Вы находитесь на странице: 1из 26

Windows 98.

Uma nova aparncia e apresentao A aparncia e apresentao do Windows foram aperfeioadas para que seu trabalho seja feito com mais facilidade e maior rapidez. Boto "Iniciar" e barra de tarefas Na parte inferior de sua tela est a barra de tarefas. Ela contm o boto "Iniciar", que voc pode usar para iniciar rapidamente um programa ou para encontrar um arquivo. tambm o meio mais rpido de obter Ajuda. Quando voc abre um programa, documento ou uma janela, exibido um boto na barra de tarefas. Voc pode usar esse boto para alternar rapidamente entre as janelas que estiverem abertas. Meu Computador Voc pode usar Meu Computador para ver tudo em seu computador rpida e facilmente. Clique duas vezes no cone Meu Computador na rea de trabalho para percorrer seus arquivos e pastas. Windows Explorer No Windows Explorer, voc pode ver a hierarquia das pastas em seu computador e todos os arquivos e pastas localizados em cada pasta selecionada. especialmente til para copiar e mover arquivos. Voc pode abrir a pasta que contm o arquivo a ser movido ou copiado e, em seguida, arrast-lo at a pasta em que deseja coloc-lo. Para encontrar o Windows Explorer, clique no boto "Iniciar"; em seguida, aponte para Programas. Ambiente de Rede Se voc estiver usando uma rede, o cone Ambiente de Rede exibido em sua rea de trabalho. Clique duas vezes nele para percorrer os computadores de seu grupo de trabalho e os computadores de toda a rede. Nomes extensos de arquivos Agora voc pode fornecer qualquer nome a um arquivo; no h limite de oito caracteres com uma extenso de trs caracteres. Voc pode usar at mesmo espaos! A rea de trabalho Quando voc inicia o Windows, a rea grande que voc v chama-se rea de trabalho. Voc pode personalizar a rea de trabalho adicionando atalhos para seus programas favoritos, documentos ou impressoras e alterando seu aspecto para adapta-l a seu humor e personalidade. Para ajustar configuraes como cor e fundo da rea de trabalho, use o boto direito do mouse para clicar em qualquer local da rea de trabalho; em seguida, clique em Propriedades. Propriedades Quando voc quiser visualizar ou mudar informaes sobre algum item, como um documento, programa, pasta, unidade de disco ou impressora, pode olhar para suas propriedades. Use o boto direito do mouse para clicar no item; em seguida, clique em Propriedades no menu. Para programas baseados no MS-DOS, no mais necessrio criar e modificar arquivos .pif; basta modificar as propriedades para o programa.

Pastas Seus documentos e programas so armazenados em pastas, que voc pode ver em Meu Computador e no Windows Explorer. Nas verses anteriores do Windows, as pastas eram chamadas diretrios. Menus de atalho Voc pode usar o boto direito do mouse para clicar em qualquer item e ver um menu de atalho. Este menu contm os comandos comuns que podem ser usados no item que voc clicou. Por exemplo, clicando em um arquivo com o boto direito de seu mouse, voc pode escolher abrir, copiar ou excluir esse arquivo.

Botes "Fechar", "Minimizar" e "Maximizar" O Que Isto? Cada janela tem um (boto "Fechar") no canto superior direito em que voc pode clicar para fechar a janela e sair do programa. Os botes "Minimizar" e "Maximizar" tambm esto diferentes. Microsoft Exchange O Microsoft Exchange fornece uma caixa de entrada universal que voc pode usar para enviar e receber correio eletrnico (e-mail). Alm disso, voc pode usar a caixa de entrada para organizar, acessar e compartilhar todos os tipos de informaes, incluindo faxes e itens de servios on-line. Para iniciar o Microsoft Exchange, clique duas vezes no cone "Caixa de entrada" em sua rea de trabalho. Se o cone "Caixa de entrada" no estiver na sua rea de trabalho, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. Microsoft Fax O Windows vem com um programa de fax que voc pode usar para enviar e receber faxes diretamente do Windows. Se este componente no estiver no seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. The Microsoft Network Com o Windows 98 voc pode acessar um novo servio on-line, The Microsoft Network. possvel trocar mensagens com pessoas de todo o mundo, ler as notcias mais recentes, informaes sobre esportes, tempo e finanas; encontrar respostas para suas dvidas tcnicas; carregar a partir de milhares de programas teis; conectar-se Internet e muito mais! Para iniciar The Microsoft Network, clique duas vezes no cone The Microsoft Network na sua rea de trabalho. WordPad O Windows inclui um novo editor de texto que voc pode usar para criar e modificar documentos. O WordPad tem uma barra de ferramentas para o acesso rpido a tarefas comuns e um conjunto completo de fontes para voc fazer sua seleo. Para encontrar o WordPad, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas e, em seguida, aponte para Acessrios. Se o WordPad no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. Voc pode criar, modificar ou visualizar imagens usando o Paint, um programa que substitui o Paintbrush do Windows verso 3.1. O Paint contm muitos recursos novos, que incluem uma caixa de ferramentas e uma caixa de cores mveis, e visualizao de impresso.

Para encontrar o Paint, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas e, em seguida, aponte para

Acessrios. Se o Paint no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. Discagem Automtica Voc pode usar a Discagem Automtica para realizar chamadas telefnicas atravs de seu computador usando um modem ou outro dispositivo telefnico do Windows. Voc pode armazenar uma lista de nmeros telefnicos usados com freqncia e discar rapidamente o nmero atravs de seu computador. Para encontrar Discagem Automtica, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas e, em seguida, aponte para Acessrios. Se Discagem Automtica no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. File Transfer Este programa possibilita que voc envie um arquivo enquanto estiver conversando com algum no telefone. File Transfer requer um modem que suporte VoiceView. Para encontrar File Transfer, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas e, em seguida, aponte para Acessrios. Se este componente no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. HyperTerminal O HyperTerminal um novo programa que voc pode usar para conectar-se facilmente a um computador remoto, um BBS ou um servio on-line. Substitui o Terminal do Windows verso 3.1. Para encontrar o HyperTerminal, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas e, em seguida, aponte para Acessrios. Se o Hyper Terminal no estiver instalado em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. Reprodutor de CD Com Reprodutor de CD, voc pode reproduzir um CD de udio na unidade de CD-ROM em seu computador. Para encontrar Reprodutor de CD, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas, aponte para Acessrios e, finalmente, aponte para Multimdia. Se Reprodutor de CD no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. Controle de Volume Se voc tiver uma placa de som em seu computador, pode usar Controle de Volume para aumentar ou diminuir o som dos alto-falantes, microfone ou unidade de CD-ROM de seu computador. Para encontrar Controle de Volume, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas, aponte para Acessrios e, finalmente, aponte para Multimdia. Se Controle de Volume no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda.

Prompt do MS-DOS O Prompt do MS-DOS dentro do Windows foi aperfeioado. Voc pode iniciar os programas baseados no Windows a partir do aviso de comando e pode fechar a janela do MS-DOS clicando no boto ("Fechar") na barra de ttulo. No mais necessrio usar o Editor PIF para especificar configuraes para seus programas baseados no MS-DOS. Ao invs disso, basta modificar as propriedades do programa. Para encontrar o Prompt do MS-DOS, clique no boto "Iniciar"; em seguida, aponte para Programas. Defragmentador de Disco Voc pode usar o Defragmentador de Disco para otimizar seu disco para que os arquivos e o espao desnecessrio sejam organizados de maneira eficaz. Dessa forma, os programas so executados mais rapidamente e seus arquivos so abertos com maior velocidade. Para encontrar o Defragmentador de Disco, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas, aponte para Acessrios; em seguida, aponte para Ferramentas de Sistema. Se o Defragmentador de Disco no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. ScanDisk Voc pode usar ScanDisk para verificao de erros em seu disco rgido e para solucionar problemas encontrados. Para encontrar ScanDisk, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas, aponte para Acessrios e, finalmente, aponte para Ferramentas de Sistema. Se ScanDisk no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. DriveSpace Se voc precisar de mais espao em seu disco rgido, pode usar DriveSpace para compactar o disco e liberar mais espao. Para encontrar DriveSpace, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas, aponte para Acessrios e, finalmente, aponte para Ferramentas de Sistema. Se DriveSpace no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda. Backup O Windows vem com um programa que voc pode usar para efetuar backup dos arquivos de seu disco rgido para um disco flexvel, unidade de fita ou outro computador de sua rede. Para encontrar Backup, clique no boto "Iniciar", aponte para Programas, aponte para Acessrios e, finalmente, aponte para Ferramentas de Sistema. Se Backup no estiver em seu computador, consulte "instalando, componentes do Windows" no ndice da Ajuda.

Menu de Controle

Texto do Titulo

Botes de Legenda Barra de Titulo

Texto do Menu

rea de Trabalho do Aplicativo

Barra de Menu

Borda do Aplicativo Barra de Rolagem Vertical

Caixa de Rolagem Horizontal

Boto de Rolagem ou Seta

cones de Atalho

rea de Trabalho ou Desktop (Tela Micro)

cone de Aplicativo Barra de Tarefas

Item
Janela: Janela de Aplicativo: Janela de Documento: Menu de Controle: Caixa de Dilogo: Menu: cone: cone de Atalho: Arquivo: cone de Aplicativo: Janela Ativa: Janela Inativa: Barra de Tarefas: rea de Trabalho:

Definio
rea reatangular na tela que o Windows utiliza para um fim especfico Aquela que contm uma aplicao em execuo. Identifica-se pelos botes de legenda. uma janela menor dentro da janela de aplicativo. Por exemplo: No MsWord podemos Ter muitas janelas de documento, cada uma contendo um documento. Contm comandos referentes a Janela ou Caixa/Quadro de Dilogos em uso. Um quadro na tela solicitando ou exibindo informaes adicionais Uma lista de opes Representao grfica de elementos na tela, por exemplo, um arquivo. quele que faz uma referncia direta a um arquivo. Um conjunto de bytes gravados no disco. Aquele que contm uma plicao em execuo. Encontra minimizado na barra de tarefas, podendo ser chamado de boto. Diz-se do aplicativo em uso no momento. Diz-se do aplicativo que est carregado na memria e no se encontra em uso no momento. Um retngulo ocupando por padro a base da rea de trabalho, usada para alternar entre janelas de aplicativo abertas. Ou Desktop, o ponto inicial para a utilizao do Windows, toda a tela do seu micro Monitor.

Formatos

Nome
Ajuda Seleo de Ajuda

Funo

Formatos do Ponteiro do Mouse (Bsicos)

Trabalhando em Segundo Plano Seleo Normal Ampulheta Seleo Grfica Viga Manuscrito Proibido Seta Dupla Vertical Seta Dupla Horizontal Seta Dupla Diagonal Seta Dupla Diagonal Cruz Impossvel Realizar a Operao Usado Para Aumentar/Diminuir a Altura de Uma Janela ou Objeto Usado Para Aumentar/Diminuir a Largura de Uma Janela ou Objeto Usado Para Aumentar/Diminuir a Largura e/ou Altura de Uma Janela ou Objeto Usado Para Aumentar/Diminuir a Altura e/ou Largura de Uma Jnela ou Objeto Mover o Objeto Grfico Selecionado Indica Qualquer Objeto Na Tela Processando (Atarefado) Seleo Exata Seleo de Texto

Funo
Apontar

Explicao
Deslocar a Seta Flutuante (Ponteiro do Mouse) at um item na tela Apontar, Manter o boto esquerdo pressionado enquanto arrasta o mouse (Hardware) pelo Mousepad (Pista do Mouse) Apontar, pressionar e soltar o boto esquerdo do mouse Apontar, pressionar simultneamente duas vezes o boto do mouse Apontar, manter a tecla [ Ctrl] pressionada enquanto arrasta o mouse, ou ento, usar o menu de atalho.

Mouse

Mover Clique Duplo Clique Copiar

Iniciando Uma Aplicao: Um Aplicativo poder ser iniciado utilizando-se do seu cone na rea de Trabalho ou pelo Menu Iniciar na Barra de Tarefas. Se for pelo Desktop use Clique Duplo do mouse, se no aponte para Menu

A cor Azul indicando os Menus Ativos


Ctrl + L

Uma combinao de Teclas indica um Atalho de

Teclado

O Tringulo Indica que um SubMenu Menu ser exibido

Iniciar/Programas e procure o aplicativo desejado, clicando-o no final.


Os trs pontos indocam que uma caixa de dilogo ser exibida.

Usando Os Botes de Legenda: Boto Nome Maximizar Minimizar Fechar Restaurar Funo Ampliar a janela de forma a preencher toda rea destinada ao uso. Reduzir a janela a um cone na barra de tarefas. Eliminar o programa da memria ram sair dele. Voltar a janela ao tamanho anterior

Eles se encontram no canto direito superior de toda as janelas e quadros/caixas de dilogos. Organizando Janelas de Aplicativo:

So chamadas de

1. Aponte para barra de tarefas guias 2. Abra o menu de atalho 3. Escolha Lado a Lado Verticalmente; Horizontalmente ou em Cascata. Propriedades da Barra de Tarefas Para acessar as propriedades da barra de tarefas, aponte para Menu Iniciar, configuraes e Barra de Tarefas ou em Barra de Tarefas abra o Menu de Atalho (boto diretito do mouse) e, escolha propriedades Sempre Visvel Faz a barra de tarefas aparecer sempre frente de qualquer janela ou quadro de dilogo.
Barra de Tarefas

s a s ar Ap es clic ra o, alte se bot do. es r m an fi con

Auto Ocultar Quando a Barra no estiver em uso ela simplesmente se transforma em linha na base do vdeo, liberando assim mais espao para outras aplicaes. Mostrar cones Pequenos Menu Iniciar Exibe cones pequenos Mostrar Relgio Exibe o relgio na barra de tarefas. Canto Direito.

Esta Marca indica que a opo est ativa.

Estes botes so chamados de botes de comandos por realizarem imediatamente uma ao.

Organizando cones de Atalho Os cones da rea de trabalho podem ser organizados Automaticamente ou por uma outra ordem qualquer. Para tanto, abra o menu de atalho (boto direito do mouse), no desktop e escolha organizar cones. AutoOrganizar automaticamente. Manter cones organizados

Por Tipo Por Extenso. Movendo Janelas, cones ou Caixas de Dilogos Pelo Desktop No Windows, para se mover um objeto a regra geral: Clique e arraste-o. Segue explicaes: Janelas ou caixa de dilogo Clique na barra de titulo e arraste o mouse cones Clique no centro e arraste o mouse (No sabe o significado de arrastar, consulte a pg. 10) Aumentar/Diminuir Tamanho das Janelas Como exibido na figura ao lado, posicione o ponteiro do mouse na borda do aplicativo e ento arraste para dentro para diminuir e para fora para aumentar o tamanho da janela. Aumentar a Altura da Barra de Tarefas Posicione a seta do mouse na Borda da Barra de Tarefas e arraste. Ateno o ponteiro se transforma em seta dupla Vertical. Alm deste processo ela tambm poder ser movida pelos cantos da tela - (Desktop).Clique a barra de tarefas, parte vazia e arraste at o topo da tela, perceba que um exemplo da barra se deslocar indicando a posio final. rea de Transferncia utilzada para a troca de informaes entre janelas. Podemos capturar todo o Desktop, uma Janela ou Caixa de Dilogo. A imagem ou objeto capturado ser envia para ela e nela permanecer at que outra imagem ou objeto seja enviada. Podemos fazer este processo com as seguintes teclas: [Print Screen] Captura todo o Desktop. [Alt] + [Print Screen] Captura Janela Ativa ou Quadro de Dilogo. Vamos comparar a rea de Transferncia com um filme e as teclas [Print Screen] e [Alt + Print Screen] com uma cmera. O processo simples segue tabela:

Inserindo o Contedo da rea de Tranferncia 1. Abra um aplicativo, por exemplo o Paint 2. No menu Editar escolha Colar. Menu Editar

Comparao

Cmera Quando o boto da mquina dispara a imagem a sua frente enviada para o filme Para podermos visualizar deveremos revelar o filme

rea de Tranferncia Quando o aluno pressiona print screen ou alt print screen o desktop ou janela ativa enviado para a rea de Tranferncia. Da mesma forma deveremos colocar o contedo da rea de transferncia dentro de um aplicativo como o Word, o Paint, ...

Copiar Colar
Recortar

Copia texto e/ou objeto selecionado para a rea de Tranferncia Insere o contedo da rea de Tranferncia na janela atual
Move texto e/ou objeto selecionado para a rea de Tranferncia

Trabalhando com o Paint (Relativo a rea de Transferncia) O paint um soft utilizado para a manipulao de imagens. Podemos criar novos desenhos e/ou fazer transformaes nos objetos que desejarmos. Ferramenta irregular. selecionar forma livre, Ferramenta selecionar forma regular, retangular, quadrada.

As ferramentas acima sitadas so utilzadas para trabalho com a rea de transferncia, em outras palavras, no paint obrigatrio primeiramente selecionar o objeto a ser enviado para a memria Ram, para ento, poder acessar o Menu Editar/Copiar ou Recortar . Lembrete: Uma vez utilizado o comando Copiar ou Recortar o objeto permanece na rea de transferncia, ficando l at que um outro, seja enviado ou o micro desligado. Para verificar o contedo da rea de transferncia use Editar/Colar em qualquer outro Soft. (Dica: O Bloco de Notas no aceita a colagem de figuras. soft de texto puro sem formatao, ou seja, no aceita uso de fontes diferentes, negrito, itlico, pargrafos.) Experimente fazer um retngulo no Paint e duplic-lo 1. Experimente selecionar os retngulos e pressinar a tecla Delete 2. Tente usar o menu Editar/Desfazer ...

Exercicios Gerais:
1) Desktop a) Envi-lo para a rea de transferncia. b) Manter cones sempre organizados. c) Organizar duas janelas lado a lado.

2) Barra de Tarefas
a) b) c) d) e) Posicionar a barra de tarefas na parte superior do vdeo. Mant-la sempre visivel Fazer a barra se ocultar quando fora de uso. No exibir o relgio. Aumentar a altura da barra

3) rea de Transferncia a) Verificar se est vzia b) Fotografar o bloco de notas com a sua janela em tamanho mdio e inserir no Wordpad c) Colocar o cone do Meu Computador no Wordpad 4) Outros a) Digite estas questes no bloco de notas. b) Salve o arquivo na unidade C:. c) Coloque o nome de Texto com questes. (Aspas. No digitar). d) Copie o texto do Bloco de Notas para o Wordpad (Usando a rea de transferncia). e) Volte a barra de tarefas a sua posio inicial. f) Faa a barra exibir o relgio. g) Fazer a barra exibir cones grandes. h) Desative a opo Auto Organizar definida para o desktop. i) Diminuir a altura da barra de tarefas. j) Coloque uma foto da barra de tarefas no Wordap Calma !!! Isto no ser necessrio. Procure Ler a ajuda do Windows. Dica: Menu Iniciar/Ajuda. Dica: Leia os Seguintes tpicos: 1) Nesta apostila consulte: a) rea de Transferncia Pg. 10 b) Organizando cones de atalho Pg. 10 c) Organizando janelas de aplicativo Pg. 9 2) Barra de Tarefas a) Todas Respostas Pg. 09 e 10 3) rea de Transferncia a) Todas Pg. 10 4) Ufa!!! Experimente Fazer szinho...

Na Ajuda: Guia Contedo Consulte Dicas e Truques

Salvando um Arquivo Arquivos podem ser Textos, Desenhos do Paint, Imagens Grficas Digitalizadas, Instrues Sequenciais, Documentos, Palnilhas, Banco de Dados.... Para Salvar um Arquivo em qualquer programa for Windows (Feito para rodar no Windows), proceda sempre assim: 1. Abra o menu de Arquivos 2. Clique a opo Salvar 3. Preeencha corretamente a caixa de dilogo Salvar Como...
Lista de arquivos disponiveis, ou seja, j esto salvas nesta unidade ou pasta

Dica: Uma vez que o arquivo foi salvo e o usurio manda salv-lo novamente, o soft continua a salvar as alteraes no mesmo arquivo, ou seja, com o mesmo nome. Caso Queira Trocar o nome do arquivo copiando-o, use a opo Salvar Como...

Clique Aqui para confirmar Clique aqui e escolha o local desejado para salvar o arquivo. Ser sempre exibida as unidades de discos disponiveis. Clique Aqui para Cancelar

Digite aqui o nome do arquivo. No necessrio clicar com o mouse atarja azul apaga o contedo escrito assim que voc inserir um texto

Itens Da Caixa De Dilogo

Itens
1

Nome
Caixa de Listagem de Cortina Caixa de Verificao Boto de Opo Caixa de Texto Rtulo Caixa de Combinao Boto de Comando (...) Boto de Comando Caixa de Listagem

Explicao
Contm uam lista de opes, como cor, por exemplo. Mas inicialmente exibe apenas uma Seta Direcionada Para baixo. Apenas um retngulo, que indica se o comando est ativo ou inativo e atravs podemos fazer selees multiplas. Mistura de Cores Aquele que o usurio poder escolher apenas uma opo. Ligado ou Desligado Utilizada para insero de textos via teclado Apenas indica o nome de um item na caixa de dilogo. Ex: Ao lado do equipamento pendurado na parede de vrias empresas est escrito Extintor. Qual voc usaria? Aonde o usurio poder digitar textos e/ou escolher um a partir da lista exibida. Aquele que executa o comando imediatamente, quando exibido os trs pontos est indicando que uma caixa de dilogo ser exibida fornecendo informaes adicionais. Aquele que executa o comando imediatamente. Aquela que contm uma lista de opes

Itens Caixa de Dilogo


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

2 3 4 5 6 7 8 9

Na verdade o usurio no precisar decorar todos os nomes aqui listados, todos eles aparecem o tempo inteiro no vdeo.

Criando papel de parede personalizado Siga estas instrues: Abra o Paint, Faa um desenho qualquer, a) Caso queira fazer algo semelhante a uma pirmide; b) Faa um retngulo grande, dentro deste faa outro menor e assim sucessivamente, Se quiser pintar entre os retngulos (Use/Abuse da criatividade), No menu escolha Configurar como Papel de Parede Lado a Lado ou Centralizado, Clique na mensagem que surge o boto OK!!!, Na caixa Salvar Em, clique e escolha DESKTOP, ou uma pasta qualquer. Dica: D preferncia a pasta Windows, D um nome ao desenho, como ... Meu Desenho, ou, Piramidex. com (X) mesmo, e no use as aspas, Clique o boto SALVAR, Feche o Paint, O desenho agora est no desktop.

Propriedades de Vdeo - No desktop abra o menu de atalho (Boto Direito do Mouse) - Escolha Propriedades Aparece a caixa de dilogo propriedades de vdeo

Guias, Abas ou Orelhas. Elas Exibem mais opes na mesma caixa de dilogo.

Segundo Plano Utilizado para trocar de papel de parede (quele que est no desktop) H dois modelos de papis de parede, Padro e Formatao. O padro somente poder ser alterado pelo usurio, no podendo ser criado. E para us-lo se faz necessrio que a caixa de listagem papel de parede esteja definida como nenhum, se no desktop aparecer a cor preta o padro no aparecer. O papel de parede prevalesce sobre qualquer cor e sobre qualquer padro, e ainda, pode ser alterado e criado pelo usurio. Na verdade qualquer coisa no windows poder se transfromar em um WallPaper. Ex..: Sua Foto!! Proteo de Tela Fazem a movimentao da tela, deixando uma imagem em movimento. Evitam curiosos no computador e protegem-na contra danos, causados pelas cores enviadas diretamente e fixamente ao vdeo. Aparncia Permite que o usurio altere as cores do windows Configuraes Somente usurios avanados. Mas vale aqui uma explicao. Uma imagem na tela composta por pontos. Quanto maior for o ponto menor ser a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, mais pontos podemos possuir no mesmo vdeo e melhor ser a resoluo (nitidez da imagem) Geralmente os monitores esto configurados para trabalharem com uma resoluo de 640X480 Pixels (Ponto no tela). Procure aumentar esta configurao para 800X600 Pixels e veja a alterao no seu monitor. OBS: Este Manual Foi desenvolvido com a finalidade de ajudar o aluno nas atividades desenvolvidas na sala de aula. O aluno Leitor dever possuir capacidade autosuficiente para entender que tudo est a um clique com o mouse.

Fique Atento!! Leia as instrues na tela, analise-as e tome uma deciso coerente. A prxima matria requer muita ateno...

Windows Explorer Este programa de computador trata da parte de gerenciamento de arquivos e pastas. utilizado para a cpia, excluso, organizao, movimentao, e outras atividades pertinentes ao gerenciamento de arquivos. Ainda poder ser utilizado para instalao de softwares. Aviso: quele Leitor que no aprendeu ainda a utilizar o mouse corretamente. Dica: Manter o mouse firme ao mouse pad (suporte do mouse mesa), pressionar o boto esquerdo ou direito e realizar a atividade solicitada pelo seu superior. Em se trantando de apenas um clique, pressione e solte o boto do mouse sem mov-lo, sem alter-lo de posio. Obs: O leitor no poder apagar, mover, copiar, renomear ou realizar outra atividade qualquer sem autorizao do seu superior. Lembre-se, arquivos podem ser lidos, mas no deveram ser alterados sem prvia instruo. Apresentando o Explorer.

Neste rea o Windows apenas exibe pastas, Unidade de discos, a Lixeira, Painel de controle.

Como voc mesmo percebeu a janela do Explorer est dividida em duas partes, esquerda e direita. Elas sero referenciadas o tempo inteiro pelo seu superior.

pastas

Unidade de discos

Nesta rea o windows exibir o contudo das pastas. Tambm ser utilizada para a seleo de multiplos arquivos e/ou pastas, das unidades de discos...

Organizando arquivos Por tipo quer dizer, por extenso. AutoOrganizar Isto , Manter sempre organizado automaticamente Voc tambm poder alterar o formato dos cones de acordo com a sua necessidade. Aparecem realmente maiores Exibem cones em colunas Exibe cones em listagem Exibem infromaes adicionais sobre os arquivos, como, hora, tamanho, data e tipo. Copiando e movendo arquivos
Caso perceba que cometeu algum erro ou erro grave, no se preocupe, clique o boto DESFAZER, se no der certto, calma! E Leia Se Apagou arquivos e quer recuper-los, no desktop abra a lixeira e no menu de arquivos escolha restaurar.

Sempre fazer esta pergrunta: Quem copia ou move, move ou copia alguma coisa para algum lugar. Com est dica voc no poder mais cometer erros. Vamos a prtica.
1 Para copiar ou mover proceda assim:

a) b) c) d)

Selecione os arquivos desejados, (Ver prximo item). Clique-os e arraste o mouse at a unidade de disco ou pasta desejada (Usar Boto Direito) Soltar o boto Responda se quer copiar ou mover Lembre-se: Quando voc l :
clique, usa-se sempre o boto esquerdo do mouse. E dever apertar e soltar esse boto.

Selecionando arquivos ou pastas Vrios arquivos 1. Clique o primeiro. 2. Mantenha a tecla SHIFT pressionada. 3. Clique o ltimo arquivo. Um Arquivo 1. Clique-o.

Se o usurio clicar um arquivo e o cursor comear a piscar junto ao nome do arquivo, pressione a tecla ESC.

Arquivos Isolados 1. Clique o primeiro. 2. Mantenha a tecla CTRL pressionada. 3. Clique os demais arquivos (Um Aps o outro. No Arraste o mouse) Desmarcando Pastas ou Arquivos O processo o inverso da marcao. Quando queremos desmarcar mantemos as teclas CTRL ou SHIFT pressionadas, dependendo da ocasio, e clicamos os arquivos desejados. Vale lembrar que estamos desmarcando, portanto, os arquivos esto marcados. Pasta: So usadas para organizar arquivos e pastas. Em outras palavras, servem para manter uma certa ordem no disco rigido.

Pastas pertencentes a Contas a Pagar, que por sua vez est dentro da pasta Ano, Localizada na unidade D: Pastas so organizadas em Hierarquia e dependem da necessidade exclusiva de cada usurio. Dica: Sempre que for criar uma pasta dentro da outra, tenha certeza de clicar na pasta hospedeira a esquerda. Como Exemplo: a pasta Contas a pagar est selecionada. Criando Pastas 1. Selecione a unidade de disco desejada 2. A partir do menu de arqivos escolha Novo/Pasta 3. Observe a direita um cone denominado Nova Pasta a qual contm o cursor e uma tarja azul 4. Digite o nome para a nova pasta 5. Pressione a tecla Enter para finalizar Excuindo uma pasta 1. Selecione a(s) pasta(s) desejada(s) 2. Pressione a tecla DELETE 3. Confirme clicando na opo SIM ou cancele clicando em NO Propriedades de Pastas ou Arquivos Atravs desta opo poderemos facilmente atribuir ao arquivo ou pasta a qualidade de oculto ou somente para leitura. Um arquivo Somente Para Leitura quele que usurios podem apenas ler o seu contedo no podendo aleter-lo de forma alguma. Ainda poderam Copiar, Mover, Excluir, Renomear. Um arquivo Oculto quele que usurios poderam v-lo ou no, podendo a qualquer momento sofrer alterao em seu contedo e qualquer outra atividade. O windows apenas avisar que o arquivo oculto. Dica: Para dar mais proteo ao arquivo, defina-o como de Leitura e Oculto. A propriedade de Sistema Fica somente para usurios avanados, no podendo ser alterado pelos alunos ou usurios iniciantes.

Arquivo de Leitura Oculto ou Oculto e Leitura. 1. Selecione o(s) arquivo(s) ou pasta(s) 2. Clique a seleo com o menu de atalho ou no menu de arquivos escolha Propriedades 3. Ative a caixa oculto de somente leitura ou as duas opes. 4. Escolha OK!!! Localizando Algo Em Seu Computador Esta tarefa poder ser realizada pelo Explorer ou pelo Menu Iniciar. Menu Iniciar: Abra-o, escolha localizar, arquivos ou pastas; Explorer: Menu Ferramentas, localizar arquivos ou pastas; Preencha a caixa de dilogo: Onde: 5 1
Digite aqui o nome do arquivo ou Pasta

Obs: Aps definir o atributo de oculto preciso ir no Menu Exibir/Opes e Ativar a opo Ocultar Arquivos do Tipo. Caso os arquivos ainda continuem
aparecendo pressione a tecla [F5] ou no Menu Exibir/Atualizar. Se no se ocultarem Reduza a ramificao das pastas clicando o sinal de - no canto inferior esquerdo. Caso queira rever os arquivos inverta o processo...

1Digite ou escolha o nome a partir da lista anterior. 2 Clique e escolha a unidade de disco...

3 4

3 Ou ento, clique nesta boto para escolher a unidade e/ou a pasta a ser

pesquisada. Recomendado. 4 Clique neste boto para Limpar a pesquisa e comear novamente. Desnecessrio. 5 Clique este boto para comea de fato a procura pelo(s) arquivo(s) ou pasta(s) na unidade escolhida. Exemplos:

Ou
Clique o boto Procurar... E escolha a unidade ou pasta na caixa ao lado. na

Renomear Arquivos Clique-o Pressione [F2] ou no Menu Arquivos/Renomear, digite o nome novo ao arquivo, em seguida, pressione ENTER. Observao: O windows sabe qual o software que foi utilizado na criao de um arquivo pela extenso, vital para o Windows que o arquivo tenha uma identificao. Quando voc clica duas vezes em um arquivo, citamos o exemplo mais simples, arquivos feitos no Micrsoft Word, o windows abre o arquivo automticamente no WORD. Dica: Ao renomear um arquivo chamado AULA.TXT para suponhamos VIDA. Dever preservar a sua extenso... Ficando assim: VIDA.TXT Se aparecer esta mensagem: Isto quer dizer que voc se esqueceu da extenso. Porm se a digitou, cometeu um dos erros abaixo: 1. No colocou entre o nome do arquivo e as trs ltimas letras (extenso) um . 2. Entre o nome e a extenso colocou um espao 3. Digitou um caractr errado na extenso. Sobre a caixa de dilogo acima, responda NO. em seguida, digite novamente o nome e a extenso do arquivo. Caso tenha se esquecido da extenso, logo aps clicar o boto NO, pressione ESC. Algumas extenses: Extenso .doc .txt .bmp .exe .bak .Arj .Zip Identificao Documento do Microsoft Word ou Wordpad. Identifica arquivos com formatao. Arquivo de texto puro. No windows so abertos com o bloco de notas. Bitmap Arquivos de desenhos, feitos ou abertos no Paint. Arquivos executveis. So os programas de computador em si. DICA: No renome-los... Cpia de segurana Arquivo compactado. Soft ARJ.EXE. Muito utilizado no ambiente DOS Arquivo Zipado. Soft WINZIP.EXE. Muito utilizado no ambiente windows, procure aprend-lo. Na internet ele fundamental para a troca de informaes. .wk1 Planilha do Lotus 1.2.3 .xls Planilha. Excel da microsoft .mdb Banco de dados. Soft Acess. Existem muitas extenses, no vale a pena mentalizar todas, mas conhecer algumas fundamentais.

PRG, DLL, SYS, WMF, INI (no brinque).

Formatando um disquete Formatar: Dividir o disco em trilhas e ser utilizado pelo seu computador. setores para que o mesmo possa

Para formatar um disco


1 2

Se o disco que deseja formatar for um disco flexvel, insira-o na unidade de disco.. Clique duas vezes no cone Meu Computador e, em seguida, clique no cone para o disco que deseja formatar. Cuidado para no clicar duas vezes o cone disco, pois o windows no poder formatar um disco se o seu contedo estiver aberto em Meu Computador ou sendo exibido pelo Windows Explorer. No menu Arquivo, clique em Formatar.

Observaes

A formatao de um disco remove todas as informaes nele contidas. No possvel formatar um disco se houver arquivos abertos daquele disco.

TIPO DE FORMATAO:
Rpida Completa

Rtulo, o nome do disco. Sumrio, relatrio exibido assim que terminar a formatao. Sistema, so arquivos essenciais tranferidos para o disquete quando os mesmos forem apagados. O sistema compe-se de 3 arquivos principais, so eles: Io.Sys, MsDos,Sys e Command.Com, estes arquivos so usados pela mquina quando da sua inicializao. No podem ser apagados, movidos,

renomeados, editados, quer dizer, alterar texto interno, at porque a linguaguem ser estranha aos usurios somente a UCP poder entender aqueles cdigos. Esse sistema pode ser colocado em disquete e utilizado quando algum apagar o mesmo do HD. Bom o usurio j sabe colocar o sistema no disquete. O que ele no sabe como colocar no HD!

Transferindo o sistema do Disquete para o Winchester... (PASSO A PASSO)

1 O usurio dever criar um disco de boot (Quer dizer, Colocar o sistema no disquete)
a) b) c) d) e) f) g) Abra o meu computador Coloque um disco limpo na unidade A: Clique o cone que representa sua unidade flexvel, Disquete ou Disco Flexvel Abra o menu de arquivos e escolha formatar Ativar a caixa de verificao Copiar os Arquivos de Sistema Escolher formatao rpida Na caixa de dilogo escolha o boto Iniciar

2 Dever incluir junto com o disquete o seguinte arquivo:


a) Sys.com

3 Dever criar um arquivo de texto (use o Bloco de Notas) e digite:


a) PATH A:\ b) SYS C:

4 Salve o arquivo na unidade flexvel:


a) b) c) d) No menu de arquivos escolha Salvar ou Salvar Como... Digite o nome Autoexec.bat Na caixa Salvar em d um clique e escolha disco flexvel Clique agora o boto Salvar

S Utilize O Disco Se Ao Ligar O Computador Voc Receber Esta Mensagem Ou, Semelhante:
Disco Sem Sistema Ou Defeituoso Insira Um Disco De Boot E Pressione Uma Tecla Para Continuar

Criando Atalhos para rea de Trabalho 1 Localize o arquivo desejado, ele dever ser um arquivo, aplicativo ou ainda ser um documento feito pelo aluno 2 Arraste o arquivo desejado para a rea de trabalho com o boto direito do mouse 3 Escolha criar atalho aqui.

Propriedades do Mouse 1. Para ativar e ajustar o rastro do ponteiro do mouse 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Abra Meu Computador Abra Painel de Controle Clique na guia Movimento. Na rea "Rastro do ponteiro", selecione a caixa "Exibir rastros do ponteiro". 1.5. Para ajustar o comprimento do rastro do ponteiro, arraste o controle deslizante. 2. Ainda possvel alterar a velocidade do ponteiro arrastando outro controle deslizante 3. Voc poder alterar o formato dos ponteiros do mouse, clicando a guia ponteiros. Adicionar ou Remover Softs Antes de remover um aplicativo do seu sistema, verifique se o mesmo encontra-se nas Propriedades de Adicionar ou Remover Programas, se o encontrar voc poder desinstal-lo com segurana, ou ainda, instalar mais itens do software. A guia Instalao do Windows, permite alterar a sua instalao, adicionando ou removendo itens. Clique o boto INSTALAR para instalar um soft do disquete ou da unidade de CD. Clique o boto ADICIONAR e REMOVER para adicionar e/ou remover itens de um programa j instalado no seu micro. No se esquea de selecionar o soft antes, como mostra figura acima.

A rea de trabalho.......................................1 Acessrios.....................................................3 Adicionar ou Remover Softs..................24 Ambiente de Rede........................................1 Aparncia.....................................................15 Apresentando o Explorer.........................16 rea de Transferncia.............................12 Arquivo de Leitura Oculto ou Oculto e Leitura......................................................19 Aumentar a Altura da Barra de Tarefas ...................................................................10 Auto Ocultar.................................................9 Backup............................................................4 Boto \............................................................1 Botes \.........................................................2 Comparao..................................................11 Configuraes.............................................15 Controle de Volume.....................................3 Copiando e movendo arquivos..................17 Criando papel de parede personalizado 14 Criando Pastas............................................18 Defragmentador de Disco.........................4 Desktop........................................................12 Discagem Automtica.................................3 DriveSpace....................................................4

Excuindo uma pasta...................................18 File Transfer................................................3 Formatando um disquete..........................21 Formatos.......................................................7 HyperTerminal.............................................3 Item................................................................6 Itens Da Caixa De Dilogo.......................13 Localizando Algo Em Seu Computador. .19 Menus de atalho...........................................2 Meu Computador...........................................1 Microsoft Exchange...................................2 Microsoft Fax..............................................2 Mostrar cones Pequenos Menu Iniciar. 9 Mostrar Relgio...........................................9 Mouse.............................................................8 Movendo Janelas, cones ou Caixas de Dilogos Pelo Desktop...........................10 Nomes extensos de arquivos.....................1 Organizando arquivos................................17 Organizando cones de Atalho...............10 Outros..........................................................12 Para formatar um disco............................21 Pastas.............................................................2 Prompt do MS-DOS....................................4 Propriedades.................................................1

Propriedades da Barra de Tarefas..........9 Propriedades de Pastas ou Arquivos.....18 Propriedades de Vdeo..............................15 Propriedades do Mouse............................24 Proteo de Tela........................................15 Renomear Arquivos...................................20 Reprodutor de CD........................................3 Salvando um Arquivo.................................13 ScanDisk........................................................4 Segundo Plano.............................................15 Selecionando arquivos ou pastas............17 Querido leitor.....

Sempre Visvel.............................................9 S Utilize O Disco Se Ao Ligar O Computador Voc Receber Esta Mensagem...............................................23 The Microsoft Network.............................2 Trabalhando com o Paint...........................11 Transferindo o sistema do Disquete para o Winchester... (PASSO A PASSO). 23 Uma nova aparncia e apresentao........1 Windows 95...................................................1 Windows Explorer.................................1, 16 WordPad........................................................2

O ramo da informtica sem dvidas muito promissor, mas como em todas s reas de atuao humana existem sempre bons e maus funcionrios. Erros todos os seres humanos cometem, e por este fato, todos devemos ser desculpados e aprender a desculpar. Ser simples e humilde uma questo de conscincia. Quem muito sabe e, consciente, pode transmitir o seu conhecimento a outros, no o guardando para si prprio. Deve-se sentir feliz por poder transmitir algo a mais para terceiros. Sejamos mais humanos e confiantes Nele. Nosso Senhor e Salvador.

Вам также может понравиться