas

Lubrificantes de para automveis e mquinas Asfalto para pavimentao

Isomerizao, reforming e cracking


A obteno de hidrocarbonetos ramificados a partir de hidrocarbonetos lineares faz-se nas refinarias, por aquecimento e utilizando catalisadores platina. Reforming Os fragmentos produzidos pelo aquecimento recombinam-se mais favoravelmente em estruturas ramificadas. A separao da mistura final faz-se utilizando zelitos aluminossilicatos como filtros moleculares. Pgina 17

Вам также может понравиться