Вы находитесь на странице: 1из 16

A PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA1

Geovane Aparecida Puntel*

Resumo O presente artigo objetiva refletir sobre a importncia da paisagem no ensino da Geografia. Essa reflexo , em parte, resultado de uma pesquisa realizada em nove escolas de Educao Bsica de Santa Cruz do Sul/RS, para a qual onze professores de Geografia da 5 srie do Ensino Fundamental foram entrevistados. Percebeu-se que os professores que no possuem clareza conceitual de Geografia apresentam mais dificuldades nas reflexes sobre o processo ensino/aprendizagem. Entende-se que a construo do conceito paisagem no ensino da Geografia importante por ter uma relao muito prxima com o lugar e, a partir dele, possvel comear uma reflexo sobre as dimenses e contradies que o constroem e reconstroem constantemente. No decorrer do artigo, busca-se iniciar uma discusso, considerando a complexidade do assunto, resgatando a evoluo do conceito paisagem na abordagem de diferentes tericos em diferentes tempos. Percebe-se que a paisagem, enquanto objeto de estudo, foi evoluindo, j que o mtodo de anlise e os paradigmas foram sendo revistos. Por fim, aborda-se a necessidade de (re)significar o estudo da paisagem na Geografia Escolar, a fim de que ela se torne significativa para aqueles que a constroem e que nela vivem. Palavras-chave: Ensino. Geografia. Paisagem.

Abstract This article aims to ponder over the importance of the landscape in the Geography teaching. This, partly, is result of a research developed in nine Schools in Santa Cruz do Sul, RS and to which eleven Geography teachers
Este artigo resultado de reflexes realizadas na dissertao de mestrado intitulada Paisagem: uma anlise no ensino da Geografia, orientada pelo prof. Dr. Roberto Verdum do programa de Ps-Graduao em Geografia UFRGS. * Licenciada em Estudos Sociais Hab. Geografia pela UNISC; Mestre em Geografia pela UFRGS; professora de Geografia na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e Privada em Santa Cruz do Sul/RS. Endereo: Av. Independncia, 1122, Apto 402 Bloco B Santa Cruz do Sul/RS 96815-000 E-mail:geopuntel@viavale.com.br. Fone: (051) 3717-2955 e Fax (051) 3717-4647.
1

284

of the fifth grade were interviewed. It was noticed that the ones who are not sure about the geographical concepts show difficulties concerning the teaching/learning process. It is understood that the construction of the concept of landscape in Geography is important because it has a very close relation with the place, and from it, it is possible to start a ponderation over the dimensions and contradictions that build and rebuild it everyday. On the article, it is aimed to start a discussion, considering the issue complexity, recovering the evolution of the landscape concept on the approach to different theorists in different times. It is noticed that the landscape while study matter, was evolving, once the analysis method and the paradigms were being revised. At last, the necessity of (re)signifying the study of landscape in School Geography, to make it more meaningful to those that build it and live in it, is approached. Keywords: Teaching. Geography. Landscape. Title: The landscape in the Geography teaching.

Introduo Percebe-se no ensino da Geografia Escolar3 a quase ausncia, das categorias e das reflexes espaciais. Em muitos momentos, falta conexo entre os temas abordados e a relao com as categorias geogrficas. Entende-se que se faz necessrio articular os assuntos trabalhados na Geografia Escolar com esses conceitos bsicos para, com isso, relacionlos com a vida do aluno. necessrio destacar as implicaes espaciais e as categorias geogrficas na anlise de cada contedo abordado. Esse cenrio confirmado a partir da pesquisa realizada com onze professores para dissertao de mestrado Paisagem: uma anlise no ensino da Geografia. Tambm se confirma atravs dos estudos de Kaercher (2004: 188), que afirma que a falta de clareza para alguns professores, acerca do que se deseja ao ensinar Geografia, resulta na pobreza cognitiva e reflexiva, pois o que predomina a lgica informativa,

Esta expresso, quando mencionado o ensino da Geografia referem-se disciplina de Geografia no ensino bsico.

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

285

um somatrio de dados, no raro faltando um eixo, uma espinha dorsal que conduza o raciocnio. No toa que a palavra espao` e as categorias correlatas Geografia so bastante incomuns nas aulas. Quando citadas, muito raramente so construdas, so explicadas, so questionadas ou tencionadas. Considerando essa realidade, prope-se neste artigo refletir sobre a importncia da paisagem no ensino da Geografia, a proximidade que existe entre o estudo da paisagem e do lugar, a paisagem de acordo com as mltiplas concepes geogrficas e a necessidade de (re)significar o estudo da paisagem no ensino da Geografia.

1. A paisagem na Geografia

A Geografia, como disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para a formao integral dos educandos. O papel dessa rea do conhecimento refletir, compreender, observar, interpretar e saber pensar o espao geogrfico, que um produto histrico, que revela as prticas sociais das pessoas que nele convivem. Esse espao geogrfico pode ser lido e entendido de diferentes formas. Para Suertegaray (2000: 13-14) [...] os conceitos geogrficos expressam nveis de abstrao diferenciados e, por conseqncia, possibilidades operacionais tambm diferenciadas. Na compreenso da autora, o espao geogrfico o conceito balizador da Geografia, e deve ser pensado como um todo uno e mltiplo, aberto a mltiplas conexes.
O espao geogrfico pode ser lido atravs do conceito de paisagem e/ou territrio, e/ou lugar, e/ou ambiente, sem desconhecer que cada uma dessas dimenses est contida em todas as demais. Paisagens contm territrios que contm lugares que contm ambientes valendo, para cada um, todas as conexes possveis. (Ibidem: 31).

A paisagem considerada um instrumento essencial de leitura e de aprendizagem no ensino da Geografia. Acredita-se que seja importante desenvolver, nas crianas e nos adolescentes, a capacidade de

compreenso das diferentes paisagens, reconhecendo seus elementos,

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

286

sua histria, suas prticas sociais, culturais e suas dinmicas naturais, assim como a interao existente entre eles. Portanto, h uma

necessidade de ressignificar a paisagem no ensino e na aprendizagem da Geografia, pois, conforme Corra e Rosendahl (1998: 8) este conceito foi relegado a uma posio secundria, suplantada pela nfase nos conceitos de regio, espao, territrio e lugar. Apesar de a idia de paisagem estar presente desde a antigidade, principalmente na pintura e na arte, a incorporao desse conceito nos estudos acadmicos uma criao da modernidade. Foi somente a partir do sculo XIX que a Geografia adquiriu estatuto cientfico, definindo um objeto de estudo, uma metodologia e uma epistemologia prpria. S ento ela surge como uma disciplina com conhecimentos sistematizados. Estudar a Geografia, levando em considerao a paisagem, passa a ser de extrema importncia, pois, atravs dela, possvel compreender, em parte, a complexidade do espao geogrfico em um determinado momento do processo. Ela o resultado da vida das pessoas, dos processos produtivos e da transformao da natureza. Para Roux (2001: 99), a Geografia Escolar uma disciplina de reflexo sobre as identidades individuais e coletivas, disciplina de iniciao s cincias sociais, a seus objetos, a suas problemticas, a seus procedimentos e a seus mtodos, disciplina de formao poltica. Alm disso, a paisagem que revela a imbricao, a relao entre o social, o cultural, o intelectual, o patrimonial e o cvico, e so essas relaes que motivam e justificam a presena da Geografia e da paisagem nas escolas. Assim, importante que desde cedo os educandos aprendam a ler o mundo, a entender a complexidade da realidade. Isso pode iniciar quando a criana reconhece o lugar, conseguindo identificar as diferentes paisagens e entendendo que elas so naturais, humanas, histricas e sociais. Elas existem e se justificam pelo trabalho da sociedade, fruto de um determinado momento do desenvolvimento das foras produtivas e aparecem aos nossos olhos de muitas formas, cores, odores, sons, sendo construdas nas relaes sociais, conectadas s dinmicas da natureza.

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

287

O estudo da paisagem necessita de constante atualizao, precisa sempre estar sendo discutido. Conforme Corra e Rosendhal (1998: 8), a paisagem tem se constitudo em um conceito-chave da Geografia, tendo sido vista como conceito capaz de fornecer unidade e identidade Geografia num contexto de afirmao da disciplina. Conforme os PCNs4 (1998: 28), a paisagem tem um carter especfico para a Geografia, distinto daquele utilizado pelo senso comum ou por outros campos do conhecimento. definida como sendo uma unidade visvel, possui uma identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaos e tempos distintos: o passado, o presente e, at mesmo, o futuro. A paisagem o velho no novo e o novo no velho. Com o objetivo de se tornar significativa a paisagem no ensino e na aprendizagem da Geografia, surge a necessidade de retomar com mais intensidade esse conceito. Ele, se bem conduzido, contribui para uma reflexo e para um entendimento da complexidade da relao entre a sociedade e a natureza, objeto central de estudo da Geografia. Vila (1992) considera importante incluir no currculo acadmico e escolar os estudos da paisagem, como resposta s novas necessidades de formao. A partir do estudo da paisagem, que um objeto de estudo complexo, possvel desenvolver determinadas atitudes, valores e normas bsicas para a formao dos cidados.

2. O estudo da paisagem e a relao com o lugar

O ensino da Geografia deve propiciar aos educandos uma melhor compreenso do espao geogrfico em todas as suas dimenses e contradies. Conforme Pereira, citado por Cavalcanti (2004), o ensino da Geografia tem como misso alfabetizar o aluno na leitura do espao geogrfico. A categoria paisagem pode contribuir nessa compreenso e
4

Parmetros Curriculares Nacionais um documento do Ministrio da Educao e do Desporto, que contm os parmetros que devem nortear o currculo do Ensino Fundamental.

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

288

alfabetizao do espao geogrfico, pois a leitura da paisagem, se bem conduzida, levar aprendizagem da complexidade da relao da sociedade com a natureza. Conforme a mesma autora, a construo do conceito de paisagem no ensino de Geografia importante por ter uma relao muito prxima com o lugar. um conceito chave no sentido de comear uma reflexo sobre as variveis que determinam cada lugar. Sabe-se que a partir do lugar que se comea a ter um entendimento maior do espao geogrfico. Para Beringuier e Beringuier (1991: 8), estudar a paisagem

fundamental, pois possibilita uma maneira de olhar, de compreender, de conhecer, de amar o lugar e de agir sobre ele mesmo. Nesse mesmo sentido, Callai (2000: 97) considera que o lugar mostra, atravs da paisagem, a histria da populao que ali vive, os recursos naturais de que dispe e a forma como se utiliza tais recursos. Percebe-se ento, que a partir da paisagem possvel compreender em parte a realidade num determinado momento, pois a paisagem est em constante mutao. importante entender tambm que a paisagem, ao se apresentar dessa ou daquela forma, no por um acaso, pois muitas foram as interferncias da sociedade, dos processos produtivos e dos prprios movimentos da natureza, visto que a fisionomia da paisagem tambm se explica pelos agentes internos e externos da natureza. Para a anlise da paisagem atingir o seu verdadeiro significado, necessrio o entendimento de alguns elementos, que, conforme Santos apud Cavalcanti, so indispensveis, tais como:
cada tipo de paisagem a reproduo de nveis diferentes de foras produtivas; a paisagem atende a funes sociais diferentes, por isso ela sempre heterognea; uma paisagem uma escrita sobre a outra, um conjunto de objetos que tm idades diferentes, uma herana de muitos momentos; ela no dada para sempre, objeto de mudana, resultado de adies e subtraes sucessivas, uma espcie de marca da histria do trabalho, das tcnicas; ela no mostra todos os dados, que nem sempre so visveis, a paisagem um palimpsesto, um mosaico. (Cavalcanti, 2004: 99).

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

289

Percebe-se que so muitas as dimenses de anlise, e que estudar o espao geogrfico, tendo como ponto de partida a paisagem, muito mais complexo do que normalmente o senso comum5 considera. necessrio, contudo, que o estudo da paisagem seja profundo e contemple o maior nmero possvel de elementos que a formaram e so responsveis pelas constantes transformaes e pela dinamicidade das mesmas. Ao

contemplar o estudo do espao geogrfico, tendo como conceito-chave a paisagem, faz-se necessrio levar em considerao a dimenso objetiva e subjetiva da paisagem e o seu processo de construo e reconstruo que so permanentes. possvel permitir que o educando vivencie empiricamente a identificao do seu lugar atravs do estudo da paisagem. Para isso, preciso considerar os mais variados elementos que a formam, ou seja, seus diferentes determinantes e dimenses. Para isso acontecer, para o educando ver sentido no estudo da paisagem, importante trabalh-la como algo que est presente na vida de cada um, que faz parte da sua histria, algo vivo que est em constante modificao pelas pessoas que ocupam aquele espao e interagem constantemente com ele, e cada um, direta ou indiretamente, ajuda a construir a paisagem que ocupa. Nesse sentido, Cavalcanti (2004: 101) alerta que caberia ao ensino trazer a paisagem para o universo do aluno, para o lugar vivido por ele, o que quer dizer trazer a paisagem conceitualmente como um instrumento que o ajude a compreender o mundo em que vive.

Aqui o termo refere-se a definio simplista, que freqentemente dada a paisagem, relacionando a mesma, apenas ao belo, conceito que elaborado a partir de conhecimentos da mdia, das relaes familiares, da cultura em geral. Conforme os PCNs, espao geogrfico, paisagem, territrio e lugar esto associados fora da imagem, to explorada pela mdia. Pela imagem, a mdia traz tona valores a serem incorporados e posturas a serem adotadas. Retrata, por meio da paisagem, as contradies em que se vive, confundindo no imaginrio aquela que real e a que se deseja como ideal; toma para si a tarefa de impor e incular um modelo de mundo, de reproduzir o cotidiano por meio da imagem massificante repetida pelo bombardeamento publicitrio, sobrepondo-se s percepes e interpretaes subjetivas e/ou singulares por outras padronizadas e pretensamente universais. A Geografia estaria, ento, identificada como a cincia que busca decodificar as imagens presentes no cotidiano, impressas e expressas nas paisagens e em suas representaes, numa reflexo direta e indireta e imediata sobre o espao geogrfico e o lugar. (PCNs, 1998: 29). (Destaque meu).

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

290

A partir do entendimento do mundo em que vive, que uma parte de um todo maior e que representa caractersticas desse todo, o educando pode ver mais sentido no estudo do espao geogrfico, interessando-se pelo assunto por sentir que ele um agente participante, um sujeito vivo, que tudo est interligado e inter-relacionado. O educador tem o compromisso de fazer com que o educando perceba alm do visvel, com que ele consiga buscar explicaes para aquilo que est alm das aparncias. Nesse contexto de perceber o espao geogrfico como algo dinmico e com muitas contradies e adversidades, Kaercher (2000: 168) considera que:
importante superar a viso do espao como palco, como suporte de nossa existncia mostrando-o como algo dinmico e extremamente influenciador de nossa vida, mostrando aos alunos que as vivncia e reflexes espaciais nos acompanham a todo instante e que dependem de nossa classe social e tambm de nossa condio de etnia, gnero, religiosidade e outras questes.

Pode-se compreender o espao geogrfico de diferentes formas, usando diferentes categorias ou conceitos chave da Geografia, porm o mais importante buscar um processo ensino/aprendizagem preocupado em ajudar a formar pessoas mais comprometidas e com raciocnios e conhecimentos claros a respeito do espao que ocupam. Deve-se possibilitar aos educandos a prtica de pensar sobre os fatos e acontecimentos mediante vrias explicaes. Se conseguirem pensar o espao de forma mais abrangente e ativa, com certeza, a sua participao na comunidade em que vivem ser mais efetiva e a atuao ser mais consciente.

3. Paisagem e suas ambigidades conceituais

Considerando a trajetria da Geografia, percebe-se que o conceito paisagem, dentro dessa rea do conhecimento, foi evoluindo conforme as diversas abordagens geogrficas. Por isso, preciso pensar a paisagem de

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

291

acordo com essas mltiplas concepes geogrficas. O entendimento desse conceito depende da formao, das influncias culturais, sociais e discursivas de cada gegrafo. Foi com os grandes clssicos modernos da Geografia no sculo XIX, tais como Humboldt (1845-1926), Ritter (1779-1859), La Blache (18451918), Ratzel (1844-1904), Troll (1899-1975), que o conhecimento geogrfico comea a adquirir seu estatuto cientfico, a ser definido como um objeto de estudo, uma metodologia e uma epistemologia. Foi com esses clssicos que o conceito de paisagem comeou a ser usado na Geografia, como mtodo e como transcrio de dados sobre determinadas reas do planeta. Os estudos baseavam-se na relao homem e natureza, e as tcnicas de anlise eram basicamente de observao, de descrio e de representao. Prevalecia a sobreposio dos fatos, no a integrao dos mesmos. Apreciava-se muito a relao homem - natureza na perspectiva da paisagem. H uma tendncia muito forte de se pensar a paisagem a partir do que se est vendo e automaticamente descrever o que a viso alcana, sem fazer relao entre os elementos que compem a paisagem. O que se observa, em um dado momento, resultado de uma inter-relao de vrios elementos que determinam a existncia de uma ou de outra paisagem. Toda paisagem apresenta caracterstica prpria, tem forma e marca que resultam da interao da sociedade com a natureza. A viso fisionmica da paisagem a primeira aproximao da realidade, a aparncia, e cada paisagem cumpre uma funo de acordo com as condies prprias do lugar, seja ela esttica, poltica, estratgica, econmica, cultural, histrica, para permitir uma determinada organizao e funcionalidade. Sauer em 1925 definiu a paisagem como o conjunto de formas naturais e culturais associadas. Ele entende que os objetos existem juntos na paisagem, formam um todo, ou seja, aspectos fsicos e culturais a um s tempo.

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

292

Na perspectiva de particularizar a rea estudada, Sauer escreveu, em 1925, que a rea ou a paisagem o campo da Geografia, porque uma importante seo da realidade ingenuamente perceptvel e no uma idia sofisticada. A Geografia assume responsabilidade pelo estudo de reas porque existe a curiosidade comum acerca desse assunto (Corra e Rosendhal, 1998: 15). A Geografia tradicional deu nfase maior descrio de reas com observaes freqentes sobre a inter-relao de fatos ocorridos em uma determinada rea. A descrio, para Sauer, no pode ser feita de uma cena individual, mas de um somatrio de caractersticas gerais. Na concepo dele, paisagem , em essncia, uma forma da Terra cujos processos de modelagem so fsicos e culturais ao mesmo tempo, possuindo uma identidade calcada em uma constituio reconhecvel, limites e relaes com os outros lugares num contexto maior (Sauer, 1982). Sauer considerava que toda cincia s adquire uma identidade atravs da escolha de um objeto e de um mtodo. Para ele, no caso da Geografia, a paisagem deve ser o nico objeto fundamental da pesquisa geogrfica. Sauer acreditava que, atravs do estudo da paisagem, resolveria a oposio entre a Geografia fsica/humana, geral/regional e a inexistncia de um mtodo prprio (Gomes, 1996: 230-231). Por volta dos anos 50 do sculo XIX, o gegrafo alemo Carl Troll entende que a Geografia encontrou, na paisagem, um objeto prprio e que ela deve ser vista como a unidade orgnica. Nos seus trabalhos, a biologia e a ecologia subsidiaram a Geografia. Troll considera que toda paisagem se apresenta ao gegrafo dotada de uma certa fisionomia. Seus distintos aspectos, tantos os visveis como os no-visveis, encontram-se em uma determinada relao funcional. Pode-se, no entanto, distinguir um conceito fisionmico formal de um funcional da paisagem. O formal refere-se ao espao que se apresenta como uma totalidade de qualquer ponto de vista. J o conceito funcional refere-se ao resultado da

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

293

apreciao de todos os geofatores, includas a economia e a cultura humana que se encontram em interao (Troll, 1982). Conforme o mesmo autor:
Todas as paisagens refletem as transformaes temporais e conservam testemunhos de tempos passados. Porm, enquanto que as paisagens naturais somente variam num ritmo geolgico, as paisagens econmicas mudam relativamente depressa de gerao para gerao, inclusive durante a prpria observao do gegrafo. (Troll, 1982: 325). (Traduo minha).

Entre os gegrafos dos anos 70, houve um grande debate acerca da nova viso da concepo de paisagem, agora vista de forma global e sistmica. A paisagem ganha ateno para seu estudo de forma integrada com Bertrand, que prope o estudo geossistmico6 da paisagem, uma combinao dos elementos fsicos, biolgicos e antrpicos, um conjunto geogrfico indissocivel, uma interface entre o natural e o social, enfim, uma anlise em vrias dimenses. Para Bertrand (1995: 99), a paisagem um sistema, ao mesmo tempo social e natural, subjetiva e objetiva, espacial e temporal, produo material e cultural, real e simblica. Uma anlise que separa os elementos que constituem as diferentes caractersticas espaciais, psicolgicas, econmicas, ecolgicas no permite que se domine o conjunto. A complexidade da paisagem o tempo morfolgico (forma), constitucional (estrutura) e a funcionalidade que no pode ser reduzida em partes. A paisagem um sistema que imbrica o natural e o social. Pode-se dizer que paisagem tudo o que est ao nosso redor, porm no tem uma existncia prpria, porque ela existe a partir do momento que o sujeito percebe ela, e cada um a v de forma diferente, no s em funo da observao, do olhar, como tambm em funo dos seus interesses individuais. Brunet, citado por Rougerie et Beroutchachvili, considera que no h olhar objetivo` sobre um objeto to complexo como a paisagem (...). A paisagem no existe em si, ela um olhar

Entende-se como geossistmico a integrao de todos os elementos de uma paisagem. (Capdevila, 1993).

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

294

particular sobre um fragmento da realidade geogrfica, uma inveno` histrica e cultural. (Rougerie et Beroutchachvili, apud Pasos, 1998:143). Para Santos (1997: 62), a dimenso da paisagem a dimenso da percepo, o que chega aos sentidos. Por isso, o aparelho cognitivo tem importncia crucial nessa apreenso, pelo fato de que toda educao, formal ou informal, feita de forma seletiva, pessoas diferentes apresentam diversas verses do mesmo fato. Isso significa que preciso ultrapassar a paisagem visvel,

descortin-la para chegar ao seu significado. Ela precisa ser vista alm da sua aparncia, precisa-se buscar explicao para o que est por detrs da paisagem. Segundo Denis Cosgrave, citado por Maciel (2001: 107), toda paisagem simblica, tambm aquilo que se imagina e que recebe diferentes valoraes e sentidos culturais. Atravs da paisagem, a configurao territorial apenas se d parcialmente miniaturizada pelas fotografias ou mapas e cartas, medida que se tenha o domnio da informao (Santos 1997: 76). Observar a paisagem implica uma viso parcial do espao geogrfico.

4. (Re)significando o estudo da paisagem na Geografia escolar

A paisagem na Geografia teve grande nfase no sculo XIX, tornando-se insatisfatria no sculo XX, quando outros conceitos

ganharam destaque na compreenso do espao geogrfico. Somente no final do sculo XX, por volta dos anos 70, que ocorre uma retomada do estudo da paisagem. Assim como a paisagem deixou, por um tempo, de ser o centro das discusses e investigaes cientficas, ela tambm ficou margem no ensino da Geografia nas salas de aulas, prevalecendo metodologias que propunham somente a descrio e o enfoque esttico da paisagem, em detrimento ao seu aspecto dinmico. Assim como aconteceu a retomada da paisagem na cincia

geogrfica, acredita-se que tambm no ensino, de uma forma bastante

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

295

lenta, isso tambm venha a acontecer, pois conforme os PCNs, quando trata do conhecimento geogrfico e sua importncia social, a paisagem est como objeto central dos estudos geogrficos, sendo uma abordagem bastante intensa e profunda. Nesse material, a conceituao da paisagem est muito clara no sentido de perceb-la de forma integrada. Buscando a conceituao da paisagem nos PCNs (1998: 28) tem-se o seguinte:
Quando se fala da paisagem de uma cidade, dela fazem parte seu relevo, a orientao dos rios e crregos da regio, sobre as quais se implantaram suas vias expressas, o conjunto de construes humanas, a distribuio de sua populao, o registro das tenses, sucessos e fracassos da histria dos indivduos e grupos que nela se encontram. nela que esto expressas as marcas da histria de uma sociedade, fazendo assim da paisagem um acmulo de tempos desiguais.

Ao comparar a definio de paisagem com o entendimento que a maioria dos professores possuem, percebe-se um distanciamento muito grande, j que a maioria entende a paisagem de forma fragmentada, a paisagem natural em oposio cultural, como se os elementos existissem isolados, ao invs de uma viso sistmica e unitria, onde todos os elementos encontram-se em sintonia. Parece que est faltando conhecimento para o professor, a fim de mediar o conhecimento prvio do aluno, as suas vivncias e suas experincias que necessitam ser articuladas com os saberes cientficos para, assim, acontecer uma reflexo no ensino da Geografia no cotidiano escolar. de extrema importncia fazer essa conexo entre a prtica vivida, ou seja, as definies preestabelecidas pelos alunos, com os conceitos de concepo cientfica, aqui em especial falando da paisagem, pois atravs dessa confrontao que vai ocorrer a reformulao de seus significados e sentidos, para, a partir disso, ocorrer uma reorganizao e produo de uma nova experincia, possibilitando uma reelaborao e uma maior compreenso do espao vivido. Neste sentido, Callai (2000:103 - 104) faz a seguinte manifestao:
Em geral, todos temos conceitos formulados a respeito das coisas, e a tarefa da escola favorecer a reformulao dos conceitos originrios do

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

296

senso comum em conceitos cientficos. (...) Os alunos tm as suas prprias concepes a respeito de muitas coisas. Porm o trabalho de superao do senso comum como verdade e a busca das explicaes que permitem entender os fenmenos como verdades universais, exige que se faa reflexes sobre o lugar como espao de vivncia, analisando a configurao histrica destes lugares para alm de suas aparncias.

Considera-se que a vivncia uma importante dimenso do conhecimento, porm ela no pode ficar limitada a isso, porque o processo de ensino necessita de reflexo. Sabe-se que essa reflexo nem sempre ocorre de forma satisfatria, j que os professores tm dificuldade de trabalhar os conceitos bsicos da Geografia pelo fato de eles prprios no terem conhecimentos mais amplos e aprofundados, ou seja, mais fundamento cientfico.

Finalizando...

Construir conhecimento uma batalha constante, um processo que depende de uma abstrao reflexiva, ou seja, algo construdo internamente, que se contrape a uma sociedade ancorada na

informao, no prazer e no imediatismo, onde o que mais interessa o que atende a uma demanda pragmtica e urgente. Assim, enquanto educador, fundamental procurar desenvolver um senso crtico nos educandos, a fim de que entendam que o conhecimento que hoje est em segundo plano, ou simplesmente no existe, necessrio para o progresso da humanidade, para a obteno de sucesso na vida. Afinal, somente atravs dele que se conquista autonomia e, conseqentemente, um instrumento de proteo contra a alienao. Entende-se que, a partir do estudo da paisagem, possvel vivenciar um primeiro plano de identificao do lugar, criar elos afetivos e sentir-se parte integrante daquele espao. Essa construo de

significados acontece a partir das relaes estabelecidas entre o que se observa e o que se vivencia. Somente no momento em que se estabelecem laos afetivos com o lugar em que se vive que as pessoas

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

297

podero se tornar participativas e capazes de operar transformaes no espao vivido, porque esto se sentido parte integrante dele.

Referncias bibliogrficas BERINGUIER C.; BERINGUIER P. GEODOC. Documents de Recherche de Lufr Geographi et Amenagemet. Universite de Toulouse L Mirail. Manieres paysageres une methode dtude, des pratiques. n. 35. 1991. BERTRAND, Georges. Le paysage entre la Nature et la Socit. In: La thorie du paysage en France 1974-1994. Champ Vallon, 1995. p. 88108. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. PCNs - Parmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Braslia: MEC/SEF, 1998. 158 p. CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia. Prticas e Textualizaes no Cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediao, 2000. p. 83131 CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola conhecimentos. Campinas: Papirus, 2004. 192 p. e construo de

CORREA, Roberto Lobato e ROSENDHAL, Zeny (Orgs.). Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. 123 p. KAERCHER, Nestor Andr. A Geografia escolar na prtica docente: a utopia e os obstculos epistemolgicos da Geografia crtica. So Paulo: USP/FFLCH, 2004 (Tese de Doutorado). 364 p. _____. Geografizando o jornal e outros cotidianos: prticas em Geografia para alm do livro didtico. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia. Prticas e Textualizaes no Cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediao, 2000. p. 135- 169. GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996. 366 p. MACIEL, Caio Augusto Amorin. Morfologia da paisagem e imaginrio geogrfico: Uma Encruzilhada Onto-Gnoseolgica. In: GEOgrafhia Ano 3, n. 6. Universidade Federal de Pernambuco, 2001. p. 99-117. ROUGERIE, G. et BEROUTCHACHVILI. Gosystmes et Paysages. Bilan et mthodos. Paris, Armand Colin, 1991. p. 1-246.

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

298

ROUX, Anne Le. (Coord.). Enseigner le paysage? Ecole lmentaire, collge, Iyce, IUFM, 2001. 106 p. SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espao Habitado. 5. ed. So Paulo: Editora Hucitec, 1997. SAUER, Carl. La Geografia Cultural. In: MENDONZA, J. G.; JIMNEZ, J. M.; CANTERO. Y N. O. (Org.) El pensamiento geogrfico. Estudio interpretativo y antologa de textos (De Humboldt a las tendencias radicales). Madrid: Alianza Editorial, 1982, p. 349-354. SUERTEGARAY, Dirce M. A. Espao geogrfico uno e mltiplo. In: SUERTEGARAY, Dirce M. A.; BASSO, Luis A.; VERDUM, Roberto. Ambiente e Lugar no Urbano A Grande Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS, 2000. p. 13-34. PASSOS, Messias Modesto dos. Resenha Rougerir, G. et Beroutchachvili, N. Gosystmes et Paysages. Bilan et mthodos. Paris, Armand Colin, 1991. 302 p. IN: Geosul, v. 13, n. 25. Florianpolis, 1998. p. 143-150. TONINI. Maria Ivaine. Geografia escolar: uma histria sobre seus discursos pedaggicos. Iju: Ed. Uniju, 2003. 88 p. TROLL, Carl. El paisaje geografico y su investigacion. In: MENDONZA, J. G.; JIMNEZ, J. M.; CANTERO. Y N. O. (Orgs.) El pensamiento geogrfico. Estudio interpretativo y antologa de textos (De Humboldt a las tendencias radicales). Madrid: Alianza Editorial, 1982, p. 323-329. VILA, Rosalina Pena i. Paisaje y educacin ambiental. In: Manual de Ciencia del Paisaje. Teora, mtodos y aplicaciones. Aleu, S.A., Barcelona, 1992. p. 221-232.

gora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007

Вам также может понравиться