Вы находитесь на странице: 1из 6

Portugus - Superior

TEXTO 1 Achar que a educao o nico e o melhor caminho para a mobilidade social uma coisa to bvia que d para desconfiar. Trata-se de unanimidade. Acreditar que a educao a nica alternativa para o conhecimento desperdcio. Todos admitem saber disso. Se a premissa verdadeira, por que no Brasil essa questo nunca foi resolvida? Os resultados apontam que a educao pela educao no tem sido o melhor caminho para a salvao. Principalmente, quando se trata da populao de baixa renda. claro que estamos tratando de educao como poltica de incluso social, e no de excluso, tal como a vigente no pas. A realidade tem mostrado que qualquer soluo que coloque a educao como um programa-me de um sistema de polticas sociais transformadoras deve empacar nas deplorveis condies de vida em que se encontram as grandes massas, vtimas do desemprego, da misria e da violncia. As estatsticas oficiais do governo e de organismos internacionais, como a ONU e o Banco Mundial, mostram que o nvel de pobreza no mundo e, particularmente no Brasil, tem piorado; e, o que se v a olho nu comprova que a mobilidade social inexiste. As favelas continuam a crescer para cima e para os lados. [] Independentemente dos discursos oficiais, para que haja, efetivamente, incluso social, qualquer programa estruturador tem que levar em conta, acima de tudo, as atuais condies socioeconmicas da populao. [] Qualquer poltica pblica de restaurao da dignidade humana, que tenha a educao como vetor de mobilidade social, esbarrar na inqua e perversa distribuio de renda; na ausncia de um programa de habitao e saneamento bsico que crie moradias seguras, higinicas e com espao para se viver com o mnimo de dignidade; e, nas precrias condies fsicobiolgicas para a aprendizagem, considerando os graus de insuficncia alimentar da populao. E que no se venha com exemplos de outros pases, pois a realidade de contexto de cada caso deveras diferente. [] Assim, para que os programas sociais determinantes da mobilidade social germinem, alm das prcondies de estrutura e funcionamento com qualidade, fazse imprescindvel que o povo tenha as condies sociais bsicas para assimilar seu contedo. Caso contrrio, [] continuamos a ter programas educacionais que legitimam a excluso, e cujos resultados para a sociedade continuaro sendo a mobilidade social zero.
Carlos Alberto Fernandes. In: Continente Multicultural, n 31, julho/2003, p.7. Adaptado.

1. O texto 1 tem, prioritariamente, a funo de:


A) B) C) D) E) informar os leitores dos fatos mais recentes sobre os programas educacionais no pas. explicar, pela anlise minuciosa de dados objetivos, as causas da excluso social no Brasil. comentar criticamente as polticas educacionais adotadas no Brasil. instruir os polticos brasileiros, apontando solues para que a educao propicie a incluso social. propagar os novos programas sociais que promovem a mobilidade social.

2. No trecho: "Achar que a educao o nico e o


melhor caminho para a mobilidade social uma coisa to bvia que d para desconfiar" h uma relao semntica de: A) B) C) D) E) finalidade. conseqncia. comparao. concesso. condio.

3. De acordo com o texto 1, nossos programas


educacionais no promovem a mobilidade social, porque: 1) no tm seguido uma poltica de incluso social. 2) no tm levado em conta as condies socioeconmicas em que vive a populao de baixa renda. 3) as grandes massas, sendo vtimas do desemprego, da misria e da violncia, no se interessam por eles. 4) tm adotado exclusivamente as polticas educacionais de outros pases, cuja realidade bastante diferente. Esto corretas: A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 1 e 2, apenas. 2 e 3, apenas. 3 e 4, apenas. 1, 2 e 4, apenas.

4. Sobre o vocabulrio utilizado no texto 1, analise as


afirmaes abaixo. 1) "Trata-se de unanimidade" (1) semanticamente equivalente a "Trata-se de um consenso". 2) " para que haja, efetivamente, incluso social" (5) equivale a " para que haja, com efeito, incluso social". 3) "para que os programas sociais determinantes da mobilidade social germinem" (6) semanticamente equivalente a "para que os programas sociais determinantes da mobilidade social proliferem". Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) 1, apenas. 2, apenas. 3, apenas. 1 e 2, apenas. 1, 2 e 3.

TEXTO 2
Sonhei que estava na cadeia. Depois vi que era a escola. No gosto da escola com muro alto e grade nas janelas. Tambm est toda rabiscada! feia e triste! ...vou ser prisioneiro?

8. De acordo com a Lei no 9.784/99 (regula o processo


administrativo), assinale a alternativa correta. A)
Procure se acostumar. O que voc aprende na escola vai ser muito importante na sua vida, quando crescer.

B) C) D) E)

Os atos administrativos devero ser sempre motivados. A Administrao deve anular seus prprios atos por motivo de convenincia ou oportunidade. Das decises administrativas cabe recurso apenas por razo de legalidade. O no conhecimento de recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa. Da reviso do processo poder resultar agravamento da sano.

5. O texto 2 pode ser usado para ilustrar o seguinte


argumento do texto 1: A) B) C) D) E) no h outra alternativa para o conhecimento, seno a educao. estatsticas apontam que o nvel de pobreza no mundo tem piorado. pode-se ver a olho nu que as favelas continuam a crescer para cima e para os lados. os programas educacionais precisam considerar as condies fsico-biolgicas para a aprendizagem. os programas sociais determinantes da mobilidade social no tm tido as pr-condies de estrutura e funcionamento com qualidade.

9. De acordo com a Constituio Federal de 1988,


assinale a alternativa correta. A) B) C) D) E) O civilmente identificado ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei. Qualquer pessoa parte legtima para propor ao popular. Nenhum brasileiro, nato ou naturalizado, ser extraditado. So inadmissveis no processo as provas obtidas por meios ilcitos. No cabe indenizao por erro judicirio.

10. De acordo com a Lei no 8.112/90, incorreto afirmar

Legislao-Superior
6. De acordo com a Lei no 8.112/90, assinale a alternativa
correta. A) B) C) D) E) A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. As sanes civis, penais e administrativas no podero cumular-se. A pena de suspenso no pode exceder de 30 dias. Configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de 60 dias consecutivos. Em caso de inassiduidade habitual, aplica-se a pena de suspenso.
o

que: A) readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. hiptese legal de reverso o retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. a reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada sua demisso por deciso administrativa ou judicial. a reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, decorrente de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. remoo o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito de quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder.

B)

C)

D)

E)

7. De acordo com a Lei n 9.784/99 (regula o processo


administrativo), assinale a alternativa correta. A) So legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos e interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada. A deciso de recursos administrativos pode ser objeto de delegao. No impedido de atuar em processo administrativo o servidor que tenha interesse indireto na matria. Salvo autorizao legal, o reconhecimento de firma ser sempre exigido. O desatendimento de intimao importar o reconhecimento da verdade dos fatos pelo administrado.

B) C) D) E)

Mdico / Ortopedia - Cirurgia da mo


11. O plexo braquial surge na regio cervical entre quais
msculos? A) B) C) D) E) Escaleno mdio e escaleno posterior. Escaleno mdio e escaleno anterior. Escaleno mdio e peitoral menor. Serrato anterior e escaleno posterior. Escaleno anterior e peitoral menor.

E)

Botoeira.

18. So estruturas da mo comumente comprometidas


pela doena de Dupuytren, EXCETO: A) B) C) D) E) a aponerose palmar. o ligamento de Cleland. o ligamento de Grayson. as bandas pretendinosas. o ligamento deltide.

19. A conduta ideal aps uma amputao da ponta digital


no contaminada do dedo anular, sem perda ssea na mo dominante de um trabalhador de 31 anos : A) B) C) D) E) encurtamento do osso quando necessrio, seguido de fechamento primrio. amputao atravs da articulao interfalangeana distal e fechamento primrio. enxerto de pele de espessura parcial. enxerto de pele de espessura total. retalho regional de pele.

12. Nos dedos da mo, o nervo digital :


A) B) C) D) E) dorsal artria digital. volar artria digital. ulnar artria digital. radial artria digital. radiovolar na poro proximal do dedo e ulnardorsal na poro distal para os vasos digitais.

13. A articulao mais comumente luxada na mo da


criana a: A) B) C) D) E) interfalangeana distal. interfalangeana proximal. metacarpofalangeana. carpometacarpeana. radiocarpeana.

20. Um carpinteiro de 49 anos sofreu uma amputao no


nvel da base da falange distal do seu dedo indicador direito. A conduta mais adequada : A) B) C) D) E) no operatria, com cicatrizao por segunda inteno. um retalho pediculado cruzado de dedo. retalhos laterais (V-Y Kutler). um retalho de avano volar. sempre um retalho tenar.

14. Em relao s fraturas do escafide em crianas,


assinale a alternativa incorreta. A) B) C) D) E) So menos comuns do que nos adultos. Deslocamento raro. A cintura o local mais comum da fratura. Fraturas do plo proximal so extremamente raras. A causa primria de pseudoartrose retardo no diagnstico.

21. A principal contra-indicao para fuso da articulao


trapzio-metacarpeana do polegar : A) B) C) D) E) rigidez da primeira articulao metacarpofalangeana. rigidez da articulao escafo-trapezial. rigidez da articulao interfalangeana do polegar. uma profisso que exija trabalho pesado. artrite ps-traumtica.

15. Ruptura do extensor prprio do quinto dedo ocorre


mais freqentemente como resultado de: A) B) C) D) E) tenossinovite de De Quervain. protuberncia carpal. osteoartrite carpal. proeminncia da estilide ulnar. artrite reumatide.

22. O padro de artrite degenerativa mais comumente


encontrado no punho : A) B) C) D) E) cbito-carpal. colapso avanado escafo-semilunar. artrite escafo-semilunar. artrite trqueo-semilunar. artrite captulo-semilunar.

16. Dos seguintes achados, qual mais caracterstico da


sndrome do intersseo anterior? A) B) C) D) E) Fraqueza do palmar longo. Fraqueza do flexor longo radial do carpo. Perda da apreenso precisa. Dficit sensorial na regio volar do antebrao. Dficit sensorial sobre a regio palmar.

23. Artrite degenerativa no punho desenvolve-se mais


freqentemente como resultado de uma enfermidade afetando: A) B) C) D) E) o semilunar. o escafide. o capitato. o piramidal. a articulao rdio-semilunar.

17. Um teste de Bunnell positivo visto mais


freqentemente em associao a qual das seguintes deformidades dos dedos? A) B) C) D) Intrnseco minus. Intrnseco plus. Lumbrical plus. Pescoo de cisne.

24. A tcnica mais adequada para artroplastia das


articulaes metacarpofalangeanas : A) B) C) D) E) insero de prtese com dupla haste com dobradia de Vitalium. insero de prtese de silicone com fixao permitindo incorporao do material de sntese. insero de prtese com um espaador de silicone. resseco das superfcies articulares. resseco das superfcies articulares com interposio de tecidos moles.

31. A causa mais freqente de contratura isqumica de


Volkmann : A) B) C) D) E) ruptura total da artria braquial. fratura supracondiliana do mero. fratura em espiral do tero medial da difise do mero. fratura dos ossos do antebrao. fratura isolada da ulna.

32. O tratamento do tumor glmico consiste em:


A) B) C) D) E) perfurao do leito ungueal, para aliviar a presso. radioterapia. exciso cirrgica. aspirao e injeo de corticide. aspirao e fulgurao.

25. So importantes para o sucesso da artroplastia


metacarpofalangeana, EXCETO: A) B) C) D) E) a condio funcional das articulaes interfalangeanas proximal e distal. a condio funcional das articulaes do punho. a liberao da contratura da cpsula da articulao metacarpofalangeana. a liberao da contratura intrnseca. a quantidade de osteopenia da mo.

33. Reduo da articulao metacarpofalangeana do


polegar melhor realizada na posio de: A) B) C) D) E) flexo e aduo. extenso e abduo. flexo e abduo. extenso e abduo. hiperflexo e abduo.

26. Quantos ossos se articulam com o escafide?


A) B) C) D) E) 1. 2. 3. 4. 5.

34. Em um paciente com suspeita de tenossinovite do


flexor do polegar, qual dos seguintes fatores menos provvel de estar presente? A) B) C) D) E) Dor extenso passiva do polegar. Discreta flexo da articulao interfalangeana. Sensibilidade sobre a regio volar do polegar e rea tenar. Edema simtrico do polegar. Infeco na insero do flexor longo do polegar.

27. A complicao mais freqente aps fraturas fechadas


tipo Salter I ou II da falange distal da mo : A) B) C) D) E) pseudoartrose. parada do crescimento. deformidade persistente. infeco. rigidez articular.

35. Na rigidez crnica em extenso das articulaes


metacarpofalangeanas, a conduta ideal : A) B) C) D) E) o uso de uma tala de fixao elstica de trs pontas. um programa de reabilitao supervisionado, para fortalecer todos os msculos flexores dos dedos. manipulao sobre anestesia seguida de instilao de corticide. capsulotomia da placa volar. capsulotomia dorsal e liberao das bandas laterais das cabeas dos metacarpeanos.

28. A posio recomendada da artrodese da articulao


interfalangeana distal : A) B) C) D) E) de 5o a 10o. de 10o a 20o. de 20o a 30o. de 30o a 40o. de 40o a 50o.

29. A ausncia congnita das mos denominada:


A) B) C) D) E) focomelia. ectromelia. aqueiria. peroquria. amelia.

36. Os msculos mais gravemente afetados na contratura


isqumica de Volkmann so: A) B) C) D) E) flexor superficial dos dedos e flexor radial do carpo. flexor superficial dos dedos e flexor longo do polegar. flexor ulnar do carpo e pronador teres. flexor profundo dos dedos e flexor longo do polegar. flexor profundo dos dedos e flexor ulnar do carpo.

30. O tumor sseo benigno da mo mais freqente :


A) B) C) D) E) encondroma. cisto sseo aneurismtico. condrossarcoma. osteossarcoma. cisto sseo epidermal.

37. A tcnica cirrgica adequada para correo da


deformidade em pescoo de cisne, causada por contraturas intrnsecas em pacientes com artrite reumatide : A) B) C) D) E) transferncia intrnseca cruzada. tenodese dos msculos intrnsecos. seco da banda lateral proximal articulao metacarpofalangeana. artroplastia da articulao interfalangeana proximal. liberao dos msculos intrnsecos da ulna distal.

43. O mecanismo de produo mais freqente da fratura


do escafide : A) B) C) D) E) tenso. compresso. rotao. tenso sobre a face palmar do osso e compresso sobre a face dorsal. compresso sobre a face palmar do osso e tenso sobre a face dorsal.

44. O mtodo menos adequado para fixao interna de


uma fratura fechada transversa da difise de uma falange da mo : A) B) C) D) E) fios de Kirschner cruzados. fios de Kirschner intramedulares. amarrias com fios de ao intrasseo. parafuso de compresso interfragmentar. fixao externa.

38. A angulao mxima de deformidade no plano sagital


aceitvel para uma fratura no tero mdio da falange proximal : A) B) C) D) E) 5o. 10o. 20o. 30o. 40o.

45. Num paciente com ruptura completa do ligamento


colateral ulnar do polegar, a estrutura mais susceptvel de impedir a cicatrizao ligamentar : A) B) C) D) E) a cpsula dorsal da articulao metacarpofalangeana. aponeurose do flexor curto do polegar. a placa volar. aponeurose do adutor do polegar. o extensor curto do polegar.

39. A condio mais freqentemente associada s fraturas


desviadas do escafide : A) B) C) D) E) variao ulnar negativa. variao ulnar positiva. fratura da estilide radial. fratura da estilide ulnar. ruptura do ligamento escafo-semilunar.

40. Reduo incruenta das luxaes complexas da


articulao metacarpofalangeana freqentemente mal-sucedida porque: A) B) C) D) E) o espasmo nos msculos que cruzam a articulao no pode ser superado. a cabea do metatarsiano est aprisionada entre o tendo flexor e o msculo lumbrical. a placa volar est interposta entre as superfcies articulares. o tendo flexor est incluso na articulao. o ligamento colateral est incluso na articulao.

46. A conduta para um paciente de 21 anos com


pseudoartrose sintomtica do escafide, porm sem artrose degenerativa, deve ser: A) B) C) D) E) observao. imobilizador de punho para trabalho pesado. estiloidectomia radial. enxerto sseo e fixao interna. artrodese rdio-carpal.

47. Recm-nascido com sindactilia, sem evidncia de


comprometimento sseo e com funo aparentemente boa, deve sofrer correo: A) B) C) D) E) em torno de 6 meses de idade. em torno dos 3 anos de idade. em torno dos 6 anos de idade. em torno dos 10 anos de idade. na idade adulta.

41. A melhor indicao para o tratamento cirrgico do


dedo em martelo associado a fratura : A) B) C) D) E) fratura com desvio de 10o. fratura comprometendo 30% da rea da superfcie articular. fratura associada a subluxao volar da falange distal. fratura-luxao deslocada no polegar. fratura epifisria em criana.

48. O teste de Finkelstein positivo caracterstico de:


A) B) C) D) E) contratura de Dupuytren. sndrome do tnel do carpo. doena de De Quervain. sinovite vilonodular. contratura do nervo radial.

42. Um homem de 29 anos caiu e sofreu uma fratura


minimamente desviada do plo proximal do escafide. O tratamento ideal para essa fratura : A) B) C) D) E) aparelho gessado tipo luva. tala gessada axilo-palmar englobando o polegar. reduo incruenta e fixao percutnea com fio de Kirschner. reduo cruenta e fixao externa. substituio por prtese do plo proximal do escafide.

49. A melhor indicao para artroplastia total do punho


para paciente: A) B) C) D) E) acima de 50 anos de idade, com artrite reumatide comprometendo somente um punho. abaixo dos 50 anos, com artrite reumatide comprometendo ambos os punhos. acima de 50 anos, com artrite sptica crnica do punho. abaixo dos 50 anos, com artrite ps-traumtica secundria dissociao escafo-semilunar. abaixo dos 50 anos, com artrite ps-traumtica secundria a uma fratura intra-articular do rdio distal.

50. Rigidez ps-traumtica secundria a uma leso por


esmagamento da mo melhor evitada posicionandose os dedos em: A) B) C) D) E) flexo de 70o da articulao metacarpofalangeana e extenso completa da interfalangeana. flexo completa da articulao metacarpofalangeana e flexo da interfalangeana de 30o at 45o . flexo de 30o at 45o da metacarpofalangeana e extenso completa da interfalangeana. flexo de 30o at 45o da metacarpofalangeana e flexo da interfalangeana de 30o at 45o . extenso completa da metacarpofalangeana e flexo completa da interfalangeana.

Вам также может понравиться