Вы находитесь на странице: 1из 4

PLANO DE AO PARA ENCAMINHAMENTO

1. Diretoria de Ensino JUNDIAI 2. Nomes dos Monitores ARIANA APARECIDA DA SILVA STRUBLIC / DAMIO SILVA 3. Tema COLETA SELETIVA DE LIXO 4. Metodologia (Como desenvolver a ao para atingir o objetivo)? (Atividades que sero executadas)?

H anos o ser humano vem buscando cada vez mais seu conforto e o seu bem estar, recorrendo a novas tecnologias. Essa busca incessante por bem estar vem de encontro com a quantidade de recursos naturais que o planeta Terra pode oferecer. A humanidade, desde suas origens, tem consumido; podemos dizer que a ao de consumir inerente ao gnero humano. Os bens e objetos de consumo vo mudando ao longo da histria da humanidade e o ato de consumir at adquirindo, ao longo do tempo, um significado distinto. O ato de consumir supe um modo individual, mas tambm um fenmeno social. O uso indiscriminado dos recursos naturais e da tecnologia, sem critrios adequados de preservao ambiental, conduziu o planeta a um caminho de degradao e a sobrevivncia da humanidade a um srio risco. Como uma reao em sentido contrrio, diferentes reas da cincia comearam a trabalhar juntas para resolver os problemas relacionados preservao do planeta e dos seus ocupantes. Tornasse fundamental educar os cidados no apenas para a aquisio de conhecimento, mas para o seu uso tico e responsvel desses recursos temas transversais.

As aes descritas abaixo faz parte do planejamento de ao da equipe do Programa Escola da Famlia. O pblico alvo idealizado para elas foram os participantes da comunidade, crianas, adolescentes e jovens que freqentam a escola aos finais de semana. Estas dinmicas tm como objetivos a diverso e, sobretudo, a conscientizao dos praticantes sobre a questo ambiental, as especificamente a coleta seletiva e a reciclagem, que so os alvos da nossa interveno.

Logo abaixo esto dispostas as perguntas feitas para a realizao de algumas dessas atividades. Atividade 1- Amarelinha educativa Crianas at 10 anos

A brincadeira comear aps dividir os participantes em dois ou quatro grupos, dependendo da quantidade de crianas. A criana inicia a brincadeira normalmente at o ponto de jogar a pedrinha, a partir da a propriedade educativa entra no jogo. A diferena dessa para a amarelinha comum est no fato de que no lugar em que a pedrinha cair, no caso no nmero em que ela cair, guardar uma pergunta sobre o contedo apresentado. Caso a criana erre, outra criana, de outra equipe se colocar em seu lugar e far o mesmo processo do jogo, e responder outra pergunta.

Vence a equipe que conseguir fazer com que todos os integrantes pulem a amarelinha completa. Atividade 2 Gincana - Adolescentes de 11 a 17 anos

A Gincana iniciar aps dividir os participantes em dois ou quatro grupos, dependendo da quantidade de adolescentes. Os adolescentes tero que: responder perguntas relacionadas ao contedo apresentado, de forma rpida e sucinta. Alm disso, as equipes tero que recolher o lixo produzido tanto por eles quanto pelos outros participantes e separar cada tipo da maneira correta, incentivando e mostrando, na prtica, essa atividade para os demais freqentadores da escola. Vence a gincana o grupo que mais pontuou respondendo mais questes de

maneira correta, e tambm trazendo mais lixo descartado de maneira correta. Atividade 3 Atividade com massinha e pintura - Crianas at 10 anos

Esta funcionar mais como uma atividade de fixao do contedo, logo pode ser realizada pelos Universitrios da escola que devero salientar a importncia da prtica da coleta seletiva ao orientar a confeco dos desenhos. Atividade 4 - Caa-tesouro Adolescentes entre 11 e 17 anos

Essa atividade funcionar utilizando todo, ou uma grande parte do ambiente escolar, e funcionaria atravs do envio de pistas, as equipes, contendo dados e perguntas sobre o assunto, que levaro a novas pistas, at, enfim, chegar ao tesouro. Vence a equipe que encontrar o tesouro primeiro.

OBS- A recompensa para todas essas atividades sero doces ou bombons.

Perguntas para que essas atividades recreativas possam ser efetuados usando a temtica da Coleta seletiva e reciclagem: 1 - O que reciclagem?

2 - Por que temos que reciclar?

3 - Por que devemos separar o lixo?

4 - Os lixos (produzidos em casa ou escola) podem ser separados em quantos grupos?

5 - Qual o significado da lixeira verde?

6 - Qual o significado da lixeira Azul?

7 - D exemplos de resduos que podem ser descartados na lixeira vermelha.

8 - Quais os significados dos 3R's?

9 - Em que dia se comemora o dia mundial do Meio Ambiente?

10 - Exemplos como: caixa de leite, caixa de todinho, devem ser jogadas em qual lixeira? (diga o nome e a cor da lixeira)

11 - Exemplos como: terra, cinzas, resto de comida, devem ser jogadas em qual lixeira? (diga o nome e a cor da lixeira)

12 - O que acontece se jogarmos lixo na rua ou em algum lugar inadequado?

13 - Fale como a coleta seletiva e os 3R's Podem ajudar a no poluir o meio ambiente.

14 - defina lixo.

15 - Por quem e onde a coleta seletiva pode ser feita?

16 - Explique por que to importante reciclar o papel, e o porqu de no misturlo a outros tipos de lixo, como o lixo orgnico, por exemplo.

17 - Defina coleta seletiva.

18 - Quais as consequncias que acontecero se no tratarmos o lixo da maneira correta?

19 - Fale a respeito do tipos tipos de poluio que o lixo pode causar.

Вам также может понравиться