Вы находитесь на странице: 1из 4

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Ensino Clnico I - Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem 2 Ano

Trocas Gasosas

A troca de gases ocorre entre o ar e o sangue no sistema de alvolocapilar. A respirao a troca de oxignio e de dixido de carbono a nvel alveolar capilar (respirao externa) e a nvel tecidual celular (respirao interna). Durante a respirao, fornecido oxignio aos tecidos corporais para seu metabolismo, sendo liberado dixido de carbono a partir dos tecidos. (Black et al, 1996, p.871). Para que tal acontea o ar entra pelas vias areas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe), que albergam as seguintes funes: Conduzir o ar at s vias areas inferiores (traqueia, brnquio primrio direito e esquerdo, 3 brnquios secundrios direitos e 2 brnquios secundrios esquerdos, brnquios segmentares, brnquios subsegmentares, brnquiolos terminais e alvolos), onde ocorrer as trocas gasosas; Proteger as vias areas inferiores contra corpos estranhos; Aquecer, filtrar e humidificar o ar inspirado. Para ocorrer troca de gases necessrio que se crie diferena de presses entre o alvolo e o leito capilar pulmonar (ver tabela 1). Esta diferena de presso originada pela entrada de ar no alvolo, que cria um gradiente de presso que faz com que o oxignio passe da unidade alveolar para o leito capilar pulmonar, e com que o dixido de carbono passe do leito capilar pulmonar para a unidade pulmonar.

Valter Miguel Bonito Ferreira

2901144

Pgina 1

P O2 Co2 158 mmHg 0,3 mmHg

PA 100 mmHg 40 mmHg

Pv 40 mmHg 46 mmHg

Pa 97 mmHg 40 mmHg

Tabela 1. Presso parcial do oxignio e dixido de carbono durante uma respirao normal. Legenda (Tabela 1): P=Presso parcial A=Alveolar v= Venoso a= Arterial O2= Oxignio CO2= Dixido de Carbono

A coluna azul e vermelha caracterizam as presses parciais do oxignio e do dixido de carbono no sangue no saturado e oxigenado, respectivamente. A passagem de sangue no saturado para oxigenado ocorre pela diferena de presses parciais existentes no alvolo e no leito capilar pulmonar, para que estas diferenas de presses existam necessrio que: o abastecimento de oxignio ambiental seja adequado; as vias areas estejam permeveis; a parede torcica e o diafragma funcionem normalmente (em movimento de fole); existam alvolos adequadamente e que os capilares estejam funcionantes; o nmero de hemoglobinas seja suficiente para transportar o oxignio s clulas; o corao apresente um bombeamento adequado e que o aparelho circulatrio esteja integro. Caso exista uma diminuio da concentrao de oxignio no sangue arterial, denominase hipoxemia, diferente de hipxia (diminuio de oxignio nos tecidos orgnicos), pois pode existir uma hipoxia mesmo com concentraes normais de oxignio no sangue arterial.

Valter Miguel Bonito Ferreira

2901144

Pgina 2

Uma hipxia pode ser causada por uma alterao em qualquer mecanismo de transporte de oxignio, existindo 4 tipos de hipoxia: Hipxia hipxica uma hipxia generalizada pelo corpo todo, isto por ser derivada de uma baixa concentrao de oxignio no sangue arterial, fenmeno que no acontece em nenhuma das seguintes hipoxias; Hipxia estagnante causada pela reduo do fluxo sanguneo em determinadas regies do corpo ou pelo corpo todo, sendo originada, por exemplo por insuficincia cardaca; Hipxia hipmica consiste numa diminuio da capacidade do sangue de transportar o oxignio, sendo causada por intoxicao de monxido de carbono e perda sangunea; Hipxia histotxica sendo caracterizada por uma alterao na fase de utilizao de oxignio, causada pela presena de determinados txicos no organismo. Quando existe um aumento do dixido de carbono no sangue arterial, denomina-se hipercapnia, podendo ser causada por hipoventilao alveolar. Avaliao das trocas gasosas Um mtodo de avaliar a saturao arterial de oxignio, de modo no evasivo, atravs da oximetria de pulso, mtodo este que um procedimento de enfermagem, o qual se baseia no princpio da pletismografia e da espectrofotometria. A oximetria de pulso baseia-se em fazer passar um feixe de luz atravs do tecido e medir, por via de um sensor, a quantidade de luz absorvida pela hemoglobina saturada de oxignio. As saturaes obtidas pela oximetria de pulso so facilmente comparadas com as saturaes arteriais, como se pode ver na tabela 2. Saturao de Oxignio 50% 75% 90% Tabela 2. Comparaes de saturaes de oxignio.
Valter Miguel Bonito Ferreira 2901144 Pgina 3

PaO2 25 mmHg 40 mmHg 55 mmHg

A oximetria de pulso, mesmo com o avano tecnolgico, apresenta algumas limitaes, isto se o utente apresentar hipotenso, hipotermia ou vasoconstrio, reduz o fluxo sanguneo arterial, bem como o movimento do dedo interfere na interpretao da saturao de oxignio. Bibliografia LUCKMAN & SORENSEN Enfermagem Mdico-Cirrgica Uma Abordagem Psicofisiolgia. Volume I:Guanabara Koogam, 1996. ISBN: 85277-0346-7; POTTER; PERRY Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e procedimentos. 5ed.Loures:Lusocincia, 2006. ISBN: 972-8930-24-0; [Consult, em 8 de Janeiro de 2011]. Disponvel em WWW: <URL: http://www.vueloenparapente.cl/web/pdf/hipoxia.PDF>; [Consult, em 8 de Janeiro de 2011]. Disponvel em WWW: <URL: http://pt.wikipedia.org/>;

Valter Miguel Bonito Ferreira

2901144

Pgina 4

Вам также может понравиться