Вы находитесь на странице: 1из 55

INSTITUTO RIO BRANCO MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES

Concurso de Admisso Carreira de Diplomata

Guia de Estudos 2012

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Ministro das Relaes Exteriores Embaixador Antnio de Aguiar Patriota

Secretrio-Geral das Relaes Exteriores Embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira

Diretor-Geral do Instituto Rio Branco Embaixador Georges Lamazire

APRESENTAO

O Guia de Estudos do Concurso de Admisso Carreira Diplomtica, verso 2012 visa a orientar e auxiliar o candidato que pretende ingressar na carreira diplomtica por meio do registro das questes abordadas no exame de 2011 acompanhadas de respostas que mereceram avaliao positiva por parte das respectivas Bancas Examinadoras, mantidos os textos originais dos candidatos, com eventuais incorrees e/ou deficincias.

Braslia, em 20 de janeiro de 2012.

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Orientao para estudo

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

PROVA OBJETIVA

A prova objetiva, de carter eliminatrio, visa a testar, de modo amplo, a capacidade de compreenso e a cultura dos candidatos, com base nos programas das provas discursivas que constituem a segunda e a terceira fases do Concurso e no programa de Histria Mundial estabelecido pelo edital. No Concurso de 2012 a prova objetiva ser constituda de 65 questes de Portugus, de Histria do Brasil, de Histria Mundial, de Geografia, de Poltica Internacional, de Ingls, de Noes de Economia e de Noes de Direito e Direito Internacional Pblico. Em virtude do carter interdisciplinar da prova, uma questo poder contemplar conhecimentos relativos a mais de uma disciplina.

***

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

PORTUGUS A prova de Portugus, de carter eliminatrio e classificatrio, constar de redao sobre tema de ordem geral, com a extenso de 600 a 650 palavras (valor: 60 pontos), e de dois exerccios de interpretao, de anlise ou de comentrio de textos, com a extenso de 120 a 150 palavras cada um (valor de cada exerccio: 20 pontos). Programa (Primeira e Segunda Fases): 1. Lngua Portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema grfico: ortografia, acentuao e pontuao; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semntica. 1.4 Vocabulrio. 2. Leitura e produo de textos. 2.1 Compreenso, interpretao e anlise crtica de textos em lngua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de Lingustica, Literatura e Estilstica: funes da linguagem; nveis de linguagem; variao lingustica; gneros e estilos textuais; textos literrios e no literrios; denotao e conotao; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redao de textos dissertativos dotados de fundamentao conceitual e factual, consistncia argumentativa, progresso temtica e referencial, coerncia, objetividade, preciso, clareza, conciso, coeso textual e correo gramatical. 2.3.1 Defeitos de contedo: descontextualizao, generalizao, simplismo, obviedade, parfrase, cpia, tautologia, contradio. 2.3.2 Vcios de linguagem e estilo: ruptura de registro lingustico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundncia e linguagem estereotipada.

Orientao para a prova de Portugus A prova de Portugus afere o domnio, por parte do candidato, da norma culta na modalidade escrita da lngua portuguesa, sua competncia de leitura e anlise crticas, bem como a capacidade de sntese e de organizao de idias. A prova apresenta textos curtos que servem de base para uma redao (com o valor de 60 pontos) sobre tema suscitado pelos textos e para dois exerccios de interpretao (com o valor de 20 pontos cada um). Produto do complexo processo de domnio da lngua escrita, no nvel exigido pelo concurso, a redao deve revelar a maturidade intelectual do candidato. Este dever demonstrar pensamento crtico, proveniente da capacidade de incorporar e inter-relacionar leituras prvias, sem afastar-se do tema proposto. Ser avaliada a habilidade do candidato de redigir dissertao coerente e coesa, que exponha - com fluncia e adequao informaes e argumentos fundamentados e logicamente encadeados. A aplicao de frmulas prontas, fruto de adestramento precrio e simplista, enfaticamente desaconselhada e ser penalizada.

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

As questes de interpretao devem ser respondidas de forma direta e objetiva, o que no desobriga o candidato de estruturar sua resposta, elaborando texto coerente, apoiado em raciocnio slido. So critrios de avaliao nessas questes a objetividade, a preciso, a clareza e a conciso, alm naturalmente do adequado uso da lngua portuguesa. A legibilidade condio indispensvel para a correo da prova escrita de Portugus. Prova de 2011 PARTE I - REDAO O achatamento do mundo tem a ver com a criao de uma plataforma global para mltiplas formas de compartilhar trabalho, conhecimento e divertimento. Preocupar-se com os efeitos pulverizadores da globalizao legtimo e, de fato, muito importante, mas ignorar sua capacidade de tambm dar poder e enriquecer nossa cultura ignorar seus efeitos potencialmente positivos sobre a liberdade e a diversidade humanas. Minha afirmao aqui no a de que o achatamento do mundo vai sempre enriquecer e preservar a cultura. a de que nem sempre ela destri a cultura, ao contrrio da mensagem que se ouve dos crticos da globalizao.
Thomas Friedman. In: O mundo plano: uma breve histria do sculo XXI. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 (com adaptaes).

Mas adiante voc fala em "apertado dilema: nacionalismo ou universalismo. O nacionalismo convm s massas, o universalismo convm s elites". Tudo errado. Primeiro: no existe essa oposio. O que h mau nacionalismo: o Brasil pros brasileiros ou regionalismo extico. Nacionalismo quer simplesmente dizer: ser nacional. O que mais simplesmente ainda significa: Ser. Ningum que seja verdadeiramente, isto , viva, se relacione com seu passado, com suas necessidades imediatas prticas e espirituais, se relacione com o meio e com a terra, com a famlia etc., ningum que seja verdadeiramente, deixar de ser nacional. (...) E agora reflita bem no que eu cantei no final do "Noturno" e voc compreender a grandeza desse nacionalismo universalista que eu prego. De que maneira ns podemos concorrer pra grandeza da humanidade? sendo franceses ou alemes? No, porque isto j est na civilizao. O nosso contingente tem de ser brasileiro. O dia em que formos inteiramente brasileiros e s brasileiros a humanidade estar rica de mais uma raa, rica duma nova combinao de qualidades humanas. As raas so acordes musicais. Um elegante, discreto, ctico. Outro lrico, sentimental, mstico e desordenado. Outro spero, sensual, cheio de lembranas. Outro tmido, humorista e hipcrita. Quando realizarmos o nosso acorde, ento seremos usados na harmonia da civilizao. Ns s seremos civilizados em relao s civilizaes o dia em que criarmos o ideal, a orientao brasileira. Ento passaremos da fase do mimetismo pra fase da criao. Ento seremos universais, porque nacionais.
Mrio de Andrade. Carta a Carlos Drummond de Andrade, 1924. 4

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Tendo em vista a discusso a respeito das identidades na sociedade globalizada contempornea, disserte, com base nos textos apresentados, acerca da tenso entre o nacional e o universal. Extenso do texto: de 80 linhas a 120 linhas (valor: 60,0 pontos) PEDRO HENRIQUE MOREIRA GOMIDES (51.5/60) O processo por meio do qual diferentes culturas entram em contato ocorre desde as primeiras grandes migraes de que se tem notcia. com base na relao estabelecida entre povos distintos que se pode identificar determinados costumes, os quais, associados a um grupo de indivduos, se distinguem de outros hbitos, vinculados, estes, a outro grupo social. O conceito de cultura, entendido como conjunto de ritos sociais, de valores morais consubstanciados em um padro tico e de smbolos compartilhados por meio de um cdigo lingustico, decorre da relao de oposio entre povos. Observa-se, no decorrer dos processos histricos, uma intensificao do contato entre diferentes sociedades, sobretudo quando se considera o perodo das grandes navegaes feitas por povos ibricos e, posteriormente, por holandeses, britnicos e franceses. As viagens martimas realizadas nos sculos XV, XVI e XVII, perodo em que se constata a transio do Renascimento para a Idade Moderna, possibilitaram uma interao entre culturas particularmente distintas a europeia e a amerndia, por exemplo. A globalizao, embora caracterizada por processos que no se vinculam a tempos pretritos, pode ser entendida, em grande medida, como um desdobramento da modernidade. Possibilitada pelo advento de tecnologias digitais, por meio das quais diversas formas de comunicao se estabelecem entre indivduos a habitar diferentes regies do planeta, a globalizao permite um contato entre culturas cuja instantaneidade surpreenderia, de forma radical, um navegador ibrico do sculo XVI. A crescente sofisticao dos meios de transporte e a ubiquidade das informaes em circulao permitem, contemporaneamente, um contnuo imbricamento entre culturas distintas. Em decorrncia dos permanentes contatos entre diversas formas de pensamento, que se relacionam dialeticamente, observam-se dois fenmenos, entre os quais h, tambm, relao dialtica: a homogeneizao de valores polticos, sociais, econmicos e, simultaneamente, a referncia, feita por diferentes povos, singularidade de culturas locais. A ocorrncia desses dois processos, cujo paroxismo se deve globalizao, acarreta um pertinente debate sobre as perspectivas nacional e universal; sobre o que e deve ser global, partilhado por todas as naes, e o que se circunscreve ao mbito local. A tenso entre concepes que aspiram a uma vigncia universal e ideias que se restringem a determinada comunidade, infensas a pensamentos fomentados por outros povos, ganhou particular importncia no momento em que ao conceito de Estado organizao poltica e administrativa circunscrita a territrio habitado por determinada populao se somou outro conceito o de nao. A modernidade valeu-se dessa ideia para garantir a manuteno do Estado, entidade permanentemente sujeita desintegrao. A Revoluo Francesa e a posterior tentativa de divulgao e imposio dos ideais republicano e democrtico, realizada por Napoleo Bonaparte, marcam a gnese da ideia de nao. A essa poca, um normando devia saber-se sobretudo francs, identidade que se elabora mediante uma relao de oposio a outras nacionalidades. So notrios, no sculo XIX, os projetos, feitos por eminentes pensadores, que visavam consolidao da ideia de nao. Fillogos e filsofos alemes, a viver em territrios ocupados por Napoleo, estudaram com mincia inmeras lendas teutnicas, com as quais buscavam definir uma identidade alem. Os contos dos irmos Grimm e os estudos folclricos feitos por Herder resultaram do af de buscar uma essncia teutnica. Esforo semelhante foi envidado por escritores romnticos no Brasil Imperial. Consolidada a
5

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

condio independente do pas, era preciso escrutinar aspectos que marcassem a singularidade do brasileiro em face de outros povos. Jos de Alencar, escritor que se empenhou na tarefa de consolidar uma nacionalidade brasileira, buscou romper o vnculo com a matriz lusitana, ao afirmar que um povo inclinado fruio do caju havia de se distinguir por completo do portugus dado a comer pra. A utopia universalista, por sua vez, esteve sempre a opor-se a aspiraes nacionalistas. Paradoxalmente, o Iluminismo fomentava tanto valores nacionais quanto universais. A noo de contrato social, proposta por Rousseau, pressupe um Estado e um povo que com ele se identifique. Kant, contudo, outro expoente da razo iluminista, propugnava arduamente uma confederao de Estados, unidos sob o plio de uma entidade supranacional. O debate sobre a oposio entre concepes universais e nacionais tornouse particularmente polmico no sculo XX, no incio do qual formulaes da antropologia culturalista se contrapuseram aos dogmas deterministas, dos quais Comte e Taine foram expoentes. O cotejo de diferentes culturas ensejou o conceito de relativismo, que nega, em grande parte, a existncia de valores universais. Outras disciplinas, como a filosofia, caracterizaram-se, tambm, por proposies relativistas. Michel Foucault, por exemplo, ao postular que os diferentes discursos engendrados pelo homem tm sua verdade ou o que afirmam ser verdadeiro condicionada pelo contexto histrico, nega que haja valores universais. Outro filsofo, o vienense Wittgenstein, afirma que a verdade decorre dos jogos de linguagem, travados entre falantes de determinada lngua. Se h diversas lnguas, h distintas verdades. Essa inferncia evidencia que tambm na filosofia analtica de Wittgenstein h relativismo. A despeito das teorias que refutam ideias de vigncia universal, no se pode afirmar que elas lograram xito absoluto. Parece-nos mais interessante pensar sobre a tenso que se estabelece entre ideias universais e nacionais, entre verdades que se aplicam a todos os homens e verdades relativas a determinados grupos, com base nas teorias e nas criaes artsticas de escritores modernistas do sculo XX. Expoentes do modernismo brasileiro, cuja gnese est na dcada de 1920, ao buscarem a singularidade de sua nacionalidade, que a torna distinta em face de outros povos, visaram a consolidar um conjunto de valores locais por meio da apropriao de concepes referentes a outras culturas. Oswald de Andrade, em seu Manifesto Antropofgico, propugnava a consolidao de uma cultura genuinamente brasileira, com base na assimilao de caractersticas do pensamento europeu. Outro importante fundador do modernismo brasileiro, Mario de Andrade, enquanto estudava manifestaes folclricas do Brasil, no ignorava as vanguardas europeias. Na viso de mundo desses escritores, os fatores que tornam um povo singular conferem a ele, ao mesmo tempo, sua universalidade. Diante do acirramento da oposio estabelecida entre perspectivas universais e nacionais, o qual decorre da globalizao, que, ao aproximar diferentes culturas, evidencia suas discrepncias, a concepo modernista particularmente produtiva. Ser antropofgico, maneira de Oswald de Andrade, em um mundo globalizado, a melhor forma de assimilar o que pertence a outro povo ou o que aspira a ser universal, sem prescindir da singularidade. Diante do fenmeno que se chama globalizao, deve-se ser como o Riobaldo de Guimares Rosa, que apreendia valores universais exatamente porque se concebia como fragmento de um todo.

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

PARTE II - EXERCCIO 1 J vai longe o tempo descrito em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, dominado pelo caminho pau-de-arara. Longe no tempo os retirantes da monocultura do latifndio e da seca nordestina. Hoje, os retirantes brasileiros, muitos deles oriundos de estados relativamente ricos da nao, seguem o fluxo do capital transnacional como um girassol.
Silvino Santiago. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Considerando a importncia atualmente conferida aos fluxos internacionais, discorra sobre a mudana no processo migratrio referida no fragmento de texto acima apresentado. Extenso do texto: de 15 linhas a 25 linhas (valor: 20,0 pontos)

BRUNO PEREIRA REZENDE (17.51/20) A migrao est, frequentemente, associada busca de melhores condies de vida pelos indivduos, seja por motivos econmicos, seja por concepes particulares. As migraes internas, na sociedade brasileira, estiveram, tradicionalmente, relacionadas busca de melhores oportunidades de trabalho nos estados mais ricos do pas. A partida de migrantes nordestinos que visavam a condies mais dignas que as oferecidas pela vida no serto foi caracterstica dos fluxos populacionais no Brasil, at a dcada de 1970. No Sudeste, houve grande aumento da parcela da populao oriunda de outros estados. Na dcada de 1980, as condies econmicas brasileiras desfavorveis desestimularam as migraes internas, e, em face do progresso e do desenvolvimento de outros Estados, houve incentivos s migraes de brasileiros para fora do pas. O Brasil deixou de ser um pas receptor de imigrantes, para ser um Estado em que predominam as emigraes. A mudana verificada no processo migratrio brasileiro, como ressaltado por Silvino Santiago, no excerto de O cosmopolitismo do pobre, ocorreu em mbitos que se referem tanto parcela da populao que se desloca quanto aos motivos para os referidos deslocamentos. A migrao interna de indivduos de regies mais pobres que buscavam emprego nos estados mais desenvolvidos do Brasil foi substituda pelo predomnio da migrao internacional da populao de estados ricos que vai morar no exterior, em busca de melhores condies de vida e de trabalho. A metfora do girassol empregada no referido excerto identifica as oportunidades do mercado internacional como incentivo emigrao de brasileiros atualmente.

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

PARTE II - EXERCCIO 2 O que h de mais evidente nas atitudes dos brasileiros diante do "preconceito de cor" a tendncia de consider-lo como algo ultrajante (para quem o sofre) e degradante (para quem o pratica).
Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos. So Paulo: Difuso Europeia do Livro, p. 23 (com adaptaes).

De feito, se nos perguntassem qual o aspecto mais alto, mais edificante e significativo da civilizao brasileira, no teramos a menor dvida em indicar a quase inexistncia de problemas raciais intransponveis. No que estes de todo no existam ou que a instituio da escravatura no nos tenha tambm legado em termos de discriminao e segregao o pesado fardo de sua odiosa herana, ou que o passivo ideolgico dela resultante j esteja de todo resgatado ou sequer em via de total resgate. Infelizmente, ainda no disso que se trata. Esse odioso passivo esgalhouse por todos os setores da vida nacional e, provavelmente, ainda levar sculos para ser extirpado. Mas pelo menos o seu ramo mais agressivo e ameaador o puro conflito de raa esse tende a desaparecer.
Vianna Moog. Bandeirantes e pioneiros: paralelo entre as duas culturas. Rio de Janeiro: Graphia, 2000.

Discuta a temtica apresentada nos textos acima, tendo em vista o debate contemporneo acerca da questo racial inserido na agenda poltica da sociedade e do Estado brasileiro. Extenso do texto: de 15 linhas a 25 linhas (valor: 20,0 pontos)

BRUNO PEREIRA REZENDE (18.07/20) A discusso acerca da temtica racial foi, at o incio do sculo XX, caracterizada pelo preconceito. O determinismo de Taine, historiador francs, foi assimilado por seguidores de ideias que defendiam a existncia de condicionamentos sociais impostos pelo meio ambiente, pelo momento histrico e pela raa. Autores brasileiros, como Oliveira Vianna e Nina Rodrigues, compartilharam a tese da superioridade da raa branca, o que seria, posteriormente, criticado por outros pensadores. Joaquim Nabuco, em O Abolicionismo, rejeitou as teorias deterministas, reconheceu a importncia da raa negra para a formao do Brasil e criticou o legado nefasto da escravido. Na dcada de 1930, destacaram-se concepes tericas que valorizaram a cultura negra no Brasil, como a perspectiva de Gilberto Freyre, em Casa-Grande & Senzala. Os hbitos, as crenas e os comportamentos dos negros foram assimilados pelos colonizadores na Amrica portuguesa, segundo Freyre, por meio do contato entre brancos e escravos domsticos, em uma sociedade caracterizada pelo equilbrio de antagonismos. A miscigenao racial propiciou a constituio de uma cultura heterognea no Brasil, mas a inexistncia de polticas governamentais efetivas, para combater as consequncias
8

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

negativas da escravido, implicou, aps a Lei urea, um processo de marginalizao social dos ex-escravos. Hodiernamente, diversas prticas, como os programas de ao afirmativa e as leis que consideram o preconceito de raa crime, visam a combater os efeitos da falta de ao de governos anteriores. A assimilao da perspectiva que condena o preconceito racial pela populao a principal mudana que deve ocorrer, para resolver o problema da discriminao no Brasil. Alm das iniciativas governamentais, necessrio transformar a mentalidade de parcela da sociedade brasileira.

*** HISTRIA DO BRASIL A prova de Histria do Brasil consistir de quatro questes discursivas, duas das quais com o valor de 30 (trinta) pontos cada uma e duas com o valor de 20 (vinte) pontos cada uma. As respostas s questes com o valor de 30 (trinta) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 90 linhas; as respostas s questes com o valor de 20 (vinte) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 60 linhas. Programa (Primeira e Terceira Fases): 1 O perodo colonial. A Configurao Territorial da Amrica Portuguesa. O Tratado de Madri e Alexandre de Gusmo. 2 O processo de independncia. Movimentos emancipacionistas. A situao poltica e econmica europia. O Brasil sede do Estado monrquico portugus. A influncia das idias liberais e sua recepo no Brasil. A poltica externa. O Constitucionalismo portugus e a Independncia do Brasil. 3 O Primeiro Reinado (1822-1831). A Constituio de 1824. Quadro poltico interno. Poltica exterior do Primeiro Reinado. 4 A Regncia (1831-1840). Centralizao versus Descentralizao: reformas institucionais. (o Ato Adicional de 1834) e revoltas provinciais. A Dimenso Externa. 5 O Segundo Reinado (1840-1889). O Estado centralizado; mudanas institucionais; os partidos polticos e o sistema eleitoral; a questo da unidade territorial. Poltica externa: as relaes com a Europa e Estados Unidos; questes com a Inglaterra; a Guerra do Paraguai. A questo da escravido. Crise do Estado Monrquico. As questes religiosa, militar e abolicionista. Sociedade e Cultura: populao, estrutura social, vida acadmica, cientfica e literria. Economia: a agroexportao; a expanso econmica e o trabalho assalariado; as polticas econmico-financeiras; a poltica alfandegria e suas consequncias. 6 A Primeira Repblica (1889-1930). A proclamao da Repblica e os governos militares. A Constituio de 1891. O regime oligrquico: a poltica dos estados; coronelismo; sistema eleitoral; sistema partidrio; a hegemonia de So Paulo e Minas Gerais. A economia agro-exportadora. A crise dos anos 1920: tenentismo e revoltas. A Revoluo de 1930. A poltica externa: a obra de Rio Branco; o panamericanismo; a II Conferncia de Paz da Haia (1907); o Brasil e a Grande Guerra de 1914; o Brasil na Liga das Naes. Sociedade e cultura: o Modernismo. 7 A Era Vargas (1930-1945). O processo poltico e o quadro econmico financeiro. A Constituio de 1934. A Constituio de 1937: o Estado Novo. O contexto internacional dos anos 1930 e 1940; o Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Industrializao e legislao trabalhista. Sociedade e cultura. 8 A Repblica Liberal (1945-1964). A nova ordem poltica: os partidos polticos e eleies; a Constituio de 1946. Industrializao e urbanizao. Poltica externa: relaes com os Estados Unidos; a Guerra Fria; a Operao Panamericana; a poltica externa independente; o Brasil na ONU. Sociedade e cultura. 9 O Regime Militar (1964-1985). A Constituio de 1967 e as modificaes de 1969. O processo de transio poltica. A economia. Poltica externa: relaes com os Estados Unidos; o pragmatismo responsvel; relaes com a Amrica Latina, relaes com a frica; o Brasil na ONU. Sociedade e cultura. 10 O processo

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

democrtico a partir de 1985. A Constituio de 1988. Partidos polticos e eleies. Transformaes econmicas. Impactos da globalizao. Mudanas sociais. Manifestaes culturais. Evoluo da poltica externa. Mercosul. O Brasil na ONU.

Prova de 2011

QUESTO 1

Desenvolva anlise comparativa do processo de definio das fronteiras do Brasil com a Guiana Francesa e com a Guiana Inglesa. Extenso mxima: 90 linhas (valor: 30 pontos) GUSTAVO GUELFI DE FREITAS (30/30) O processo de definio das fronteiras brasileiras com a Guiana Francesa e com a Guiana Inglesa est inserido em um contexto de presses de grandes potncias e expanso territorial e, no caso brasileiro, acesso ao territrio amaznico. Apesar de haver diferenas quanto a caracterstica geral das arbitragens que definiram as fronteiras nos dois casos em tela, com a questo do territrio do Amap e a definio do rio Oiapoque tendo carter mais geogrfico e a questo do Pirara envolvendo questes mais jurdicas, em ambos os casos a atuao dos diferentes governos desde a Coroa portuguesa foi determinante para fazer frente ameaa imperialista de expanso territorial que teve seu pice entre o final do sculo XIX e incio do sculo XX. A histria das disputas entre Portugal e Frana por territrios na Amrica tem incio ainda no sculo XVI, quando da implantao da Frana Antrtica na atual regio do Rio de Janeiro. Posteriormente, as tentativas francesas de estabelecer a Frana Equinocial e a fundao de So Luis, no contexto da Unio Ibrica, tornam clara a fragilidade da ocupao luso-espanhola na regio amazonica, sobretudo no territrio do Cabo Norte, atual Amap, e pertencente Espanha desde Tordesilhas. Nesse contexto de insegurana territorial que marca a Amrica portuguesa durante a Unio Ibrica, como demonstram as invases holandesas no nordeste, a concesso do Cabo Norte a sditos portugueses, que se instalam na regio em torno do forte de Macap e passam a cham-la Feliz Lusitania, por parte da Coroa espanhola ser o marco juridico fundamental para justificar a ocupao portuguesa na regio aps o fim da Unio Ibrica, assim como viabiliza a ocupao do territrio o norte da foz do Amazonas, uma vez que a Coroa espanhola no tinha interesse na regio e tinha dificuldades geogrficas de estender sua presena para alm dos Andes. Durante o sculo XVIII e XIX persistiam tentativas francesas de expandir sua presena a partir de Caiena para chegar o Vale Amaznico. Apesar do sucesso militar em ocupar territrios portugueses no Cabo Norte, Utrecht 1713, tratado assinado na cidade do mesmo nome na Holanda por ocasio do final das disputas em torno da sucesso do trono espanhol, beneficia Portugal aliado ingleses que consegue um importante vitria diplomtica frente a Frana com relao ao reconhecimento do rio Oiapoque ou Vicente Pinzn como fronteira entre os dois Estados. Durante o Imprio, tais disputas continuavam desde o perodo regencial, na Regncia Feij, quando o Imprio precisa instrumentalizar as rivalidades entre Inglaterra e Frana para conter a ofensiva francesa ao sul do rio Oiapoque.
10

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

A misso Uruguai, na dcada de 1850, introduz um elemento novo na disputa com a proposta do Imprio de definir a fronteira norte ao sul do rio Oiapoque, proposta essa rejeitada por Napoleo III. A questo da Guiana Francesa tem novos desdobramentos em 1894, por ocasio da descoberta de ouro na regio e do contexto de expanso imperialista ps Congresso de Berlim (1885), alarmando a diplomacia brasileira da jovem repblica. Aps incidentes militares na regio, entre eles ataques militares franceses a povoados e a civis desarmados, a negociao difinitiva da fronteira com a Frana torna-se uma questo de segurana nacional para conter eventual expanso militar francesa at o Vale Amaznico e Macap. O chanceler Carlos de Carvalho inicia o processo de negociao do contrato de arbitragem com a Frana para a definio do rio Japoc e da fronteira interior do territrio. Rio Branco nomeado advogado brasileiro na disputa, que ter Vidal de la Blache como advogado francs e ser arbitrado pelo presidente da Confederao Sua. Com base em Utrecht 1713 e na ocupao do territrio, e apesar de tratados assinados por D. Joo VI no contexto das Guerras Napoleonicas e denunciados em 1808 e da Misso Uruguai a Paris, na dcada de 1850, Rio Branco tem sucesso em demonstrar que o rio Oiapoque no era, como argumentava a Frana, o rio Amazonas. Novamente, a atuao do governo brasileiro fundamental para definir a questo territorial do Pais, sobretudo na regio Norte. A questo do Pirara, com a Inglaterra, tem histrico menos dramtico que as investidas francesas na regio do Cabo Norte. Aliado fundamental para Portugal, a disputa territorial acerca do Pirara relativamente congelada desde a assinatura de um modus vivendi que posterga a definio da ocupao do territrio demandado pelas duas naces aps incursses de exploradores inglesses no territrio Amaznico no incio do sculo XIX. A presena inglesa, no entanto, assim como a presena holandesa e francesa na regio, preocupam o governo brasileiro por conta da dinamica de rivalidade imperialista que era replicada no norte da Amrica do Sul. Se por um lado era possvel instrumentalizar tal rivalidade para conter avanos de uma dessas potncias, como no caso de Utrecht 1713 e posteriormente da ameaa francesa na Regncia, a fora militar dessas potncias era vista sempre como uma ameaa e teria profundo impacto na formulao da poltica platina do Baro do Rio Branco. Tal presena fundamentada pelo resultado do lado arbitral da questo do Pirara. Processo sobretudo de carter juridico, diferente das questes arbitrais de Palmas e da Guiana Francesa, onde o fator geogrfico era preponderante, a discusso em torno da questo da Guiana Inglesa envolvia principios jurdicos de ocupao e questes envolvendo definices de fronteiras naturais como forma de demarcao de fronteiras. O arbitramento tem lugar aps recusa brasileira de definir a regio igualmente, conforme proposta inglesa. Da mesma maneira que com a Franca, por se tratar de uma grande potncia, o Brasil opta pela arbitragem frente a relativa falta de recursos de poder e Nabuco nomeado advogado brasileiro na causa. O resultado, porm, surpreende a chancelaria brasileira e corrobora a tese de Rio Branco e Nabuco acerca da ameaa imperialista como fator real de preocupao. Victor Emanuel III, rbitro do processo, invoca o princpio da ocupao efetiva, consagrado em Berlim (1885), como fator determinante em sua deciso, fato que, no limite, poderia colocar sob ameaa grande parte do territrio nacional na Regio Norte. Dessa maneira, apesar de histricos distintos, possivel apontar elementos comuns nas duas questes, como a constante ameaa imperialista que paraiva sobre tais fronteiras, a atuao decidida e consciente dos diferentes governos para ocupar e defender o territrio norte e a preocupao em definir fronteiras. Alm disso, tanto a questo da Guiana Francesa quanto a do Pirara, em 1905, foram fundamentais para consolidar o afastamento brasileiro da rea de influencia poltica europia e instrumentalizar a amizade dos Estados Unidos como forma de se proteger do risco imperialista, caracterstico do final do sculo XIX.

11

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

QUESTO 2 Redija texto dissertativo a respeito das iniciativas que caracterizaram a Poltica Externa Independente (1961-1964) no mbito da descolonizao afro-asitica, do descongelamento do poder mundial e do discurso desenvolvimentista. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: participao do Brasil no processo de descolonizao africana naquele momento histrico; ideias de Arajo Castro acerca da ordem global; relao entre a Poltica Externa Independente e a formao de conceitos brasileiros de relaes internacionais. Extenso mxima: 90 linhas (valor: 30 pontos)

JOO GUILHERME FERNANDES MARANHO (28/30) A Poltica Externa Independente, inaugurada na gesto Jnio Quadros-Afonso Arinos de Melo Franco, foi um momento de inflexo na histria da poltica externa brasileira. Ainda que o perodo 1963-1964 tenha sido marcado pela presena de cinco ministros no Ministrio das Relaes Exteriores (sem contar a reconduo de Afonso Arinos), trata-se de uma unidade histrica no dizer de Paulo F. Visentini. Conforme as observaes do ministro San Thiago Dantas, a PEI tinha em vista engendrar uma poltica externa autnoma em face do conflito Leste-Oeste, sem adeso a blocos ou mesmo ao neutralismo dos no-alinhados. Nesse contexto, merecem destaque o nascimento da poltica africanista, as ideias de Arajo Castro e os principais conceitos inaugurados pela PEI. A poltica africanista do Brasil foi inaugurada pela PEI, segundo alguns autores. De fato, deve-se lembrar que, no governo JK, o Brasil negligenciou a opo africana, como asseveraram Bezerra de Menezes e Osvaldo Aranha. certo que JK manifestou, no plano retrico, o repdio ao apartheid e ao Massacre de Sharpeville. Ocorre que tal retrica no se traduziu em condenao s potncias colonialistas na ONU. Nesse aspecto, a PEI inovar em termos relativos. Com efeito, a Poltica Externa Independente apresentava uma poltica ambgua frente frica. Se, por um lado, em 1962, o Brasil votou favoravelmente Resoluo 1742 na Assembleia Geral da ONU, demandando, assim, a criao de instituies livres em Angola, por outro, nesse mesmo ano, absteve-se na votao das resolues 1807 e 1808, que condenavam Portugal nos termos da Carta da ONU. Da por que Jos Flvio Sombra Saraiva dir que o Brasil sustentava veementemente a descolonizao da frica Negra, mas tinha uma poltica de ziguezague em relao s colnias portuguesas. Quais seriam as razes para tanto? Em primeiro lugar, h que se lembrar das relaes de amizade e proximidade com Portugal, sempre a exigir a observncia do Acordo de Amizade e Cooperao de 1953. No que tange especificamente frica do Sul, embora no fosse colnia de Portugal, era a principal parceira econmica do Brasil na frica naquele perodo (contribuindo, em mdia, com 50% das transaes comerciais com todo o continente africano). Tais aspectos explicam, em boa parte, a ambiguidade da PEI no que diz respeito descolonizao, sempre sustentada no plano do discurso, mas no linear na prtica.
12

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Podem-se perquirir ainda as razes da retrica da descolonizao durante o perodo da PEI. Segundo San Thiago Dantas, essa defesa da autonomia dos pases africanos devese a um fator de ordem moral e principiolgica (a autodeterminao dos povos) e a um objetivo pragmtico, que era o aumento das trocas comerciais com a frica. Nesse ltimo aspecto, o colonialismo prejudicava as transaes econmicas com os pases africanos, j que as colnias tinham privilgios alfandegrios junto a suas metrpoles e tinham produo parcialmente concorrente com a brasileira. A descolonizao permaneceu como princpio norteador da PEI durante todo o perodo. Arajo Castro, na XVIII Sesso Ordinria da Assembleia Geral da ONU, proferir seu famoso discurso dos trs Ds: descolonizao, desarmamento e desenvolvimento. Desses trs elementos, aquele que sumaria as ideias de Arajo Castro o desenvolvimento. De fato, para esse chanceler, o desarmamento liberaria recursos econmicos para os projetos de desenvolvimento no Terceiro Mundo e a descolonizao levaria ao fortalecimento do pleito dos pases em desenvolvimento. Tal pleito ressaltava a assimetria Norte-Sul existente no mundo, ainda que a diviso ideolgica da Guerra Fria levasse a que se enfatizasse a diviso Leste-Oeste. Da perspectiva de Arajo Castro, o Brasil poderia servir de ponte entre os universos Norte-Sul, justamente por no se alinhar a blocos, tomando o cuidado de participar apenas como observador do Movimento dos NoAlinhados. Nesse contexto, pode-se mesmo ousar dizer que a atual defesa de uma ordem global mais democrtica guarda profunda relao com as ideias de Arajo Castro, o qual, ademais, conferiu um maior status ao aspecto social da PEI, voltado ao desenvolvimento. De fato, a PEI foi fundamental para traar uma linha de continuidade na poltica externa brasileira. Princpios como a autodeterminao dos povos, no-interveno em assuntos internos de outros Estados, defesa da paz, defesa do desarmamento e mesmo a desideologizao da poltica externa, voltada atuao autnoma e global, perduraram no tempo. Durante a PEI, tais conceitos foram colocados em prtica de vrias formas. As misses comerciais ao Leste Europeu e Unio Sovitica em 1962 marcam a afirmao do globalismo, assim como a manifestao de profunda apreenso por parte de Jnio Quadros aps a invaso da Baa dos Porcos. A nomeao do primeiro embaixador negro (Raimundo de Souza Dantas) e a visita frica de Afonso Arinos simbolizam a defesa da descolonizao e da autodeterminao dos povos, ainda que a ambiguidade tenha marcado certas atitudes brasileiras. A defesa do desarmamento gradual no mundo remete ao princpio da promoo da paz. Todos os conceitos citados marcaram presena na atuao internacional brasileira a partir do governo Costa e Silva. Anteriormente, o governo Castelo Branco, com sua defesa da teoria dos crculos concntricos e combate ao comunismo ser um passo fora da cadncia (Amado Cervo). Posteriormente, durante o governo Collor e o primeiro governo FHC, posturas neoliberais contrastariam com uma diplomacia voltada ao desenvolvimento, inaugurada com Vargas e consolidada com a PEI. Exemplo de tal continuidade geral que aqui se defende a poltica africanista, cujas bases so estabelecidas pela PEI. Durante o Regime Militar (1964-1985), a poltica africanista vai se consolidando na prtica. Aps o priplo africano de Mrio Gibson Barbosa (1972), em 1973, o Brasil j d mostras de que as relaes com Portugal no mais impediriam o ataque ao argumento das provncias ultramarinas. No que tange s assimetrias Norte-Sul e defesa do desenvolvimento e do globalismo, basta citar que durante todo o Regime Militar as relaes com a URSS foram mantidas, e a defesa de regras de comrcio mais justas para os pases em desenvolvimento ainda hoje parte da agenda diplomtica do Brasil. A PEI inaugurou um longo perodo de tradio da diplomacia brasileira. Se no logrou completo xito em seu tempo, talvez as condies impostas pelo perodo de Guerra Fria possam indicar certas restries. A historiografia recente aponta para certas contradies entre o plano retrico e a prtica, como no caso da poltica africanista. H que se admitir, porm, que a PEI lanou as bases principiolgicas da diplomacia brasileira, que, mais tarde, ganharam plena defesa e aplicao.
13

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

QUESTO 3

Disserte sobre a importncia da Comisso Mista Brasil-Estados Unidos para a poltica externa brasileira na dcada de 50 do sculo XX. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 20 pontos)

RAMON LIMEIRA CAVALCANTI DE ARRUDA (17/20) O retorno de Getlio Vargas ao poder, no incio da dcada de 1950, ocorreu em momento de relativa frustrao com as expectativas vinculadas a um relacionamento privilegiado com os Estados Unidos. As contrapartidas esperadas pelo Brasil, em conseqncia do apoio incondicional aos Estados Unidos, na segunda metade da dcada anterior, no ocorreram. A Comisso Mista Brasil-Estados Unidos constituiu uma tentativa norte-americana de atendimento dessas expectativas e, embora no fosse exatamente o que se esperava, legou avanos importantes para o planejamento do desenvolvimento nacional. O governo de Getlio Vargas, em virtude da insero brasileira no continente americano e do acirramento das tenses entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica, no pde recorrer barganha que lograra, antes da II Guerra Mundial, com a mesma efetividade. A aproximao aos Estados Unidos durante o conflito mundial e a influncia ideolgica estadunidense sobre setores sociais relevantes internamente, como as Foras Armadas, limitava a ao externa do Brasil. Os financiamentos pblicos norte-americanos para o desenvolvimento do pas, nos moldes do auxlio oferecido Europa ocidental e ao Japo, no foram concedidos. Em compensao, os estadunidenses condicionaram a concesso de crditos pelo Eximbank elaborao de um diagnstico da economia brasileira, o que ficou sob a responsabilidade da Comisso Mista Brasil-Estados Unidos (CMBEU), adrede constituda. Os estudos da CMBEU deveriam identificar as vocaes da economia nacional e fundamentar a concesso de crditos e a realizao de investimentos do setor privado. A cooperao consubstanciada nos trabalhos da CMBEU consiste em uma conquista da poltica externa brasileira e contribuiu para a formao de quadros nacionais em aspectos relacionados ao desenvolvimento do pas. Apesar disso, o grupo foi extinto em poucos anos, em decorrncia das tenses entre os dois pases no que concerne concesso de financiamentos e s polticas econmicas que iam de encontro s recomendaes estadunidenses. Os relatrios da CMBEU ensejaram a concesso de crditos ao Brasil pelo Eximbank e subsidiaram a formulao da poltica externa do pas. No Governo de Juscelino Kubitschek, foi enviado aos Estados Unidos memorial de que constavam as diretrizes da poltica externa brasileira, influenciadas pelos documentos produzidos pela comisso mista. A extino da cooperao, entretanto, aconteceu nesse mesmo governo. A Operao PanAmericana, com sua defesa da necessidade de promoo do desenvolvimento do continente como forma de conteno das ditas ideias exgenas ao sistema americano, ecoa as contribuies brasileiras consolidadas no mbito da experincia da CMBEU. A constituio da CMBEU pode ser considerada um xito da poltica externa brasileira da dcada de 1950, em contexto de limitao das possibilidades de sua ao em virtude da Guerra Fria. Marcou uma aproximao bilateral entre Brasil e Estados Unidos e,
14

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

por meio da cooperao, contribuiu para o amadurecimento tcnico de quadros da burocracia nacional e para as formulaes desenvolvimentistas brasileiras.

QUESTO 4

Ao assumir a Presidncia da Repblica, em abril de 1964, o Marechal Castelo Branco alterou os rumos da ao do Brasil no plano internacional. Caracterize as rupturas verificadas nas relaes do Brasil com a Argentina, em decorrncia da poltica externa brasileira adotada no primeiro governo do regime militar. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 20 pontos)

GUSTAVO CUNHA MACHALA (10/20) O governo de Castelo Branco, que assume aps o golpe que deps Joo Goulart, reorganiza as bases de orientao da poltica externa brasileira, que vinha caminhando no sentido da universalizao, autonomia e pragmatismo, colocando-a novamente num eixo de alinhamento automtico com os Estados Unidos. Esse "passo fora da cadncia" coloca o Brasil em situao de atrito com a Argentina, que no contexto da bipolaridade do cenrio internacional vinha esboando e defendendo uma espcie de "terceira via", nem neutraliza nem terceiro mundia. O afastamento claro de Castelo Branco dos princpios da Poltica Externa Independente (PEI) traz consequncias diretas para a ao brasileira. Primeiro, o pas volta a acompanhar as decises norte-americanas nos principais rgos multilaterais, incluindo a Organizao dos Estados Americanos (OEA). Como uma forma de "demonstrao de apreo", o Brasil rompe com Cuba ainda em 1964 (lao que s seria retomado nos anos 1980) e distancia-se das configuraes e agrupamentos que pregavam uma nova ordem internacional. Ao faz-lo, o Brasil criava dificuldades para a ampliao das relaes bilaterais com a Argentina, que procurava sustentar seu desenvolvimento e crescimento (nesse perodo superior ao brasileiro, com taxas e indicadores de qualidade de vida bem superiores aos brasileiros) por meio de estratgia alternativa de insero internacional. A dificuldade do dilogo ir exacerbar a histrica rivalidade entre os dois grandes da Amrica do Sul, em um perodo em que ambos os pases (com vantagem grande para a Argentina) comeam a dar passos no sentido de dominar os conhecimentos e as tecnologias necessrias para a utilizao pacfica (possvel e temivelmente militar) da energia nuclear. Outros aspecto de tensionamento, afetado pela dificuldade de dilogo, dir respeito ao aproveitamento dos rios internacionais, ou comuns, para fins de gerao energia ou outros. Esse debate estender-se- para a dcada de 1970, sendo sua resoluo com a assinatura do Convnio Itaip-Corpus o passo inicial no distencionamento entre as duas naes. A tentativa brasileira, na esteira da mudana de rumos da poltica externa implementada por Castelo, de estabelecer laos prioritrios e estratgicos com os Estados Unidos tambm ser mal vista pelos argentinos, uma vez que se temia a ao subimperialista brasileira, que poderia vir a atuar como "xerife" norte-americano na Amrica
15

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

do Sul, o que no interessava Argentina. Mesmo as questes de aproximao comercial, com liberalizao tarifria, como previa o Tratado de Montevidu 1960 (que criou a Associao Latino Americana de Livre Comrcio) no tiveram encaminhamento satisfatrio, uma vez que o Brasil rejeitava a aproximao sub-regional em favor de relaes mais favorveis com o gigante norteamericano, j na dcada de 1960, o maior parceiro comercial brasileiro, alm de principal fornecedor de crdito ao Brasil. S na dcada de 1980, em meio a grandes crises e ato endividamento, com o processo de redemocratizao, tanto argentino como brasileiro, que os dois pases vo procurar aproximar-se comercialmente, dessa vez no mbito do Tratado de Montevidu 1980 (criador da ALADI). Embora o realinhamento brasileiro com os EUA e o abandono das bases e conceitos da PEI tenham sido breves (1964-1967), suas conseqncias para o relacionamento BrasilArgentina foram de grande monta, uma vez que o distanciamento e a dificuldade de dilogo permaneceriam por cerca de 20 anos, sendo apenas retomado efetivamente com o histrico encontro Sarney-Alfonsn em 1985. *** HISTRIA MUNDIAL (Prova Objetiva) Programa (Primeira Fase): 1 Estruturas e idias econmicas. Da Revoluo Industrial ao capitalismo organizado: sculos XVIII a XX. Caractersticas gerais e principais fases do desenvolvimento capitalista (desde aproximadamente 1780). Principais idias econmicas: da fisiocracia ao liberalismo. Marxismo. As crises e os mecanismos anti-crise: a Crise de 1929 e o New Deal. A prosperidade no segundo ps-guerra. O Welfare State e sua crise. O Ps-Fordismo e a acumulao flexvel. 2 Revolues. As revolues burguesas. Processos de independncia na Amrica. Conceitos e caractersticas gerais das revolues contemporneas. Movimentos operrios: luditas, cartistas e Trade Unions. Anarquismo. Socialismo. Revolues no sculo XX: Rssia e China. Revolues na Amrica Latina: os casos do Mxico e de Cuba. 3 As Relaes Internacionais.Modelos e interpretaes. O Concerto Europeu e sua crise (1815-1918): do Congresso de Viena Santa Aliana e Qudrupla Aliana, os pontos de ruptura, os sistemas de Bismarck, as Alianas e a diplomacia secreta. As rivalidades coloniais. A Questo Balcnica (incluindo antecedentes e desenvolvimento recente). Causas da Primeira Guerra Mundial. Os 14 pontos de Wilson. A Paz de Versalhes e a ordem mundial resultante (1919-1939). A Liga das Naes. A teoria dos dois campos e a coexistncia pacfica. As causas da Segunda Guerra Mundial. As conferncias de Moscou, Teer, Ialta, Potsdam e So Francisco e a ordem mundial decorrente. Bretton Woods. O Plano Marshall. A Organizao das Naes Unidas. A Guerra Fria: a noo de bipolaridade (de Truman a Nixon). Os conflitos localizados. A dtente. A segunda Guerra Fria (Reagan-Bush). A crise e a desagregao do bloco sovitico. 4 Colonialismo, imperialismo, polticas de dominao. O fim do colonialismo do Antigo Regime. A nova expanso europia. Os debates acerca da natureza do Imperialismo. A partilha da frica e da sia. O processo de dominao e a reao na ndia, China e Japo. A descolonizao. A Conferncia de Bandung. O No Alinhamento. O conceito de Terceiro Mundo. 5 A evoluo poltica e econmica nas Amricas. A expanso territorial nos EUA. A Guerra de Secesso. A constituio das identidades nacionais e dos Estados na Amrica Latina. A doutrina Monroe e sua aplicao. A poltica externa dos EUA na Amrica Latina. O Pan-Americanismo. A OEA e o Tratado do Rio de Janeiro. As experincias de integrao nas Amricas. 6 Idias e regimes polticos. Grandes correntes ideolgicas da poltica no sculo XIX: liberalismo e nacionalismo. A construo dos Estados nacionais: a Alemanha e
16

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

a Itlia. Grandes correntes ideolgicas da poltica no sculo XX: democracia, fascismo, comunismo. Ditaduras e regimes fascistas. O novo nacionalismo e a questo do fundamentalismo contemporneo. O liberalismo no sculo XX. 7 A vida cultural. O movimento romntico. A cultura do imperialismo. As vanguardas europias. O modernismo. A ps-modernidade. *** GEOGRAFIA A prova de Geografia consistir de quatro questes discursivas, duas das quais com o valor de 30 (trinta) pontos cada uma e duas com o valor de 20 (vinte) pontos cada uma. As respostas s questes com o valor de 30 (trinta) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 90 linhas; as respostas s questes com o valor de 20 (vinte) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 60 linhas. Programa (Primeira e Terceira Fases): 1 Histria da Geografia: 1.1 Expanso colonial e pensamento geogrfico. 1.2 A Geografia moderna e a questo nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodolgicas da Geografia. 2 A Geografia da Populao. 2.1 Distribuio espacial da populao no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratrios internacionais e intra-nacionais. 2.3.Dinmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populaes. 3 Geografia Econmica. 3.1 Globalizao e diviso internacional do trabalho. 3.2 Formao e estrutura dos blocos econmicos internacionais. 3.3. Energia, logstica e re-ordenamento territorial ps-fordista. 3.4. Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrria. 4.1 Distribuio geogrfica da agricultura e pecuria mundiais. 4.2 Estruturao e funcionamento do agro-negcio no Brasil e no mundo. 4.3. Estrutura fundiria, uso da terra e relaes de produo no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1. Processo de urbanizao e formao de redes de cidades. 5.2. Conurbao, metropolizao e cidades-mundiais. 5.3.Dinmica intra-urbana das metrpoles brasileiras. 5.4. O papel das cidades-mdias na modernizao do Brasil. 6 Geografia Poltica. 6.1. Teorias geopolticas e poder mundial. 6.2.Temas clssicos da Geografia Poltica: as fronteiras e as formas de apropriao poltica do espao. 6.3. Relaes Estado e territrio. 6.4. Formao territorial do Brasil. 7 Geografia e gesto ambiental. 7.1. O meio ambiente nas relaes internacionais: avanos conceituais e institucionais. 7.2. Macrodiviso natural do espao brasileiro: biomas, domnios e ecossistemas 7.3. Poltica e gesto ambiental no Brasil.

Prova de 2011

QUESTO 1 O conceito de frente pioneira foi utilizado por vrios gegrafos na descrio do processo de formao do territrio brasileiro. Discuta o significado desse conceito, exemplifique o seu uso em alguma obra clssica sobre o tema e avalie a possibilidade de ele ser empregado, na atualidade, em anlises geogrficas do Brasil. Extenso mxima: 90 linhas (valor: 30 pontos)
17

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

GERMANO FARIA CORREA (30/30) O conceito de frente pioneira foi importante para explicar os processos de ocupao e de integrao de pores do territrio brasileiro ao que Golbery do Couto e Silva, em obra sobre a geopoltica do Brasil, definiu como ecmeno nacional. Esse conceito foi utilizado para descrever a ocupao de importantes regies do territrio brasileiro, especialmente o movimento de ocupao de reas mais afastadas e menos integradas tradicional zona de ocupao do territrio nacional, a rea prxima costa. no contexto da chamada marcha para oeste que a noo de frente pioneira foi mais utilizada como instrumento de explicao e descrio da recriao humana de territrios pouco integrados s zonas concentradas, polarizadas, j naquela poca, pelas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro. Desde ento, no apenas o territrio nacional passou por profundas mutaes, mas tambm houve significativa evoluo da tcnica, que permite a integrao de territrios ao ecmeno, mesmo sem a ocupao populacional. Desse modo, o conceito de zona pioneira perde parte de seu potencial explicativo face s realidades contemporneas, ainda que certos fenmenos atuais tenham certas semelhanas com fatos de outrora. Um exemplo clssico do uso do conceito de frente pioneira pode ser encontrado na obra do gegrafo Pierre Monbeig, que participou da instalao da Universidade de So Paulo, na dcada de 1930, e que pesquisou a ocupao do norte do Paran e do oeste de So Paulo, no contexto da marcha para oeste. A frente pioneira sucede a frente de expanso. Esta consiste na simples expanso do que se poderia chamar de fronteira econmica, por meio da integrao de novas faixas de terra ao mercado imobilirio. No caso do Norte do Paran, a frente de expanso foi liderada por empreendedores ingleses, que compraram terra na regio e passaram a comercializ-las por meio da Companhia de Terras Norte do Paran, o instrumento de integrao dessa nova rea ao mercado. Desse modo, houve o loteamento da regio e os lotes foram vendidos, inicialmente, para pequenos e mdios agricultores, entre eles, indivduos que trabalhavam no regime de colonato na cafeicultura paulista, especialmente imigrantes. Esses pequenos e mdios agricultores foram o que se pode designar propriamente de frente pioneira, movimento que, por meio da ocupao populacional, integra uma poro do territrio ao ecmeno, por meio da produo agrcola, geralmente. No norte do Paran, o cultivo do caf, um prolongamento da cafeicultura paulista, foi a base da integrao. A frente pioneira norte-paranaense, baseada na cafeicultura, criou novas cidades, como Londrina (fundada no incio da dcada de 1930), ligou a regio a sistemas tcnicos (especialmente de transportes, meio de escoar a produo) e consolidou a integrao da regio s zonas mais concentradas do territrio nacional. O conceito de frente pioneira pode ser aplicado a outros movimentos no territrio nacional, geralmente inscritos no marco da marcha para oeste. Um exemplo significativo a fundao de Braslia, que tambm contou com uma frente de expanso inicial, que efetivamente construiu a cidade e estabeleceu as conexes com o resto do pas, e com uma frente pioneira, que promoveu a integrao da nova capital, por meio de atividades econmicas e governamentais, ao ecmeno. Outro exemplo, este fora do contexto da marcha para oeste, foi a tentativa de colonizao da Amaznia durante a dcada de 1970. Nesse caso, houve a frente de expanso, simbolizada pela abertura da rodovia Transamaznica, porm no houve frente pioneira que consolidasse a integrao da regio ao restante do pas. O avano da tcnica transformou a percepo do espao e os modos de sua apropriao. Todo o territrio nacional est, atualmente, mapeado, conhecido, monitorado e j so planejados os aproveitamentos econmicos de cada regio. Nesse contexto, a ideia de frente pioneira, entendida como movimento populacional para novas reas que integram novas faixas do territrio ao ecmeno nacional, perde sua fora explicativa de certo

18

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

fenmeno geogrfico, pois, ainda que no ocupado, todo o territrio est integrado por meio de sistemas de informao e de gesto, sejam privados, sejam pblicos. Por exemplo, o avano da soja no norte de Mato Grosso, ocorre de maneira diversa da expanso do caf no norte do Paran na dcada de 1930. A expanso que ora acontece no Mato Grosso feita com muito mais densidade tcnica, cientfica e informacional, em um processo que no promove a integrao de um territrio ao ecmeno. Ao contrrio, trata-se de uma ocupao populacional de um territrio j conhecido e de integrao ao complexo agroindustrial, por meio de empresas que atuam em escala global. A frente pioneira foi um meio de promoo da integrao nacional, por meio do aproveitamento econmico e da ocupao de regies do territrio. Atualmente, na era do meio tcnico-cientfico-informacional, todo o territrio j conhecido, inclusive em suas potencialidades econmicas e, portanto, integrado ao territrio nacional. A ocupao populacional no mais uma questo de integrao ao ecmeno, mas, antes, uma deciso que se funda, principalmente, em um clculo econmico. Nesse sentido, perde fora a ideia de frente pioneira motivada pelo desbravamento e integrao, e ganha destaque a de movimentos motivados por decises tomadas nos chamados centros de pensar.

QUESTO 2

Caracterize a situao atual do Distrito Federal (DF) no territrio brasileiro, refira-se s motivaes para a construo de Braslia, obra mais emblemtica da poltica nacionaldesenvolvimentista no Brasil, e para a criao do DF e avalie se os objetivos apresentados poca foram atingidos at o momento atual. Extenso mxima: 90 linhas (valor: 30 pontos)

DANILO VILELA BANDEIRA (30/30) A construo de Braslia, ao longo da administrao Juscelino Kubistchek, insere-se em um longo e antigo processo de interiorizao do desenvolvimento brasileiro at ento praticamente restrito s franjas litorneas. Considerava-se que a mobilizao do aparato governamental para uma regio que se encontrava prxima do centro geogrfico do territrio fomentaria um movimento de descentralizao econmica e populacional. Conquanto o Brasil ainda apresente pontos de excessiva aglomerao, pode-se dizer que tais objetivos foram alcanados. Note-se, de incio, que uma proposta dessa natureza j fora concebida anteriormente. Em verdade, h registros desde ao menos a administrao do Marqus de Pombal em Portugal, no sculo XVIII, de tentativas de levar-se a capital do pas para uma rea distante do litoral, regio em que historicamente concentrou-se o dinamismo econmico brasileiro. Tambm Vargas constatou a necessidade de aprofundar a ocupao da hinterlndia, consubstanciada na clebre Marcha para o Oeste. Concretamente, entretanto, essas ideias no lograram transferir o centro do governo para regies afastadas da costa.

19

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Tal meta realizou-se em um momento no qual a poltica desenvolvimentista alcanava seu paroxismo. Lastreado nas teorias de autores como Celso Furtado, Kubitschek empenhou-se em industrializar o pas, por um lado, e articular as diferentes regies produtivas que o compunham, por outro lado. Tratava-se de por fim ao desenvolvimento de arquiplagos econmicos no territrio brasileiro, promovendo a integrao por meio de pesados investimentos em infra-estrutura um dos eixos do Plano de Metas. Nesse sentido, a construo de uma nova capital para o pas afigurava-se como passo natural a ser dado, tendo em conta o processo de macrocefalia urbana que j comeava a afetar o Rio de Janeiro e as gigantescas disparidades entre o Sudeste desenvolvido e o restante do territrio. Havia, ademais, a percepo de que a manuteno da sede do governo no Rio de Janeiro contribuiria para a instabilidade institucional, de vez que as ltimas eleies realizadas no pas haviam enfrentado ameaas de setores militares. Nesse particular, devese registrar que a mudana no surtiu o efeito esperado, j que, apenas quatro anos depois, os militares lograram xito em afastar Joo Goulart do poder. A instalao do aparato de governo no corao do territrio de Gois ensejou alteraes significativas nos aspectos econmicos, populacionais e logsticos da regio. J no processo de construo da cidade, registrou-se um enorme afluxo de migrantes nordestinos, contratados aos milhares para dar conta do ritmo acelerado requerido por Juscelino. Esses candangos como ficariam conhecidos instalaram-se em reas ao redor do Plano Piloto, dando origem ao que mais tarde constituiria as cidades-satlites. Nota-se, nesse fenmeno, a fragilidade do planejamento, que no deu conta de atender s demandas de uma populao que obviamente seria requerida para a construo da cidade e que, marginalizada aps o fim das obras, alimentou o processo de favelizao no entorno de Braslia. O impacto econmico foi bastante relevante. Braslia detm, hoje, um PIB inferior apenas ao de So Paulo e Rio de Janeiro no territrio brasileiro, e um PIB per capita que, entre as capitais, perde apenas para Vitria (ES). Isso deriva, em larga medida, do enorme contingente de funcionrios pblicos bem remunerados que se instalaram na cidade para atender ao aparato governamental. A conseqncia natural de tal processo a constituio de um setor de servios slido, estruturado em torna da demanda de uma populao com alto poder aquisitivo. sintomtico que a economia de Braslia esteja praticamente repartida ao meio entre gastos pblicos e setor tercirio, sem participao relevante da indstria e da agricultura. Tal prosperidade, entretanto, enseja um outro dado, menos positivo: trata-se da regio com um dos maiores ndices de desigualdade do pas, resultado da enorme discrepncia entre os salrios do setor pblico e aqueles do setor privado, precarizado pela economia informal. relevante observar que, erigida em um momento no qual o Brasil comeava a adentrar o meio tcnico-cientfico-informacional nos termos de Milton Santos -, Braslia desenvolveu-se em estreita associao com o grande centro emanador de tcnicas e informao do territrio brasileiro So Paulo. Nesse sentido, pode-se entender a mudana da capital como a primeira etapa da instalao do meio tcnico-cientfico-informacional no Centro-Oeste, processo que se aprofundaria nas dcadas seguintes com a expanso da fronteira agrcola rumo ao cerrado e o estabelecimento do agronegcio altamente mecanizado nas lavouras de soja. O desenvolvimento de Braslia , portanto, tanto tributrio quanto propagador da revoluo tecnolgico-industrial que impulsionou o Sudeste ao longo das dcadas de 1950, 1960 e 1970. Esse fenmeno iria ainda mais longe com a instalao, em 1967, da Zona Franca de Manaus, polo industrial localizado no centro da Amaznia. Avaliar o xito dos objetivos da construo de Braslia tarefa complexa. O mero fato de haver um dinamismo econmico to intenso em uma regio anteriormente desocupada j indica que houve efeitos positivos, potencializados pela posterior pujana do agronegcio nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Gois. Ademais, o deslocamento da capital contribuiu para desafogar relativamente o Rio de Janeiro, que, ainda assim, d mostras de saturao urbana. Deve-se notar, porm, que o Brasil de hoje ainda apresenta
20

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

uma concentrao desproporcional de riqueza nas regies Sul e Sudeste as quais Milton Santos chama de regio concentrada. A relativa desconcentrao industrial que vem ocorrendo nas ltimas no basta para alterar as distores regionais geradas por sculos de ocupao litornea e, a partir do sculo XVIII, concentrao no Sudeste. Dessa maneira, no resta dvida de que a concentrao econmica e populacional no territrio brasileira seria muito mais intensa no fosse a construo de Braslia o que basta para, em um pas de extremos, comprovar o relativo xito da empreitada.

QUESTO 3

De acordo com os dados do Censo do IBGE de 2010, a populao brasileira est passando por significativas alteraes no que concerne estrutura etria, consequncia do intenso processo de transio demogrfica verificado no pas. Identifique o incio desse processo e analise suas implicaes para o desenvolvimento econmico-social do Brasil. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 20 pontos)

JOO GUILHERME FERNANDES MARANHO (20/20) A estrutura etria brasileira sofreu inmeras alteraes no decorrer do sculo passado, refletindo a superao da transio demogrfica. Hoje, o Brasil apresenta uma pirmide etria que se aproxima do padro etrio dos pases do centro capitalista, embora a populao seja considerada jovem. As mudanas observadas impem novos desafios gesto dos bens pblicos e suas causas esto fortemente ligadas ao avano da urbanizao. Tendo em vista o modelo de Warren Thompson, de 1929, pode-se avaliar o avano do fenmeno demogrfico no Brasil. Esse pas sofreu imensas transformaes desde o primeiro censo demogrfico (1872). Nessa poca, contava com uma populao majoritariamente rural e com uma populao de mais de 9 milhes de habitantes. Hoje, 84,4% da populao brasileira urbana e a populao total j ultrapassa 190 milhes de pessoas. Pode-se dizer que, entre 1872 e 1930, o Brasil apresentava altas taxas de natalidade e altas taxas de mortalidade, com baixo crescimento vegetativo. A populao era marcadamente jovem e os incrementos demogrficos ficaram por conta de grande influxo de imigrantes entre 1890 e 1920. Ocorre que o processo de urbanizao ganha novo impulso a partir da dcada de 1930, observando-se, a partir desse ponto, queda acentuada da taxa de mortalidade. Dado que o meio urbano oferece melhores condies de alimentao e de vida, permitindo o incremento da renda familiar, o nmero de mortes prematuras cai. A taxa de natalidade, por sua vez, permanece alta durante maior tempo. O perodo de transio demogrfica (fases 2 e 3 do modelo Warren Thompson) marcado por queda acentuada da taxa de mortalidade, seguida por queda tardia da taxa de natalidade. No Brasil, observam-se fortes quedas da taxa de mortalidade nos anos 1950 e

21

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

1960. Tal fenmeno, mais uma vez, pode ser associado ao avano da urbanizao. Entre 1960 e 1970, o Brasil torna-se um pas majoritariamente urbano. Se, no campo, uma prole extensa significa mais braos para trabalhar na lavoura, na cidade, muitos filhos levam ao aumento acentuado de custos da famlia em um meio em que o custo de vida mais elevado. Soma-se a isso a mudana de hbitos com a introduo da mulher no mercado de trabalho, principalmente durante o Regime Militar. Com isso, os casais decidem ter filhos mais tarde e cada vez em nmero menor. Assim, cai a taxa de fecundidade tambm. O estgio de transio demogrfica estende-se at o fim do sculo XX, tendo suas fases mais acentuadas entre 1930 e 1970. O fato de a queda na taxa de natalidade ser mais lenta que a queda da taxa de mortalidade leva ao fenmeno da exploso demogrfica. Essa fase pode ser considerada praticamente superada no Brasil. A taxa de fecundidade contempornea est em torno de 2,1, muito prxima da taxa de reposio. Alguns gegrafos chegam a afirmar que o Brasil, a partir de 2010, ingressou na fase 4 do modelo Warren Thompson, com baixa taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade, mas estando esta ainda abaixo da primeira. Como consequncia, constata-se que a populao acima de 60 anos tem crescido muito e crescer ainda mais nos prximos anos. Tal realidade impe a necessidade de criar um sistema previdencirio que seja sustentvel no longo prazo, associado a iniciativas de planos privados de previdncia. No obstante tais preocupaes, o Brasil afigura-se ainda um pas relativamente jovem, com a populao concentrada entre 20 e 40 anos. Ademais, o pas tem se mostrado aberto ao influxo migratrio de pases vizinhos. Tais aspectos permitem considerar que o Brasil possui uma expressiva populao economicamente ativa e jovem, o que elemento de dinamismo econmico. Por fim, diga-se que o Brasil enfrenta uma demanda educacional que tende a se expandir pouco no nvel bsico e fundamental. Esse contexto propcio para o aprimoramento das redes pblicas de ensino bsico e fundamental, historicamente negligenciadas em benefcio do ensino superior. Comparado a pases como a Frana, o Brasil tem maior tempo para pensar os desafios previdencirios futuros e grandes vantagens no presente.

QUESTO 4

A navegao de cabotagem, que j foi o principal meio de transporte de cargas no Brasil, apresentou, por determinado perodo de tempo, drstica reduo em relao ao conjunto geral dos modais. Entretanto, no perodo entre 2000 e 2010, observou-se aumento da sua participao no transporte total de produtos no pas. Disserte sobre os aspectos favorveis da cabotagem no Brasil e as principais dificuldades existentes, no pas, para o seu desenvolvimento. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 20 pontos)

JOO GUILHERME FERNANDES MARANHO (20/20) A navegao de cabotagem foi historicamente importante para o Brasil durante o perodo colonial. Como a populao estava concentrada nas zonas costeiras e havia poucas estradas, o transporte por meio de navios que percorriam o litoral era fundamental para a comunicao entre provncias e a troca de mercadorias. Hoje, a navegao de cabotagem oferece uma alternativa relativamente barata para o transporte de cargas no Brasil. As

22

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

dificuldades impostas para tanto so o dficit de infraestrutura porturia, a alta concentrao de atividades em determinados portos e a necessidade de expanso da lgica intermodal. No Brasil, assim como em pases centrais como os Estados Unidos e Canad, a malha rodoviria ultrapassa em extenso a malha aquaviria e ferroviria. O problema, nesse caso, que o transporte de carga brasileiro, diversamente daqueles pases, est concentrado em rodovias. Estas possuem um alto custo de manuteno, o que encarece o frete e o preo do produto final. Dessa forma, o Brasil perde em competitividade no cenrio global. Nesse contexto, a navegao de cabotagem oferece vantagens porque mais barata e contribui para diminuir o custo Brasil. A navegao de cabotagem oferece ainda a oportunidade de diminuir o trnsito interno de cargas, aliviando a presso sobre determinadas vias. Somem-se a isso as vantagens oferecidas no mbito de integrao da IIRSA. As ligaes projetadas em eixo Acre-Peru, Porto de Santos-Chile (portos de Iquique, Arica e Antofagasta) e RS/SC-Chile (Valparaso) podem ser mais bem aproveitadas com uma movimentao interporturia costeira mais dinmica no Brasil. Por fim, ressalte-se a grande extenso da costa brasileira e a concentrao espacial do dinamismo econmico nas reas prximas ao litoral. Tais fatores so propcios a um maior aproveitamento da navegao de cabotagem. Os maiores desafios expanso da navegao de cabotagem esto na infraestrutura porturia brasileira. Com exceo do Porto de Tubaro (RJ), controlado pela CVRD alis, o maior porto em volume de carga transportada, seguido pelo de Itaqui, no Maranho todos os portos brasileiros apresentam problemas logsticos e de infraestrutura. Alm disso, alguns portos apresentam fortes presses de demanda, indicando a concentrao da infraestrutura porturia. Os portos de Itaqui, Tubaro, Santos e Paranagu so expresso da referida concentrao. Embora algumas obras do PAC valorizem outros portos, como o de Pecm (CE), h a necessidade de descentralizao da demanda sobre os portos brasileiros e de modernizao desses portos. Outro desafio navegao de cabotagem a expanso dos terminais intermodais, permitindo o escoamento da produo ao porto mais prximo e da para outros portos. O caso da ligao rodoviria Acre-Peru oferece a oportunidade de uso da bacia do Amazonas para o escoamento de produo no sentido Oeste-Leste em uma lgica multimodal. A projetada hidrovia Araguaia-Tocantins permitiria ligaes intermodais com rodovias e ferrovias provenientes do Centro Oeste e o aproveitamento variado de portos no litoral nordestino. O ltimo desafio que pode ser apresentado ao avano da navegao de cabotagem a prevalncia de uma lgica extrovertida, conforme o esquema bacia de drenagem, no uso e construo da malha viria brasileira. Nesse sentido, pensar no avano da navegao de cabotagem pensar na integrao da costa brasileira, em uma lgica parcialmente introvertida, j que os portos so, a um s tempo, pontos de contato com o mundo extraterritorial e possveis pontos de contato entre fluxos costeiros. Em suma, a navegao de cabotagem uma rea prspera para a economia brasileira, permitindo o pagamento de fretes mais baratos e a integrao maior da costa brasileira. As dificuldades para essa navegao esto em uma estrutura porturia concentrada, pouco dinmica e marcada pela extroverso. ***

23

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

POLTICA INTERNACIONAL A prova de Poltica Internacional consistir de quatro questes discursivas, duas das quais com o valor de 30 (trinta) pontos cada uma e duas com o valor de 20 (vinte) pontos cada uma. As respostas s questes com o valor de 30 (trinta) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 90 linhas; as respostas s questes com o valor de 20 (vinte) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 60 linhas. POLTICA INTERNACIONAL (Primeira e Terceira Fases): 1 Relaes internacionais: conceitos bsicos, atores, processos, instituies e principais paradigmas tericos. 2 A poltica externa brasileira: evoluo desde 1945, principais vertentes e linhas de ao. 3 O Brasil e a Amrica do Sul. 3.1 Integrao na Amrica do Sul. 3.2 O MERCOSUL: Origens do processo de integrao no Cone Sul: objetivos, caractersticas e estgio atual de integrao. 3.3 A Iniciativa de Integrao da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.4 A Unio Sul-Americana de Naes: objetivos e estrutura. 3.5 O Conselho de Defesa da Amrica do Sul. 4 A poltica externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A poltica externa norteamericana e relaes com o Brasil. 6 Relaes do Brasil com os demais pases do hemisfrio. 7 A Poltica externa francesa e relaes com o Brasil. 8 Poltica externa inglesa e relaes com o Brasil. 9 Poltica externa alem e relaes com o Brasil. 10 A Unio Europia e o Brasil. 11 Poltica externa russa e relaes com o Brasil. 12 A frica e o Brasil. 13 A poltica externa da China, da ndia e do Japo; relaes com o Brasil. 14 Oriente Mdio: a questo palestina; Iraque; Ir. 15 A Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimenso universal: a ONU; as Conferncias Internacionais; os rgos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e aes de combate fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comrcio internacional e Organizao Mundial do Comrcio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e no-proliferao. 16.9 Terrorismo. 16.10 Narcotrfico. 16.11 A reforma das Naes Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formao dos blocos econmicos. 19 A dimenso da segurana na poltica exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizes internacionais: o G-20, o IBAS e o BRIC. 21 O Brasil e a cooperao sul-sul.

Prova de 2011

QUESTO 1 Nos ltimos anos, o Brasil ampliou sua interlocuo externa com os mais variados parceiros. Nessa interlocuo, o governo brasileiro vem defendendo os interesses nacionais e buscando produzir resultados socioeconmicos, sem negligenciar os esforos em prol da melhoria das condies tecnolgicas e da competitividade de sua estrutura produtiva. Ao mesmo tempo, o pas sinaliza com o "idealismo como horizonte", em defesa de uma ordem mais justa e do respeito aos valores democrticos e aos direitos humanos. Disserte sobre os desafios a serem enfrentados para a materializao desses objetivos polticos. Extenso mxima: 90 linhas (valor: 30 pontos)

24

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

DANILO VILELA BANDEIRA (26/30) A poltica externa altiva e soberana adotada a partir da administrao Lula persegue objetivos amplos e ousados, que passam por mudanas no sistema de governana global e pela priorizao absoluta do desenvolvimento como objetivo central das relaes internacionais, em detrimento de vises belicistas nesse aspecto reside o idealismo como horizonte. natural, portanto, que obstculos interponham-se consecuo de metas to ambiciosas, notadamente devido estrutura de um sistema internacional rgido, tributrio da ordem estabelecida pelas potncias vitoriosas na Segunda Guerra Mundial. Um dos objetivos centrais da poltica externa brasileira abrir mercados para a agricultura de altssima produtividade praticada em nosso territrio, de vez que um aumento nas exportaes agrcolas atenderia necessidade de fomentar o desenvolvimento scioeconmico interno. notrio que o maior entrave a essa poltica o fornecimento de bilionrios subsdios agricultura por parte dos pases desenvolvidos, particularmente os EUA e a Unio Europeia. Tal prtica resulta em consequncias deletrias de duas naturezas: primeiro, impede que os pases em desenvolvimento explorem plenamente as vantagens comparativas de que gozam na produo de gneros agrcolas, o que prejudica o desenvolvimento econmico; em segundo lugar e mais grave -, a concesso de subsdios gera distores no mercado global de alimentos, elevando seus preos a um nvel superior ao que existiria se os pases em desenvolvimento pudessem ampliar sua produo. Nesse sentido, os subsdios contribuem para a fome no mundo e, por conseguinte, constituem obstculo observncia de um dos direitos humanos mais bsicos. Ciente do problema, a diplomacia brasileira adota postura assertiva nas negociaes multilaterais referentes ao tema, notadamente no mbito da Rodada Doha da OMC. Outro campo de atuao complexa para a chancelaria o do sistema financeiro global. Dele dependem as condies macroeconmicas diretamente relacionadas ao desenvolvimento dos pases pobres, como as taxas de cmbio, de juros e o volume de crdito disponvel. Ora, inegvel que tal campo apresenta as distores mais flagrantes do multilateralismo global, consubstanciada na diviso de quotas do FMI e do Banco Mundial e na baixa representatividade dos foros de concertao. Em relao a esse ltimo aspecto, o Brasil logrou um gigantesco avano quando, por iniciativa, do ex-Presidente Lula, o G20 financeiro substituiu o G8 como instncia preferencial, corrigindo uma assimetria histrica em relao concertao financeira. O FMI e o Banco Mundial, embora tenham alterado suas divises de quotas em virtude dos pleitos dos pases em desenvolvimento, permanecem instituies sob o controle dos EUA e da EU, dando peso desproporcional a seus interesses. A melhoria da competitividade industrial brasileira, por exemplo, tem sido prejudicada pela forte valorizao do cmbio causada por polticas monetrias expansionistas nos EUA o quantatitive easing. Como a OMC no est formalmente autorizada a tratar de dumping cambial, o organismo responsvel pela regulao do tema deveria ser o FMI. Sob controle dos EUA, porm, seu maior quotista, difcil conceber o rgo como ator relevante em tal situao. O unilateralismo e o intervencionismo tambm prejudicam a construo de uma ordem internacional em que prevaleam os valores democrticos e os direitos humanos. Dessa constatao deriva a assertiva posio brasileira de condenao a, por exemplo, os conflitos no Iraque e na Lbia. Ao subverter os princpios consagrados pela ONU em relao soberania e auto-determinao, as potncias ocidentais eliminam as condies bsicas para o surgimento de regimes democrticos e observadores dos direitos humanos. O mesmo pode ser dito em relao s sanes: ao retirar os pases-alvos da mesa de negociaes, as sanes tendem a aumentar o isolamento do pas e agravar os problemas enfrentados pela populao civil. Nesse sentido, o Brasil propugna pela utilizao desse recurso apenas em ltima instncia, julgando ser mais produtivo o engajamento no dilogo e a cooperao. A atual conjuntura internacional, porm, em que o combate a violaes dos
25

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

direitos humanos ganha contornos belicistas, no se apresenta alvissareira para a implementao da viso de mundo brasileira. Trata-se de um impedimento agravado pela resistncia dos pases membros do Conselho de Segurana da ONU com status de permanentes em realizar uma reforma do rgo, adequando-se nova configurao de foras global. A afirmao da perspectiva brasileira em relao a questes de segurana e direitos humanos seria mais concreta se fosse atendido o histrico pleito por um assento permanente ao pas. Pode-se mencionar ainda a questo ambiental, fulcral para qualquer poltica de defesa dos direitos humanos. Nesse campo, o Brasil defende o direito soberano dos pases de industrializao tardia perseguirem o desenvolvimento econmico sem a imposio de metas obrigatrias de reduo de emisses. O controle das emisses deve ser feito por meio da transferncia de tecnologia dos pases desenvolvidos para os pases em desenvolvimento, consoante aos comprometimentos feitos na Rio-92. H, entretanto, forte resistncia dos pases desenvolvidos em cumprir tais obrigaes, evidenciada pelo impasse na Conferncia de Copenhagen, em 2009. O estabelecimento do Fundo Verde, no contexto da COP-16, sinal positivo de progressos no tocante transferncia de tecnologias para o combate ao aquecimento global, mas os desafios a serem superados para o surgimento de um sistema que permita o desenvolvimento de forma equilibrada e ambientalmente correta so imensos. Verifica-se, dessa maneira, a existncia de obstculos de monta para a concretizao das metas da poltica externa brasileira. A cooperao bilateral com pases africanos, por exemplo, tem sido um dos meios utilizados para contornar as limitaes sistmicas e atingir uma ordem mais justa e democrtica. Da conjugao de uma atuao multilateral assertiva e transformadora com polticas de cooperao Sul-Sul voltadas para o desenvolvimento dos povos h de resultar a consecuo de tal meta.

QUESTO 2

Em 17 de maro de 2011, o Conselho de Segurana das Naes Unidas (CSNU) aprovou, por meio da Resoluo n. 1.973, o estabelecimento de uma zona de excluso area na Lbia. A adoo da resoluo, em cuja votao se absteve, entre outros Estados, o Brasil, expressou a resposta do CSNU situao interna naquele pas. Comente tal situao, do ponto de vista poltico, econmico e humanitrio, e identifique, com base nos traos definidores da diplomacia brasileira, as razes que levaram o Brasil a abster-se na votao da referida resoluo. Extenso mxima: 90 linhas (valor: 30 pontos) VITOR MATTOS VAZ (27/30) A primavera rabe no um movimento homogneo. De fato, conforme afirmou o pensador Edward Said, do Maghreb ao Mashreq ao Khalij, a umma rabe composta de uma mirade de sociedades dspares, multiculturais e multiidentitrias. Consequentemente, o movimento iniciado pela revoluo de jasmim tunisiana apresenta nuances em cada pas que alcana. No caso especfico da Lbia, os protestos emanados sobretudo a partir de Benghazi encontraram dura represso. Diante de tal quadro de crise humanitria, o Brasil no se furtou de condenar a ao do Estado lbio, seguindo a posio da Liga rabe; no obstante, frente aos termos excessivamente vagos e da abertura interferncia externa colocados pela resoluo n 1973 do Conselho de Segurana das Naes Unidas, o pas optou por abster-se, em posio semelhante de China, Rssia, ndia e Alemanha.
26

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Em uma viso geral sobre o sistema poltico do mundo rabe, possvel perceber a forte presena de Estados autocrticos. De fato, a prpria estrutura socioeconmica de parte das sociedades rabes em que o Estado no necessita taxar a sociedade, tendo a funo de dividir por ela as receitas externas da exportao de hidrocarbonetos privilegia a habilidade do Estado de exercer poder sobre a sociedade, reduzindo a capacidade de presso dos grupos civis. Por muito tempo, o arranjo autocrtico foi apoiado pelos pases centrais, temerosos de que a democracia acarretasse a instalao de regimes islamistas, nos moldes da revoluo iraniana de 1979. A primavera rabe, como movimento autctone, a deciso popular de romper com esse padro e de buscar o empoderamento do povo. At o momento, a funo protagnica do movimento revolucionrio foi exercida por lideranas laicas, indo contra as expectativas mencionadas. No caso especfico da Lbia, vigia um sistema descentralizado, nomeado de Repblica das Massas(Jamahiryia), onde a pletora de tribos diferentes que habita o pas era representada em um Congresso dos Povos, cuja liderana e poder de facto era exercida por Khadaffi. Tambm neste caso, o movimento de Benghazi afirma lutar pela deposio de um regime autocrtico. As razes econmicas da Primavera rabe podem ser, cum grano salis, atribudas a fatores societrios e demogrficos. Em geral, o mundo rabe apresenta estrutura etria jovem. Malgrado certo ritmo de crescimento econmico na ltima dcada, a estrutura burocrtica autocrtica gerou oligarquizao dos postos de trabalho. Como conseqncia, grassa o desemprego entre os mais jovens e mais escolarizados, ensejando insatisfao que exponencializada pelo aumento atual dos preos dos alimentos e pela impossibilidade de se alterar o sistema pela via eleitoral. Por outro lado, o advento das novas mdias(internet) possibilitou novas formas de organizao da sociedade civil antes inviabilizadas pela ao estatal. Em que pese o alto nvel de desenvolvimento humano e os programas salutares de distribuio de renda organizados pela Lbia, tal lgica pode ser, em alguma medida, aplicada quele pas. Os efeitos polticos do movimento so o redesenho potencial das alianas polticas dos governos rabes, que devero responder aos anseios de seus povos, matriz cardinal da poltica externa. Economicamente, a instabilidade em zonas de passagem do petrleo leva ao encarecimento considervel do insumo, engendrando inflao e reduzindo as margens de crescimento ao redor do mundo. Em termos humanitrios, destaca-se o caso lbio, em que o Estado usou de bombardeios areos e de ataques militares contra os manifestantes. Inspirado na tradio principista de sua diplomacia em especial no princpio basilar da auto-determinao dos povos o Brasil louvou o direito das populaes rabes de definir, de maneira autctone, seu sistema poltico. Outrossim, baseado no princpio da dignidade da pessoa humana epicentro axiolgico do ordenamento jurdico brasileiro condenou qualquer tentativa governamental de reprimir, pelo uso da fora, os movimentos da Primavera rabe. Nesse contexto, diante das manifestas violaes dos direitos humanos perpetradas pelo governo lbio, o Brasil apoiou a deciso da Assembleia Geral das Naes Unidas que, em ao indita, suspendeu a Lbia do Conselho de Direitos Humanos. Ademais, o pas apoiou a resoluo n1970 do CSNU, prevendo embargos a exemplo dos referentes venda de armas 0 contra o governo de Trpoli. Em respeito aos mecanismos regionais, o Brasil observou a posio da Liga rabe favorvel s medidas antes de tomar tais atitudes. Sem embargo, o pas preferiu abster-se junto com outras naes j mencionadas na votao da Resoluo n1973, prevendo a criao de uma zona de excluso area e a adoo de todos os meios necessrios para apoiar os rebeldes. Dois aspectos preponderantes pesaram para a deciso brasileira. Por um lado, os pases rabes evitaram, at o momento, culpar estrangeiros pelo processo revolucionrio. Interferncias forneas poderiam deturpar tal narrativa, prejudicando seu carter autctone e legtimo. Por outro lado, os termos da Res.1973(repetindo, em alguma medida, os da Res.1368, que almejava combater os responsveis pelo 11 de Setembro.) so excessivamente vagos, ultrapassando
27

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

a posio da Liga rabe(que mencionava apenas a zona de excluso area.) O Brasil no estava convencido de que medidas to amplas que poderiam incluir, por exemplo, armar os rebeldes no levariam escalada dos conflitos na Lbia e na regio, sendo, em ltima instncia, contraproducentes. A prpria falta de coeso da sociedade lbia dividida em diversas tribos poderia levar dissipao do Estado, na esteira de um movimento que vinha no da sociedade, mas do estrangeiro. Atravs de sua postura assertiva, porm cautelosa, o Brasil confirma sua legitimidade enquanto interlocutor do mundo rabe.Enquanto exemplo de democracia multitnica e multicultural, o Brasil goza das credenciais para desenvolver dilogo construtivo e horizontal com os pases rabes igualmente multifacetados em transio poltica, prescindindo da arrogncia e dos preconceitos civilizacionais que marcam a postura de outros atores. Dotado de considervel comunidade srio-libanesa, de interesses comerciais e polticos crescentes na umma rabe exemplificados, respectivamente, pela concluso do acordo de livre comrcio Mercosul-Egito e pelas cpulas da ASPA -, O Brasil tem a oportunidade de firmar laos ainda mais profundos com essas comunidades, servindo de exemplo de democracia, conforme mencionado mesmo pelo Presidente estadunidense Barack Obama.

QUESTO 3

Quem poderia imaginar, em um passado no to distante, que os chefes de Estado do Brasil e da Argentina poderiam dar instrues a suas agncias nucleares para que desenvolvessem conjuntamente um reator nuclear multipropsito com fins de pesquisa? Quem poderia supor que esses pases desenvolveriam em conjunto um veculo militar para equipar os dois exrcitos, ou que seriam capazes de cooperar em reas to variadas e de alta tecnologia como a construo de um satlite para observao de oceanos e da costa, a fabricao de peas para avies, a TV digital? H apenas trs dcadas, no seria possvel, tampouco, iniciar estudos para a construo de hidreltricas na fronteira ou para melhorar a integrao rodoviria e ferroviria entre ambos os pases. A fronteira, hoje, pode ser mais bem descrita como o espao por excelncia da integrao, da paz, da unio e da amizade.
Antonio Patriota. Um exemplo de audcia. In: La Nacin, 10/1/2011 (com adaptaes).

Considerando o fragmento de texto acima, assim como a diversidade da agenda bilateral, analise os principais tpicos do relacionamento Brasil-Argentina. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 20 pontos) BRUNO PEREIRA REZENDE (17/20) O relacionamento Brasil-Argentina ponto fundamental da poltica externa brasileira em diversos mbitos: bilateral, regional e multilateral. A aproximao entre os dois pases, engendrada a partir de entendimentos na rea nuclear que se estenderam a diversos outros mbitos, compreende atualmente vrias reas de atuao, em uma aliana estratgica que corrobora a dimenso Sul-Sul da poltica externa do Brasil, com evidente capacidade de superao de eventuais desafios.

28

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

A Argentina o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrs apenas da China e dos Estados Unidos. A acentuao da vertente comercial entre os dois pases foi impulsionada pela criao do MERCOSUL, em 1991, e a capacidade de superao de alguns desentendimentos (como a crise do Real de 1999 e a crise argentina de 2001) foi fundamental para a expanso do comrcio bilateral. Os supervits comerciais brasileiros (de cerca de quatro bilhes de dlares em 2010) por vezes levam ao protecionismo argentino, como nos desacordos acerca da exportao de produtos da linha branca ou na suspenso das licenas automticas de importao pela Argentina, em 2009. O governo brasileiro, entretanto, tem respondido com iniciativas de apoio, como os entendimentos acerca do Mecanismo de Adaptao Competitiva. O Brasil reconhece a importncia do comrcio com a Argentina, o que permite a superao de desafios protecionistas com uma postura conciliatria e propositiva. O mercado argentino enquadra-se, tambm, como pea fundamental na estratgia de internacionalizao de empresas brasileiras, como a Natura, que expande a linha de cosmticos para o pas vizinho. A Petrobras tem investimentos na Argentina, grande produtora de petrleo e gs. A indstria de bebidas belgo-brasileira AB InBev tem ganhado projeo no mercado local, com a compra de empresas como a cervejaria Quilmes. O Banco Ita tambm tem investido no pas, ganhando espao no setor bancrio-financeiro. A insero de empresas brasileiras no mercado argentino , portanto, notria, revelando a importncia do relacionamento bilateral para sua internacionalizao. A escolha da Argentina como a primeira visita presidencial de Dilma Rousseff revela a importncia do pas vizinho para a poltica externa brasileira no contexto da autonomia pela diversificao. Como ficou evidente na apreciao conjunta de diversos temas, Brasil e Argentina compartilham vises de mundo em amplas reas, de segurana a tecnologia e inovao. Em anos recentes, a agenda bilateral diversificou-se e ampliou seu campo de atuao. Como demonstrado desde o incio do governo Lula, com instrumentos como o Consenso de Buenos Aires (2003) e a Ata de Copacabana (2004), Brasil e Argentina reconhecem a necessidade de promoo do desenvolvimento em bases equitativas e reiteram a aliana estratgica firmada em 1997, por Fernando Henrique Cardoso e Carlos Menem. O desenvolvimento, como fundamento bsico para a promoo da paz e da segurana internacionais, tem pautado a ao de Brasil e Argentina em diversos mbitos. Na Amrica do Sul, Brasil e Argentina so grandes entusiastas da integrao e da cooperao para o desenvolvimento, como demonstram suas aes no MERCOSUL e na UNASUL. Iniciativas como o FOCEM e o Conselho de Defesa Sul-Americano reiteram o compromisso de ambos os pases com o desenvolvimento e com a segurana da regio. No mbito latino-americano, os dois pases participam da MINUSTAH com contribuies militares e assistenciais, como exemplo da convico de que segurana e desenvolvimento caminham juntos. Na Organizao das Naes Unidas, Brasil e Argentina tambm compartilham interesses comuns, a despeito da reticncia argentina em ratificar o pleito brasileiro a um assento permanente no Conselho de Segurana. Nas instituies financeiras internacionais, os dois pases defendem a reforma das instituies de Bretton Woods, como fundamento para maior democratizao, legitimidade e eficcia dos foros. A cooperao , portanto, prezada por ambos os pases. O relacionamento Brasil-Argentina em anos recentes, que abrange temas variados como cooperao tecnolgico-cientfica (COBEN, Sabia-mar, reator multipropsito, Centro Binacional de Nanotecnologia), infraestrutura (pontes sobre o rio Uruguai, hidreltrica binacional de Garabi e integrao viria) e militar (veculo gacho, reator nuclear para submarinos), demonstra a amplitude e a importncia da relao. A despeito de eventuais desafios, a parceria , indubitavelmente, essencial para os dois pases.

29

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

QUESTO 4 Defina BRIC grupo negociador, bloco econmico, grupo consultivo, agrupamento ou nenhuma dessas opes? Em sua resposta, especifique a participao do BRIC nos regimes globais de comrcio, clima e segurana e explicite o modo como iniciativas como essa contribuem para os esforos da poltica externa brasileira em prol do fortalecimento das estruturas de governana global. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 20 pontos)

GERMANO FARIA CORREA (17/20) O BRIC foi um termo originalmente cunhado por analistas de mercado para designar economias em rpida expanso e que tm o potencial de alterar as estruturas da economia mundial. Esse termo foi apropriado pelos formuladores de polticas de Brasil, Rssia, ndia e China, que decidiram constituir, em 2008, na Cpula de Ecaterimburgo, um agrupamento de coordenao em temas da agenda bilateral. Por agrupamento deve-se entender a coordenao, com baixo grau de institucionalizao, de pases, caracterstica que confere mais flexibilidade em suas atuaes. Ademais, no incio de 2011, a frica do Sul aderiu ao agrupamento, em uma ampliao que extrapolou o mbito inicial do conceito formulado pelo mercado e enfatiza o carter poltico do, agora chamado, BRICS, que tem, entre seus objetivos centrais, a coordenao da posio dos seus membros nos mais diversos temas da agenda internacional. importante ressaltar, nesse sentido, que apesar da coordenao no mbito do BRICS, Brasil, Rssia, ndia, China e, agora, frica do Sul no atuam em nome de um bloco nos diversos foros internacionais, mesmo porque h, em determinados temas, divergncias de interesses, o que, entretanto, no impede o dilogo construtivo. No mbito do comrcio, a participao da Rssia reduzida, pois essa no faz parte ainda do regime da OMC. No obstante, Brasil e ndia cooperam estreitamente para a concluso da Rodada de Doha, em que pesem algumas divergncias pontuais quando da ltima reunio ministerial em Genebra. No mbito econmico e financeiro, a cooperao entre os BRICS ainda mais estreita, como possvel constatar nas articulaes feitas em face de crise financeira e nas propostas de reforma das instituies de Bretton Woods, de modo a torn-las mais representativas da atual estrutura da economia mundial. Simultaneamente, o BRICS defendeu maiores controles sobre capitais, com vistas a eliminar movimentos especulativos. No mbito das discusses sobre o clima, parte dos membros do BRICS articulam-se no agrupamento BASIC, formado por Brasil, frica do Sul, ndia e China, atores fundamentais nas discusses recentes a respeito do regime ps-Quioto. Diante do impasse das negociaes em Copenhague, em 2009, o BASIC apresentou acordo que propunha redues voluntrias nas emisses e reafirmou o princpio das responsabilidades comuns, porm diferenciadas entre os pases desenvolvidos e em desenvolvimento. No mbito da segurana, o BRICS conta com dois membros permanentes no CSNU. Em 2011, todos os membros do BRICS esto nesse rgo, o que indica a importncia desse grupo na estabilidade e promoo da paz. Um exemplo da coordenao do agrupamento foi a absteno conjunta de Brasil, Rssia, ndia e China na votao da resoluo 1973, que autorizou interveno na Lbia. Ademais, o presidente sul-africano tem atuado no sentido de mediar o conflito na Lbia por meio de conversas diretas com Muamar Kadafi. O BRICS atua, portanto, em diversos tabuleiros da poltica internacional e seus membros articulam-se, a despeito de divergncias pontuais, para a reforma das instituies

30

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

da governana global, de modo a dotar as mais importantes instncias decisrias do mundo contemporneo de mais representatividade e, consequentemente, mais legitimidade.

***

INGLS A prova de Ingls, com o valor mximo de 100 (cem) pontos, constar de quatro partes: traduo de um texto do ingls para o portugus (valor 20 pontos); verso de um texto do portugus para o ingls (valor 15 pontos); resumo de um texto (valor 15 pontos); e redao a respeito de tema de ordem geral, com extenso de 400 a 450 palavras (valor 50 pontos). Ser apenada a redao que desobedecer extenso mnima de palavras, deduzindo-se 0,2 ponto para cada palavra que faltar para atingir o mnimo exigido. Ser atribuda nota 0 (zero) redao, caso o candidato no se atenha ao tema proposto ou obtenha pontuao 0 (zero) na avaliao da correo gramatical. A legibilidade condio essencial para a correo da prova.

Programa (Primeira e Terceira Fases): INGLS (Primeira e Terceira Fases): Primeira Fase: 1 Compreenso de textos escritos em lngua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreenso dos contedos semnticos. Terceira Fase: 1 Redao em lngua inglesa: expresso em nvel avanado; domnio da gramtica; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organizao e desenvolvimento de ideias. 2 Verso do Portugus para o Ingls: fidelidade ao texto-fonte; respeito qualidade e ao registro do texto-fonte; correo morfossinttica e lexical. 3 Traduo do Ingls para o Portugus: fidelidade ao texto-fonte; respeito qualidade e ao registro do texto-fonte; correo morfossinttica e lexical. 4 Resumo: capacidade de sntese e de reelaborao em Ingls correto.

Orientao para estudo 1. Traduo - Translation, Part A (20 pontos) A traduo do Ingls para o Portugus deve ser feita de forma fidedigna, respeitando a qualidade e o registro do texto original. Subtrai-se 1 (um) ponto para cada um dos seguintes erros: falta de correspondncia ao(s) texto(s)-fonte, erros gramaticais, escolhas errneas de palavras e estilo inadequado. Erros de pontuao ou de ortografia sero apenados em 0,5 (meio) ponto.

31

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

2.Verso - Translation, Part B (15 pontos) A verso do Portugus para o Ingls deve ser feita de forma fidedigna, respeitando a qualidade e o registro do texto original. Subtrai-se 1 (um) ponto para cada um dos seguintes erros: falta de correspondncia ao(s) texto(s)-fonte, erros gramaticais, escolhas errneas de palavras e estilo inadequado. Erros de pontuao ou de ortografia sero apenados em 0,5 (meio) ponto. 3. Resumo - Summary (15 pontos) O candidato deve apresentar capacidade de reelaborar, de forma concisa e coerente, o texto proposto. So critrios de avaliao a objetividade, a preciso, a clareza e a conciso do texto, alm naturalmente da correo e propriedade no uso da lngua inglesa.

4. Redao - Compostition (50 pontos) Os candidatos devem demonstrar conhecimento avanado de Ingls e capacidade de us-lo em redao bem estruturada. A distribuio dos 50 pontos faz-se da seguinte maneira: Correo gramatical (20 pontos) Avaliam-se a correo e a propriedade no emprego da linguagem. Deduz-se 1 (um) ponto para cada erro, com exceo das falhas de pontuao ou de ortografia, s quais corresponde deduo de 0,5 (meio) ponto por ocorrncia. A atribuio de nota zero no quesito correo gramatical implica, automaticamente, nota zero para a redao como um todo. Do mesmo modo, ser atribuda nota zero s redaes que demonstrarem baixo padro de conhecimento da lngua inglesa. Organizao e desenvolvimento de idias (20 pontos) Sero considerados, principalmente, os itens a seguir: a) capacidade de raciocnio e de expresso clara em Ingls; b) pertinncia das idias e da eventual exemplificao em relao ao tema; c) adequada organizao formal da redao, com adequada paragrafao. Os candidatos devem esforar-se para apresentar redao interessante. A originalidade no ser exigida, mas ser avaliada positivamente, da mesma forma que o uso adequado de exemplos. Sero severamente punidas as redaes decoradas e simplesmente adaptadas ao tema proposto. A redao que fugir a esse tema ser punida com nota zero.

Qualidade de linguagem (10 pontos) Atribuem-se pontos ao candidato pelo correto uso de Ingls idiomtico, por construes variadas e pelo emprego de vocabulrio amplo e preciso. Os candidatos que usarem construes de cunho meramente elementar na redao recebero nota zero no quesito, em especial quando esse recurso for utilizado para evitar erros.

32

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Prova de 2011 TRANSLATION (Total: 35 marks) PART A (20 marks) Translate into Portuguese the following passage adapted from John Tomlinson's Globalization and Cultural Identity: Once upon a time, local, autonomous, distinct and well-defined, robust and culturally sustaining connections existed between geographical place and cultural experience. They constituted one's "cultural identity"', something people simply "had" as an inheritance, a benefit of continuity with the past. Identity, then, was not just a description of cultural belonging; it was a collective treasure of local communities. But it proved to be fragile, needing protection and preservation. Into this world of manifold, discrete cultural identities suddenly burst the corrosive power of globalization. Globalization, so the story goes, has swept like a flood tide through the world's diverse cultures, bringing a market-driven homogenization of cultural experience, thus obliterating the differences between locality-defined cultures. Whilst communities in the mainstream of the flow of capitalism have seen a sort of standardized version of their cultures exported worldwide, it is the "weaker"' cultures of the developing world that have been most threatened.
John Tomlinson. Globalization and cultural identity. Internet: <www.polity.co.uk>.

RAMON LIMEIRA CAVALCANTI DE ARRUDA (19/20) Houve um tempo em que existiam, entre o espao geogrfico e a experincia cultural, conexes locais, autnomas, claras e bem definidas, robustas e culturalmente duradouras. Elas constituam a identidade cultural de cada um, algo que as pessoas simplesmente possuam como herana, um benefcio de continuidade com o passado. A identidade, ento, no era apenas uma descrio de pertencimento cultural, mas tambm um tesouro coletivo das comunidades locais; entretanto, ela mostrou-se frgil, dependente de proteo e de preservao. Nesse mundo com identidades culturais variadas e distintas, repentinamente irrompeu o poder corrosivo da globalizao, que, seguindo a narrativa, varreu as diversas culturas do mundo como um maremoto, provocou uma homogeneizao da experincia cultural orientada pelo mercado e, por conseguinte, obliterou as diferenas entre as culturas locais. Se as comunidades pertencentes ao mainstream do fluxo capitalista testemunharam a disseminao mundial de uma espcie de verso padronizada de suas culturas, foram as culturas mais fracas do mundo em desenvolvimento que sofreram a ameaa maior.

33

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

PART B (15 marks) Translate the following excerpt from Mauro Jos Teixeira Destri's Globalizao, Educao e Diversidade Cultural into English: Os problemas da globalizao e as consequncias e desafios que ela apresenta a respeito de assuntos como a biodiversidade, a diversidade cultural e a educao esto fundamentados na perspectiva histrica da ocidentalizao do mundo, iniciada pela dominao colonial europeia desde o sculo XV e ratificada pelo poderio norte-americano em todas as esferas, com seu poder de "disseminar cultura". Tal dominao do etnocentrismo ocidental, amparada por uma ideologia neoliberal, abrange no s o domnio econmico-financeiro, mas tambm o controle da informao e das comunicaes referentes s grandes empresas multinacionais, impondo, dessa forma, uma "padronizao" cultural. A globalizao tem sua limitao mais grave por no ter um modelo de sociedade vivel. A educao, concebida como a transmisso de vises do mundo, de saberes e de sistemas de valores, tem um enorme desafio histrico na defesa e na preservao da diversidade cultural, o que tem sido abordado em diversas esferas pelos diversos pases ao redor do mundo.
Mauro Jos Teixeira Destri. Globalizao, educao e diversidade cultural. Internet: <www.fsma.edu.br>.

DANILO VILELA BANDEIRA (15/15) The problems of globalization and the consequences and challenges it presents concerning subjects such as biodiversity, cultural diversity and education are based on the historical perspectives of the worlds occidentalization, which began with European colonial dominance since the XVth century and was ratified by the American might in every sphere , with its power to disseminate culture. This dominance of Western ethnocentrism, supported by a neoliberal ideology, encompasses not only the economic and financial field, but also the control of information and communication related to big multinational corporations, thereby imposing a cultural standardization. Globalization has its main limitation because it does not have a feasible model of society. Education, conceived as the transmission of world visions, of knowledge and of systems of values, has an enormous historical challenge in defending and preserving cultural diversity, which has been discussed in several spheres by many countries around the world.

34

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

SUMMARY (Total: 15 marks) Write in your own words a summary of the following article from The Economist in no more than 200 words. Geoffrey Crowther, editor of The Economist from 1938 to 1956, used to advise young journalists to "simplify, then exaggerate". He might have changed his advice if he had lived to witness the current debate on globalisation. There is a lively discussion about whether it is good or bad. But everybody seems to agree that globalisation is a fait accompli: that the world is flat, if you are a (Tom) Friedmanite, or that the world is run by a handful of global corporations, if you are a (Naomi) Kleinian. Pankaj Ghemawat of IESE Business School in Spain is one of the few who has kept his head on the subject. For more than a decade he has subjected the simplifiers and exaggerators to a barrage of statistics. He has now set out his case that we live in an era of semi-globalisation at most in a single volume, World 3.0, that should be read by anyone who wants to understand the most important economic development of our time. Mr Ghemawat points out that many indicators of global integration are surprisingly low. Only 2% of students are at universities outside their home countries; and only 3% of people live outside their country of birth. Only 7% of rice is traded across borders. Only 7% of directors of S&P 500 companies are foreigners and, according to a study a few years ago, less than 1% of all American companies have any foreign operations. Exports are equivalent to only 20% of global GDP. Some of the most vital arteries of globalisation are badly clogged: air travel is restricted by bilateral treaties and ocean shipping is dominated by cartels. Far from "ripping through people's lives", as Arundhati Roy, an Indian writer, claims, globalisation is shaped by familiar things, such as distance and cultural ties. Mr Ghemawat argues that two otherwise identical countries will engage in 42% more trade if they share a common language than if they do not, 47% more if both belong to a trading block, 114% more if they have a common currency and 188% more if they have a common colonial past. What about the "new economy" of free-flowing capital and borderless information? Here Mr Ghemawats figures are even more striking. Foreign direct investment (FDI) accounts for only 9% of all fixed investment. Less than 20% of venture capital is deployed outside the fund's home country. Only 20% of shares traded on stockmarkets are owned by foreign investors. Less than 20% of Internet traffic crosses national borders. And what about the direction rather than the extent of globalisation? Surely Mr Friedman (author of The World is Flat) and company are right about where we are headed even if they exaggerate how far we have got? In fact, today's levels of emigration pale beside those of a century ago, when 14% of Irish-born people and 10% of native Norwegians had emigrated. Back then you did not need visas. Today the world spends $88 billion a year on processing travel documents and in a tenth of the world's countries a passport costs more than a tenth of the average annual income. That FDI fell from nearly $2 trillion in 2007 to $1 trillion in 2009 can be put down to the global financial crisis. But other trends suggest that globalisation is reversible. Nearly a quarter of North American and European companies shortened their supply chains in 2008 (the effect of Japan's disaster on its partsmakers will surely prompt further shortening). It takes three times as long to process a lorry-load of goods crossing the Canadian-American border as it did before September 11th 2001. Even the Internet is succumbing to this pattern of regionalisation, as governments impose a patchwork of local restrictions on content. Mr Ghemawat also explodes the myth that the world is being taken over by a handful of giant companies. The level of concentration in many vital industries has fallen dramatically since 1950 and remained roughly constant since 1980: 60 years ago two car companies accounted for half of the world's car production, compared with six companies today. He also refutes the idea that globalisation means homogenisation. The increasing uniformity of cities' skylines worldwide masks growing choice within them, to which even the most global of companies must adjust. McDonald's serves vegetarian burgers in India and spicy ones in Mexico, where Coca-Cola
35

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

uses cane sugar rather than the corn syrup it uses in America. MTV, which went global on the assumption that "A-lop-bop-a-doo-bop-a-lop-bam-boom" meant the same in every language, now includes five calls to prayer a day in its Indonesian schedules. Mr Ghemawat notes that company bosses lead the pack when it comes to overestimating the extent of globalisation. Nokia, for example, spent years trying to break into Japan's big but idiosyncratic mobile-handset market with its restof-the-world-beating products before finally conceding defeat. In general companies frequently have more to gain through exploiting national differences perhaps through arbitrage than by muscling them aside. This sober view of globalisation deserves a wide audience. But whether it will get it is another matter. This is partly because World 3.0 is a much less exciting title than The World is Flat or "Jihad vs. McWorld". And it is partly because people seem to have a natural tendency to overestimate the distancedestroying quality of technology. Go back to the era of dictators and world wars and you can find exactly the same addiction to globaloney. Henry Ford said cars and planes were "binding the world together". Martin Heidegger said that "everything is equally far and equally near". George Orwell got so annoyed by all this that he wrote a blistering attack on all the fashionable talk about the abolition of distance and the disappearance of frontiers and that was in 1944, when Adolf Hitler was advancing his own unique approach to the flattening of the world.
The Economist. April 23 , 2011, p. 72.
rd

PEDRO HENRIQUE MOREIRA GOMIDES (13.5/15) Whilst writers such as Tom Friedman advocate that globalization is a reality, other thinkers have put this much talked about process under more severe scrutiny. Pankaj Ghemawat, for instance, asserts that the current scenario can be described as an era of semi-globalization. According to the data compiled by the researcher, not many students are studying abroad, nor the number of people living outside their birth place is substantial. Few CEOs are foreigners, the amount of exported goods is relatively low and restrictions to transport flows are abundant. Furthermore, interstate relations are commonly established between countries that share a similar background. Surprisingly, foreign direct investment counts for 9% of the world's fixed investment. This relates to the fact that many states put a tight rein on Internet traffic. Other myths are dissolved by Ghemawat. Current emigration levels are lower than those of a century ago, due to a more rigid passport control. Besides, regionalization is balking the flow of goods between borders. The author also refutes the idea of homogenization. Global companies are permanently adjusting their modus operandi to local premises. Not all of them, however, succeed when trying to penetrate certain local markets. Ghemawat's view is disquieting, for it contests the tendency according to which people give technology an ubiquitous quality.

36

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

COMPOSITION (Total: 50 marks)

I do not want my house to be walled in on all sides and my windows to be stuffed. I want the cultures of all the lands to be blown about my house as freely as possible. But I refuse to be blown off my feet by any.
Mahatma Ghandi

In light of the above quotation and of the other texts comprising the test, would you say that globalization is a threat to local culture or a source of its enrichment? DANILO VILELA BANDEIRA (45/50) Communication between different cultures and mutual influence are inherent in human history: no society can fully develop if it is kept in isolation, and Brazil provides a powerful example of the potential of intercultural dialogue. Yet, these relations often unfold under unequal terms, causing the imposition of the characteristics of a culture to the detriment of others. This is what Gandhi condemns in his statement, in accordance with the tolerant, but proud stance in relation to culture that he adopted throughout his life. It is important, to begin with, to reject radical views that may tend to xenophobia. Language, music, dance, food: a brief analysis would show that all these aspects, which are at the core of any culture, evolved through interaction. A great deal of examples could be mentioned, but jazz and bossa nova suffice to illustrate this thesis: as the result of a complex process of cultural mixture of African, Brazilian and American sounds, these groundbreaking music styles are positive outcomes of a broad process of globalization. It is reasonable to imagine that Gandhi had something similar in mind when he talked about letting cultures of all the lands to be blown about his house. Unfortunately, harmony is not the only possible result of globalization. History has shown time and again that interaction in a situation of inequality of economic or political forces tends to favor the values carried by the strongest part. Indeed, it would require a great deal of imagination to argue that indigenous people in Brazil benefited from their relations with the Portuguese invaders. Their near annihilation throughout the centuries, together with the impoverishment of the culture of the survivals, constitutes precisely the process of being blown off his feet described by Gandhi is his statement. Current impacts globalization has on weaker cultures are not essentially different from those experienced by indigenous people. As clever as Pankaj Ghemawats argument about the adaptation of Mcdonalds to Mexicans spicy taste may sound, it is not clear how exactly this phenomenon contributes to preserving local cultures. The very substitution of ancient traditional meals for standardized fast food coming from the center of capitalism is enough to affect a peoples culture, and the addition of local features to the original product does little to prevent this from happening. It is no easy task to find the right balance between inner characteristics and outside influence. Nonetheless, it is beyond doubt that, as Mauro Jos Teixeira Destri points out, education plays a pivotal role in providing citizens with the tools required to undertake this task. Only by forming critical, well-informed and conscious citizens will countries manage to neutralize the threats of globalization and use it as a source of enrichment. Otherwise, the future may be one of gloomy homogenization under the aegis of American influence. ***

37

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

NOES DE ECONOMIA A prova de Noes de Economia consistir de quatro questes discursivas, duas das quais com o valor de 30 (trinta) pontos cada uma e duas com o valor de 20 (vinte) pontos cada uma. As respostas s questes com o valor de 30 (trinta) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 60 linhas; as respostas s questes com o valor de 20 (vinte) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 40 linhas. Programa (Primeira e Terceira Fases): NOES DE ECONOMIA (Primeira e Terceira Fases): 1. Microeconomia. 1.1. Demanda do Consumidor. Preferncias. Equilbrio do consumidor. Curva de demanda. Elasticidade-preo e elasticidade-renda. 1.2. Oferta do Produtor. Fatores de produo. Funo de produo. Elasticidade-preo da oferta. Rendimentos de fator. Rendimentos de escala. Custos de produo. 1.3. Concorrncia Perfeita, Monoplio e Oligoplio. Comportamento das empresas. Determinao de preos e quantidades de equilbrio. 2. Macroeconomia. 2.1. Contabilidade Nacional. Balano de Pagamentos: estrutura e interpretao dos resultados dos diferentes componentes do Balano. Medidas da atividade econmica. Conceitos e clculo do deficit pblico. 2.2. Determinao da renda, do produto e dos preos. Oferta e demanda agregadas. Consumo, investimento, poupana e gasto do governo. Exportao e importao. Objetivos e instrumentos de poltica fiscal. 2.3. Teoria monetria. Funes da moeda. Criao e distribuio de moeda. Oferta da moeda e mecanismos de controle. Procura da moeda. Papel do Banco Central. Objetivos e instrumentos de poltica monetria. Moeda e preos no longo prazo. Sistema bancrio e intermediao financeira no Brasil. 2.4. Emprego e renda. Determinao do nvel de emprego. Indicadores do mercado de trabalho. Distribuio de renda no Brasil. 3. Economia internacional. 3.1. Teorias clssicas do comrcio. Vantagens absolutas e comparativas. Pensamento neoclssico. 3.2. A crtica de Prebisch e da Cepal. Deteriorao dos termos de troca. 3.3. Macroeconomia aberta. Os fluxos internacionais de bens e capital. Regimes de cmbio. Taxa de cmbio nominal e real. A relao cmbio-juros. 3.4. Comrcio internacional. Efeitos de tarifas, quotas e outros instrumentos de poltica governamental. Principais caractersticas do comrcio internacional ao longo das dcadas. Sistema multilateral de comrcio: origem e evoluo. As rodadas negociadores do GATT. A Rodada Uruguai. A Rodada Doha. 3.5. Poltica comercial brasileira. Negociaes comerciais regionais. Integrao econmica na Amrica do Sul. Protecionismo e liberalizao. 3.6. Sistema financeiro internacional. Padro-ouro. Padro dlar-ouro. Fim da conversibilidade. Crises econmico-financeiras nos ltimos 20 anos. Governana internacional e os novos atores estatais e no-estatais. Caractersticas dos fluxos financeiros internacionais. 4. Histria econmica brasileira. 4.1. A economia brasileira no Sculo XIX. A economia cafeeira. 4.2. Primeira Repblica. Polticas econmicas e evoluo da economia brasileira. Crescimento industrial. Polticas de valorizao do caf. 4.3. A crise de 1929 e as dcadas de trinta e quarenta. Industrializao restringida. Substituio de importaes. 4.4. A dcada dos cinquenta. O Plano de Metas. 4.5. O Perodo 1962-1967. A desacelerao no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Polticas antiinflacionrias. Poltica salarial. 4.6. O perodo do milagre econmico (1968-1973) e o segundo PND. 4.7. Os anos oitenta. Crise da dvida. A interrupo do financiamento externo e as polticas de ajuste. Acelerao inflacionria e os planos de combate inflao. 5. Economia Brasileira. 5.1. Os anos noventa. Abertura comercial e financeira. A indstria, a inflao e o balano de pagamentos. A estabilidade econmica. 5.2. A economia brasileira na ltima dcada. Avanos e desafios. 5.3. Pensamento econmico e desenvolvimentismo no Brasil. A viso de Celso Furtado.

38

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

Prova de 2011 QUESTO 1 Os ingressos lquidos de divisas na conta financeira do balano de pagamentos tm possibilitado o financiamento integral do dficit em transaes correntes, bem como a continuidade da poltica de fortalecimento das reservas internacionais, via aquisies de dlares pelo Banco Central do Brasil no mercado domstico. Banco Central do Brasil. Relatrio da Administrao, 2010, p. 6 (com adaptaes). A partir dessas informaes, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: a estrutura bsica do balano de pagamentos e, de maneira sucinta, a situao do balano de pagamentos do Brasil; as razes para o aumento das reservas cambiais brasileiras; os benefcios e custos de se manterem reservas elevadas. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 30 pontos) JOO HENRIQUE BAYO (29/30) O balano de pagamentos um mecanismo desenvolvido para registrar toda operao envolvendo entradas e sadas de divisas entre residentes e no residentes de uma dada economia em um determinado perodo de tempo. Ele funciona pelo mtodo das partidas dobradas, ou seja, para toda entrada em alguma de suas contas e subcontas deve haver o registro de uma sada. Sua estrutura bsica se divide na conta de transaes correntes (TC), na conta capital e financeira (CCF), na conta de erros e omisses e na conta que registra a variao dos haveres (H). A conta TC subdivide-se na balana comercial, que registra a exportao e importao de bens, na balana de servios, que registra o comrcio de servios como aluguis, royalties, turismo, fretes e outros, na balana de rendas, que registra a remunerao dos fatores de produo (juros, lucros e salrios) e, finalmente, na conta de transferncias unilaterais (TU), que registra o envio e recebimento de doaes em espcie ou mercadorias de no residentes e governos estrangeiros. A conta capital e financeira subdivide-se na conta capital, que registra a transferncia unilateral de ativos pertencentes a migrantes internacionais e a transferncia de bens no financeiros no produzidos, como a aquisio de patentes, por exemplo; e na conta financeira, que registra a entrada de recursos financeiros como emprstimos, investimentos e amortizaes, entre outros. Consideradas conjuntamente, as contas TC e CCF so denominadas de transaes autnomas. Existe ainda a conta de erros e omisses, que registra variaes que no foram devidamente registradas, mas que efetivamente ocorreram. Somadas, as contas TC, CCF e erros e omisses fornecem o resultado do balao de pagamentos. Este resultado registrado com sinal invertido como haveres da autoridade monetria. Assim, devido ao mtodo das partidas dobradas, uma variao positiva no balano de pagamentos (BP) ser registrada com sinal negativo nos haveres da autoridade

39

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

monetria. Por tal razo, a soma de TC, CCF, erros e omisses e H deve, necessariamente, ser zero. O Brasil hoje apresenta um resultado final positivo na BP. Isso se deve soma de um conjunto de fatores. A BC do Brasil positiva desde 2001, havendo alcanado um rcorde no ano de 2006. Desde ento vem apresentando resultados inferiores, mas ainda positivos. Em 2010 o saldo da BC superou US$20 bilhes. A balana de servios e rendas historicamente negativa devido tanto s remessas de lucros, juros e salrios (balana de rendas), quanto ao pagamento de fretes, seguros e viagens internacionais (servios). As transaes correntes, que foram positivas entre 2003 e 2007, apresentam hoje um dficit, agravado pela queda do saldo comercial. A conta TU ligeiramente positiva, sem influenciar em muito o saldo da TC. O dficit da TC , no entanto, compensado pelo saldo positivo da CCF. Com isso, o resultado final do BP tem sido superavitrio (H negativo). As reservas cambiais vm aumentando devido ao grande ingresso de divisas, que possui razes endgenas e exgenas. O baixo crescimento mundial, excetuadas certas regies, como a sia, alm da ampla liquidez externa, oriunda dos baixos juros praticados nos Estados Unidos, seu dficit comercial e sua ampla liberao de recursos desde novembro de 2010, aumentaram a tendncia de buscas por mercados rentveis. Internamente, a valorizao das commodities no mercado mundial tem ampliado as exportaes brasileiras, o que aumenta a oferta de divisas. A CCF vem apresentando expressivos saldos positivos devido aos juros ainda altos praticados internamente, o que atrai o capital especulativo, alm do slido crescimento da economia brasileira, as boas expectativas e o baixo risco Brasil. Tudo isso tem levado a um aumento expressivo dos investimentos estrangeiros no pas. Em resumo, a entrada de divisas superior sada, combinada com a aquisio de divisas pela autoridade monetria, tem aumentado as reservas cambiais. A manuteno de amplas reservas, que hoje superam US$300 bilhes, traz consequncias positivas e negativas. Por um lado, as intervenes do Banco Central adquirindo reservas tm impedido a maior valorizao do real, o que seria particularmente danoso para a competitividade do produto nacional. Ao diminuir a oferta de divisas, o real se aprecia menos. Ademais, as reservas do segurana e sinalizam para a robustez da economia. Isso particularmente benfico em contextos de crise, como a de 2008. Igualmente, a disposio de amplas reservas permite a consolidao de um fundo soberano, o que, a longo prazo, ajudaria a diminuir o dficit na conta de rendas. O lado ruim que, dada a entrada macia de recursos, o governo obrigado a retirar moeda de circulao, para impedir a inchao do meio circulante. Para isso, o governo emite ttulos pblicos, retirando reais de circulao. Tais ttulos so vendidos a juros superiores aos praticados nos mercados externos. Assim, o governo no consegue aplicar suas reservas ao mesmo valor com que remunera seus ttulos. Essa diferena representa um alto custo para os cofres pblicos.

40

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

QUESTO 2 Duas so as principais explicaes para o fenmeno inflacionrio: a inflao de demanda e a inflao de custos. Redija um texto dissertativo acerca de cada uma dessas vertentes do pensamento econmico, apontando a filiao terica de cada uma delas e comentando a recente tendncia de elevao de preos observada nos pases que itegram o BRIC. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 30 pontos) JOO GUILHERME FERNANDES MARANHO (27/30) A inflao pode ser definida como o aumento geral dos preos de uma economia. Na teoria econmica, h grandes divergncias para que se defina a principal causa do mecanismo inflacionrio. Nesse contexto, interessante analisar a alta inflacionria nos pases integrantes do BRIC. Inicialmente, cabe analisar a chamada inflao de demanda. Para os monetaristas, a inflao tem sua principal causa no aumento da demanda agregada. Geralmente, esse aumento ocorre via elevao dos gastos do governo ou via poltica monetria expansionista. Conforme observa Milton Friedman, no curto prazo, pode haver algum grau de rigidez nominal que permita a validade do trade-off inflao-desemprego. Em outras palavras, no curto prazo, o aumento da demanda agregada, com consequente elevao dos preos (processo inflacionrio), pode permitir o aumento do emprego. No longo prazo, no entanto, considera-se vlida a hiptese de total flexibilidade de variveis nominais e do mecanismo de expectativas adaptativas, havendo a tendncia de longo prazo de que a inflao esperada seja igual inflao efetiva (e=). De uma perspectiva ortodoxa radical, qualquer poltica expansionista, seja monetria ou fiscal, conduz ao desequilbrio das foras de mercado via expanso da demanda agregada e alta dos preos, sem qualquer impacto em variveis reais da economia. Os diagnsticos de inflao de custos, por sua vez, entram nas avaliaes estruturalistas da economia. Grandes gargalos de infraestrutura ou elevados preos de produtos alimentcios bsicos elevam os custos de produo, no permitindo que a oferta agregada acompanhe a expanso da demanda agregada. Por via de outro raciocnio, o aumento de custos de produo, ceteris paribus, pode levar a uma retrao da oferta agregada, com consequente quadro de estagflao. A inflao de custos tambm tem importante papel no que alguns economistas consideram anlises heterodoxas da inflao. Exemplo histrico a anlise contida no PAEG de que os salrios estavam alm da capacidade produtiva, isto , o nvel muito alto dos salrios criava restries s possibilidades de expanso da oferta agregada, o que gerava elevao geral de preos. Para alm da considerao de inflao de custo e de demanda, pode-se considerar ainda a influncia da taxa de cmbio no processo inflacionrio. Com efeito, desvalorizaes cambiais (aumento da taxa de cmbio nominal, considerando-se a relao real-dlar) podem levar ao encarecimento dos produtos importados, que tambm fazem parte da cesta de consumo das famlias. Tal contribui para a elevao geral dos preos via pass-through, algo que pode ser considerado para explicar a inflao na China, por exemplo. A recente tendncia de elevao de preos observada nos pases do BRIC comporta anlises baseadas na inflao de demanda e na inflao de custos. No caso do Brasil, por exemplo, a inflao tem causas internas, como o aumento dos gastos do governo, que tem anunciado grandes projetos de infraestrutura, como as usinas de Jirau e Santo Antnio. Processo semelhante pode ser observado nos outros pases do BRIC, constatando-se aumento do gasto pblico e dos investimentos na China e na ndia e tentativas de amplas reformas urbanas na Rssia, que procura alterar a situao das monogorodas, cidades
41

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

monofuncionais, muitas em decadncia. Ademais, o crescimento acelerado do PIB na ndia e na China contribui para elevar a demanda por bens primrios produzidos no Brasil. Como a populao daqueles dois pases ultrapassa, em conjunto, 2 bilhes, o aumento da demanda em ndia e China tem grande impacto internacional, elevando o preo das commodities e alimentos em geral. Nesse aspecto, cabe ressaltar que tambm se verificam processos inflacionrios causados pelo aumento dos custos. A recente elevao do preo internacional dos alimentos encarece a mo-de-obra, j que influenciar nos reajustes salariais. A elevao do custo de mo-de-obra, por sua vez, cria dificuldades de expanso da oferta agregada em contexto de forte crescimento da renda nacional no Brasil, na ndia e na China (a Rssia uma exceo neste caso, dado o impacto da crise financeira de 2008 em sua economia). Como fica demonstrado pela anlise da inflao nos pases do BRIC, nem sempre a inflao ter somente uma causa. Com efeito, as situaes reais dos pases afiguram-se mais complexas que as hipteses das teorias econmicas.

QUESTO 3

A despeito do desequilbrio entre oferta e demanda de divisas observado no imediato psSegunda Guerra Mundial, o governo Dutra decidiu manter o cmbio fixo e controlar administrativamente as importaes. Segundo Celso Furtado, tal opo foi, em ltima instncia, benfica ao setor industrial. A partir dessas informaes, faa o que se pede a seguir. Indique os fatores que causaram o desequilbrio no comrcio exterior quela poca. Descreva a poltica de controle das importaes implementada no governo Dutra. Explicite o argumento de Celso Furtado em relao ao benefcio que a referida desciso gorvenamental gerou ao setor industrial. Extenso mxima: 40 linhas (valor: 20 pontos) RAMON LIMEIRA CAVALCANTI DE ARRUDA (20/20) O incio do Governo de Gaspar Dutra, no imediato ps-Guerra, foi marcado por grande disponibilidade de divisas, mas tambm por presses inflacionrias e dficit fiscal. A poltica econmica desse perodo considerada, de forma geral, como pendular, porque oscilou, inicialmente, de medidas predominantemente ortodoxas, a fim de controlar a inflao, para aes em outro sentido, na segunda metade do mandato presidencial. De incio, em decorrncia da avaliao de que o pas no estaria sujeito a vulnerabilidades externas, o acesso moeda estrangeira foi liberado, mas manteve-se o cmbio fixo. O pas detinha, ento, divisas em moedas europias, que, por causa da m situao econmica no ps-Segunda Guerra, pouco lhe valeriam para o pagamento de uma dvida crescentemente dolarizada. A necessidade de reconstruo e de recuperao das economias centrais provocou um impacto negativo nas exportaes do Brasil, especialmente em virtude do fato de que seus principais produtos de exportao, como o caf ainda era, no se caracterizavam pela essencialidade. O acesso facilitado ao dlar, cujo valor foi mantido fixo, acarretou aumento da demanda por importaes, o que levou o governo, finalmente, a adotar medidas de controle.

42

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

O objetivo de limitar as importaes foi efetuado por meio do estabelecimento da necessidade de licenas para compras do exterior. O sistema de licenas foi instaurado em 1947, ao mesmo tempo que se limitou o acesso ao dlar, que deveria ser comprado no Banco do Brasil. O sistema adotado pelo Governo Dutra beneficiou o setor industrial domstico, conforme apontou Celso Furtado, porque implicou uma proteo dos produtores brasileiros contra a concorrncia de produtos importados, ao mesmo tempo que proporcionava condies especiais de importao de mquinas e de equipamentos para a indstria nacional. Dessa maneira, a lucratividade dos industriais brasileiros era mantida elevada, ao passo que havia condies para investimento na ampliao da capacidade instalada. Tratou-se, por conseguinte, de um estmulo poltica de industrializao por substituio de importaes, que diminua a necessidade do pas de captar divisas internacionais e, assim, aliviava a situao do balano de pagamentos brasileiro.

QUESTO 4

As taxas de juros esto entre os aspectos mais discutidos em relao economia brasileira nos ltimos anos. O Banco Central do Brasil argumenta que a queda na taxa de juros depende da reduo dos gastos pblicos, cujo aumento, de acordo com alguns analistas, foi necessrio para se evitarem os efeitos da crise mundial. Com relao a esse assunto, responda aos seguintes questionamentos. Como o aumento dos gastos pblicos influencia as taxas de juros, considerando-se os mercados de fundos emprestveis? Como o aumento dos gastos pblicos pode afetar o produto de equilbrio, considerando-se o mercado de bens e servios? Extenso mxima: 40 linhas (valor: 20 pontos)

JOO GUILHERME FERNANDES MARANHO (20/20) Considerando-se o mercado de fundos emprestveis, pode-se dizer que o aumento do gasto pblico far com que o governo dispute com o setor privado a oferta de financiamentos, levando a um aumento da demanda pelos mesmos, tudo mais constante. Em consequncia, elevar-se-o os juros. Em outras palavras, considerando-se que no h expanso da oferta de fundos emprestveis, a demanda por esses fundos ser expandida, elevando os juros. Essa uma forma plausvel de explicar a elevao dos juros devido aos gastos do governo, mas no a nica. Se considerarmos que o governo est financiando seus gastos no por meio da captao de recursos no mercado de fundos emprestveis, mas sim consumindo sua poupana (Sg), que faz parte da poupana bruta domstica, ocorrer uma retrao da oferta de fundos emprestveis e, tudo mais constante, elevao dos juros. So duas formas de explicar um mesmo fenmeno, a elevao dos juros em razo dos gastos do governo. Esse fenmeno integra a anlise da dominncia fiscal, conforme observa Gustavo Franco, que assevera que os gastos pblicos elevados acabam
43

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

sendo preponderantes para o estabelecimento de um patamar elevado da taxa bsica de juros da economia. O aumento dos gastos pblicos e, como consequncia, dos juros tem impacto sobre o produto de equilbrio via efeito crowding-out (efeito deslocamento) e efeito multiplicador. Inicialmente, os gastos do governo tm um impacto sobre o PIB via efeito multiplicador, dada uma determinada taxa de propenso marginal a consumir. Por outro lado, o aumento dos juros levar a uma retrao da demanda agregada (efeito deslocamento). Com efeito, juros elevados desestimularo o consumo das famlias, o investimento por parte das empresas e, em se tratando de economia sob regime de cmbio flutuante, levaro a uma queda das exportaes lquidas. Nesse ltimo aspecto, vale fazer maiores esclarecimentos. O aumento da taxa de juros, ultrapassando a taxa internacional de juros somada ao prmio de risco (considerando-se a paridade de juros coberta), atrair capital externo, elevando a taxa de cmbio nominal (apreciao da moeda), o que desestimular as exportaes e estimular as importaes. Diga-se ainda que uma retrao ou expanso do produto de equilbrio depender de qual efeito ser preponderante, o efeito multiplicador ou o efeito deslocamento. Por fim, deve-se observar que o aumento dos gastos pblicos em regime de cmbio fixo tem outros efeitos. Costuma-se dizer que uma poltica fiscal expansionista em regime de cmbio fixo tem eficcia plena. Isso porque o aumento dos gastos do governo com consequente aumento da taxa de juros interna ocasionar influxo de capitais externos, forando a autoridade monetria a expandir a oferta monetria, via poltica monetria expansionista, para evitar a valorizao da moeda nacional. O aumento da oferta monetria causar aumento da demanda agregada, a qual j havia sido expandida inicialmente com o aumento dos gastos do governo.

***

44

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

NOES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PBLICO A prova de Noes de Direito e Direito Internacional Pblico consistir de quatro questes discursivas, duas das quais com o valor de 30 (trinta) pontos cada uma e duas com o valor de 20 (vinte) pontos cada uma. As respostas s questes com o valor de 30 (trinta) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 60 linhas; as respostas s questes com o valor de 20 (vinte) pontos tero, cada uma, a extenso mxima de 40 linhas. A banca examinadora levar em conta, sobretudo, o poder de argumentao do(a) candidato(a). Assim, eventual citao de tal ou qual autor deve ser evitada. O interesse dos examinadores avaliar o entendimento do(a) candidato(a) sobre o problema formulado. Ele(a) deve pautar sua resposta pela objetividade, clareza e preciso.

Programa (1 e 3 Fases) NOES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PBLICO (Primeira e Terceira Fases): I -Noes de direito e ordenamento jurdico brasileiro. 1 Normas jurdicas. Caractersticas bsicas. Hierarquia. 2 Constituio: conceito, classificaes, primado da Constituio, controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. 3 Fatos e atos jurdicos: elementos, classificao e vcios do ato e do negcio jurdico. Personalidade jurdica no direito brasileiro. 4 Estado: caractersticas, elementos, soberania, formas de Estado, confederao, repblica e monarquia, sistemas de governo (presidencialista e parlamentarista), estado democrtico de direito. 5 Organizao dos poderes no direito brasileiro. 6 Processo legislativo brasileiro. 7 Princpios, direitos e garantias fundamentais da Constituio Federal de 1988 (CF/88). 8 Noes de organizao do Estado na CF/88: competncias da Unio, dos Estados-membros e dos municpios; caractersticas do Distrito Federal. 9 Atividade administrativa do Estado brasileiro: princpios constitucionais da administrao pblica e dos servidores pblicos, controle de legalidade dos atos da Administrao. 10 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. II Direito internacional pblico. 1 Carter jurdico do direito internacional pblico (DIP): fundamento de validade da norma jurdica internacional; DIP e direito interno; DIP e direito internacional privado (Lei de Introduo ao Cdigo Civil). 2 Fontes do DIP: Estatuto da Corte Internacional de Justia (artigo 38); atos unilaterais do Estado; decises de organizaes internacionais; normas imperativas (jus cogens). 3 Sujeitos do DIP: Estados [conceito; requisitos; territrio; populao (nacionalidade, condio jurdica do estrangeiro, deportao, expulso e extradio); governo e capacidade de entrar em relaes com os demais Estados; surgimento e reconhecimento (de Estado e de governo); sucesso; responsabilidade internacional; jurisdio e imunidade de jurisdio; diplomatas e cnsules: privilgios e imunidades]; organizaes internacionais (definio, elementos constitutivos, classificao, personalidade jurdica), Organizao das Naes Unidas (ONU); Santa S e Estado da Cidade do Vaticano; Indivduo. 4 Soluo pacfica de controvrsias internacionais (artigo 33 da Carta da ONU): meios diplomticos, polticos e jurisdicionais (arbitragem e tribunais internacionais). 5 Direito internacional dos direitos humanos: proteo (mbito internacional e regional); tribunais internacionais; direito internacional humanitrio; direito do refugiado. 6 Direito da integrao: noes gerais; MERCOSUL e Unio Europeia (gnese,

45

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

estrutura institucional, soluo de controvrsias). 7 Direito do comrcio internacional: conhecimentos elementares; Organizao Mundial do Comrcio (gnese, estrutura institucional, soluo de controvrsias). 8 Cooperao jurdica internacional em matria penal.

Prova de 2011 QUESTO 1 Alguns doutrinadores consideram o prembulo do tratado constitutivo da Organizao das Naes Unidas (Carta da ONU) como a expresso do constitucionalismo internacional. Alegam, em defesa dessa tese, que, no texto, h referncia composio da comunidade internacional (povos e governos), ao seu passado (escria da guerra), s suas crenas (direitos humanos fundamentais), ao seu projeto de futuro (estabelecimento da justia, progresso econmico e social e autodeterminao dos povos). Outros argumentam que a possibilidade de a Carta da ONU produzir efeitos sobre Estados no membros da organizao "A Organizao far que os Estados que no so Membros das Naes Unidas ajam de acordo com esses Princpios em tudo quanto for necessrio manuteno da paz e da segurana internacionais" (art. 2., inc. 6) bem como sobre obrigaes decorrentes de outros tratados "No caso de conflito entre as obrigaes dos Membros das Naes Unidas em virtude da presente Carta e as obrigaes resultantes de qualquer outro acordo internacional, prevalecero as obrigaes assumidas em virtude da presente Carta" (art. 103) representa exceo a dois princpios fundamentais do direito das gentes (res inter alios acta e pacta sunt servanda), o que indicaria, segundo esses doutrinadores, a existncia de um direito superior representado pelo instrumento constitutivo. H, por fim, os que afastam essas perspectivas ao argumento da inexistncia da hierarquia entre os rgos das Naes Unidas na interpretao da Carta, assim como ao da ausncia de freios e contrapesos entre esses mesmos rgos. Posicione-se, de maneira fundamentada, em relao a esse debate. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 30 pontos)

JOO GUILHERME FERNANDES MARANHO (30/30) A discusso sobre hierarquia de fontes normativas e a preeminncia de certos rgos das Naes Unidas matria controversa na doutrina de Direito Internacional Pblico. A anlise jurdica de tal questo pode, no entanto, pautar-se pelo atual estgio do Direito Internacional geral e pelas disposies da Carta da ONU, visto que o surgimento das Naes Unidas inaugura uma renovada fase do Direito Internacional. Inicialmente, h que se observar que, em regra, no h hierarquia entre fontes do Direito Internacional Pblico. Destarte, um costume superveniente poderia, por exemplo, derrogar ou ab-rogar disposies de um tratado, sendo o raciocnio inverso plausvel de
46

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

igual maneira. No obstante, o Direito Internacional contemporneo passa por um processo de constitucionalizao, tendo em vista a proliferao de regimes normativos internacionais contendo conjuntos de normas secundrias, a exemplo de regras de julgamento, que estabelecem sistemas especficos de soluo pacfica de controvrsia com decises obrigatrias. Considere-se ainda a existncia de normas de Direito Internacional geral imperativas, chamadas de jus cogens (artigo 53 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados), como o direito vida e existncia digna. Tais normas no admitem derrogao, a no ser por outra norma de jus cogens. No que tange prescrio do artigo 103 da Carta da ONU, deve-se observar que h, de fato, prevalncia das obrigaes decorrentes da Carta em relao s obrigaes estatudas por outros acordos. Nesse contexto, a ONU possui legitimidade suficiente para que assim se entenda a questo da hierarquia das fontes: hoje, 192 Estados so membros da ONU, a ampla maioria da sociedade dos Estados. Com isso, a fora normativa do artigo 103 da Carta decorre da prpria manifestao da vontade da sociedade dos Estados. Caso um ente estatal que no seja membro da ONU envolva-se em questo atinente paz e segurana mundial, de igual maneira, estaria ele obrigado pelas disposies da Carta da ONU, sendo aqui necessria detida reflexo. De incio, poder-se-ia alegar que um Estado no membro da ONU est desobrigado em relao ao disposto no artigo 2, inc. 6, da Carta da ONU, haja vista a necessidade de respeito ao princpio da no interveno, corolrio da soberania, tambm previsto no artigo 2 da Carta da ONU. No obstante, como observa Luigi Ferrajoli, em A Soberania no Mundo Moderno, no subsiste mais o conceito de soberania absoluta. Esta se encontra limitada internamente pela noo de Estado de Direito, que impe a necessidade de respeito aos direitos fundamentais. No mbito externo, a soberania limitada pelo compromisso com a paz e o respeito aos direitos humanos. Dessa forma, a soberania moderna arvora-se em um binmio direito-dever: direito de agir de forma independente no cenrio internacional, sempre observado o compromisso com a paz e os direitos humanos. No h, portanto, domnio reservado absoluto titularizado pelos Estados. Este foi o entendimento da Assembleia Geral da ONU ao editar a Resoluo 60/01, de 2005, adotando a doutrina da responsabilidade de proteger. Permanecem hgidas a legalidade e a legitimidade da atuao da ONU, em especial do Conselho de Segurana, em matria de paz e segurana, podendo envolver o respeito aos direitos humanos, mesmo em relao a Estados no membros da ONU. Por fim, h que se analisar o argumento de que inexiste hierarquia entre os rgos da ONU e o de que no h sistema de freios e contrapesos entre os mesmos. Tais argumentos so parcialmente corretos. A Corte Internacional de Justia, por exemplo, no dispe de poderes executrios, ficando na dependncia de eventual atuao do Conselho de Segurana, conforme o disposto no artigo 94 da Carta da ONU. De qualquer maneira, no resta dvida de que as resolues do CSNU e as decises da CIJ, mesmo as interlocutrias, so obrigatrias, o que se depreende dos julgados do caso Lockerbie e do acrdo da CIJ sobre a questo de mrito do caso La Grand, de 2001. Fica claro, assim, que, no mbito do Direito Internacional, no h somente relaes de coordenao, havendo, em dadas circunstncias, relaes de subordinao. Tendo em vista os argumentos expendidos, pode-se afirmar que a defesa de um constitucionalismo internacional em formao possui bases de sustentao. Com efeito, a ideia de que a vontade de cada Estado em particular soberana e absoluta depara-se com vrios constrangimentos, tais como o dever de respeitar os direitos humanos e de buscar a promoo da paz e da estabilidade internacional, o que pode ser ainda considerado no mbito normativo do jus cogens. Ademais, a noo de soberania absoluta no mais se sustenta na doutrina e na prtica internacional. Nesse contexto, as prescries da Carta da ONU assumem especial carter de legalidade e de legitimidade, dado o amplo apoio da comunidade internacional a essa organizao internacional, guardi da indivisibilidade da paz e dos direitos humanos.
47

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

QUESTO 2

Em que pese a contribuio expressiva da Corte de Haia em casos relevantes para a comunidade internacional, no seio do sistema de soluo de controvrsias da Organizao Mundial do Comrcio onde se forja, atualmente, o moderno direito internacional, haja vista no s a quantidade de disputas submetidas e esse sistema, mas tambm a qualidade da tarefa de interpretao jurdica levada a cabo pelo rgo de Apelao, que lana mo, com frequncia, da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados. Comente a proposio acima apresentada, com base na atuao, desde o ps-Segunda Guerra, da Corte Internacional de Justia da Haia e, desde 1995, do rgo de Apelao da Organizao Mundial de Comrcio, bem como luz do extenso corpo jurisprudencial desenvolvido nesses dois mbitos. Extenso mxima: 60 linhas (valor: 30 pontos)

DANILO VILELA BANDEIRA (27/30) A Corte Internacional de Justia e o rgo de Apelao da Organizao Mundial do Comrcio so reflexos do processo de jurisdicionalizao do Direito Internacional em dois momentos diferentes, quais sejam, o ps-Segunda Guerra e a dcada de 1990, respectivamente. Com competncias que no se confundem, ambos os organismos tm atuao relevante na aplicao do Direito Internacional, cabendo CIJ um papel mais amplo e, portanto, mais complexo do que ao rgo de Apelao. A dificuldade de implementao das sentenas da CIJ, em contraste com a relativa eficincia da implementao das decises do rgo de Apelao, o que leva o autor do excerto a afirmar que no seio da OMC que se forma, hoje, o moderno Direito Internacional. A CIJ foi estabelecida pela Carta da ONU, em substituio antiga Corte Permanente de Justia Internacional. Funcionando como instncia mxima de soluo jurisdicional para litgios entre Estados, o organismo alcanou maior xito na resoluo de conflitos relativos a questes de fronteiras, uso de rios e limites martimos. Isso deve-se relutncia dos Estados em aceitar sua jurisdio e suas sentenas no tocante a questes mais complexas, notadamente as referentes a conflitos militares. Nesse aspecto, a natureza mesma do Direito Internacional, baseado no consentimento dos Estados, interpe alguns desafios: um pas que, embora membro da ONU, no tenha assinado a clusula facultativa de jurisdio obrigatria como o caso do Brasil no est internacionalmente obrigado a aceitar ser parte em litgio perante a Corte. Sua mera recusa impossibilita o prosseguimento do julgamento, o que dificulta o trabalho da CIJ em zelar pela observncia do Direito Internacional. O mesmo pode ser dito em relao implementao das sentenas proferidas: sem dispor de meios de execuo, a Corte depende da anuncia do Estado condenado em cessar o ilcito ou fornecer reparaes. Ainda que a Carta da ONU preveja a possibilidade de uma deciso da Corte ser remetida ao Conselho de Segurana para implementao em casos de ameaa paz coletiva, trata-se de expediente quase exclusivamente terico. Os constantes vetos americanos implementao da sentena da CIJ no caso Nicargua X EUA, na dcada de 1980, evidenciaram tais dificuldades.

48

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

A atuao do rgo de Soluo de Controvrsias da OMC algo mais efetiva, particularmente por tratar-se de tema menos suscetvel a hostilidades irreconciliveis o comrcio. A emergncia de um rgo jurisdicional de direito comercial internacional resultado lgico do processo de globalizao, que acentua os fluxos econmicos entre os pases. Nesse contexto, a propenso cooperao maior, dada a constncia dos intercmbios comerciais e a expectativa de ganhos futuros. O OSC da OMC apresenta, ainda, um diferencial notvel em relao CIJ: a possibilidade de implementao da sentena, conquanto esta no se d por meio de interferncia direta no comportamento do Estado responsvel pelo ilcito. O ltimo estgio do processo de soluo de controvrsias, ao autorizar a aplicao de contramedidas por parte do Estado prejudicado, permite que haja um incentivo material traduzido em perdas comerciais, de vez que o OSC autoriza retaliaes com medidas protecionistas alterao da postura do Estado sentenciado. O Brasil vem utilizando-se com xito de tal mecanismo, traduzido, por exemplo, na recente vitria no contencioso sobre o algodo com os Estados Unidos. Deve-se notar, ademais, que o processo de fragmentao do Direito Internacional, com o surgimento dos chamados regimes auto-suficientes, resulta da complexificao da matria. Ora, a proliferao de rgos jurisdicionais nas dcadas recentes (TPR do Mercosul, Tribunal do Direito do Mar, CIDH) criou foros especializados para o tratamento de questes que oporiam dificuldades atuao da CIJ. Nesse sentido, parece mais lgico que uma divergncia comercial entre Brasil e Argentina caiba ao sistema do Mercosul, um desentendimento martimo entre China e Japo ao Tribunal do Direito do Mar, e assim por diante. No novo Direito Internacional, a atuao da CIJ tende a tornar-se aplicvel apenas aos casos mais amplos, que no sejam contemplados por rgos especializados. O excerto em questo evidencia, portanto, uma mudana de lcus do Direito Internacional Pblico. A maior estabilidade do sistema internacional e o protagonismo do comrcio apontam para a valorizao do rgo de Soluo de Controvrsias da OMC, tornado foro privilegiado para a formulao e a aplicao do moderno Direito Internacional. QUESTO 3 Determinado pas considerou persona non grata membro de misso diplomtica em seu territrio e determinou sua sada imediata, em razo de haver ele participado de tentativa de golpe no Estado representado pela misso. O chefe da misso, contudo, recusou-se a cumprir a exigncia com base no princpio da no interveno em assuntos internos. Analise a situao hipottica acima apresentada, luz das normas previstas na Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas, cujos 50 anos se celebram neste ano. Extenso mxima: 40 linhas (valor: 20 pontos) NATLIA SHIMADA (20/20) A Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas, de 1961, promoveu a codificao do costume internacional em matria de relaes entre Estados e misses diplomticas em seus territrios. Hodiernamente, grande maioria dos Estados parte nesse tratado. De acordo com essa conveno, os membros de misso diplomtica, por serem representantes de seu Estado, desfrutam de imunidades e de privilgios necessrios ao
49

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

bom desempenho de suas funes. Da mesma forma, os locais da misso diplomtica so inviolveis, assim como seus bens e correspondncias. Em contrapartida, os membros da misso comprometem-se a no interferirem nos assuntos internos do Estado acreditado e a respeitarem suas leis. Ainda segundo a Conveno de Viena de 1961, o Estado acreditado tem o dever de garantir a integridade fsica e moral dos membros da misso. No entanto, pode, a qualquer tempo, declarar que considera um membro da misso diplomtica persona non grata. Para tanto, no necessrio apresentar qualquer justificativa, sendo, portanto, um ato discricionrio. O Estado acreditado deve, ento, conceder um limite de tempo razovel para que o membro declarado persona non grata se retire de seu territrio. Durante o decorrer desse tempo, conservam-se todas as imunidades e todos os privilgios. Surge, ento, para o Estado acreditante a obrigao de proceder retirada do referido membro do territrio onde ele se encontra. No caso em questo, o chefe da misso recusou-se a cumprir a exigncia de retirar o membro do territrio, aps este ser considerado persona non grata. Descumpriu a Conveno de Viena de 1961, alegando que o Estado acreditado estaria interferindo em assuntos internos, justificativa que no encontra fundamento no Direito Internacional. Como anteriormente destacado, direito do Estado exigir a sada de certo membro de misso estrangeira. Cabe ressaltar que, mesmo que o Estado acreditante no seja parte da referida conveno, deve respeitar suas normas, j que estas so costume internacional. Assim, diante de seu descumprimento, o Estado acreditante estar incorrendo em ilcito internacional, podendo ser responsabilizado por tal violao. Deve-se destacar, ainda, a possibilidade de que, passado o prazo razovel fornecido pelo Estado acreditado para a retirada do membro, tal indivduo venha a no mais desfrutar de suas imunidades e de seus privilgios. Percebe-se, assim, que a situao apresentada est em desacordo com as normas expressas na Conveno de Viena de 1961, que estabelece direitos e obrigaes para os Estados em suas relaes diplomticas. Caso seus dispositivos sejam desrespeitados, o Estado violador poder incorrer em ilcito internacional, sendo responsabilizado internacionalmente, enquanto o Estado que sofreu a violao se encontra no direito de aplicar retaliaes.

50

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

QUESTO 4

H quem pense que o direito internacional no seja seno um cdigo de regras e mximas morais, a que as naes, na ausncia de jurisdio superior incumbida de aplic-lo e faz-lo observar, s prestaro obedincia quando seus interesses o permitirem ou o exigirem, ou quando lhes faltar poder para impunemente viol-lo. No haver nisso uma parcela, uma partcula de verdade? Lafayette Rodrigues Pereira. Princpios de direito internacional (com adaptaes).

Com base no atual direito das gentes, responda pergunta ao final do fragmento de texto acima, formulada por Lafayette Rodrigues Pereira. Extenso mxima: 40 linhas (valor: 20 pontos) PEDRO HENRIQUE MOREIRA GOMIDES (20/20) A afirmao de Lafayette Rodrigues Pereira evoca metfora j utilizada em exame pretrito do presente concurso, qual seja, aquela do "tonel das danaides". A luta por fazer valer, no direito internacional pblico, a jurisdio das cortes que o compem, bem como o cumprimento efetivo de suas sentenas, diria e inesgotvel. Dotar um sistema congenitamente descentralizado de uma estrutura mais centralizada e capaz de cominar sanes um desafio que, no obstante os entraves, vem conhecendo inegveis xitos. Um primeiro exemplo a crescente sofisticao de sistemas internacionais que tm o condo de sancionar indivduos hoje reconhecidamente sujeitos de direito internacional pblico ou de reconhecer seus direitos no plano internacional. No primeiro caso, a responsabilizao internacional do indivduo, outrora impensvel, tornou-se realidade concreta com a criao do Tribunal Penal Internacional, institudo por meio do Estatuto de Roma, de 1998. Desdobramento de uma evoluo que se inicia com os tribunais de exceo de Nrnberg e Tquio e passa pelos tribunais para Ruanda e para a ex-Iugoslvia, o TPI, fundamentado no princpio nullum crimen, nulla poena sine lege, tem criado jurisprudncia crescente e coerente. A baixa adeso posto que cada vez maior ao Estatuto de Roma compensada pela possibilidade de o CSNU, por meio de resoluo, ter autoridade para mandar cumprir sentena do TPI. No segundo caso, os direitos dos indivduos tm sido reconhecidos e devidamente amparados por meio da atuao, por exemplo, das Cortes Interamericana e Europeia de Direitos Humanos, que permitem inovadoramente a apresentao de peties individuais ( Comisso, no mbito interamericano; Corte, no mbito europeu). H, ainda, no caso interamericano, a possibilidade de peties interestatais, por meio de clusula facultativa (no sistema europeu, essas peties so obrigatoriamente reconhecidas). Um segundo exemplo pode ser encontrado na eficcia das sanes aplicadas por rgos de soluo de controvrsias temticos ou regionais. No caso da OMC, a obedincia a suas sanes frequentemente observada em pases desenvolvidos face a pases em desenvolvimento reflete um compromisso assumido pelos Estados em garantir a estabilidade do sistema internacional. O mesmo se observa no cumprimento dado s
51

GUIA DE ESTUDOS PARA O CONCURSO DE ADMISSO CARREIRA DE DIPLOMATA

sentenas do Tribunal Permanente de Reviso, institudo, em mbito mercosulino, pelo Protocolo de Olivos, em 2002. Tendo em vista esses avanos, no h mais como pensar ser o direito internacional um "cdigo de regras e mximas morais". O tonel das danaides, por mais que se assemelhe pedra perenemente rolada por Ssifo, no mais um barril sem fundo algum. O direito cogente tem ganhado definio cada vez mais precisa a sua garantia, bem como a da paz e da segurana internacionais, tem sido implementada por mecanismos que complementam o aparato onusiano capitaneado pelo CSNU. ***

QUARTA FASE A Quarta Fase constar de provas escritas de Espanhol e de Francs, de carter classificatrio, com o valor de 50 (cinquenta pontos) cada prova. ESPANHOL A prova de Espanhol constar de 10 questes de leitura e compreenso de textos em lngua espanhola, na modalidade culta contempornea. A avaliao das respostas, que devero ser em lngua espanhola, se pautar pelos seguintes critrios: a) correo gramatical; b) compreenso textual; c) organizao e desenvolvimento de ideias; d) qualidade da linguagem.

FRANCS A prova de Francs constar de 10 questes de leitura e compreenso de textos em lngua francesa, na modalidade culta contempornea. A avaliao das respostas, que devero ser em lngua francesa, se pautar pelos seguintes critrios: a) correo gramatical; b) compreenso textual; c) organizao e desenvolvimento de ideias; d) qualidade da linguagem.

***

52

Вам также может понравиться